Tatienne Neder Figueira da Costa

Graduada em Nutrição pela Unifev (2005). Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCar (2007). Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia-USP (2009). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Fisiologia Humana pelo Instituto de Ciências Biomédicas - ICB/USP (ex-bolsista CNPq). Foi docente no Curso de Graduação em Nutrição na Unifev (2010-2011) e na Faculdade Morgana Potrich (2011-2012). Atuou como docente efetiva no Curso de Graduação em Enfermagem na UERR (2012-2013). Atualmente faz parte do quadro efetivo de docente do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2013, onde atua como idealizadora e coordenadora do BioquímicAtiva. É colaboradora no grupo de pesquisa Fisiologia Endócrina Circadiana (FEnCi, UFMG), do Laboratório de Neurobiologia e Ritmicidade Biológica-LNRB (UFRN) e do grupo de pesquisa em Obesidade e alterações metabólicas (UFT). Pesquisa na área de Fisiologia do Tecido Adiposo, Metabolismo e Cronobiologia, com ênfase em crononutrição.

Informações coletadas do Lattes em 02/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências (Fisiologia Humana)

2016 - 2022

Universidade de São Paulo
Título: Efeito da pinealectomia sobre a expressão circadiana de genes do relógio biológico e da apoptose em diferentes depósitos adiposos de ratos Wistar
Orientador: Fábio Bessa Lima
Coorientador: Paula Bargi de Souza. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Mestrado em Bioengenharia

2007 - 2009

Universidade de São Paulo
Título: Análise do Gasto Energético em Diferentes Exercícios Físicos Realizados na Intensidade do Limiar Anaeróbio
, Ano de Obtenção: 2009.Vilmar Baldissera.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Fisiologia do Exercício

2006 - 2007

Universidade Federal de São Carlos
Título: EPOC - Caracterizaçäo e Mecanismos Envolvidos

Graduação em Nutrição

2002 - 2005

Centro Universitário de Votuporanga Unifev

Formação complementar

2016 - 2016

Curso Análise da Expressão Gênica por PCR em Tempo Real: Uma Abordagem Teór. (Carga horária: 21h). , (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

2005 - 2005

Extensão universitária em Personal Diet. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de Votuporanga Unifev, UNIFEV, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Exercício Resistido para Mulheres Obesas. (Carga horária: 72h). , Centro Universitário de Votuporanga Unifev, UNIFEV, Brasil.

2003 - 2004

Perfil Sócio-econômico e nutricional de crianças. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de Votuporanga Unifev, UNIFEV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.

Organização de eventos

FIGUEIRA-COSTA, T.N. ; PINTO, S. L. ; HOLZBACH, L. C. ; ROCHA, T. E. S. . I Congresso Tocantinense de Alimentação e Nutrição - COTAN. 2024. (Congresso).

T.N.F Costa, Tatienne ; AGUIAR, S. M. R. ; PINTO, S. L. . V Semana Acadêmica de Nutrição UFT. 2022. (Outro).

T.N.F Costa, Tatienne . XVI Curso de Verão 2018 USP : Praticando e Discutindo Fisiologia. 2018. (Outro).

T.N.F Costa, Tatienne . II SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DA SAÚDE: ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO. 2014. (Outro).

T.N.F Costa, Tatienne . IX Simpósio de Nutrição. 2010. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Tocantinense de Alimentação e Nutrição - COTAN. Nutrição Clínica e Esportiva baseada em evidências. 2024. (Congresso).

LIX Congresso Anual da SBFis - Sociedade Brasileira de Fisiologia. Variabilidade glicêmica: a homeostasia rítmica no controle da glicemia. 2024. (Congresso).

LIX Congresso Anual da SBFis - Sociedade Brasileira de Fisiologia. 2024. (Congresso).

Curso de Interpretação de Exames Bioquímicos na Prática Clínica Hospitalar",.Discussão de casos clínicos no âmbito Hospitalar. 2023. (Outra).

Congresso Online de Educação Alimentar e Nutricional COEAN. BioquímicAtiva: onde ciência e arte se encontram. 2022. (Congresso).

V Semana Acadêmica de Nutrição UFT.Mesa Redonda: Nutrição como pilar para a saúde global - Sono. 2022. (Outra).

Center for Circadian Biology Symposium. 2021. (Congresso).

5° Congresso de Graduação USP. Monitoria como instrumento mediador de interdisciplinaridade: uma conversa entre anatomia e fisiopatologia. 2019. (Congresso).

5° Congresso de Graduação USP. 2019. (Congresso).

5° Congresso de Graduação USP. DOTs: além de um jogo, uma estratégia educacional de cooperação e ensino em Fisiologia para graduandos de Educação Física. 2019. (Congresso).

Obesity Week. Melatonin Modulates the Temporal Pattern of Metabolic Genes in Rats Retroperitoneal Adipose Tissue. 2019. (Congresso).

XVI European Biological Rhythms Society Congress. Interaction between circadian clock, melatonin and apoptosis in rat white retroperitoneal adipose tissue. 2019. (Congresso).

XVI European Biological Rhythms Society Congress. 2019. (Congresso).

Experimental Biology. Pinealectomy Reduces Gene Expression of Caspase 9 in Subcutaneous Adipose Tissue of Rats. 2018. (Congresso).

III Encontro Científico do Departamento de Fisiologia e Biofísica, USP. 2018. (Outra).

III Encontro Científico do Departamento de Fisiologia e Biofísica USP.Efeito da Pinealectomia na apoptose do tecido adiposo branco visceral de ratos. 2018. (Outra).

3º Congresso de Graduação da USP. Eficácia de um blog educativo como instrumento de ensino em bioquímica na visão de graduandos de nutrição: estudo piloto​. 2017. (Congresso).

IUPS & ADInstruments Teaching Workshop. 2017. (Outra).

Curso Análise da Expressão Gênica por PCR em Tempo Real: Uma Abordagem Teórico-práticatica. 2016. (Outra).

Eric A. Newsholme Research Symposium ? 'Metabolic Regulation. 2016. (Simpósio).

II SIMPÓSIO DE ATUALIZAÇÃO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA E EXERCÍCIO FÍSICO DO LABINCE/FANUT/UFG.Co-ingestão de carboidrato e proteína nas primeiras três horas após sessão de treinamento de força. 2016. (Simpósio).

Mini-curso de Nutrição Esportiva - Atlética Voraz.Reposição Hidroeletrolítica durante o exercício prolongado: Onde estamos e para onde vamos?. 2016. (Outra).

5◦ Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco - CEFIVASF I. Suplementação Nutricional e Exercício Físico. 2015. (Congresso).

5 Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco - CEFIVASF. Orientações Nutricionais: influências no treinamento de praticantes de atividades em academias. 2015. (Congresso).

II Simpósio Brasileiro de Saúde e Nutrição.Membro da Comissão Científica do II Simpósio Brasileiro de Saúde e Nutrição. 2015. (Simpósio).

GymNutri - I Simpósio sobre Exercício Físico e Nutrição Esportivai.'Proteínas e Ganho de Massa Muscular: o que as evidências científicas apontam?. 2014. (Simpósio).

II SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DA SAÚDE: ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO.Enxague Bucal com Carboidrato: Uma Estratégia Nutricional para a Melhora do Desempenho?. 2014. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Avaliação do Estado de Hidratação nas Diferentes Categorias Competitivas de Judocas no Momento da Pesagem Oficial. 2014. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Avaliação do Estado de Hidratação Pré-Exercício em Praticantes de Triatlo. 2014. (Congresso).

V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício. Aplicativo Desenvolvido em Android para Acompanhamento da Nutrição Antes e Após Sessão de Treino Resistido em Praticantes de Academia. 2014. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição/V Congresso Ibero-Americano de Nutrição. Correlação entre o tempo de recuperação e o estado de hidratação antes da luta de judocas competitivos do estado do Tocantins. 2014. (Congresso).

XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição/V Congresso Ibero-Americano de Nutrição. Correlação Entre o Percentual de Desidratação e a Escala de Borg Durante Uma Simulação de Prova de Triatlo do Tipo Short. 2014. (Congresso).

I Semana Acadêmica da Saúde - Uma Abordagem Interdisciplinar.Nutrição do Atleta: Suplementação. 2013. (Outra).

Liga Acadêmica de Terapia Nutricional.Aspectos Metabólicos do Jejum Prolongado e a Síndrome da Realimentação. 2013. (Outra).

VIII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional e Esprortiva Funcional. 2012. (Congresso).

14º Congresso Brasileiro de Obesidade e Síndrome Metabólica - ABESO. 2011. (Congresso).

I Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição na Atenção Primária em Saúde (APS) e I Mostra Estadual de Experiências Exitosas em Alimentação e Nutrição de Goiás. 2011. (Seminário).

II Congresso Paulista de Nutrição Esportiva. 2010. (Congresso).

VII Congresso Internacional GSSI Nutrição e Atividade Física - A teoria que funciona na prática. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional. 2009. (Congresso).

Jornada Farmacêutica da UNESP - Curso de Nutrição e Suplementação Esportiva. 2009. (Outra).

31º International Symposium on Sports Sciences - Celafiscs. 2008. (Simpósio).

6º Encontro de Bioengenharia - ENCOBIO.Análise do Peso Corporal de Ratos Wistar, Treinados e Sedentários, Durante um Período de Quatro Semanas. 2008. (Encontro).

II Congresso Internacional de Biodinâmica da UNESP. 2008. (Congresso).

II Simpósio Internacional Nutrição, Atividade Física e Qualidade de Vida - FAMERP. 2008. (Simpósio).

VII Workshop em Fisiologia do Exercício - I International Meeting in Exercise Physiology - UFSCar. 2008. (Encontro).

I Simpósio de Controle do Metabolismo "Renato Hélios Migliorini" - USP/ Ribeirão Preto. 2007. (Simpósio).

VI Workshop em Fisiologia do Exercício - UFSCar. 2007. (Outra).

V Workshop em Fisiologia do Exercício - UFSCar e II Congresso Paulista da Sociedade Brasileira de Fisiologia do Exercício.. 2006. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Nutrição Integrada - Ganepão 2005 - XXVIII Curso Internacional de Nutrição Parenteral e Enteral. 2005. (Congresso).

I Jornada de Nutrição do Oeste Paulista. 2005. (Outra).

I Simpósio de Biotecnologia do Noroeste Paulista. 2005. (Simpósio).

IV Simpósio de Nutrição. 2005. (Simpósio).

II Fórum de Alimentação Escolar. 2004. (Outra).

III Simpósio de Nutrição. 2004. (Simpósio).

II Simpósio de Nutrição. 2003. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: AYLA SECIO SILVA

FIGUEIRA-COSTA, T.N; OLIVEIRA, A. G.; GOULART-SILVA, F.; BARGI-SOUZA, P.. O hipotireoidismo dessincroniza o relógio circadiano do jejuno e a ritmicidade das proteínas envolvidas na absorção de nutrientes em camundongos c57bl/6j fêmeas: possíveis repercussões na adiposidade e no perfil lipídico diário. 2024. Dissertação (Mestrado em Fisiologia e Farmacologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Arthur Rocha Medeiros

T.N.F Costa, Tatienne; FOGACA, K. W.. Suplementação de beta-alanina na prática de exercício físico: uma revisão integrativa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Marco Aurélio Lopes da Gama Lustosa

T.N.F Costa, Tatienne; FONSECA, J. C.. ?Efeitos da Teacrina para Praticantes de Atividade Física. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Nádia Oliveira Mendonça

T.N.F Costa, Tatienne; DODERO, S. R.; CLEMENTE, R. C.. Uso de suplementos alimentares sem a indicação do profissional nutricionista e o conhecimento sobre nutrição entre praticantes de atividade física: revisão de literatura. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Rone Rodrigues Carvalho

DODERO, S. R.; ARMUDI, M. R.;T.N.F Costa, Tatienne. Comparação entre os gêneros do consumo de suplementos alimentares em frequentadores de academias do município de Paraíso do Tocantins-TO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário Luterano de Palmas.

Aluno: Marcella Castilho R

PINTO, S. L.; SILVA, K. C.;T.N.F Costa, Tatienne. Cunha.Deficiências Nutricionais em Pacientes de Pós Operatório de Cirurgia Bariatrica do TIpo Bypass. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

Aluno: Francisca Regina da Silva Pereira

T.N.F Costa, Tatienne; VIEIRA, F. R. R.; ACIOLY, R. L. X.. A incidência de diabetes gestacional no município de Boa Vista no período de janeiro de 2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual de Roraima.

Aluno: Iolanda/Daniela

T.N.F Costa, Tatienne. Prevenção da gravidez na adolescência: o papel educativo do enfermeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Mineirense.

Aluno: Jeferson da Silva

T.N.F Costa, Tatienne; MOURA, C.; PAIXAO, G.. Barra de cereais a base de baru como reforço alimentar para o trabalhador rural. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Mineirense.

Aluno: Maria José A

T.N.F Costa, Tatienne; SILVA, A. C. E.. Macedo.Aleitamento materno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Mineirense.

Aluno: Mayara de Souza Balbinotti e Pâmela Rufatto de Jesus

T.N.F Costa, Tatienne; MIYAZAWA, T. M.. PREVALÊNCIA DE SOBREPESO E OBESIDADE EM CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS: REVISÃO LITERÁRIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Mineirense.

Aluno: Jéssica Carafini Fistarol e Katherine Ten Catem

T.N.F Costa, Tatienne; MIYAZAWA, T. M.. AVALIAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES EM IDADE ESCOLAR: PROPOSTA DE UMA CARTILHA EDUCATIVA NUTRICIONAL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade Mineirense.

Aluno: Natália Prete de Freitas e Valdete Maura Oliveira Gonzaga

T.N.F Costa, Tatienne. A influência dos hormônios leptina e grelina no metabolismo ligado a obesidade. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev.

Aluno: José Mauro de Souza e Marta Regina Gandolfo

T.N.F Costa, Tatienne. Probióticos, prebióticos, simbióticos e os benefícios do seu uso na saúde humana. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev.

Aluno: Gisele Neves e Angélica

T.N.F Costa, Tatienne. Ação das vitaminas A, C E como antioxidantes nos processos oxidativos do envelhecimento. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev.

