Marcelo Papoti

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia do Exercício, Treinamento e Natação.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências da Motricidade

2004 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE NADO ATADO NA AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS MECÂNICOS, FISIOLÓGICOS E NO TREINAMENTO DE NADADORES
Claudio Alexandre Gobatto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Natação; nado atado; lactato; Capacidade de trabalho anaeróbio; Limiar anaeróbio.

Mestrado em Ciências da Motricidade

2001 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Efeitos do período de polimento sobre performances aeróbia e anaeróbia de nadadores após ciclo experimental de treinamento,Ano de Obtenção: 2003
Claudio Alexandre Gobatto.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Natação; Polimento; Limiar anaeróbio.

Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física

1996 - 1999

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Orientador: Claudio Alexandre Gobatto

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

Estágio. , Instituto August Krog, Universidade de Copenhague, IAK, Dinamarca.

2006 - 2006

Curso Biomecânica x Fisiologia do Exercício: complementam-se para uma melho. (Carga horária: 2h). , V Workshop de Fisiologia do Exercício da UFSCar, UFSCAR, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Obesidade e Atividade Física. (Carga horária: 5h). , XXVII Simpósio Internacional de Ciências do esporte, XXVII, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Fisiologia do Exercício. (Carga horária: 5h). , XXVII Simpósio Internacional de Ciências do esporte, XXVII, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Fisiologia do Exercício.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Treinamento Esportivo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PAPOTI, M. . O judô como modelo de esporte de alto rendimento no Brasil. 2017. (Outro).

PAPOTI, M. . II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer e XIV Simpósio de Educação Física e Esporte. 2010. (Congresso).

PAPOTI, M. . III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

7 Workshop de Fisiologia Aplicada aos esportes aquáticos. 2020. (Outra).

Comemoração dos 10 anos da EEFERP/USP. 2019. (Seminário).

VII Congresso de Ciências do Desporto. 2019. (Congresso).

IV Fórum de medicina do esporte do conselho federal de medicina. 2018. (Outra).

20th Annual Congress of the European College of Sports Science Sausteinnable Sport. 2015. (Congresso).

Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-Graduação da Área 21 da CAPES. 2015. (Outra).

37 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Estimativa da intensidade de lactado mínimo por meio de esforços máximos em nado livre. 2014. (Simpósio).

11ª Feira de Profissões da USP - Campi do Interior - FEPUSP. 2012. (Feira).

1 Swimming Day de Natação. 2012. (Outra).

IV Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Coodenador do Módulo Temático "Tópicos Especiais em Fisiologia ao Esporte de Rendimento". 2012. (Congresso).

II International Meeting in Exercise Physiology e IX Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCar. 2011. (Simpósio).

33 Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Predição da capacidade aeróbia de nadadores por meio de esforços máximos de 200m e 400m. 2010. (Simpósio).

Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2010.Coordenador da Sessão de Comunicação Oral. 2010. (Encontro).

II Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer e XIV Simpósio de Educação Física e Esporte. 2010. (Congresso).

OK Encontro "Desafios da Unesp e sua nova geração de docentes".Sem apresentação de trabalho. 2010. (Encontro).

OK Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE/2010).Sessão de Comunicação Oral. 2010. (Encontro).

V Encontro de Educação Física das Faculdades Integadas de Bauru.Mesa Reonda "Métodos Biomecânicos e Aspectos do Overtraining no Futebol". 2008. (Encontro).

XIII Simpósio de Educação Física e Esporte e I Congresso Internacional de Educação Física da FCT - UNESP.ASSOCIAÇÕES ENTRE SALTOS VERTICAIS E DESEMPENHO DE 10, 20 E 30 METROS EM JOGADORES DE FUTEBOL PERTENCENTES ÀS CATEGORIAS SUB-15 E SUB-17. 2008. (Simpósio).

11 Congresso Paulista de Educação Física. 2007. (Congresso).

11 Congresso Paulista de Educação Física. Mesa Redonda "Alto nível X saúde: combinação ideal?". 2007. (Congresso).

II Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru.Adaptação do modelo de potência crítica para predição da capacidade aeróbia no exercício resistido. 2007. (Encontro).

II Jornada Científica nas Faculdades Integradas de Bauru.Temas Livres. 2007. (Outra).

I Jornada Científica - I Jornada de Ciências da Saúde das Faculdades Integradas de Bauru.Temas Livres. 2006. (Outra).

V Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCAR e do II Congresso Paulista da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício. UTILIZAÇÃO DE MÉTODO NÃO INVASIVO NA DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE AERÓBIA E ANAERÓBIA NO EXERCÍCIO RESISTIDO. 2006. (Congresso).

XXIX Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Adaptação das séries de treinamento aeróbio (END-1 e END-2) utilizadas em nado livre para situação de nado atado. 2006. (Congresso).

VI Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e X Simpósio Paulista de Educação Física. Uso de corda elástica na determinação da aptidão anaeróbia em nado atado. 2005. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Biomecânica. Determinação da força e frequência de braçada em nado atado utilizando sistema de aquisição de dados. 2005. (Congresso).

XXVIII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. DETERMINAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE BRAÇADA E INTENSIDADE DE NADO EM RITMO DE LIMIAR ANAERÓBIO: COMPARAÇÃO ENTRE OS NADOS LIVRE E ATADO. 2005. (Congresso).

3 Congresso Científico Latino Americano de Educação Fíica-UNIMEP. Determinação da máxima fase estável de lactato em ratos submetidos a natação atada em tanque profundo. 2004. (Congresso).

III Workshop em Fisiologia do Exercício da UFSCar.Efeitos do polimento sobre a velocidade crítica, capacidade de trabalho anaeróbio e performance de nadadroes. 2004. (Encontro).

XXVII Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Periodização e remoção dos pêlos corporais sobre parâmetros fisiolõgicos mecânicos e performance de nadadores treinados. 2004. (Congresso).

II Encontro de Educação Física das Faculdades Integradas de Baruru.Mesa Redonda "Esporte de Alto Nível: Suor e Ouro". 2003. (Encontro).

II Encontro de Educação Física das Faculdades Integradas de Bauru.Esporte de Alto Nível: Suor e Ouro. 2003. (Encontro).

III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física. Temas Livres. 2003. (Congresso).

III Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e IX Simpósio Paulista de Educação Física. Determinação da força de nado atado durante esforços de 30 segundos utlizando célula de carga. 2003. (Congresso).

XXVI Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Coportamento da glicose sérica e do glicogênio muscular de ratos submetidos a exercício de natação em diferentes intensidades. 2003. (Congresso).

Conversas com que gosta de atletismo. 2002. (Encontro).

XXV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte.Efeitos do polimento sobre o limiar anaeróbio, força e performance de nadadores após treinamento experimental. 2002. (Simpósio).

Encontro de área da educação física escolar: II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educaçào Física. 2001. (Encontro).

II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e VIII Simpósio Paulista de Educação Física. 2001. (Congresso).

XXIV Simpósio Internacional de Ciências do Esporte. Validação de dois protocolos de teste para determinação do limiar anaeróbio em natação. 2001. (Congresso).

Clinica de apoio á natação feminina do estado de São Paulo. 2000. (Oficina).

I Simpósio sobre Exercício Físico e Nutrição de Bauru. 1996. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Tarine Botta Arruda

PAPOTI, M.; ZAGATTO, A.M.; MANCHADO-GOBATTO, F. B.;SANTIAGO, P. R. P.. Proposta de um modelo híbrido de potencialização pós-ativação para melhora do desempenho de nadadores velocistas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP.

Aluno: Karine Pereira Rodrigues

PAPOTI, M.; BUENO-JUNIOR, C. R.; RAIZ, L. M. M.; MORIGUTI, J. C.. Treinamento combinado versus multicomponente em parâmetros de saúde de mulheres de 50 a 75 anos: associação com variantes genéticas. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP.

Aluno: Altair Custodio-Júnior

PAPOTI, M.; PASTRE, C. M.; VANDERLEI, L. C.. Efeitos da fototerapia associado a um treinamento de sprints e agachamento no comportamento da modulação autonômica cardíaca da frequência cardíaca: um ensaio clínico randomizado por amostra estratificada, placebo-controlado. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Fisioterapia Desportiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: BHryan Steve Martínez Galán

FREITAS, E. C.; SILVA, A. S. R.;PAPOTI, M.. Efeitos da suplementação de taurina e achocolatado sobre os marcadores de lesão muscular, resposta inflamatória e capacidade aeróbia em triatletas. 2016. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Lorena Matchr

MARTINS, L.E.B.;PAPOTI, M.; MERCADANTE, L. A.; MOURA, F. A.; CUNHA, S.A.. Classificação da intensidade de esforços em jogadores de futebol profissional. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rodrigo Leal de Queiroz Thomaz de Aquino

PUGGINA, E. F.;PAPOTI, M.; ARRUDA, M.. Efeitos de 22 semanas de treinamento sobre as capacidades motoras, indicadores indiretos de dano muscular e o desempenho em campo: aplicações no futebol. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: André Mourão Jacomini

SOUZA, H. C. D.; PUGGINA, E. F.; NEIVA, C. M.; JORDAO JUNIOR, A. A.;PAPOTI, M.; LACCHINI, R.. Exercício físico e estresse oxidativo: influência do nível de condicionamento físico na hipertensão arterial e na relação entre substâncias antioxidantes e oxidantes em idosos. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Camila Dias de Castro

PINTO, R. S.; DIEFENTHAELER, F.;PAPOTI, M.. Análise do desempenho em pólo aquático: agilidade e potência. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carla Cristina Dato

FREITAS, E. C.; MARCHINI, J. S.;PAPOTI, M.. Efeito da ingestão aguda de taurina sobre o desempenho físico e metabolismo lipídico de nadadores de elite de Ribeirão Preto. 2014. Dissertação (Mestrado em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lucas Dantas Maia Forte

Gobatto, C.A.; RODRIGUES, R. C.;PAPOTI, M.. Validade e reprodutibilidade do protocolo de duplos esforços não-exaustivos (DENE) para avaliação aeróbia. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria de Souza Silva

PAPOTI, M.Zagatto, Alessandro M.; GOBATTO, F. B. M.. Efeitos da maturação biológica sobre o custo energético, potência aeróbia, máximo déficit acumulado de oxigênio e performances de nadadores. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eduardo Bernardo Sangali

PAPOTI, M.; FERNANDES, R. A.; ZAGATTO, A. M.. Relação entre parâmetros fisiológicos aeróbios e anaeróbios com o desempenho de ciclistas. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Carlos Augusto Kalva Filho

PAPOTI, M.; SILVA, A. S. R.; FERNANDES, R. A.. Validação de um teste específico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOOD) e da máxima fase estável de lactado em nado atado. 2013. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Filipe Antonio de Barros Sousa

Gobatto, C.A.PAPOTI, M.; BARROS, R. M. L.;SANTIAGO, P. R. P.; MISUTA, M. S.. Mensuração da potência mecânica em esforços de alta intensidade na condição laboratorial de corrida atada e na condição de campo em corrida semi-atada e livre. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonardo Alves Pesquisa

FERNANDES, R. A.; SILVA, A. E. L.;ARAUJO, G. G.; TRICOLI, V. A. A.; GUALANO, B.;PAPOTI, M.. Associação entre o polimorfismo de nucleotídeo único no gene ACTN3, variáveis fisiológicas e parâmetros neuromusculares associados à aptidão aeróbia. 2013 - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São paulo.

Aluno: João Paulo Loures

PAPOTI, M.; ZAGATTO, A. M.; PUGGINA, E. F.. Respostas fisiológicas, bioquímicas e autonômicas de nadadores submetidos a três modelos de treinamentos em nado atado com carga equiparada. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Wladimir Rafael Beck

GOBATO, Claudio Alexandre; da Silva ASR;PAPOTI, M.. Efeito da luminosidade e do horário do exercício de natação até a exaustão na intensidade de lactado mínimo sobre erspostas bioquímicas e hematológicas de ratos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Glaucio Aparecido da Silva

Gobatto, C.A.ARAUJO, G. G.Santhiago, V.PAPOTI, M.; SILVA, A. S. R.. Determinação da capacidade aeróbia pelo protocolo de glicemia mínima e treinamento aeróbio em ratos. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Vinícius de Carvalho Andrade

GOBATTO, F. B. M.;PAPOTI, M.; VERLENGIA, Rozangela. Métodos de velocidade crítica, lactato mínimo e RAST na determinação de parâmetros aeróbios e anaeróbios em corredores: Análises transversais e longitudinais. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ivan José Vechetti Júnioor

PAI, M. D.;PAPOTI, M.; BURINI, R. C.. Adaptações morfofuncionais e respostas moleculares do músculo esquelético de ratos submetidos ao treinamento aeróbio. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Geral e Aplicada) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Karini Borges dos Santos

MACHADO, F. A.;PAPOTI, M.. Forças propulsivas do nado crawl. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Paulo Victor Mezzaroba

PAPOTI, M.; MORAES, S. M. F.; MACHADO, F. A.. Efeito da idade cronológica e biológica sobre variáveis preditoras de desempenho em crianças e adolescentes nadadores. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Ana Carolina Panveloski Costa

PAPOTI, M.. O efeito do exercício físico aeróbio na modulação de marcadores inflamatórios e sua correlação com resistência à insulina em animais obesos. 2010. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: MARIA DA GLÓRIA ARAGÃO MARTINS FERREIRA

PAPOTI, M.. Efeito do exercício físico sobre a condição de saúde de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 2010. Dissertação (Mestrado em Promoção de Saúde) - Universidade de Franca.

Aluno: Vinícius de Carvalho Andrade

MANCHADO, Fúlvia de BarrosPAPOTI, M.; VERLENGIA, Rozangela; CESAR, M. C.;de Araujo, GG. Utilização dos métodods de velocidade crítica, lactado mínimo e rast na determinação das capacidades aeróbia e anaeróbia em atletas corredores. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Ana Carolina Panveloski Costa

SERAPHIM, P. M.PAPOTI, M.; MORAES, S. M. F.. Efeito do treinamento aeróbio e do treinamento anaeróbio na expressão de citocinas e de proteína transportadora de glicose GLUT4 no tecido muscular esquelético de ratos obesos. 2010. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eduardo Zapaterra Campos

BAlikian, P.PAPOTI, M.Gobatto, C.A.. Comparação de parâmetros aeróbios e anaeróbio de futebolistas de diferentes categorias e sua sensibilidade aos efeitos de 7 semanas de uma pré temporada. 2010. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lucas de Castro Cardoso

PAPOTI, M.. Comparação das respostas metabólicas e cardiorrespiratórias e do estresse fisiológico na intensidade de esforço na carga da transição do gasto energético entre a caminhada e corrida, em homens jovens. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: LUIS CLAUDIO SILVA TANGERINO

VERLENGIA, Rozangela;Gobatto, C.A.; PELLEGRINOTTI, I. L.; CAVAGLIERI, C. R.;PAPOTI, M.. Efeito do treinamento resistido linear e ondulatório sobre a aptidão física e marcador de lasão muscular em atletas de handebol. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Aluno: Vitor Luiz de Andrade

PAPOTI, M.; PUGGINA, E. F.;Zagatto, Alessandro M.; ZAPATERRA CAMPOS, E.; CASTRO, F. A. S.. Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) por meio de técnica de retro extrapolação em corredores. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gabriel Guidorizzi Zanetti

TEIXEIRA, C. R. S.; SILVA, S. F.; ISTILI, P. T.;PAPOTI, M.. o efeito de quatro protocolos de treinamento de corrida no desempenho aeróbio de militares. 2019. Tese (Doutorado em Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Rodrigo Magosso

Papoti M; BALDISSERA, V.; ZAGATTO, A. M.; PEREZ, S. E. A.;BECK, W. R.. Quantificação e Elaboração de modelo de predição do gasto energético de homens e mulheres jovens fisicamente ativos nos exercícios resistidos supino reto e leg press. 2019. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gustavo Ramos Dalla Bernardina

Papoti MSANTIAGO, P. R. P.; VILAS-BOAS, J. P.; CHAGAS, M. H.;GOBATTO, C. A.. Acurácia, validade e confiabilidade de um sistema de análise cinemática tridimensional em duplo meio no nado crawl. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Ciências do Esporte) - Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG.

Aluno: Camila Fernanda Costa e Cunha Moraes Brandão

PAPOTI, M.; MARCHINI, J. S.; NONINO, C. B.; FETT, C. A.. Função Mitocondrial e fatores de risco cardiovasculares em mulheres com obesidade submetidas a treinamento físico. 2019. Tese (Doutorado em Clínica Medica) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: MARCOS DAVID DA SILVA CAVALCANTE

TRICOLI, V. A. A.; SILVA, A. E. L.; KOKUBUN, E.; ZAGATTO, A. M.; SILVA, H. A. R.; FRANCHINI, E.; OKUNO, N. M.;PAPOTI, M.. Efeiutos da execução prévia do exercício físicop e cognitivo sobre a estratégia de prova no ciclismo: um estudo acerca dos componentes centrais e periféricos da fadiga neuromuscular. 2016. Tese (Doutorado em Biodinâmica do Movimento Humano) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São paulo.

