Marina Santos Memelli
Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2011), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2016) e mestrado em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável na UFES (2019). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Consultoria Ambiental. Atualmente Agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável
2016 - 2019
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: PRODUÇÃO DE ESTRUVITA (MgNH4PO4.6H2O) A PARTIR DA URINA HUMANA ATRAVÉS DE PRECIPITAÇÃO INDUZIDA POR ÍONS DE MAGNÉSIO, Ano de Obtenção:
Orientador: Ricardo Franci Gonçalves
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, FAPES/ES, Brasil. Palavras-chave: estruvita; urina humana; salmoura marinha; recuperação de nutrientes; precipitação química; DRX. Grande área: Engenharias
Especialização em Gerenciamento de Projetos
2015 - 2016
Fundação Getúlio Vargas
Título: Projeto Cervejaria Go Horse
Orientador: José Ângelo Santos do Valle
Graduação em Engenharia Ambiental
2005 - 2011
Universidade Federal do Espírito Santo
Título: .Balanço Hídrico e Indicadores de Consumo de Água Potável e Não Potável em uma Edificação Dotada de Sistema de Reúso de Águas Cinza
Orientador: Ricardo Franci Goncalves
Graduação interrompida em 2005 em Tecnologia em Saneamento Ambiental
2004 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Ano de interrupção: 2005
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia Térmica/Especialidade: Controle Ambiental.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Adequação Ambiental.
Organização de eventos
GONÇALVES, R. F. ; SANTOS, A. B. ; MEMELLI, M. S. ; BENA FILHO, N. B. ; ROQUE, R. P. ; MACIEL, G. B. P. . 3º Workshop ReNTED - Sistemas de Tratamento de Esgoto Descentralizados em Empreendimentos Habitacionais. 2017. (Outro).
Participação em eventos
XXXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental. Balanço Hídrico e Indicadores de Consumo de Água Potável e não Potável em uma Edificação Dotada de Sistema de Reuso de Águas Cinza. 2012. (Congresso).
9º Encontro de Educação Ambiental. 2006. (Encontro).
IV Simpósio de Meio Ambiente Biomonitoramento. 2006. (Simpósio).
3º Congresso Nacional de Meio Ambiente. 2004. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
MEMELLI, M. S. ; ROQUE, R. P. ; BENA FILHO, N. B. ; GONÇALVES, R. F. . RECUPERAÇÃO DE NUTRIENTES VIA PRECIPITAÇÃO DE ESTRUVITA PARA USO AGRÍCOLA ? UMA REVISÃO. In: XII Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente e e II Workshop Internacional de Biorremediação de Áreas Contaminadas: Segurança Hídrica Global, 2018, Vitória/ES. Anais [recurso eletrônico] / XII Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente e II Workshop Internacional de Biorremediação de Áreas Contaminadas: Segurança Hídrica Global, 25 e 26 de agosto de 2018 em Vitória, ES., 2018.
-
SOARES, R. B. ; MEMELLI, M. S. ; ROQUE, R. P. ; GONÇALVES, R. F. . ANÁLISE COMPARATIVA DE CONSUMO ENERGÉTICO DE DIFERENTES ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO. In: IX ENCONTRO NACIONAL, VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO, II ENCONTRO LATINO-AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS, 2017, São Leopoldo, RS. CADERNO DE RESUMOS DO IX ENCONTRO NACIONAL, VII ENCONTRO LATINO-AMERICANO, II ENCONTRO LATINO-AMERICANO E EUROPEU SOBRE EDIFICAÇÕES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS. São Leopoldo, RS: Casa Leiria, 2017. p. 241-241.
-
LIMA, J. S. ; MEMELLI, M. S. ; GONÇALVES, R. F. . INFLUÊNCIA DA CONCENTRAÇÃO DE MAGNÉSIO NA QUALIDADE DA ESTRUVITA A PARTIR DE URINA HUMANA. Cadernos ABESS , 2019.