Aluno: Fernanda Maria Madrid e Patrícia Rosales Alves

T.N.F Costa, Tatienne. Perfil da Qualidade de Vida de Trabalhadores de uma Metalúrgica da Cidade de Votuporanga/SP. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev.

Aluno: Maria Luiza Dornaire e Natália Dias

T.N.F Costa, Tatienne. Avaliação Nutricional de Pacientes Renais Crônicos em Hemodiálise: Indicadores Antropométricos, Bioquímicos e Avaliação Nutricional Subjetiva Global. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev.

Aluno: Camila Giudice Ribeiro de Araújo

T.N.F Costa, Tatienne; DUARTE, J. O.. Análise do Gasto Energético em Diferentes Protocolos de Corrida na Intensidade do Limiar Anaeróbio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de São Carlos.

T.N.F Costa, Tatienne; AGUIAR, S. M. R.; ABREU, T.. membros da Banca Examinadora para Seleção Pública de Professor Substituto ( código de vaga 25). 2022. (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

SILVA, K. C.; HOLZBACH, L. C.;T.N.F Costa, Tatienne. Membro da banca examinadora para seleção pública de Professor Substituto (código de vaga 43). Área/Disciplina: Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica/ Nutrição da Criança e Adolescente / Práticas em Ambulatório de Especialidades em Nutrição/ Áreas afins. 2021. (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

BORGES, A. K. P.; ROCHA, T. E. S.;T.N.F Costa, Tatienne. Concurso público para provimento de vagas no cargo de professor do magistério superior - 2015.1. 2015. Universidade Federal do Tocantins.

SILVA, K. C.; CLEMENTE, R. C.;T.N.F Costa, Tatienne. Seleção Simplificada de Professor Substituto. 2014. (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

MARTINS, M.; LIMA, A. E. F.;T.N.F Costa, Tatienne. Concurso Público para Professor Efetivo - 20 horas (UFT). 2013. (UFT) Universidade Federal do Tocantins.

Orientou

Rayssa P

B/Taliane R; ; Manejo de escolhas saudáveis, através de oficinas culinárias com abordagem prática da bioquímica; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Wallace Pinheiro Vieira Gomes

Bioquímica Poética: uma forma de aproximação entre ciência e arte; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Amanda Pereira Guimarães

Perfil crononutricional do café da manhã de pacientes pré-diabeticos e sua associação com parâmetros antropométricos; Início: 2024; Iniciação científica (Graduando em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; (Orientador);

Thais Rayara dos Santos Mendonça/Jessica Regina Perin

Perfil da disciplina de Nutrição no Esporte nos cursos de graduação em Nutrição e Educação Física da região norte do Brasil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva) - Centro de Ensino em Enfermagem e Nutrição (CEEN); Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Ana Paula de Carvalho

Benefícios da Atividade Física para os Diabéticos Tipo II; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Patrícia de Alvares Goulart

Exercício Físico como Tratamento para Diabetes Mellitus Tipo 2; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Motora para Grupos Especiais) - Universidade de Marília; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Francieli Morena

Exercício Físico, Nutrição e Obesidade Infantil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Atividade Motora para Grupos Especiais) - Universidade de Marília; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Franscieli Laveso Giacomini

Diabetes Mellitus Tipo 2 e Exercício Físico; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Aracele Karina Guilhem Esteluti e Emerson Shumiski da Silva

Adolescência e Obesidade: Causas e Consequências; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Sebastião Alvino Aguiar Pessoa e Thiago Monteiro dos Santos

Atividade Física e seus Benefícios no Controle da Pressão Arterial em Indivíduos Hipertensos; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Shislene Batistela Tokuda

Identificação do Limiar de Lactato nos exercícios puxador costas e pulley tríceps; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Patricia Brassolatti

Identificação do Limiar de Lactato nos exercícios mesa extensora e leg press 45 º; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Fisiologia do Exercício) - Universidade Federal de São Carlos; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Ana Júlia Andrade Pontes

Monitoria Integrada - uma forma de estimular a interdisciplinaridade entre Anatomia, Bioquímica e Fisiopatologia; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Valéria Araújo Porto

Projeto BioquímicAtiva: uma forma de estimular a interdisciplinaridade e aplicabilidade no ensino de bioquímica por meio da arte; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Lucas Eduardo Freitas Sousa

Avaliação da eficácia de um blog educativo de bioquímica: uma aproximação entre ciência e arte; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Adélia Mascarenhas de Sousa Lima

Disciplina de nutrição no esporte nos cursos de Graduação em nutrição e educação física da região centro-oeste do Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Fernando Miguel Pedroso Toyos

Conectando Saberes; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Clarissa Leite Dantas/Luana Ávila Belous/Matilde Bosaipo Mat

Prevalência de sintomas gastrointestinais durante competição nacional de triathlon; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Nayara Ferreira Cunha/Jhessika Ferreira Silva

Perfil Nutricional de Triatletas na Semana Antecedente a uma Competição Nacional; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Rosane Pereira Medeiros/Renatha Inácia Parente

Ingestão Proteica Após Sessão de Treinamento de Força; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Fernanda MEndes Vinhal

Caracterização do consumo de carboidrato antes e durante competição nacional de triathlon; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Tauane Vechiato

Avaliação do Estado de Hidratação e Ingestão Hídrica em Praticantes de Triatlo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Joice Nunes Vitoriano Dantas/Tirsia Coelho Vieira

Caracterização da perda rápida de peso pré-competição em judocas do Estado do Tocantins; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Thais Rayara dos Santos Mendonça/Priscilla Coelho P

Mendes; Avaliação do tempo de recuperação, consumo de carboidrato e líquido e estado de hidratação em judocas competitivos do Estado do Tocantins; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Marciéli Salvadori e Pâmela Moraes Oliveira

Perfil Nutricional de Atletas Profissionais e as Implicações no Desempenho Esportivo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Marília Carvalho Sampaio e Delceni Alves da Silva

Obesidade: Conceitos Atuais e Aspectos Nutricionais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Anne Jeniffer de Carvalho e Bruna Marques Torres

O Importante Papel da Educação Nutricional na Aceitabilidade da Alimentação Escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Romalha Oliveira Rezende e Elenismar Lacerda Borges

Obesidade Infantil: Aspectos Atuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Maria Rita de Carvalho Mendonça

Educação Nutricional: Conceito e Ações Atuais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Ariadny de Barros Gailhardo e Fernanda Rocha Guilhermino

Avaliação da ingestão de carboidrato pós-treino em jogadores profissionais de futebol; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Maria Cláudia dos Santos e Evelyne Bettiol Silva

Ingestão alimentar de jogadoras de voleibol em diferentes demandas metabólicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Lister Tonchis Dias Nilsen e Urbano Santana Oliveira Júnior

Benefícios Associados ao Uso do Whey Protein; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Centro Universitário de Votuporanga Unifev; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Tauane Vechiato

Avaliação do Estado de Hidratação e Ingestão Hídrica em Praticantes de Triatlo; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - (UFT) Universidade Federal do Tocantins, Universidade Federal do Tocantins; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Acadêmicos do 2 e 5

período de Nutrição; Caracterização do Consumo de Suplementos Nutricionais em Academias da Cidade de Mineiros, GO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Nutrição) - Faculdade Morgana Potrich; Orientador: Tatienne Neder Figueira da Costa;

Produções bibliográficas

  • SECIO-SILVA, AYLA ; EMRICH, FELIPE ; EVANGELISTA-SILVA, PAULO H. ; PRATES, RODRIGO PEREIRA ; HIJO, ANDRESSA HARUMI TORELLI ; FIGUEIRA-COSTA, TATIENNE NEDER ; SCHAEFFER, MARIE ; GOULART-SILVA, FRANCEMILSON ; PELICIARI-GARCIA, RODRIGO ANTONIO ; BARGI-SOUZA, PAULA . Which housekeeping gene is the best choice for RT-qPCR analysis in mice fed with a high-fat diet? Studies in the liver, kidney, pancreas, and intestines. GENE REPORTS , v. 31, p. 101756, 2023.

