Lia Simone Cuimar Braga

Possui graduação em farmácia pelo Centro Universitário do Estado do Pará (1993) e graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (1989). Atualmente é saúde coletiva - Secretaria Municipal de Saúde, professor da Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel, professor da Faculdade da Amazônia de Ananindeua, docente da ESCOLA TÉCNICA DO SUS e farmacêutica - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA TIMBOTEUA. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, saúde, diarréia, crianças e vigilância.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Ciências da Saúde

2009 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Diagnóstico tardio de hanseníase em área de alto risco de transmissibilidade, Ano de Obtenção:
Orientador: Marília Brasil Xavier
Palavras-chave: Hanseníase, menores de 15 anos, prevalência oculta.

Especialização em Especialização em Farmácia Estética

2017 - 2019

Dalmass Escola de Líderes/Instituto de Pós Graduação IPOG
Título: Microagulhamento em tratamento de melasma

Especialização em VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS DOENÇAS TRANSMISSÍVE

2007 - 2008

Universidade do Estado do Pará
Título: Ações de controle em comunicantes de portadores de hanseníase em município hiperendêmico
Orientador: Marília Brasil Xavier

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE

2003 - 2005

Fundação Oswaldo Cruz
Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA LOCALIDADE DE FIRMIANA MUNICÍPIO VISEU COM ENFOQUE NA RAIVA HUMANA
Orientador: CARLOS BENEDITO MARINHO SOUZA

Especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

2004 - 2004

Universidade do Estado do Pará
Título: A DOENÇA DIARRÉICA NAS CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS ATENDIDAS NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO PSF MATINHA NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA.
Orientador: RICARDO FIGUEIREDO PINTO

Graduação em farmácia

1991 - 1993

Centro Universitário do Estado do Pará

Graduação em Enfermagem

1986 - 1989

Universidade do Estado do Pará

Formação complementar

2016 -

Extensão universitária em FARMÁCIA ESTÉTICA. (Carga horária: 400h). , Dalmass Cursos, DALMASS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Participação em eventos

X CONGRESSO DA FACULDADE DA AMAZÔNIA. USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS. 2018. (Congresso).

CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A INDÍGENAS: QUESTÃO DE DIREITO E SAÚDE. 2016. (Congresso).

MESA REDONDA.EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE. 2016. (Simpósio).

IX COBEON. ENFERMAGEM OBSTÉTRICA E NEONATAL. 2015. (Congresso).

66 Congresso Brasileiro de Enfermagem. EXPERIÊNCIA EXITOSA DO CURSO DE FORMAÇÃO EM SAÚDE MENTAL (CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS) DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO BÁSICA Á SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ.. 2014. (Congresso).

11Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2008. (Congresso).

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR.SEGURANÇA ALIMENTAR. 2007. (Outra).

II CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR. 2007. (Outra).

I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE. 2007. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Vânia Lúcia Noronha Cavalcante

NORONHA, V,L.; NEVES, Dilma Costa de Oliveira. Ações de controle em contatos intradomiciliares de portadores de hanseníase em município hiperendêmico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíve) - Universidade do Estado do Pará.

Nádia Cristina Duppre

Miranda, ECBM;DUPPRE, N. C.; Xavier MB. Diagnóstico tardio de hanseníase em área de alto risco de transmissibilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA.

Esther Castello Branco Mello Miranda

XAVIER, M. B.;MIRANDA, E.C.B.M.; DUPPRE, N. C.. Diagnóstico tardio de hanseníase em área de alto risco de transmissibilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Mariana de Andrea Vilas-Boas Hacker

HACKER, MA. Prevalência oculta da Hanseníase no município de Igarapé-Açu no período entre 2003 e2008. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Vigilancia em Saúde na Amazônia) - Fundação Oswaldo Cruz.

Dilma Costa de Oliveira Neves

XAVIER, M. B.; CAVALCANTE, V. L. N.;NEVES, D. C. O.. Ações de controle em contatos intradomiciliares de portadores de Hanseníase em município hiperendêmico. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Vigilância Epidemiológica das Do) - Universidade do Estado do Pará.

Marília Brasil Xavier

Xavier, Marilia Brasil. Prevalência oculta da hanseníase no município de Igarapé-Açu no período entre 2003 e 2008. 2010 - Fundação Oswaldo Cruz.

