Renata de Carvalho Mendes

Experiência na área com enfoque em avaliação cinético-funcional, reabilitação músculo esquelética e desportiva, reabilitação no pós operatório ortopédico, reeducação postural global (RPG) e consciência corporal, técnicas manuais (quiropraxia, quiropraxia instrumental, maitland, massoterapia), acupuntura e laserterapia. Avaliação e tratamento das disfunções laborais, consultoria laboral e postural. Implantou e ministrou aulas de Pilates e Bioginastica Integrativa no Centro de Referência em Tratamento Natural do Estado do Amapá, onde também atuou como Acupunturista e RPGista. Foi fisioterapeuta da Federação de Atletismo do Amapá. Ministrou aulas em cursos de formação em diversas escolas e instituições. Coordenou e supervisionou estágios. Na área didática, ainda possui experiência em ministrar aulas individuais e em grupos de Pilates solo, acessórios e aparelhos para atletas, reabilitação e terceira idade, Ginástica Postural e Bioginastica Integrativa. Elaboração e aplicação de Ginástica Laboral.

Informações coletadas do Lattes em 20/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Aperfeiçoamento em reabilitação musculo esqueletica e desportiva

2010 - 2010

Universidade Gama Filho
Título: Os beneficios do metodo pilates em corredoras de rua. Ano de finalização: 2010

Aperfeiçoamento em Acupuntura

1994 - 1996

Instituto Brasileiro de Acupuntura e Homeopatia
Título: MTC no tratamento da gonalgia. Ano de finalização: 1996
Orientador: Orley Dulceti Jr

Graduação em Fisioterapia

1992 - 1995

Universidade Bandeirante de São Paulo
Título: Fisioterapia Respiratoria Aplicada a Neonatos de Alto risco com DPMH
Orientador: Claudia Rodrigues

Formação complementar

2020 - 2020

Ergonomia. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2020 - 2020

Terapia Chinesa. (Carga horária: 6h). , Professor Yu Tao, YT, Brasil.

2020 - 2020

Formação em Perito Judicial e Assistente Técnico. (Carga horária: 30h). , Instituto de Avaliações e Perícias, IAPA, Brasil.

2019 - 2019

Fitoterapia Aplicada. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Reabilitação Ocular. (Carga horária: 30h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Reabilitação vestibular. (Carga horária: 25h). , Faculdade Inspirar, INSPIRAR, Brasil.

2018 - 2018

Okiu- Equilíbrio Postural através da moxabustão. (Carga horária: 14h). , Okiu, OKIU, Espanha.

2018 - 2018

Access the Bars. (Carga horária: 8h). , Access Consciousness, AC, Brasil.

2015 - 2015

EFT- Emocional Freedom Techniques. (Carga horária: 6h). , Association for the Advancement of Meridian Energy Techniques, AAMET, Estados Unidos.

2014 - 2014

Tratamento de microvarizes sem agulhas. (Carga horária: 3h). , Instituto Avalon, IA, Brasil.

2014 - 2014

PNL. (Carga horária: 8h). , Instituto Avalon, IA, Brasil.

2009 - 2009

Pilates solo. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.

2009 - 2009

Stiperterapia. (Carga horária: 4h). , Bioequiçibrio, BE, Brasil.

2009 - 2009

Técnicas Posturais. (Carga horária: 80h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2009 - 2009

Acupuntura Tradicional Chinesa - Aspectos Teóricos. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2008 - 2009

drenagem Linfática Corporal. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2008 - 2009

Pilates. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.

2008 - 2008

Reeducação Postural Global - SSRP. (Carga horária: 102h). , Physio Vida Am, SSRP, Brasil.

2002 - 2002

Massagem ayuverda. (Carga horária: 30h). , Escola Oriental de Massoterapia e Acupuntura, EOMA, Brasil.

