Danielle Aparecida de Menezes

Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2004), mestre em Engenharia Geotécnica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013), com experiência de mais de 14 anos na área de Geotecnia aplicada à Mineração. Desenvolvimento e participação em projetos multidisciplinares e na gestão de segurança de estruturas geotécnicas, tais como: cavas, pilhas de estéril, diques para contenção de sedimentos, barragens para armazenamento de água e rejeito, taludes de infraestrutura (acessos, áreas industriais, faixa de minerioduto, etc). Análise e gerenciamento de riscos geotécnicos, utilização de metodologia: FMEA (Failure mode and effects analysis) e R4 Risk?s Bow-tie Analysis, entre outras.

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Geotecnia

2008 - 2013

Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Caracterização Geotécnica e análise dos modos de ruptura de taludes operacionais em itabirito compacto, Ano de Obtenção: 2013
Orientador: Milene Sabino Lana
Coorientador: -. Palavras-chave: Classificação Geomecânica; Parâmetros de resistência do maciço; Análise Cinemática; Geotecnia de Barragem.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Extração de Minerais Metálicos; Extração de Minerais Não-Metálicos.

Graduação em Engenharia Civil

1999 - 2004

Universidade do Estado de Minas Gerais
Título: ESTUDO GEOTÉCNICO PRELIMINAR DA VIABILIDADE DE REAPROVEITAMENTO DOS REJEITOS DE UMA MINERAÇÃO DE NÍQUEL NA ELEVAÇÃO DE UMA BARRAGEM DE REJEITO
Orientador: Eduardo Collares

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Sistema de Estabilização e Proteção de Taludes Rochosos. (Carga horária: 8h). , comitê brasileiro de mecânica das rochas, CBMR, Brasil.

2014 - 2014

Geoprocessamento com ArcGis 10 - Modulo Introdutorio. (Carga horária: 16h). , Coffey Consultoria e Serviços, COFFEY, Brasil.

2013 - 2013

Controle de qualidade em obras com geossintéticos. (Carga horária: 14h). , Associação Bras Ind Não Tec Tec Técnicos, ABINT, Brasil.

2012 - 2012

Hidrossedimentologia. (Carga horária: 40h). , Comitê Brasileiro de Barragens, CBDB, Brasil.

2012 - 2012

Dam break analysis and emergency responsee plans. (Carga horária: 8h). , Comitê Brasileiro de Barragens, CBDB, Brasil.

2011 - 2011

Gestão de Projetos. (Carga horária: 90h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2011 - 2011

Metodologia - Projeto de Capital. , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.

2010 - 2010

Introduction to GARD - Guide for Acid Rock Drainage. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, ABAS, Brasil.

2010 - 2010

Curso de Reciclagem Usiminas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2008 - 2008

Percolação e Tensão Deformação por MEF. (Carga horária: 8h). , GeoFast, GF, Brasil.

2008 - 2008

Estabilidade de Taludes. (Carga horária: 8h). , GeoFast, GF, Brasil.

2007 - 2007

Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos. (Carga horária: 16h). , Instituto de Educação Tecnológica, IETEC, Brasil.

2007 - 2007

Orçamentação utilizando a ferramenta Compor. (Carga horária: 24h). , Reta Engenharia, RETA, Brasil.

2006 - 2006

Orçamento Empresarial. (Carga horária: 16h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.

2005 - 2005

Escavações em Rocha a Céu Aberto e Subterrâneas. (Carga horária: 12h). , Assocociação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, ABGE, Brasil.

2003 - 2003

Extensão em Fundamentos Gerenciamento de Projetos. (Carga horária: 24h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2001 - 2001

Microsoft Project 98. (Carga horária: 40h). , MMG Engenharia, MMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotecnia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Gerenciamento de Risco Geotécnico.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia de Barragem.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotecnia de Cavas.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Civil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

9° Congresso Brasileiro de Minas a Céu aberto e Minas Subterrânea. Mapa do potencial de risco geotécnico para taludes de cavas operacionais.. 2018. (Congresso).

COBRAMSEG - Congresso Brasileiro de Mecanica dos Solos e Engenharia Geotecnica. Caracterização geotécnica e análise dos modos de ruptura de taludes operacionais em Itabirito Compacto.. 2018. (Congresso).

