Gilson Araújo da Cruz

Advogado com 21(vinte e um anos) de experiência, militante na seara do Direito Público e Privado, atuante nas áreas de Direito Ambiental, Direito Constitucional, Direito Civil, dentre outros. Autor e escritor de livro jurídico. Ex Procurador Jurídico de Câmaras e Prefeitura municipal. Profissional pesquisador e entusiasta do Direito, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado de Bahia. Palestrante sobre o Direito das Pessoas com Deficiência. Doutor em Direito, pela Universidad John F. Kennedy (2018), Buenos Aires Argentina, referendado pela Universidade Federal Fluminense UFF. Pós Graduado pela EMAB, (Escola de Magistrados do Estado da Bahia, referendado pela UCSAL (Universidade Católica do Salvador). Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho.

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Direito

2014 - 2018

UNIVERSIDAD KENNEDY
Título: LA DEFORESTACIÓN DE LA SELVA AMAZÓNICA, FRENTE A LA INEFICIENCIA EN LA EJECUCIÓN DE LAS PENALIDADES ESTABLECIDAS EN LA LEY BRASILEA DE CRÍMENES AMBIENTALES (LEY NÚMERO 9605 DE 13 DE FEBRERO DE 1998)
Orientador: Prof. Dr. Guido Risso
Palavras-chave: Direito Ambiental; Floresta Amazônica; Desflorestamento; Direito Penal; Aplicabilidade das sanções jurídicas; Preservação ambiental. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Ambiental.

Especialização em Teoria da Argumentação Jurídica

2004 - 2005

Escola de Magistrados do Estado da Bahia
Título: A especialização foi realizado no período de 12/07/2004 à 21/10/2005, tendo sido observadas as determinações constantes da Resolução CNE/CES n 01/2001.

Graduação em Direito

1996 - 2000

Universidade Gama Filho
Título: Formado Pela Universidade Gama Filho, no primeiro semestre do ano de 2000.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Ambiental.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Civil.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Constitucional.

Participação em eventos

Gestão de Contratos em Instituições Públicas.Curso Gestão de Contratos em Instituições Públicas promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia por meio da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa. 2021. (Outra).

REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NO NOVO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA. REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES NO NOVO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO JURÍDICA: DESAFIOS, OBSTÁCULOS E PROPOSTAS, promovido por ESA OAB BA no período de 22 de julho de 2019.. 2019. (Congresso).

Administração Indireta Estadual. 2018. (Seminário).

Capacitação para Pregoeiro. 2018. (Oficina).

Gestão do Patrimônio Público e a atuação da PGE. 2018. (Seminário).

Instrutória Jurídica. 2018. (Seminário).

Noções Básicas de Licitação. 2018. (Oficina).

PGE e o Carnaval da Bahia. 2018. (Exposição).

Preparatório para Membro de Comissão de Licitação. 2018. (Seminário).

Responsabilidade Civil do Estado. 2018. (Seminário).

X Congresso Brasileiro de Regulação. 2017. (Congresso).

Formação de Fiscais e Gestores de Contratos Administrativos. 2016. (Seminário).

Operação e manutenção de Sistemas de Abastecimento de Água. 2016. (Oficina).

Seminário sobre o Novo Código de Processo Civil. 2015. (Seminário).

Conferência Estadual dos Advogados. 2011. (Congresso).

IX Congresso Estadual das Apaes. 2010. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • ARAUJO DA CRUZ, Gilson. . O DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA E A LEI DOS CRIMES AMBIENTAIS BRASILEIRA. 1. ed. Belo Horizonte: Editora Dialética, 2022. v. 1. 286p .

  • ARAUJO DA CRUZ, Gilson. . Artigos Jurídicos descritos abaixo, Publicados na Revista Jurídica, Jus. com.br, no endereço eletrônico: https://drgilsonaraujo.jus.com.br/publicacoes 1. Artigo/74717. Responsabilidade Civil em matéria de Direito Ambiental, publicado em16/06/2019.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO DA CRUZ, Gilson. . RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO POR DANO AMBIENTAL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO DA CRUZ, Gilson. . Desmatamento ambiental na Floresta Amazônica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO DA CRUZ, Gilson. . Prazo Processual Civil, princípio da isonomia, igualdade no cumprimento dos prazos, tanto pelo Poder Judiciário, como pelos Advogados.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO DA CRUZ, Gilson. . Novo Código Florestal, anistia sobre as áreas de preservação permanente(APP) e a posição do STF, Supremo Tribunal Federal, sobre a anistia prevista no Código Florestal.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAUJO DA CRUZ, Gilson. . Análise da Lei n 9.605/98 e artigos da Constituição Federal de 1988, sobre crimes ambientais e o desmatamento.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CRUZ, G. A. ; CRUZ, Gilson Araújo da. ; CRUZ, Gilson Araújo da. . Direitos da pessoa com deficiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

1999 - 2000

Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Gama Filho

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estágio de Prática Forense e Organização Judiciária, nos termos da Lei 8.906/94, Art. 9, 1, com carga horária de 300 horas, com o devido registro junto a OAB/RJ.

