Maria Júlia de Souza e Figueiredo

Graduanda em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com sólida experiência prática nas áreas de ensino e saúde. Atua como instrutora titular de inglês em cursos livres e oferece aulas particulares de inglês e reforço escolar, demonstrando habilidades de comunicação e didática. Além disso, é monitora voluntária na Unidade de Clínica Infantil I da UFPel, onde contribui para a garantia da integridade dos atendimentos e acompanhamentos clínicos de pacientes pediátricos. Possui certificação em inglês por Cambridge e cerficações diversas no âmbito da saúde e da educação. É membro honorária da Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical da UFCSPA e UFRGS, com forte interesse em pesquisas nas áreas de odontologia e promoção de saúde. Possui grande interesse em expandir seus conhecimentos e contribuir para o avanço da pesquisa científica, especialmente em áreas que interagem com a saúde pública e a odontologia.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Odontologia

2024 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Graduação interrompida em 2024 em Biomedicina

2023 - Atual

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Ano de interrupção: 2024

Ensino Médio (2º grau)

2019 - 2021

Fleming ensino Médio

Formação complementar

2024 -

Educação Inclusiva. (Carga horária: 20h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2024 -

Comunicação Escrita. (Carga horária: 40h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2024 - 2024

Microsoft Excel 2016 - Básico. (Carga horária: 15h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2024 - 2024

Especialização Linguística. (Carga horária: 5h). , Universidade Corporativa do CNA, UNICNA, Brasil.

2024 - 2024

Formação Inicial Professor de Inglês CNA na Escola. (Carga horária: 4h). , Universidade Corporativa do CNA, UNICNA, Brasil.

2024 - 2024

Formação Inicial de Professores ‐ Inglês. (Carga horária: 8h). , Universidade Corporativa do CNA, UNICNA, Brasil.

2024 - 2024

Integração ao CNA. (Carga horária: 1h). , Universidade Corporativa do CNA, UNICNA, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Redução de risco e promoção de saúde: onde tudo se entrelaça. (Carga horária: 1h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2023 - 2023

Extensão universitária em Evento da Semana do Meio Ambiente - Construindo uma UFCSPA mais sustentáv. (Carga horária: 5h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2023 - 2023

Capacitação em Testagem Rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. (Carga horária: 8h). , AIDS Healthcare Foundation, AHF, Brasil.

2023 - 2023

Descompensação do Diabetes Mellitus e alterações agudas da HAS. (Carga horária: 30h). , Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão, UNASUS/UFMA, Brasil.

2023 - 2023

Bolsa Família na Saúde. (Carga horária: 20h). , Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, SGTES/MS, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência. (Carga horária: 4h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2021 - 2021

Master in English. (Carga horária: 90h). , CNA, CNA, Brasil.

2020 - 2020

Biologia: Digestão e Respiração. (Carga horária: 4h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Desenvolvimento Profissional. (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Biologia: Alimentação e Saúde. (Carga horária: 3h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

2020 - 2020

Física: Física, Natureza e Tecnologia. (Carga horária: 4h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Organização de eventos

FIGUEIREDO, M. J. S. . Scientific Day PAHO. 2023. (Outro).

FIGUEIREDO, M. J. S. . Scientific Day PAHO. 2023. (Outro).

FIGUEIREDO, M. J. S. . IV Simpósio Interdisciplinar HIV e AIDS. 2023. (Outro).

FIGUEIREDO, M. J. S. . Scientific Day PAHO. 2023. (Outro).

FIGUEIREDO, M. J. S. . Scientific Day PAHO. 2023. (Outro).

FIGUEIREDO, M. J. S. . IV Simpósio Interdisciplinar HIV e AIDS. 2023. (Outro).

Participação em eventos

10ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2024. (Seminário).

Palestra Ortodontia do Futuro. 2024. (Outra).

Revisões Sistemáticas em Estomatopatologia. 2024. (Outra).

1º Simpósio Sul Américano Expert Face. 2023. (Simpósio).

4ª Infectotchê. 2023. (Congresso).

Evento de Extensão UFCSPA Acolhe 2023.Atuação como monitora de acolhimento e representante da Liga Acadêmica de Infectologia e Medicina Tropical. 2023. (Outra).

I Simpósio de Erros Inatos do Metabolismo. 2023. (Simpósio).

I Simpósio de Genética Forense. 2023. (Simpósio).

IV CICLO DE PALESTRAS DA LIGA DO SANGUE. 2023. (Simpósio).

Palestra "Biomedicina x Ética Profissional: consolidação e perspectiva". 2023. (Outra).

XIII Jornada Acadêmica de Biomedicina da UFCSPA: uma visão multidisciplinar na ciência e na saúde. 2023. (Outra).

Certificação em Liderança, Capacidade de Aprender e Resiliência com Malala Yousafzai e Leandro Karnal. 2021. (Outra).

Olimpíada Brasileira de Química. Participação na OBQ 2021. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Nacional de Ciências. Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências. 2021. (Olimpíada).

Olimpíada Brasileira de Educação Financeira. Participação na OBEF 2019. 2019. (Olimpíada).

Salão UFRGS 2019: XIV SALÃO UFRGS JOVEM.Qual a influência da psicopatia e da sociopatia nos massacres escolares?. 2019. (Outra).

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Participação na OBA 2018. 2018. (Olimpíada).

Olimpíada Brasileira de História do Brasil. Participação na OBHB 2019. 2018. (Olimpíada).

Prêmios

2021

Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Nacional de Ciências.

Histórico profissional

Experiência profissional

2024 - 2024

CNA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora titular de inglês, Carga horária: 15

Outras informações:
Ministrei turmas de:- Kids 1- Kids 2- Básico 1- Intermediário 1- Intermediário 2- Pré-avançado 1- Pré-avançado 2- Avançado 1Contrato encerrado por motivo de: mudança de cidade para estudos.

2022 - Atual

Maju S Teacher

Vínculo: Instrutora particular, Enquadramento Funcional: Professora particular de inglês e reforço, Carga horária: 25

Outras informações:
Atuação nas seguintes áreas (nível infantil ao médio)- Matemática- Inglês- Química- Física- Biologia- Redação/produção textual/português- História- Geografia

2022 - Atual

Maju S Teacher

Vínculo: Instrutora particular, Enquadramento Funcional: Instrutora de reforço escolar particular, Carga horária: 15

2024 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora na Unidade de Clínica Infantil I, Carga horária: 8