Sibrasb - Simposio Nacional de Segurança de Barragem.Mesa redonda 3: Novas Tecnologias para processamento e disposição de rejeitos. 2018. (Simpósio).

GEOMIN, Geotecnia Aplicada à Mineração. 2017. (Simpósio).

1º Simpósio Mineiro de Geossintéticos TDM 2016. 2016. (Simpósio).

Gestão de Riscos e Segurança de Barragens de Rejeito. 2012. (Seminário).

II Simpósio de Mineração e Recursos Hídricos Subterrâneos. 2010. (Simpósio).

13º Congresso Brasileiro de Mineração. 2009. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia. Estudo geotécnico preliminar da viabilidade de reaproveitamento dos rejeitos de uma mineração de níquel na elevação de uma barragem de rejeito.. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

CLAUDIO LÚCIO LOPES PINTO

PINTO, C. L. L.. Caracterização geotécnica e análise dos modos de ruptura de taludes operacionais em itabirito compacto. 2013. Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Milene Sabino Lana

Caracterização geotécnica e análise dos modos de ruptura de taludes operacionais em itabirito compacto; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia Geotécnica) - Universidade Federal de Ouro Preto,; Orientador: Milene Sabino Lana;

Eduardo Goulart Collares

ESTUDO GEOTÉCNICO PRELIMINAR DA VIABILIDADE DE REAPROVEITAMENTO DOS REJEITOS DE UMA MINERAÇÃO DE NÍQUEL NA ELEVAÇÃO DE UMA BARRAGEM DE REJEITO; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Eduardo Goulart Collares;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENEZES, D. A. ; MEIRELES, B. P. ; CARNEIRO, S. R. C. . Map of the geotechnical potential susceptibility for operational pits slopes. http://dx.doi.org/10.1590/037044672018720137 , v. 72, p. 55, 2019.

  • MENEZES, D. A. ; LANA, M. S. ; AMARAL, U. C. . Caracterização geotécnica e análise dos modos de ruptura de taludes operacionais em Itabirito Compacto.. In: COBRAMSEG - Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica, 2018, Salvador. 8º SBMR Estabilidade de Taludes Rochoso, 2018.

  • MENEZES, D. A. ; CARNEIRO, S. R. C. ; MEIRELES, B. P. . Mapa do potencial de risco geotécnico para taludes de cavas operacionais. Apresentação oral do artigo. In: Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas, 2018, Belo Horizonte. Gestão de Risco geotécnico, 2018.

  • MENEZES, D. A. ; COLLARES, E. G. . Estudo geotécnico preliminar da viabilidade de reaproveitamento dos rejeitos de uma mineração de níquel na elevação de uma barragem de rejeito. In: XI Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia, 2005, Florianópolis. III Reunião de Geologia Ambiental e Planejamento Territorial do Mercosul. São Paulo. SP: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2005. p. 1732-1738.

  • MENEZES, D. A. ; MEIRELES, B. P. ; CARNEIRO, S. R. C. . MAP OF THE POTENTIAL GEOTECHNICAL SUSCEPTIBILITY FOR OPERATIONAL PIT SLOPES. REM: REVISTA ESCOLA DE MINAS , 2019.

  • MENEZES, D. A. ; MEIRELES, B. P. ; CARNEIRO, S. R. C. . Mapa do potencial de risco geotécnico para taludes de cavas operacionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENEZES, D. A. ; LANA, M. S. ; AMARAL, U. C. . Caracterização geotécnica e análise dos modos de ruptura de taludes operacionais em Itabirito Compacto. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENEZES, D. A. . Caracterização e métodos alternativos para disposição de rejeito: análise dos riscos associados.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • COLLARES, E. G. ; MENEZES, D. A. . Estudo geotécnico preliminar da viabilidade de reaproveitamento dos rejeitos de uma mineração de níquel na elevação de uma barragem de rejeito. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENEZES, D. A. . Plano de Monitoramento dos diques, pilhas e taludes do Complexo de Candonga. 2018.