Aluno: Ivan José Vechetti Junior

PAI, M. D.;PAPOTI, M.; AMARAL, S. L.; SUGIZAKI, M. M.; FERRETTI, R.. Respostas morfológicas e moleculares do músculo esquelético de ratos idosos submetidos ao treinamento físico após estímulo atrófico. 2015. Tese (Doutorado em Biologia Geral e Aplicada) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Mariana Rotta Bonfim

MONTEIRO, H. L.; SILVA-CAMARGO FILHO, J. C.; FERNANDES, R. A.; OLIVEIRA, A. S. B.;PAPOTI, M.. Prática supervisionada de exercícios físicos durante op tratamento regular com estatinas de pacientes da atenção básica: caracterização, aderência e delimitação das respostas musculares. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eduardo Zapaterra Campos

PAPOTI, M.SANTHIAGO, P. R. P.; SANTOS, J. W.;de Araujo, GG; SILVA, A. S. R.. Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio de nadadoresb por meio da técnica de relato extrapolação. 2015. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Flávia Giolo de Carvalho

FREITAS, E. C.; SILVA, A. S. R.;PAPOTI, M.; NONINO, C. B.; CHIN, C. M.. Efeitos da suplementação de taurina e achocolatado sobre a composição corporal, metabolismo proético, desempenho físico e estresse oxidativo em triatletas. 2015 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Homero Gustavo Ferrari

GOBATTO, F. B. M.;de Araujo, GG; MIKAHIL, M. P. T. C.; GOBBI, S.; KOKOBUN, E.;PAPOTI, M.; BELLI, T.. Padronização de testes específicos atados e livres, para determinação de parâmetros aerócios em Canoagem Slalom: relações com o desempenho. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: LUIZ FERNANDO PAULINO RIBEIRO

Gobatto, C.A.PAPOTI, M.; MARQUES, M. F. B.; MARTINS, L.E.B.; SILVA, A. S. R.. Máximo déficit acumulado de oxigênio em corridas livre e resistida em pista. 2013. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Taísa Belli

BALDISSERA, Vilmar; MACEDO, D. V.; MELLO, M. T.;PAPOTI, M.. Respostas inflamatória, hematológica, de estresse oxidativo, prejuízo muscular e composição corporal em ultramaratona de 217 km. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Autran José da Silva Junior

BALDISSERA, VilmarGobatto, C.A.PAPOTI, M.; AGOSTINI, G. G.. Respostas hormonais e metabólicas durante sessão de exercício resistido. 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabio Augusto Barbieri

GOBBI, L. T. B.; MOCHIZUKI, L.; MORAES, R.; DIDEN, J. H. V.; ALMEIDA, Q.; KOKUBUN, E.;Gobatto, C.A.PAPOTI, M.. Membro Suplente "Impacto f muscle fatigue om mechanics and motor controlo f walking in diferente environments". 2012. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Paulo Henrique Silva Marques de Azevedo

PAPOTI, M.. Proposta de teste específico para determinação do limiar anaeróbio, limiar de compensação respiratória e máxima fase estável de lactato sanguíneo em judocas. 2010. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal de São Carlos.

Aluno: Vanessa Santhiago

PAPOTI, M.. Avaliação aeróbia de nadadores através de protocolos invasivos e não invasivos em duas situações distintas: nado livre e atado. 2009. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gabriel Silveira Franco

PUGGINA, E. F.;PAPOTI, M.; MARCHINI, J. S.. Efeito da suplementação de beta alanina na expressão gênica de seus transportadores e no desempenho de corredores fundistas. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em PPG - Reabilitação e Desempenho Funcional) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Aluno: Roberta Gabriela Oliveira Gatti

CUNHA, S.A.; ARRUDA, M.; MARTINS, L.E.B.; ROESLER, H.;PAPOTI, M.; MISUTA, M. S.. Avaliação da potência mecânica no atletismo: largada baixa. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Lorena Marche

MARTINS, L. E. B.;PAPOTI, M.; MERCADANTE, L. A.. Classificação dos esforços de jogadores de futebol durante o jogo. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thiago Chiaratto

BUENO JUNIOR, C. R.;PAPOTI, M.; ZANETTI, M. L.. Influência de polimorfismos genéticos nos efeitos de dois tipos de treinamento físico aeróbico em indivíduos com síndrome metabólica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Aluno: Bryan Steve Martinez Galan

FREITAS, E. C.; SILVA, A. S. R.;PAPOTI, M.. Efeitos da suplementalção da taurina e achocolatado sobre os marcadores de lesão muscular, resposta inflamatória e capacidade aeróbica em triatletas. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Alimentos e Nutrição) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Eliel Calazans Ferreira

SCAGLIA, A. J.; GALATTI, L. R.;PAPOTI, M.. Treinamento com jogos no futebol: estudos das emergências técnicas e táticas advindas dos constrangimentos provocados pela alteração na dimensão do campo a partir de matrizes de jogos concveituais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO E DO ESPORTE E METABOLISMO) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria de Souza Silva

PAPOTI, M.Zagatto, Alessandro M.; GOBATTO, F. B. M.. Uso da técnica de retro extrapolação para determinação do custo energético, potência aeróbia, máximo déficit acumulado de oxigênio e performances de nadadores com diferentes níveis maturacionais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fabio Milioni

PAPOTI, M.; ZAGATTO, A. M.; Gobatto, CA. Relação entre as concentrações de metabólitos, índices fisiológicos e fadiga neuromuscular no desempenho do chute de finalização no futsal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Filipe Antonio de Barros Sousa

GOBATO, Claudio Alexandre;PAPOTI, M.; BARROS, R. M. L.. Estimativa direta e indireta da manifestação de potência mecânica em avaliação de campo durante a corrida seguindo o protocolo de RAST e all-out de 30 segundos. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Isadora Lessa Moreno

Vanderlei L.C.M.Pastre C. M.PAPOTI, M.. Efeitos da reposição hidroeletrolítica sobre parâmetros cardiorrespiratórios em exercício e recuperação. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Fisioterapia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rafael Lemes Rovina

PAPOTI, M.; TOURINHO-FILHO, H.;SILVA, A. S. R.. Resposta do Nr1d1 a diferentes modelos de exercício físico agudo no músculo esquelético de camundongos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP.

Aluno: MIRELA LIMA SANTANA

PAPOTI, M.. Efeitos de oito semanas de treinamento sobre parâmetros anaeróbios, cardíaco e lactacidêmico de judocas. 2006 - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Eliane de Faria Miezavila

PAPOTI, M.. Padronização de teste não invasivo e não exaustivo de duplos esforços para a avaliação de atletas em esteira rolante. 2006 - Faculdades Integradas Einstein de Limeira.

Aluno: Ricardo Nishimori

PAPOTI, M.. Gasto e Ingestão calórica no período competitivo. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Francisco Sampieri Mauad

PAPOTI, M.. Obesidae e Atividade Física. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Rafael Deminice

PEREIRA, Ricardo Rocha;PAPOTI, M.. Utilização de métodos invasivos e não invasivos como indicadores da capacidade aeróbia e da performance em natação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Fernanda C

PAPOTI, M.. de Santi.Informação de tempo para contato e controle visual na saída da natação. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Dione Costa Paranhos

PAPOTI, M.. Desempenho motor no período hormonal. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda Cristina de Santi

PAPOTI, M.. Decisão e Antecipação na Execução de Habilidades Motoras. 2002 - Universidade Estadual Paulista.

Aluno: Rafael Deminice

PAPOTI, M.. Indicadores de Performance em Natação: RElação entre Concentração de Lactato Sanguíneo e Parâmetros de Braçada. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ellen Schettini Roman

PAPOTI, M.. O desenvolvimento da potência em nadadores velocistas no sistema de nado atado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Danilo Fukui de Oliveira

PAPOTI, M.. Alongamento na prática esportiva entre 10 e 16 anos. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Daniela Yukalli Nakano

PAPOTI, M.. Aspectos fisiológicos: discussão teórica e prática do alongamento. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAPOTI, M.; CARLASPIRI, W.; MENDES, I. A. C.; CARMIO, E. C.; GUIMARAES, E. A. B. B.; ROCHA, M. J. A.; BARBOSA, D. A.. Concurso Público para obtenção do Título de Livre-Docente da Profa. Dra. Leila Maria Marchi Alves Ancheschi. 2016. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

PAPOTI, M.; ESTEVES, A. M.;Gobatto, C.A.; PUGGINA, E. F.. Comissão Julgadora do Consurso Público de Provas e Títulos, para Professor Doutor I, nível MS-3.1, em RTP. 2014. Universidade Estadual de Campinas.

PAPOTI, M.; TEIXEIRA, G. R.; ZAGATTO, A. M.. Banca Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para contratação de 01 emprego público de Professor Assistente Doutor. 2013. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAPOTI, M.. Comissão Julgadora do Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RIDIDP), referência MS-3. 2013. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

PAPOTI, M.. Comissão Julgadora do Concurso Público para contratação de 01 Educador - Educação Física e Esporte (Prova de Múltipla Escolha). 2013. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto-USP.

Pastre C. M.; ZAGATTO, A. M.;PAPOTI, M.. Banca Examinadora do Concurso Público de Títulos e Provas para contratação de 01 emprego público de Professor Assistente Doutor. 2012. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAPOTI, M.; SEABRA JUNIOR, M. O.; Filho I.A.V.. Comissão Examinadora para contratação de um Professor Substituto. 2011. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

de Lima M. R.; Filho I.A.V.;PAPOTI, M.. Comissão Examinadora do Concurso Público para contratação de u, Professor Substituto. 2010. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PAPOTI, M.. Educação física na educação infantil e fundamentos dos jogos e brincadeiras. 2009. Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Papoti M. Atividade Física para Criança e Adolescente. 2018. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

NUNOMURA, M.; PELLEGRINOTTI, I. L.; MONTAGNER, P. C.; CUNHA, S.A.;PAPOTI, M.. Comissão Julgadora do Concurso Público para obtenção do Título de Livre-Docente. 2016. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto-USP.

CARVALHO, M. G. B.; PASSAGLIA, R. C. A. T.; ARRUDA, M.; MARTINELLI JUNIOR, C. E.;PAPOTI, M.; OLIVEIRA, M. A.; BERTIOLI, H.; RAIA, R.; MORAES, R.. Concurso Público para obtenção do título de Livre-Docente do Prof. Dr. Hugo Tourinho Filho. 2015. Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto-USP.

FLORINDO, A. A.; ROSE JUNIOR, D.; GUALANO, B.; PIRES, F. O.;PAPOTI, M.. Exercício e desempenho físico. 2015. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

PAPOTI, M.. II Jornada Científica das Faculdades Integradas de Bauru. 2007. Faculdades Integradas de Bauru.

PAPOTI, M.. Avaliação de temas livres na I Jornada Científica - I Jornada de Ciências da Saúde das Faculdades Integradas de Bauru. 2006. Faculdades Integradas de Bauru.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Lenta

LENTA, C.. EFEITOS DO POLIMENTO ( TAPER OFF) SOBRE O LIMIAR ANAERÓBIO E A POTÊNCIA ANAERÓBIA DE NADADORES DE COMPETIÇÃO. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LICENCIATURA EM EDUCAÇAO FISICA) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Luiz Eduardo Barreto Martins

MARTINS, L. E. B.. Efeitos do polimento sobre performances aeróbia e anaeróbia de nadadores após ciclo experimental de treinamento.. 2003. Dissertação (Mestrado em Instituto de Biociências) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

René Brenzikofer

GOBATTO, C. A.; GRECO, C. C.;Cunha, S.A.; BALIKIAN Jr, P.;BRENZIKOFER, R. Utilização do sistema de nado atado na avaliação de parâmetros fisiológicos, mecânicos e no treinamento de nadadores. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.KOKUBUN, E.MARTINS, L. e B. Defesa de Dissertação de Mestrado - Ciências da Motricidade (UNESP - Rio Claro) - Marcelo Papoti. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Claudio Alexandre Gobatto

GOBATTO, C. A.; GRECO, Camila Coelho;CUNHA, Sérgio AugustoBALIKIAN JUNIOR, Pedro; BRENZIKOFER, René. Utilização do sistema de nado atado na avaliação de parâmetros fisiológicos, mecânicos e do treinamento de nadadores. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Sérgio Augusto Cunha

CUNHA, S.A.GOBATTO, C.A.BRENZIKOFER, R.; BALIKIAN JUNIOR, P.; GRECO, C. C.. Utilização do sistema de nado atado na avaliação de parâmetros fisiológicos, mecânicos e no treinamento de nadadores. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Camila Coelho Greco

GOBATTO, C. A.;GRECO, C. C.; Cunha, S.A.;BALIKIAN, P. J.; BRENZIKOFER, R.. Utilização do sistema de nado atado na avaliação de parâmetros fisiológicos, mecânicos e no treinamento de nadadores. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Eduardo Kokubun

GOBATTO, Cláudio AlexandreKOKUBUN, E.; MARTINS, Luis Eduardo Barreto. Efeito do Polimento na Força do nadador. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Pedro Balikian Junior

GOBATTO, C. A.GRECO, C. C.; CUNHA, S. A.;BALIKIAN JUNIOR, P.; BRENZIKOFER, R.. Utilização do sistema de nado atado na avaliação de parâmetros fisiológicos, mecânicos e no treinamento de nadadores. 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- Rio Claro/SP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Yan Figueiredo Foresti

Efeito da maturação na reprodutibilidade e validade de testes específicos para o judô; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP; (Orientador);

Felipe Alves Ribeiro

EFEITOS DE TRÊS DIFERENTES SESSÕES DE TREINAMENTO ANAERÓBIO SOBRE RESPOSTAS FISIOLÓGICAS, MECÂNICAS, NEUROMUSCULARES E O DESEMPENHO EM PROVAS DE VELOCIDADE NA NATAÇÃO; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP; (Orientador);

Julia Causin Andreossi

O efeito da prática mental na fadiga central causada pela hipoxia no desempenho do saque no voleibol; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP; (Orientador);

Gabriel Luches Pereira

Respostas sistêmicas e moleculares provenientes do modelo dormir alto treinar baixo sobre o metabolismo anaeróbio a partir do paradigma de Saltin; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP; (Orientador);

Isabela dos Santos Alves

Análise do Desempenho no Goalball: Proposta de Avaliações Específicas; Início: 2018; Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP; (Coorientador);

Camila Balsamo Gardim

Capacidade anaeróbia determinada por meio de apenas um esforço exaustivo: Influências da exposição à hipóxia e sua sensibilidade ao treinamento; Início: 2017; Tese (Doutorado em PPG - Reabilitação e Desempenho Funcional) - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Danilo Rodrigues Bertucci

Respostas das variáveis do sistema de equilíbrio ácido-base durante exercícios máximos e supra máximos; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Carlos Dellavechia de Carvalho

Respostas fisiológicas e moleculares de três modelos de corrida com cargas equiparadas em ratos wistar; 2017; Dissertação (Mestrado em Educação Física e Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Matheus Silva Norberto

Validade de um protocolo específico para análise de fadiga neuromuscular da musculatura extensora do cotovelo; 2016; Dissertação (Mestrado em Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto) - Universidade de São Paulo,; Orientador: Marcelo Papoti;

Tarine Botta de Arruda

Proposta de um modelo híbrido de potencialização pós-ativação sobre a melhora de desempenho de nadadores velocistas; 2016; Dissertação (Mestrado em Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Rafaela Bevilaqua Mascarin

Dinâmica de recuperação dos parâmetros bioquímicos e de fadiga após realização de um modelo de jogo reduzido em jogadoras de futebol; 2015; Dissertação (Mestrado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

João Paulo Loures

Respostas fisiológicas, bioquímicas e autonômicas de nadadores submetidos a três modelos de treinamentos em nado atado com carga equiparada; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Fabio Milioni

Relação entre as concentrações de metabólitos, índices fisiológicos e fadiga neuromuscular no desempenho do chute de finalização no futsal; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Papoti;

Maria de Souza Silva

Efeitos da maturação biológica sobre o custo energético, potência aeróbia, máximo déficit acumulado de oxigênio e performance de nadadores; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Carlos Augusto Kalva Filho

Validação de um teste específico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e da capacidade aeróbia em nado atado; 2013; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo; Orientador: Marcelo Papoti;

Guilherme Navarro Schneider

Efeito do treinamento de força em terra seca sobre a força propulsora em nado atado e desempenho de nadadores; 2013; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Marcelo Papoti;

Ronaldo Bucken Gobbi

Determinação de fatores de correção para o treinamento intermitente na intensidade de máxima fase estável em nadadores; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Marcelo Papoti;

Eduardo Bernardo Sangali

Relação entre parâmetros fisiológicos aeróbios e anaeróbios com o desempenho de ciclistas; 2012; Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Marcelo Papoti;

Ricardo Augusto Barbieri

RESPOSTAS DE UMA TEMPORADA COMPETITIVA DE JOGADORES DE FUTSAL SOBRE MARCADORES BIOQUÍMICOS, NEUROMUSCULARES E PERFORMANCES AERÓBIA E ANAERÓBIA; 2016; Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Papoti;

Eduardo Zapaterra Campos

Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio de nadadores por meio da técnica de retro extrapolação; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Papoti;

Carlos Augusto Kalva Filho

Caracterização da fadiga central e periférica em diferentes intensidades: um estudo randomizado e duplo cego; 2015; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Papoti;

Vitor Luiz de Andrade

Determinação do Máximo Déficit Acumulado de Oxigênio (MAOD) por meio da técnica de retro extrapolação em corredores; 2015; Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcelo Papoti;

João Paulo Loures

Respostas fisiológicas e autonômicas durante um mesociclo do ano olímpico de atletas de canoagem da elit; 2015; Tese (Doutorado em Reabiltação e Desempenho Funcional) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Marcelo Porto

2017; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP,; Marcelo Papoti;

Ricardo Augusto Barbieri

2016; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP,; Marcelo Papoti;

Guilherme Henrique Silva Esequiel

Respostas agudas da hipóxia intermitente na recuperação durante treinamento intervalado de alta intensidade na natação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Bacharel em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP; Orientador: Marcelo Papoti;

Vanderley Lopes Ribeiro e Danielle Bergamaschi

Teste de corida de 12 min como preditor de intensidade do limiar anaeróbio de alunos da polícia militar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Carolina Lioni e Francini Biazon

Correlação entre parâmetros aeróbio e anaeróbio através de testes invasivos e não invasivos nas situações de nado livre e atado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Alexandre Bueno Landis e Eduardo de Oliveira Broca

Capacidade de trabalho anaeróbio como ferramenta preditora da performance máxima de nadadores treinados; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Gustavo Barquilha Joel e Rodolfo Rodrigues Medrado

Adaptação do modelo de potência crítica no exercício resistido para predição de uma carga capaz de ser sustentada durante longo tempo; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Camila Paulucci Cortez

Quais o benefícios da prática da natação para a terceira idade ?; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BAcharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Willian Duarte Nogueira

Efeitos da idade inicial da prática da natação sobre a aprendizagem motora e performance de nadadores; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BAcharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Sérgio Luis Rodrigues Maia

