Marlise Torres Pereira
Mestranda em Tecnologia de Alimentos pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, especialista em Nutrição Clínica pela Faculdade São Camilo - Belo Horizonte, graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), membro do corpo editorial da Revista Mineira de Ciências da Saúde. Atualmente leciona para o curso de Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Rio Paranaíba, para o curso de Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e para os cursos de Enfermagem e Farmácia na Faculdade Patos de Minas (FPM). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia de alimentos, nutrição experimental, técnica dietética, aproveitamento integral dos alimentos, bromatologia e composição dos alimentos, fitoterápicos, alimentos funcionais, nutracêuticos, inquérito dietético, dietética, dietoterapia, qualidade nutricional e higiênico-sanitária, imunologia, infectologia e parasitologia, bioquímica industrial.
Informações coletadas do Lattes em 12/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Tecnologia de Alimentos
2010 - Atual
Centro Universitário de Belo Horizonte
Orientador: Cléia Batista Dias Ornellas
Especialização em Nutrição Clínica
2005 - 2006
Faculdade São Camilo Minas Gerais
Orientador: Tânia Mara Machado Fonseca
Formação complementar
2010 - 2010
Boas Práticas de prod e prep de alim rest e lanch. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Qualidade do Leite. (Carga horária: 4h). , Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM, Brasil.
2010 - 2010
Interpr. de provas laboratoriais p/ nutricionistas. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário de Patos de Minas, UNIPAM, Brasil.
2010 - 2010
Fermentado de Jabuticaba. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Proces. Artes. de Farinha e Farináceos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2010 - 2010
Produção de banana passa e farinha de banana. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2009 - 2010
Atualização em Nutrição Dietética e Dietoterapia. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2008 - 2008
Atualização em Terapia Nutricional. (Carga horária: 12h). , Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.
2003 - 2003
Vamos Estudar Nutrição. (Carga horária: 56h). , Terapia Nutricional e Pesquisa.
2003 - 2003
Rel. Interp. Eficazes e Desenv. Ações Prod.. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Belo Horizonte.
2002 - 2002
Extensão universitária em Técnicas de Avaliação da Composição Corporal. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2002 - 2002
Nut. e Pediatria: Nut. na Criança e no Adolescente. (Carga horária: 12h). , Núcleo Consultoria - Atualização Científica em Nutrição.
2001 - 2001
Prev. e Trat. de Obeside Diabetes e Dislipidemias. (Carga horária: 12h). , Núcleo Consultoria - Atualização Científica em Nutrição.
1998 - 1998
Higiene e Qualidade dos Alimentos. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Bioquímica da Nutrição.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Serviço de Alimentação.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: CLÍNICA.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Análise Nutricional de População.
Participação em eventos
VI Congresso Mineiro de Ciências da Saúde - COMCISA. 2010. (Congresso).
Semana da FAECIA. 2010. (Outra).
8ª Semana de Enfermagem. 2010. (Outra).
5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde - Saúde Pública: os desafios da formação para atenção integral. 2009. (Congresso).
I Simpósio de Neurociência - Alzheimer: Conhecer e cuidar. 2009. (Simpósio).
4º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde - Saúde Ambiental: Consequências e Perspectivas. 2008. (Congresso).
4ª Semana da Nutrição - Gastronomia na Nutrição. 2008. (Outra).
Projeto Agenda V.supervisão de atividades dos alunos do curso de Nutrição. 2008. (Outra).
Congresso Regional das Ciências da Saúde do Alto Paranaíba. Doenças e a Nutrição. 2007. (Congresso).
3º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde - Envelhecimento ativo: atenção integral à saúde. 2007. (Congresso).
3º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde - Envelhecimento ativo: atenção integral à saúde. Nutrição para pacientes renais. 2007. (Congresso).
3ª Semana de Nutrição - A profissão na balança. 2007. (Outra).
Dia V - Dia do voluntariado. 2007. (Outra).
Encontro de Estomaterapia. 2005. (Encontro).
Fórum Nacional Support de Atualização em Diabetes. 2005. (Outra).
7º Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Inquérito Nutricional: Instrumento Válido para Despertar a Atenção dos Mesmos Sobre Seus Estilos de Vida. 2003. (Congresso).
7º Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. Avaliação das Condições Operacionais e Higiênico-Sanitárias de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. 2003. (Congresso).
7º Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição - SBAN. 2003. (Congresso).
1º Congresso Brasileiro de Nutrição e Suplementação Esportiva. 2001. (Congresso).
Nutrição em Pediatria e avaliação da composição corporal. 2001. (Outra).
Palestra: Especificidades em avaliação nutricional. 2000. (Outra).
