André Barbosa Filho
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em ciências da Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é pesquisador do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
Informações coletadas do Lattes em 30/05/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciências da Comunicação
2000 - 2003
Universidade de São Paulo
Título: Redes Radiofônicas ? Conflitos e convivência entre as emissoras num cenário em transformação
, Ano de obtenção: 2004. Angelo Pedro Piovesan Neto..
Mestrado em ciências da Comunicação
1994 - 1996
Universidade Metodista de São Paulo
Título: Gêneros radiofônicos- tipificação dos formatos em áudio
, Ano de Obtenção: 1998.GINO GIACOMINI FILHO.
Formação complementar
1969 - 1969
Coral Gables ? Introduction to computer programmin. , University of Miami, UMiami, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
NAB ? SHOW ? National Association of Broadcastes. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2015. (Congresso).
Prêmio Celso Furtado.Premiacao Brasil 4D. 2015. (Outra).
Encuentro de Medios Públicos de América Latina 2014.Tv Digital. 2014. (Encontro).
Feira CAPER - TV Digital. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2014. (Feira).
IBC ? International telecommunications Fair,. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2014. (Feira).
NAB ? SHOW ? National Association of Broadcasters. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2014. (Congresso).
PBI - Public Broadcasters Internacional Conference. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2014. (Congresso).
PRE IGF - PREMIO FRIDA.Premiacao Brasil 4D. 2014. (Outra).
UNESCO /UIT-BDT - América Acessível: informação e comunicação para TODOS.Radiodifusão Pública e Interatividade. 2014. (Seminário).
Workshop de Tendências da Comunicação Pública. 2014. (Oficina).
Congresso SET. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2013. (Congresso).
Fórum ISDB Tb Internacional. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2013. (Congresso).
IBC ? International telecommunications Fair. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2013. (Feira).
IV Fórum INTERNACIONAL DE MÍDIAS PÚBLICAS NA AMERICA LATINA. Projeto Brasil 4D - Experiência de TV Digital - lançamento do livro comas conclusões do projeto. 2013. (Exposição).
NAB Show ? National Association. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2013. (Congresso).
Seminário ANDI.Convergências de Plataforma: Inovações e Oportunidades para os Países Emergentes. 2013. (Seminário).
31º Encontro Tele.Síntese.Desafios da incorporação da população na sociedade da informação e da melhoria da educação.. 2012. (Encontro).
Congresso SET. satélites da banda C versus WIMAX em 3.5GHz.. 2012. (Congresso).
Encontro UIT TV Digital Terrestre.Transición a Televisión Digital y Dividendo Digital. 2012. (Encontro).
Fórum ISDB Tb Internacional. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2012. (Congresso).
IBC ? International telecommunications Fair. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2012. (Feira).
NAB ? SHOW ? National Association of Broadcasters. Apresentação do projet Brasil 4D com seus marcos e características. 2012. (Congresso).
Palestra TV DIGITAL.TV DIGITAL para curso Engenharia de Produção. 2012. (Simpósio).
1° EXPO-TV DIGITAL. 2011. (Exposição).
10° REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2011. (Encontro).
4 REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2011. (Encontro).
9º REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2011. (Encontro).
Congresso SET. A internacionalização do sistema ISDB-Tb e a implantação da TV Digital Interativa.. 2011. (Congresso).
Encontro para Adesão ao Sistema nipo-brasileiro de TV Digital-ISDB-Tb. 2011. (Encontro).
Encontro para Adesão ao Sistema nipo-brasileiro de TV Digital-ISDB-Tb. 2011. (Encontro).
Grupo de Trabalho da Conferência Intergovernamental de Televisão Digital Aberta.Foro: Implementación de la Televisión Digital y su Regulación. 2011. (Seminário).
II congresso Centro Americano de Televisão Digital Terrestre. 2011. (Congresso).
III Reunião de Trabalho e Cooperação Técnica Brasil- Equador. 2011. (Encontro).
IOC - RIO 2016 3rd Project Review. 2011. (Encontro).
IV ENCONTRO DO FÓRUN INTERNACIONAL DA NORMA ISDB-T.Empresa Brasileira de TV Digital. 2011. (Encontro).