Marília Brasil Xavier

Xavier, Marilia B.. AÇÕES DE CONTROLE EM CONTATOS INTRADOMICILIARES DE PORTADORES DE HANSENIASES EM MUNICIPIOS HIPERENDÊMICOS. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíve) - Universidade do Estado do Pará.

Foi orientado por

Marília Brasil Xavier

Diagnóstico tardio de hanseníase em área de alto risco de transmissibilidade; 2011; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, ; Orientador: Marília Brasil Xavier;

Marília Brasil Xavier

Ações de controle em contatos intradomiciliares de portadores de hanseníase em município hiperendêmico; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Vigilância Epidemiológica) - Universidade do Estado do Pará; Orientador: Marília Brasil Xavier;

Produções bibliográficas

  • BRAGA, L. S. C. . A DOENÇA DIARRÉICA NAS CRIANÇAS DE 0 A 2 ANOS ATENDIDAS NA UNIDADE DA MATINHA NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ-PA. In: RICARDO FIGUEIREDO PINTO. (Org.). PESQUISAS EM PSF - PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA. BELÉM: GRÁFICA E EDITORA LTDA, 2005, v. 05, p. 285-296.

  • BRAGA, L. S. C. . X CONGRESSO DA FACULDADE DA AMAZÔNIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRAGA, L. S. C. . I CONGRESSO DE ENFERMAGEM. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ELANE COSTA ; BRAGA, L. S. C. . Experiência Exitosa na Formação em Saúde Mental com Ênfase em Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Equipe de Enfermagem no Município de Santa Maria do Pará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

BRAGA, L. S. C. . Saúde da Mulher. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRAGA, L. S. C. . Curso de Atualização no Controle do Câncer do Colo do Útero e Coleta de Material para exame Papanicolau. 2018. .

BRAGA, L. S. C. . ATUALIZAÇÃO NO CONTROLE DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E COLETA DE EXAME PAPANICOLAU. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, L. S. C. . ATUALIZAÇÃO NO CONTROLE DO CÂNCER E COLETA DE EXAME PAPANICOLAU. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, L. S. C. . QUALIFICAÇÃO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, L. S. C. . ATUALIZAÇÃO NO CONTROLE DO CÂNCER DE COLO UTERINO E COLETA DE MATERIAL PARA EXAME PAPANICOLAU. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, L. S. C. . Curso de Atualização no Controle do Câncer do Colo do Útero e Coleta de Material para o exame Papanicolau. 2017. .

BRAGA, L. S. C. . Curso de Atualização no Controle do Câncer do Colo do Útero e Coleta de Material para exame Papanicolau. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. . Formação de Agentes de Controle do Câncer. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. . Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACS e Técnicos de Enfermagem.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. ; ELANE COSTA . Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACS e Técnicos de Enfermagem.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. . Curso de Qualificação para Agentes Comunitários de Saúde. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. . Curso de Qualificação para Agente de Combate às Endemias. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. . Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACS e Técnicos de Enfermagem.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. . Curso de Formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para ACS e Técnicos de Enfermagem.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, L. S. C. . Curso em Rede de Frio. 2008. .

BRAGA, L. S. C. . VIGILÂNCIA EM SAÚDE. 2007. .

BRAGA, L. S. C. ; BENEDITA ABREU . VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. 2003. .

BRAGA, L. S. C. . SAÚDE DA MULHER. 2007.

BRAGA, L. S. C. . DST/AIDS. 2000.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de Santa Maria do Pará, Secretaria Municipal de Santa Maria do Pará. , Rua Dr Rayol, Centro, 68738000 - Santa Maria do Pará, PA - Brasil, Telefone: (91) 34421116

Experiência profissional

2005 - Atual

Secretaria Municipal de Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ATENÇÃO BASICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2013 - 2016

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE NOVA TIMBOTEUA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: FARMACÊUTICA, Carga horária: 16

2007 - Atual

Escola Técnica do SUS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DOCENTE

2018 - 2019

Faculdade da Amazônia de Ananindeua

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 80

2018 - 2018

Faculdade de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas Gamaliel

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20

2001 - 2002

Prefeitura Municipal de Irituia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE AGENTE COMUNITÁRIO, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

1998 - 2001

Prefeitura Municipal de Santa Maria do Pará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ATENÇÃO BASICA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2003

Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE AGENTE COMUNITÁRIO, Carga horária: 30

2003 - 2004

Prefeitura Municipal de Bonito

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE AGENTE COMUNITÁRIO, Carga horária: 30