Aline Katiúcia Gomes da Silva
Graduada em Análise de Sistemas com especialização em Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico com Habilitação para Docência Universitária pela Universidade Salgado de Oliveira. Atua como Analista de Sistemas com ênfase em Medição e Análise, Engenharia de Requisitos e Modelos de Processos, fazendo parte das equipes de Garantia da Qualidade, do Comitê de Padronização de Requisitos e do Grupo de Processo de Engenharia de Software (SEPG) da LG Sistemas e, atua também, como Professora da PUC-GO no curso de Graduação em Ciência da Computação e na Especialização em Qualidade e Gestão de Software com ênfase em Qualidade de Software (Modelos de Processo e Engenharia de Requisitos).
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico
2004 - 2006
Universidade Salgado de Oliveira - GO
Orientador: Júnio César da Silva
Bolsista do(a): Universidade Salgado de Oliveira - GO, UNIVERSO, Brasil.
Graduação em Análise de Sistemas
2000 - 2003
Universidade Salgado de Oliveira - GO
Orientador: Rubens de Castro Pereira
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Magistério
1997 - 1999
Formação complementar
2008 - 0000
Idioma Inglês. , Hunter Idiomas.
2009 - 2009
Gerência de Portfólio Programa e Projeto. (Carga horária: 4h). , Instituto de Informática UFG.
2009 - 2009
Melhoria de Processos de TI Multimodelos. (Carga horária: 4h). , Instituto de Informática UFG.
2009 - 2009
Qualidade de Software. (Carga horária: 8h). , ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade.
2009 - 2009
CMMI Nível 3 - Engenharia de Requisitos. (Carga horária: 4h). , ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade.
2009 - 2009
CMMI Nível 3 - Verificação e Validação. (Carga horária: 4h). , ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade.
2009 - 2009
CMMI Nível 3 - Gerência de Configuração. (Carga horária: 8h). , ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade.
2008 - 2008
Gerência de Projetos: Escopo, Tempo, RH e PDCA. (Carga horária: 15h). , LG INFORMÁTICA.
2008 - 2008
Introdução ao MPS.BR. (Carga horária: 16h). , Núcleo Softex Campinas.
2008 - 2008
Prática de Requisitos - Ferramentas Gratuitas. (Carga horária: 6h). , LG INFORMÁTICA.
2008 - 2008
CMMI Nível 3. (Carga horária: 24h). , ASR Consultoria e Assessoria em Qualidade.
2006 - 2006
Gerência de Projetos com Microsoft Project. (Carga horária: 32h). , LG INFORMÁTICA.
2006 - 2006
Melhoria de Processo de Software. (Carga horária: 7h). , Instituto de Informática UFG.
2006 - 2006
Gerência de Projetos. (Carga horária: 7h). , Instituto de Informática UFG.
2006 - 2006
Desenvolvimento Gerencial-Seleção por Competências. (Carga horária: 12h). , Grupo Empreza Consultoria.
2006 - 2006
Como Iniciar um Ciclo de Melhoria de Processo de S. (Carga horária: 4h). , Instituto de Informática UFG.
2005 - 2005
Extensão universitária em Habilitação para Docência Universitária. , Universidade Salgado de Oliveira - GO.
2005 - 2005
Levantamento e Gerenciamento de Requisitos. (Carga horária: 16h). , OAT Solutions.
2005 - 2005
Análise de Pontos por Função. (Carga horária: 40h). , LG INFORMÁTICA.
2005 - 2005
Engenharia de Requisitos. (Carga horária: 4h). , Instituto de Informática UFG.
2005 - 2005
Qualidade de Software. (Carga horária: 4h). , Instituto de Informática UFG.
2005 - 2005
MPS.BR. (Carga horária: 4h). , Instituto de Informática UFG.
2001 - 2003
Idioma Espanhol. (Carga horária: 60h). , Universo Cultural.
2002 - 2002
Unificando a Equipe com UML. (Carga horária: 20h). , Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.
2002 - 2002
Linguagem de Programação C#. (Carga horária: 3h). , Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software.
2002 - 2002
Banco de Dados OO e OR. (Carga horária: 4h). , Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.
2002 - 2002
Banco de Dados para ambiente de Computação Móvel. (Carga horária: 4h). , Simpósio Brasileiro de Banco de Dados.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Engenharia de Software.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Participação em eventos
Semana Tecnológica da Faculdade Delta.CMMI na Prática. 2009. (Outra).
IX Jornada Goiana em Engenharia de Software. 2009. (Outra).
VII Jornada Goiana em Engenharia de Software. 2008. (Outra).
