ROSIELI ALVES CHIARATTO
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: participação comunitária, educação em saúde e prevenção. Na área acadêmica, trabalha com a aprendizagem baseada em problemas (PBL), na gestão acadêmica atuou como Coordenadora do Seviço Didático Pedagógico de Apoio - SEDA, da Faculdade de Educação e Meio Ambiente, desenvolvendo ainda atividades de docência, avaliação institucional, orientação aos docentes no tocante a metodologias ativas e aspectos relativos ao processo ensino-aprendizagem. Atualmente é presidente do Conselho Mantenedor da UNIDAS Sociedade de Educação e Cultura Ltda, mantenedora do Centro Universitário FAEMA - UNIFAEMA, atuando na gestão administrativa e financeira.
Informações coletadas do Lattes em 16/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Odontologia Preventiva e Social
1999 - 2002
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Utilização da metodologia PBL na Odontologia: descortinando novas possibilidades ao processo ensino- aprendizagem
Nemre Adas Saliba. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: problem-based learning; aprendizagem baseada em problemas; ensino da Odontologia.Grande área: Ciências da Saúde
Mestrado em Saúde Coletiva
1996 - 1999
Universidade Estadual de Londrina
Título: Prevalência de cárie dentária em crianças de 6 a 36 meses de idade e sua relação com variáveis socioculturais, Florestópolis-Pr., Ano de Obtenção: 1999
Zuleika Thomson.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cárie dentária; aleitamento materno; prevalência de cárie.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana.
Especialização em Gestão : Cooperativas de Crédito
2021 - 2023
Fundação Getúlio Vargas
Título: FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS E DELEGADOS NO ÂMBITO DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO ESTADO DE RONDÔNIA
Orientador: Profa. Dra. Myrian Lund
Formação complementar
2021 -
MBA em MBA em Gestão: Cooperativas de Crédito. (Carga Horária: 400h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2019 - 2019
Gestão Educacional. (Carga horária: 200h). , Centro Universitário União das Américas Descomplica, Uniamérica, Brasil.
2008 - 2008
Gestão Financeira. (Carga horária: 8h). , LUMINA CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, LUMINA, Brasil.
2008 - 2008
Curso de Acesso às Fontes de Informação da BVS. (Carga horária: 4h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2000 - 2000
Educação em Saúde Bucal. (Carga horária: 4h). , Associação Paulista de Odontologia, APO, Brasil.
1999 - 1999
Dental Public Health Services and Education in .... (Carga horária: 8h). , UNESP/Araçatuba, UNESP, Brasil.
1999 - 1999
Dental Public Health Services and Education in .... (Carga horária: 8h). , UNESP/Araçatuba, UNESP, Brasil.
1998 - 1998
Curso de Epidemiologia Clínica. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1998 - 1998
Docente Atuante: Odontologia. (Carga horária: 9h). , Serviço Social da Indústria - Departamento Regional do Paraná, SESI, Brasil.
1998 - 1998
Prevenção: estratégia para a promoção da saúde.... (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Odontologia- Regional de Ponta Grossa, ABOPG, Brasil.
1998 - 1998
Odontologia Estética I, II e III. (Carga horária: 24h). , Associação Odontológica do Norte do Paraná, AONP, Brasil.
1998 - 1998
Epidemiologia Clínica. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Curso de Capacitação em Epidemiologia Clínica. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1997 - 1997
Diagnóstico e Tratamento da Cárie Dentária. (Carga horária: 8h). , Associação Médica de Londrina, AML, Brasil.
1997 - 1997
Diagnóstico e Tratamento da Cárie Dentária. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Cambé/PR, SMCAM, Brasil.
1996 - 1996
Curso de Epidemiologia. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba/PR, SMSCU, Brasil.
1996 - 1996
Cimento de Ionômetro de Vidro. (Carga horária: 3h). , Secretaria Municipal de Cambé/PR, SMCAM, Brasil.
1995 - 1996
Ensino de língua francesa. , ALLIANCE FRANÇAISE, AF, Brasil.
1995 - 1995
Assistência ao Paciente em Situação de Urgência. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1995 - 1995
Materias Dentários. (Carga horária: 12h). , Associação Odontológica do Norte do Paraná, AONP, Brasil.
1995 - 1995
Assistência ao Paciente em Situação de Urgência. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1995
Orientação e Assessoria Didático- Pedagógica. , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Aperfeiçoamento em Odontologia para Bebês. (Carga horária: 1120h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1994
Extensão universitária em Curso de Aperfeiçoamento Intensivo. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1994
O Dilema da Saúde Bucal no Brasil: diagnóstico..... (Carga horária: 8h). , Associação Odontológica do Norte do Paraná, AONP, Brasil.
1994 - 1994
Aperfeiçoamento Intensivo. (Carga horária: 48h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1994 - 1994
Dentística. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em VI Curso de Anatomia Humana da cabeça e orgãos .... (Carga horária: 68h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Extensão universitária em Anatomia da Cabeça e Órgãos dos Sentidos. (Carga horária: 68h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Atualização em Endodontia. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Dentística Operatória. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Endodontia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1993 - 1993
Prótose Fixa Unitária. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1993 - 1993
Endodontia. (Carga horária: 8h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
1993 - 1993
Atualização em Endodontia. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1992 - 1992
Uso de Laser na Odontologia. (Carga horária: 8h). , Centro Acadêmico XXI de Abril, CA, Brasil.
1992 - 1992
Atualização em Endodontia. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1991 - 1991
Endodontia. (Carga horária: 12h). , Associação Odontológica do Norte do Paraná, AONP, Brasil.
1991 - 1991
Periodontia. (Carga horária: 8h). , Associação Odontológica do Norte do Paraná, AONP, Brasil.
1991 - 1991
Odontologia Restauradora. (Carga horária: 8h). , Associação Odontológica do Norte do Paraná, AONP, Brasil.
1991 - 1991
Restauração Estética. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1990 - 1990
Dentística Restauradora- Metodologia de Trabalho... (Carga horária: 32h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1990 - 1990
Câncer de Boca, Cabeça e Pescoço- prevenção, .... (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
1987 - 1987
Treinamento para Professores. (Carga horária: 54h). , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
1987 - 1987
Curso de Literatura Inglesa e Americana. , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
1985 - 1985
Curso Básico de Inglês. (Carga horária: 320h). , Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, ICBEU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Odontopediatria.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Organização de eventos
CHIARATTO, R. A. . Capacitação Colaboradores Tecnico-Administrativos. 2022. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Capacitação Colaboradores Tecnico-Administrativos. 2021. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Capacitação Colaboradores Tecnico-Administrativos. 2020. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Forum Acadêmico Cientifico FAEMA. 2019. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Capacitação Colaboradores Tecnico-Administrativos. 2019. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Forum Acadêmico Cientifico FAEMA. 2018. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Capacitação Colaboradores Tecnico-Administrativos. 2018. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Forum Acadêmico Cientifico FAEMA. 2017. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Capacitação Colaboradores Tecnico-Administrativos. 2017. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Capacitação colaboradores Tecnicos-administrativos. 2016. (Outro).
