Francisco Belarmino de Macedo Neto

Engenheiro de Produção pela Universidade Federal do RN (2005) com Mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação pela mesma instituição (2023), especialização em Gestão do Agronegócio pela Fazu Faculdades Associadas de Uberaba/MG (2015) e formação técnica em Informática/Automação Industrial pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é CEO e Fundador da startup Do Campo à Mesa, onde lidera iniciativas que promovem o fair trade e a sustentabilidade no agronegócio, além de atuar como CEO e Consultor Agro Digital Manager na AVANCE - Desenvolvimento de Negócios, focando na transformação digital do setor agropecuário. Também é pesquisador do Grupo de Negócios Tecnológicos da UFRN e Sócio Administrador na Laticínios Babi. Com mais de 25 anos de experiência nas áreas administrativa, financeira, comercial, logística e industrial, se destaca na gestão do mix de produtos, redução de custos, inovação e aumento da competitividade. Especialista na indústria de laticínios, com profundo conhecimento do agronegócio e habilidades em tecnologias digitais aplicadas ao setor, possui expertise em análise de investimentos, desenvolvimento de produtos, gestão de pessoas, captação de recursos, domínio no uso de ferramentas digitais e uso de metodologias ágeis de gestão (SCRUM, Kaban). Analista de projetos (gestão de cronograma, custo, qualidade e documentação). Experiência na utilização de Power BI dashboards e produção de relatórios, bem como, habilidade de liderança e integração de equipes, e atuação como presidente e vice-presidente do SINDLEITE/RN - Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do RN. Suas habilidades e competências incluem gestão empresarial e estratégia (Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos, Gestão Financeira, Análise de Investimentos, Gestão/Análise de Custos e Investimentos), inovação (Desenvolvimento de Produtos, Gestão da Inovação, Transformação Digital no Agronegócio, Metodologias Ágeis), marketing e vendas (Marketing, Negociação e Vendas), e análise de dados e tecnologia (Análise de Dados com Power BI, Desenvolvedor de Sistemas).

Informações coletadas do Lattes em 19/01/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação

2021 - 2023

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Do Campo a Mesa: Sistema de Comercialização e Logística para Pequenos Produtores Rurais, Ano de Obtenção: 2023
Orientador: Efrain Pantaleón Matamorros
Palavras-chave: Marketplace; Produtor Rural; Agronegócio; Cadeia Produtiva.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação / Especialidade: Sistemas de Informação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Administração da Produção. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Comércio varejista.

Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu Desenvolvimento de Aplicações Mobile

2024 - 2024

Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera
Título: Sem Monografia

Especialização em Gestão no Agronegócio

2013 - 2015

Faculdades Associadas de Uberaba
Título: Estudo de viabilidade econômico financeira de um sistema integrado de produção de leite, queijo, suíno, com utilização de um biodigestor.
Orientador: Regis Henrique

Graduação em Engenharia de Produção

1999 - 2005

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador: Wattson J. Saenz Perales

Curso técnico/profissionalizante em Informática / Automação Industrial

1996 - 1999

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2024 - 2024

Imersão em Transformação Digital. (Carga horária: 12h). , Escola de Leads, ESCOLA DE LEADS, Brasil.

2023 - 2023

Programa de Pré-Aceleração. (Carga horária: 92h). , Cotidiano Aceleradora, COTI, Brasil.

2022 - 2022

Oficina de CANVAS. (Carga horária: 12h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2012 - 2012

Capacite - Capacitação em Inovação Tecnológica para Empresários. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2006 - 2007

MBA em MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 380h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. , Título: Laticínos Babi. , Orientador: Fernando Antônio Ribeiro Serra.

2002 - 2002

Elaboração e Implantação de Sistema APPCC. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.

2000 - 2000

Legislação, Rotulagem e Boas Práticas de Fabricação na Indústria de Laticín. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.

2000 - 2000

Segurança para Operadores de Caldeira. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.

2000 - 2000

Custos e Formação de Preços para Indústria de Laticínios. (Carga horária: 20h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.

1999 - 1999

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte, SENAI/ DR/RN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Análise de Custos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Desenvolvimento de Produto.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gerência de Produção/Especialidade: Suprimentos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Avaliação de Projetos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Econômica/Especialidade: Estudo de Mercado.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Gerência do Projeto e do Produto.

Organização de eventos

MACEDO NETO, F. B. . I Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica. 2024. (Outro).

MACEDO NETO, F. B. . IV Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos. 2022. (Outro).

MACEDO NETO, F. B. . III Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos. 2021. (Outro).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2019. 2019. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2018. 2018. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2017. 2017. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2016. 2016. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2015. 2015. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2014. 2014. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2013. 2013. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . XI ENEL - Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados. 2013. (Outro).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2012. 2012. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2011. 2011. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2010. 2010. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2009. 2009. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2008. 2008. (Exposição).

MACEDO NETO, F. B. . Festa do Boi 2007. 2007. (Exposição).

