Ana Paula Pires e Silva
Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna (2008); Pós-graduação (Extensão), em Gestão da Comunicação, pela FGV Online; Especialização em Segurança Pública, pela Universidade Federal da Bahia (2017).
Informações coletadas do Lattes em 14/10/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Pós em MKT nas Redes Sociais
2014 - Atual
FTC - Itabuna
Título: #whatsApp A Rede Social como ferramenta de denúncia a serviço da comunidade
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA
2015 - 2018
Universidade Federal da Bahia
Título: INOVAÇÃO COMUNICATIVA NA CIPRv/ITABUNA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE POLICIAIS DE RÁDIO PATRULHA SOBRE A UTILIZAÇÃO DO WHATSAPP NO SERVIÇO OPERACIONAL
Orientador: Dra. Marise Oliveira Sanches.
Especialização em Gestão da Comunicação
2012 - 2012
Fundação Getúlio Vargas
Título: Planejamento de Promoção para o Público Interno
Orientador: Noemi Bueno
Graduação em Comunicação Social - Jornalismo
2005 - 2009
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE ITABUNA
Título: Portal do Patrulheiro ? A experiência on-line da Polícia Rodoviária Estadual
Orientador: Profª Lorena Vieira - FTC
Formação complementar
2010 -
Teatro profissionalizante. , Fundação Cultural de Ilhéus, FUNDACI/BA, Brasil.
2013 - 2013
Aspectos Juridicos da Abordagem Policial. (Carga horária: 60h). , Secretaria nacional de Segurança Pública Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
2010 - 2010
Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Ad. (Carga horária: 40h). , Secretaria nacional de Segurança Pública Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
2009 - 2009
Capacitação em Educação para o Trânsito. (Carga horária: 40h). , Secretaria nacional de Segurança Pública Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
2008 - 2008
Crimes Ambientais. (Carga horária: 60h). , Secretaria nacional de Segurança Pública Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
2008 - 2008
Elaboração de Materiais para Educação a Distância. (Carga horária: 60h). , Secretaria nacional de Segurança Pública Ministério da Justiça, MJ, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Pouco.
Organização de eventos
FERREIRA, I. E. ; SILVA, A. P. P. . Semana Nacional de Trânsito. 2014. (Exposição).
Participação em eventos
Curso de Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial. 2013. (Outra).
Curso de Gestão da Comunicação. 2012. (Outra).
Espanhol Básico 2. 2011. (Outra).
Português Instrumental. 2011. (Outra).
Redação Técnica. 2011. (Outra).
Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 2010. (Outra).
Espanhol Básico 1. 2010. (Outra).
Gerenciamento de Crises. 2010. (Outra).
Gestão de Projetos. 2010. (Outra).
Capacitação em educação para o Trânsito. 2009. (Outra).
Crimes Ambientais. 2009. (Outra).
Formação de Formadores. 2009. (Outra).
Formação de Formadores. 2009. (Outra).
Identificação Veicular 1. 2009. (Outra).
Investigação Criminal 1. 2009. (Outra).
19 Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia. 2008. (Seminário).
Avaliação de Programa e Eventos de Capacitação. 2008. (Oficina).
Curso de Avaliação de Programa e eventos de capacitação. 2008. (Outra).
Curso de Elaboração de Programas de Capacitação. 2008. (Outra).
Curso de extensão em Jornalismo Digital.Atividades no Twitter. 2008. (Outra).
Elaboração de Materiais para Educação a Distância. 2008. (Outra).
Elaboração de Programas de Capacitação. 2008. (Oficina).
II Seminário Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 2008. (Seminário).
Uso da Informação na Gestão de segurança Pública. 2008. (Outra).
Violência, Criminalidade e Prevenção. 2008. (Outra).
Intercom. Expositor do Intercom Júnior. 2007. (Congresso).
Curso de Capacitação de Comunicadores. 2006. (Outra).
Econ - I Encontro de Comunicação da FTC.POLÍCIA NO JORNAL ? REFLEXÕES SOBRE JORNALISMO E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA POLÍCIA MILITAR. 2006. (Encontro).
Outras produções
SILVA, A. P. P. . Dia da Mulher. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2007
VERIFICAÇÃO DO EXERCÍCIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS TRÊS MAIORES VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO IMPRESSO DA REGIÃO SUL DA BAHIA, Descrição: A proposta deste trabalho é fazer um apanhado sobre o conceito de meio ambiente e educação ambiental com base em pesquisa bibliográfica, no sentido de revelar a evolução dos diversos significados de educação ambiental. A partir daí observaremos se os três principais meios de comunicação impresso da região cumprem com o papel de difundir notícias e conscientizar a sociedade quanto à preservação do meio ambiente. Para isso, buscaremos através de uma pesquisa explanatória com base no método de pesquisa de campo, fazer levantamentos através de questionários aplicados com o editor chefe de cada jornal, a fim de alcançar os objetivos pretendidos. Os resultados encontrados tendem a contribuir para uma maior compreensão das atividades desenvolvidas pelos jornais da região sul da Bahia, quando o assunto é a preservação do meu ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ana Paula Pires e Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
A POLÍCIA NO JORNAL ? REFLEXÕES SOBRE JORNALISMO E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA POLÍCIA MILITAR, Descrição: Este trabalho tem por finalidade identificar se o jornalismo impresso colabora para construir a imagem da Polícia Militar no âmbito regional e que imagem é esta. Para isso, sua metodologia foi dividida em dois momentos: pesquisa de campo, envolvendo moradores de Ilhéus e Itabuna, para identificar qual a imagem que estes têm da PM e por quê; análise de conteúdo do jornal ?Diário do Sul?, um dos principais diários regionais, buscando perceber a abordagem feita a respeito dos assuntos que envolvem a corporação e de que modo isso pode contribui para a construção da imagem que se tem da PM. Espera-se, com isto, despertar a atenção para o trabalho dos jornalistas que atuam na área de segurança pública, buscando discutir caminhos para que a população tenha acesso a uma informação mais completa, isenta e ética. Como referencias teóricos foram utilizadas as idéias de Felipe Pena (2005), Nelson Traquina (2005), José Arbex Jr. (2004), Rosa Nívea Pedroso (2003) e Jorge Pedro Souza (2004), que falam sobre jornalismo, espetacularização e formação de opinião pública entre outros aspectos relevantes do processo jornalístico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Paula Pires e Silva - Coordenador.
Prêmios
2014
Policial Padrão, PMBA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Polícia Militar da Ba, Polícia Militar do Estado da Ba, CIPRv. , Av. J. S. Pinheiro, Centro, 45660-000 - Itabuna, BA - Brasil - Caixa-postal: 45651350, Telefone: (073) 32122866
Experiência profissional
2007 - 2007
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE ITABUNAVínculo: graduação, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 720
1999 - Atual
Polícia Militar da BaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: SQT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2010
Governo do Estado da BahiaVínculo: Assessora de Imprensa, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40
Outras informações:
Assessora de Comunicação da Deputada Ângela Sousa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ana Paula Pires e Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?