Haroldo Mattos de Lemos
possui graduação em Engenharia Mecânica Projeto pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964) e mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental - Delft University of Technology (1973). Atualmente é presidente da Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do estado do rio de Janeiro - SEAERJ, presidente do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e Superintendente do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental da ABNT, professor e coordenador de MBAs na Fundação Getúlio Vargas - FGV. É professor aposentado da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenou o Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental da EP/UFRJ entre 1991 e 1994 e entre 2000 e 2014. Foi presidente do do Instituto Brasil Pnuma (Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente) entre 1991 e 2015. Foi presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Associação Comercial do Rio de Janeiro entre 2004 e 2017. É membro do Conselho de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP e do Conselho Consultivo do FUNBIO. É membro da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais desde 2013, e Vice-Presidente Coordenador Setorial - Recursos Naturais e Meio Ambiente da Academia desde agosto de 2014. Foi Secretário de Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente de 1994 a 1999, Secretário de Desenvolvimento Urbano e Regional do Estado do Rio de Janeiro de 1987 a 1991, Vice Diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente de 1982 a 1987, Diretor Geral do Instituto Nacional de Tecnologia de 1980 a 1982 e primeiro presidente da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente - FEEMA, de 1975 a 1979 e presidente da Comissão Estadual de Controle Ambiental - CECA no mesmo período.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental
1972 - 1973
Delft University of Technology
Título: Modelo Matemático para Controle de Poluição em Bacia Hidrográfica,Ano de Obtenção: 1973
Orientador: Prof. L. Mosterman
Palavras-chave: Controle de Poluição das Águas.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Administração Pública, Defesa e Seguridade Social.
Graduação em Engenharia Mecânica Projeto
1960 - 1964
Formação complementar
1974 - 1974
Curso sobre Princípios da Eutrofização: Tratamento. (Carga horária: 40h). , Companhia de Tecnologia e Saneamento Básico, CETESB, Brasil.
1974 - 1974
Administração por Objetivos. (Carga horária: 40h). , Escola de Serviço Público do Estado da Guanabara, ESP, Brasil.
1973 - 1973
Curso sobre Engenharia Ambiental em Climas Quentes. (Carga horária: 40h). , Universidade de Loughborough, UL, Grã-Bretanha.
1968 - 1968
Extensão universitária em Curso sobre Tecnicas de Abastecimento e Tratamento. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo, FHSC - USP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Desenvolvimento Sustentável.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Ciências Ambientais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Engenharia Sanitária.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Planejamento Urbano e Regional.
Organização de eventos
LEMOS, H. M. . Seminário Desenvolvimento Sustentável e o Licenciamento Ambiental para Micro e Pequenas Empresas. 2008. (Outro).
LEMOS, H. M. . I Seminário Ambiente RJ. 2008. (Outro).
LEMOS, H. M. . Seminário Ciclo de Vida dos produtos e Rotulagem Ambiental. 2008. (Outro).
LEMOS, H. M. . Seminário Dia Interamericano da Água. 2007. (Outro).
LEMOS, H. M. ; COLTRO, L. ; Mendes, A. ; SILVA, G. A. ; Ugaya, C. . Seminário sobre Avaliação de Ciclo de Vida. 2003. (Outro).
LEMOS, H. M. . Seminário Internacional sobre Saúde Ambiental. 1978. (Congresso).