MENEZES, D. A. . Mapa de Risco Geotécnico para Cavas de Alegria Norte e Sul. 2017.

MENEZES, D. A. . Relatório de avaliação geotécnica de taludes de cava e pilhas de estéril para solicitação de intervenções emergenciais junto aos órgãos regulamentadores. 2016.

MENEZES, D. A. . Projeto de adequação e ampliação da PDE João Manuel. 2016.

MENEZES, D. A. . Relatório de avaliação geotécnica, com o mapa de risco e plano de conservação dos taludes de infraestrutura da área operacional.. 2015.

MENEZES, D. A. . Relatório de avaliação geotécnica, com o mapa de risco e plano de conservação das praças das torres da linha de transmissão de 345kV e 128kV. 2014.

MENEZES, D. A. . Projeto e acompanhamento da implantação do alteamento do Dique Sela e Tulipa utilizando solo reforçado com geossintético como metodologia construtiva. 2013.

MENEZES, D. A. . Diagnostico de susceptibilidade ao risco de ruptura das Pilhas de Disposição de Estéril e atendimento a NBR 13029. 2010.

MENEZES, D. A. . Projeto conceitual e básico da PDE Leste. 2009.

MENEZES, D. A. . Projeto executivo do pátio para estocagem de produtos. 2009.

MENEZES, D. A. . Projeto Conceitual da Barragem de Rejeito Ciclonado, Mina de Alegria. 2008.

MENEZES, D. A. . Projeto Conceitual de Pilha de Disposição de Estéril, Mina de Alegria. 2008.

MENEZES, D. A. . Projeto Executivo de Contenção de Erosão de Talude, com aplicação de sacaria, Mina de Brucutu. 2008.

MENEZES, D. A. . Estudo da estabilidade do alteamento bacia de contenção de rejeito, com aplicação de solo reforçado e geomembrana, Mineração Morro Agudo. 2008.

MENEZES, D. A. . Caracterização e métodos alternativos para disposição de rejeito: análise dos riscos associados. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Mestre em Engenharia Geotecnica, Universidade Federal de Ouro Preto.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

CSN Mineração

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Desenvolvimento Sr, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhos em desenvolvimento: - Plano Diretor para disposição de Rejeitos, com objetivo de secagem e disposição do rejeito em pilhas, para descaracterização das barragens existentes; - Avaliação dos Relatórios de Auditoria de barragens; - Implementação de metodologia para análise de risco das barragens.

2018 - 2019

PROGEN/ Fundação Renova

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro Geotecnico Master, Carga horária: 44

Outras informações:
Trabalhos desenvolvidos - Elaboração e implantação do Plano de Monitoramento das Estruturas geotécnicas (Diques, pilhas, taludes) do Complexo de Candonga; - Elaboração do Manual de Monitoramento Geotécnico - Instrumentação e Inspeção visual; - Interface e controle de qualidade de Projeto e Implantação da Barragem Eixo 1; - Acompanhamento de auditorias internas e externas.

2011 - 2017

Samarco Mineração - Matriz

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil Geotecnico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhos desenvolvidos: - Atuação efetiva no PAEBM da ruptura da Barragem do Fundão; - Planejamento para disposição de rejeitos; - Inspeção e monitoramento de barragens de água e de rejeito, e diques de contenção de finos, bem como elaboração de relatórios de monitoramento; - Gestão do balanço hídrico e segurança hidráulica de barragens; - Avaliação de risco de barragens - metodologia FMEA (Failure Mode and Effect Analysis); - Avaliação de alternativas para estabilização de taludes, considerando sua economicidade e a segurança; - Acompanhamento de auditorias internas e externas e gerenciamento de plano de ação; - Interface geotecnia, meio ambiente e órgãos regulamentadores. Projetos desenvolvidos: - Projeto e acompanhamento da implantação do alteamento do Dique Sela e Tulipa utilizando solo reforçado com geossintético como metodologia construtiva; - Relatório de avaliação geotécnica de taludes de cava e pilhas de estéril para solicitação de intervenções emergenciais junto aos órgãos regulamentadores; - Projeto de adequação e ampliação da PDE João Manuel; - Suporte técnico no desenvolvimento do projeto conceitual de co-disposição de estéril e rejeito na PDE Sul; - Suporte técnico no desenvolvimento do projeto conceitual e básico para disposição de rejeito na Cava Sul; - Suporte técnico no desenvolvimento do projeto conceitual para disposição de estéril na Cava 345 da Mina de Alegria Norte; - Relatório de avaliação geotécnica, com o mapa de risco e plano de conservação das praças das torres da linha de transmissão de 345kV e 128kV; - Relatório de avaliação geotécnica, com o mapa de risco e plano de conservação dos taludes de infraestrutura da área operacional; - Mapa de Risco Geotécnico para Cavas de Alegria Norte e Sul; - Manual de Gestão e programa de monitoramento dos taludes das cavas; - Avaliação do risco potencial de ruptura de taludes de infraestrutura, de cavas e pilhas aplicando metodologia R4 Risk?s Bow-tie Analysis, e relacionamento c