  • FIGUEIRA-COSTA, TATIENNE NEDER ; PELICIARI-GARCIA, RODRIGO ANTONIO ; GONÇALVES-MANSO, DAYANA SILVA ; ANDREOTTI, SANDRA ; LIMA, FÁBIO BESSA ; BARGI-SOUZA, PAULA . Effects of Pinealectomy on the Daily Profile of Circadian Clock and Apoptosis Components in Rat Retroperitoneal Adipose Tissue. GENE EXPRESSION , v. 000, p. 000-000, 2023.

  • SECIO-SILVA, AYLA ; FIGUEIRA-COSTA, TATIENNE N. ; EMRICH, FELIPE ; ABRANTES, ANA F. ; PELICIARI-GARCIA, RODRIGO A. ; BARGI-SOUZA, PAULA . Why Is There Iodine in Table Salt?. Frontiers for Young Minds , v. 10, p. Article 873610, 2022.

  • N.F. COSTA, Tatienne ; ANDREOTTI, S. ; FARIAS, T. S. M. ; LIMA, F. B. ; SOUZA, P. B. . The Influence of Melatonin on Daily 24-h Rhythm of Putative Reference Genes Expression in White Adipose Tissues. JOURNAL OF BIOLOGICAL RHYTHMS , v. 35, p. 530-541, 2020.

  • N. F. COSTA, TATIENNE ; LIMA, A. M. S. ; ROCHA, T. E. S. . [ID 33380] NUTRIÇÃO ESPORTIVA COMO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE NUTRIÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO-OESTE DO BRASIL. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE , v. 23, p. 43-50, 2019.

  • MENDONCA, T. R. S. ; PERIN, J. R. ; RODRIGUES, A. P. S. ; N.F. COSTA, Tatienne . Nutrição Esportiva como Componente Curricular nos Cursos de Nutrição e Educação Física da Região Norte do Brasil. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 13, p. 611, 2019.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; ARTIOLI, G. G. ; VIEIRA, T. C. ; DANTAS, J. N. V. ; CASTRO, J. G. D. . Caracterização da Perda Rápida de Peso Pré-Competição em Judocas. REVISTA PORTUGUESA DE CIÊNCIAS DO DESPORTO , v. 18, p. 15-28, 2018.

  • TOYOS, F. M. P. ; MENDES, A. K. F. ; T.N.F.COSTA, TATIENNE . Blog Educativo Bioquímicativa: uma Forma de Vivenciar a Educação em Bioquímica e sua Relação com a Fisiopatologia. Revista de Graduação USP: Grad+ , v. 2, p. 39, 2017.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; VINHAL, F. M. . Caracterização do consumo de carboidrato na semana anterior, pré e durante competição nacional de triathlon. COLEÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA , v. 16, p. 33-41, 2017.

  • N. F. COSTA, TATIENNE ; VECHIATO, T. . Avaliação do estado de hidratação e ingestão hídrica em praticantes de triatlo. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 10, p. 250-259, 2016.

  • DANTAS, C. L. ; BELOUS, L. A. ; MATOS, M. B. ; N.F. COSTA, Tatienne . Prevalência de sintomas gastrointestinais durante competição nacional de triathlon. RBNE - Revista Brasileira de Nutrição Esportiva , v. 11, p. 477-484, 2016.

  • F. CUNHA, NAYARA ; F. SILVA, JHESSIKA ; N. F. COSTA, TATIENNE . Nutritional Profile of Triathletes in a Week before a National Competition. International Journal of Sports Science , v. 5, p. 228-233, 2015.

  • MOTA, G. R. ; ORSATTI, F. L. ; T.N.F Costa, Tatienne ; MAROCOLO JUNIOR, M. . Strength training and weight loss. Revista do Instituto de Ciencias da Saude (UNIP) , v. 28, p. 337-340, 2010.

  • N.F. COSTA, Tatienne . De Portas Abertas. 1. ed. Curitiba: CRV, 2021. 90p .

  • N.F. COSTA, Tatienne . Isso é muito estranho. Delas Para Elas - coletânea de poesias, contos e crônicas. 1ed.Campo Grande: Inovar, 2022, v. , p. 157-159.

  • OLIVEIRA, L. F. C. ; N.F. COSTA, Tatienne . Intolerância à Lactose. Delas Para Elas - coletânea de poesias, contos e crônicas. 1ed.Campo Grande: Inovar, 2022, v. , p. 55-57.

  • ALVES, H. R. ; PORTO, V. A. ; NILO, A. T. L. ; SOUZA, L. N. ; T.N.F Costa, Tatienne . Blog bioquímicativa: uma forma de estimular a trans e interdisciplinaridade entre os cursos de nutrição e jornalismo. In: IX Seminário de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, 2020. ANAIS DO IX SEMINÁRIO DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS, 2020. p. 215-222.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; MENDES, A. K. F. ; TOYOS, F. M. P. ; ROCHA, L. M. . Eficácia de um blog educativo como instrumento de ensino em bioquímica na visão de graduandos de nutrição: estudo piloto. In: 3º Congresso de Graduação USP, 2017, São Paulo. Anais do 3º Congresso de Graduação da USP, 2017. v. 3. p. 167.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; OLIVEIRA, K. R. ; FERREIRA, N. C. ; VECHIATO, T. . Importância da Adequação do Consumo de Carboidrato Segundo Variabilidade do Gasto Calórico no Triatlo: Relato de Caso. In: 5 Congresso Brasileira de Educação Física do Vale do São Francisco - CEFIVASF, 2015, Petrolina. 5 Congresso Brasileira de Educação Física do Vale do São Francisco - CEFIVASF. Petrolina, 2015. v. 5. p. 138-138.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; OLIVEIRA, K. R. ; FERREIRA, N. C. ; VECHIATO, T. . Ingestão Calórica Diária de Triatleta em Dias de Treino com Diferente Dispêndio Energético: Relato de Caso. In: 5 Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco - CEFIVASF, 2015, Petrolina. 5 Congresso de Educação Física do Vale do São Francisco - CEFIVASF. Petrolina, 2015. p. 213-213.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; FERNANDES, T. A. ; DOURADO, C. ; NASCIMENTO, R. A. ; VECHIATO, T. ; CUNHA, N. F. . Aplicativo Desenvolvido em Android para Acompanhamento da Nutrição Antes e Após Sessão de Treino Resistido em Praticantes de Academia. In: V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2014, Londrina. V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2014.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; MENDES, P. C. P. ; MENDONCA, T. R. S. ; COSTA, A. J. B. ; PARENTE, R. I. . Avaliação do Estado de Hidratação nas Diferentes Categorias Competitivas de Judocas. In: V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2014, Londrina. V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2014.