Participação em eventos

Conecta Expo Negócios 2024. 2024. (Exposição).

Festa do Boi 2024 - Agência SEBRAE. Expositor com o stand da Startup "Do Campo à Mesa". 2024. (Exposição).

GO!RN 2024.Pitch de Venda: Do Campo à Mesa | GO!RN. 2024. (Encontro).

I Simpósio de Avanços em Ciências e Inovação Tecnológica. 2024. (Simpósio).

GO!RN 2023. 2023. (Encontro).

Agronordeste Digital - Desafio de Startups do Agro.Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. 2022. (Outra).

GO!RN 2022. 2022. (Encontro).

InovaAgro - AgroTech Weekend - Festa do Boi. Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. 2022. (Exposição).

IV Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos.Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. 2022. (Simpósio).

Fórum de Inovação em Agronegócios.Do Campo à Mesa: Sistema de Comercialização e Logística para Pequenos Produtores Rurais. 2021. (Outra).

III Simpósio Internacional de Negócios Tecnológicos.Do Campo à Mesa: Sistema de Comercialização e Logística para Pequenos Produtores Rurais. 2021. (Simpósio).

Embala Nordeste 2019. 2019. (Feira).

ENEL Encontro Nordestino de Empresários de Leite e Derivados. 2019. (Encontro).

Minas Láctea 2017. 2017. (Feira).

Embala Nordeste 2015. 2015. (Feira).

FISPAL Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas.), s. 2015. (Feira).

FISPAL Tecnologia Nordeste 2015. 2015. (Feira).

IMERSÃO ? ENCONTRO ANUAL PARA CAPACITAÇÃO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS. 2015. (Encontro).

Minas Láctea 2015. 2015. (Feira).

ENAI Encontro Nacional da Indústria. 2014. (Encontro).

FISPAL Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas.), s. 2014. (Feira).

IMERSÃO ? ENCONTRO ANUAL PARA CAPACITAÇÃO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS. 2014. (Encontro).

2º Encontro Técnico para profissionais do setor lácteo Inovando com Qualidade. 2013. (Encontro).

Embala Nordeste 2013. 2013. (Feira).

ENEL Encontro Nordestino dos Empresários de Leite e Derivados. 2013. (Encontro).

FISPAL Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas.), s. 2013. (Feira).

IMERSÃO ? ENCONTRO ANUAL PARA CAPACITAÇÃO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS. 2013. (Encontro).

Minas Láctea 2013. 2013. (Feira).

ENAI Encontro Nacional da Indústria. 2012. (Encontro).

IMERSÃO ? ENCONTRO ANUAL PARA CAPACITAÇÃO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS. 2012. (Encontro).

Minas Láctea 2012. 2012. (Feira).

ENAI Encontro Nacional da Indústria. 2011. (Encontro).

ENEL Encontro Nordestino de Empresários de Leite e Derivados. 2011. (Encontro).

Minas Láctea 2011. 2011. (Feira).

ENAI Encontro Nacional da Indústria. 2010. (Encontro).

ENEL Encontro Nordestino dos Empresários de Leite e Derivados. 2010. (Encontro).

FISPAL Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas.), s. 2010. (Feira).

IMERSÃO ? ENCONTRO ANUAL PARA CAPACITAÇÃO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS. 2010. (Encontro).

Minas Láctea 2010. 2010. (Feira).

Congresso Nacional de Laticínios/EPAMIG. 2009. (Congresso).

IMERSÃO ? ENCONTRO ANUAL PARA CAPACITAÇÃO DAS LIDERANÇAS SINDICAIS. 2009. (Encontro).

ENEL Encontro Nordestino de Empresários de Leite e Derivados. 2008. (Encontro).

Congresso Nacional de Laticínios/EPAMIG. 2006. (Congresso).

IV ENEL - Encontro Nordestino de Empresários de Leite e Derivados. 2006. (Encontro).

Congresso Nacional de Laticínios/EPAMIG. 2004. (Congresso).

XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 2001. (Encontro).

Congresso Nacional de Laticínios/EPAMIG. 2000. (Congresso).

Congresso Nacional de Laticínios/EPAMIG. 1999. (Congresso).

I Encontro Técnico das Indústrias de Laticínios do RN. 1999. (Encontro).

III CIENTEC/UFRN - Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. Sineta Digital. 1998. (Exposição).

Participação em bancas

Aluno: Maria Luiza Alves de Macedo

MACEDO NETO, F. B.. ESTUDO DO PROCESSAMENTO DE QUEIJO MANTEIGA. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Alimentos) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: João Cardim Ferreira de Lima

MACEDO NETO, F. B.. Projeto de desenvolvimento de quatro novos produtos lácteos em um laticínio localizado no município de Brejinho/RN.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Produções bibliográficas

  • Cruz, Edson Oliveira da ; Silva, Gustavo do Nascimento ; Almeida, Caio Cesar Fernandes de ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de ; Zumba, Felipe Macedo . Ampliação da autonomia e das capacidades tecnológicas nacionais no desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro. In: Efrain Pantaleón Matamoros; Felipe Macedo Zumba; Guilherme de Rosso Manços. (Org.). Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 67-74.