2009 - 2011

Mineração Usiminas

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheiro Geotecnico, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Trabalhos desenvolvidos: - Inspeções e monitoramento de estruturas geotécnicas como barragens, pilhas e diques de contenção de finos, bem como emissão de relatórios de análise dos dados de monitoramento geotécnico das estruturas; - Análises da estabilidade das estruturas geotécnicas, barragens/ pilhas, e taludes de mina; - Elaboração de projetos esquemáticos para melhora da drenagem de áreas de lavra da mina; - Mapeamento geotécnico da mina; - Contratação e acompanhamento de obras de terraplenagem de desassoreamento de Diques e construção de pátios de estocagem de minério. Projetos desenvolvidos: - Projeto conceitual e básico da PDE Leste da Usiminas Mineração; - Gestão do projeto executivo de estabilização da PDE Somisa e Mazano da Usiminas Mineração; - Projeto executivo do pátio para estocagem de produtos da Usiminas Mineração; - Suporte técnico no desenvolvimento do projeto básico e executivo da Barragem Samambaia da Usiminas Mineração; - Diagnostico de susceptibilidade ao risco de ruptura das Pilhas de Disposição de Estéril e atendimento a NBR 13029 da Usiminas Mineração;

2008 - 2009

Solosconsult Engenharia

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheira Geotecnica, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projetos desenvolvidos: - Projeto Conceitual da Barragem de Rejeito Ciclonado, Mina de Alegria, Companhia Vale do Rio Doce, Mariana-MG; - Projeto Conceitual de Pilha de Disposição de Estéril, Mina de Alegria, Companhia Vale do Rio Doce, Mariana-MG; - Projeto Executivo de Contenção de Erosão de Talude, com aplicação de sacaria, Mina de Brucutu, Companhia Vale do Rio Doce, São Gonçalo do Rio Abaixo - MG; - Pré-estudo da estabilidade do alteamento bacia de contenção de rejeito, realizada utilizando aterro com solo reforçado com geomembrana, Mineração Morro Agudo, Votorantim Metais, Paracatu-MG; - Relatório final de entrega dos estudos iniciais desenvolvidos para projeto conceitual da barragem de contenção de fino gambá II, Mina de Fábrica, Companhia Vale do Rio Doce, Ouro Preto-MG.

2005 - 2008

Companhia Vale do Rio Doce

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Engenheira Civil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Acompanhamento e fiscalização de obra civil industrial (Planta Piloto de Potássio - Projeto Carnalita, Aracaju - SE); - Inspeção e monitoramento das estruturas geotécnicas, pilhas de estéril, diques e barragem de rejeito, taludes e desmonte controlado da Mina do Sossego (Mina de Cobre a céu aberto) em Canaã dos Carajás-PA; - Acompanhamento e desenvolvimento do plano diretor de disposição de rejeito e estéril da Mina do Sossego (Mina de Cobre a céu aberto) em Canaã dos Carajás-PA; - Fechamento de Mina, Lei Sarbanes Oxley, da Mina do Sossego (Mina de Cobre a céu aberto) em Canaã dos Carajás-PA; - Análise da viabilidade econômica-financeira de projetos; - Planejamento, controle econômico/ financeiro de projetos; - Gestão de contratos.