CHIARATTO, R. A. ; SOUZA,Rosani Aparecida Alves Ribeiro de . Exposição SUS 20 anos. 2009. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . I Encontro de Saúde Coletiva e Bioética e III Workshop de Pós- Graduação em Odontologia Preventiva e Social. 2001. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Comissão Executiva do X Encontro de Administradores Acadêmicos do Paraná. 2001. (Outro).
CHIARATTO, R. A. . Campanha Anti- Tabagismo. 1998. (Outro).
Participação em eventos
I Congresso Internacional de Cuidado e Segurança do Paciente do UNIFAEMA. 2022. (Congresso).
I Encontro Científico Internacional de Ciências da Saúde do UNIFAEMA. 2022. (Encontro).
I Jornada Multiprofissional e Internacional de Cuidados aos Pacientes Críticos do UNIFAEMA. 2022. (Outra).
I Meeting Internacional da atuação multiprofissional na Saúde do UNIFAEMA. 2022. (Encontro).
Congresso Internacional Filhas de Jó. Filhas de Jó no Brasil. 2019. (Congresso).
Congresso Internacional Filhas de Jó. Tradução Smiultânea Ingles - Portugues. 2019. (Congresso).
I Semana da Enfermagem CDA.Ética na assistência multiprofissional. 2016. (Outra).
Metodologias Ativas. 2014. (Outra).
I Semana Acadêmica Integrada de Física e Química.Metodologia da Problematização. 2010. (Outra).
Programa Tutoria e Nvelamento Métodos de Estudo.Tutora docente - Métodos de estudo. 2010. (Outra).
Semana da Enfermagem de Rôndonia.Depósitos de resíduos líquidos a céu aberto em Ariquemes/RO: Necessidade de formulação de políticas públicas. 2010. (Outra).
Avaliação Institucional - A Nova Sistemática Implantada pelo MEC e suas Consequencias para as IES. 2009. (Seminário).
I Conferencia Regional de Políticas Públicas de Juventude.Saúde e Sexualidade. 2008. (Encontro).
III Ciclo de Palestras Educando para o Futuro. 2008. (Simpósio).
Palestra - A Humanização no Atendimento aos Usuários do SUS.A Humanização no Atendimento aos Usuários do SUS. 2008. (Outra).
Palestra - Prevenção do Câncer Bucal.Prevenção do Câncer Bucal. 2008. (Outra).
Seminário Regional sobre o Ensino Farmacêutico das Regiões Centro-Oeste e Norte. 2008. (Seminário).
V Fórum Nacional de Métodos Ativos de Ensino Aprendizagem.Programa de Tutoria e NIvelamento: Aprender é diferente de ensinar. 2008. (Outra).
Gestão Financeira. 2007. (Oficina).
II Conferência Municipal de Saúde - Saúde e Qualidade de Vida: Políticas do Município e Desenvolvimento.Desafios para Efetivação do Direito Humano à Saúde no Século XXI: Estado, Sociedade e Padrões de Desenvolvimento. 2007. (Seminário).
IV Seminário Avaliação, Informação e Qualidade do curso de Odontologia. 2002. (Seminário).
Seminário Impulsionando as Mudanças nos Cursos Paranaenses na área de Saúde: Rumo a Implantação das Novas Diretrizes Curriculares. 2002. (Seminário).
XXXVII Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico/ XXVIII Encontro Nacional dos Dirigentes de Faculdades de Odontologia.Avaliação do Curso de Odontologia (metodologia PBL) na Adelaide University , Austrália , na visão dos acadêmicos.. 2002. (Encontro).
1° Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva e Bioética, III Workshop de Pós Graduação em Odontologia Preventiva e Social.O Armazenamento das escovas dentárias na creche Santa Clara de Assis- Araçatuba/SP. 2001. (Encontro).
III Ciclo de Revisão em Saúde Bucal - Atualização em Saúde Bucal Coletiva. 2001. (Outra).
17ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.Saúde Bucal nas escolas: estudo comparativo entre escolas particulares e públicas. 2000. (Encontro).
20ª Jornada Acadêmica de Araçatuba. Importância das condições de higienização e armazenamento das escovas dentárias dentro do contexto de promoção da saúde. 2000. (Congresso).
35ª Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico Tema Oficial: Planejando o Ensino de Odontologia .Ação doscente e Desenvolvimento Curricular.Inclusão de novas disciplinas ao currículo: formação acadêmica ampliada ou rompimento com a formação generalista?. 2000. (Encontro).
III Encontro de Atividades Científicas UNOPAR.Consumo de Medicamentos com flúor na cidade de Londrina/PR: relação com prevalência de fluorose e políticas de vigilância de consumo. 2000. (Encontro).
III Encontro Nacional de Odontologia para Bebês.Importância do cirurgião dentista como agente promotor do aleitamento materno. 2000. (Encontro).
V EPATESCO Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico.Reformulação das Atividades Odontológicas Educativas, Preventivas e Curativas Desenvolvidas na creche Santa Clara de Assis- Araçatuba/SP. 2000. (Encontro).
VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Estudo da Mortalidade Materna na 17ª Regional de Saúde em Londrina/PR no período de 1993 a 1998. 2000. (Congresso).
1° Congresso Mundial de Odontologia , IV Jornada Odontológica de Londrina, Congresso Mundial de Experiências de Odontologia na Saúde Pública. 1999. (Congresso).
I Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR.Bandinha Musical sobre Higiene Bucal. 1999. (Encontro).
Semana Cultural e Científica do Curso de Odontologia - SECCO "Prof. Rogério Shibayama".O Ensino da Odontologia: Educação Tradicional x Educação Participativa". 1999. (Encontro).
XI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Saúde Bucal na Terceira Idade. 1999. (Congresso).
XXXII Reunión Anual da Sociedad Argentina de Investigación Odontológica International Association for Dental Research. 1999. (Encontro).
XXXII SAIO. 1999. (Congresso).
12° Congresso Internacional de Odontologia de Ponta Grossa. Importância da manutenção da saúde bucal: uma necessidade a ser conquistada. 1998. (Congresso).
II CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA DE MARINGÁ. Promoção de Saúde Bucal na 3ª idade : necessidades odontológicas acumuladas e grau de interesse da comunidade .. 1998. (Congresso).
II Encontro Nacional de Odontologia para Bebês. 1998. (Encontro).
III JORNADA ODONTOLÓGICA DE LONDRINA.Programas de Prevenção de Saúde Bucal e Atendimento Odontológico direcionado aos idosos: estado da arte na cidade de Londrina. 1998. (Encontro).
SESI- AÇÃO/98.Odontologia. 1998. (Outra).
V Encontro de Odontologia Estética de Londrina. 1998. (Encontro).
XI Jornada Odontológica de Bauru- Profª Dra. Maria Fidela de Lima Navarro. 1998. (Outra).