  • Lima, Alana Crystina Pessoa ; Mendes, Francisca Leticia de Oliveira ; Vicente, Italo Andrade ; Amorim, Jussenykson Djeyson Fernandes de ; Silva, Maria Luiza Melo ; Guimarães, Horácio Betcel ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de . A defesa e difusão da ciência, a fim de superar preconceitos que neguem os seus métodos e valores. Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 96-103.

  • Barbosa, Thiago Vitor Faustino ; Medeiros, Matheus Mozart Wanderley de ; Morais, Aquiles Jordan Ferreira de ; Batista, Sthéphanie Karen Martins ; Costa, Jéssica Aparecida Silva ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de . Contribuições da ciência, tecnologia e inovação na redução das vulnerabilidades em cadeias produtivas estratégicas: um estudo de caso no Brasil. In: Efrain Pantaleón Matamoros; Felipe Macedo Zumba; Guilherme de Rosso Manços. (Org.). Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 218-226.

  • Silva, Esaul dos Santos ; Silva, Ana Keila Queiroz da ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de ; Martins, Jessica Caroline Macedo Teixeira ; Zumba, Felipe Macedo ; Pantaleón-Matamoros, Efrain . Desafios e perspectivas da política brasileira de ciência, tecnologia e inovação: rumo a uma lei nacional de promoção de CTeI. Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 227-236.

  • Agapito, Arthur Kewen Ferreira ; Anjos, Elias Reis dos ; Cruz, Guilherme da Silva ; Santos, Artur Silva ; Silva, Ana Keila Queiroz da ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de ; Silva, Thiago Bruno Lopes da ; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de . Tecnologias aeroespaciais: um estudo tecnológico e de mercado. In: Efrain Pantaleón Matamoros; Felipe Macedo Zumba; Guilherme de Rosso Manços. (Org.). Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 242-252.

  • Oliveira, Elaine Cristina Farias de ; Silva, Ana Keila Queiroz da ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de ; Silva, Thiago Bruno Lopes da ; Almeida, Leonardo Andrade de ; Santos, Herculana Torres dos . Projeto Cometa Nordestino: uma experiência sobre tecnociência solidária e empreendedorismo como soluções para educação inovadora. In: Efrain Pantaleón Matamoros; Felipe Macedo Zumba; Guilherme de Rosso Manços. (Org.). Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 253-263.

  • Oliveira, Ana Julia Assunção de ; Batista, Brenda Karyelle de Moura ; Silva, Bruno Cesar Ribeiro da ; Bezerra, Enzo de Assis ; Mota, Leonardo Oliveira Fernandes da ; Santos, Viviane Brasil ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de ; Zumba, Felipe Macedo . Desenvolvimento e perspectivas da energia nuclear no Brasil: autonomia tecnológica, desafios e oportunidades. In: Efrain Pantaleón Matamoros; Felipe Macedo Zumba; Guilherme de Rosso Manços. (Org.). Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 50-58.

  • Fernandes, Rafael Cristian Mauricio de Oliveira ; Nascimento, Allan Crystyan Santana do ; Macedo Neto, Francisco Belarmino de ; Pantaleón-Matamoros, Efrain . Apoio a arranjos produtivos locais articulados com institutos e centros vocacionais tecnológicos. In: Efrain Pantaleón Matamoros; Felipe Macedo Zumba; Guilherme de Rosso Manços. (Org.). Avanços em ciência, tecnologia e inovação. 1ed.Belo Horizonte/MG: Editora Poisson, 2024, v. 1, p. 75-81.

  • MACEDO NETO, F. B. ; MATAMOROS, E. P. . Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. In: Fórum de Inovação em Agronegócios - PAX, 2021, Macaíba/RN. Do campo à mesa: Desenvolvimento de Sistema de comercialização e logística para pequenos produtores rurais, 2021. v. 1. p. 27-27.

  • MACEDO NETO, F. B. . Oportunidades de Financiamento para Startups de Tecnologia no RN. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO NETO, F. B. ; PANTALEON, E. M. P. . Pitch de Venda: Do Campo à Mesa | GO!RN. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO NETO, F. B. . Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACEDO NETO, F. B. . Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO NETO, F. B. . Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO NETO, F. B. . Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MACEDO NETO, F. B. . Empreendedorismo na Indústria de Laticínios. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MACEDO NETO, F. B. . MANUTENÇÃO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO DOS CONTRATOS CELEBRADOS A PARTIR DO CREDENCIAMENTO DO PROGRAMA LEITE POTIGUAR - EDITAL 001/2016. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MACEDO NETO, F. B. . Inovações Tecnológicas na Área de Alimentos: Desafios e Perspectivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças Fevereiro/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Março/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Abril/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Aplicação do Diagnóstico da Metodologia SEBRAE NA SUA EMPRESA 2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Maio/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Conexões STEM - Finanças. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Junho/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Aplicação do Diagnóstico SEBRAE NA SUA EMPRESA 2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Julho/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Agosto/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Setembro/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Outubro/2024. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Programa CREDJOVEM 2024 - Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças. 2024.