Reunião para implantação do Fórum Internacional do Sistema ISDB.PROPOSTA DE HARMONIZAÇÃO E DO ESTATUTO. 2011. (Encontro).
REUNIÓN DE TRABAJO URUGUAY-BRASIL SOBRE TV DIGITAL.IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA ISDB-Tb DE TV DIGITAL TERRESTRE NO URUGUAI. 2011. (Encontro).
Seminário "Norma da TV Digital Comum no Mercosul". 2011. (Seminário).
TV. APPs.TV e Conectividade: A relação entre o conteúdo e os aplicativos. 2011. (Seminário).
1° REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2010. (Encontro).
11° REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL1. 2010. (Encontro).
2° REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2010. (Encontro).
3° ENCONTRO INTERNACIONAL DO FÓRUM ISDB-T. 2010. (Encontro).
4° REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2010. (Encontro).
6° REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2010. (Encontro).
8° REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL. 2010. (Encontro).
Campus Party. TV Digital Interativa: a nova TV Pública do Brasil. 2010. (Exposição).
CONGRESSO INTERNATIONAL DA DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO DO FUTURECOM. As oportunidades e os desafios para a disseminação da TV Digital no Brasil e na América Latina.. 2010. (Congresso).
Congresso SET. As ações do governo brasileiro em andamento no exterior visando alcançar novos países entrantes no ISDB-T. 2010. (Congresso).
DIGITAL TERRESTRIAL TELEVISION STANDARDS.Sistema ISDB-T com adaptações nacionais. 2010. (Simpósio).
Divulgação do Sistema de TV Digital ISDB-T. 2010. (Encontro).
Divulgação do Sistema de TV Digital ISDB-T. 2010. (Encontro).
Divulgação do Sistema de TV Digital ISDB-T. 2010. (Encontro).
Divulgação do Sistema de TV Digital ISDB-T. 2010. (Encontro).
Divulgação do Sistema nipo-brasileiro de TV Digital. 2010. (Encontro).
Divulgação Internacional do padrão de TV Digital ISDB-T. 2010. (Encontro).
Encontro de promoção do padrão nipo-brasileiro de TV Digital (ISDB-T). 2010. (Encontro).
Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação/FNDC.Cultura, digitalização e desenvolvimento econômico: em busca de uma política sustentável. 2010. (Simpósio).
II ENCUENTRO DEL FORO INTERNACIONAL NORMA ISDB-T.Exposición de organismos gubernamentales de radiodifusión. 2010. (Encontro).
II ENCUENTRO DEL FORO INTERNACIONAL NORMA ISDB-T.La experiencia de Japón y Brasil. 2010. (Encontro).
I MOSTRA INOVA CTIC. 2010. (Exposição).
Inauguração da Empresa Pública-CEITEC S/A- CENTRO DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA ELETRÔNICA AVANÇADA. 2010. (Encontro).
I Seminário Internacional sobre software e Serviços de Tecnologia da Informação: Políticas Públicas e estratégias empresariais para a América Latina e o Caribe.Novas Mídias, conteúdo digital e software: possibilidades de cooperação. 2010. (Seminário).
NAB ? SHOW ? National Association of Broadcasters. A Introducción de la TV Digital interativa. 2010. (Feira).
Negociação referente ao projeto de cooperação acordado entre Brasil e Equador.EJECUCIÓN DEL MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE EL MITEL Y EL MC SOBRE COOPERACIÓNB EN EL ÁREA DE TELEVISIÓN DIGITAL TERRESTRE. 2010. (Encontro).
PANAN - PANAMERICANO DE COMUNICAÇÃO. O Espírito dos Novos Tempos ? os paradigmas do Século XXI. 2010. (Congresso).
Programa de disseminação do SET-TOP-BOX da TV Digital- Indústria EletroeletrônicaP. 2010. (Encontro).
REUNIÃO DA SADC.Discussão dos sistemas de TV Digital. 2010. (Encontro).
REUNIÃO DA SADC. 2010. (Encontro).
REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DO FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL.Plano de trabalho da suíte de testes do Middleware. 2010. (Encontro).
REUNIÃO NA CASA PRESIDENCIAL (ZAPOTE). 2010. (Encontro).