XIV Enatespo - Encontro Nacional dos Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico/ III Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva. Expectativa e Aceitação Pública de um Serviço Odontológico destinado à Terceira Idade em Londrina/Paraná. 1998. (Congresso).
1° Encontro Nacional de Odontologia para Bebês. 1997. (Encontro).
V Congresso Paulista de Saúde Pública. Processo de Municipalização : uma avaliação do nível de informação dos profissionais de saúde das UBS da região Oeste do município de Londrina/PR, Universidade Estadual Londrina.. 1997. (Congresso).
V Encontro Nacional de Aleitamento Materno. 1997. (Encontro).
40° Congresso Médico de Londrina. Uma proposta de educação para saúde de crianças da terceira série primária da rede pública. 1996. (Congresso).
I Encontro Cambeense de Biossegurança e Prevenção de infecção nos serviços de Saúde. 1996. (Encontro).
Mesa Redonda sobre Administração na Área de Saúde.Administração na Área da Saúde. 1996. (Oficina).
Palestra sobre o tema "Cimento de Ionômero de Vidro". 1996. (Outra).
XII Enatespo- 1° Congresso Brasileiro de Saúde Bucal Coletiva. 1996. (Congresso).
2° Encontro Gaúcho de Odontopediatria. 1995. (Encontro).
I Encontro de Ensino de Ensino de Odontologia da UEL- qualidade total no ensino da Odontologia. 1995. (Encontro).
I Encontro de Ensino de Odontologia da UEL(Qualidade Total no Ensino de Odontologia). 1994. (Encontro).
II Ciclo de Palestras Curso de Formação de Técnico em Higiene Dental /Descentralizado na 17ª Regional de Saúde Londrina. 1994. (Seminário).
I Jornada Mutiprofissional - abordagem integral do Bebê. 1994. (Outra).
I Simpósio Paranaense sobre mercado de Trabalho em Odontologia. 1994. (Simpósio).
18° Congresso Universitário Brasileiro de Odontologia. 1993. (Congresso).
I Encontro de Implantologia da UNOPAR. 1993. (Encontro).
Congresso Odontológico. 1992. (Congresso).
II Encontro Londrinense de Odontologia para o Paciente Excepcional. 1991. (Encontro).
Participação em bancas
CHIARATTO, R. A.; CHAVES, Carlos Alberto Paraguassu; TOMAZ, Carlos Alberto Bezerra. Remédios na Internet Brasileira: agravos à saúde. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
CHIARATTO, R. A.; CHAVES, Carlos Alberto Paraguassu; TOMAZ, Carlos Alberto Bezerra. Avaliação de conhecimento e atitudes dos cirurgiões dentistas em relação ao diagnóstico do câncer bucal: um estudo em Porto Velho/RO.. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade de Brasília.
FRANCK, C. L.; ZANATTA, A.;CHIARATTO, R. A.. Associações entre o banho no leito, a temperatura corporal e as características do sono, em pacientes criticamente enfermos. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Medicina Interna e Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Paraná.
Oliveira, L C; Fiqueira Junior, A;CHIARATTO, R. A.. Efeito de diferentes tipos de exercicios físicos na eficiencia dialitica, nos aspectos cognitivos e físicos: estudo ramdomizado e controlado. 2022. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação Física) - Universidade São Judas Tadeu.
VALDERRAMAS, S. R.; SILVADO, C. E. S.;CHIARATTO, R. A.; ZANATTA, A.; FRANCK, C. L.. Associações entre o banho no leito, a temperatura corporal e as características do sono, em pacientes criticamente enfermos. 2023. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação Medicina Interna e Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Paraná.
SANTANA, S. C.;CHIARATTO, R. A.; VERISSIMO, T. D. C.. Qualificação do enfermeiro em Libras: implicações no cuidado ao deficiente auditivo sob o olhar do surdo, professor intérprete e do profissional enfermeiro. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SANTANA, S. C.;CHIARATTO, R. A.; BRUNO, K. R. G.. Centro de diálise em município do interior da Amazônia Legal: características e conquistas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
BRUNO, K. R. G.; VERISSIMO, T. D. C.;CHIARATTO, R. A.. Doação de órgãos e tecidos para transplante: motivo da recusa familiar de potenciais doadores de um município da Amazônia Legal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SANTANA, S. C.;CHIARATTO, R. A.; SOUZA, R. A. A. R.. Percepções acerca da importância das vacinas numa instituição de ensino superior em um município situado na Amazônia Legal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SOUZA, R. A. R. A.; MENEZES, M. F.;CHIARATTO, R. A.. Academia da saúde: uma estratégia contemporânea para a produção do cuidado e criação de hábitos saudáveis. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
VERISSIMO, T. D. C.;CHIARATTO, R. A.; SANTANA, S. C.. Gerenciamento da programação cirúrgica: implicação na assistência de enfermagem perioperatória. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
RAMBO, C. P.; AZEVEDO, E. A. A.;CHIARATTO, R. A.. A concepção sobre a medida socieducativa: o olhar do adolescente em conflito com a lei. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
RAMBO, C. P.;CHIARATTO, R. A.; GOELLNER, M. B.. Institucionalização: as causas sombrias do acolhimento de crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SOUZA, R. A. A. R.;CHIARATTO, R. A.; SOUTO, V. M. G.. Diagnóstico diferencial de dengue e leptospirose na perspectiva da construção social da saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
FAGUNDES, D. S.; UESUGUI, H. M.;CHIARATTO, R. A.. Facilitação neuromuscular proprioceptiva na reabilitação da paralisia facial periférica: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
FRAMIL, G. B.;CHIARATTO, R. A.; VERISSIMO, T. D. C.. Violência obstétrica: uma violência consentida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
GOELLNER, M. B.;CHIARATTO, R. A.; AZEVEDO, E. A. A.. Sentimentos existentes em mães de crianças com paralisia cerebral: o encontro e convívio com o inesperado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
RAMBO, C. P.; AZEVEDO, E. A. A.;CHIARATTO, R. A.. Formação e atuação em psicologia escolar: uma análise documental das instituições de Ensino Superior do Estado de Rondônia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
GOELLNER, M. B.;CHIARATTO, R. A.; CASARIN, R. G.. Atenção e cuidados para crianças e adolescentes institucionalizados. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
VERISSIMO, T. D. C.; SANTANA, S. C.;CHIARATTO, R. A.. Processamento de qualidade para artigos médico-hospitalares: principais obstáculos em um hospital municipal de Ariquemes - RO - Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SOUZA, A. A. F.;CHIARATTO, R. A.; VIEIRA, C. T.. Disfunções temporomandibulares: etiologias, quadro clínico, métodos de avaliação e métodos fisioterápicos de tratamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SOUZA, R. A. A. R.;CHIARATTO, R. A.; CHOCAIR, D. F. A.. Metodologia da problematização: uma contribuição para a prática da educação permanente em enfermagem no âmbito hospitalar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
BATINI, S. R.; SOUZA, R. A. A. R.;CHIARATTO, R. A.. Planejamento estratégico situacional: um instrumento na atuação do profissional de enfermagem no território sanitário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
UESUGUI, H. M.;CHIARATTO, R. A.; BATINI, S. R.. Queda de idosos: prevenção em ambiente domiciliar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SOUZA, R. A. A. R.;CHIARATTO, R. A.; UESUGUI, H. M.. O uso de substâncias psicoestimulantes por caminhoneiros: os bastidores de uma associação perigosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
JORGE, T. N.;CHIARATTO, R. A.; FARIAS, G. J.. O nível de conhecimento dos professores de ensino fundamental e médio de algumas escolas públicas do município de Ariquemes-RO em relação às ciências astronômicas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
SANTANA, S. C.;CHIARATTO, R. A.; SMAHA, F.. Atenção farmacêutica aos portadores do vírus da Hepatite B. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
CHIARATTO, R. A.; BRONDANI, Filomena Maria Minetto; ZAN, R. A.. A Tabela Periódica como Palavra Geradora: problematizando a tabela, uma estratégia para o ensino de química na educação de jovens e adultos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente.