Participação em bancas
CARVALHO, L. R.;PEREIRA, M. T.; BARCELOS, I. C.. Avaliação Antropométrica dos internos da casa de repouso São Vicente de Paulo de Arapuá-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
ARAUJO, B. C.; ESTAVANATE, K. C.;PEREIRA, M. T.. Perfil Microbiológico de Iogurtes de Polpas de Frutas Comercializadas em Patos de Minas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
CUNHA, V. C. A.;PEREIRA, M. T.; ANDRADE, J. H. N. B.. A conduta do enfermeiro em atendimento pré-hospitalar em acidente automobilístico com paciente politraumatizado adulto. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
ARAUJO, B. C.;PEREIRA, M. T.; ESTAVANATE, K. C.. Avaliação da qualidade microbiológica de saladas de maionese comercializadas em restaurantes do município de Patos de Minas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PACHECO, J. V. D.;PEREIRA, M. T.; ESTAVANATE, K. C.. Considerações sobre Nutrição Adequada em Pacientes Submetidos a Bloqueio Maxilomandibular. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.; PAIVA, A. C.. Caracterização do Perfil Alimentar e Nutricional e Identificação de Possíveis Adolescentes com Distorções da Imagem Corporal e Alterações do Padrão Alimentar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
MIQUELANTI, V. P.; ESTAVANATE, K. C.;PEREIRA, M. T.. Análise do Índice Resto-ingesta em Centros de Educação Infantil de Patos de Minas - MG cadastradas no Programa Nacional de Alimentação Escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.. Aspectos Nutricionais e Prática Clínica do Aleitamento Materno. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.; SILVA, R. P. G. Aceitação de Trufas de Chocolate Utilizando Alimentos Funcionais na Confecção dos Recheios. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.; ESTAVANATE, K. C.. Efeito protetor da amamentação contra obesidade infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.; LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.. Perfil Nutricional de Pacientes Adultos Atendidos no Ambulatório do Curso de Nutrição do UNIPAM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.; SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.. Composição nutricional da merenda escolar de creches do município de Patos de Minas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
MIQUELANTI, V. P.;PEREIRA, M. T.; ESTAVANATE, K. C.. Adequação da higienização dos manipuladores de alimentos nas UAN´s. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.; PAIVA, A. C.. Avaliação do Perfil Nutricional e Alimentar das Crianças Atendidas no Ambulatório de Nutrição do UNIPAM. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.; SILVA, R. P. G. Avaliação do consumo alimentar e estado nutricional de adolescentes ginastas da cidade de Patos de Minas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.; PACHECO, J. V. D.. Avaliação da aceitação de receita de biscoito enriquecido com sementes de abóbora. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
ANDRADE, J. H. N. B.;PEREIRA, M. T.; COIMBRA, F. G.. Assistência de enfermagem para crianças portadoras de Diabetes Mellitus tipo 1. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
ANDRADE, J. H. N. B.; ANTONIASSI JUNIOR, G.;PEREIRA, M. T.. Desnutrição infantil: a enfermagem comunitária na prevenção e acompanhamento da criança em risco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; PACHECO, J. V. D.; SILVA, R. P. G. Fitoterápicos: ações terapêuticas e toxicológicas. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; SILVA, R. P. G; ARAUJO, B. C.. Aproveitamento integral de alimentos: perspectivas à saúde do idoso. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.; PAIVA, A. C.. Gestação e Nutrição. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.; PACHECO, J. V. D.. Intervenção nutricional no pós-operatório de cirurgia bariátrica. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; PAIVA, A. C.; PACHECO, J. V. D.. O consumo de cálcio por adolescentes de escolas públicas de Patos de Minas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; LOCATELLI, K. M. M.; PACHECO, J. V. D.. Abordagem nutricional no tratamento dos transtornos alimentares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; ARAUJO, B. C.; SILVA, R. P. G. Probióticos, alimentos funcionais: prevenção e recuperação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.; SILVA, R. P. G. Análise das condições operacionais e higiênico-sanitárias de uma UAN hospitalar da cidade de Patos de Minas - MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.. Estado Nutricional de gestantes adultas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; LOCATELLI, K. M. M.; SALLES, D. R. M.. Benefícios do consumo diário de laranja na prevenção e tratamento da obesidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.; SALLES, D. R. M.. A importância do acompanhamento nutricional para mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
OLIVEIRA, I. R.;PEREIRA, M. T.; LOCATELLI, K. M. M.. Nutrição infantil: introdução alimentar x desmame precoce. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.. Avaliação do consumo de fibra alimentar de estudantes de nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.. Aceitação e qualidade da merenda escolar de uma escola municipal da zona rural de Patos de Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.. Avaliação nutricional e percepção da imagem corporal em estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário de Patos de Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.. Avaliação do estado nutricional e da ingestão alimentar de idosos com hipertensão do Centro de Convivência de Patos de Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.; BUENO, A. A.. Avaliação do estado nutricional e distribuição da gordura corporal de estudantes da área de saúde do UNIPAM. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.. Avaliação do risco à anorexia nervosa em adolescentes de escolas particulares de Patos de Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.. Avaliação do perfil nutricional e alimentar de escolares do ensino fundamental privado e público do município de Unaí. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.. Avaliação do perfil nutricional dos pacientes atendidos no ambulatório de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário de Patos de Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
