Anderson Toledo

Cursando o oitavo período de Psicologia, com foco em orientação psicanalítica, se dedicou à investigação acadêmica, conduzindo um projeto de iniciação científica sobre a correlação entre desenvolvimento moral e funções executivas. Simultaneamente, desenvolve uma pesquisa sobre a relação entre não monogamia e subjetividade humana, a partir de uma perspectiva psicanalítica. Participa ativamente de grupos de estudos sobre psicoses na psicanálise lacaniana e integra um cartel pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP). Além disso, é aluno especial em disciplinas de pós-graduação em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP.Antes de migrar para a Psicologia, acumulou dezoito anos de experiência em planejamento de inventário e demanda, com especialização em gestão de inventário e otimização da cadeia de suprimentos, liderando equipes em contextos multiculturais. É formado em Administração de Empresas pela UNIP e possui um MBA em Supply Chain pela Universidade Anhembi Morumbi.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em MBA em Supply Chain

2014 - 2015

Universidade Anhembi Morumbi
Título: Gestão Estratégica de Materiais: Um Estudo de Caso no Gerenciamento de Estoque de Produtos Congelados em uma Empresa de Grande Porte
Orientador: Prof. Dr. Nelson Nogueira

Graduação em andamento em Psicologia

2021 - Atual

Universidade Paulista

Graduação em Administração

2005 - 2008

Universidade Paulista
Orientador: Prof Edison Fernandes

Formação complementar

2024 -

Cartel sobre o seminário 11. , Escola Brasileira de Psicanálise, EBP, Brasil.

2024 -

GRUPO DE LEITURA - SINTOMA E FANTASIA NA CLÍNICA FREUDIANA/LACANIANA. (Carga horária: 10h). , INSTITUTO BLOOM, BLOOM, Brasil.

2024 - 2024

Extensão universitária em O QUE QUER UM HOMEM? UMA TRAVESSIA DA PSICANÁLISE PELAS MASCULINIDADES. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2024 - 2024

A ESCUTA PSICANALÍTICA ENTRE AS ESTRUTURAS CLÍNICAS. (Carga horária: 10h). , Professor Guilherme Lopes, PGL, Brasil.

2024 - 2024

Curso de Férias: Psicopatologia Psicanalítica. (Carga horária: 10h). , Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, SBPDEPA, Brasil.

2024 - 2024

O psíquico é político: psicanálise, rel. sociais de poder e interseccionali. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2024 - 2024

Direitos Humanos: Pesq. e Prát, em Sexualidade, na Saúde e Assist. Social. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2024 - 2024

A Homofobia na História da Psicanálise. (Carga horária: 20h). , Espaço Filosofica, Cultura & Política, EFCP, Brasil.

2023 - 2023

Palestra - Estudos Junguianos. (Carga horária: 3h). , Universidade Paulista, UNIP, Brasil.

2023 - 2023

XVII Colóquio Winnicott de Campinas. (Carga horária: 9h). , Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana, IBPW, Brasil.

2021 - 2021

AULA MAGNA PSICANÁLISE. (Carga horária: 5h). , Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.

2021 - 2021

VII Seminário Sobre Autismo. (Carga horária: 6h). , ZEIZA DOJO, ZDJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

Congress on Brain, Behavior and Emotions 2024. 2024. (Congresso).

I Congresso da RedIPPol - As américas e seus destinos: psicanálise e política. 2024. (Congresso).

Inteligência Artificial, Psicanálise e Pulsionalidade - IP-USP. 2024. (Seminário).

Legitimidade da autoridade familiar a partir do estudo da socialização Legal em São Paulo IP- USP. 2024. (Seminário).

Necropolítica e segregação: o que pode a Psicanálise PUC-SP. 2024. (Seminário).

Transgênero: Lacan e a diferença dos sexos - Instituto Gerar. 2024. (Seminário).

XXVI Encontro de Iniciação Científica UNIP/Santander.Investigação do desenvolvimento neuropsicológico da Moral: raciocínio moral e funções executivas em crianças e adolescentes.. 2024. (Encontro).

Jornada de Psicologia UNIP. 2023. (Seminário).

Jornada de Psicologia UNIP. 2022. (Seminário).

III ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR PIBIC - CNPQ. 2021. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • TOLEDO, A. ; AOYAMA-CROCI, D. M. ; SILVA, S. C. . Investigação do desenvolvimento neuropsicológico da moral: raciocínio moral e funções executivas em crianças e adolescentes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Relação entre não monogamia e suas subjetividades, a partir de uma perspectiva psicanalítica, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Anderson Toledo - Coordenador.

  • 2023 - 2024

    Investigação do desenvolvimento neuropsicológico da moral: raciocínio moral e funções executivas em crianças e adolescentes, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Danielle Midori Aoyama-Croci em 18/08/2024., Descrição: Este trabalho representou uma exploração sistemática que empreendeu uma análise do conhecimento existente sobre a relação entre as funções executivas e a tomada de decisão moral em crianças e adolescentes, tendo como princípio a Teoria do Domínio Social (Nucci Turiel, 2009) para seu desenvolvimento. O objetivo da revisão foi investigar estudos sobre os processos neurobiológicos da moral e determinar suas correlações com as funções executivas. Buscou-se na pesquisa sistemática, artigos que foram selecionados através da busca de pares de palavraschave ("Funções Executivas" e "Teoria dos Domínios Sociais"; "Funções Executivas" e "Psicologia Moral"; "Funções Executivas" e "Desenvolvimento Moral"; "Neuropsicologia" e "Desenvolvimento Moral") no Periódicos CAPES e tiveram revisão em parceria com o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da Moral do IPUSP (Instituto de Psicologia da USP). Foram encontrados 30 artigos, com uma duplicata nas buscas, resultando em 29 artigos no total. Como critério de inclusão, os artigos deveriam tratar sobre o funcionamento executivo e/ou moral na perspectiva neuropsicológica/neurobiológica. O foco da seleção foi direcionado a artigos relativos a crianças e adolescentes com neurodesenvolvimento típico, porém todas as faixas etárias foram consideradas. A revisão destacou a complexa interação entre as funções executivas e o raciocínio moral, influenciada por fatores sociais, culturais e biológicos. A variação ao longo do desenvolvimento ressaltou a necessidade de mais investigações, integrando perspectivas neuropsicológicas e socioculturais para compreender melhor essa relação dinâmica. Bolsista Santander para pesquisa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Anderson Toledo - Integrante / Danielle Midori Aoyama-Croci - Integrante / Sandreilane Cano da Silva - Coordenador., Financiador(es): Banco Santander Banespa - Brasil - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - Atual

Instituto de Ciências Humanas - UNIP

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2023 - Atual

Universidade Paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2024

DSM Produtos Nutricionais Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supply Chain Manager, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2014

Saint - Gobain Vidros Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Planejamento, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.