CHIARATTO, R. A.. 3° Encontro de Atividades Científicas da Universidade Norte do Paraná- UNOPAR. 2000.
Orientou
; PORTUGAL, Silvana Souza; A alimentação saudável na escola os benefícios que uma alimentação saudável pode proporcionar ao ser humano; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Moreira O; ; Violência na Escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
A importância da liderança para um trabalho de sucesso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; CUNHA, Marcos Rodrigo da; ; ; ; Inclusão de cadeirantes nas escolas Educação é direito de todos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; ; ; ; Desestrutura Familiar e a relação com a aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; ; ; Colaboração entre família e escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; ; ; Inclusão de deficientes auditivos na escola pública; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; FILGUEIRAS, Francisca Lucimar; Prática da Educação Ambiental na cidade de Ariquemes; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
OLIVEIRA, Marilei A; de ; OLIVEIRA; ; Papel da escola na preparação para o mercado de trabalho do século XXI; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; Leitura: suporte para produção de textos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; COLLA, Rozéllis; ; A família na escola: a importância da família no aprendizado do educando nas séries iniciais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
A interferência do trabalho infantil na aprendizagem escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
; Gestão Democrática na escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Um caminho para utilização das tecnologias na escola; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Escolar) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
A influência do uso da pornografia virtual no desempenho sexual e na vinculação afetiva; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
A assistência de Enfermagem no processo de aleitamento materno: uma possibilidade real de prevenção do desmame precoce; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Políticas Públicas do Ministério da Saúde: promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e os benefícios ao binômio mãe - filho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Prática do aleitamento materno e hábitos bucais deletérios: uma relação inversamente proporcional; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Educação e Meio Ambiente; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Expectativa e Aceitação Pública de um Serviço Odontológico destinado à Terceira Idade em Londrina/PR; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Manutenção da Saúde Bucal : uma necessidade a ser conquistada; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em odontologia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Informativo Odontológico destinado a Terceira Idade; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Pacientes Especiais: uma lacuna no atendimento odontológico; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Expectativa da Implantação de um Programa e Atendimento Buco- Geriátrico em Londrina; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Ação Anti- Tabagismo; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Odontologia) - Universidade Norte do Paraná; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Curso Técnico em Higiene Dental Descentralizada na 17ª Regional de Saúde; 1994; Orientação de outra natureza; (Técnico em Higiene Dental) - 17ª Regional de Saúde - Londrina; Orientador: Rosieli Alves Chiaratto;
Produções bibliográficas
-
UESUGUI, H. M. ; CHIARATTO, R. A. ; FAGUNDES, D. S. ; ZORZI, A. C. ; FRAMIL, G. B. ; SOUZA, J. M. . Iniciação científica em Enfermagem: instrumento de transformação do saber. REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE , v. 2, p. 86-92, 2011.
-
NEUHAUS, A. A. ; CHIARATTO, R. A. . Hora de trabalho pedagógico coletivo em busca da qualidade na educação. REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE , v. 1, p. 14-29, 2010.
-
MOURA, A. M. ; CRUZ, E. J. ; MELO, O. L. ; CHIARATTO, R. A. . Leitura: suporte para a produção de textos. REVISTA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE , v. 1, p. 1-13, 2010.
-
SALIBA, N. A. ; MOIMAZ, S. A. S. ; CHIARATTO, R. A. ; TIANO, A. V. P. . The use of PBL methodology in Dentistry: Displaying new possibilities for the teaching-learning process. REVISTA ODONTO CIÊNCIA (ONLINE) , v. 23, p. 392-396, 2008.
-
LOPES, Maria Lúcia Silva ; MELO, Vânia de Oliveira ; CHIARATTO, R. A. ; CORDONI JÚNIOR, Luiz ; GONINI, Cristiane de Andrade Janene . Processo de municipalização: uma avaliação do nível de informação dos profissionais de saúde das Unidades Básicas da região oeste do município de Londrina - Paraná. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO) , v. 4, p. 163-166, 2000.
-
CHIARATTO, R. A. . Vital para a Saúde. Editorial, Ariquemes, p. 1 - 1, 01 out. 2008.
-
CHIARATTO FILHO, D. ; CHIARATTO, R. A. ; SANTOS, L. R. ; VERISSIMO, T. D. C. . Administração segura de medicamento em serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU). In: I Congresso Internacional de Cuidado e Segurança do Paciente do UNIFAEMA, 2022, Ariquemes, RO. Anais do I Congresso Internacional de Cuidado e Segurança do Paciente do UNIFAEMA. Ariquemes: Revista Científica FAEMA, 2022. v. 13. p. 1-5.
-
CHIARATTO FILHO, D. ; PEDRAO, R. A. A. ; SANTOS, L. R. ; CHIARATTO, R. A. . Espiritualidade em unidade de terapia intensiva: a importância da integralização do cuidado. In: I Jornada Multiprofissional e Internacional de Cuidados ao Paciente Crítico do UNIFAEMA, 2022, Ariquemes, RO. Anais da I Jornada Multiprofissional e Internacional de Cuidados ao Paciente Crítico do UNIFAEMA. Ariquemes: Revista Científica FAEMA, 2022. v. 13. p. 1-5.
-
CHIARATTO FILHO, D. ; SOUZA, R. A. A. R. ; SANTANA, S. C. ; CHIARATTO, R. A. . A metodologia PBL na formação do graduando em medicina: pertinência com as diretrizes curriculares nacionais para o curso. In: I Meeting Internacional da Atuação Multiprofissional na Saúde do UNIFAEMA, 2022, Ariquemes, RO. Anais do I Meeting Internacional da Atuação Multiprofissional na Saúde do UNIFAEMA. Ariquemes: Revista Científica FAEMA, 2022. v. 13. p. 1-5.