MIQUELANTI, V. P.;PEREIRA, M. T.; PAIVA, A. C.. Rotulagem nutricional: hábito de leitura e conhecimento de termos por pessoas frequentadoras de supermercados em Patos de Minas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
OLIVEIRA, M. M.;PEREIRA, M. T.; COIMBRA, F. G.. Desnutrição infantil: a enfermagem comunitária na prevenção e acompanhamento da criança em risco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; COIMBRA, F. G.; ANDRADE, J. H. N. B.. Doença hipertensiva específica no período da gestação. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; ANTONIASSI JUNIOR, G.; CUNHA, V. C. A.. Insulina: sua descoberta e aplicação em portadores de diabetes. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
ANDRADE, J. H. N. B.;PEREIRA, M. T.; PEIXOTO, L. G.. Assistência de enfermagem para crianças portadoras de Diabetes Mellitus tipo 1. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; LIMONGI, J.; PINHEIRO, H.. Obesidade infantil: um passo rumo à depressão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; PINHEIRO, H.; CRUZ, A. A. F.. Obesidade infantil: fatores que contribuem para o crescimento desse problema social. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; LIMONGI, J.; CUNHA, V. C. A.. Diabetes mellitus na gestação e intervenção do enfermeiro no Programa de Saúde da Família. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; ANDRADE, J. H. N. B.; LIMONGI, J.. Assistência de enfermagem no trabalho de parto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.. Análise do consumo de sódio de um grupo de hipertensos assistidos por um posto de saúde da cidade de Patos de Minas-MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.; SALLES, D. R. M.. O aproveitamento integral dos alimentos como alternativa no combate ao desperdício, à fome e às carências nutricionais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.; SALLES, D. R. M.. Contagem de Carboidratos em indivíduo portador de Diabetes Mellitus tipo 1: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; LOCATELLI, K. M. M.. Nutrição e prevalência de doenças crônicas de idosos institucionalizados em Patos de Minas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; PAIVA, A. C.. A importância da reeducação alimentar na busca pela estética corporal. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; LOCATELLI, K. M. M.. Avaliação do cardápio da merenda escolar de instituições educacionais públicas e particulares de Patos de Minas considerando alunos portadores de Diabetes Mellitus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.. A importância na prática clínica da avaliação nutricional antropométrica de peso e altura estimados em pacientes acamados. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.. Características fisiopatológicas e sociais de indivíduos com presença da diarréia e sua associação com o consumo de fibras. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.; SALLES, D. R. M.. Aspectos fisiopatológicos e o papel da nutrição na prevenção e tratamento do câncer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.; CAIXETA, F. C.; CARVALHO, L. R.. Estudo de caso de um paciente portador de paralisia cerebral e gastrostomia no hospital regional Antônio Dias de Patos de Minas/MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
CARVALHO, L. R.;PEREIRA, M. T.; CAIXETA, F. C.. Avaliação antropométrica dos funcionários da Fundação Hemominas - Núcleo Regional de Patos de Minas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.. Nível sócio-econômico e sua influência sobre o consumo da merenda escolar de estudantes atendidos pelo PNAE de uma escola pública de Patos de Minas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.. Avaliação do uso de recursos ergogênicos em desportistas no município de Patos de Minas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.. Avaliação da ingesta de cálcio em idosos da Unidade de Saúde da Família do bairro Várzea/Brasil da cidade de Patos de Minas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
MIQUELANTI, V. P.;PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.. Estado nutricional de gestantes atendidas em um PSF da cidade de Patos de Minas e sua influência no peso ao nascer. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.. Correlação entre a avaliação nutricional bioquímica e atividade física em pacientes com Síndrome Metabólica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.. Avaliação do binômio tempo x temperatura de pratos quentes e frios servidos em restaurantes tipo self-service do município de Patos de Minas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
SILVA, R. P. G;PEREIRA, M. T.. Análises microbiológicas de queijos minas frescal comercializados na cidade de Patos de Minas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.. Avaliação do estado nutricional de escolares de escola pública e privada de Patos de Minas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.. Avaliação da introdução da alimentação complementar em crianças menores de 1 ano atendidas em postos de saúde do município de Patos de Minas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas.
