Edilson Chiqueto Júnior
Sólida experiência no Gerenciamento de Projetos (PMO), sendo responsável pelo portfólio de projetos estratégico e inteligência de negócios.
Experiência no Gerenciamento de Projetos para construção de Sistemas para Administração Hospitalar, Cooperativa Médica, Laboratórios Clínicos e Diagnósticos por imagem.
Implementação de processos e procedimentos de engenharia e qualidade de software com base nos modelos de maturidade MPS.BR da Softex e CMMI,
Responsável pelo planejamento estratégico, planos de negócios, administração orçamentária, pesquisa e implantação de novas tendências e tecnologias,
Definição de processos e procedimentos visando à melhoria em escopos de projetos, avaliação de qualidade e riscos, análise e otimização de recursos operacionais, financeiros e humanos.
Conhecimento: Processos e Modelos de Qualidade e de Engenharia e Software MPS.Br, CMMI, Scrum, PM.,
Conhecimentos técnicos: BI, ERP, Banco de dados Oracle, Ferramentas de apoio administrativo do Microsoft, Tasy Philips, Project Server, Share Point, Subversion, Tortoise e Mantis.
Formação, treinamento, desenvolvimento e liderança de equipes multifuncionais (internas e externas)
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Certificado PMP ? Project Management Professional (PMI)
Certificado pela Softex ? C1 ? Processo de Melhoria de Software Brasileiro ? MPS. Br
Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos - Centro Universitário Senac
Especialização em Gerenciamento de Projetos, práticas alinhadas ao PMI-BOK - Centro Universitário Senac
Graduação ? Tecnólogo em Processamento de Dados - UNIRP ? Centro Universitário Rio Preto
Informações coletadas do Lattes em 23/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI
2012 - 2013
Centro Universitário Senac
Título: Gerenciamento de Projetos em organização não governamental
Orientador: Ana Alice Ruchel
Aperfeiçoamento em Project Management Professional (PMP) ®
2013 - 2016
Regional São Paulo do Project Management Institute (SP
Título: Exame PMP. Ano de finalização: 2016
Orientador: PMI
Graduação em TECNOLOGO EM PROCESSAMENTO DE DADOS
1990 - 1994
Centro Universitário de Rio Preto
Título: Sistemas de Banco de Dados para área comercial - Controle de locadora
Orientador: Valéria Volpe
Formação complementar
2019 - 2019
Extensão universitária em Design Thinking and Innovation Projects. , ECHOS Brasil, DESING THINKING, Brasil.
2018 - 2018
Green Belt Lean Six Sigma. (Carga horária: 150h). , Green Belt Lean Six Sigma, GREEN BELT, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em Professional and Executive Coach ? IBC Coaching Brasil ? 2016/2017. (Carga horária: 300h). , Appar coaching, APPAR, Brasil.
2013 - 2016
Project Management Professional. (Carga horária: 820h). , PMI-SP Org, PMP, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Workshop Project Model Canvas. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2013 - 2013
Teste Ágil na produção de Software. (Carga horária: 20h). , Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, SOFTEX, Brasil.
2013 - 2013
Implementação dos níveis G e F do MPS Serviços (WAMPS 2013). (Carga horária: 8h). , Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, SOFTEX, Brasil.
2009 - 2009
MPS.Br - Melhoria do Processo do Software Brasileiro. (Carga horária: 20h). , Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, SOFTEX, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Project 2007. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Gerenciamento de Projetos (Práticas alinhadas ao PMI). (Carga horária: 48h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.
2007 - 2007
Gerenciamento de Projetos - Baseado no PMI-BOK. (Carga horária: 72h). , Catho On Line, CATHO, Brasil.
2006 - 2006
Qualidade Total. , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2006 - 2006
Gerencie Riscos e Mudanças. (Carga horária: 16h). , Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação, APETI, Brasil.
2006 - 2006
Visão Estratégica. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
2006 - 2006
MC2I-Metodo de Melhoria da Qualidade de Software. (Carga horária: 18h). , Microsoft Corporation, MC*, Estados Unidos.