REUNIÃO REGIONAL PREPARATÓRIA À III CONFERÊNCIA MINISTERIAL DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO- ELAC. 2010. (Encontro).
Rodadas de negócios relacionados a TV Digital. 2010. (Encontro).
Rodadas de negócios relacionados a TV Digital. 2010. (Encontro).
Rodadas de negócios relacionados a TV Digital. 2010. (Encontro).
Rodadas de negócios relacionados a TV Digital. 2010. (Encontro).
Rodadas de negócios relacionados a TV Digital. 2010. (Encontro).
Seminário Comparativo dos sistemas de TV Digital terrestre. 2010. (Seminário).
Seminário de comparação dos Sistemas de TV Digital ISDB-T com inovações brasileiras e DVB. 2010. (Seminário).
Seminário e Testes Comparativos de Sistemas TV Digital. 2010. (Seminário).
SET. 2010. (Congresso).
SOUTHERN AFRICAN FOR DEVELOPING COMMUNICATION COMMITEE-SADC.divulgação do sistema nipo-brasileiro de TV. 2010. (Encontro).
WORKSHOP INTERNACIONAL BRASIL-JAPÃO SOBRE TIC. 2010. (Seminário).
I CICLO DE PALESTRAS E DEBATES RUPTURAS DA CONVERGÊNCIA DIGITAL.A OFERTA DE NOVAS TECNOLOGIAS, UM MOVIMENTO QUE NÃO TEM FIM. 2009. (Outra).
REUNIÃO DO COLETIVO E-LAC.Centro Nacional de Produção de Conteúdos Audiovisuais Digitais Interativos. 2009. (Seminário).
Seminário sobre Requerimento de Espectro en el despliegue deBanda Ancha. 2009. (Seminário).
XIV REUNIÓN DEL CCP. II. 2009. (Outra).
IX CONGRESO LATINOAMERICANO DE INVESTIGADORES DE LA COMUNICACIÓN. O RADIO E SUA VOCAÇÃO LOCAL EM TEMPOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS. 2008. (Congresso).
SEGUNDA CONFERENCIA MINISTERIAL SOBRE LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN. COMPROMISO DE SAN SALVADOR. 2008. (Congresso).
SEMINARIO REGIONAL REDES E INTEGRACIÓN DIGITAL.Centros de excelencia en tecnologías para contenidos digitales interactivos: una propuesta para América Latina y el Caribe. 2008. (Seminário).
XII REUNIÓN DEL CCP. II. 2008. (Outra).
24° CONGRESSO BRASILEIRO DA RADIODIFUSÃO. RÁDIO DIGITAL. 2007. (Congresso).
CONGRESSO SET. RADIO DIGITAL - PERSPECTIVA BRASIL. ENGENHARIA: ONDA MÉDIA. 2007. (Congresso).
ALAIC. Mídias Digitais ? um espaço a ser construído. 2006. (Congresso).
Compós. A convergência digital analisada sob o prisma da nova ordem tecnológica. 2006. (Congresso).
FORO MUNDIAL "CONVERGENCIA DE REDES. ROL DE LA TELEVISIÓN DIGITAL TERRENA Y MÓVIL". 2006. (Congresso).
IX PLENARIO DE PRESIDENTES DEL FORO LATINOAMERICANO DE ENTES REGULADORES DE TELECOMUNICACIONES. 2006. (Encontro).
10° Fórum de Telecomunicações da Amcham."Políticas Públicas, Regulamentação e o Futuro das Telecomunicações". 2005. (Encontro).
12° Encontro do Foro de São Paulo. 2005. (Encontro).
Conferência regional sobre sociedade da informação. 2005. (Congresso).
Congresso SET. 2005. (Congresso).
FUTURECOM. 2005. (Seminário).
II Encontro da Sociedade da Informação.Sistema Brasileiro de TV Digital. 2005. (Encontro).
Intercom. O caso brasileiro de TV Digital e a proposta de nova plataforma de comunicação para os países emergentes. 2005. (Congresso).
Intercom - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. A nova ordem tecnológica Um ensaio a partir da ética e da política. 2005. (Congresso).
Intercom - XXVIII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Rádio e Mídia Sonora. 2005. (Congresso).
ITU TELECOM AMERICAS. Focusing on User's. 2005. (Congresso).