Participação em bancas
LEMOS, H. M.. A evolução da questão ambiental e uma breve análise da avaliação de impacto ambiental no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
LEMOS, H. M.. R. da Silveira.Inventário e Avaliação do Potencial de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa na Indústria de Papel e Celulose. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora do Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2014. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora do Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2013. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora do Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2012. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora do Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2011. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora do Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2010. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora do Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2009. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora do Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2008. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
LEMOS, H. M.. Comissão Julgadora Premio FIESP de Mérito Ambiental. 2007. Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Orientou
Sustentabilidade Empresarial ? Contextualização, Conceituação e Considerações Gerais e Ambientais sobre o ISE - BOVESPA e DJSI World ? Dow Jones Sustainability World Índex; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Impactos Ambientais da Mineração do Quartzito em São Tomé das Letras; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Tributação Ambiental: Uma Alternativa de Controle para os Problemas Sócio-Ambientais dos Grandes Centros Urbanos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
A Polêmica das Sacolas Plásticas; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Implantação de um Sistema Integrado de Gestão da Qualidade baseado na Norma ISO 9; 001:2000; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Contabilidade Ambiental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Arraial do Cabo: O Caminho da Sustentabilidade do turismo junto com o Meio Ambiente; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
A atividade Ambiental e a Administração Pública Brasileira; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Direito Ambiental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
O Ecodesign como uma das Estratégias para Sustentabilidade das Empresas do Pólo Industrial da SUFRAMA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Captura e Armazenamento Geológico de Carbono: suas vantagens e as principais barreiras para sua aceitação como uma das principais metodologias de redução de CO2 atmosférico; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Estudo de caso para Implantação de uma Usina Termelétrica no Estado do Espírito Santo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
A Educação Ambiental como Instrumento de Transformação e Participação Sociopolítica; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Pobreza, Saneamento e Meio Ambente; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
O Papel dos Bancos na Preservação do Meio Ambiente; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
A Metodologia da Produção Mais Limpa Aplicada à Construção Civil; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Florestas Energéticas, Carvão Vegetal e Projeto de MDL em uma Empresa Siderúrgica no Estado do Rio de Janeiro; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
A Produção Mais Limpa Aplicada à Indústria Moveleira nos Arranjos Produtivos Locais: O Caso Pereira Lopes Ltda; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Municipalização da Gestão Ambiental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Planejando Paisagens: A Contribuição do Paisagismo para um Desenvolvimento Urbano com Qualidade Ambiental; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Contabilidade Ambiental: Uma revolução para a sustentabilidade ecológica; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Gestão Ambiental) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
R; da Silveira; Inventário e Avaliação do Potencial de Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa na Indústri do Papel e Celulose; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Acidentes com produtos perigosos no transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro: Propostas de melhorias nas ações emergenciais; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Escassez de água: Uma visão de um problema Global; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Potencial de Crescimentos do Usos da Biomassa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Análise do Plástico Pet e Proposições para o Aumento de sua Reciclagem; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Impactos Ambientais da Indústria do Petróleo Offshore; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Reúso de Água; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Impactos Ambientais da Mineração; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Análise de Impactos Ambientais em uma Base de Distribuição de Combustíveis; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Estudos de Impactos Ambientais de Grandes Barragens; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Pequenas Centrais Hidrelétricas: Uma Grande Alternativa na Geração de Energia; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Escola Politécnica da UFRJ; Orientador: Haroldo Mattos de Lemos;
Produções bibliográficas
-
LEMOS, H. M. . Crescer o PIB ou a Sustentabilidade, eis a questão. Brasil Sempre , v. 29, p. 34-36, 2007.
-
LEMOS, H. M. . Responsabilidade Socioambiental. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. v. 1. 228p .
-
LEMOS, H. M. ; BARROS, R. L. P. . O Desenvolvimento Sustentável na Prática. Rio de Janeiro: SEBRAE, 2007. v. 7.500. 40p .
-
LEMOS, H. M. ; BARROS, R. L. P. . Ciclo de Vida dos Produtos, Certificação e Rotulagem Ambiental nas pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro das Nções Unidas para o meio Ambiente, 2006. v. 1000. 78p .
-
LEMOS, H. M. . Will we be able to reduce superfluous consumption?. In: UNESCO. (Org.). Making Peace with the Earth. Paris: UNESCO Publishing, 2007, v. , p. 97-104.
-
SALATI, E. ; LEMOS, H. M. ; Salati, E. . Água e o desenvolvimento Sustentável. In: Aldo da Cunha Rebouças, Benedito Braga, José Galizia Tundisi. (Org.). Águas Doces no Brasil. 2a.ed.São Paulo: Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda, 2002, v. , p. 39-63.
-
LEMOS, H. M. . O Sistema Nacional do Meio Ambiente e o Conselho Nacional do Meio Ambiente no Brasil: Seu impacto na qualidade de vida. In: Banco Interamericano do Desenvolvimento e Ministério do Meio Ambiente do Brasil. (Org.). Diálogos de Política Social e Ambiental: Aprendendo com os Conselhos Ambientais Brasileiros. Contagem, Minas Gerais: DELREY Gráfica e Editora, 2002, v. , p. 31-81.
-
LEMOS, H. M. . Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Meio Ambiente e Desenvolvimento: A Experiência Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Salamandra, 1992, v. , p. 11-37.
-
LEMOS, H. M. . Palavras são como pedras. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 02 jul. 2014.
-
LEMOS, H. M. . É questão de sobrevivência. O Golobo - Caderno Boa Chance, Rio de Janeiro, p. 09 - 09, 27 nov. 2011.
-
LEMOS, H. M. . "O novo Lobby ambiental". O Globo, 31 jan. 2008.
-
LEMOS, H. M. . Crescer o PIB ou a Sustentabilidade, eis a questão. Revista Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, São Paulo, p. 34 - 36, 28 set. 2007.