-
MEMELLI, M. S. . Aproveitamento de nutrientes da urina humana e lixiviado de resíduos sólidos urbanos na agricultura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GONÇALVES, R. F. ; MEMELLI, M. S. ; BENA FILHO, N. B. ; ROQUE, R. P. . Precipitação de estruvita de lodo algáceo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2019
Precipitação química de estruvita derivada de águas amarelas para o reaproveitamento de nutrientes na fertilização agrícola, Descrição: O projeto de pesquisa do Núcleo Água, do Departamento de Engenharia Ambiental da UFES, tem como foco a reciclagem de nutrientes a partir da urina animal para potencializar a agricultura familiar e a agricultura orgânica no ES. O desenvolvimento de técnicas para recuperação de nutrientes da urina animal através da precipitação de estruvita (MgNH4PO4.6H2O) é o objetivo principal, tendo como meta o repasse do conhecimento adquirido para os demais grupos de pesquisa integrantes da rede e, em última instância, para os agricultores. Pretende-se com seus resultados reforçar a disponibilidade de nutrientes para produção de alimentos orgânicos principalmente através da agricultura familiar, contribuindo assim para a segurança alimentar das populações e para o equilíbrio dos grandes ciclos naturais do planeta. Seus objetivos específicos são: 1.Avaliar a quantidade de urina bovina (UB) e humana (UH) passível de ser coletada sob as condições características dos empreendimentos de agricultura familiar, em empreendimentos com criação intensiva de bovinos e em edificações residenciais no Espírito Santo. 2.Estudar a composição físico-química e microbiológica da urina humana e da urina bovina, inclusive no tocante à presença de disruptores endócrinos (fármacos, hormônios e metais pesados). 3.Estudar técnicas de recuperação de nutrientes da UB e da UH através da precipitação de estruvita. 4.Realizar estudo de viabilidade econômica e análise de ciclo de vida (ACV) do aproveitamento de nutrientes da UH e UB na agricultura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marina Santos Memelli - Integrante / Ricardo Franci Gonçalves - Coordenador / Thiago Keller Franci - Integrante / Natanael Blanco Bená Filho - Integrante / Regiane Pereira Roque - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos HídricosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente de Desenvolvimento Ambiental e Rec Hid, Carga horária: 40
2019 - 2023
Leste Projetos AmbientaisVínculo: Sócio-diretor, Enquadramento Funcional: Engenheira ambiental
Outras informações:
Responsável pela elaboração de propostas técnicas e comerciais, gestão e execução de projetos ambientais.
2021 - 2022
ImetameVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista em Sustentabilidade, Carga horária: 44
Outras informações:
Responsável pela elaboração de estudos ambientais para obtenção e manutenção de licenças dos empreendimentos do Grupo Imetame, principalmente no setor de óleo e gás, gestão de contratos de serviços ambientais, atendimento a emergências ambientais e auditorias de SGI.
2019 - 2019
Solução SustentávelVínculo: Consultora ambiental autônoma, Enquadramento Funcional: Consultora ambiental
Outras informações:
Estudo de normas de sustentabilidade, elaboração de treinamentos, relatórios, implementação e auditoria interna de sistemas de gestão.
2016 - 2019
Núcleo de Bioengenharia Aplicada ao Saneamento da UFESVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Auxílio na elaboração de projetos de pesquisa para captação de recursos e na gestão dos projetos de saneamento ambiental. Bolsista de mestrado do Projeto da FAPES Precipitação química de estruvita derivada de águas amarelas para o reaproveitamento de nutrientes na fertilização agrícola.
2016 - 2016
Laboratório de Gestão do Saneamento AmbientalVínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Engenheira ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Engenheira ambiental de campo: Responsável pela coleta de informações para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos de municípios do Espírito Santo.
2013 - 2015
Ápice Projetos AmbientaisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental Pleno, Carga horária: 30
2011 - 2013
Ápice Projetos AmbientaisVínculo: , Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40
2013 - 2013
Eco Team (Pvt.)Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Trainee, Carga horária: 45
Outras informações:
Trainee pelo Programa de Talento Global da AIESEC Internacional, corresponsável pela implementação da política de meio ambiente nos acampamentos da maior empresa de ecoturismo no Sri Lanka.
2012 - 2012
ONU/ESCRITORIO PARA ASSUNTOS DE ESPAÇO EXTERIORVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Vountária, Carga horária: 30
Outras informações:
Voluntária na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20
2010 - 2010
Companhia Espirito Santense de SaneamentoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágio na Gerência de Coleta e Tratamento de Esgoto: Auxiliar na manutenção de licenças e monitoramento ambientais. Desenvolver e implementar programa de coleta seletiva no escritório.
2016 - 2016
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Consultoria Técnica, Enquadramento Funcional: Engenheiro ambiental, Carga horária: 40
Outras informações:
Consultoria técnica para coleta de dados em campo para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Alegre, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Iúna, Jaguaré, Marataízes, Muniz Freire, Nova Venécia, Pinheiros e Sooretama junto a equipe do LABORATÓRIO DE GESTÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL - LAGESA/UFES. Contrato UFESxFEST 46/2014.
2007 - 2009
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de iniciação científica no Laboratório de Gestão de Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Ambiental no projeto ?Redimensionamento da rede hidrometerológica do ES?.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marina Santos Memelli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?