MACEDO NETO, F. B. . Desenvolvimento de oportunidades de negócios e comercialização de produtos lácteos no mercado do RN. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Março/2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Abril/2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Maio/2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Junho/2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Julho/2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Agosto/2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Atendimento à empresas com o Agente de Crédito e Finanças - Outubro/2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Aplicação do Diagnóstico da Metodologia SEBRAE NA SUA EMPRESA 2023. 2023.

MACEDO NETO, F. B. . Análise da Operação e Levantamento de Custos para as Queijarias Participantes do Edital de Leite e Derivados do Governo do Estado viabilizado pelo Governo Cidadão e pela Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), para adequar e equipar 39 queijarias na região do Seridó/RN.. 2022.

MACEDO NETO, F. B. . Implantação da Gestão por Processos Grupo Empresarial Calado (DELTA, PROLIMP, CLARIT). 2022.

MACEDO NETO, F. B. . Planejamento e Controle da Produção e Otimização de Estoques para Cervejaria Artesanal. 2021.

MACEDO NETO, F. B. . Estratégia para Expansão da Capacidade Produtiva e Prospecção de Mercado em Cervejaria Artesanal. 2021.

MACEDO NETO, F. B. . Análise Econômico-Financeira dos Contratos do PLP com as indústrias filiadas ao SINDLEITE/RN. 2019.

MACEDO NETO, F. B. . PLANILHA DE CUSTOS DE CAPTAÇÃO, INDUSTRIALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE LEITE PASTEURIZADO PARA O PROGRAMA DO LEITE DO RN. 2013.

MACEDO NETO, F. B. . Processo de Informatização da MAILA Macedônia Agroindustrial Ltda.. 2000.

MACEDO NETO, F. B. . MVP da Plataforma Web de E-commerce 'Do Campo à Mesa'. 2022.

MACEDO NETO, F. B. . Sistema de Gerenciamento de Resarcimentos e Compensações com Receita Federal. 2019.

MACEDO NETO, F. B. . Sistema de Conferência de Contas e Composições Contábeis. 2018.

MACEDO NETO, F. B. . Sistema de Controle de Orçamentos e Composições de Obras de Construção Civil. 2010.

MACEDO NETO, F. B. . Sistema de Clipping para Planejamento de Marketing. 2007.

MACEDO NETO, F. B. . Sistema ERP da Maila Maceônia Agroindustrial Ltda.. 2005.

MACEDO NETO, F. B. . Sistema de Prestação de Contas com Programa do Leite RN. 2003.

MACEDO NETO, F. B. . Queijo do Sertão Fundido (Fondue Sertanejo). 2014.

MACEDO NETO, F. B. . Queijo de Coalho Defumado. 2008.

MACEDO NETO, F. B. . Queijo de Coalho Temperado com Chimichuri. 2008.

MACEDO NETO, F. B. . Projeto da Cadeia Produtiva do Leite. 2014.

MACEDO NETO, F. B. . Desenvolvimento de Queijo de Coalho Fresco light e funcional, que promova a saciedade.. 2014.

MACEDO NETO, F. B. . Estudo de Viabilidade Econômico Financeira de um Sistema Integrado de Produção de Leite, Queijo, Suíno com Utilização de um Biodigestor. 2014.

MACEDO NETO, F. B. . Desenvolvimento de Queijo do Reino com um Corante Saudável Extraído da Caatinga. 2013.

MACEDO NETO, F. B. . Desenvolvimento de uma Nova Embalagem para o Leite Pasteurizado a partir do material PET+PE. 2013.

MACEDO NETO, F. B. . Desenvolvimento de Queijo Tipo Fondue a partir do Queijo de Manteiga e de uma linha de produtos com Baixo Teor de Lactose. 2012.

MACEDO NETO, F. B. . Mesa Redonda Sobre Inovação. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACEDO NETO, F. B. . Mesa Redonda de Discussão sobre o tema da VII SEALIM, que é: ?Do Campo à Mesa: O Que Estamos Comendo?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

MACEDO NETO, F. B. . Oficina de Captação de Recursos para Inovação - Foco Tecnova III. 2024. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACEDO NETO, F. B. . Validação da Proposta de Valor do projeto 'Do Campo à Mesa: Sistema de Comercialização e Logística'. 2022. (Desenvolvimento de Negócio e Inovação).