MENDES, M. C. S.; CAIXETA, F. C.;PEREIRA, M. T.. A soja como alimento funcional: importância da soja na prevenção e tratamento de doenças crônicas. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
MENDES, M. C. S.;PEREIRA, M. T.; CAIXETA, F. C.. O idoso: alimentação adequada e estado nutricional. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
CAIXETA, F. C.;PEREIRA, M. T.; ANJOS, C. M.. Terapia nutricional nas dislipidemias. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
CARVALHO, L. R.; CAIXETA, F. C.;PEREIRA, M. T.. Avaliação do estado nutricional e do consumo alimentar de modelos na cidade de Patos de Minas - MG. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
FABRIS, I.;PEREIRA, M. T.; CAIXETA, F. C.. Transtornos alimentares no mundo atual: anorexia nervosa e bulimia nervosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.; FABRIS, I.. Glomerulonefrite crônica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
FABRIS, I.;PEREIRA, M. T.; CAIXETA, S. C.. O uso de alimentos funcionais na prevenção de alguns tipos de câncer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
OLIVEIRA, V. P.;PEREIRA, M. T.; PAIVA, A. C.. Avaliação do perfil nutricional de crianças e adolescentes matriculados no núcleo Cristavo, Fundação PROMAN, Patos de Minas/MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
CARVALHO, L. R.;PEREIRA, M. T.; CAIXETA, F. C.. Avaliação antropométrica dos funcionários da Fundação HEMOMINAS - Núcleo regional de Patos de Minas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; CRISOSTOMO, D. A.; SILVEIRA, B. G.. Influência sócio-econômica na obesidade infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; MELO, F. M.; BILAR, D. B.. Terapia nutricional no câncer. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; MORIYAMA, A. E.; MIQUELANTI, V. P.. Importância do aproveitamento integral dos alimentos como alternativa ao combate de deficiências nutricionais e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.; RIBEIRO, S. M.. Probióticos: funções e uso clínico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.; MIQUELANTI, V. P.. Aspectos fisiopatológicos e complicações do estado nutricional do paciente portador de bulimia nervosa. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.; XAVIER NETO, G. S.. Terapia nutricional na intoxicação alcoólica associada à desnutrição protéico-calórica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; SALLES, D. R. M.; MORIYAMA, A. E.. Doença de Alzheimer: Aspectos fisiopatológicos e terapia nutricional. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PEREIRA, M. T.; FABRIS, I.; CAIXETA, F. F.. Estudo de caso de um paciente renal crônico em programa de hemodiálise no hospital São Lucas de Patos de Minas/MG. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
PAIVA, A. C.;PEREIRA, M. T.; FABRIS, I.. A Glomerulonefrite crônica. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
MOREIRA, L. R.;PEREIRA, M. T.; COSTA, C. D. C.. Intervenção nutricional na caquexia do câncer gástrico em adultos. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS.
LOCATELLI, K. M. M.; SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.. Professor de Ética profissional e bioética. 2007. Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.; SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.. Professor de Nutrição Esportiva. 2007. Centro Universitário de Patos de Minas.
PEREIRA, M. T.. Nutrisaber - Feira de ciências sobre alimentos e nutrição. 2009. Escola Estadual Zama Maciel.
SALLES, D. R. M.; LOCATELLI, K. M. M.;PEREIRA, M. T.. Monitor de Avaliação Nutricional. 2008. Centro Universitário de Patos de Minas.
SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.; MIQUELANTI, V. P.. Monitor de Nutrição Humana. 2008. Centro Universitário de Patos de Minas.
LOCATELLI, K. M. M.; SALLES, D. R. M.;PEREIRA, M. T.. Professor substituto de Bromatologia. 2007. Centro Universitário de Patos de Minas.