-
SCHMIDT, T. R. ; FERRETI, G. ; UESUGUI, H. M. ; CHIARATTO, R. A. ; MENEGUETTI, D. U. O. . Panorama epidemiológico da dengue no município de Buritis, Rondônia, Brasil, no período de 2009 e 2010. In: XIX Semana de Enfermagem de Rondônia, 2011, Ariquemes. Anais da XIX Semana de Enfermagem de Rondônia. Ariquemes: Revista Científica FAEMA, 2011. v. 2. p. 21-22.
-
SILVA, D. G. ; SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; FRAMIL, J. B. ; SOARES, A. F. . Orientação para pais e cuidadores sobre saúde bucal infantil: um relato de experiência. In: XIX Semana de Enfermagem de Rondônia, 2011, Ariquemes. Anais da XIX Semana de Enfermagem de Rondônia. Ariquemes: Revista Científica FAEMA, 2011. v. 2. p. 70-73.
-
LEITE, C. M. ; SOUZA, D. L. ; UESUGUI, H. M. ; CHIARATTO, R. A. ; MENEGUETTI, D. U. O. . Imunização contra influenza H1N1 em gestantes, nos principais municípios de Rondônia (Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal E Vilhena). In: XIX Semana de Enfermagem de Rondônia, 2011, Ariquemes. Anais da XIX Semana de Enfermagem de Rondônia. Ariquemes: Revista Científica FAEMA, 2011. v. 2. p. 5-7.
-
CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; SOUZA,Rosani Aparecida Alves Ribeiro de ; MOIMAZ, S. A. S. ; SALIBA, N. A. . O Armazenamento das Escovas Dentárias na creche Santa Clara de Assis - Araçatuba/SP. In: I Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva e Bioética, 2001, Araçatuba. O Armazenamento das Escovas Dentárias na creche Santa Clara de Assis - Araçatuba /SP, 2001. p. 41-41.
-
BERGAMASCHI JÚNIOR, Edarg ; SOUZA,Rosani Aparecida Alves Ribeiro de ; CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. . O que os dirigentes das Escolas Públicas Sabem sobre os Programas de substâncias Fluretadas Desenvolvidos nessas instituições. In: I Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva e Bioética, 2001, Araçatuba. Anais do I Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva e Bioética e III Worshop de Pós Graduação em Odontologia Preventiva e Social, 2001. v. 1. p. 32-32.
-
SOUZA, R. A. A. R. ; BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; MOIMAZ, S. A. S. . Bases de Promoção Saúde Bucal durante a gravidez. In: III Encontro Nacional de Odontologia para Bebês, 2000, Araçatuba. Anais do III Encontro Nacional de Odontologia para Bebês. Araçatuba, 2000. v. 3. p. 27-27.
-
CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; SOUZA, R. A. A. R. ; MOIMAZ, S. A. S. . Importância do Cirurgião Dentista como agente promotor do Aleitamento Materno. In: III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2000, Londrina. Anais do III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2000. p. 363-363.
-
R.A.A.R. Souza ; BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; MOIMAZ, S. A. S. . Incentivo a Introdução da Saúde Bucal no Programa Saúde da Família. In: Congresso Paranaense de Saúde Pública e I Mostra estadual de Saúde da Família, 2000, Londrina. Anais Congresso Paranaense de Saúde Pública e I Mostra Estadual de Saúde da Família, 2000. p. 55-55.
-
SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; BERGAMASCHI JÚNIOR, Edarg ; SALIBA, N. A. . Vigilância de Fluoretação das Águas do Sistema de Abastecimento Público: uma possibilidade de Controle Social pelo Cirurgião Dentista. In: III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 2000, Londrina. Anais do III Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina, 2000. p. 364-364.
-
SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; STROPARO, L.D. . Ação anti-tabagismo- uma colaboração, como alvo a intensificação da prática. In: 1° Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR, 1998, Londrina. Anais do 1° Encontro de Atividades Científicas da UNOPAR. Londrina, 1998. p. 308-308.
-
SOUZA, R. A. A. R. ; BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; MOIMAZ, S. A. S. . Participação de Coordenadores de Serviços Públicos Odontológicos no processo de vigilância da fluoretação da água. JBC. Jornal Brasileiro de Clínica Odontológica Integrada e Saúde Bucal Coletiva , 2008.
-
BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. ; MOIMAZ, S. A. S. ; SALIBA, N. A. . Práticas relacionadas à saúde bucal em escolas municipais de educação infantil de Araçatuba/SP. Revista Paulista de Odontologia , 2008.
-
SANTANA, S. C. ; CHIARATTO, R. A. ; SANTANA, K. C. ; SANTANA, J. E. C. . Hanseníase e a promoção da saúde no Programa Saúde na Escola (PSE). 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO FILHO, D. ; SOUZA, R. A. A. R. ; SANTANA, S. C. ; CHIARATTO, R. A. . A metodologia PBL na formação do graduando em medicina: pertinência com as diretrizes curriculares nacionais para o curso. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . Métodos de Estudo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MELLO, D. N. C. ; Marta Vieira da Silva ; UESUGUI, Helena Meika ; SOUZA,Rosani Aparecida Alves Ribeiro de ; CHIARATTO, R. A. ; Vilma Rocha Padilha . Depósitos de resíduos liquidos a céu aberto em Ariquemes/RO: necessidade de formulação de poíticas saudáveis.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . Aprender a estudar: métodos de estudo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
David Dantas Dorea ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA,Rosani Aparecida Alves Ribeiro de . A Metodologia da Problematização no ensino da química: um desafio de mudar a realidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
David Dantas Dorea ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. . A Metodologia da Problematização no ensino da Química: o desafio de mudar a realidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHIARATTO, R. A. . O Ensino contemporâneo viabilizado por meio de Metodologias Inovadoras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CHIARATTO, R. A. ; COSTA, Airton Leite ; UESUGUI, Helena Meika ; BRONDANI, Filomena Maria Minetto ; SÁ, Fabia Maria Pereira ; BRAGA, Flaviany Alves . Programa de Tutoria e Nivelamento: Aprender é diferente de ensinar. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. ; SALIBA, N. A. ; WINNING, T.A. ; TOMNSEND, G. . Avaliação do Curso de Odontologia (metodologia PBL) na Adelaide University , Austrália , na visão dos acadêmicos.. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. ; WINNING, T.A. ; TOMNSEND, G. ; SALIBA, N. A. . Aquisição de conhecimento através da transformação da experiência: a utilização do Journal of Reflexion na Adelaide University- Austrália. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. ; BRANDÃO, I.M.G. ; SALIBA, N. A. ; MOIMAZ, S. A. S. . O Armazenamento das escovas dentárias na creche Santa Clara de Assis- Araçatuba/SP. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CHIARATTO, R. A. ; SALIBA, N. A. . PBL- Uma nova forma de ensinar, uma nova forma de avaliar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