SBTVD - Primeira Jornada de Integração. 2005. (Encontro).
Seminario Internacional - Sociedad de la información y de la comunicación. 2005. (Seminário).
Telebrasil 2005. Políticas Públicas para uma Nova Ordem Tecnológica.. 2005. (Congresso).
TViBR. TV Digital e Interativa. Conceitos, desafios e perspectivas para o Brasil. 2005. (Congresso).
WACC.Folkcomunicação e mídia digital. 2005. (Seminário).
WORLD SUMMIT ON THE INFORMATION SOCIETY. 2005. (Congresso).
XII FÓRUM NACIONAL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO. 2005. (Seminário).
VII Congresso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicação (ALAIC). Comunicación y Educación - ÁUDIO AULA. O som como suporte pedagógico em sala de aula. 2004. (Congresso).
XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Comunicação e Interatividade. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
MAGNONI, M. G. M.; ALBINO, J. P.;Castro, Cosette; SEMENTILLE, A. C.;BARBOSA FILHO, A.. Difusão híbrida de objetos educacionais harmonizada entre Televisão Digital e Banda Larga ? um estudo de viabilidade técnica e pedagógica. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
GOBBI, M. C.; AFFINI, L. P.;BARBOSA FILHO, A.. BÊ-A-BÁ DA TV DIGITAL: PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE INTERPROGRAMAS PARA CANAIS PÚBLICOS. 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
SILVA, D. A. H. L.;BARBOSA FILHO, A.; PEREIRA, M. R. R.. Comunicação Pública e a EBC: Cidadania, mercado e audiência.. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Orçamentária-Finan) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF.
BARBOSA FILHO, A.. Política de Universalização de Telecomunicações no Brasil: idéias, atos e instituições no processo de discussão da universalização da banda larga". 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Administração (PPGA)) - Universidade de Brasília.
BARBOSA FILHO, A.; FESTA, R.; MENDES, E. S.. " Brincar de Ouvir Cobra Norato". 1999. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Rádio e Televisão) - Universidade de São Paulo.
BARBOSA FILHO, A.; Luis Fernando Santoro. Tech na Tela: O Jornalismo especializado em tecnologia e a cobertura televisiva do tema no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social Com Habilitação em Jornalismo) - Universidade de São Paulo.
Orientou
ITA O QUÊ? Contar o PASSADO entender o PRESENTE projetar o FUTURO; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de São Paulo; Orientador: André Barbosa Filho;
Programa " Viva la Vida"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de São Paulo; Orientador: André Barbosa Filho;
o rádio drama; 1999; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade de São Paulo; Orientador: André Barbosa Filho;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . BRASIL 4D, Interatividade, Convergencia e Participação na TV Digital. 1. ed. Brasilia, DF: SENAC, 2018. v. 1. 257p .
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . Digital Television and Digital Convergence. 1. ed. London: Hampton's Press, 2014. v. 1. 132p .
-
BARBOSA FILHO, A. . TV digital: qualidade e interatividade. 1. ed. Brasília: CONFEA, 2007. v. 1. 160p .
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . Comunicação digital, educação, tecnologia e comportamento. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2006. v. 1. 240p .
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette ; TAKASHI, Tome . Mídias digitais, convergência tecnológica e inclusão digital. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2005. v. 1. 368p .
-
BARBOSA FILHO, A. ; Beneton, Rosana ; Piovesan, Ângelo . Rádio, sintonia do futuro editora. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2004. v. 1. 336p .
-
BARBOSA FILHO, A. . Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2003. v. 1. 158p .
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . A Convergência Digital Analisada sobre o Prisma da Nova Ordem Tecnológica. In: Peter Knight; Ciro Fernandes. (Org.). E-Brasil. São Paulo: Yendis, 2006, v. 1, p. -.
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . Mídia Digital. In: José Marques de Melo; Maria Cristina Gobbi; Luciano Sathler. (Org.). Mídia Cidadã ? utopia brasileira. São Paulo: UMESP, 2006, v. , p. -.
-
BARBOSA FILHO, A. . Novos Rumos da Comunicação. Será?. Folha Universitária- A informação para quem está em formação, ponto de vista, 28 fev. 2000.