Orientou
Análise da adequação do consumo de cálcio em adolescentes; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Probióticos na prevenção de doenças e recuperação da saúde em diferentes faixas etárias e quadros clínicos; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Intervenção nutricional no pós-operatório de cirurgia bariátrica; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Análise da aceitação e efeitos positivos do uso constante da semente de linhaça; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Abordagem nutricional no tratamento dos transtornos alimentares; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Possíveis benefícios da isoflavona de soja para as manifestações da menopausa em mulheres participantes do projeto UNIPAM Sênior; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Análise da qualidade da alimentação e estado nutricional durante o período gestacional; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Aproveitamento integral de alimentos: perspectivas à saude do idoso; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Hábitos saudáveis no controle da hipertensão arterial; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
O uso de fitoterápicos no tratamento de patologias; Início: 2010; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; (Orientador);
Qualidade e Segurança Alimentar e Nutricional no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Qualidade em UAN) - Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer Ltda; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Importância do nutricionista no cotidiano de uma unidade de alimentação e nutrição; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Qualidade em UAN) - Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer Ltda; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Segurança e Educação Alimentar na Educação: Parceiras perfeitas para a saúde; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Qualidade em UAN) - Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer Ltda; Orientador: Marlise Torres Pereira;
A realidade brasileira sobre a produção de refeições coletivas: programas governamentais X inovações tecnológicas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Qualidade em UAN) - Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer Ltda; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Reflexão sobre alimentação de trabalhadores beneficiados pelo programa de alimentação do trabalhador; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Administração e Qualidade em UAN) - Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer Ltda; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Fitoterápicos: Ações Terapêuticas e Toxicológicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Aproveitamento integral de Alimentos: perspectivas à saúde do idoso; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Gestação e Nutrição; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Intervenção nutricional no pós-operatório de cirurgia bariátrica; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
O consumo de cálcio por adolescentes de escolas públicas de Patos de Minas - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Abordagem nutricional no tratamento dos transtornos alimentares; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Probióticos, Alimentos Funcionais: Prevenção e Recuperação; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Análise das condições operacionais e higiênico-sanitárias de uma UAN hospitalar da cidade de Patos de Minas - MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Benefícios do consumo diário de laranja na prevenção e tratamento da obesidade; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
A importância do acompanhamento nutricional para melheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
O aproveitamento integral dos alimentos como alternativa no combate ao desperdício, à fome e às carências nutricionais; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Doença Hipertensiva específica da gestação; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Insulina: sua descoberta e aplicação em portadores de diabetes; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Obesidade infantil: um passo rumo à depressão; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Obesidade infantil: fatores que contribuem para o crescimento desse problema social; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Diabetes mellitus na gestação e intervenção do enfermeiro no Programa de Saúde da Família; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Assistência de enfermagem no trabalho de parto; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Cidade de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Análise do consumo de sódio de um grupo de hipertensos assistidos por um posto de saúde da cidade de Patos de Minas/MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Contagem de carboidratos em indivíduo portador de Diabetes Mellitus tipo 1: um estudo de caso; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Nutrição e prevalência de doenças crônicas de idosos institucionalizados em Patos de Minas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
A importância da reeducação alimentar na busca pela estética corporal; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Avaliação do cardápio da merenda escolar de instituições educacionais públicas e particulares de Patos de Minas considerando alunos portadores de diabetes mellitus; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
A importância na prática clínica da avaliação nutricional antropométrica de peso e altura estimados em pacientes acamados; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Características fisiopatológicas e sociais de indivíduos com presença da diarréia e sua associação com o consumo de fibras; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Aspectos fisiopatológicos e o papel da nutrição na prevenção e tratamento do câncer; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Estudo de caso de um paciente portador de paralisia cerebral e gastrostomia no Hospital Regional Antônio Dias de Patos de Minas / MG; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Terapia Nutricional no câncer; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Importância do aproveitamento integral dos alimentos como alternativa ao combate de deficiências nutricionais e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Probióticos: Funções e uso clínico; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Aspectos Fisiopatológicos e complicações do estado nutricional do paciente portador de bulimia nervosa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Terapia Nutricional na intoxicação alcoólica associada à desnutrição protéico-calórica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Doença de Alzheimer: aspectos fisiopatológicos e terapia nutricional; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Estudo de caso de um paciente renal crônico em programa de hemodiálise no Hospital São Lucas de Patos de Minas/MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Influência sócio-econômica na obesidade infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DE PATOS DE MINAS; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Promoção à Saúde: alunos portadores de paralisia cerebral; 2008; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Marlise Torres Pereira;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, M. T. ; FONSECA, T. M. M. . Fisiopatologia e Complicações do estado nutricional de paciente portador de insuficiência renal crônica em terapia de hemodiálise. In: 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009, Patos de Minas. Anais do 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009.
-
FERREIRA, C. H ; PEREIRA, M. T. . Benefícios da Terapia Nutricional em pacientes portadores de Alzheimer. In: I Simpósio de Neurociência - Alzheimer: conhecer e cuidar, 2009, Patos de Minas. Anais do I Simpósio de Neurociências, 2009.
-
MAXIMIANO, J. J. ; ROCHA, B. ; PEREIRA, M. T. . Estudo de caso de paciente institucionalizado portador de Alzheimer. In: I Simpósio de Neurociência - Alzheimer: conhecer e cuidar, 2009, Patos de Minas. Anais do I Simpósio de Neurociência, 2009.