R.A.A.R. Souza ; CHIARATTO, R. A. ; BERTI, M. ; BRANDÃO, I.M.G. ; SALIBA, N. A. . O Ensino Odontológico como mediador no processo de formação de conciência sanitária. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOURA E SILVA, Zilá A. P. ; MORITA, Maria Celeste ; CHIARATTO, R. A. . Pedagogia da Transmissão x Pedagogia da Produção. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, I.M.G. ; SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; SALIBA, N. A. ; MOIMAZ, S. A. S. . Inclusão de novas disciplinas ao currículo : formação acadêmica ampliada ou rompimento com a formação generalista. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; GUIMARÃES, Luiz Octavio ; SALIBA, N. A. ; GARBIM, C.A.S. . Consumo de Medicamentos com Flúor na cidade de Londrina: relação com prevalância de fluorose e políticas de vigilância de consumo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. ; MOIMAZ, S. A. S. ; SALIBA, Orlando . Saúde Bucal nas escolas: estudo comparativo entre escolas particulares e públicas, Araçatuba/SP. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO FILHO, D. ; PEREIRA, Alessandro Aparecido ; ABREU, A. Q. ; ONISHI, L. ; CHIARATTO, R. A. . Estudo da Mortalidade Materna na 17ª Regional de Saúde em Londrina/PR no período de 1993 a 1998. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. ; MOIMAZ, S. A. S. ; SALIBA, N. A. . Bases da promoçãode saúde bucal durante a gestação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
POLA, Isis Andréia Venturini ; BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; MOIMAZ, S. A. S. . Importância das condições de higienização e armazenamento das escovas dentárias dentro do contexto de promoção da saúde. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. ; SOUZA,Rosani Aparecida Alves Ribeiro de ; SALIBA, N. A. ; MOIMAZ, S. A. S. ; GARBIM, C.A.S. . Reformulação das Atividades Odontológicas Educativas, Preventivas e Curativas Desenvolvidas na creche Santa Clara de Assis- Araçatuba/SP. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHIARATTO, R. A. ; MORITA, Maria Celeste ; SILVA, Zilá A. P. Moura e . Pedagogia da Transmissão x Pedagogia da Produção. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, Zilá A. P. Moura e ; MORITA, Maria Celeste ; CHIARATTO, R. A. . Pedagogia da TRansmissão x Pedagogia do Conhecimento: 'cooperative learning'. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CHIARATTO, R. A. . Saúde Bucal na terceira idade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Prevalência de cárie em crianças de 06 a 36 meses de idade e sua relação com variáveis sócio culturais, Florestópolis/PR. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Las Prácticas Relacionadas a Salud Oral em Escuelas de Araçatuba/SP/BRASIL. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CHIARATTO, R. A. . Bandinha Musical sobre Higiene Bucal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . Orientação de Higiene Bucal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . Teatro de Fantoches- Higiene Bucal. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARCIERI, R. M. ; CHIARATTO, R. A. ; SALIBA, Orlando . Saúde Bucal na Terceira Idade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Promoção de saúde bucal na terceira idade: necessidades odontológicas acumuladas e grau de interesse da comunidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . Promoção de saúde bucal na terceira idade: necessidades odontológicas acumuladas e grau de interesse da comunidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Programas de prevenção de saúde odontológica direcidonado aos idosos: Estado da Arte na cidade de Londrina/PR. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . Expectativa e Aceitação Pública de um Serviço Odontológico destinado a Terceira Idade em Londrina- PR. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Importância da Manutenção da Saúde Bucal: uma necessidade a ser conquistada. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Odontologia. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . Expectativa e Aceitação Pública de um Serviço Odontológico destinado à Terceira Idade em Londrina/Paraná. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Importância da Manutenção da Saúde Bucal: uma necessidade a ser conquistada. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Promoção de Saúde Bucal na 3ª Idade: Necessidades Odontológicas Acumuladas e Grau de Interesse da Comunidade. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Processo de Municipalização : uma avaliação do nível de informação de profissionais da saúde das unidades básicas de saúde da região oeste do município de Londrina. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. ; CORDONI JÚNIOR, Luiz ; GONINI, Cristiane de Andrade Janene ; LOPES, Maria Lúcia Silva ; MELO, Vânia de Oliveira . Processo de Municipalização : uma avaliação do nível de informação dos profissionais de saúde das USBS da região oeste do município de Londrina/PR, Universidade Estadual de Londrina. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO FILHO, D. ; ABREU, A. Q. ; ALEIXO, V.C. ; CHIARATTO, R. A. ; CABREIRA, M. A. ; GARCIA, V. ; LEONEL, L. ; KIKUCHI, R. ; ONISHI, L. ; PARIS, F. . Uma proposta de educação para saúde de crianças da terceira série primária da rede pública.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CHIARATTO, R. A. . Administração na Área da Saúde. 1996. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CHIARATTO, R. A. . 2° Encontro Gaúcho de Odontopediatria. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MELLO, D. N. C. ; SILVA, M. V. ; SOUZA, R. A. A. R. ; UESUGUI, H. M. ; CHIARATTO, R. A. ; PADILHA, V. R. . Depósitos de resíduos líquidos a céu aberto em Ariquemes/RO: necessidade de formulação de políticas públicas saudáveis. Ariquemes: Reviste Científica FAEMA, 2010 (Resumo Expandido).
-
SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; BERGAMASCHI JÚNIOR, Edarg ; BRANDÃO, I.M.G. ; MOIMAZ, S. A. S. . Fluoretação da água de abastecimento público do município da DIR VII 2001 (Resumo publicados em Anais de Congressos (artigos)).
-
SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; BERTI, M. ; BRANDÃO, I.M.G. ; SALIBA, N. A. . O Ensino Odontológico como mediador no processo de formação de conciência sanitária. ABENO, 2001 (Resumo publicados em Anais de Congressos (artigos)).
-
BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. ; SALIBA, N. A. ; MOIMAZ, S. A. S. . Inclusão de novas disciplinas ao currículo: formação acadêmica ampliada ou rompimento com a formação generalista. ABENO, 2001 (Resumo publicados em Anais de Congressos (artigos)).
-
SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; MOIMAZ, S. A. S. ; SALIBA, N. A. . Pratices Related to Oral in Brazilian Children 2000 (Resumo publicados em Anais de Congressos (artigos)).
-
SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; BERGAMASCHI JÚNIOR, Edarg ; SALIBA, Orlando ; GARBIM, C.A.S. . Vigilância da Fluoretação das águas do Sistema de Abastecimento Público: uma possibilidade de controle social pelo cirurgião dentista 2000 (Resumo publicados em Anais de Congressos (artigos)).
-
BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. ; MOIMAZ, S. A. S. . Importância do Cirurgião-Dentista como agente promotor do Aleitamento Materno 2000 (Resumo publicado em Anais de Congresso (artigos)).
-
BRANDÃO, I.M.G. ; CHIARATTO, R. A. ; SOUZA, R. A. A. R. ; MOIMAZ, S. A. S. ; SALIBA, N. A. . Saúde Bucal nas Escolas: estudo comparativo entre escolas particulares e públicas, Araçatuba/São Paulo 2000 (Resumo publicado em Anais de Congresso (artigos)).