Procedimentos utilizados no processo de adaptação ao meio líquido com ciranças de 05 a 07 anos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em BAcharelado em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Daniel Pestana da Silva

Utilização detestes específicos e inespecíficos na predição das velocidades aeróbia e anaeróbia de nadadores jovens, engajados em treinamento sistematizado de natação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Faculdades Integradas de Bauru; Orientador: Marcelo Papoti;

Tatiane Santana Rocha

A impotância da atividade física na gestação; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Marcelo Papoti;

Felipe Alves Ribeiro

Efeitos da suplementação de beta alanina e bicarbonato de sódio, sobre parâmetros de fadiga central e periférica de nadadores submetidos ao treinamento de tolerância à acidose; 2016; Iniciação Científica - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Papoti;

Cynthia Giovana Garcia

Validade do teste de; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Papoti;

Carlos Dellavechia de Carvalho

Respostas fisiológicas e moleculares de três modelos de treinamento de corrida com cargas equiparadas em ratos wistar; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Vitor Siqueira Serrano

Efeitos de três modelos de treinamento sobre o desempenho aeróbio e anaeróbio de camundongos corredores; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Carlos Dellavechia de Carvalho

Comparação de dois modelos de treinamento periodizado sobre a capacidade aeróbia e aptidão anaeróbia de camundongos corredores; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física - Ênfase em Educação Física e Saúde) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Papoti;

Isabella dos Santos Alves

Caracterização da participação metabólica em atletas de goaball; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Tarine Botta de Arruda

Efeitos de um macrociclo típico de treinamento sobre parâmetros aeróbios, anaeróbios e desempenho de nadadores; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Educação Física e Esporte) - Universidade de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Monique Yndawe Castanho Araújo

Determinação da capacidade anaeróbia de nadadores em nado atado por meio de protocolo não invasivo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Papoti;

Carolina Cabral Santos

Efeitos da suplementação de -hidroxi--metilbutirato (hmb) sobre parâmetros morfológicos e fisiológicos de ratos wistars submetidos a treinamento concorrente; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Marcelo Papoti;

Pablo Barreto de Almeida

Validação de um teste específico para predição da potência e capacidade anaeróbia em lutadores de artes marciais mistas (MMA); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Vitor Luiz de Andrade

Validade do "anaerobic running sprint test (RAST)" como ferramenta preditora da capacidade anaeróbia em jogadores de futebol; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Eliel Calazans Ferreira

Associações entre índices aeróbios provenientes de avaliações laboratoriais e do "circuito de hoff"; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena Em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Marcelo Papoti;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Claudio Alexandre Gobatto

Efeitos do período de polimento sobre performances aeróbia e anaeróbia de nadadores após ciclo experimental de treinamento; 2003; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Claudio Alexandre Gobatto;

Claudio Alexandre Gobatto

Utilização do sistema de nado atado na avaliação de parâmetros fisiológicos, mecânicos e do treinamento de nadadores; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Ciências da Motricidade) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Claudio Alexandre Gobatto;

Guilherme Henrique Silva Esequiel

RESPOSTAS AGUDAS DA HIPÓXIA INTERMITENTE NA RECUPERAÇÃO DURANTE TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto - USP; Orientador: Guilherme Henrique Silva Esequiel;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA ; CARVALHO, FLAVIA GIOLO ; SOUZA, ANDERSON DE OLIVEIRA ; JUNQUEIRA'FRANCO, MÁRCIA VARELLA MORANDI ; BATITUCCI, GABRIELA ; COUTO'LIMA, CARLOS ANTONIO ; FETT, CARLOS ALEXANDRE ; PAPOTI, MARCELO ; FREITAS, ELLEN CRISTINI DE ; ALBERICI, LUCIANE CARLA ; MARCHINI, JULIO SERGIO . Physical training, UCP1 expression, mitochondrial density, and coupling in adipose tissue from women with obesity. SCANDINAVIAN JOURNAL OF MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS , v. 00, p. 1-8, 2019.

  • BATITUCCI, GABRIELA ; BRANDAO, CAMILA FERNANDA CUNHA ; DE CARVALHO, FLÁVIA GIOLO ; MARCHINI, JULIO SERGIO ; PFRIMER, KARINA ; FERRIOLI, EDUARDO ; CUNHA, FERNANDO ; PAPOTI, MARCELO ; TERRAZAS, SARA IVONE BARROS MORHY ; JUNQUEIRA-FRANCO, MÁRCIA VARELLA MORANDI ; DA SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS ; FREITAS, ELLEN CRISTINI DE . Taurine supplementation increases irisin levels after high intensity physical training in obese women. CYTOKINE , v. 123, p. 154741, 2019.

  • RODRIGUES, J. A. L. ; YAMANE, A. C. ; GONCALVES, T. C. P. ; KALVA-FILHO, C. ; PAPOTI M. ; B. JUNIOR, C. R. . Fed and fasted states on heart rate variability, hemodynamic heart rate and blood pressure in adults submitted to moderate aerobic exercise.. IJC Heart & Vasculature , v. 23, p. 5, 2019.

  • LOURES, J.P. ; FILHO, C.A.K. ; CAMPOS, E.Z. ; PAPOTI, M. . Time course of biochemical variables and comparisons between internal and external load responses in tethered swimming. SCIENCE & SPORTS , v. 1, p. 1-5, 2019.

  • CORREIA, RICARDO DE ASSIS ; FEITOSA, WELLINGTON GOMES ; FIGUEIREDO, PEDRO ; PAPOTI, MARCELO ; CASTRO, FLÁVIO ANTONIO DE SOUZA . The 400-m Front Crawl Test: Energetic and 3D Kinematical Analyses. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 13, p. 1-6, 2019.

  • DE CARVALHO, FLÁVIA G. ; BARBIERI, RICARDO A. ; CARVALHO, MILENA B. ; DATO, CARLA C. ; CAMPOS, EDUARDO Z. ; GOBBI, RONALDO B. ; PAPOTI, MARCELO ; SILVA, ADELINO S. R. ; DE FREITAS, ELLEN CRISTINI . Taurine supplementation can increase lipolysis and affect the contribution of energy systems during front crawl maximal effort. AMINO ACIDS , v. 50, p. 189-198, 2018.

  • DE ANDRADE VL ; PAPOTI M. ; CAMPOS, EDUARDO ZAPATERRA ; KALVA FILHO, C. A. ; GOBBI, R. B. ; VIEIRA, L. H. P. ; BEDO, B. L. S. ; PEREIRA SANTIAGO, PAULO ROBERTO . Lactacidemic variation and movement patterns during anaerobic power test. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 58, p. 576-582, 2018.

  • MESSIAS, LEONARDO HENRIQUE DALCHECO ; SOUSA, FILIPE ANTÔNIO DE BARROS ; dos Reis, Ivan Gustavo Masseli ; FERRARI, HOMERO GUSTAVO ; Gobatto, Claudio Alexandre ; SERRA, CAMILA CAPUTO SALDANHA ; PAPOTI, MARCELO ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA BARROS . Novel paddle stroke analysis for elite slalom kayakers: Relationship with force parameters. PLoS One , v. 13, p. e0192835, 2018.

  • KALVA-FILHO, CARLOS AUGUSTO ; TOUBEKIS, ARGYRIS ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; SILVA, ADELINO SANCHEZRAMOS DA ; LOURES, JOÃO PAULO ; CAMPOS, EDUARDO ZAPATERRA ; PAPOTI, MARCELO . Reliability and Validity of Tethered Swimming Lactate Minimum Test and Their Relationship With Performance in Young Swimmers. PEDIATRIC EXERCISE SCIENCE , v. 30, p. 383-392, 2018.

  • FRANCESCATO, HELOÍSAD.C. ; ALMEIDA, LUCASF. ; REIS, NATANYG. ; FALEIROS, CAMILAM. ; PAPOTI, MARCELO ; COSTA, ROBERTOS. ; COIMBRA, TEREZILAM. . Previous Exercise Effects in Cisplatin-Induced Renal Lesions in Rats. KIDNEY AND BLOOD PRESSURE RESEARCH (ONLINE) , v. 43, p. 582-593, 2018.

  • MILIONI, FABIO ; LEITE, JORGE VIEIRA DE MELLO ; BENEKE, RALPH ; DE POLI, RODRIGO ARAÚJO BONETTI ; PAPOTI, MARCELO ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Table tennis playing styles require specific energy systems demands. PLoS One , v. 13, p. e0199985, 2018.

  • MASCARIN, RAFAELA B. ; DE ANDRADE, VITOR L. ; BARBIERI, RICARDO A. ; LOURES, JOÃO P. ; KALVA-FILHO, CARLOS A. ; PAPOTI, MARCELO . Dynamics of Recovery of Physiological Parameters After a Small-Sided Game in Women Soccer Players. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 887, 2018.

  • BRISOLA, GABRIEL MOTTA PINHEIRO ; Redkva, Paulo Eduardo ; PESSÔA FILHO, DALTON MULLER ; PAPOTI, MARCELO ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Effects of 4 weeks of -alanine supplementation on aerobic fitness in water polo players. PLoS One , v. 13, p. e0205129, 2018.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; ANDRADE, V. ; CAMPOS, E.Z. ; KALVA-FILHO, C. ; ZAGATTO, A.M. ; DE ARAUJO, G. G. ; PAPOTI, M. . Effect of Endurance Training on The Lactate and Glucose Minimum Intensities. Journal of Sports Science and Medicine , v. 17, p. 117-123, 2018.

  • GALAN, B. S. ; CARVALHO, F. G. ; SANTOS, P. C. ; GOBBI, R. B. ; KALVA-FILHO, C. ; PAPOTI M. ; SILVA, A. S. ; FREITAS, E. C. . Effects of taurine on markers of muscle damage, inflammatory response and physical performance in triathletes. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 58, p. 1318-1324, 2018.

  • ALVES, ISABELLA DOS SANTOS ; KALVA-FILHO, CARLOS AUGUSTO ; AQUINO, RODRIGO ; TRAVITZKI, LEONARDO ; TOSIM, ALESSANDRO ; PAPOTI, MARCELO ; MORATO, MÁRCIO PEREIRA . Relationships Between Aerobic and Anaerobic Parameters With Game Technical Performance in Elite Goalball Athletes. Frontiers in Physiology , v. 9, p. 1-10, 2018.

  • DE ANDRADE, VITOR LUIZ ; KALVA-FILHO, CARLOS AUGUSTO ; CAMPOS, EDUARDO ZAPATERRA ; PAPOTI, MARCELO . Maximal accumulated oxygen deficit is influenced by chronological age and is related to intensity of VO2PEAK. SPORT SCIENCES FOR HEALTH (TESTO STAMPATO) , v. 15, p. 109-114, 2018.

  • BATITUCCI, GABRIELA ; TERRAZAS, SARA IVONE BARROS MORHY ; NÓBREGA, MARIANA PEREIRA ; CARVALHO, FLÁVIA GIOLO DE ; PAPOTI, MARCELO ; MARCHINI, JÚLIO SÉRGIO ; SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS DA ; FREITAS, ELLEN CRISTINI DE . Effects of taurine supplementation in elite swimmers performance. Motriz , v. 24, p. 1-7, 2018.

  • BAPTISTA, DANILO BIANCHINI ; DUTRA-DE-SANTANA, LUIS FELIPE ; VERAS, ALLICE SANTOS CRUZ ; ALVES-DE-MENEZES, VERÔNICA ; DOS-SANTOS, NILTON JOSÉ ; PAPOTI, MARCELO ; CAMARGO-FILHO, JOSÉ CARLOS SILVA ; TEIXEIRA, GIOVANA RAMPAZZO . Effect of Concurrent Training and Supplementation with -Hydroxy- -Methylbutyirate (HMB) on the Prostate: Alterations in the Androgen Receptor and Inflammation. INTERNATIONAL JOURNAL OF MORPHOLOGY , v. 36, p. 74-79, 2018.

  • BALIKIAN JUNIOR, P. ; Andrade, VL ; CAMPOS, E. Z. ; KALVA FILHO, C. ; ZAGATTO, A. M. ; ARAUJO, G. G. ; PAPOTI, M. . Effect of Endurance Training on The Lactate and Glucose Minimum Intensities. Journal of Sports Science and Medicine , v. 17, p. 117-123, 2018.

  • BALIKIAN, P. ; ANDRADE, V. L. ; CAMPOS, E. Z. ; Kalva-Filho, Carlos ; ZAGATTO, A. M. ; de Araujo, GG ; PAPOTI, M. . Effect of Endurance Training on The Lactate and Glucose Minimum Intensities. Journal of Sports Science and Medicine , v. 17, p. 123-123, 2018.

  • MESSIAS, LEONARDO HENRIQUE DALCHECO ; SOUSA, FILIPE ANTÔNIO DE BARROS ; dos REIS, IGM ; FERRARI, HOMERO GUSTAVO ; Gobatto, Claudio Alexandre ; SERRA, CAMILA CAPUTO SALDANHA ; PAPOTI, M. ; MANCHADO-GOBATTO, FÚLVIA BARROS . Novel paddle stroke analysis for elite slalom kayakers: Relationship with force parameters. PLoS One , v. 13, p. e0192835, 2018.

  • BAPTISTA, D. B. ; SANTANA, L. F. D. ; VERAS, A. S. C. ; MENEZES, V. A. ; SANTOS, N. J. ; PAPOTI, M. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. ; TEIXEIRA, G. R. . Effect of Concurrent Training and Supplementation with -Hydroxy- -Methylbutyirate (HMB) on the Prostate: Alterations in the Androgen Receptor and Inflammation. INTERNATIONAL JOURNAL OF MORPHOLOGY , v. 36, p. 74-79, 2018.

  • PAPOTI, M. ; SILVA, A. S. R. ; KALVA-FILHO, C.A. ; ARAUJO, G. G. ; SANTIAGO, V. ; MARTINS, L. E. ; CUNHA, S. A. ; GOBATTO, C.A. . Tethered swimming for the evaluation and prescription of resistance training in young swimmers. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 38, p. 125-133, 2017.

  • KALVA FILHO, C. A. ; ZAGATTO, A. M. ; SILVA, A. S. R. ; ARAUJO, M. Y. C. ; GOBBI, R. B. ; GOBATTO, C. A. ; PAPOTI, M. . Relationships among the tethered 3min allout test, MAOD and swimming performance. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 32, p. 333-337, 2017.

  • CAMPOS, E.Z. ; KALVA-FILHO, C.A. ; LOURES, J.P. ; MANCHADO-GOBATTO, F.B. ; Zagatto, A.M. ; PAPOTI, M. . Comparison between peak oxygen consumption and its associated speed determined through an incremental test and a 400-m effort: Implication for swimming training prescription. SCIENCE & SPORTS , v. 32, p. e37-e41, 2017.

  • MILIONI, F. ; Zagatto, A. ; BARBIERI, R. ; ANDRADE, V. ; DOS SANTOS, J. ; GOBATTO, C. ; DA SILVA, A. ; SANTIAGO, P. ; PAPOTI, M. . Energy Systems Contribution in the Running-based Anaerobic Sprint Test. International Journal of Sports Medicine , v. 38, p. 226-232, 2017.

  • TOURINHO FILHO, H. ; PIRES, M. ; PUGGINA, E. F. ; PAPOTI, M. ; BARBIERI, R. A. ; MARTINELLI, C. E. . Serum IGF-I, IGFBP-3 and ALS concentrations and physical performance in young swimmers during a training season.. Growth Hormone & IGF Research , v. 32, p. 49-54, 2017.

  • BARBIERI, RICARDO ; BARBIERI, FABIO ; MILIONI, FABIO ; DOS-SANTOS, JULIO ; SOARES, MARCELO ; ZAGATTO, ALESSANDRO ; PAPOTI, MARCELO . Reliability and Validity of a New Specific Field Test of Aerobic Capacity with the Ball for Futsal Players. International Journal of Sports Medicine , v. 38, p. 233-240, 2017.

  • CAMPOS, EDUARDO Z. ; KALVA-FILHO, CARLOS A. ; GOBBI, RONALDO B. ; BARBIERI, RICARDO A. ; ALMEIDA, NAYARA P. ; PAPOTI, MARCELO . Anaerobic Contribution Determined in Swimming Distances: Relation with Performance. Frontiers in Physiology , v. 8, p. 00-00, 2017.

  • DE CARVALHO, FLÁVIA G. ; GALAN, BRYAN S. M. ; SANTOS, PRISCILA C. ; PRITCHETT, KELLY ; PFRIMER, KARINA ; FERRIOLLI, EDUARDO ; PAPOTI, MARCELO ; MARCHINI, JÚLIO S. ; DE FREITAS, ELLEN C. . Taurine: A Potential Ergogenic Aid for Preventing Muscle Damage and Protein Catabolism and Decreasing Oxidative Stress Produced by Endurance Exercise. Frontiers in Physiology , v. 8, p. 00-00, 2017.

  • KALVA-FILHO, CARLOS ; ZAGATTO, ALESSANDRO ; DA SILVA, ADELINO ; CASTANHO, MONIQUE ; GOBBI, RONALDO ; GOBATTO, CLAUDIO ; PAPOTI, MARCELO . Relationships among the Tethered 3-min All-Out Test, MAOD and Swimming Performance. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 38, p. 353-358, 2017.

  • MIYAGI, WILLIAN EIJI ; DE POLI, RODRIGO DE ARAUJO BONETTI ; PAPOTI, MARCELO ; BERTUZZI, ROMULO ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Anaerobic Capacityestimated in A Single Supramaximal Test in Cycling: Validity and Reliability Analysis. Scientific Reports , v. 7, p. 42485, 2017.

  • GOBATTO, C. A. ; DE ARAUJO, G. G. ; SANTHIAGO, V. ; PAPOTI, M. ; MANCHADO, F. B. . Validation of non-exhaustive test to determine the aerobic capacity in swimming. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. epub, p. 1-13, 2017.