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . Mídias Digitais ? um espaço a ser construído. In: ALAIC, 2006, São Leopoldo. GT, 2006.
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . A convergência digital analisada sob o prisma da nova ordem tecnológica. In: Compós, 2006, Bauru. Gt, 2006.
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . O caso brasileiro de TV Digital e a proposta de nova plataforma de comunicação para os países emergentes. In: Intercom, 2005, Rio de Janeiro. GT, 2005.
-
BARBOSA FILHO, A. ; Castro, Cosette . A nova ordem tecnológica Um ensaio a partir da ética e da política. In: Intercom, 2005, Rio de Janeiro. GT, 2005.
-
BARBOSA FILHO, A. . Gêneros radiofônicos- tipificação dos formatos em áudio. In: XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, INTERCOM, 2003, BELO HORIZONTE - MG. Gêneros radiofônicos- tipificação dos formatos em áudio, 2003. v. 1. p. 1-158.
Outras produções
BARBOSA FILHO, A. . Mais um round?. 2005. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
BARBOSA FILHO, A. . TV Digital: o que a gente tem a ver com isso?. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
BARBOSA FILHO, A. . Os oitenta anos de história do rádio. 2003. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
BARBOSA FILHO, A. . Há 80 anos, a primeira voz nos rádios do Brasil. 2002. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2019
PROJETO BRASÍLIA 2060 FASE 4, Descrição: Desenvolvimento de metodologia para formulação de políticas, planos e programas de curto prazo para a Area Metropolitana de Brasilia com a disponibilização de instrumentos de apoio ao processo de tomada de decisões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: André Barbosa Filho - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Bolsa.
-
2017 - 2017
Panorama da Inovação no Brasil, Descrição: Pesquisa sobre as atividades da administração federal entre 2000 e 2016 referente aos políticas de investimentos, incentivos e isenções, legislação, programas editais, operacionalização dos recursos por empresas publicas, provadas, fundações de pesquisa e universidades, resultados auferidos e sugestões de melhoria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: André Barbosa Filho - Coordenador., Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Outra., Número de produções C, T & A: 4
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 6
2004 - 2012
Presidência da RepúblicaVínculo: Cargo de confiança, Enquadramento Funcional: Assessor Especial Ministro Chefe Casa Civil, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assessor para Politicas Públicas em Comunicação, especialmente as que se referem a TV Digital, implantação no Brasil e internacionalização do modelo ISDB-Tb, Rádio Digital, rádios comunitárias e Plano Nacional de Banda Larga nas Escolas, Grupo de Reformulação dos Estatutos dos Correios, Grupo Inicial de Estudos de Transferência de Tecnologia Nuclear a Marinha do Brasil, Conselheiro da Eletronorte.
2012 - 2016
Empresa Brasil de ComunicaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Superintendente de Relacionamento, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2015
Empresa Brasil de ComunicaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe de assessoria da Presidência, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2014
Empresa Brasil de ComunicaçãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Superintendente de Suporte, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Foi do quadro de funcionários da EBC ? Empresa Brasil de Comunicação ? na qualidade de Superintendente de Suporte com a responsabilidade de gerenciar as áreas de Engenharia, Operações, Inovação e TV Digital. Coordenador do projeto de implantação do projeto ?Operador Nacional Público da TV Digital?, ação que propõe reunir as emissoras públicas de TV, Senado, Câmara, Justiça, EBC, Canal da Educação e da Cultura e o da Cidadania em única rede de transmissão digital e que cobrirá, inicialmente, 68% da população nacional.Responsável pelo Projeto Brasil 4D, apoiado pelo Banco Mundial e EBC com a participação de oito empresas privadas e co-patrocinada pela Câmara Federal, Câmara de Vereadores de João Pessoa, Paraíba, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Católica de Brasília. O projeto visa conhecer dados sobre o uso e apropriação de conhecimento sobre serviços de governo através de aplicativos audiovisuais interativos de saúde, documentação pessoal, educação e empregabilidade voltado para público de baixa renda inscritos no programa Brasil sem Miséria do Governo Federal.
