Denise de Oliveira Costa

Aluna de graduação do curso de Psicologia do Centro Universitário Ingá - UNINGÁ,cursando o último ano. Já realizou estágios curriculares nas áreas de Psicologia Institucional, Psicologia Escolar e Psicologia Organizacional, atendendo na Clínica Escola da UNINGÁ. Atualmente, faz estágio Extracurricular no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em Maringá- PR.

Informações coletadas do Lattes em 23/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2014 - Atual

Centro Universitário Ingá
Título: ?DI MENOR?: ESTIGMATIZAÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NA MÍDIA PARANAENSE
Orientador: JOSÉ ROBERTO OLIVEIRA SANTOS

Graduação interrompida em 2009 em História

2007 - interrompida

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Ano de interrupção: 2009

Formação complementar

2018 -

Capacitação de Socioeducação. , Prefeitura do Município de Maringá, P/MARINGA, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Psicologia Forense. (Carga horária: 9h). , Renova Cursos, RENOVA, Brasil.

2016 - 2016

Freud para Iniciantes: A Clínica Psicanalítica. (Carga horária: 20h). , Parlêtre Espaço de Psicanálise, PARLÊTRE, Brasil.

2007 - 2007

Oficina História e Cinema. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2007 - 2007

Oficina de Fontes Orais. (Carga horária: 8h). , UNIOESTE, UNIOESTE, Brasil.

Organização de eventos

COSTA, D. O. ; CESAR, L. S. S. . Workshop sobre Alienação Parental. 2017. (Outro).

Participação em eventos

VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM. ENTRE A LUZ E A SOMBRA DO CÁRCERE: NOTAS ACERCA DE UM SISTEMA CARCERÁRIO TRADICIONAL E UM ALTERNATIVO. 2018. (Congresso).

VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM. 2018. (Congresso).

A Clínica Psicanalítica Hoje. 2017. (Outra).

Autismo - Diagnóstico e Tratamento na Primeira Infância. 2017. (Seminário).

Curso de Psicologia Forense. 2017. (Outra).

Diálogo entre teoria e práxis no campo da atenção em saúde menteal. 2017. (Outra).

III Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais Educ. Social, II Cong. Educ. Social e Pedagogia Social do PR, II Encontro Internacional Educ. Social/ Pedagogia Social, XV Semana Criança Cidadã,25 anos do PCA e 20 anos do Projeto Brincadeiras. GRUPO COM FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DA CONDICIONALIDADE DA EDUCAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2017. (Congresso).

Mesa Redonda em Psicologia Jurídica. 2017. (Outra).

VIII Conferência Municipal de Políticas sobre Drogras. 2017. (Outra).

Workshop sobre Alienação Parental. 2017. (Outra).

I Semana Acadêmica de Psicologia. 2016. (Outra).

I Simpósio " Psicologia e Trabalho: Dimensões Sociais e Subjetividade" e" e " I Encontro do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade do Trabalho". 2016. (Seminário).

V Congresso Brasileiro IV Congressos Iberoamericano e Luso-Brasileiro. 2016. (Congresso).

A Loucura e a Rua: Diálogo entre Acadêmicos de Psicologia e a População Maringaense -PIESC.A Loucura e a Rua: Diálogo entre Acadêmicos de Psicologia e a População Maringaense -PIESC. 2015. (Outra).

Minicurso Atenção Psicossocial - Cuidado que se constrói no território e em rede. 2015. (Outra).

Oficina de Atenção a situações de crise. 2015. (Oficina).

VII Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. 2015. (Outra).

VIII Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. 2015. (Outra).

XI Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2015. (Encontro).

V Semana Acadêmica de História "Mundo Contemporâneo: Desafios, Dilemas e Reflexões"..Mi.Migrações internacionais, redes sociais e trabalho temporário : a emigração de jovens do Oeste do Paraná para a Áustria. 2008... 2008. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa Práticas Culturais e Identidades. 2007. (Seminário).

IV Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Humanas, Educação e Letras..R.Retorno ás origens? descendentes de imigrantes no oeste do Paraná em busca da dupla cidadania. 2007. (Outra).

Semana Acadêmica do Curso de História. 2007. (Outra).

