Adriano Bacelar da Silva

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997) e mestrado em Informática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Tem experiência nas áreas de Tecnologia de Informação e Logística, com ênfase em Gestão de Projetos, Sistemas de Informação, Banco de Dados, Pesquisa Operacional, Otimização, Planejamento, Programação e Controle de Produção.

Informações coletadas do Lattes em 12/10/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Informática

2003 - 2005

Universidade Federal do Espírito Santo
Anilton Salles Garcia.

Especialização em andamento em MBA - Gestão de Negócios

2008 - Atual

Fundação Instituto Capixaba de Pesq. em Contabilidade, Economia e Finanças
Orientador: A definir

Especialização em Gestão de Projetos

2001 - 2001

Instituto de Educação Tecnológica
Orientador: João Carlos Boyadjian

Graduação em Ciência da Computação

1993 - 1997

Universidade Federal do Espírito Santo
Orientador: Davidson Cury

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Pesquisa Operacional.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Planejamento de Transportes.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Operações de Transportes.

Produções bibliográficas

  • Sarmento, R. A. ; Boeres, M. C. S. ; GARCIA, A. S. ; Bacelar, A. . Uma Heurística Construtiva para Solução do Problema de Blocagem de Vagões em Ferrovias. In: XL SBPO - Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2008, João Pessoa. Anais do XL SBPO, 2008.

  • Bacelar, A. ; GARCIA, A. S. . An Optimization Approach to the Locomotive Scheduling Problem in Brazilian Railways. In: Conference on Railway Engineering, 2006, Melbourne. CORE 2006, 2006.

  • Bacelar, A. ; Sarmento, R. A. ; GARCIA, A. S. . Avaliando Resultados de um Modelo de Programação Inteira Aplicado ao Problema de Otimização de Ativos em Ferrovias. In: CLAIO - Congresso Latino-Iberoamericano de Investigacion Operativa, 2006, Montevideo. Anales del XIII Congreso Latino-Iberoamericano de Investigación Operativa, 2006.

  • Bacelar, A. ; GARCIA, A. S. . Um Modelo Matemático para Maximização da Produtividade de Locomotivas em Ferrovias Brasileiras. In: Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2005, Gramado. Anais do XXXVII SBPO, 2005.

  • Sarmento, R. A. ; GARCIA, A. S. ; Boeres, M. C. S. ; Bacelar, A. . Uma Proposta de Formulação para o Problema de Blocagem de Vagões em Ferrovias. In: CLAIO Congresso Latino-Iberoamericano de Investigacion Operativa, 2008, Cartagena de Indias. CLAIO 2008, 2008.

Histórico profissional

Experiência profissional

2007 - Atual

ISA Asset Management

Vínculo: Gestor cotista, Enquadramento Funcional: Gerente de Projeto de TI, Carga horária: 20

Outras informações:
Gestão do projeto e planejamento estratégico. Definição de estratégias para tomada de decisões nos investimentos no mercado financeiro simulando uma inteligência artificial. Análise, Projeto e desenvolvimento de interface com a Bovespa e automação de interface com corretora de valores mobiliários.

2007 - Atual

União de Escolas de Ensino Superior Capixaba

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professor da disciplina Gestão de Dados Informatizados no MBA em Gestão das Tecnologias de Informação

2006 - 2007

Companhia Siderúrgica Nacional

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Coordenador de PPC Portuária, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento e programação logística do Porto de Itaguaí. Estruturação organizacional e de processos da área. Orçamento e gestão de contratos. Consultoria interna na área de TI e pesquisa operacional.

2000 - 2006

Companhia Vale do Rio Doce (ES)

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente Logística e Gestor de Projetos de TI, Carga horária: 40

Outras informações:
Quebra dos recordes mensais de transporte de Minério de Ferro. Desenvolvimento e implantação de um novo processo de programação de trens que apresentava à Mina, Porto e Pelotização, a origem, o destino, o horário de partida e chegada dos trens. Implantação de tecnologia de extração de dados dos legados usando macros Excel. Difundida e utilizada em toda a CVRD atualmente. Desenvolvimento de projeto para integração eletrônica de documentos com clientes da área de Logística da CVRD. Gestão do Projeto de Integração Eletrônica com a Usiminas. Gestão do Projeto do Sistema de Gestão Logística onde foi feito em conjunto com a PricewaterhouseCoopers Consulting um Business Case com foco na utilização de ferramentas de Supply Chain Management aplicado à logística da CVRD. Gestão de Outsourcing de sistemas de informação. PMO na gestão do projeto UNILOG. Implantação do processo de controle individualizado da frota de 12 mil vagões de minério de Ferro na Estrada de Ferro Vitória-Minas. Implantação de novos processos envolvendo mais de 500 pessoas. Participação no processo de incorporação da Multistrata (braço de logística da Vale.com) pela organização da CVRD.

1998 - 2000

Mogai Tecnologia de Informação

Vínculo: Sócio Gerente Cotista, Enquadramento Funcional: Sócio-Diretor de Marketing e Negócios, Carga horária: 40

Outras informações:
Planejamento de marketing e negociações comerciais. Gestão de diversos projetos em áreas distintas. Condução do crescimento do negócio levando a empresa ao faturamento anual de R$ 850.000,00 após três anos de existência e gestão de uma equipe de mais de 50 pessoas.

1995 - 1997

Consemp Consultoria Empresarial

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas/Programador, Carga horária: 40

Outras informações:
Desenvolvimento de sistemas de informação para as áreas de Recursos Humanos, Manutenção e Financeira da CST.