-
LEMOS, H. M. . China: O preço do crescimento. Jorrnal do Brasil, 22 ago. 2007.
-
LEMOS, H. M. . Environmental Technologies and International Trade. Comparative Technology Transfer and Society, Colorado, Estados Unidos, p. 56 - 72, 01 abr. 2006.
-
LEMOS, H. M. . A Degradação dos Oceanos. Informativo do Comitê Brasileiro do programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Rio de Janeiro, p. 4 - 5, 01 set. 2004.
-
LEMOS, H. M. . As lições da Rio + 10 para o Brasil. Brazilian Business - Revista da Câmara Americana do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, p. 16 - 17, 31 out. 2002.
-
LEMOS, H. M. . Rio + 10: avanço industrial é positivo. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, 22 ago. 2002.
-
LEMOS, H. M. . Inovações Tecnológicas. Revista Baiana de Tecnologia, Salvador Bahia, p. 05 - 11, 30 abr. 2002.
-
LEMOS, H. M. . Poluentes Orgânicos Persistentes ? A Intoxicação Química do Planeta. Informativo do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Rio de Janeiro, p. 4 - 5, 01 jul. 2001.
-
LEMOS, H. M. . O que separa a teoria e prática no combate à pobreza. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, 26 jan. 2001.
-
LEMOS, H. M. . Mudanças na mentalidade ambiental das empresas. Gazeta Mercantil, Rio de Janeiro, 15 jun. 2000.
-
LEMOS, H. M. . Reflexões sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente. Súmula Ambiental da Divisão de Meio Ambiente da FIRJAN, Rio de Janeiro, p. 01 - 01, 31 maio 1999.
-
LEMOS, H. M. . O Ambiente Rio e a UNCED 92. O Globo, Artigos de Opinião, 07 fev. 1991.
-
LEMOS, H. M. . Amazônia: In Defense of Brazil?s Sovereignity. The Fletcher Fórum Of World Affairs, da Fletcher School of Law and Diplomacy, Medford, Ma., Estados Unidos, p. 301 - 312, 02 maio 1990.
-
LEMOS, H. M. . O Drama da Habitação. Jornal do Brasil, Artigos de Opinião, 06 fev. 1990.
-
LEMOS, H. M. . Sustentabilidade - Exemplos de atividades bem sucedidas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Sustentabilidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . ACV e Compras Sustentáveis. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Economia de Baixo Carbono. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . O Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Desafios Ambientais do Século XXI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Environmental Management - ISO/TC 207 activities. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Estágio Atual das Normas ISO 14000. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Do pensamento à ação: perspectivas para a Rio + 20 e ações do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Rio + 20 e o Futuro que Vamos Ter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Environmental Footprinting. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . The Sustainability Agenda: Where are we?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEMOS, H. M. . Os 30 anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Sustentabilidade e Educação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Sustentabilidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Sustentabilidade do Planeta. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Plano Visão 2050. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Panorama e Perspectivas da Aplicação da Avaliação do Ciclo de Vida no Brasil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Sustentabilidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . O Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . O Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Desenvolvimento Sustentável. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Empresas e Sustentabilidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . O Desenvolvimento Sustentável e a Responsabilidade Social. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . Mudanças Climáticas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . Sustentabilidade e Desenvolvimento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Abastecimento de Água. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Certificação Ambiental ISO 14.000. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEMOS, H. M. . O Licenciamento Ambiental como Instrumento para a Gestão Ambiental nas micro e pequenas empresas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Qualidade Ambiental Urbana. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Meio Ambiente e Comércio Justo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Desenvolvimento Sustentável: O que significa na prática?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . Desenvolvimento Sustentável e Mudança de Paradigmas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . O apoio da Metrologia para o Desenvolvimento Sustentável. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Retratos da Sustentabilidade no Mundo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . Caminhos para a Sustentabilidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Saúde e Qualidade de Vida. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Água. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . A Avaliação do Ciclo de Vida e as Normas ISO 14000. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . Impactos Ambientais dos Poluentes Organicos Persistentes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do Planeta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . Desenvolvimento Sustentável. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Conceituação e evolução do desenvolvimento sustentável. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . O Brasil e as Normas ISO 14000 de Gestão Ambiental. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Os DFesafios da Sustentabilidade do Planeta. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Avaliação do Ciclo de Vida, Ecodesign e Normas ISO 14000. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Design para a Sustentabilidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Mudanças Climáticas: Tratado de Quioto. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . O Programa GEO Cidades do PNUMA. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Sustainability of the Planet. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Licenciamento Ambiental: Evolução e Problemas Atuais. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Will we be able to reduce superfluous consumption?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEMOS, H. M. . Los Desafios para el Desarrollo Sustenible y las Normas ISO 14000 de Gestión Ambiental. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LEMOS, H. M. . Saneamento Ambiental: Um Direito de Todos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Sustainable Development: What does it mean in practice?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Sócio Ambiental. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Ecoeficiência e Produção Mais Limpa como Estratégia no Setor Empresarial. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Tecnologia e Degradação do Meio Ambiente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . A Importância das Normas ISO 14000 sobre Selos Verdes e Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . A ISO 14000 e a Avaliação do Ciclo de Vida. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Comércio Internacional e Meio Ambiente. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . Kyoto and Environment ? Now What?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Meio Ambiente e Competitividade nas Empresas. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . O Século XXI e a Crise da Água. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LEMOS, H. M. . Urban and Regional Development of the State of Rio de Janeiro. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
LEMOS, H. M. . O Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LEMOS, H. M. . Os Problemas da Qualidade de Vida. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LEMOS, H. M. . Environmental Technology Transfer. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
LEMOS, H. M. ; SILVA, G. A. ; STANO, L. C. ; COLTRO, L. ; Ugaya, C. ; Mendes, A. . Seminário sobre Avaliação de Ciclo de Vida. 2003. .