X Encontro das Seções Regionais.A duelo entre Eros e Tânatos na elaboração da repetição transferencial. 2007. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • COSTA, D. O. ; ALVES, G. M. ; SANTOS, J. R. O. ; PUJALS, C. . ENTRE A LUZ E A SOMBRA DO CÁRCERE: NOTAS ACERCA DE UM SISTEMA CARCERÁRIO TRADICIONAL E UM ALTERNATIVO. In: VII CIPSI - Congresso Internacional de Psicologia da UEM, 2018, Maringá. ENTRE A LUZ E A SOMBRA DO CÁRCERE: NOTAS ACERCA DE UM SISTEMA CARCERÁRIO TRADICIONAL E UM ALTERNATIVO, 2018.

  • COSTA, D. O. ; SILVA JUNIOR, M. C. ; MARIUCCI, G. . GRUPO COM FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DA CONDICIONALIDADE DA EDUCAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. In: III Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais Educ. Social, II Cong. Educ. Social e Pedagogia Social do PR, II Encontro Internacional Educ. Social/ Pedagogia Social, XV Semana Cristã, 25 anos do PCA e 20 anos do Projeto Brincadeiras, 2017, Maringá. Anais do: III Congresso Internacional de Pesquisadores e Profissionais Educ. Social, II Cong. Educ. Social e Pedagogia Social do PR, II Encontro Internacional Educ. Social/ Pedagogia Social, XV Semana Cristã, 25 anos do PCA e 20 anos do Projeto Brincadeir, 2017.

  • COSTA, D. O. . Entre a luz e a sombra do cárcere: notas acerca de um sistema carcerário tradicional e um sistema alternativo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • COSTA, D. O. ; SILVA JUNIOR, M. C. . Grupo com Famílias em Descumprimento da Condicionalidade da Educação do Programa Bolsa Família: Relato de uma Experiência. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Entre a Luz e a Sombra do Cárcere: Uma comparação do sistema carcerário tradicional com sistema carcerário alternativo., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Centro Universitário Ingá

Vínculo: Centro Universitário Ingá, Enquadramento Funcional: Graduanda em Psicologia

Atividades

  • 02/2017

    Pesquisa e desenvolvimento , Uningá, .,Linhas de pesquisa

  • 02/2018 - 11/2018

    Estágios , Uningá, .,Estágio realizado, Psicologia Clínica.

2007 - 2008

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluno de iniciação científica - voluntário, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Unidade Básica de Saúde - Alvorada III

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Institucional, Carga horária: 4

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Grupo Terapêutico com mulheres de meia idade com temas geradores conforme demanda apresentada; grupo terapêutico com as ACS (Agentes Comunitárias de Saúde), visando trabalhar a importância das relações e trabalho em rede; saúde mental no trabalho e termas geradores conforme a demanda apresentada. (160 horas)

2017 - 2017

Colegio Estadual Marco Antonio Pimenta

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Escolar, Carga horária: 4

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Visou diagnosticar, propor e executar intervenções a nível educacional enfocando aspectos sociais, de modo a aperfeiçoar a formação acadêmica por meio de intervenção, contato e acompanhamento das demandas escolares e individuais dos alunos, em prol de um melhor enfrentamento das questões singulares e coletivas presentes na educação básica (160).

2018 - 2018

Agência do Trabalhador

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Organizacional, Carga horária: 4

Outras informações:
Atividades Desenvolvidas: Recrutamento e seleção; descrição e análise de cargo; análise de currículo; entrevista com os candidatos; treinamento e desenvolvimento; diagnósticos e propostas visando o aperfeiçoamento da rotina da agência do trabalhador (160 horas)

2017 - Atual

Prefeitura do Município de Maringá

Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio em CRAS, Carga horária: 30

Outras informações:
Estagio em Psicologia Social e Políticas Públicas Atividades Desenvolvidas: Elaboração grupos e oficinas com os usuários do CRAS, conforme a demanda apresentada; articulação com a rede socioassistencial do município; reuniões de rede; escuta qualificada; contato e acompanhamento das demandas apresentadas pelos usuários; participação de conferências; visitas institucionais e domiciliares; acompanhamento PAIF (Programa de Atenção Integral à Família); palestras, campanhas e outras atividades coletivas de caráter eventual; solicitação e entrega de documentos; acompanhamento das famílias que descumpriram a condicionalidade da educação do PBF (Programa Bolsa Família).