-
FERREIRA, C. H ; VIDA, L. D. ; PEREIRA, G.C. ; DIAS, L. P. ; PEREIRA, M. T. ; TEIXEIRA, D. G. . Tratamento nutricional reverte déficit mental em alunos do ensino fundamental. In: 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009, Patos de Minas. Anais do 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009.
-
SILVA, L. A. ; PEREIRA, M. T. . Aproveitamento Integral dos Alimentos: perspectivas para a saúde do idoso. In: 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009, Patos de Minas. Anais do 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009.
-
MAXIMIANO, J. J. ; PEREIRA, M. T. . Benefícios do consumo diário de laranja na prevenção e tratamento da obesidade em ratas Wistar. In: 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009, Patos de Minas. Anais do 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009.
-
ROCHA, B. ; MAXIMIANO, J. J. ; PEREIRA, M. T. . Terapia nutricional em pacientes institucionalizados portadores de Alzheimer. In: 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009, Patos de Minas. Anais do 5º Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2009.
-
MELO, M. A. ; PEREIRA, M. T. . A importância na prática clínica da avaliação nutricional antropométrica de peso e altura estimados em pacientes acamados. In: IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008, Patos de Minas. Anais do IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008.
-
CAIXETA, R. C. R. ; PEREIRA, M. T. . Avaliação do consumo de fibras versus presença de diarréia. In: IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008, Patos de Minas. Anais do IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008.
-
Barros, C.R.C ; PEREIRA, M. T. . Prevalência de Doenças crônicas em idosos institucionalizados. In: IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008, Patos de Minas. Anais do IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008.
-
CRUVINEL, C. G. ; PEREIRA, M. C. G. ; PEREIRA, M. T. . Análise dos custos da matéria-prima de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar de Patos de Minas. In: IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008, Patos de Minas. Anais do IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008.
-
CHIELLE, L. C. A. ; PEREIRA, M. T. ; ANDRADE, A. G. ; FERREIRA, C. H ; MOREIRA, T. M. ; LUCAS, J. P. . Bem-estar nutricional nos portadores de paralisia cerebral. In: IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008, Patos de Minas. Anais do IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008.
-
MACHADO, C. P. ; PEREIRA, M. T. . Aspectos Fisiopatológicos e o papel da Nutrição na prevenção e tratamento do câncer. In: IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008, Patos de Minas. Anais do IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008.
-
MELO, M. A. ; PEREIRA, M. T. ; OLIVEIRA, B. C. . Avaliação das Condições higiênico-sanitárias de uma UAN hospitalar através da aplicação de um check list. In: IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008, Patos de Minas. Anais do IV Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2008.
-
Barros, C.R.C ; PEREIRA, M. T. ; LOCATELLI, K. M. M. ; SALLES, D. R. M. . A Importância da terapia nutricional no tratamento e recuperação dos pacientes com doenças inflamatórias intestinais. In: III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007, Patos de Minas. Anais do III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007.
-
CARNEIRO, L. A. ; PEREIRA, M. T. . Importância do aproveitamento integral dos alimentos para a população brasileira como alternativa no combate de deficiências nutricionais. In: III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007, Patos de Minas. Anais do III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007.
-
PEREIRA, M. T. ; Barros, C.R.C ; CARNEIRO, L. A. ; LOCATELLI, K. M. M. ; MIQUELANTI, V. P. . Importância da Dietoterapia na Doença de Alzheimer: um estudo de caso. In: III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007, Patos de Minas. Anais do III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007.
-
PEREIRA, M. T. ; MIQUELANTI, V. P. ; Barros, C.R.C ; CARNEIRO, L. A. . Controle da temperatura do alimento processado durante o período de espera para a distribuição. In: III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007, Patos de Minas. Anais do III Congresso Mineiro de Ciências da Saúde, 2007.
-
SOUZA, R. R. ; VASCONCELLOS, T. H. F. ; FERREIRA, C. H ; PEREIRA, M. T. . Análise físico-microbiológica de uma unidade de alimentação em Patos de Minas/MG. In: I Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde, 2010, Uberaba. Anais do I Simpósio Mineiro de Pesquisa e Extensão em Atenção à Saúde, 2010. p. 47-47.
-
Araújo, K.C.G. ; Brito, P.A. ; PEREIRA, M. T. ; Diniz, C. M. ; Duarte, J.D . Inquérito Nutricional: Instrumento Válido para Despertar a Atenção dos Mesmos Sobre Seus Estilos de Vida. In: 7 Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2003, Belo Horizonte. Anais do 7 Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2003.
-
PEREIRA, M. T. ; Santana, A.M ; AMORIM, A. P. . Avaliação das Condições Operacionais e Higiênico-Sanitárias de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. In: 7 Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2003, Belo Horizonte. Anais do 7 Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição, 2003.