Prêmios
2012
Medalha VIDA QUE TE QUERO VIVA, Associação Comercial do Rio de Janeiro.
2010
Medalha do Mérito de Meio Ambiente, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do RJ - CREA RJ.
2009
Diploma Visconde de Mauá, Associação Comercial do Rio de Janeiro.
1998
Medalha de Amigo da Marinha, Ministério da Marinha.
1994
Diploma de Mérito Municipal, Câmara Municipal de Paty do Alferes.
1990
Cidadão Itaboraiense, Câmara Municipal de Itaboraí.
1989
Cidadão Honorário do Município de Engenheiro Paulo de Frontin, Câmara Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin.
1989
Cidadania Patiense, Câmara Municipal de Pati do Alferes.
1989
Medalha Mérito Avante Bombeiro, Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
1988
Comendador da Ordem do Rio Branco, Ministério das Relaões Exteriores.
1988
Cidadão Benemérito do Vale do Paraíba no estado do Rio de Janeiro, Conselho de Prefeitos do Consórcio para o Desenvolvimento Integrado dos Municípios do Estado do Rio.
1988
Cidadão Italvense, Prefeitura Municipal de Italva, Estado do Rio de Janeiro.
1988
Medalha do Mérito de Meio Ambiente, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.
1987
Cidadão Paduano, Prefeitura Municipal de Pádua, Estado do Rio de Janeiro.
1987
Medalha do Mérito de Defesa do Meio Ambiente, Prefeitura da Cidade de Niterói.
Histórico profissional
Experiência profissional
1965 - 1975
Companhia Estadual de Águas da GuanabaraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Engenheiro, Carga horária: 40
1994 - 1999
Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia LegalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 8
Outras informações:
Secretário de Coordenação dos Assuntos do Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente.
1982 - 1987
Programa das Nações Unidas para o Meio AmbienteVínculo: Funcionário das Nações Unidas, Enquadramento Funcional: Diretor Senior D 2, Carga horária: 40
1987 - 1991
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional do Estado do RioVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Secretário, Carga horária: 8
1991 - Atual
Instituto Brasil PnumaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8
1991 - 2015
Instituto Brasil PnumaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: presidente, Carga horária: 20
Atividades
-
06/1991
Direção e administração, Instituto Brasil PNUMA, .,Cargo ou função, Presidente.
1975 - 1979
Fundação Estadual de Engenharia do Meio AmbienteVínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 8
Outras informações:
Presidente da FEEMA
1980 - 1982
Instituto Nacional de TecnologiaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor Geral, Carga horária: 40
2004 - Atual
International Organization for StandardizationVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice Presidente do Comitê Técnico 207
2004 - Atual
Associação Brasileira de Normas Técnicas Comitê Brasileiro de Gestão AmbienVínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho Técnico
1999 - Atual
Associação Brasileira de Normas Técnicas Comitê Brasileiro de Gestão AmbienVínculo: voluntário, Enquadramento Funcional: Superintendente
Atividades
-
04/1999
Direção e administração, Associação Brasileira de Normas Técnicas Comitê Brasileiro de Gestão Ambien, .,Cargo ou função, Coordenador Geral.
2012 - Atual
Fundação Getúlio VargasVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor e Coordenador de MBAs, Carga horária: 12
1978 - 2011
escola politecnica da universidade federal do rio de janeiroVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor e coordenador de Cursos de Especial, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Haroldo Mattos de Lemos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?