  • VECHIATO, T. ; FERNANDES, T. A. ; OLIVEIRA, T. ; DOURADO, C. ; T.N.F Costa, Tatienne . Avaliação do Estado de Hidratação Pré-Exercício em Praticantes de Triatlo. In: V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2014, Londrina. V Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício, 2014.

  • VECHIATO, T. ; T.N.F Costa, Tatienne . Correlação entre o Percentual de Desidratação e a Escala de Borg durante uma Simulação de Prova de Triatlo do Tipo Short. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição/V Congresso Ibero-Americano de Nutrição - CONBRAN, 2014, Vitória, Espírito Santo. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2014 - Nutrição em Esportes, 2014. v. 06. p. 33-33.

  • MENDONCA, T. R. S. ; MENDES, P. C. P. ; T.N.F Costa, Tatienne . Correlação entre o Tempo de Recuperação e o Estado de Hidratação antes da Luta de Judocas Competitivos do Estado do Tocantins. In: XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição/V Congresso Ibero-Americano de Nutrição - CONBRAN, 2014, Vitória, Espírito Santo. Anais do XXIII Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN 2014 - Nutrição em Esportes, 2014. v. 06. p. 34-34.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; TORRES, B. M. ; NOGUEIRA, A. J. . O importante papel da educação nutricional na formação de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolares. In: VIII Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional / VII Congresso Brasileiro de Nutrição Esportiva Funcional, 2012, São Paulo. Brazilian Journal of Functional Nutrition, 2012.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; TORRES, B. M. ; NOGUEIRA, A. J. . Aceitabilidade da Alimentação Escolar em Pré-Escolares: o Importante Papel da Educação Nutricional. In: III Mostra Científica, 2011, Mineiros, GO. III Mostra Científica FAMA, 2011.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; DUTRA, C. R. ; REZENDE, E. W. S. P. ; VILELA, F. M. ; GUIMARAES, K. O. ; NEVES, J. B. ; ANDRADE, J. R. ; SOUSA, K. J. N. ; SILVA, K. P. P. ; PEREIRA, L. N. ; ALVES, M. P. ; FERREIRA, V. G. ; CARDOSO, R. . Análise do Risco de Doenças Cardiovasculares em Praticantes de um Programa de Caminhada, Segundo o Sexo. In: III Mostra Científica, 2011, Mineiros, GO. III Mostra Científica FAMA - Faculdade Mineirense, 2011.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; DUTRA, C. R. ; REZENDE, E. W. S. P. ; VILELA, F. M. ; FERREIRA, V. G. ; NEVES, J. B. ; ANDRADE, J. R. ; SOUSA, K. J. N. ; SILVA, K. P. P. ; PEREIRA, L. N. ; ALVES, M. P. ; RODRIGUES, L. L. ; RESENDE, A. S. . Avaliação da Massa Muscular Corporal Total em Idosos Participantes de um Programa de Caminhada. In: III Mostra Científica FAMA - Faculdade Mineirense, 2011, Mineiros, GO. III Mostra Científica FAMA - Faculdade Mineirense, 2011.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; DOURADO, G. ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. ; AZEVEDO, P. ; BALDISSERA, V. . Efeito de Diferentes Inclinações da Esteira sobre a Taxa de Oxidação de Substratos. In: II Simpósio Internacional Nutrição, Atividade Física e Qualidade de Vida, 2008, São José do Rio Preto - SP. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP), 2008. v. 15. p. 21-21.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; PEIXOTO, F. S. ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. . Identificação do Limiar Anaeróbio no Exercício Resisitido Supino Horizontal. In: II Congresso Internacional de Biodinâmica da Unesp, 2008, Rio Claro - SP. Motriz : Revista de Educação Física (Online), 2008. v. 14.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; PEIXOTO, F. S. ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. . Determinação do Percentual da Carga Máxima para o Limiar Anaeróbio no Exercício Resistido em Diferentes GrupamentosMusculares. In: II Congresso Internacional de Biodinâmica da UNESP, 2008, Rio Claro - SP. Motriz : Revista de Educação Física (Online), 2008. v. 14.

  • T.N.F Costa, Tatienne ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. ; TAVANO, J. ; BALDISSERA, V. . Análise do Gasto Energético na Intensidade do Limiar Anaeróbio em Diferentes Inclinações da Esteira. In: 31º International Symposium on Sports Sciences - Celafiscs, 2008, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2008. v. 16. p. 59-59.

  • TAVANO, J. ; DOMINGOS, M. M. ; RODRIGUES, M. F. C. ; TOGASHI, G. B. ; T.N.F Costa, Tatienne ; BALDISSERA, V. . Conusmo Máximo de Oxigênio Obtido em Teste Incremental na Esteira com Diferentes Inclinações Fixas. In: 31º International Symposium on Sports Sciences - Celafiscs, 2008, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2008. v. 16.

  • OLIVEIRA, J. C. ; AZEVEDO, P. ; TAVANO, J. ; RODRIGUES, M. F. C. ; T.N.F Costa, Tatienne ; DOMINGOS, M. M. ; PRADO, J. A. ; ROSANTE, M. C. ; BURGUER, M. ; PEREZ, S. ; BALDISSERA, V. . Stress Excêntrico e Velocidade no RCT em Declive não Impõem Demanda Metabólica Maior que Corrida em Aclive. In: 31º International Symposium on Sports Sciences, 2008, São Paulo. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2008. v. 16. p. 220-220.

  • ROSANTE, M. C. ; RODRIGUES, M. F. C. ; SILVA, A. ; DOURADO, G. ; T.N.F Costa, Tatienne ; PRADO, J. A. . Comparação da Aptidão Funcional entre Mulheres Sedentárias e Fisicamente Ativas de Diferentes Faixas Etárias. In: II Simpósio Internacional Nutrição, Atividade Física e Qualidade de Vida, 2008, São José do Rio Preto - SP. Arquivos de Ciências da Saúde (FAMERP), 2008. v. 15. p. 15-15.