-
SOUZA, R. R. ; FERREIRA, C. H ; VASCONCELLOS, T. H. F. ; ARAUJO, L. G. ; PEREIRA, M. T. . Análise Físico-microbiológica de uma unidade de alimentação em Patos de Minas/MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, C. H ; PEREIRA, M. T. . Benefícios da terapia nutricional em pacientes portadores de Alzheimer: um estudo de caso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MAXIMIANO, J. J. ; ROCHA, B. ; PEREIRA, M. T. . Estudo de caso de paciente institucionalozado portador de Alzheimer. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PEREIRA, M. T. ; FONSECA, T. M. M. . Fisiopatologia e complicações do estado nutricional de paciente portador de insuficiência renal crônica em terapia de hemodiálise. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERREIRA, C. H ; VIDA, L. D. ; PEREIRA, G.C. ; DIAS, L. P. ; PEREIRA, M. T. ; TEIXEIRA, D. G. . Tratamento nutricional reverte déficit mental em alunos do ensino fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, L. A. ; PEREIRA, M. T. . Aproveitamento Integral dos Alimentos: perspectivas para a saúde do idoso. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MAXIMIANO, J. J. ; PEREIRA, M. T. . Benefícios do consumo diário de laranja na prevenção e tratamento da obesidade em ratas Wistar. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ROCHA, B. ; MAXIMIANO, J. J. ; PEREIRA, M. T. . Terapia Nutricional em pacientes institucionalizados portadores de Alzheimer. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, M. A. ; PEREIRA, M. T. ; OLIVEIRA, B. C. . Avaliação das condições higiênico-sanitárias de uma UAN hospitalar através da aplicação de um check list. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, M. A. ; PEREIRA, M. T. . A importância na prática clínica da avaliação nutricional antropométrica de peso e altura estimados em pacientes acamados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MACHADO, C. P. ; PEREIRA, M. T. . Aspectos fisiopatológicos e o papel da nutrição na prevenção e tratamento do câncer. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIELLE, L. C. A. ; PEREIRA, M. T. ; ANDRADE, A. G. ; FERREIRA, C. H ; MOREIRA, T. M. ; LUCAS, J. P. . Bem-estar nutricional nos portadores de paralisia cerebral. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CRUVINEL, C. G. ; PEREIRA, M. T. ; PEREIRA, M. C. G. . Análise dos custos da matéria-prima de uma unidade de alimentação e nutrição hospitalar de Patos de Minas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Barros, C.R.C ; PEREIRA, M. T. . Prevalência de doenças crônicas em idosos institucionalizados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CAIXETA, R. C. R. ; PEREIRA, M. T. . Avaliação do consumo de fibras versus a presença de diarréia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MELO, M. A. ; PEREIRA, M. T. . A importância na prática clínica da avaliação nutricional antropométrica de peso e altura estimados em pacientes acamados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, M. T. ; MIQUELANTI, V. P. ; Barros, C.R.C ; CARNEIRO, L. A. . Controle da temperatura do alimento processado durante o período de espera para a distribuição. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, M. T. ; MIQUELANTI, V. P. ; Barros, C.R.C ; CARNEIRO, L. A. ; LOCATELLI, K. M. M. . Importância da dietoterapia na doença de Alzheimer: um estudo de caso. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARNEIRO, L. A. ; PEREIRA, M. T. . Importância do aproveitamento integral dos alimentos para a população brasileira como alternativa ao combate de deficiências nutricionais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, M. T. ; Santana, A.M ; AMORIM, A. P. . Avaliação das Condições Operacionais e Higiênico-Sanitárias de uma Unidade de Alimentação e Nutrição. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Araújo, K.C.G. ; Brito, P.A. ; PEREIRA, M. T. ; Diniz, C. M. ; Duarte, J.D . Inquérito nutricional de funcionários de um hospital geral: instrumento válido para despertar a atenção dos mesmos sobre seus estilos de vida. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
PEREIRA, M. T. . Nutrição e Culinária. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Palestra: Dieta Parenteral e enteral: cuidado com o paciente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, M. T. . Culinária. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, M. T. . Palestra: Efeito nutricional na Dor. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, M. T. . Culinária para a terceira idade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Doenças Causadas por Alimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Doenças Causadas por Alimentos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Palestra: Alimentação e ergonomia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, M. T. . Culinária para a terceira idade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Culinária para a terceira idade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Aproveitamento Integral dos Alimentos. 2008. .
PEREIRA, M. T. . Nutrição Enteral e Parenteral. 2008. .