  • BRISOLA, GABRIEL MOTTA PINHEIRO ; MILIONI, FABIO ; PAPOTI, MARCELO ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Effects of 4 Weeks of -Alanine Supplementation on Swim-Performance Parameters in Water Polo Players. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 12, p. 943-950, 2017.

  • Zagatto, Alessandro M. ; NAKAMURA, FABIO Y. ; MILIONI, FABIO ; MIYAGI, WILLIAN E. ; DE POLI, RODRIGO A. B. ; PADULO, JOHNNY ; BRAGAZZI, NICOLA L. ; PAPOTI, MARCELO . The sensitivity of the alternative maximal accumulated oxygen deficit method to discriminate training status. JOURNAL OF SPORTS SCIENCES , v. 35, p. 2453-2460, 2017.

  • MIYAGI, WILLIAN EIJI ; DE POLI, RODRIGO DE ARAUJO BONETTI ; PAPOTI, M. ; BERTUZZI, ROMULO ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Anaerobic Capacityestimated in A Single Supramaximal Test in Cycling: Validity and Reliability Analysis. Scientific Reports , v. 7, p. 42485, 2017.

  • BRISOLA, GABRIEL MOTTA PINHEIRO ; MILIONI, FABIO ; PAPOTI, M. ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Effects of 4 Weeks of -Alanine Supplementation on Swim-Performance Parameters in Water Polo Players. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 12, p. 943-950, 2017.

  • CAMPOS, E.Z. ; KALVA-FILHO, C.A. ; LOURES, J.P. ; MANCHADO, F. B. ; Zagatto, A.M. ; PAPOTI, M. . Comparison between peak oxygen consumption and its associated speed determined through an incremental test and a 400-m effort: Implication for swimming training prescription. Science & Sports , v. 32, p. e37-e41, 2017.

  • CAMPOS, E.Z. ; KALVA-FILHO, C.A. ; LOURES, J. P. ; MANCHADO-GOBATTO, F.B. ; ZAGATTO, A.M. ; PAPOTI, M. . Comparison between peak oxygen consumption and its associated speed determined through an incremental test and a 400-m effort: Implication for swimming training prescription. Science & Sports , v. 32, p. e37-e41, 2017.

  • ZAGATTO, A.M. ; LEITE, J. V. M. ; PAPOTI M. ; BENEKE, R. . Energetics of table tennis and table tennis specific exercise testing. International Journal of Sports Physiology and Performance , v. 11, p. 1012-1017, 2016.

  • TEIXEIRA, G. R. ; SANTOS, N. J. ; ARAUJO, R. G. ; SANTOS, C. C. ; MALHEIRO, O. C. M. ; CASTOLDI R.C. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. ; PAPOTI, M. . The effect of -hydroxy--methylbutyrate (HMB) on the morphology of skeletal muscle after concurrent training. Motriz , v. 23, p. 190-197, 2016.

  • Zagatto, A. ; BERTUZZI, R. ; Miyagi WE ; Padulo J ; PAPOTI, M. . MAOD Determined in a Single Supramaximal Test: a Study on the Reliability and Effects of Supramaximal Intensities. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 37, p. 700-707, 2016.

  • KALVA-FILHO, CARLOS A. ; Zagatto, A. ; DA SILVA, A. S. ; DE ARAUJO, M. Y. ; ALMEIDA, P. B. ; PAPOTI, M. . Tethered 3-min all-out test did not predict the traditional critical force parameters in inexperienced swimmers.. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS , v. 57, p. 1126-1131, 2016.

  • CASTOLDI, R. C. ; COLADELLO, L. F. ; KOIKE, T. E. ; OZAKI, GUILHERME AKIO TAMURA ; MAGALHÃES, ALAN JOSÉ BARBOSA ; PAPOTI, M. ; Camargo Filho, ECT . Effect of body composition on aerobic capacity of animals submitted to swimming exercise. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 18, p. 136-142, 2016.

  • ROSSI, FABRÍCIO E. ; FORTALEZA, ANA C.S. ; NEVES, LUCAS M. ; BUONANI, CAMILA ; PICOLO, MALENA R. ; DINIZ, TIEGO A. ; KALVA-FILHO, CARLOS A. ; PAPOTI, MARCELO ; LIRA, FABIO S. ; FREITAS JUNIOR, ISMAEL F. . Combined Training (Aerobic Plus Strength) Potentiates a Reduction in Body Fat but Demonstrates No Difference on the Lipid Profile in Postmenopausal Women When Compared With Aerobic Training With a Similar Training Load. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 30, p. 226-234, 2016.

  • ANDRADE, V. L. ; Santiago PRP ; Kalva-Filho, C.A ; CAMPOS, E. Z. ; PAPOTI, M. . Reproducibility of running anaerobic sprint test soccer players. Journal Sports Medicine Phys Fitness , v. 56, p. 34-38, 2016.

  • BRISOLA, G. M. P. ; ARTIOLI, G. G. ; PAPOTI, M. ; Zagatto, A.M. . Effects of Four Weeks of -Alanine Supplementation on Repeated Sprint Ability in Water Polo Players. Plos One , v. 8, p. 12, 2016.

  • FALEIROS, CAMILA M ; FRANCESCATO, HELOISA ; PAPOTI, MARCELO ; CHAVES, LUCAS ; SILVA, CLEONICE ; COSTA, ROBERTO ; COIMBRA, TEREZILA MACHADO . Effects of previous physical training on adriamycin nephropathy and its relationship with endothelial lesions and angiogenesis in the renal cortex. Life Sciences (1973) , v. 00, p. 00, 2016.

  • MILIONI, FABIO ; VIEIRA, LUIZ H. P. ; BARBIERI, RICARDO A. ; Zagatto, Alessandro M. ; NORDSBORG, NIKOLAI B. ; BARBIERI, FABIO A. ; DOS-SANTOS, JÚLIO W. ; SANTIAGO, PAULO R. P. ; PAPOTI, MARCELO . Futsal Match-Related Fatigue Affects Running Performance and Neuromuscular Parameters but Not Finishing Kick Speed or Accuracy. Frontiers in Physiology , v. 7, p. 518, 2016.

  • DE ARAUJO, GUSTAVO G. ; PAPOTI, MARCELO ; DOS REIS, IVAN GUSTAVO MASSELLI ; DE MELLO, MARIA A. R. ; Gobatto, Claudio A. . Short and Long Term Effects of High-Intensity Interval Training on Hormones, Metabolites, Antioxidant System, Glycogen Concentration, and Aerobic Performance Adaptations in Rats. Frontiers in Physiology , v. 7, p. 505, 2016.

  • GOBATTO, C.A. ; de Araujo, GG ; Santhiago, V. ; PAPOTI, M. ; Manchado-Gobatto, Fúlvia de Barros . Validation of the non-exhaustive test to determine the aerobic capacity in swimming. J Sports Med Phys Fitness , v. 28, p. 00, 2016.

  • KALVA-FILHO, C. ; ARAÚJO, M. ; SILVA, A. ; GOBATTO, C. ; Zagatto, A. ; GOBBI, R. ; PAPOTI, M. . Determination of VO2-Intensity Relationship and MAOD in Tethered Swimming. International Journal of Sports Medicine , v. 37, p. 687-693, 2016.

  • ZAGATTO, ALESSANDRO ; PAPOTI, MARCELO ; DA SILVA, ADELINO ; BARBIERI, RICARDO ; CAMPOS, EDUARDO ; FERREIRA, ELIEL ; LOURES, JOÃO PAULO ; CHAMARI, KARIM . The Hoff circuit test is more specific than an incremental treadmill test to assess endurance with the ball in youth soccer players. Biology of Sport , v. 33, p. 263-268, 2016.

  • KALVA-FILHO, C. ; ARAÚJO, M. ; SILVA, A. S. R. ; GOBATTO, C. ; ZAGATTO, A. ; GOBBI, R. ; PAPOTI, M. . Determination of VO2-Intensity Relationship and MAOD in Tethered Swimming. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 37, p. 687-693, 2016.

  • CAMPOS, E. Z. ; ZAGATTO, A. M. ; NAKAMURA, F. Y. ; BALIKIAN JUNIOR, P. ; GEROSA-NETO, J. ; NAVARRO, G. S. ; PAPOTI, M. . Characteristics and effect of 8-week soccer training on lactate minimum speed. Sport Sciences for Health (Testo stampato) , v. 12, p. 423-428, 2016.

  • DE ARAUJO, GUSTAVO G. ; PAPOTI, M. ; dos REIS, IGM ; DE MELLO, MARIA A. R. ; GOBATTO, CLAUDIO A. . Short and Long Term Effects of High-Intensity Interval Training on Hormones, Metabolites, Antioxidant System, Glycogen Concentration, and Aerobic Performance Adaptations in Rats. Frontiers in Physiology , v. 7, p. 30, 2016.

  • OZAKI, G. A. T. ; PAPOTI, M. ; KOYKE, T. E. ; CASTOLDI, R. C. ; KODAMA, F. Y. ; CAMARGO, R. C. T. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. . Análises das capacidades aeróbia e anaeróbia de ratos adultos e idosos. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA E MOVIMENTO , v. 24, p. 11-18, 2016.

  • CASTOLDI, R. C. ; COLADELLO, L. F. ; KOYKE, T. E. ; OZAKI, G. A. T. ; MAGALHAES, A. J. B. ; PAPOTI, M. ; CAMARGO, R.C.T. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. . Effect of body composition on aerobic capacity of animals submitted to swimming. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 18, p. 136-142, 2016.

  • LOURES, JOÃO P. ; CHAMARI, KARIM ; FERREIRA, ELIEL C. ; CAMPOS, EDUARDO Z. ; Zagatto, Alessandro M. ; MILIONI, FABIO ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; PAPOTI, MARCELO . Specific Determination of Maximal Lactate Steady State in Soccer Players. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 29, p. 101-106, 2015.

  • KALVA-FILHO, CARLOS A. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; ARAÚJO, MONIQUE I.C. ; SANTIAGO, PAULO R.P. ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; Gobatto, Claudio A. ; PAPOTI, M. . Relationship between aerobic and anaerobic parameters from 3-minute all-out tethered swimming and 400-m maximal front crawl effort. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 29, p. 238-245, 2015.

  • ARAÚJO, Gustavo Gomes de ; GOBATTO, C.A. ; Manchado-Gobatto, Fúlvia de Barros ; Teixeira LF ; DOS REIS, I.G.M. ; CAPERUTO, L. C. ; Papoti M ; Bordin S ; Cavaglieri CR ; Verlengia R . MCT1 and MCT4 kinetic of mRNA expression in different tissues after aerobic exercise at maximal lactate steady state workload. Physiological Research (Print) , v. 64, p. 513-522, 2015.

  • ROSSI, F.E. ; KALVA-FILHO, C.A. ; GAVASSA DE ARAÚJO, R. ; GEROSA NETO, J. ; CAMPOS, E.Z. ; PASTRE, C.M. ; PAPOTI, M. ; FREITAS JUNIOR, I.F. . Critical velocity determined by a non-exhaustive method in menopausal women. Science & Sports , v. 30, p. e17-e22, 2015.

  • KALVA-FILHO, CARLOS A. ; CAMPOS, E. Z. ; ANDRADE, V. L. ; DA SILVA, ADELINO S.R. ; Zagatto, A.M. ; Lima, M.C.S. ; PAPOTI, M. . Relationship of aerobic and anaerobic parameters with 400m front crawl swimming performance. Biology of Sport , v. 32, p. 333-337, 2015.

  • ANDRADE, V. L. ; ZAGATTO, A. M. ; KALVA FILHO, C. A. ; MENDES, O. C. ; ZAPATERRA CAMPOS, E. ; GOBATTO, C. A. ; PAPOTI, M. . Running-based Anaerobic Sprint Test as a Procedure to Evaluate Anaerobic Power. International Journal of Sports Medicine , v. 36, p. 1156-1162, 2015.

  • LEITE, M. R. ; RAMOS, E. M. C. ; KALVA-FILHO, C. A. ; FREIRE, A. P. C. F. ; SILVA, B. S. A. ; NICOLINO, J. ; TOLEDO, A. C. ; PAPOTI, M. ; VANDERLEI, L. C. M. ; RAMOS, D. . Effects of 12 weeks of aerobic training on autonomic modulation, mucociliary clearance, and aerobic parameters in patients with COPD. International Journal of COPD , p. 2549, 2015.

  • ROSSI, F. E. ; FORTALEZA, A. C. S. ; NEVES, L. M. ; BUONANI, C. ; PICOLO, M. R. ; DINIZ, T. A. ; KALVA FILHO, C. A. ; PAPOTI, M. ; LIRA, F. S. ; FREITAS JUNIOR, I. F. . COMBINED TRAINING (AEROBIC PLUS STRENGTH) POTENTIATES A REDUCTION IN BODY FAT BUT DEMONSTRATES NO DIFFERENCE ON THE LIPID PROFILE IN POSTMENOPAUSAL WOMEN WHEN COMPARED TO AEROBIC TRAINING WITH A SIMILAR TRAINING LOAD. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 30, p. 226-234, 2015.

  • SANTOS, A. C. A. ; PAPOTI, M. ; CASTOLDI, R. C. ; BONFIM, M. R. ; CAMARGO, R. C. T. ; MANCHADO, F. B. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. . The effects induced by swimming training on rats submitted to normal and hypercaloric diets. Motricidade , v. 11, p. 16-24, 2015.

  • REDKVA, P. E. ; PAES, M.R. ; ESMANHOTTO, S. A. ; VARGAS, L. M. ; CANTORANI, J. R. H. ; FERREIRA, S. S. ; PAPOTI, M. ; Silva, S. G. . Aerobic and Anaerobic Physiological Characteristics of Brazilian Army Military Orienteers. Journal of Exercise Physiology Online , v. 18, p. 78-84, 2015.

  • VARGAS, L. M. ; REDKVA, P. E. ; CANTORANI, J. R. H. ; PAPOTI, M. ; GUTIERREZ, G. L. . Nível de atividade física de acadêmicos de Educação Física à distância de uma universidade pública. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 23, p. 40-50, 2015.

  • SANTOS, A. C. A. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, F. B. M. ; BONFIM, M.R. ; CASTOLDI, R. C. ; CAMARGO, R.C.T ; CAMARGO FILHO, J.C.S. . The effects induced by swimming training on rats submitted to normal and hypercaloric diets. Motricidade , v. 11, p. 16-24, 2015.

  • DE ARAUJO, G. G. ; GOBATTO, C.A. ; Manchado-Gobatto, F.B. ; TEIXEIRA, L. F. M. ; dos REIS, IGM ; CAPERUTO, L. C. ; PAPOTI, M. ; BORDIN, S. ; CAVAGLIERI, C. R. ; VERLENGIA, ROZANGELA . MCT1 and MCT4 Kinetic of mRNA Expression in Different Tissues After Aerobic Exercise at Maximal Lactate Steady State Workload. PHYSIOLOGICAL RESEARCH , v. 64, p. 513-522, 2015.

  • SANTOS, A. C. A. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, F. B. M. ; BONFIM, M. R. ; CASTOLDI, R. C. ; CAMARGO, R. C. T. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. . The effects induced by swimming training on rats submitted to normal and hypercaloric diets. Motricidade (Santa Maria da Feira) , v. 11, p. 16-24, 2015.

  • Zagatto, A.M. ; Padulo J ; Müller PT ; Miyagi WE ; Malta ES ; PAPOTI, M. . HYPERLACTEMIA INDUCTION MODES AFFECT THE LACTATE MINIMUM POWER AND PHYSIOLOGICAL RESPONSES IN CYCLING. Journal of Strength and Conditioning Research , p. 1, 2014.

  • Zagatto, A.M. ; PAPOTI, M. ; DOS REIS, I.G.M. ; BECK, W.R. ; GOBATTO, C.A. . Analysis of cardiopulmonary and metabolic variables measured during laboratory and sport-specific incremental tests for table tennis performance prediction. Science & Sports , v. 29, p. 62-70, 2014.

  • BONNE, THOMAS CHRISTIAN ; LUNDBY, CARSTEN ; JRGENSEN, SUSANNE ; JOHANSEN, LARS ; MRGAN, MONIJA ; BECH, SIGNE REFSGAARD ; SANDER, MIKAEL ; PAPOTI, MARCELO ; NORDSBORG, NIKOLAI BAASTRUP . -Live High-Train High- increases hemoglobin mass in Olympic swimmers. European Journal of Applied Physiology (Print) , v. 114, p. 1439-1449, 2014.

  • MEZZAROBA, P. V ; PAPOTI, M. ; MACHADO, F.A . Comparison Between Lactate Minimum and Critical Speed Throughout Childhood and Adolescence in Swimmers. Pediatric Exercise Science , v. 26, p. 274-280, 2014.

  • GOMES DE ARAUJO, GUSTAVO ; Manchado-Gobatto, Fúlvia de Barros ; PAPOTI, MARCELO ; CAMARGO, BRUNO HENRIQUE FERREIRA ; Gobatto, Claudio Alexandre . Anaerobic and Aerobic Performances in Elite Basketball Players. Journal of Human Kinetics , v. 42, p. 137-147, 2014.

  • PEREIRA, B. ; PAULI, J. ; DE SOUZA, C. ; ROPELLE, E. ; CINTRA, D. ; ROCHA, E. ; FREITAS, E. ; PAPOTI, M. ; Da SILVA, L. ; LIRA, F. ; SILVA, A. S. R. . Nonfunctional Overreaching Leads to Inflammation and Myostatin Upregulation in Swiss Mice. International Journal of Sports Medicine , v. 35, p. 139-146, 2014.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; MIYAGI, WILLIAN EIJI ; BRISOLA, GABRIEL MOTTA PINHEIRO ; MILIONI, FABIO ; DA SILVA, ADELINO SANCHEZ RAMOS ; SANTIAGO, PAULO ROBERTO PEREIRA ; PAPOTI, MARCELO . Correlation between Hoff test performance, body composition and aerobic and anaerobic fitness in professional soccer players. Sport Sciences for Health , v. 11, p. 73-79, 2014.