2005 - 2005
Visão Estratégica. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gerenciamento de Projetos.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Projetos de TI.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Teoria da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Organização de eventos
CHIQUETO JÚNIOR, E. . Seminários Gerenciais Shift 2006. 2006. (Congresso).
CHIQUETO JÚNIOR, E. . Seminários Gerenciais - SHIFT 2002. 2002. (Congresso).
Participação em bancas
CHIQUETO JÚNIOR, E.. da Silva.Posto de Comustivel Rota 75. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União das Faculdades dos Grandes Lagos.
CHIQUETO JÚNIOR, E.. Chop´in House - Comercio de Bebidas Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União das Faculdades dos Grandes Lagos.
CHIQUETO JÚNIOR, E.. AG Laboratório. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União das Faculdades dos Grandes Lagos.
CHIQUETO JÚNIOR, E.. Casa de Beleza - Distribuidora de Cosméticos Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União das Faculdades dos Grandes Lagos.
CHIQUETO JÚNIOR, E.. Comercio de Leite - Ltda. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União das Faculdades dos Grandes Lagos.
CHIQUETO JÚNIOR, E.; Salvador Luca. Eficiency Consultoria. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União das Faculdades dos Grandes Lagos.
CHIQUETO JÚNIOR, E.. Pelegrini e Thiago R. Gonçalves.Frigorifico Fort Beef. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) - União das Faculdades dos Grandes Lagos.
Produções bibliográficas
-
CHIQUETO JÚNIOR, E. ; Edilson Chiqueto Junior . Philips Healthcare TI. O papel da tecnologia da informação na estratégia das empresas, p. 14 - 15, 01 nov. 2016.
Outras produções
CHIQUETO JÚNIOR, E. . CONTROLE DE PROJETOS. 2006.
Histórico profissional
Experiência profissional
2003 - 2006
União das Faculdades dos Grandes LagosVínculo: Coordenador de Curso e Profess, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor das disciplinas de Sistemas de Informação, Informática I e II, Banco de Dados, Modelagem de Dados e Orientador de TCC para a área de TI.
Coordenador do curso de Sistemas de Informação - Definição de Grade Curricular, Contração de Professores, alocação de recursos e supervisão.
2003 - 2004
Lego Educational Division - S J Rio PretoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato de Prestação de Serviços, Carga horária: 15
Outras informações:
Curso de Capacitação a professores do ensino fundamental e médio e implantação do curso de Robotica aplicado ao ensino das disciplinas de Fisica, Quimica, Biologia e Matematica.
Implantação em escolas da rede particular de ensino.
2001 - 2003
Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPretoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador de TI no segmento Administrativo e Educacional
Responsável pela implantação das grades curriculares de informática para o curso de Administração de Empresas, na faculdade Fleming, mantida pelo Coc Campinas.
Definição e Implantação dos Laboratórios de Informática e definição dos recursos a serem utilizados nos cursos de Ensino Médio e Superior.
1998 - 2000
Sociedade Tristão de AthaídeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: CLT, Carga horária: 42, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador de TI no segmento administrativo e educacional.
Responsavel pela implantação do projeto de utilização da informática no processo de ensino da pré escola ao vestibular.
Elaboração de material didático e cursos de informática proficionalizantes.