  • FIGUEIRA-COSTA, T.N. . Variabilidade glicêmica: a homeostasia rítmica no controle da glicemia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIRA-COSTA, T.N. ; SOUZA, P. B. ; OLIVEIRA, A. G. . Ritmicidade Circadiana do metabolismo: da bancada ao leito (Palestra Variabilidade glicêmica e ritmicidade da glicemia como ferramenta do estudo do ritmo do comportamento alimentar). 2024. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • RANZI, L. A. B. C. ; FERRARESSO, M. C. L. ; NARDI, S. F. ; FIGUEIRA-COSTA, T.N. ; SOARES, I. F. ; AGUIAR, A. J. F. C. . Avaliação do consumo alimentar em atletas paraolímpicos tocantinenses. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • VILARINHO, M. A. G. ; VITOR, M. D. ; ARAUJO, A. A. S. ; AGUIAR, A. J. F. C. ; SOARES, I. F. ; FIGUEIRA-COSTA, T.N. . Perfil crononutricional de um atleta paralímpico: um relato de experiência. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SPAGNOL, M. E. ; GOMES, W. P. V. ; PORTO, V. A. ; BARBOZA, R. P. ; MACHADO, S. W. S. ; FIGUEIRA-COSTA, T.N. . BioquímicArtística: a arte de percorrer vias. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FIGUEIRA-COSTA, T.N. . Aula 'Regulação rítmica da glicemia e o monitoramento contínuo da glicose' ministrada na disciplina de Seminários em Fisiologia. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. ; EVANGELISTA-SILVA, P. H. ; BARROS, C. F. ; EMRICH, F. ; FERREIRA, M. ; SILVA, A. B. P. ; N. F. COSTA, TATIENNE ; PELICIARI-GARCIA, R. A. ; GOULART-SILVA, F. ; BARGI-SOUZA, P. . Hypothyroidism impairs the circadian rhythmicity of small intestine. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOMES, W. ; SOUSA, L. E. F. ; TESTA, E. ; N.F. COSTA, Tatienne . BioquímicAtiva: um diálogo poético. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • N.F. COSTA, Tatienne ; GOMES, W. ; OLIVEIRA, L. F. C. ; SOUSA, L. E. F. ; TESTA, E. ; SILVA, A. L. R. ; ROCHA, M. S. . BioquímicAtiva: onde ciência e arte se encontram. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. S. ; GONCALVES-MANSO, D. S. ; T.N.F Costa, Tatienne ; SOUZA, P. B. . Effects of 3, 5, 3' - Triiodothyronine on liver circadian rhythmicity.. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • T.N.F.COSTA, TATIENNE ; SOUZA, P. B. ; ANDREOTTI, S. ; LIMA, F. B. . Pinealectomy differentially modulates circadian clock expression in rat white adipose depots. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • T.N.F.COSTA, TATIENNE ; ANDREOTTI, S. ; FARIAS, T. S. M. ; LIMA, F. B. ; SOUZA, P. B. . The melatonin modulates of daily 24-h rhythm of putative reference genes expression in a manner specific adipose depot. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GOMES, W. ; OLIVEIRA, L. ; N.F. COSTA, Tatienne . BioquímicAtiva. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PORTO, V. A. ; T.N.F Costa, Tatienne . Blog Educativo BioquímicAtiva: Uma Forma de Contribuir para a Formação do Nutricionista. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES, H. R. ; PORTO, V. A. ; NILO, A. T. L. ; SOUZA, L. N. ; N.F. COSTA, Tatienne . Blog bioquímicativa: uma forma de estimular a trans e interdisciplinaridade entre os cursos de nutrição e jornalismo. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • T.N.F Costa, Tatienne ; ANDREOTTI, S. ; LIMA, F. B. . Pinealectomy Reduces Gene Expression of Caspase 9 in Subcutaneous Adipose Tissue of Rats - Experimental Biology 2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, J. C. ; MASCARENHAS, A. ; PARENTE, R. I. ; MEDEIROS, R. P. ; N.F. COSTA, Tatienne . Co-ingestão de carboidrato e proteína nas primeiras três horas após sessão de treinamento de força. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • T.N.F Costa, Tatienne . Orientações Nutricionais: influências no treinamento de praticantes de atividades em academias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SALES, G. S. ; COSTA, L. A. ; FERREIRA, N. C. ; T.N.F Costa, Tatienne . Avaliação do estado de hidratação e taxa de sudorese durante simulado de triathlon: relato de caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • T.N.F Costa, Tatienne . Proteínas e Ganho de Massa Muscular: O que as evidências científicas apontam?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • T.N.F Costa, Tatienne . Suplemento Alimentar: Mitos e Verdades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • T.N.F Costa, Tatienne . Análise dos Períodos de Intervalo para Reposição Hídrica durante Treinos de Futebol Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • T.N.F Costa, Tatienne . Análise do Consumo de Carboidrato Pré-Competição em Futebolistas Profissionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, E. B. ; SANTOS, M. C. ; T.N.F Costa, Tatienne . Avaliação do consumo de vitaminas e minerais em jogadoras de voleibol feminino. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BARROS, A. C. ; GUILHERMINO, F. R. ; T.N.F Costa, Tatienne . Avaliação do Índice Glicêmico de refeições pós-treino em futebolistas profissionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • T.N.F Costa, Tatienne ; PEIXOTO, F. S. ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. . Determinação do Percentual da Carga Máxima para o Limiar Anaeróbio no Exercício Resistido em Diferentes Grupamentos Musculares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • T.N.F Costa, Tatienne ; PEIXOTO, F. S. ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. . Identificação do Limiar Anaeróbio no Exercício Resistido Supino Horizontal. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ROSANTE, M. C. ; RODRIGUES, M. F. C. ; SILVA, A. ; DOURADO, G. ; T.N.F Costa, Tatienne ; PRADO, J. A. . Comparação da Aptidão Funcional entre Mulheres Sedentárias e Fisicamente Ativas de Diferentes Faixas Etárias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • T.N.F Costa, Tatienne ; DOURADO, G. ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. ; AZEVEDO, P. ; BALDISSERA, V. . Efeito de Diferentes Inclinações da Esteira sobre a Taxa de Oxidação de Substratos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • T.N.F Costa, Tatienne ; RODRIGUES, M. F. C. ; DOMINGOS, M. M. ; TAVANO, J. ; BALDISSERA, V. . Análise do Gasto Energético na Intensidade do Limiar Anaeróbio em Diferentes Inclinações na Esteira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TAVANO, J. ; DOMINGOS, M. M. ; RODRIGUES, M. F. C. ; TOGASHI, G. B. ; T.N.F Costa, Tatienne ; BALDISSERA, V. . Consumo Máximo de Oxigênio obtido em Teste Incremental na Esteira com Diferentes Inclinações Fixas. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, J. C. ; AZEVEDO, P. ; TAVANO, J. ; RODRIGUES, M. F. C. ; T.N.F Costa, Tatienne ; DOMINGOS, M. M. ; PRADO, J. A. ; ROSANTE, M. C. ; BURGUER, M. ; PEREZ, S. ; BALDISSERA, V. . Stress Excêntrico e Velocidade no RCT em Declive não Impõem Demanda Metabólica Maior que Corrida em Aclive. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • T.N.F Costa, Tatienne ; DOMINGOS, M. M. ; BRASSOLATTI, P. ; TOKUDA, S. B. ; TAVANO, J. ; COSTA, B. N. F. ; BALDISSERA, V. . Comparison of Basal Metabolic Rate By Indirect Calorimetry and Predictive Model. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DOMINGOS, M. M. ; RODRIGUES, M. F. C. ; T.N.F Costa, Tatienne ; MAGOSSO, R. F. ; SPERETTA, G. F. F. ; SILVA JUNIOR, A. J. . Blood Lactate Kinetics during four sets of bench press with 75% of 1RM. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, J. C. ; AZEVEDO, P. ; TAVANO, J. ; RODRIGUES, M. F. C. ; T.N.F Costa, Tatienne ; DOMINGOS, M. M. ; PRADO, J. A. ; ROSANTE, M. C. ; BURGUER, M. ; AGUIAR, A. T ; PEREZ, S. ; BALDISSERA, V. . VO2 and velocity in RCT during continuous incremental treadmill test of uphill and dowhill. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções

FIGUEIRA-COSTA, T.N . O relógio circadiano e o sistema digestório: aspectos gerais da crononutrição. 2024. (Programa de rádio ou TV/Outra).