  • CAMPOS, EDUARDO ZAPATERRA ; NORDSBORG, NIKOLAI BRAASTRUP ; SILVA, A. S. R. ; ZAGATTO, ALESSANDRO MOURA ; GEROSA NETO, JOSÉ ; ANDRADE, VITOR LUIZ DE ; PAPOTI, M. . OK The response of the lactate minimum test to a 12-week swimming training. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 20, p. 286-291, 2014.

  • PEREIRA, B. ; PAULI, J. ; DE SOUZA, C. ; ROPELLE, E. ; CINTRA, D. ; ROCHA, E. ; FREITAS, E. ; PAPOTI, M. ; Da SILVA, L. ; LIRA, F. ; SILVA, A. S. R. . Nonfunctional Overreaching Leads to Inflammation and Myostatin Upregulation in Swiss Mice. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 35, p. 139-146, 2014.

  • Kalva Filho, Carlos Augusto ; LOURES, J. P. ; Franco, Vanessa Holtz ; KAMINAGAKURA, E. I. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. . Comparação da potência anaeróbia mensurada pelo teste de Rast em diferentes condições de calçado e superfícies. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 19, p. 139-142, 2013.

  • Zagatto, A.M. ; PAPOTI, M. ; dos Reis, Ivan Gustavo Masseli ; BECK, W. R. ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Comparação entre procedimentos de avaliação da capacidade aeróbia determinados por respostas sanguíneas e ventilatórias em quatro diferentes ergômetros. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso) , v. 15, p. 350-360, 2013.

  • de Araujo, GG ; PAPOTI, M. ; Manchado-Gobatto, Fúlvia de Barros ; MELLO, M. A. R. ; Gobatto, C.A. ; GOBATTO, C. A. . Monitoring chronic physical stress using biomarkers, performance protocols and mathematical functions to identify physiological adaptations in rats. Laboratory Animals (London) , v. 47, p. 36-42, 2013.

  • PAPOTI, M. ; DA SILVA, A.S. ; ARAUJO, G. ; SANTIAGO, V. ; MARTINS, L.E. ; CUNHA, S. ; GOBATTO, C. . Aerobic and Anaerobic Performances in Tethered Swimming. International Journal of Sports Medicine , v. 00, p. ahead of print, 2013.

  • Araujo, Gustavo Gomes ; PAPOTI, MARCELO ; DELBIN, MARIA ANDRÉIA ; ZANESCO, ANGELINA ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Physiological adaptations during endurance training below anaerobic threshold in rats. European Journal of Applied Physiology (Print) , v. 00, p. ahead of print, 2013.

  • DOS SANTOS, K. ; PEREIRA, G. ; PAPOTI, M. ; BENTO, P.C. ; RODACKI, A. . Propulsive Force Asymmetry during Tethered-Swimming. International Journal of Sports Medicine , v. 00, p. Ahead of print, 2013.

  • Zagatto, A. ; Kalva-Filho, C.A ; LOURES, J.P. ; Kaminagakura, E.I ; Redkva, P.E ; PAPOTI, M. . Anaerobic running capacity determined from the critical velocity model is not significantly associated with maximal accumulated oxygen deficit in army runners. Science & Sports , v. 00, p. Ahed of print-00, 2013.

  • Kalva-Filho, C.A ; LOURES, J.P. ; Franco, Vanessa Holtz ; Kaminagakura, E.I ; Zagatto, A. ; PAPOTI, M. . Relationship between aerobic parameters and intermittent high-intensity effort performance. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 19, p. 306-312, 2013.

  • ANDRADE, V. L. ; Kalva-Filho, C.A ; Zagatto, A. ; Kaminagakura, E.I ; PAPOTI, M. ; SANTHIAGO, P. R. P. . Influência da aptidão aeróbia no running anaerobic sprint test (RAST).. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 19, p. S1-S7, 2013.

  • CAMPOS, E. Z. ; ZANUTO, E. A. C. ; ALMEIDA, P. B. ; GOBBI, R. B. ; DE ANDRADE VL ; BALIKIAN, P. ; PAPOTI, M. . Effect of training loads on physiological parameters of soccer players. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 19, p. 487-493, 2013.

  • SANGALI, E. B. ; CAMPOS, E. Z. ; GOBBO, L. A. ; ANDRADE, V. L. ; PAPOTI, M. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; BALIKIAN, P. . Relationship between physiological indices and aerobic performance tests in short and medium term of elite cyclists. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 15, p. 498-506, 2013.

  • REDKVA, P. E. ; BATISTA, A.D. ; KALVA FILHO, C. A. ; LOURES, J.P. ; KAMINAGAKURA, E. I. ; Silva, S. G. ; PAPOTI, M. . Correlation between Heart Rate Deflection Point and Respiratory Compensation Point in Brazilian Army Runners. Journal of Exercise Physiology Online , v. 16, p. 76-86, 2013.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; dos REIS, I. G. M. ; BECK, W. R. ; GOBATTO, C.A. . Avaliação da capacidade aeróbia determinada por respostas sanguíneas e ventilatórias em quatro diferentes ergômetros. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 15, p. 350-260, 2013.

  • BRANDÃO, BRUNA BRASIL ; SOUZA, LIDIANE MOREIRA DE ; TROMBETTA, BEATRIZ DE NOVAIS OLIVEIRA ; PASTRE, CARLOS MARCELO ; PAPOTI, MARCELO ; SERAPHIM, PATRICIA MONTEIRO . Uso do teste de duplos esforços para avaliação da capacidade aeróbia de ratos obesos induzidos por dieta. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 19, p. 214-218, 2013.

  • CASTOLDI, ROBSON CHACON ; CAMARGO, REGINA CELI TRINDADE ; MAGALHÃES, ALAN JOSÉ BARBOSA ; OZAKI, GUILHERME AKIO TAMURA ; KODAMA, FÁBIO YOSHIKAZU ; OIKAWA, SÉRGIO MINORU ; PAPOTI, MARCELO ; CAMARGO FILHO, JOSÉ CARLOS SILVA . Concurrent training effect on muscle fibers in Wistar rats. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 19, p. 717-723, 2013.

  • Fabio Milioni ; Ricardo Augusto Barbieri ; Adelino Sanchez Ramos da Silva ; Paulo Roberto Pereira Santiago ; MENDES, Olga de Castro ; PAPOTI, M. . Avaliação de parâmetros de treinamento provenientes de teste indireto em atletas de futsal sub20 e adulto. Pensar a Prática (Online) , v. 16, p. 1146-1158, 2013.

  • ANDRADE, V. L. ; ZAPATERRA CAMPOS, E. ; MILIONI, F. ; ZANUTO, E. A. C. ; ALMEIDA, P. B. ; GOBBI, R.B. ; BALIKIAN JR, P. ; PAPOTI, M. . Efeito das cargas de treinamento sobre parâmetros fisiológicos de futebolistas. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 19, p. 487-493, 2013.

  • ANDRADE, V. L. ; SANGALI, E.B. ; ZAPATERRA CAMPOS, E. ; GOBBO, L.A. ; PAPOTI, M. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; FIGUEIRA, T. R. ; BALIKIAN JR, P. . Relação entre índices fisiológicos aeróbios e desempenho em provas de curta e média. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 15, p. 498/11-506, 2013.

  • PEREIRA, BRUNO ; PAULI, JOSÉ ; ANTUNES, LUSÂNIA MARIA ; DE FREITAS, ELLEN ; DE ALMEIDA, MARA ; DE PAULA VENÂNCIO, VINÍCIUS ; ROPELLE, EDUARDO ; DE SOUZA, CLAUDIO ; CINTRA, DENNYS ; PAPOTI, M. ; SILVA, A. S. R. . Overtraining is associated with DNA damage in blood and skeletal muscle cells of Swiss mice. BMC Physiology (Online) , v. 13, p. 11, 2013.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; Kalva Filho, Carlos Augusto ; Loures, Jõao Paulo ; Franco, Vanessa Holtz ; Kaminagakura, Edson Itaru ; PAPOTI, M. . Correlações entre parâmetros aeróbios e desempenho em esforços intermitentes de alta intensidade. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 19, p. 306-312, 2013.

  • MORET, D. G. ; CASTOLDI, R. C. ; SPAGNOL, A. R. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. ; MALHEIRO, O. C. M. ; PAPOTI, M. . Análise morfológica do músculo gastrocnêmio medial de ratos submetidos a um protocolo de treinamento concorrente. Revista Brasileira de Ciências do Esporte , v. 35, p. 587-597, 2013.

  • FERREIRA, S. S. ; PEREIRA, J. ; PAPOTI, M. ; REDKVA, P. E. ; ELSANGEDY, H. M. ; KRINSKI, K. ; SOUZA JUNIOR, T. P. ; BUZZACHERA, C. F. ; Silva, S. G. . Are Sedentary Women Able to Self-Select a Walking Intensity that Corresponds to Maximal Fat Oxidation (Fatmax)?. Journal of Exercise Physiology Online , v. 16, p. 32-39, 2013.

  • ARAÚJO, Gustavo Gomes de ; Manchado-Gobatto, Fúlvia de Barros ; PAPOTI, M. ; CAMARGO, BRUNO HENRIQUE FERREIRA . Anaerobic and anaerobic performances in elite basketball players. Journal of Human Kinetics , v. 42, p. 137-147, 2013.

  • PAPOTI, M. ; SILVA, A. S. R. ; ARAUJO, G. ; SANTIAGO, V. ; MARTINS, L.E. ; CUNHA, S. ; GOBATTO, C. . Aerobic and Anaerobic Performances in Tethered Swimming. INTERNATIONAL JOURNAL OF SPORTS MEDICINE , v. 34, p. 712-719, 2013.

  • ZAGATTO, A.M. ; KALVA-FILHO, C.A. ; LOURES, J. P. ; KAMINAGAKURA, E.I. ; REDKVA, P.E. ; PAPOTI, M. . Anaerobic running capacity determined from the critical velocity model is not significantly associated with maximal accumulated oxygen deficit in army runners. Science & Sports , v. 28, p. e159-e165, 2013.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; Miyagi, WE ; Sakugawa, Raphael Luiz ; PAPOTI, M. . Utilização da distância total percorrida no teste específico de HOFF como preditor da velocidade de limiar anaeróbio no futebol. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 19, p. 266-269, 2013.

  • Silva, A.R.S. ; PAPOTI, M. ; PAULI, J.R. ; GOBATTO, C.A. . Elaboração de tabelas de percentis através de parâmetros antropométricos, de desempenho, bioquímicos, hematológicos, hormonais e psicológicos em futebolistas profissionais. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 18, p. 148-152, 2012.

  • Kaminagakura, Edson Itaru ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; Redkva, Paulo Eduardo ; Gomes, Elton G ; Loures, Jõao Paulo ; PAPOTI, M. ; Kalva Filho, Carlos Augusto . Can running-based anaerobic sprint test be used to predict anaerobic capacity?. Journal of Exercise Physiology Online , v. 15, p. 90-99, 2012.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; dos Reis, Ivan Gustavo Masseli ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Comparison of anaerobic threshold, oxygen uptake and heart rate between specific table. International Journal of Table Tennis Sciences , v. 7, p. 24-29, 2012.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; Miyagi, WE ; Sakugawa, Raphael Luiz ; PAPOTI, M. ; Kaminagakura, E.I . Aerobic endurance measurement by respiratory exchange ratio during a cycle ergometer graded exercise test. Journal of Exercise Physiology Online , v. 15, p. 49-56, 2012.

  • Araujo, Gustavo Gomes ; PAPOTI, M. ; Mello, Maria Alice Rostom ; Reis, Ivan Gustavo Masselli ; Gobatto, Claudio Alexandre ; GOBATTO, C. A. . Physiological responses during linear periodized training in rats. European Journal of Applied Physiology (Print) , v. xx, p. xx-852, 2012.

  • Redkva, P.E ; Zagatto, A.M. ; GOMES, E. B. ; Kalva-Filho, C.A ; LOURES, J.P. ; Kaminagakura, E.I ; PAPOTI, M. . Prediction of aerobic performance in distance from 1200 to 2800 M for laboratory testing with military runners. Journal of Exercise Physiology Online , v. 15, p. 107-1014, 2012.

  • CAMPOS, E. Z. ; SANGALI, E. B. ; GEROSA NETO, J. ; GOBBI, R. B. ; FREITAS JUNIOR, I. F. ; PAPOTI, M. . Effects of sodium bicarbonate ingestion during an intermittent exercise on blood lactate, stroke parameters, and performance of swimmers. Journal of Exercise Physiology Online , v. 15, p. 84-92, 2012.

  • SPAGNOL, A. R. ; MALHEIRO, O. C. M. ; CASTOLDI, R. C. ; MORET, D. G. ; ARAUJO, R. G. ; PAPOTI, M. ; CAMARGO, R. C. T. ; CAMARGO FILHO, J. C. S. . Análise da plasticidade muscular de ratos submetidos a um protocolo de treinamento físico concorrente. Revista Brasileira de Ciência e Movimento , v. 20, p. 118-124, 2012.

  • LOURES, J.P. ; Kalva-Filho, C.A ; Franco, Vanessa Holtz ; Kaminagakura, Edson Itaru ; Zagatto, A.M. ; PAPOTI, M. . Correlation between the Curvature Constant Parameter (W?) from the Velocity-Exhaustion Time Relationship, Maximal Accumulated Oxygen Deficit and Performance in Professional Soccer Players. Journal of Exercise Physiology Online , v. 15, p. 79-87, 2012.

  • PANVELOSKI-COSTA, A. C. ; PAPOTI, M. ; MOREIRA, R. J. ; SERAPHIM, P. M. . Resposta lactacidêmicas de ratos ao treinamento intermitente de alta intensidade. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 18, p. 121, 2012.

  • MORENO, I. L. ; Pastre C. M. ; PAPOTI, M. ; Vanderlei L.C.M. . Efeitos da reposição hidroeletrolítica sobre parâmetros cardiorrespiratórios em exercício e recuperação. Motriz : Revista de Educação Física (Online) , v. 18, p. 166, 2012.

  • CAMPOS, E. ; BASTOS, F. ; PAPOTI, M. ; FREITAS JUNIOR, I. ; GOBATTO, C. ; BALIKIAN JUNIOR, P. . The Effects of Physical Fitness and Body Composition on Oxygen Consumption and Heart Rate Recovery After High-Intensity Exercise. International Journal of Sports Medicine , v. 33, p. 621-626, 2012.

  • KAMINAGAKURA, E. I. ; REDKVA, P. E. ; GOMES, E. B. ; LOURES, J. P. ; KALVA-FILHO, C. A. ; ZAGATTO, A. M. ; PAPOTI, M. . The anaerobic sprint running test can be used as a predictor of anaerobic capacity?. Journal of Exercise Physiology Online , v. 15, p. 90-99, 2012.

  • Santhiago, V. ; Silva, A.R.S. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, C.A. . Effects of 14-week swmming training program on the psychological, hormanal and physiological parameters of elite woman athletes. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 25, p. 825-832, 2011.

  • Silva, A.R.S. ; PAPOTI, M. ; Santhiago, V. ; PAULI, J.R. ; GOBATTO, C.A. . Serum and plasma hormonal concentration are sensitive to periods of intensity and volume of soccer training. Science & Sports , v. 25, p. 825-832, 2011.

  • Zagatto, A. ; REDKVA, P. ; Loures, J. ; Filho, C. Kalva ; Franco, V. ; Kaminagakura, E. ; PAPOTI, M. . Anaerobic contribution during maximal anaerobic running test: correlation with maximal accumulated oxygen deficit. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports , v. 21, p. e222-e230, 2011.

  • ZAGATTO, A.M. ; PAPOTI, M. ; dos REIS, IGM ; GOBATTO, C.A. . Comparison of anaerobic threshold, oxygen uptake and heart rate between specific table tennis procedure and conventional ergometers. International Journal of Table Tennis Sciences , v. 8, p. 24-29, 2011.

  • LIMA, M. C. S. ; RIBEIRO, L. F. P. ; PAPOTI, M. ; Santiago PRP ; CUNHA, S. A. ; MARTINS, L. E. B. ; GOBATTO, C. A. . A semi tethered field test for power assessment in running. International Journal of Sports Medicine , v. 32, p. 529-534, 2011.

  • REDKVA, P. E. ; LOURES, J.P. ; KALVA FILHO, C. A. ; PAPOTI, M. ; KAMINAGAKURA, E. I. . Correlação entre as medidas direta e indireta do VO2max em corredores do Exército Brasileiro.. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 16, p. 161, 2011.

  • ZAGATTO, A. ; REDKVA, P. ; LOURES, J. P. ; FILHO, C. KALVA ; FRANCO, V. ; KAMINAGAKURA, E. ; PAPOTI, M. . Anaerobic contribution during maximal anaerobic running test: correlation with maximal accumulated oxygen deficit. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports , v. 21, p. e222-e230, 2011.

  • PAPOTI, M. ; VITORIO, R. ; ARAUJO, G. G. ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; CUNHA, Sergio Augusto ; GOBATO, Claudio Alexandre . Força crítica em nado atado para avaliação da capacidade aeróbia e predição de performances em nado livre. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Impresso) , v. 12, p. 14-20, 2010.

  • ARAUJO, G. G. ; PAPOTI, M. ; MANCHADO-GOBATTO ; MELLO, Maria Alice Roston de ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Padronização de um Protocolo Experimental de Treinamento Periodizado em Natação Utilizando Ratos Wistar. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 16, p. 51-56, 2010.

  • MANCHADO-GOBATTO ; GOBATO, Claudio Alexandre ; CONTARTEZE, Ricardo Vinícius Ledesma ; PAPOTI, M. ; ARAÚJO, Gustavo Gomes de ; MELLO, Maria Alice Roston de . Determination of critical velocity and anaerobic capacity of running rats. Journal of Exercise Physiology Online , v. 13, p. 40-49, 2010.

  • PAPOTI, M. ; VITORIO, ; de Araujo, GG ; Martins ; CUNHA, S. A. ; Gobatto, C.A. . Critical force during tethered swimming for the evaluation of aerobic capacity and prediction of performances in freestyle swimming. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Online) , v. 12, p. 14-20, 2010.