PEREIRA, M. T. . Microbiologia de Alimentos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Culinária para a terceira idade. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Influência dos Hábitos Alimentares na vida atual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
LOCATELLI, K. M. M. ; PAIVA, A. C. ; SALLES, D. R. M. ; PEREIRA, M. T. ; MIQUELANTI, V. P. . Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição. 2008. (Organização e Revisão do Projeto Político Pedagógico do curso de Nutrição).
PEREIRA, M. T. . Nutrição para pacientes renais. 2007. .
PEREIRA, M. T. . Palestra: Doenças e Nutrição. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
PEREIRA, M. T. . Culinária Alternativa para idosos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
PEREIRA, M. T. . Educação Nutricional. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Nutrição e Câncer. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Bromatologia para biomédicos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Nutrição para enfermagem. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Composição e valor nutricional dos alimentos. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Nutrição experimental. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Patologia da Nutrição e Dietoterapia no Câncer. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Patologia da Nutrição e Dietoterapia nas enfermidades orais, esofágicas, gástricas e intestinais. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Patologia da Nutrição e Dietoterapia nas enfermidades renais. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Patologia da Nutrição e Dietoterapia nas enfermidades hepáticas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Patologia da Nutrição e Dietoterapia nas enfermidades pancreáticas. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Patologia da Nutrição e Dietoterapia na Obesidade. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
PEREIRA, M. T. . Patologia da Nutrição e Dietoterapia na Anorexia e Bulimia Nervosa. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Prêmios
2007
Prêmio Dr. Dirceu Deocleciano Pacheco, Faculdade de Ciências da Saúde do UNIPAM.
1989
Honra ao Mérito, Colégio Equipe.
1988
Honra ao Mérito, Colégio Equipe.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Patos de Minas, FACISA. , Rua Major Gote, 808, Caiçaras, 38702-054 - Patos de Minas, MG - Brasil, Telefone: (34) 38230300, URL da Homepage:
Experiência profissional
2011 - Atual
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
2008 - 2009
Restaurante e Cafeteria AgazêVínculo: Consultoria em Nutrição, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 5
Outras informações:
Consultoria para melhoramentos no processo de produção de refeições coletivas no aspecto higiênico-sanitário e controle de custos.
2007 - Atual
FACULDADE PATOS DE MINASVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora dos cursos de Biologia, Biomedicina, Enfermagem e Farmácia. Disciplinas: Química geral e experimental, Bromatologia, Nutrição em Enfermagem, Bioquímica Industrial, Química Analítica, Tecnologia dos Alimentos, Nutrição Aplicada à Farmácia
Atividades
-
02/2011
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição Aplicada à Farmácia
-
08/2010
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia de Alimentos
-
01/2010
Ensino, Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Geral e Experimental
-
01/2010
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Química Analítica, Bioquímica Industrial
-
08/2008
Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bromatologia
-
08/2007
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Nutrição em Enfermagem
2007 - Atual
Centro Universitário de Patos de MinasVínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 23
Outras informações:
Professora do curso de Nutrição das disciplinas de Nutrição Experimental, Dietoterapia I e II, Trabalho de Conclusão de Curso I e II, Composição dos Alimentos, Educação Nutricional, Introdução à Nutrição e Técnica Dietética I
Atividades
-
08/2007
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnica Dietética I, Composição dos Alimentos, Educação Nutricional, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Saúde Pública e Unidades de Alimentação e Nutrição, Introdução à Nutrição, Nutrição Experimental, Patologia da Nutrição e Dietoterapia I e II, Trabalho de Conclusão de Curso I e II
2006 - 2008
Sociedade de Ensino Superior de Patos de MinasVínculo: PROFESSOR, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12
Outras informações:
Supervisão de Estágio curricular na área de Nutrição Clínica.
Atividades
-
02/2006 - 07/2008
Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Composição dos Alimentos, Educação Nutricional, Epidemiologia e Bioestatística, Patologia da Nutrição e Dietoterapia I, II e III
2003 - 2003
Fundação Mário PennaVínculo: estagiária de Nutrição, Enquadramento Funcional: estagiária de Nutrição, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na área de Nutrição Clínica. Atividades desenvolvidas: triagem nutricional de pacientes, avaliação nutricional e prescrição dietoterápica, quantificação dietética.
2003 - 2003
PMBH - Restaurante Popular - Belo HorizonteVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estagiária de Nutrição, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento dos processos de produção de refeições coletivas: recepção de gêneros, armazenagem fria e seca, pré-preparo, preparo, distribuição, higienização, pedido de compras, controle de estoque e de custos. Implantação de projeto de check list avaliando controle higiênico-sanitário do estabelecimento, projeto de controle de temperatura durante o período de espera do alimento pós-preparo, para distribuição.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marlise Torres Pereira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?