-
BERGAMASCHI JÚNIOR, Edarg ; SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; MOIMAZ, S. A. S. . Conhecimento de dirigentes de escolas municipais sobre substâncias fluoretadas 2000 (Resumo publicado em Anais de Congresso (artigos)).
Outras produções
SOUZA, R. A. A. R. ; CHIARATTO, R. A. . SESI- AÇÃO. 1998.
CHIARATTO, R. A. ; CASTORINO, R. . Jornal da Manhã. 2024.
CHIARATTO, R. A. ; CASTORINO, R. . Jornal da Manhã. 2024.
CHIARATTO, R. A. ; CASTORINO, R. . Jornal da Manhã. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
CHIARATTO, R. A. ; CASTORINO, R. . Jornal da Manhã. 2023.
CHIARATTO, R. A. ; CASTORINO, R. . Jornal da Manhã. 2023.
CHIARATTO, R. A. ; CASTORINO, R. . Jornal da Manhã. 2023.
CHIARATTO, R. A. . Palestra: A rapidez da informação e seus reflexos na sala de aula. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
CHIARATTO, R. A. ; NOGUEIRA, R. B. ; LEAL, V. F. C. . Manual de Trabalhos Acadêmico-científicosda FAEMA. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual de Orientações).
CHIARATTO, R. A. ; BRANDÃO, I.M.G. ; MOIMAZ, S. A. S. ; SALIBA, N. A. ; SOUZA,Rosani Aparecida Alves Ribeiro de . 2° Seminário Ensinando e Aprendendo sob o tema PBL: Estratégia didática pedagógica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CHIARATTO, R. A. . "Prevenção e Diagnóstico da Saúde Bucal". 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CHIARATTO, R. A. . O Ensino de Odontologia: Educação Tradicional x Educação Participativa. 1999. .
CHIARATTO, R. A. . Prevalência de Cárie Dentária em crianças de 6 à 36 meses e suas relações com variáveis sócio- culturais- FLORESTÓPOLIS/PR. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CHIARATTO, R. A. . Curso de Epidemiologia Clínica. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
CHIARATTO, R. A. . Curso de Capacitação para Auxiliar de Consultório Dentário: Materiais e Métodos Preventivos (Flúor e Selante). 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHIARATTO, R. A. . PREVALÊNCIA DE VERMINOSE : UM PROJETO DE AÇÃO EM SAÚDE. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHIARATTO, R. A. . Higiene Bucal. 1997. .
CHIARATTO, R. A. . Capacitação para Auxiliar de Consultório Dentário: materiais e métodos preventivos (flúor e selante). 1997. .
CHIARATTO, R. A. . 2° Curso de Capacitação em Clínica de Bebês. 1996. .
CHIARATTO, R. A. . Aspectos gerais do Flúor. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHIARATTO, R. A. . Aspectos gerais do Flúor. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHIARATTO, R. A. . Aspectos gerais do Flúor. 1995. .
CHIARATTO, R. A. . Prevenção de Cárie Dentária e Doença Periodontal. 1995. .
CHIARATTO, R. A. . Técnicas Auxiliares em Odontologia. 1994. .
CHIARATTO, R. A. . Formação de Técnicos em Higiene Dental / Descentralizado na 17ª Região de Saúde- Londrina. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHIARATTO, R. A. . Aspectos Gerais do Uso do Flúor em Odontologia. 1994. .
CHIARATTO, R. A. . Prevenção da Cárie (higiene oral, controle da dieta, uso do flúor). 1994. .
CHIARATTO, R. A. . Flúor. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
OKANO, Kaneo ; CHIARATTO, R. A. . Curso de Atualização em Endodontia. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FONTANA, Ueide Fernando ; CHIARATTO, R. A. . CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DENTÍSTICA OPERATÓRIA. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHIARATTO, R. A. . Projeto Especial de Ensino: Ações Integradas em Saúde Bucal - IV Etapa. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CHIARATTO, R. A. . Revista VITAL para sua Saúde. 2008 (Editorial).
Projetos de pesquisa
-
2010 - 2011
Educação em Saúde Bucal, sob a Perspectiva da Metologia da Problematização: uma aprendizagem significativa, Descrição: Capacitação de 463 Agentes Comunitários de Saúde das Equipes de PSF de Cuiabá - MT, nos temas específicos de saúde bucal para clentelas distintas, a saber: bebês e seus responsáveis, crianças, gestantes, adultos jovens e idosos, utilizando-se para tal da Metodologia da Problematização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosieli Alves Chiaratto - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
1998 - 1999
Prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde, Descrição: Participou do projeto "prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde" do Programa PAPP II/PROUNI- LONDRINA como responsável pela definição de condutas e preparação de aula sobre higiente bucal e prevenção da caréie dentária. Neste mesmo projeto de pesquisa, supervisionou e orientou os alunos na escovação dental em massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosieli Alves Chiaratto - Coordenador.
-
1998 - 1999
Prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde, Descrição: Participou do projeto "prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde" do Programa PAPP II/PROUNI- LONDRINA como responsável pela definição de condutas e preparação de aula sobre higiente bucal e prevenção da caréie dentária. Neste mesmo projeto de pesquisa, supervisionou e orientou os alunos na escovação dental em massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosieli Alves Chiaratto - Coordenador.
-
1998 - 1999
Prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde, Descrição: Participou do projeto "prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde" do Programa PAPP II/PROUNI- LONDRINA como responsável pela definição de condutas e preparação de aula sobre higiente bucal e prevenção da caréie dentária. Neste mesmo projeto de pesquisa, supervisionou e orientou os alunos na escovação dental em massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosieli Alves Chiaratto - Coordenador.
-
1998 - 1999
Prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde, Descrição: Participou do projeto "prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde" do Programa PAPP II/PROUNI- LONDRINA como responsável pela definição de condutas e preparação de aula sobre higiente bucal e prevenção da caréie dentária. Neste mesmo projeto de pesquisa, supervisionou e orientou os alunos na escovação dental em massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosieli Alves Chiaratto - Coordenador.
-
1998 - 1999
Prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde, Descrição: Participou do projeto "prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde" do Programa PAPP II/PROUNI- LONDRINA como responsável pela definição de condutas e preparação de aula sobre higiente bucal e prevenção da caréie dentária. Neste mesmo projeto de pesquisa, supervisionou e orientou os alunos na escovação dental em massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosieli Alves Chiaratto - Coordenador.
-
1998 - 1999
Prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde, Descrição: Participou do projeto "prevalência de Verminose - um projeto de ação em saúde" do Programa PAPP II/PROUNI- LONDRINA como responsável pela definição de condutas e preparação de aula sobre higiente bucal e prevenção da caréie dentária. Neste mesmo projeto de pesquisa, supervisionou e orientou os alunos na escovação dental em massa.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Rosieli Alves Chiaratto - Coordenador.
Prêmios
2012
Monção de Aplausos, Camara de Vereadores de Ariquemes.
2000
Melhor poster - "Pedagogia da Transmissão x Pedagogia do Conhecimento: "cooperative learning", Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico - ABENO.