  • Santhiago, V. ; Silva, A.R.S. ; PAPOTI, M. ; GOBATO, Claudio Alexandre . Responses of hematological parameters and aerobic performances of elite men and women swimmers during a 14-week training program. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 23, p. 1097-1105, 2009.

  • PAPOTI, M. ; VITORIO, R. ; CUNHA, Sergio Augusto ; ARAUJO, G. G. ; Silva, A.R.S. ; Santhiago, V. ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; GOBATTO, C.A. . Determination of force corresponding to maximal lactate steady state in tethered swimming. International Journal of Exercise Science , v. 2, p. 269-279, 2009.

  • PAPOTI, M. ; Papoti, Marcelo ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Comparação entre ergômetros específico e convencionais na determinação da capacidade aeróbia de mesatenistas. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 15, p. 204-208, 2009.

  • PAPOTI, M. ; VITORIO, ; de Araujo, GG ; Martins ; CUNHA, S. A. ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Força crítica em nado atado para avaliação da capacidade aeróbia e predição de performances em nado livre. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano , v. 12, p. 14-20, 2009.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; GOBATO, Claudio Alexandre . Anaerobic capacity may not be determined by critical power model in elite table tennis players. Journal of Sports Science and Medicine , v. 7, p. 54-59, 2008.

  • Silva, A.R.S. ; Santhiago, V. ; PAPOTI, M. ; GOBATO, Claudio Alexandre . Hematological parameters and anaerobic threshold in Brazilian soccer players throughout a training program. International Journal of Hematology , v. 30, p. 158-166, 2008.

  • Silva, A.R.S. ; Santhiago, V. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Psychological, biochemical and physiological responses of Brazilian soccer players during a training program. Science & Sports , v. 23, p. 66-72, 2008.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; GOBATO, Claudio Alexandre . Validity of critical frequency test for measuring table tennis aerobic endurance thoug specific protocol. Journal of Sports Science and Medicine , v. 7, p. 461-466, 2008.

  • GOBATTO, C.A. ; MELLO, Maria Alice Roston de ; MANCHADO-GOBATTO ; PAPOTI, M. ; VOLTARELLI ; CONTARTEZE, Ricardo Vinícius Ledesma ; ARAÚJO, Gustavo Gomes de . Avaliações fisiológicas adaptadas à roedores: aplicações ao treinamento em diferentes modelos experimentais. Revista Mackenzie de Educacão Física e Esporte , v. 7, p. 137-147, 2008.

  • PAPOTI, M. ; Vitorio, R ; Velosa, A.B. ; CUNHA, S.A. ; SILVA, A. S. R. ; MARTINS, L.E.B. ; GOBATTO, C.A. . Uso de células de carga para mensuração da força dos membros inferiores em nado ondulatório. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , v. 7, p. 313-318, 2008.

  • PAPOTI, M. ; BAlikian, P. ; DENADAI, Benedito Sergio ; Lima, M.C.S. ; Silva, A.R.S. ; Santhiago, V. ; GOBATO, Claudio Alexandre . Adaptação da máscara do analisador de gases VO2000 para mensuração de parâmetros cardiorrespiratórios em natação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte (Impresso) , v. 13, p. 1-5, 2007.

  • PAPOTI, M. ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; CUNHA, Sergio Augusto ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Effects of taper on swimming force and swimer performance after an experimental ten-week training program. Journal of Strength and Conditioning Research , v. 21, p. 343-346, 2007.

  • PAPOTI, M. ; VITORIO, R. ; VELOZA, A. B. ; CUNHA, Sergio Augusto ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; GOBATO, Claudio Alexandre . Uso de células de carga para mensuração da força dos membros inferiores em nado ondulatório. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto , v. 7, p. 313-318, 2007.

  • ARAÚJO, Gustavo Gomes de ; PAPOTI, M. ; MANCHADO, Fúlvia de Barros ; MELLO, Maria Alice Roston de ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Protocols for hyperlactatemia induction in the lactate minimum test adapted to swimming rats. Comparative Biochemistry and Physiology. A, Molecular & Integrative Physiology , v. 148, p. 888-892, 2007.

  • DEMINICE, R. ; PAPOTI, M. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; GOBATO, Claudio Alexandre . Validade do teste de trinta minutos (T-30) na determinação da capacidade aeróbia, parâmetros mecânicos de braçada e performance aeróbia de nadadores treinados. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 13, p. 195-199, 2007.

  • MANCHADO, F. B ; GOBATTO, C.A. ; CONTARTEZE, R. V. L. ; PAPOTI, M. ; MELLO, Maria Alice Roston de . Máxima fase estável de lactato é ergômetro dependente em modelo experimental utilizando ratos. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 12, p. 259-262, 2006.

  • Silva, A.R.S. ; Santhiago, V. ; PAPOTI, M. ; GOBATO, Claudio Alexandre . Comportamento das concentrações sérias e urinárias de creatinina e uréia ao longo de uma periodizaçào desenvolvida em futebolistas profissionais: relações com a taxa de filtração glomerular. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 12, p. 327-332, 2006.

  • PAPOTI, M. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; MENDES, Olga de Casro ; GOBATO, Claudio Alexandre . Utilização de métodos invasivo e não invasivo na predição das performances aeróbia e anaeróbia em nadadores de nível nacional. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 5, n.1, p. 7-14, 2005.

  • PAPOTI, M. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; FREITAS, Paulo Barbosa de ; CUNHA, Sergio Augusto ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Utilização do intercepto-y na avaliação da aptidão anaeróbia e predição da performance de nadadores treinados.. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , Rio de Janeiro, v. 11, n.2, p. 126-135, 2005.

  • MANCHADO, Fúlvia de Barros ; GOBATTO, Claudio Alexandre ; CONTARTEZE, Ricardo Vinícius Ledesma ; PAPOTI, M. ; MELLO, Maria Alice Roston de . Maximal Steady State in running rats. Journal of Exercise Physiology Online , v. 8, p. 29-35, 2005.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; CAPUTTO, Fabrizio ; MENDES, Olga de Castro ; DENADAI, Benedito Sergio ; BALDISSERA, Vilmar ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Comparação entre a utilização da saliva e sangue para determinação do lactato mínimo em cicloergômetro e ergômetro de braço em mesa-tenista. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , v. 10, n.6, p. 481-486, 2004.

  • PAPOTI, M. ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; CUNHA, Sergio Augusto ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Padronização de protocolo específico para determinação da aptidão anaeróbia de nadadores utilizando celula de carga. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 3, n.3, p. 36-42, 2003.

  • PAPOTI, M. ; ALMEIDA, P. B. ; PRADA, F. J. A. ; ELENO, T. G. ; HERMINI, H. A. ; GOBATTO, Claudio Alexandre ; MELLO, Maria Alice Roston de . Máxima fase estável de lactato durante a natação em ratos recuperados de desnutrição protéica. Motriz (Rio Claro) , Rio Claro, v. 9, n.2, p. 103-110, 2003.

  • PEREIRA, Ricardo Rocha ; PAPOTI, M. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Validação de dois protocolos para determinação do limiar anaeróbio em natação. Motriz (Rio Claro) , v. 8, p. 63-68, 2002.

  • ARAÚJO, Gustavo Gomes de ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; MANCHADO, Fúlvia de Barros ; GOBATTO, Claudio Alexandre ; PAPOTI, M. . Determinação do estado para o trabalho anaeróbio em ratos wistar durante exercício de natação.. Motriz (UNESP) , v. 11, n.1, p. 12-12, 2005.

  • MOTTA, Lilian Hernandes ; CONTARTEZE, Ricardo Vinícius Ledesma ; GOBATTO, Claudio Alexandre ; PAPOTI, M. . Comparação de diferentes cargas preditivas utilizando modelos matemáticos, linear e hiperbólico, em ratos submetidos à natação. Motriz (UNESP) , Rio Claro - SP, v. 11, n.1, p. 122-122, 2005.

  • PAPOTI, M. ; CONTESINI, Thiago Sakamoto ; FREITAS, Paulo Barbosa de ; PRADO, Milton Vieira Do ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; CUNHA, Sérgio Augusto ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Uso de corda elástica na determinação da aptidão anaeróbia em nado atado.. Motriz (UNESP) , Rio Claro SP, v. 11, n.1, p. 133-133, 2005.

  • PAPOTI, M. ; SANTOS, I L C ; GOBATTO, Claudio Alexandre ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Determinação da intensidade de lactato mínimo, limiar anaeróbio e teste de 30 minutos na natação.. Motriz (UNESP) , v. 11, n.1, p. 161-161, 2005.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Utilização de protocolos específicos para determinação da aptidão aeróbia em mesatenistas.. Motriz (UNESP) , Rio Claro - SP, v. 11, n.1, p. 197-197, 2005.

  • PAPOTI, M. ; CUNHA, Sergio Augusto ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; FREITAS, Paulo Barbosa de ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Determinação da frequência de braçada e intensaidade de nado em ritmo de limiar anaeróbio: Comparação entre os nados livre e atado. Revista brasileira de ciência e movimento , São Paulo, v. 13, p. 59-59, 2005.

  • PAPOTI, M. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; CAPUTTO, Fabrizio ; DENADAI, Benedito Sergio ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Utilização da capacidade de trabalho anaeróbio no tênis de mesa como parâmetro de capacidade anaeróbia. Revista brasileira de ciência e movimento , São Paulo, v. 13, p. 76-76, 2005.

  • PAPOTI, M. ; ARAUJO, G. G. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; MELLO, Maria Alice Roston de ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Comportamento da glicose sérica e do glicogênio muscular de ratos submetidos a exercício de natação em diferentes intensidades. Revista brasileira de ciência e movimento , Brasília, v. Suplem, p. 248-248, 2003.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; ARAUJO, G. G. ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Carga crítica, capacidade de trabalho anaeróbio e tempo de exaustão em ratos avaliados aos 60 e 90 dias de idade. Motriz, Rio Claro, v. 9, n.1, 2003.

  • ARAUJO, G. G. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; CAMARGO, A. S. B. ; PAPOTI, M. ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Comparação entre os valores de lactato obtidos da cauda e decapitação em ratos wistar durante o repouso e exercício de natação. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasilia, v. Suplem, p. 241-241, 2003.

  • ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; CAMARGO, A. S. B. ; ARAUJO, G. G. ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Correlação entre o tlimreal e o tlimteórico do modelo de carga crítica de nado em ratos wistar. Motriz, v. 9, n.1, p. 41-41, 2003.

  • PAPOTI, M. ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; CUNHA, Sergio Augusto ; CARNEIRO, G. P. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; PEREIRA, Ricardo Rocha ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Determinação da força de nado atado durante esforços de 30 segundos utilizando células de carga. Motriz, v. 9, n.1, p. 57-57, 2003.

  • DEMINICE, R. ; PRADO JUNIOR, M. V. ; PAPOTI, M. ; ZAGATTO, Alessandro Moura . Utilização de métodos não-invasivos como indicador da capacidade aeróbia e da performance em natação competitiva. Revista Brasileira de Medicina do Esporte , Brasilia, v. Suplem, p. 130-130, 2003.

  • MARANGON, L. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; PAPOTI, M. ; MELLO, Maria Alice Roston de ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Utilização do modelo hiperbólico para a determinação da carga crítica em ratos submetidos à natação. Motriz, Rio Claro, v. 9, n.1, p. 42, 2003.

  • PAPOTI, M. ; CUNHA, Sergio Augusto ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Validade na determinação das capacidades aeróbia e anaeróbia de nadadores. Motriz, Rio Claro, v. 9, n.1, p. 56-56, 2003.

  • PAPOTI, M. ; MARTINS, Luis Eduardo Barreto ; CUNHA, Sergio Augusto ; FREITAS, P. ; ZAGATTO, Alessandro Moura ; PEREIRA, Ricardo Rocha ; GOBATTO, Claudio Alexandre . Efeitos do polimento sobre o limiar anaeróbio, força e performance de nadadores após treinamento experimental. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasilia, v. 10, n.4, p. 77-77, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PAPOTI, M. . DOPING NO ESPORTE. 2009.

PAPOTI, M. . Coodenação de mesa redonda "Métodos Biomecânicos e Aspectos de Overtraining no Futebol". 2006.

PAPOTI, M. . Coordenador da mesa redonda: "Esporte de Alto nível: Suor e Ouro". 2003.

PAPOTI, M. . Escola de pesquisadores em educação física e esporte: ênfase em fisiologia aplicada ao exercício. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . Grupo de Estudos em Ciências fisiológicas e exercício: Passado, presente e futuro. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

KALVA FILHO, C. A. ; PAPOTI, M. . Introdução à revisão sistemática e técnicas de metanálise. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . Introdução às ideias de Thomas Kuhn, Karl Popper e Paul Feverabend. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . Marcos históricos em fisiologia do exercício. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . NATAÇÃO: APRENDIZAGEM DOS QUATRO ESTILOS E RECREAÇÃO AQUÁTICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . MÉTODOS DE AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E MONITORAMENTO DO TREINAMENTO ESPORTIVO. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . NATAÇÃO: APRENDIZAGEM DOS QUATRO ESTILOS E RECREAÇÃO AQUÁTICA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PAPOTI, M. . WORKSHOP EM FUTEBOL PROFISSIONAL: Da Fisiologia ao Conecimento Tático " A fisiologia aplicada ao futebol ". 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PAPOTI, M. . Fisiologia do exercício: Teoria e prática da Apicação de testes invasivos e não invasivos para determinação do limiar anaeróbio. 2006. .

PAPOTI, M. . Preparação Física. 2004. .

PAPOTI, M. . Prescrição Nutricional no Esporte e Suplementação Alimentar. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PAPOTI, M. . Utilização da lactacidemia na avaliação e prescrição do treinamento de nadadores. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . Aplicação da Fisiologia do exercício na avaliação e prescrição do treinamento. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PAPOTI, M. . Festival de Natação. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PAPOTI, M. . Periodização do Treinamento em Natação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PAPOTI, M. . Fisiologia do exercício aplicada ao esporte. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PAPOTI, M. . Preparação Física no Futebol. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Dormir Alto e treinar baixo utilizando o paradigma de Saltin: Efeitos sobre a energética muscular, parâmetros de fadiga (central e periférica) e a potência anaeróbia, Descrição: O presente projeto de pesquisa buscou estudar os efeitos do Modelo de Treinamento dormir alto e treinar baixo sobre variaveis relacionadas a fadiga e potência anaeróbia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Respostas do sistema de equilíbrio ácido base e sua relação com a interrupção do exercício em intensidades máxima e supra máxima, Descrição: O objetivo do projeto será avaliar a possibilidade do teste decremental (DEC) e do teste autorregulado (TAR) atingirem VO2max superior ao obtido em teste incremental (INC) em esteira rolante e a partir das respostas das variáveis sanguíneas direcionar pesquisas sobre quais são fatores responsáveis pela regulação/limitação do VO2máx. Serão recrutados atletas de ciclismo e atletismo praticantes a nível competitivo nacional/internacional, realizarão ao todo, seis visitas ao laboratório. Após as duas primeiras visitas, os participantes serão randomicamente divididos em dois grupos, grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). Enquanto que na primeira visita será realizada apenas procedimentos de familiarização (protocolo, procedimentos de coleta sanguínea e escala subjetiva de esforço), na segunda visita (TI-1) será utilizada para estabelecer os parâmetros ventilatórios, metabólicos e hematológicos. O grupo controle irá realizar o mesmo TI-1 nas próximas quatro visitas. Enquanto o grupo experimental realizará familiarização do teste decremental (DEC-F) na terceira visita, um teste decremental individualizado (DEC-1) na quarta visita, já na quinta visita o teste autorregulado pela PSE e finalmente será repetido o teste incremental (TI-2) na sexta visita. Espera-se que os parâmetros da gasometria, principalmente do sistema de equilíbrio ácido-base e sanguíneos possam direcionar as respostas sobre as diferenças dos valores de VO2máx em função da característica de cada teste e assim, sugerir uma melhor estratégia para a determinação do VO2máx.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Danilo Rodrigues Bertucci - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Adaptações metabólicas, hematológicas e neuromusculares provenientes do treinamento, Descrição: O principal objetivo do presente projeto de pesquisa será investigar os efeitos metabólicos, hematológicos e neuromusculares, induzidos pelo modelo de treinamento "Dormir alto e treinar baixo" (DATB), seguido de um período de polimento. Vinte e quatro participantes (12 em hipóxia e 12 em normóxia) treinarão somente uma perna, constituindo assim quatro grupos experimentais - perna destreinada com exposição à hipóxia (GDH), perna treinada com exposição à hipóxia (GTH), perna treinada em normóxia (GDN) e perna treinada em normóxia (GTN). Os GDH e GTH, serão submetidos diariamente (~10 horas.dia-1; durante o período de sono) a uma fração inspirada de oxigênio equivalente a 14,5% (~3000m). O treinamento será composto por 28 sessões, a partir da combinação de esforços realizados em intensidades correspondentes aos limiares metabólicos e à intensidade de consumo pico de oxigênio (VO2PICO). Durante a última semana de treinamento, todos os participantes realizarão sessões em normóxia (i.e. semana de polimento). Todos os participantes (hipóxia e normóxia) dormirão em barracas (Portable Queen TentTM). Antes e após o DATB (20 sessões) e após o período de polimento (8 sessões), os participantes serão submetidos a dois dias de avaliação. No primeiro dia, serão coletadas amostras sanguíneas (20 mL) e tecido muscular (50 mg), para a determinação dos marcadores hematológicos (células vermelhas, hematócrito, hemoglobina, eritropoietina e massa total de hemoglobina) e aos parâmetros metabólicos (quantidade de enzimas e de glicogênio muscular). Ainda no primeiro dia (manhã), os participantes realizarão dois testes incrementais (um em cada perna; intervalo de 30 min), para a determinação dos limiares metabólicos e a iVO2PICO. Durante o período da tarde os participantes realizaram dois esforços até a exaustão com intensidades relativas a 110% e 80% da iVO2PICO (um em cada perna; intervalo de 120 min). No segundo dia, durante o período da manhã, serão realizados seis esforços submáximos (3 com cada perna; intervalo de 60 min entre as séries) com intensidades de 30, 40 e 50W e duração de sete minutos. No período da tarde, os participantes realizarão os Tlim, com as pernas contralaterais as utilizadas no primeiro dia. A partir dos esforços submáximos e supra-máximos será determinado o máximo déficit acumulado de oxigênio de maneira tradicional (MAOD) e reduzida (i.e. soma das contribuições láticas e aláticas no esforço a 110% da iVO2PICO; MAODRED). Os parâmetros neuromusculares relacionados a fadiga central e periférica, serão determinados durante os esforços exaustivos a 80% da iVO2PICO, por meio da técnica de Twitch Interpolation. As comparações entre os grupos experimentais, será realizada por meio da análise de variância (ANOVA-Two Way), seguida, quando necessário, pelo Post-hoc de Tukey. As possíveis relações entre as alterações dos parâmetros investigados com as alterações nos desempenhos, serão verificadas com o teste correlação de Pearson. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado em p 0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / João Paulo Loures - Integrante / Vitor Luiz de Andrade - Integrante / Carlos Augusto Kalva Filho - Integrante / Marcelo Nogueira - Integrante / Ricardo Augusto Barbieri - Integrante / Danilo Bertucci - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2016 - Atual