Projetos de pesquisa

  • 2000 - 2000

    Processo de Informatização na MAILA Macedônia Agroindustrial Ltda, Descrição: Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica - BITEC concebido e executada pela parceria IEL, SENAI, SEBRAE e CNPq, sob a coordenação de professores/orientadores. No projeto, houve a familiarização com todas as etapas do processo produtivo, desde o recebimento da matéria-prima até a comercialização, desenvolvendo um software para monitoramento e racionalização das operações, o que permitiu a programação racional da produção, controle de qualidade e redução de perdas, culminando na diminuição dos custos do empreendimento. A execução do projeto focou principalmente no recebimento da matéria-prima, controle laboratorial, processamento do leite, produção de derivados lácteos, vendas e controle financeiro, deixando a informatização das escritas contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária e o controle do pós-venda para uma etapa posterior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Integrante / Reidson Pereira Gouvinhas - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento de Queijo de Coalho Fresco light e funcional, que promova a saciedade, Descrição: Edital SESI/SENAI Inovação 2014. Este projeto visou desenvolver um queijo de coalho fresco, light e com propriedades funcionais que promovam a saciedade, atendendo a um mercado preocupado com saúde e bem-estar. Aprovado no Edital SESI/SENAI Inovação 2014, captou R$ 541.424,00 em recursos não reembolsáveis e contou com uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) do CNPq. O projeto impulsionou a inovação no setor de laticínios, promovendo saúde aos consumidores e agregando valor à cadeia produtiva do queijo de coalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Coordenador., Financiador(es): MAILA MACEDONIA AGROINDUSTRIAL LTDA - Outra / SENAI - Departamento Nacional - Outra / SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento de Queijo Tipo Fondue a partir do Queijo de Manteiga e de uma linha de produtos com Baixo Teor de Lactose, Descrição: propõe o desenvolvimento de derivados lácteos, relativos ao queijo tipo fondue, elaborado a partir do queijo de manteiga e uma linha de produtos com baixo teor de lactose composta por queijo de coalho, ricota e creme de ricota.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Coordenador., Financiador(es): MAILA MACEDONIA AGROINDUSTRIAL LTDA - Outra / SENAI - Departamento Nacional - Outra / SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 3

  • 2012 - 2012

    Participação no Edital SESI/SENAI de Inovação 2012 com o projeto DESENVOLVIMENTO DE QUEIJO TIPO FONDUE A PARTIR DO QUEIJO DE MANTEIGA E DE UMA LINHA DE PRODUTOS COM BAIXO TEOR DE LACTOSE, Descrição: A submissão e aprovação no Edital SESI/SENAI de Inovação 2012 marcou o sucesso do projeto "DESENVOLVIMENTO DE QUEIJO TIPO FONDUE A PARTIR DO QUEIJO DE MANTEIGA E DE UMA LINHA DE PRODUTOS COM BAIXO TEOR DE LACTOSE", resultando na captação de R$ 482.776,00 em recursos não reembolsáveis, juntamente com uma bolsa CNPq DTI. O edital, uma ação nacional direcionada aos Departamentos Regionais (DRs) do SESI, do SENAI e do SENAI/Cetiqt, em parceria com empresas do setor industrial, tinha como objetivo promover o apoio a projetos de inovação tecnológica e social.. , Situação: Concluído; Natureza: Outra. , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Coordenador., Financiador(es): SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte - Outra / SENAI - Departamento Nacional - Outra., Número de produções C, T & A: 2

Projetos de desenvolvimento

  • 2022 - Atual

    Submissão e Aprovação no Edital Centelha 2 RN do SEBRAE/RN (2022) com o projeto "Do campo à mesa", Descrição: Em 2022, submeti e tive aprovado o projeto "Do Campo à Mesa" no edital Centelha 2 RN do SEBRAE/RN, que visa estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores. O projeto recebeu um aporte de R$ 53.333,00 em recursos de subvenção econômica e R$ 26.000,00 em Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq. Esta iniciativa apoiou a transformação da ideia inovadora em um empreendimento tecnológico, fortalecendo a competitividade e a incorporação de novas tecnologias ao agronegócio no Rio Grande do Norte.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Coordenador / Efrain Marcelo Pulgar Pantaleón - Integrante., Financiador(es): F B DE MACEDO NETO LTDA - Outra / Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal - Outra., Número de produções C, T & A: 6

  • 2021 - 2023

    Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais, Descrição: O projeto "Do Campo à Mesa", desenvolvido como produto do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação do PPgCTI/UFRN, visa abordar os desafios enfrentados pelos pequenos produtores rurais no mercado competitivo do agronegócio. Reconhecendo a necessidade de agregar valor aos produtos para garantir a sustentabilidade desses produtores, o projeto propõe a verticalização da cadeia de produção e a criação de um marketplace que conecta diretamente os produtores rurais e agroindústrias ao consumidor final. O objetivo é fornecer ao consumidor produtos de qualidade, frescos e com procedência, através da entrega em domicílio. A metodologia adotada incluiu pesquisa exploratória bibliográfica para identificar as principais tendências do mercado, consolidando-as na plataforma de marketplace. A plataforma integra as cadeias produtivas, promovendo o fair trade e agregando valor aos produtos rurais. Utiliza ferramentas como mineração de dados e inteligência artificial para análise de padrões, previsão de produção e interação entre produtor e consumidor. Além disso, oferece soluções de logística para o escoamento da produção, garantindo rastreabilidade e previsibilidade, e permitindo até mesmo a programação de produção. O projeto representa uma inovação significativa no modo como os produtos rurais são comercializados, promovendo a sustentabilidade econômica dos pequenos produtores e proporcionando benefícios tanto para eles quanto para os consumidores.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 10