AVELAR, M. T. ; T.N.F Costa, Tatienne . Suplementação Nutricional e Exercício Físico. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

T.N.F Costa, Tatienne . Orientações Nutricionais para a Hipertrofia Muscular. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

T.N.F Costa, Tatienne ; DODERO, S. R. . II SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA DA SAÚDE: ATIVIDADE FÍSICA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

T.N.F Costa, Tatienne . Alimentação no pré e pós-treino. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

T.N.F Costa, Tatienne ; MUNHOZ, M. . Aspectos Nutricionais de Frequentadores de Academia e Jogadores de Futebol. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

T.N.F Costa, Tatienne ; TOYOS, F. M. P. ; MENDES, A. K. F. . BioquímicAtiva. 2016; Tema: Desenvolvimento de material didático - Desenvolvimento de Site Educativo para ensino da Bioquímica. (Blog).

N. F. COSTA, TATIENNE ; MENDES, A. K. F. ; TOYOS, F. M. . BiquímicAtiva. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de Site Educativo).

T.N.F Costa, Tatienne . Nutrição para a Otimização do Ganho de Massa Muscular: uma abordagem molecular. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

T.N.F Costa, Tatienne . Hidratação e Exercício Físico. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

T.N.F Costa, Tatienne . Atividade Física para pessoas Diabéticas e Obesas (Aula de especialização em Atividade Motora para Grupos Especiais - Universidade de Marília. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

T.N.F Costa, Tatienne . Bioquímica Aplicada ao Exercício Físico (Aula de Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício) - UNIFEV. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

T.N.F Costa, Tatienne . Nutrição Esportiva - IX Simpósio de Nutrição. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

T.N.F Costa, Tatienne . Recomendações Nutricionais para Indivíduos Fisicamente Ativos e Atletas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

T.N.F Costa, Tatienne . Avaliação Nutricional de Atletas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

T.N.F Costa, Tatienne . Suplementação Esportiva. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

T.N.F Costa, Tatienne ; BUENO, P. G. . Oxidação de Substratos durante o Exercício Físico: Mecanismos Bioquímicos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2024 - Atual

    Efetividade do Programa de Prevenção de Diabetes na incidência de Diabetes Mellitus tipo 2 em indivíduos brasileiros: Ensaio Clínico Randomizado (estudo PROVEN-DIA), Descrição: 2024 - AtualEfetividade do Programa de Prevenção de Diabetes na incidência de Diabetes Mellitus tipo 2 em indivíduos brasileiros: Ensaio Clínico Randomizado (estudo PROVEN-DIA)Descrição: O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta cerca de três por cento da população mundial. Tem sua prevalência aumentada dado o envelhecimento populacional e ocupa a nona posição entre as doenças que causam perda de anos de vida saudável.O principal objetivo do estudo é mostrar a efetividade do Programa de Prevenção (formato presencial ou virtual) de Diabetes DM2 na redução da incidência de DM2. Estudo multicêntrico randomizado em grupos paralelos, de superioridade aberto, com taxa de alocação 1:1:1... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Integrante / Sônia Lopes Pinto - Coordenador / Lara Camargo Santos - Integrante / Fernanda Carneiro Marinho Noleto - Integrante / ÂNGELA CRISTINA BERSCH FERREIRA - Integrante / Ranna Gomes Da Rocha Rodrigues - Integrante / Ana Julia Andrade Pontes - Integrante / Veronica Andrade Duda Brandão - Integrante.

  • 2024 - Atual

    Avaliação da associação das alterações do perfil glicêmico com a qualidade e a origem dos carboidratos em pacientes com pré-diabetes., Descrição: Descrição: Existem evidências bastante consistentes na literatura de que o DM tipo 2 pode ser prevenido ou postergado, sendo as mudanças no estilo de vida a medida de primeira escolha para se atingir estes objetivos. Os antidiabéticos orais, até o momento utilizados nos estudos de prevenção, além dos seus potenciais efeitos colaterais, trazem benefícios apenas no sentido de retardar ou prevenir o Diabetes Mellitus tipo 2 e não sobre as outras doenças decorrentes da obesidade e sedentarismo, integrantes da síndrome metabólica. Para tanto, é necessário estudos que avaliem o impacto de intervenções em fatores de risco cardiometabólicos em pessoas com pré-diabetes, e assim, permitir que medidas sejam tomadas no sentido de evitar a evolução da doença. Este projeto avaliará os dados coletados no estudo piloto PROVEN-DIA, ensaio clínico multicêntrico randomizado controlado sobre a eficácia do Programa Brasileiro de Prevenção do Diabetes em 220 adultos com alto risco de Diabetes Mellitus tipo 2. O objetivo é avaliar a associação das alterações do perfil glicêmico após 3 meses de intervenção com a qualidade e a origem dos carboidratos ingeridos por pacientes com pré-diabetes... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Integrante / Sônia Lopes Pinto - Coordenador / Fernanda Carneiro Marinho Noleto - Integrante.

  • 2023 - Atual

    Grupo de Pesquisa Fisiologia Endócrina Circadiana (FEnCi), Descrição: O trabalho do grupo referem-se aos estudos dos mecanismos moleculares envolvidos na geração e manutenção da ritmicidade circadiana central e periférica e das alterações endócrino e metabólicas resultantes da desincronização do ritmo biológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Integrante / Rodrigo Antonio Peliciari-Garcia - Integrante / Paula Bargi-Souza - Coordenador.

  • 2022 - 2023

    Avaliação da eficácia de um blog educativo de bioquímica: uma aproximação entre ciência e arte, Descrição: A bioquímica, uma das matérias que compõem o ciclo básico da matriz curricular dos cursos da área da saúde, é constituída por conteúdos básicos e necessários para a compreensão do funcionamento biológico do organismo. Apesar de relevante, seu entendimento comumente é tido como complexo, abstrato e distante da realidade profissional. Sendo assim, o atual cenário aponta para a necessidade emergente de se utilizar recursos didáticos complementares para o ensino de bioquímica e, nesse sentido, os recursos digitais, a exemplo dos blogs, podem ser um interessante instrumento educativo. Portanto, o presente trabalho objetivou avaliar a eficácia de conteúdos bioquímicos elaborados e disponibilizados em um blog educativo nomeado BioquímicAtiva no processo de ensino-aprendizagem, utilizando-se da escrita criativa e de desenhos lúdicos como recursos facilitadores desse processo. Para tal, estudantes dos cursos da área da saúde de instituições públicas e privadas de ensino superior serão convidados a participar da pesquisa e a avaliação será feita mediante o preenchimento de um questionário online, contendo questões acerca da identificação pessoal, ensino, avaliação geral do blog, bem como questões específicas acerca de cada material educativo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Coordenador / Lucas Eduardo Freitas Sousa - Integrante / Valéria Araújo Porto - Integrante / Renata Andrade de Medeiros Moreira - Integrante / Wallace Gomes - Integrante.