V Jornada de Informática da Universo.Uma visão crítica da eXtreme Programming. 2007. (Outra).
Workshop - Alterações do CMMI v 1.1 para 1.2. 2007. (Outra).
ETI 2007 - Encontro de Tecnologia e Informática. 2007. (Outra).
Java para Web com Ajax, JSF e EJB3. 2006. (Oficina).
VI Jornada Goiana em Engenharia de Software. 2006. (Outra).
V Jornada Goiana em Engenharia de Software. 2005. (Outra).
IV Jornada Goiana em Engenharia de Software. 2004. (Outra).
XVII Simpósio Brasileiro de Banco de Dados. 2002. (Simpósio).
XVI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. 2002. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, Aline Katiúcia G.; LIMA, R. C.; GUIMARAES, N. F.. Uma Abordagem da Subcontratação e suas Aplicações em Projetos de Software. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico) - Universidade Salgado de Oliveira - GO.
Orientou
Validação de Sistemas Computadorizados; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Qualidade e Gestão de Software) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Aline Katiúcia Gomes da Silva;
Análise de Requisitos do Sistema PUBLIKA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico) - Universidade Salgado de Oliveira - GO; Orientador: Aline Katiúcia Gomes da Silva;
Análise de Requisitos do Sistema PUBLIKA; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico) - Universidade Salgado de Oliveira - GO; Orientador: Aline Katiúcia Gomes da Silva;
Sistema de Gerenciamento de Ordens de Serviço Integrado à Metodologia Scrum; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Aline Katiúcia Gomes da Silva;
Sistema de Gerenciamento de Ordens de Serviço Integrado à Metodologia Scrum; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Aline Katiúcia Gomes da Silva;
Sistema de Gerenciamento de Ordens de Serviço Integrado à Metodologia Scrum; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Orientador: Aline Katiúcia Gomes da Silva;
Produções bibliográficas
-
SILVA, Aline Katiúcia G. . CMMI na Prática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Aline Katiúcia G. ; QUEIROZ, L. T. . Uma Visão Crítica da eXtreme Programming. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Aline Katiúcia G. ; QUEIROZ, L. T. . Software de Gestão de Poços Artesianos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
SILVA, Aline Katiúcia G. ; QUEIROZ, L. T. . Software de Gestão de Poços Artesianos. 2003.
SILVA, Aline Katiúcia G. ; QUEIROZ, L. T. . Processo de Desenvolvimento de Software Ágil. 2006.
SILVA, Aline Katiúcia G. ; QUEIROZ, L. T. . Treinamento OO, UML e Análise de Requisitos. 2008. .
SILVA, Aline Katiúcia G. . Modelos de Processo. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Qualidade de Software).
SILVA, Aline Katiúcia G. ; QUEIROZ, L. T. . Engenharia de Requisitos. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Engenharia de Software - Requisitos).
Prêmios
2003
Destaque Acadêmico Marlene Salgado de Oliveira 1º. Lugar, Universidade Salgado de Oliveira.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
LG INFORMÁTICA. , Primeira Avenida Quadra 1-B Lote 22 - Condomínio Cidade Empresarial, 74935-900 - Aparecida de Goiania, GO - Brasil, Telefone: (062) 35459000, Ramal: 9025, Fax: (062) 35459017, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - 2010
Pontifícia Universidade Católica de GoiásVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da Graduação em Ciências da Computação e da Especialização em Qualidade de Software, nas disciplinas de Modelos de Processo e Engenharia de Requisitos.
Atividades
-
09/2008
Ensino, Qualidade e Gestão de Software, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso, Engenharia de Requisitos, Modelos de Processo
-
09/2008 - 08/2010
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Engenharia de Requisitos, Modelos de Processo, Trabalho de Conclusão de Curso I
2004 - 2004
ALL RISKS SERVIÇOS LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
- Gestão da área de TI da empresa - Desenvolvimento de sistemas WEB em linguagem PHP - Administração de Banco de Dados
2004 - Atual
LG InformáticaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
- Engenharia de Requisitos - Análise de Sistemas - Analista de Medição - Garantia da Qualidade de Software - Integrante SEPG e Comitê de Definição e Padronização de Requisitos
2003 - 2003
PLANENGE HIDROGEOLOGIA E GEOTECNIA LTDAVínculo: Não há vínvulo, Enquadramento Funcional: Estagiária
Outras informações:
PROJETO SERRA DA AREIA - SANEAGO - Análise, projeto e desenvolvimento de Sistema Web em PHP para Gerenciamento de Poços Tubulares Profundos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Aline Katiúcia Gomes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?