  • 2014 - 2015

    Desenvolvimento de Queijo de Coalho Fresco light e funcional, que promova a saciedade, Descrição: Edital SESI/SENAI Inovação 2014. Este projeto visou desenvolver um queijo de coalho fresco, light e com propriedades funcionais que promovam a saciedade, atendendo a um mercado preocupado com saúde e bem-estar. Aprovado no Edital SESI/SENAI Inovação 2014, captou R$ 541.424,00 em recursos não reembolsáveis e contou com uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) do CNPq. O projeto impulsionou a inovação no setor de laticínios, promovendo saúde aos consumidores e agregando valor à cadeia produtiva do queijo de coalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Coordenador., Financiador(es): MAILA MACEDONIA AGROINDUSTRIAL LTDA - Outra / SENAI - Departamento Nacional - Outra / SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2014

    Desenvolvimento de Queijo Tipo Fondue a partir do Queijo de Manteiga e de uma linha de produtos com Baixo Teor de Lactose, Descrição: propõe o desenvolvimento de derivados lácteos, relativos ao queijo tipo fondue, elaborado a partir do queijo de manteiga e uma linha de produtos com baixo teor de lactose composta por queijo de coalho, ricota e creme de ricota.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Francisco Belarmino de Macedo Neto - Coordenador., Financiador(es): MAILA MACEDONIA AGROINDUSTRIAL LTDA - Outra / SENAI - Departamento Nacional - Outra / SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Norte - Outra., Número de produções C, T & A: 3

Prêmios

2024

StartupNE RN - 2a Edição (Pré-Aceleração, Aceleração e Investimento), SEBRAE/RN.

2023

Mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

2022

Programa Centelha 2 RN - 3o. Lugar, SEBRAE/RN.

2022

TOP OKR 2022, ITNC/IFRN.

2022

Melhor Projeto no InovaAgro (Festa do Boi), SEBRAE/RN.

2022

StartupNE RN (Pré-Aceleração e Aceleração), SEBRAE/RN.

2022

Desafio Agronordeste Digital - Categoria Start (Finalista), MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária.

2015

1º Lugar no Queijo de Coalho: XIII ENEL (2015 ? PE), XIII ENEL - Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (SEBRAE).

2014

Edital SESI/SENAI de Inovação 2014, SENAI.

2012

Edital SESI/SENAI de Inovação 2012, SENAI.

2012

1º Lugar no Queijo de Manteiga no X ENEL (2012 - MA), X ENEL - Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (SEBRAE).

2011

1º Lugar no Queijo de Coalho Temperado: XIV Concurso Nacional ? Categoria Inovação, SENAI.

1999

Expotec 1999 - Projeto: Sineta Digital, ETFERN.

1999

Expotec 1999 - Projeto: Sistema de Telecomando Residencial, ETFERN.

1998

Expotec 1998 - Projeto: Acionamento Digital de Cargas, ETFERN.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - Atual

AVANCE - Desenvolvimento de Negócios

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: CEO | Consultor Agro Digital Manager, Carga horária: 20

Outras informações:
Consultorias em gestão da produção, logística, financeira, desenvolvimento de produtos, inovação, planejamento empresarial, tecnologia da informação, gestão por processos de negócios e desenvolvimento setorial, inclusive por meio do SEBRAE/RN, participando dos projetos SEBRAE NA SUA EMPRESA, com atendimentos a 1100 empresas e AGENTE DE CRÉDITO E FINANÇAS com 139 consultorias entre 2023 e 2024.

2021 - Atual

AVANCE - Desenvolvimento de Negócios

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: CEO e Fundador do, Carga horária: 16

Outras informações:
Execução do Projeto Do campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais., marketplace que conecta produtores, agroindústrias, consumidores e entregadores possibilitando a venda direta do produtor ao consumidor final, participando do Programa Centelha 2 RN, executando R$ 53.333,00 em recursos não reembolsáveis.

2023 - 2024

AVANCE - Desenvolvimento de Negócios

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq DTI-A, Carga horária: 20

Outras informações:
Durante a bolsa vinculada ao Programa Centelha 2, administrado pelo SEBRAE e financiado pelo CNPq, realizei o credenciamento de produtores e agroindústrias para testes e validação do negócio, prospectando 50 produtores e 13 agroindústrias. Conduzi reuniões de mobilização e 15 visitas técnicas, cadastrando produtos e equipamentos logísticos dos parceiros. Identifiquei particularidades de entrega, acondicionamento e programação de entrega. No desenvolvimento do negócio, defini taxas de intermediação, elaborei planilhas de controle e construí em parceria com o programa IF+empreendedor um plano de marketing.