2000
Prêmio "Prof. Dr. Orlando Ayrton de Toledo" na categoria revisão de literatura pela apresentação do trabalho "Importância do cirurgião dentista como agente promotor do aleitamento materno", Faculdade de Odontologia do Campu de Araçatuba UNESP.
1996
Menção Honrosa pela participação no Concurso de Frases com o tema ALEITAMENTO MATERNO em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno., Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé/PR.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Faculdade de Educação e Meio Ambiente. , Av Machadinho 4349, Setor Institucional, 78932-125 - Ariquemes, RO - Brasil, Telefone: (69) 35366600, URL da Homepage:
Experiência profissional
2013 - Atual
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: , Enquadramento Funcional: integral, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Psicologia
2013 - Atual
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: integral, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Conselho de Ética e Pesquisa em Seres Humanos
2013 - Atual
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2013 - Atual
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Física - Licenciatura da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2013 - Atual
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2013 - Atual
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Física - Licenciatura da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2013 - Atual
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Acadêmica, Carga horária: 40
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: , Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro do Núclep Docente Estruturante do Curso de Enfermagem
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio ambiente
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Química - Licenciatura da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Psicologia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Extensão Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Extensão: Educação e Novas Tecnologias
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Extensão: Currículo e Paradigmas Educacionais Inovadores Educação e Novas Tecnologias
2011 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Coordenadora do Curso de Extensão: Metodologia Científica
2010 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. curso de Esp. em Metodologia de Ensino, Carga horária: 40
2009 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. d Serviço Didático Pedagógico de Apoio, Carga horária: 40
2007 - 2011
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord Serviço Didático-Pedagógico de Apoio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2010
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2010 - 2010
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Farmácia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2010 - 2010
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Física - Licenciatura da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA
2008 - 2010
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. do Curso de Pós-Graduação, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenadora do curso de Pós- Graduação- Especialização em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
2009 - 2009
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Coordenadora Específica do Projeto de Tutoria: " Projeto Aprender a Estudar"
2008 - 2009
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Coordenadora, Enquadramento Funcional: Coordenadora Curso PG em Gestão Pública, Carga horária: 40
2008 - 2008
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord. Pesquisa e Extensão, Carga horária: 40
2007 - 2008
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coord. Pósgraduação, Pesquisa e Extensão, Carga horária: 40
2007 - 2008
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Academica, Carga horária: 40
2007 - 2008
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coor, de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Carga horária: 40
2007 - 2007
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-Direção, Coordenação Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações:
Na mesma Instituição, é Também Diretora do Instituto Superior de Educação.
2007 - 2007
Faculdade de Educação e Meio AmbienteVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Celetista, Carga horária: 1
Outras informações:
Comissão Coordenadora do Fórum Municipal de Educação do Município de Ariquemes
Atividades
-
10/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação e Meio Ambiete - FAEMA.,Cargo ou função, Comissão Processo Seletivo de 2014.1.
-
07/2013
Direção e administração, Faculdade de Educação e Meio Ambiete - FAEMA.,Cargo ou função, Diretora Acadêmica do Instituto Superior de Educação - FAEMA.
-
04/2011 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação e Meio Ambiete - FAEMA.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de extensão Aspecto Histórico - Filosófico Sociais da Educação.
-
04/2011 - 06/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação e Meio Ambiete - FAEMA.,Cargo ou função, Coordenadora do curso de Extensão de Ensino - Aprendizagem: Objetivo da Docência.
2005 - 2005
Faculdades Integradas de AriquemesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Pedagógica, Carga horária: 30
2004 - 2005
Faculdades Integradas de AriquemesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Vice-diretora, Carga horária: 30
2003 - 2003
Faculdades Integradas de AriquemesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Geral de Cursos, Carga horária: 20
Atividades
-
11/2003
Direção e administração, .,Cargo ou função, Coordenação Geral de Cursos.
2000 - 2002
Universidade Norte do ParanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo de Ação Pedagógica, Carga horária: 24
1997 - 2002
Universidade Norte do ParanaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente de Ensino Superior, Carga horária: 8
Atividades
-
10/2000 - 08/2002
Direção e administração, Faculdade de Odontologia do Norte do Parana.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Ação Pedagógica.
-
09/1997 - 08/2002
Ensino, Odontologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Odontologia Social e Preventiva, Odontologia Social
2009 - 2011
Instituto de Pesquisa, Extensão e Ensino em OdontologiaVínculo: Pesquisador Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
1998 - 2000
PROUNI- LONDRINAVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 40
Outras informações:
OBS: A sigla Correta do Projeto é PROUNO
1998 - 1999
Plano Odontológico de Educação e PrevençãoVínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Sócia proprietária
Atividades
-
08/1998 - 06/1999
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Atividades de Educação e Prevenção em Saúde Bucal.
1995 - 1995
17ª Regional de Saúde - Londrina, 17ªVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
MInistrou de março de 1995 a dezembro de 1995, aulas na disciplina de Técnicas auxiliares em Odontologia e Química Aplicada para lunos do Curso de Formação de Técnicos de Higiene Dental/Descentralizado na 17ª Regional de Saúde- Londrina.
1994 - 1994
17ª Regional de Saúde - Londrina, 17ªVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
MInistrou aulas na disciplina de Técnicas Auxiliares em Odontologia , para alunos do Curso de Formação de Técnico em Higiene Dental /Descentralizado na 17ª Regional de Saúde- Londrina, com carga horária de 75 horas/aula, no período de agosto a dezembro de 1994.
1993 - 1994
Consultório Odontológico Dr. André Augusto LinoVínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágio Extracurricular
2021 - Atual
CrediSis CrediariVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Conselho Administrativo, Carga horária: 8
2011 - 2012
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARIQUEMESVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária Municipal de Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2002
University Of AdelaideVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
Dra Rosieli Alves participated in several activities that had been planned.
These included:
* obervation of first and second year dental students during several problem - basead learning sessions
*debrief discussions after the PBL ssessions where she and I reviewed the PBL approach we used and various issues for students adapting to a PBL approach we used and various issues for students adapting to a PBL approach we used and various issues for students adpting to a PBL approach
*observation of students and review of the objectives and activies for several sessions of dental clinical practice for first and second years (both clinical and laboratory sessions).
* participation in weekly sessions reviewing journal articles
*attendance and participation at weekly staff/post-graduate seminars.
*presentation of a seminar in the weekly program of staff /post- graduate seminars.
*discussion of different approaches of using PBL with colleagues in Medical Radiation , University of South Australia as well as observing medical radiation students as they worked through a PBL package
*participation in meetings with Prof Towsend and myserlf to discuss her plans and review her progress for her doctoral thesis. As a result she has developed a plan foir examining issues related to the implementation of PBL in her school wich she is currently undertaking.
*analysis of longitudinal evaluation data related to our program - further analysis of this data and preparation of a manuscript is continuing.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de ROSIELI ALVES CHIARATTO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?