    Respostas metabólicas, autonômicas e neuromusculares durante o treinamento e recuperação de triatletas: efeitos da modalidade e intensidade, Descrição: Embora o triathlon seja muito difundido, as respostas agudas induzidas pelas diferentes modalidades ainda são pouco exploradas na literatura. Considerando que o tempo de recuperação de diferentes variáveis fisiológicas pode ser influenciado pela modalidade, o conhecimento sobre as respostas agudas parece ser de extrema importância para a organização das cargas de treinamento aplicadas ao triathlon. Desse modo, o objetivo do presente projeto será comparar as respostas neuromusculares, autonômicas e bioquímicas, induzidas por diferentes sessões realizadas no ciclismo, corrida e natação. Para isso, quinze triatletas do sexo masculino serão submetidos a testes incrementais nas três modalidades e a seis sessões de treinamento (i.e. 2 em cada modalidade). As sessões de treinamento em cada modalidade serão realizadas nos domínios pesado (entre os limiares metabólicos; Z2) e severo (acima do segundo limiar metabólico; Z3). A carga será equiparada entre as sessões por meio do impulso de treinamento (TRIMP). Um intervalo mínimo de 48 horas será respeitado entre as sessões. No repouso e durante a recuperação (0, 15 minutos, 24 e 48 horas), serão determinadas as variáveis bioquímicas, neuromusculares relacionadas a fadiga e autonômicas. As variáveis bioquímicas serão as concentrações séricas de creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH). A técnica de Twitch Interpolation será aplicada para a determinação dos fatores centrais e periféricos relacionados a fadiga. A variabilidade da frequência cardíaca será utilizada para a determinação das respostas autonômicas. A análise de variância para medidas repetidas será utilizada para a comparação das respostas fisiológicas induzidas pelas diferentes sessões de treinamento. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Vitor Luiz de Andrade - Integrante / Carlos Augusto Kalva Filho - Integrante / Ricardo Augusto Barbieri - Integrante / Matheus Norberto - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Adaptações metabólicas, autonômicas e neuromusculares provenientes do treinamento associado à hipóxia, seguido de um período de polimento a partir do Paradigma de Saltin, Descrição: O principal do presente projeto de pesquisa será investigar os efeitos de um modelo experimental de treinamento composto de quatro semanas de treinamento associado à hipóxia normobárica (VATB) seguido de uma semana de polimento sobre os índices de avaliação dos metabolismos aeróbio e anaeróbio (lático e alático) e parâmetros de fadiga central e periférica a partir do Paradigma de Saltin. Vinte e quatro participantes [(normóxia=12) e hipóxia (n=12)] treinarão somente uma perna constituindo assim quatro grupos experimentais, ou seja, perna destreinada com exposição à hipóxia (GDH), perna treinada com exposição à hipóxia (GTH), perna treinada em normóxia (GDN) e perna treinada em normóxia (GTN). O programa de treinamento será composto por 4 semanas, a partir da combinação de esforços realizados em intensidades correspondentes aos limiares anaeróbios 1 e 2 e à intensidade de VO2pico. A exposição à hipóxia terá duração de 10 horas/dia com altitude simulada de 3000m [fração inspirada de oxigênio (FIO2) de 14,5%]. Após esses período os participantes serão submetidos uma semana de polimento em normóxia. Antes e após o VATB (1a a 4a semana) e após o período de polimento (5a semana), os participantes serão submetidos a dois dias de avaliação. No 1o dia, serão coletadas, a variabilidade da frequencia cardíaca, amostra sanguíneas e de tecido muscular. Ainda nesse período, os participantes realizarão seis esforços submáximos (3 com a perna direita e três com a perna esquerda) com intensidades de 30, 40 e 50W e duração de 7min (período da manhã). No período da tarde os participantes realizarão dois testes incrementais até a exaustão utilizando a perna direita e esquerda respectivamente para determinação do VO2pico. No 2o dia, período da manhã, os participantes realizarão dois tempos limites (Tlim) ( pernas direita e esquerda) à 110% do VO2pico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) reduzido (MAODRED). No período da tarde os participantes serão submetidos a mais dois Tlim à 80% do VO2pico. A partir dos esforços submáximos e supra-máximos será determinado o MAOD convencional. Antes e imediatamente após esse Tlim, serão realizados testes para avaliação da fadiga central e periférica por meio das técnicas de Twitch Interpolation. Para a comparação das respostas sanguíneas, musculares, ativação central e periférica, resposta cardíaca autonômica e desempenho, antes e após e após o período de polimento, será utilizado o teste de análise de variância (ANOVA-Two Way), seguido quando necessário de teste de Pos hoc de Tukey. As possíveis associações entre as alterações (%) dos parâmetros investigados com os desempenhos serão verificadas com o teste correlação de Pearson. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado em p 0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / Fábio A Barbieri - Integrante / NORDSBORG, NIKOLAI BAASTRUP - Integrante / LOURES, JOÃO P. - Integrante / KALVA-FILHO, C.A. - Integrante / ANDRADE, VITOR LUIZ DE - Integrante / Danilo Bertucci - Integrante / Marcelo Henrique Nogueira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Caracterização da fadiga em esforços com baixas quantidades de glicogênio muscular realizados em diferentes intensidades: um estudo duplo-cego e randomizado, Descrição: Frequentemente durante um programa de treinamento, atletas realizam sessões com baixas quantidades de glicogênio muscular (B-Glic) (e.g. semanas com elevadas cargas sem tempo de recuperação). Esta condição também ocorre nos últimos quilómetros de provas com longa duração, sendo um componente intrínseco do desempenho neste tipo de competição. Assim, identificar a contribuição de processos centrais e periféricos para a fadiga em esforços com B-Glic, propicia o desenvolvimento de diferentes estratégias para aumentar a tolerância ao exercício e, consequentemente, melhorar o desempenho. Entretanto, além dos processos centrais e periféricos para a fadiga serem pouco estudados nesta condição, frequentemente os esforços com B-Glic não são aplicados utilizando a situação placebo, o que sabidamente compromete os resultados. Desse modo, o principal objetivo do presente projeto será investigar a contribuição de fatores centrais e periféricos para a fadiga, em esforços com B-Glic, realizados em diferentes domínios de intensidade, garantindo a situação placebo. Para isso, 14 participantes serão submetidos a seis sessões de avaliação, aplicadas de maneira randômica e pelo sistema duplo-cego. Cada sessão será composta pelo esforço para a depleção do glicogênio, pelo intervalo de recuperação (> 4h) e pelo esforço exaustivo realizado no domínio de intensidade (i.e. moderado, pesado ou severo). Ao final do delineamento experimental, os participantes terão realizado duas sessões em cada domínio de intensidade, sendo uma com (1,2 g.Kg-1.h-1) e outra sem (0,3 g.Kg-1.h-1) a reposição de carboidratos durante o intervalo de recuperação. Para garantir a situação placebo, as soluções terão o mesmo gosto e odor. A cada 10 min durante os esforços nos domínios de intensidade, serão coletadas amostras sanguíneas e as quantidades de glicogênio serão determinadas. Além disso, a contribuição dos fatores centrais e periféricos para a fadiga será determinada por meio das técnicas de pulso elétrico interpolado (i.e., Twitch interpolation; TI) e estimulação magnética transcraniana (EMT). É importante salientar que este projeto será o pioneiro a utilizar estas técnicas para a determinação dos processos centrais e periféricos para a fadiga em esforços com B-Glic.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / CARLOS AUGUSTO KALVA FILHO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Proposta de um modelo híbrido de potencialização pós-ativação para a melhora do desempenho de nadadores velocistas, Descrição: Tradicionalmente na natação, os protocolos de aquecimento são aplicados em elevado volume e intensidade moderada. Entretanto, evidências demonstram que a utilização de esforços com elevada intensidade, principalmente exercícios que envolvem o desenvolvimento de força, podem trazer algum benefício ao nadador, efeito reconhecido como potencialização pós-ativação (PPA). Os estudos desenvolvidos sobre esta temática utilizaram diferentes modelos de exercício para a potencialização, demonstrando benefícios para a saída de bloco ou para o nado limpo durante a prova. Considerando que o desempenho depende de ambos os momentos, a utilização de um modelo híbrido para a PPA seria de grande vantagem prática, o que ainda não observamos na literatura. Com isso, o objetivo do presente estudo é testar a possibilidade de utilização de um modelo híbrido para a PPA. Para isso, 17 nadadores realizarão quatro protocolos de potencialização, seguidos por um desempenho máximo de 50m. No primeiro protocolo os participantes realizarão um aquecimento padrão, sem PPA (situação controle). No segundo protocolo, os nadadores serão submetidos a exercícios de "avanço". No terceiro, eles realizarão esforços na barra fixa e saltos sobre o caixote. Finalmente, no quarto protocolo, os nadadores serão submetidos ao protocolo híbrido, que será constituído pelos exercícios tanto do segundo como do terceiro protocolo. Um intervalo de 24h será respeitado entre cada protocolo. Além do desempenho, o presente projeto irá determinar as respostas neuromusculares induzidas pelos diferentes protocolos. Para isso, será utilizada a técnica de Twitch Interpolation a qual permite a determinação do nível de ativação voluntária muscular. Além disso, os parâmetros mecânicos de nado serão determinados durante o desempenho. Confirmada a normalidade dos dados, as respostas observadas nos diferentes protocolos serão comparadas por meio da análise de variância para medidas repetidas, seguida do post-hoc de Tukey (p<0,05).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Vitor Luiz de Andrade - Integrante / Carlos Augusto Kalva Filho - Integrante / Ricardo Augusto Barbieri - Integrante / Matheus Norberto - Integrante / Tarine Botta de Arruda - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2016 - Atual

    Efeitos da metformina sobre a qualidade do treinamento, desempenho e participação metabólica de nadadores., Descrição: Atualmente a metformina vem sendo utilizada no tratamento de Diabetes Mellitus do tipo 2 principalmente, por favorecer o mecanismo de captação de glicose. No entanto, os mecanismos utilizados por esse composto parecem alterar outras vias energéticas. Os meios pelo qual a metformina promove melhora em indivíduos insulino-dependentes é comparável ao exercício físico possibilitando a hipótese de que exista uma interação positiva entre a prática de exercícios físicos e a suplementação desse composto. Desse modo, considerando o potencial efeito ergogênico da metformina em indivíduos saudáveis, o objetivo do presente estudo será investigar os possíveis efeitos da metformina e na qualidade de uma sessão de treinamento típico, o desempenho e a participação energética em esforços de diferentes magnitudes em nadadores. Para isso nadadores bem treinados serão submetidos um estudo duplo cego durante 5 semanas de avaliação divididas em análises de: série típica (S1), força em nado atado (S2), avaliações que contarão com investigação da fadiga neuromuscular e dano muscular resultante desses esforços; desempenho e participação energética em esforços de 50, 100 e 400m (S3, S4 e S5 respectivamente). Na finalidade de comparar os efeitos da metformina será realizado uma análise de variância para medidas repetidas, respeitando uma significância de p<0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Matheus Silva Norberto - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Dinâmica de recuperação dos parâmetros bioquímicos e de fadiga após realização de diferentes modelos de jogos reduzidos em jogadoras de futebol, Descrição: Métodos de treinamento baseados em modelos de jogos reduzidos (MJR) parecem promover maior benefício fisiológico e tático para jogadores de futebol por apresentarem características mais específicas ao jogo. Desse modo, o objetivo do presente estudo será analisar os parâmetros fisiológicos, bioquímicos, autonômicos e neuromusculares no momento do esforço e sua dinâmica durante o processo de recuperação em quatro MJR. Participarão do estudo vinte e seis atletas profissionais de futebol feminino. Durante e após as sessões dos MJR, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) será avaliada e amostras sanguíneas serão retiradas antes, imediatamente, 24h, 48h e 78h após para análise bioquímica, além das concentrações de lactato ([Lac]) e a percepção subjetiva de esforço (PSE) em momentos específicos. Antes e após as sessões, a técnica de Twitch Interpolation será aplicada para avaliação da fadiga central e periférica. Todas as ações durante os MJR serão integralmente filmadas por câmeras de vídeo digitais posicionadas em pontos específico do campo e o rastreamento será realizado por meio do software Dvideo. O tamanho amostral será calculado usando G*Power 3.1 software, assumindo o poder estatístico de 95% com nível de significância de 0,05. Para a comparação das respostas sanguíneas e ativação central e periférica será utilizado o teste de análise de variância (ANOVA-TwoWay). As possíveis associações entre as alterações dos parâmetros investigados com os desempenhos em cada MJR serão verificados com o teste de correlação de Pearson. O nível de significância será pré-fixado em p < 0,05.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Vitor Luiz de Andrade - Integrante / Carlos Augusto Kalva Filho - Integrante / Ricardo Augusto Barbieri - Integrante / Matheus Norberto - Integrante / Rafela Bevillaqua - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2014 - Atual

    Determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio por meio da técnica de retro extrapolação em nadadores, corredores e ciclistas., Descrição: Devido à necessidade de otimização dos métodos de determinação da capacidade anaeróbia, o objetivo do estudo será validar o máximo déficit de acumulado de oxigênio (MAOD) e MAOD reduzido (MAODRED) por meio da técnica de retro extrapolação (MAODextr e MAODREDextr). Para isso, 45 atletas (15 nadadores, 15 corredores e 15 ciclistas) serão submetidos a três etapas. A primeira consistirá na determinação da cinética do VO2 na natação a partir da técnica de retro extrapolação. A segunda e terceira etapa consistirá, respectivamente, na determinação do MAOD e MAODRED e MAODextr e MAODREDextr. Na primeira etapa será realizado um esforço máximo de 300 s, posteriormente os atletas realizarão esforços de 15 - 120 s com incremento de 15 s e 120 - 270 s com incremento de 30 s em três dias distintos com velocidade controlada de acordo com as parciais do primeiro dia. O VO2 de cada esforço será analisado por meio da técnica de retro extrapolação e cinética do VO2 utilizando o método convencional (MC). Os dados do VO2 serão plotados em relação ao tempo e, analisados segundo um modelo de crescimento mono ou bi-exponencial. No quarto dia os atletas realizarão um esforço de 300 s com a utilização de equipamento de análise do VO2 durante todo o esforço. A segunda etapa consistirá em determinação do MAOD e MAODRED. O MAOD será determinado pela diferença entre demanda teórica e o VO2 mensurado pelo MC consumido em esforço máximo de 300 s, e o MAODRED com a análise das contribuições do metabolismo anaeróbio lático e alático através da análise do VO2 após o esforço de 300 s. O MAODextr e MAODREDextr serão determinados, contudo o VO2 durante os testes será analisado por meio da retro extrapolação. Para validação do MAODREDextr e MAODextr será utilizado a correlação de Pearson, teste t de Student e a análise gráfica de Bland & Altman. O nível de significância será de 5%.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Adelino Sanchez Ramos da Silva - Integrante / Claudio Alexandre Gobatto - Integrante / Paulo Roberto Pereira Santhiago - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Efeitos de diferentes modelos e estratégias de treinamento sobre ajustes fisiológicos, neuromusculares, autonômicos e desempenho, Descrição: O treinamento esportivo visando o máximo desempenho envolve a aplicação de estímulos em intensidade fácil, moderada e intensa durante período de tempo pré-definido, de tal forma que, os estímulos são organizados e/ou periodizados de maneira racional para que o atleta atinja o pico de sua condição física próximo às principais competições. Além da periodização, outras estratégias são adotadas concomitantemente para a maximização do desempenho, como o treinamento associado à hipóxia. Entretanto, apesar desses modos de organização e distribuição das cargas do treinamento serem frequentemente utilizadas por técnicos e pesquisadores, os efeitos do treinamento sobre parâmetros que podem influenciar o desempenho ainda são inconclusivos. Desse modo, o objetivo do presente projeto será investigar os ajustes fisiológicos, neuromusculares e autonômicos de humanos e camundongos submetidos a diferentes modelos e estratégias de treinamento. Além disso, tais ajustes serão relacionados às eventuais alterações do desempenho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Efeitos da distribuição das cargas de treinamento sobre parâmetros de fadiga central e periférica, Descrição: O objetivo do projeto é investigar os efeitos da distribuição de diferentes 25 cargas de treinamento sobre as respostas de parâmetros relacionados à fadiga central e periférica e suas possíveis associações com o desempenho nos esportes. A quantificação das cargas (internas e externas) de treinamento será realizada por meio do uso do impulso de treino (TRIMP), que em geral é assumido como o produto das variáveis volume e intensidade. Antes e após sessões agudas e/ou crônicas de treinamentos com diferentes distribuições do volume e intensidade e em diferentes modalidades esportivas, parâmetros relacionados à fadiga central (FC) e periférica (FP) serão investigados. Para avaliação da FC será utilizada a taxa de ativação central, assumida como a razão entre a contração voluntária máxima e a máxima força evocada, e a técnica de twich interpolation, que consiste na determinação da capacidade de contração voluntária de um determinado músculo em relação à sua força máxima evocada por meio de estímulos elétricos. Nesse caso, a diminuição na contração indica aumento da FC. A avaliação da FP será realizada por meio da análise da amplitude dos componentes do potencial de ação muscular (CMAP), ou seja, onda-M e pelo monitoramento da força de twich (FT). A redução da FT sem redução do CMAP sugere que o mesmo sinal seja enviado ao músculo, no entanto a força é reduzida, o que implica em fadiga periférica. As alterações nos parâmetros de FC e FP serão associadas às alterações no desempenho.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador.