2003 - Atual

Laticínios Babi

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Sócio-Administrador, Carga horária: 4

Outras informações:
Gestão Integrada da Indústria de Laticínios Babi liderando 80 colaboradores diretos, desenvolvendo e implantando processos e ferramentas como o ERP personalizado. Responsável pela: Expansão comercial com crescimento de até 45 a. a.; Introdução da marca nas grandes redes atacadistas/varejistas no RN com 3,5 mil clientes atendidos nototal; Elaboração, aprovação e gestão de dois projetos do Edital Senai de Inovação com orçamento total de R$ 1,48 Milhão; Ampliação do mix de produto de 2 para 40 SKUs destacando o inovador Fondue Sertanejo; Aquisição de leite de 800 produtores rurais no RN, PB, PE, AL e CE.

2000 - 2003

Laticínios Babi

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Responsável por executar rotinas administrativas, incluindo o desenvolvimento de planilhas e controles internos. Representava a empresa em reuniões com importantes organizações, como FIERN, SINDLEITE e SEBRAE, contribuindo para a interface entre a empresa e entidades setoriais.

2000 - 2000

Laticínios Babi

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BITEC - CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica - BITEC concebido e executada pela parceria IEL, SENAI, SEBRAE e CNPq, do projeto "Processo de Informatização da MAILA Macedônia Agroindustrial Ltda", sob a coordenação de professores/orientadores. No projeto, houve a familiarização com todas as etapas do processo produtivo, desde o recebimento da matéria-prima até a comercialização, desenvolvendo um software para monitoramento e racionalização das operações, o que permitiu a programação racional da produção, controle de qualidade e redução de perdas, culminando na diminuição dos custos do empreendimento. A execução do projeto focou principalmente no recebimento da matéria-prima, controle laboratorial, processamento do leite, produção de derivados lácteos, vendas e controle financeiro, deixando a informatização das escritas contábil, fiscal, trabalhista, previdenciária e o controle do pós-venda para uma etapa posterior.

2006 - 2020

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS E PRODUTOS DERIVADOS DO RN

Vínculo: Vice-Presidente, Enquadramento Funcional: Diretor Sindical, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuação na defesa dos interesses da indústria trabalhando ativamente em políticas de incentivos fiscais (Crédito presumido de 100 do ICMS no RN), compras governamentais (Programa do Leite, PAA-Leite e Merenda Escolar) e de crédito (Crédito Rural para Comercialização na Agroindústria - FGPP na CEF/RN). Articulação das indústrias de laticínios junto a FIERN, FAERN, Governo do Estado do RN, SEBRAE, SENAI, SESI, ANORC etc. Interlocução com a Coordenação do Programa do Leite do RN para gestão dos processos de pagamento, equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e gestão dos contratos das indústrias com o setor público com orçamento de até R$ 80 milhões/ano. Negociação de 14 Convenções Coletivas de Trabalho no MT. Organização de 14 eventos sendo 13 Festas do Boi e 1 ENEL todos em Parnamirim/RN.

1998 - 2006

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS E PRODUTOS DERIVADOS DO RN

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Representante do Laticínos Babi, Carga horária: 4

Outras informações:
Representante do Laticínios Babi em reuniões, eventos e votações no sindicato e em instituições público e privadas como Secretarias de Estado, SEBRAE, SENAI, FIERN, SENAR etc

2023 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Grupo de Negócios Tecnológicos, Carga horária: 10

Outras informações:
Após concluir o Mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação na UFRN, fui convidado a continuar minha pesquisa como Pesquisador no Grupo de Negócios Tecnológicos. Minha atuação envolve o desenvolvimento e implementação de projetos inovadores que utilizam tecnologia de ponta para solucionar problemas complexos principalmente setor industrial e agropecuário.Atuo como consultor ad hoc, oferecendo orientação e expertise em questões relacionadas à cultura de inovação contínua, propriedade intelectual, transferência de tecnologia e redes de inovação. Sua missão é introduzir e consolidar o empreendedorismo inovador em diferentes contextos e locais.

2021 - 2023

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Mestrando, Enquadramento Funcional: Mestrando do PPgCTI, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento do projeto "Do Campo à mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais" que propõe uma plataforma de marketplace para pequenos produtores rurais se conectarem diretamente aos consumidores finais, enfrentando desafios logísticos e comerciais. Utilizando pesquisa bibliográfica exploratória, identifica tendências de mercado e integração de cadeias produtivas para consolidar a plataforma. A solução oferece entrega de produtos frescos e de qualidade, utilizando recursos como mineração de dados e inteligência artificial para melhorar a interação entre produtores e consumidores, além de oferecer soluções logísticas inovadoras, promovendo fair trade, rastreabilidade e previsibilidade na produção e no escoamento dos produtos rurais.