2001 - 2001

Spiral Taping. (Carga horária: 2001h). , Escola Oriental de Massoterapia e Acupuntura, EOMA, Brasil.

1995 - 1995

Fisioterapia Respiratoria. (Carga horária: 12h). , Associação Paulista de Fisioterapia, APF, Brasil.

1995 - 1995

Noções Basicas em Medicina Fisica e Reabilitação. (Carga horária: 25h). , Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil.

1995 - 1995

Fisioterapia na Estetica Corporal. (Carga horária: 12h). , Associação Paulista de Fisioterapia, APF, Brasil.

1995 - 1995

Fisioterapia na Hemiplegia. (Carga horária: 6h). , Associação Paulista de Fisioterapia, APF, Brasil.

1994 - 1994

Drenagem Linfatica Corporal. (Carga horária: 32h). , Skiner, SKINER, Brasil.

1994 - 1994

Acupuntura Auricular - Escola Francesa. (Carga horária: 80h). , ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ACUPUNTURA AURICULAR, ABBA, Brasil.

1994 - 1994

Estetica Corporal. (Carga horária: 25h). , Skiner, SKINER, Brasil.

1993 - 1993

Laserterapia. , Associação Paulista de Fisioterapia, APF, Brasil.

1993 - 1993

Metodo Kabat. (Carga horária: 6h). , Associação Paulista de Fisioterapia, APF, Brasil.

1992 - 1992

Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes. (Carga horária: 30h). , Centro de Ensino Unificado Bandeirantes, CEUB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Participação em eventos

II CONGRESSO BRASILEIRO ACADEMICO DE FISIOTERAPIA. O Toque Terapeutico para o Paciente com Lombociatalgia na Fase aguda. 1996. (Congresso).

I CONGRESSO BRASILEIRO ACADEMICO DE FISIOTERAPIA. A importancia do Toque Terapeutico no Paciente com Lombociatalgia na Fase Aguda. 1995. (Congresso).

XII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA, II CONGRESSO GAUCHO DE FISIOTERAPIA, I ENCONTRO DE FISIOTERAPIA DO MERCOSUL. A Importancia do Toque Terapeutico Em Pacientes Com Lomociatalgia Na Fase Aguda. 1995. (Congresso).

II Encontro de Fisioterapia do Hospital Santa Catarina. 1994. (Encontro).

I Painel de Ortopedia e Fisioterapia do Hospital Santa Catarina. 1994. (Outra).

III SEMINARIO DE PESQUISA EM ANATOMIA HUMANA. 1993. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: João Julio

MENDES, R. C.. A Acupuntura no Tratamento da Osteoartrose de Joelho. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Bandeirante de São Paulo.

Produções bibliográficas

  • MENDES, R. C. . O Toque Tearapeutico Para o Paciente com Lombociatalgia na Fase Aguda. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, R. C. . A Importância do Toque Terapêutico no Paciente com Lombociatalgia na Fase Aguda. 1995. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MENDES, R. C. . A Importancia do Toque Terapeutico no Paciente com Lombociatalgia na Fase Aguda. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

MENDES, R. C. . Compressas e Cataplasmas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, R. C. . Compressas e Cataplasma. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso livre).

MENDES, R. C. . Curso Livre de Formação em Massoterapia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, R. C. . Drenagem Linfatica Manual. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDES, R. C. . Aperfeiçoamento em Estetica Corporal. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2001 - Atual

    BioGinastica Integrativa na Redução das Dores Musculo-articulares, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Renata de Carvalho Mendes - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2009 - Atual

RM RPG

Vínculo: Autónomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Acupunturista

2007 - 2009

Centro de Referëncia em Tratamento Natural do Estado do Amapa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Acupunturista, Carga horária: 30

2007 - 2009

Federação de Atletismo do Amapá

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Acupunturista

1995 - 2007

Clinica de Ortopedia e Fisioterapia Dr. Nelson Soares

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Acupunturista, Carga horária: 30