  • 2012 - 2013

    Validação de um teste específico para determinação do máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e da máxima fase estável de lactato em nado atado, Descrição: Os objetivos do presente estudo serão determinar o máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) em nado atado, investigar as possíveis associações do MAOD com metodologias indiretas de avaliação da aptidão anaeróbia e verificar a validade de um único teste em fornecer parâmetros aeróbios e anaeróbios. Para isso 14 nadadores, de nível estadual e nacional, serão avaliados. Previamente ao início das avaliações os atletas serão adaptados ao nado atado. O estudo será realizado em doze dias com um intervalo mínimo de 24h entre os testes. No primeiro dia os atletas serão submetidos a um teste incremental em nado atado para a determinação da intensidade correspondente ao máximo consumo de oxigênio (iVO2MAX). Do segundo ao quinto dias serão realizados esforços submáximos (50 - 95% da iVO2MAX), em nado atado, para a determinação da demanda energética teórica em esforços supra-máximos (DeT). No sexto dia os participantes realizarão um esforço máximo de três minutos em nado atado (Emax3MINNA) e, após um intervalo passivo de oito minutos, um teste incremental para a determinação da intensidade de lactato mínimo (LM) em nado atado. Durante o Emax3MINNA serão determinadas as forças pico e média, o índice de fadiga, a força critica em nado (FCNA) atado e a capacidade de nado anaeróbia (W`NA) e após este esforço, por meio do monitoramento das variáveis respiratórias, será determinado o MAOD de maneira reduzida (MAODRED). Além disso, o Emax3MINNA será considerado como carga supra-máxima para a determinação do MAOD convencional (MAODCON) determinando a demanda energética real para a força média neste esforço (DeR). O MAOD será considerado como a diferença entre a DeT e a DeR. Após um intervalo de 48h os procedimentos serão repetidos para testar a reprodutibilidade das medidas. Os parâmetros aeróbios e anaeróbios, obtidos através do LM e do Emax3MIN serão associados com as variáveis do teste incremental e com o MAODCON, respectivamente com o teste de corelação de Pearson. A reprodutibi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Monique Yndawe Castanho Araujo - Integrante / Carlos Augusto Kalva-Filho - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2012 - 2013

    Efeitos da maturação biológica sobre o custo energético, potência aeróbia, máximo déficit acumulado de oxigênio e performance de nadadores, Descrição: Os objetivos do presente estudo serão para investigar os efeitos da maturação biológica sobre o custo energético (CE), potência aeróbia máxima (VO2max), máximo déficit acumulado de oxigênio (MAODRED) e performances de nadadores. Participarão do estudo 50 nadadores de nível estadual e nacional pertencentes às categorias petiz, infantil, juvenil, júnior e sênior que após determinação da idade biológica (determinada por meio da auto-avaliação das características sexuais secundárias segundo os critérios estabelecidos por Tanner),serão avaliados durante quatro dias separados por intervalo de 24 horas entre as avaliações. Os nadadores realizarão um único esforço máximo de 400 metros para determinação do CE, VO2máx, MAODRED, por meio da técnica de retroextrapolação da curva do consumo de oxigênio. Antes e após o esforço máximo, irão respirar na máscara do analisador de gases VO2000 (MedGraphics) durante cinco minutos. Os valores metabólicos de consumo de oxigênio (VO2) serão determinados por uma unidade metabólica durante os primeiros 20 segundos de recuperação no final do esforço máximo e o MAODRED será determinado como a soma das contribuições energéticas dos metabolismos anaeróbios alático (CeALA) e lático (CeLAT), nos 5 minutos de recuperação após o esforço máximo; o CE será determinada pela diferença entre a medida do VO2máx e o VO2 de repouso, onde será determinado o custo energético do metabolismo aeróbio (CeAER), a contribuição energética do metabolismo anaeróbio alático corresponderá ao componente rápido do consumo excessivo de oxigênio após o exercício (EPOCRAP). O EPOCRAP será estimado por meio do ajuste biexponencial (OriginLab Corporation, Microcal, Massachusets, USA) da relação entre o VO2 e o tempo de recuperação. O CeLAT será estimada pela diferença entre a concentração de lactato pico ([Lac]PICO) mensurada após o exercício e o mensurado em repouso. Assim o custo energético total (CEtotal) será determinado a partir da soma entre CeAER, CeALA e a CeLAT pela. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Maria Souza Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2013

    Efeitos da periodização sobre parâmetros aeróbios, anaeróbios, mecânicos, bioquímicos e performances de nadadores, Descrição: O presente projeto terá como objetivo verificar a validade do teste de aptidão anaeróbia em nado atado (APNA) e juntamente com testes aeróbios e bioquímicos, verificar suas respostas a uma periodização convencional de natação. Os experimentos serão divididos em duas etapas. A primeira etapa objetivará validar um teste de avaliação anaeróbia, para isso 14 nadadores realizarão esforços máximos e submáximos em nado atado para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2max), máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e teste de aptidão anaeróbia em nado atado (APNA). Na segunda etapa serão verificadas os efeitos de uma periodização convencional de natação sobre parâmetros aeróbios, anaeróbios, mecânicos de braçada, biomarcadores de estresse e performances máximas. Desse modo 14 nadadores serão avaliados ao início e término dos diferentes períodos de treinamento (preparatórios básico = PPB, específico = PPE e Polimento = PP), testes de limiar anaeróbio (Lan), APNA performances máximas (Pmax) de 100m e 200m nado crawl e 100m principal estilo. Para cada Pmax será determinado o comprimento (CB) a freqüência (fB) e o índice de braçada (IB). Amostras sanguíneas também serão coletadas ao início e término dos PPB, PPE e PP para determinação de parâmetros bioquímicos (creatina quinase, ácido úrico, grupamentos sulfidrila, glutationa redutase e catalase) e hormonais (testosterona e cortisol). Para comparação dos valores de APNA nas situações de teste e re-teste será utilizado o teste t de Student para amostras dependentes. A comparação dos valores de Lan, APNA, Pmax, CB, fB, IB, parâmetros bioquímicos e hormonais entre os PPB, PPE e PP, serão realizados com o teste de análise de variância (ANOVA) One-Way para amostras repetidas, seguida quando necessário, por teste post hoc de Newman Keuls. O nível de concordância dos valores de APNA (teste e re-teste) será realizado por meio da análise gráfica de Bland & Altman. As possíveis relações entre os parâmetros mensurados em cada fase da periodização serão analisadas com o teste de correlação de Pearson. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado para P>0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Respostas fisiológicas, bioquímicas e autonômicas de nadadores submetidos a três modelos de treinamentos em nado atado com carga equiparada, Descrição: O objetivo do presente estudo será investigar os efeitos do treinamento em nado atado com carga equiparada, utilizando três intensidades distintas, sobre as respostas agudas e crônicas de parâmetros fisiológicos, bioquímicos e autonômicos de nadadores. Vinte nadadores com idade entre 16 e 22 anos participarão do estudo que será dividido em duas etapas. A primeira etapa terá objetivo de verificar as respostas agudas das sessões de treinamento nos parâmetros fisiológicos, bioquímicos e autonômicos. Nesta etapa as avaliações serão realizadas em cinco dias com intervalo mínimo de 48h entre cada teste. A determinação da composição corporal (DEXA) e um esforço máximo de 5s em nado atado para determinação da força máxima (Fmáx) serão realizados no primeiro dia. No segundo dia será realizado um teste incremental em nado atado para a determinação do limiar de lactato (LL), máximo consumo de oxigênio (VO2máx) e a intensidade associada ao VO2máx (iVO2máx). Nas avaliações subseqüentes (3, 4 e 5 dias) os participantes serão submetidos randomicamente a três sessões de treinamento, com cargas equiparadas, que terão intensidades distintas (abaixo do LL, no LL e na iVO2máx). As variáveis fisiológicas serão avaliadas constantemente enquanto que durante antes e após cada sessão de treinamento e as variáveis autonômicas e bioquímicas serão coletadas no início e ao final da sessão. A segunda etapa terá objetivo de investigar os efeitos de oito semanas de treinamento, utilizando diferentes intensidades, nas variáveis fisiológicas, bioquímicas e autonômicas. Os participantes serão divididos em dois grupos que treinarão em intensidades abaixo do LL (GZ1; n=10) e no LL (GZ2; n=10), com uma freqüência de 7 sessões.semana-1. Em ambos os grupos a carga de treinamento será idêntica e quantificada pelo impulso do treinamento (TRIMP). Após oito semanas e treinamento será iniciado o período de polimento que terá duração de sete dias e será idêntico para ambos os grupos. Todas as variáveis estud. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Carlos Marcelo Pastre - Integrante / João Paulo Loures - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2011 - 2012

    Validação de um teste específico para predição da potência e capacidade anaeróbia em lutadores de artes marciais mistas (MMA), Descrição: O presente estudo tem como objetivo verificar a validade um teste específico de avaliação anaeróbia (TAAMMA) para lutadores de artes marciais mistas (MMA). Dez lutadores de MMA do sexo masculino, com idades de 18 a 35 anos, serão submetidos a teste de avaliação antropométrica, esforço incremental para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), máximo déficit de acumulado de oxigênio (MAOD) e Wingate (W) para membros superiores (MAODMS; WMS) e inferiores (MAODMI; WMI).Inicialmente (1 e 2 dias) serão realizadas as medidas antropométricas e avaliação para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2max). Nos cinco dias subseqüentes os lutadores realizarão em cicloergômetro dez esforços submáximos, em ordem randômica, com intensidades entre 50 a 95% da intensidade de exercício correspondente ao VO2max (iVO2max) para membros inferiores (iVO2maxMI) e superiores (iVO2maxMS). No 7 e 8 dia serão realizados dois esforços supra-máximos até a exaustão voluntária com intensidade correspondente a 120% da iVO2max. No 9 e 10 dia serão realizados os WMS e WMI. Para verificar a reprodutibilidade dos dados após um período de repouso de 48h os lutadores realizarão novamente o TAAMMA. Para comparação e possíveis associações entre os parâmetros do TAAMMA na situação teste e re-teste serão utilizados o teste t Student para amostras dependentes e teste de correlação de Pearson respectivamente. A concordância dos valores provenientes do TAAMMA na situação teste re-teste também será verificada. O teste de correlação de Pearson ainda será utilizado para verificar as possíveis associações entre os parâmetros provenientes do TAAMMA, os valores de MAOD e Wingate para membros superiores e inferiores. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado para P<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / Pablo Barreto de Almeida - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

  • 2010 - 2012

    Validade do "anaerobic running SPRINT test (RAST)" como ferramento preditora da capacidade anaeróbia em jogadores de futebol, Descrição: O objetivo do presente estudo será verificar a validade do Running Anaerobic Sprint Test (RAST) como ferramenta preditora da capacidade anaeróbia (MAOD) em jogadores de futebol. Vinte jogadores pertencentes à categoria sub-20 de uma equipe de Presidente Prudente-SP, serão submetidos a teste de avaliação atropométrica, esforço incremental para determinação do consumo máximo de oxigênio (VO2máx), MAOD e RAST. Os testes terão duração total de nove dias. No primeiro serão realizadas as medidas antropométricas e um teste progressivo na esteira para determinação VO2max. Nos cinco dias subseqüentes os jogadores realizarão dez esforços submáximos com intensidades entre 50 a 95% do VO2max. No 7 dia será realizado um esforço supra-máximo até a exaustão a 110% do VO2max. No 8 e 9o dias, serão realizados seis esforços máximos de 35m separados por 10s de intervalo passivo (RAST). Os valores das potências pico e média bem como os índices de fadiga provenientes do RAST, nas situações de teste e re-teste serão comparados e associados com a utilização dos testes t de Student para amostras dependentes e de correlação de Pearson respectivamente. O teste de correlação de Pearson também será utilizado para verificar as possíveis associações dos parâmetros provenientes do RAST com os valores de MAOD. Em todos os casos o nível de significância será pré-fixado para P<0,05.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marcelo Papoti - Coordenador / VITOR LUIZ DE ANDRADE - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Prêmio de destaque na categoria de Fisiologia do Exercício, pelo tema livre (Apresentação oral): Fatigue Profile During Prolonged Exercise with low and high muscle glycogen content, Universidade de Campinas.

2016

Menção honrosa de destaque na sessão de temas livre com o trabalho Efeitos da suplementação de beta-alanina nos parâmetros de força e desempenho de atletas de natação, Congresso Mineiro de atividade física e saúde.

2004

Mensão Honrosa, pelo tema livre (Apresentação oral): EFEITOS DO POLIMENTO SOBRE A VELOCIDADE CRÍTICA, CAPACIDADE DE TRABALHO ANAERÓBIO E PERFORMANCES DE NADADORES, Universidade Federal de São Carlos.

1998

Pêmio oferecido pela diretoria da Associação Luso Brasileira de Bauru pela participação de destaque junto ao departamento de natação, Associação Luso Brasileira de Bauru.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto. , Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, 14049907 - Ribeirão Preto, SP - Brasil, Telefone: (16) 36020529, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2016

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

Atividades

  • 01/2018

    Direção e administração, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto USP, .,Cargo ou função, Vice-Diretor.

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Bacharel em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, REF0042- Estágio Supervisionado em Educação Física e Esporte I, REF0059- Programa de Esporte Aquático , REF0061- Prática Esportiva em Educação Física e Saúde

  • 07/2018 - 12/2018

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, REF5005-1- Métodos invasivos e não invasivos de avaliação, prescrição e monitoramento do treinamento aeróbio e anaeróbio

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Bacharel em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, REF0014- Fisiologia do Exercício II, REF0019- Primeiros Socorros, REF0033- Estágio Supervisionado em Educação Física e Esporte II, REF0035- Estágio Supervisionado em Educação Física e Esporte III, REF0037- Estágio Supervisionado em Educação Física e Esporte IV, REF0038- Trabalho de Conclusão de Curso I, REF0040- Trabalho de Conclusão de Curso II

  • 02/2018 - 06/2018

    Ensino, Educação Física e Esporte, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, EFR5002-1 Metodologia da Pesquisa Cientifica em Educação Física e Esporte

2010 - 2012

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2012 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor - RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudos dos efeitos do movimento humano, associados ou não a recursos ergogênicos, sobre aspectos fisiológicos, metabólicos, antropométricos e moleculares voltados à aptidão física e ao desempenho esportivo.

2014 - 2014

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado - RDIDP, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Membro do Conselho de Pós-Graduação..

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EEFERP/USP.

  • 08/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pós-Graduação da EEFERP/USP.

  • 02/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Curador da Fundação Instituto Polo Avançado da Saúde ( FIPASE).

  • 02/2013

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2012

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica do Exercício (04/08/2014 a 06/12/2014), Exercício Físico em Condições Especiais de Saúde II, Pedagogia do Esporte II, Práticas Esportivas em Educação Física e Esporte, Programa de Esporte Aquático, Tutoria Acadêmica em Educação Física e Esporte, Socorros de Urgência

  • 02/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto, .,Linhas de pesquisa

2009 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Professor Conferencista, Enquadramento Funcional: Professor de Princípios Básicos de Nutrição, Carga horária: 3

2002 - 2002

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Professor conferencista, Enquadramento Funcional: Professor de Bases Biológicas da Motricidade, Carga horária: 8

Outras informações:
As aulas foram ministradas para os alunos do curso de Educação Física dos períodos Integral e Notrurno

Atividades

  • 02/2010 - 07/2010

    Ensino, Licenciatura Plena Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÉCNICAS DO TREINAMENTO ESPORTIVO (Matutino, 72h/a), TEORIA DO TREINAMENTO (Matutino, 36h/a; Noturno, 36h/a), TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I (Matutino, 72h/a; Noturno, 72h/a), NATAÇÃO (Matutino, 56h/a), ESPORTES AQUÁTICOS (Matutino; 72 h/a; Noturno; 72 h/a)

  • 06/2006 - 05/2007

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Biociências de Rio Claro, .,Cargo ou função, Representante Discente Junto ao Conselho de Curso do Programa de Pós Graduação em Ciências da Motricidade do Instituto de Biociências.

  • 09/2003 - 12/2003

    Ensino, Licenciatura Plena Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Princípios Básicos de Nutrição

  • 04/2002 - 07/2002

    Ensino, Licenciatura Plena Em Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Biológicas da Motricidade humana

2008 - 2009

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2003 - 2008

Faculdades Integradas de Bauru

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Atividades

  • 03/2007 - 03/2008

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de futebol, Departamento de futebol.,Atividade realizada, Suporte fisiológico.

  • 01/2005

    Direção e administração, Centro de Estudos e Pesquisa da Atividade Física (CEPAF), .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 01/2003

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Avançados e atividades aquáticas (Natação - II), Princípios Básicos de Natação (Natação -I), Tabalho de Conclusão de Curso - I, Trabalho de Conclusão de Curso - II

2007 - 2007

Fundação Dracenense de Educação e Cultura

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2007 - 2007

Fundação Dracenense de Educação e Cultura

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professro, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia do Exercício, Métodos e técnicas de pesquisa

2003 - 2008

Universidade Paulista

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de natação, Carga horária: 4

Atividades

  • 01/2004

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia I, Desportos Combinados II, Educação Física Integrada, Desportos Combinados I, Estatística II, Estatística I

  • 01/2003

    Ensino, Educação Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Natação II, Natação I