2000 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista BITEC, Carga horária: 20

2016 - 2019

Babi Empório Gourmet

Vínculo: Empeendedor, Enquadramento Funcional: Diretor Executivo, Carga horária: 10

Outras informações:
Como idealizador da loja Babi Empório Gourmet, liderou todas as etapas do projeto, desde a concepção arquitetônica até a aquisição e montagem dos equipamentos, além de supervisionar a obra. A loja, concebida como a flagship store da marca Laticínios Babi, ofereceu um ambiente sofisticado onde os consumidores podiam degustar os produtos da marca, inclusive através de preparações culinárias acompanhadas de vinho ou café, destacando-se como um espaço de experiência gastronômica e vitrine para os produtos da empresa.

2024 - 2024

Semente Negócios

Vínculo: Empreendedor, Enquadramento Funcional: Participante do Programa StartupNE 2, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação no programa Startup NE RN 2a Edição (SEBRAE/RN), incluindo as fase de Pré-Aceleração, Aceleração e Investimento, através de workshops, aulas, mentorias individuais, quando foi ampliada a quantidade de produtores para validação da plataforma do projeto "Do Campo à Mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais".

2023 - 2023

Cotidiano Aceleradora

Vínculo: Empreendedor, Enquadramento Funcional: Participante do Programa de Aceleração, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação no programa de Pré-Aceleração executado pela Cotidiano Aceleradora no projeto Acelera Agronordeste, resultado da premiação do Desafio Agronordeste Digital promovido pelo MAPA - Ministério da Agricultura e Pecuária, onde foram selecionadas 15 startups ligadas ao agronegócio atuando no Nordeste Brasileiro.

2022 - 2022

AVATI Consultoria em Gestão da Inovação

Vínculo: Empreendedor, Enquadramento Funcional: Participante do Programa StartupNE, Carga horária: 4

Outras informações:
Participação no programa Startup NE RN promovido pelo SEBRAE/RN, incluindo as fase de Pré-Aceleração e Aceleração, através de workshops, aulas, mentorias individuais e coletivas, quando foi desenvolvido o primeiro MVP do projeto "Do Campo à Mesa: Sistema de Comercialização e Logística para pequenos produtores rurais"

2003 - 2005

B&M Serviços de Informática

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento, suporte e gerenciamento de sistema para prestação de contas das indústrias filiadas ao SINDLEITE/RN ao Programa do Leite do RN.

2022 - Atual

Incubadora Tecnológica Natal Centro - IFRN

Vínculo: Empreendedor, Enquadramento Funcional: Empreendedor em Programa de Incubação, Carga horária: 16

Outras informações:
Participante do programa de incubação do ITNC/IFRN sendo selecionado a partir do Edital 07/2022 com o projeto Do Campo à Mesa. A empresa mantém suas instalações físicas em uma sala de 24 m2 na incubadora, atém de receber orientação e suporte em desenvolvimento de produto, estratégias de mercado e gestão empresarial.

2024 - Atual

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa Sócio Empreendedor StartupNE, Carga horária: 8

Outras informações:
Desenvolvimento do projeto "Do Campo à Mesa", que visa inovar na logística e comercialização para pequenos produtores rurais, conectando-os diretamente ao consumidor final. A bolsa apoia a criação de um modelo de negócio escalável, facilitando a inclusão de novos produtores no mercado e promovendo soluções tecnológicas na cadeia de suprimentos do agronegócio.

2021 - Atual

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal

Vínculo: Consultor Empresarial, Enquadramento Funcional: Consultor Credenciado, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como consultor credenciado do SEBRAE/RN em diversas áreas, incluindo Finanças, Planejamento Empresarial, Gestão da Produção e Qualidade, e Desenvolvimento Setorial. Minhas atividades abrangem a realização de análises de viabilidade econômica e financeira, diagnóstico e mapeamento de processos empresariais, organização e gestão logística, administração de suprimentos e controle de produção. Além disso, tenho expertise em gestão do agronegócio, agroindustrialização, e identificação de oportunidades de negócios na indústria de alimentos e bebidas. Esses serviços fornecem suporte estratégico e operacional para empresas em diferentes estágios de desenvolvimento, focando em aumentar a competitividade e inovação.

2021 - 2022

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2024 - Atual

Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Executivo Administrativo, Carga horária: 40

Outras informações:
Responsável pela gestão administrativa e operacional do parque, liderando equipes multidisciplinares para assegurar a eficiência nos processos internos e a qualidade dos serviços prestados. Coordena o planejamento estratégico, a execução orçamentária, a gestão de recursos financeiros, patrimoniais e contábeis, além de supervisionar a manutenção das instalações e a implementação de soluções tecnológicas para infraestrutura. Atua na articulação com parceiros e instituições públicas e privadas, promovendo um ambiente colaborativo e inovador, alinhado aos objetivos estratégicos do PAX. Lidera iniciativas para otimizar a comunicação interna e externa, fortalecer a governança institucional e fomentar o desenvolvimento sustentável do parque.