1998 - 1998

Defensoria Publica Geral do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiei durante o período de graduação prestando serviços ao público, elaborando peças estágio durante o período de Faculdade, do 8 ao 10 semestre, bem como acompanhando andamento processual, dentre outros atos.processuais.

2002 - 2003

Prefeitura Municipal de Alagoinhas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador jurídico, Carga horária: 40

Outras informações:
Procurador Jurídico da Prefeitura Municipal de Alagoinhas/Bahia, elaboração, confecção de peças processuais para defesa do alcaide municipal em todos os ramos do direito, inclusive elaborava os procedimentos administrativo junto ao Órgão para o desempenho das atividades, consultas e Parecer Jurídico e demais atos que se faziam necessários ao desempenho das funções.

2011 - 2012

Camara Municipal de Acajutiba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: Orientação aos Vereadores, confecção de pareceres e projetos de Lei, defesa administrativa e judicial afetas à Casa Legislativa.

2007 - 2008

Camara Municipal de Acajutiba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: Orientação aos Vereadores, confecção de pareceres e projetos de Lei, defesa administrativa e judicial afetas à Casa Legislativa.

2007 - 2008

Camara Municipal de Apora

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Procurador, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: Orientação aos Vereadores, confecção de pareceres e projetos de Lei, defesa administrativa e judicial afetas à Casa Legislativa.

2010 - 2010

Conselho Nacional de Justiça

Vínculo: Trabalho voluntário, Enquadramento Funcional: Conciliador, Carga horária: 6

Outras informações:
Trabalho realizado na Comarca de Aporá, Bahia.

2014 - 2018

agersa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico em Direito, Carga horária: 40

Outras informações:
Principais atividades: Elaboração de pareceres, analises dos processos na seara Administrativa, confecção de Ofícios e CI?s, respostas ao Ministério Público, processos licitatórios, mediação e atendimento ao público, nas matérias afetas ao saneamento básico, assessoramento à Procuradoria Jurídica daquela Agência, Fiscal de contratos e das viagens realizadas pelos servidores, dentre outros.

2000 - Atual

Advocacia Autônoma - Profissional Liberal

Vínculo: Autonômo, Enquadramento Funcional: Advogado, Carga horária: 40

Outras informações:
Bacharel em Direito, formado Pela Universidade Gama Filho, no primeiro semestre do ano de 2000. Advogado inscrito na OAB/BA 16.649, exercendo a profissão desde o ano citado,militando nas áreas: Cível e processual Civil, Criminal, trabalhista, Direito Público e direito ambiental , Juizados Especiais da Justiça Comum e de Relação de Consumo, atuando na Justiça Comum, Justiça Federal e Juizados Cível e Criminal da Justiça comum e Federal, tal qual, junto aos Tribunais Superiores.

2014 - 2018

Pesquisa e desenvolvimento - Universidade John F.. Kennedy

Vínculo: Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisa e desenvolvimento.

Outras informações:
Tema: O desmatamento da floresta amazônica, face a ineficiência na execução das penas estabelecidas na lei dos crimes ambientais brasileiro, lei n. 9.605 de 13 de fevereiro de 1998. O objetivo da tese consistiu em demonstrar o desmatamento da Floresta Amazônica face a ineficácia na execução das penalidades estabelecidas pela Lei dos crimes ambientais brasileiro, com fulcro no art. 225 da Constituição Federal de 1988 e Lei n. 9.605/1998, demonstrando que a lei dos crimes ambientais que trata da flora brasileira, artigos 38, 38-a e 39 da referida lei são ineficientes na execução das penalidades impostas, o que leva a ineficiência na execução das mesmas. A solução para o problema proposto é dar mais efetividade na execução das sanções relativas ao desmatamento ambiental existente, tendo como escopo reduzir ainda mais o desmatamento da Floresta amazônica, visando proteger as presentes e futuras gerações.

2020 - 2021

Secretaria de Saúde do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Nível Superior em Direito, Assessor d, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Servidor Público, Assessor Técnico na área Jurídica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Análise de processos Judicial, análise de licitações e contratos, homologação de licitações e demais atos judiciais e administrativos para o correto andamento daquela Secretaria.

2021 - Atual

Procuradoria Geral do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista Jurídico, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista Jurídico da Procuradoria Geral do Estado da Bahia, PGE. Análise dos processos judiciais propostos contra o Estado da Bahia, junto ao Núcleo de Demanda de Massas daquele Órgão, bem como análise processual, tal qual confecção de Ações Judiciais, defesas respectivas, Recursos e demais atos necessários a defesa do Estado da Bahia.