2021 - Atual
UNIMED SÃO JOSÉ DO RIO PRETOVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pelo planejamento estratégico de franqueadora com reflexo a rede de 700 lojas no Brasil, estabelecendo as metas de performance da rede de lojas, novos produtos e tecnologia.Gerenciamento Nacional da rede na área de tecnologia e inovação, promovendo a evolução das tecnologias utilizadas para a sustentação do negócio e varejo.Status report a diretoria organização sobre ciclo de vida dos projetos estratégicosResponsável pela validação técnica e gestão de contratos de fornecedores que atuam nas soluções de TIGestão da estratégia nacional através do acompanhamento e suporte aos projetos do portfólio de projetos definidos.Responsável pelo alinhamento de ideias e inovação, entendendo a dor e necessidade do clienteLiderança estratégica atuando diretamente com as lideranças das áreas de negócio da franqueadora de forma que as ações se reflitam em toda a rede nacional de lojas. Atuação na mitigação de riscos que impeçam as lideranças na condução da estratégia estabelecida, evidenciando o atingimento dos indicadores (KPIs), definição de planos de ações para correções de rotas como forma de alcançar os objetivos definidos nos projetos e em sua estratégia.Liderança responsável por fazer a ligação entre os recursos técnicos, de outras áreas, para que as entregas e resultados, previstos nos projetos aconteçamResponsável pelo atendimento dos requisitos técnicos e normativos (LGPD, Compliance, Riscos e requisitos regulatórios) nos projetos e na estratégia organizacional estabelecida.
2014 - 2021
UNIMED SÃO JOSÉ DO RIO PRETOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de PMO e Tecn. Informação, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerenciamento do escritório de Projetos (PMO) envolvendo portfólio de projetos estratégicos da empresa para todas as áreas de negócio,Gerenciamento de equipe técnica de analistas de negócios com 30 colaboradores,Gerenciamento de Projetos de Construção e implementação de sistemas para cooperativa médica em parceria com a Philips,Gerenciamento de Projetos de implantação de ERP para área Hospitalar Tasy Philips,Gerenciamento de Projetos de implantação de sistemas para Laboratórios Clínicos e Diagnóstica por Imagem LIS/Pax,Gerenciamento de Projetos de Prontuário Médico Unificado em parceria com a Intersystem HealthShare,Gerenciamento do Portfólio de Projetos estratégicos da cooperativa médica,Implementação de processos de qualidade de software baseados no CMMI e MPS-Br.
2004 - 2013
Shift Consultoria e Sistemas S/C Ltda.Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor de Tecnologia da Informação, Carga horária: 48, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerenciamento do escritório de Projetos (PMO), sendo responsável pela criação, implantação e administração do portfólio de produtos e serviços, como: desenvolvimento de software, projetos estratégicos e de negócios.
Responsável pelo ciclo de vida dos Projetos envolvendo, levantamento de necessidades, estudo de viabilidade, desenvolvimento de metodologia e processos, estabelecimento do plano de negócios, gestão orçamentária, definição e acompanhamento do cronograma e entrega, bem como análise e administração dos indicadores de desempenho.
Responsável pelo SEPG (Software Engineering Process Group) na definição e implementação de processos de qualidade e melhoria na fabricação de software, baseados nos modelos MPS.Br (Melhoria de Processos de Software da Softex), CMMI, Scrum e PMI.
Participação no lançamento de novos produtos como ferramentas de BI e indicadores gerenciais, obtendo aceitação do mercado pela funcionalidade dos novos recursos de monitoramento de produtividade, conectividade e inteligência de negócio.
Responsável pelo projeto de reconstrução de um software de 20 anos de mercado, transformando-o em nova tecnologia (banco de dados Caché / linguagem e programação), realizando o relançamento do produto no mercado e conquistando novos clientes e nichos de mercado.
Desenvolvimento do manual de procedimentos contendo as etapas da cadeira produtiva de software, disponibilizados no portal interno aos membros da equipe técnica.
Estruturação e start-up das áreas de Garantia da Qualidade/Qualidade de Software e PMO, Suporte Técnico e Atendimento ao Cliente, com objetivo de ofertar melhores práticas de negócios e promover melhoria na qualidade dos serviços técnicos.
Implantação de sistemas de controles de atendimento de suporte técnico, através da inserção de processos, programas e treinamentos técnicos e ferramentas.
Atuação em projetos internos junto às áreas Financeira, Marketing, Suporte, Implantação, Recursos Humanos, Marketing e Qualidade, fornecendo
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edilson Chiqueto Júnior e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?