  • 2016 - 2022

    Efeito da pinealectomia sobre a expressão circadiana de genes do relógio biológico e da apoptose em diferentes depósitos adiposos de ratos Wistar, Descrição: Diversos processos celulares apresentam ritmicidade circadiana no tecido adiposo branco, como a expressão de vários genes metabólicos, evidenciando uma regulação direta ou indireta pelo relógio biológico deste tecido, bem como pela melatonina. Os processos de adipogênese e apoptose regulam a celularidade do tecido adiposo, contribuindo para o balanço da adiposidade. Estudos prévios têm demonstrado o papel do relógio circadiano na regulação da apoptose, além da importante ação anti-apoptótica da melatonina em diferentes tecidos. Contudo, o padrão temporal da apoptose no tecido adiposo branco e a influência da melatonina neste processo permanece desconhecido. Assim, o objetivo do presente estudo é Investigar o efeito da pinealectomia sobre o padrão temporal dos genes do relógio circadiano e de genes relacionados à via da apoptose nos tecidos adiposos periepididimal (PE), retroperitoneal (RP) e subcutâneo (SC) de ratos Wistar e sobre o conteúdo de proteínas apoptóticas na gordura RP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Integrante / Fábio Bessa Lima - Coordenador / Sandra Andreotti - Integrante / Paula Bargi de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2015 - 2016

    Ingestão Proteica Após Sessão de Treinamento de Força, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Coordenador / Renatha Inácia Parente - Integrante / Rosane Pereira Medeiros - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação do Estado de Hidratação e Ingestão Hídrica em Praticantes de Triatlo, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Coordenador / Tauane Vechiato - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Avaliação do tempo de recuperação, consumo de carboidrato e líquido e estado de hidratação em judocas do Estado do Tocantins, Descrição: Sabe-se que em modalidades esportivas nas quais os atletas são classificados por categoria de peso, como no judô, muitos reduzem significativamente seu peso corporal para o momento da pesagem oficial com o propósito de se enquadrar em categorias mais leves. Por conseguinte, muitos atletas, no momento da pesagem, apresentam-se severamente desidratados. Ainda, se houver tempo insuficiente e/ou insuficiência alimentar no período da recuperação, os atletas apresentarão queda no desempenho durante a luta. Portanto, avaliar esses parâmetros é fundamental, uma vez poderá servir de ferramenta para traçar metas nutricionais que objetivam a melhora do desempenho atlético. Por esta razão, o presente estudo tem como principal objetivo verificar o tempo de recuperação entre o momento da pesagem oficial e o início da luta e o estado de hidratação que esses atletas se encontram, assim como avaliar o consumo quantitativo de carboidrato e líquido neste período de recuperação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Coordenador / Thais Rayara dos Santos Mendonça - Integrante / Priscilla Coelho Pereira Mendes - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Caracterização da Perda Rápida de Peso-Pré Competição em Judocas do Estado do Tocantins, Descrição: Sabe-se que em modalidades esportivas nas quais os atletas são classificados por categoria de peso, como no judô, muitos reduzem significativamente seu peso corporal dias antes da competição para conseguir lutar em categorias mais leves. Para alcançar esse peso desejável no dia da pesagem oficial várias são as estratégias utilizadas: uso de saunas, dietas restritivas, restrição de líquidos, exercício físico intenso, entre outras. Caracterizar esse perfil de perda rápida de peso é de suma importância, uma vez poderá servir de ferramenta para traçar metas nutricionais que objetivam a melhora do desempenho atlético. Por conseguinte, o presente estudo tem como objetivo geral identificar e caracterizar a prevalência, magnitude e os principais métodos utilizados para perda rápida de peso pré-campeonato em lutadores de judô do Estado do Tocantins.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Coordenador / Joice Nunes Vitoriano Dantas - Integrante / Tirsia Coelho Vieira - Integrante.

  • 2011 - 2011

    Caracterização do Consumo de Suplementos Nutricionais em Academias da Cidade de Mineiros, GO, Descrição: Este projeto objetiva avaliar o consumo de suplementos nutricionais em freqüentadores de academias da cidade de Mineiros, Goiás, através da análise do número de consumidores, dos tipos de produtos mais consumidos, das fontes de indicação, das atividades físicas praticadas, dos efeitos colaterais, da freqüência de consumo, renda mensal destinada para tal fim, entre outras informações, contribuindo assim para futuros estudos e para o direcionamento de programas de educação nutricional efetivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: Tatienne Neder Figueira da Costa - Coordenador.

Prêmios

2013

Classificada em primeiro lugar em concurso para professor efetivo, Universidade Federal do Tocantins.

2012

Classificada em segunda colocação no concurso para professor efetivo, Universidade Estadual de Roraima.

2011

Melhor Projeto de Extensão, Faculdade Mineirense FAMA - III Mostra Científica.

Histórico profissional

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2013 - Atual

Universidade Federal do Tocantins

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas ministradas atualmente na graduação: Bioquímica Aplicada à Nutrição. Fisiopatologia da Nutrição.Disciplinas já ministradas na graduação: Processos Bioquímicos Aplicados à Nutrição. Nutrição Esportiva.

2012 - 2013

Universidade Estadual de Roraima

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40

Outras informações:
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação Disciplinas ministradas: Genética, Epidemiologia e Saúde Ambiental, Psicologia da Enfermagem, Exames Complementares, Nutrição na Enfermagem

2012 - 2013

Academia Companhia Forms

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

2011 - 2012

Faculdade Morgana Potrich

Vínculo: Professor Integral, Enquadramento Funcional: Professor Integral, Carga horária: 40

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Curso de Graduação em Nutrição: Informática Aplicada à Nutrição, Nutrição e Metabolismo, Nutrição e Atividade Física, Educação Nutricional, UAN II, Supervisão de Estágio Obrigatório em Nutrição Social. Curso de Graduação em Fisioterapia: Fisiologia do Exercício. Curso de Graduação em Enfermagem: Nutrição na Enfermagem. Curso de Graduação em Odontologia: Epidemiologia.

2011 - 2011

Academia Companhia do Corpo Magda Borges

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Parcial

Outras informações:
Atendimento nutricional de frequentadores de academia.

2010 - 2011

Centro Universitário de Votuporanga Unifev

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Nutrição no Esporte, Bioquímica Básica e Conceitos de Nutrição, Bioquímica Metabólica, Fisiologia do Exercício, Atividade Física para grupos Especiais

2010 - 2010

Clube Atlético de Votuporanga

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Acompanhamento Nutricional de futebolistas

Outras informações:
Acompanhamento nutricional dos jogadores profissionais de futebol da cidade de Votuporanga, SP.

2010 - 2011

Academia Life

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista

2009 - 2009

Academia Estação Mulher

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Nutricionista

2006 - 2007

Prefeitura Municipal de Cardoso

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista em Merenda Escolar, Carga horária: 40

Atividades

  • 10/2006 - 07/2007

    Direção e administração, Municipal.,Cargo ou função, Nutricionista Merenda Escolar.

2006 - 2006

Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Nutricionista voluntária

Atividades

  • 03/2006 - 08/2006

    Direção e administração, Grupo de Apoio a Pessoas Com Câncer.,Cargo ou função, Nutricionista.