2000 - 2003
Universidade Bandeirante de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coord. curso de Radialismo/Diretor Marketing, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Em 2000, deixa a UMESP (ex-IMS) e ingressa na UNIBAN como coordenador do curso de Comunicação Social ? campus ABC ? e em seguida como diretor de Comunicação e Marketing até 2003. Em setembro de 2003, lança seu livro ?Gêneros Radiofônicos ? Os Formatos e os programas em áudio" pela editora ?Paulinas?.
1995 - 2003
Universidade de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8
Outras informações:
Em 1995, cria para Editora Scipione uma série de produtos sonoros tais como: A coleção de áudio-Livros (dez títulos incluindo: os Lusíadas, Dom Quixote, Sonho de uma noite de Verão, Odisséia, Cyrano de Bergerac, Otelo, Robin Hood, Os Cavaleiros da Távola Redonda e Robinson Crusoé) e os trabalhos de áudio-educação História,Memória viva e Língua e Literatura e Redação.Em 1996 defende na UMESP sua dissertação de mestrado com a dissertação "Gêneros radiofônicos- tipificação dos formatos em áudio". Em 1997, ingressa como professor assistente da Escola de Comunicações da USP-CTR para área de rádio em concurso público. Neste mesmo ano passa a ser consultor dos projetos em áudio CCA-SENAC?SP onde realiza a revisão dos cursos técnicos de locutor e sonoplasta e cria os cursos de programador musical e de técnico em produção em rádio. Em 1999, lança o CD com áudio-biografia: ?Paulo Freire, o andarilho da Utopia?, realizado em colaboração com a UNESCO e a Rádio Nederland;Em 2000, deixa a UMESP (ex-IMS) e ingressa na UNIBAN como coordenador do curso de Comunicação Social ? campus ABC ? e em seguida como diretor de Comunicação e Marketing até 2003. Em setembro de 2003, lança seu livro ?Gêneros Radiofônicos ? Os Formatos e os programas em áudio" pela editora ?Paulinas?.
Professor da cadeira de Produção em Rádio.
1991 - 1994
Fundação Padre AnchietaVínculo: , Enquadramento Funcional: DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Em 1991 retorna a TV CULTURA com diretor de programas, tendo criado a estrutura do musical Bem Brasil, atividade que dividiu com a de professor e de empresário, até 1994.
Diretor do programa semanal Bem Brasil -1991/1994
Diretor do programa semanal Viola minha Viola - 1993/1994
1989 - 2019
Criar - Assessoria de comunicação ? Projetos de Rede Regionais e NacionaisVínculo: proprietério, Enquadramento Funcional: proprietário, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Empresa Inativa.
Em 1989, abre a CRIAR Assessoria de Comunicação, empresa de sua propriedade e que realiza projetos e produtos de comunicação eletrônica, que vão de programas de rádio, treinamentos em áudio para empresas, campanhas políticas (entre elas a de Lula Presidente 1994 e Marta Suplicy governadora ?1998 para o PT) a implantação de redes radiofônicas além de projetos educacionais em áudio para PMSP.
1985 - 2000
Universidade Metodista de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor/Coordenador C. de jornalismo, Carga horária: 8
Outras informações:
Em 1985, começa a carreira como professor universitário, respondendo pela cadeira de Produção e Direção para Rádio no Instituto Metodista de Ensino Superior em São Bernardo do Campo,SP onde permaneceu até 2000, ocupando cargos como de Chefe de Departamento dos cursos de RTV e Jornalismo.Em 1989, abre a CRIAR Assessoria de Comunicação, empresa de sua propriedade e que realiza projetos e produtos de comunicação eletrônica, que vão de programas de rádio, treinamentos em áudio para empresas, campanhas políticas (entre elas a de Lula Presidente 1994 e Marta Suplicy governadora ?1998 para o PT) a implantação de redes radiofônicas além de projetos educacionais em áudio para PMSP. Em 1991 retorna a TV CULTURA com diretor de programas, tendo criado a estrutura do musical Bem Brasil, atividade que dividiu com a de professor e de empresário, até 1994.Em 1995, cria para Editora Scipione uma série de produtos sonoros tais como: A coleção de áudio-Livros (dez títulos incluindo: os Lusíadas, Dom Quixote, Sonho de uma noite de Verão, Odisséia, Cyrano de Bergerac, Otelo, Robin Hood, Os Cavaleiros da Távola Redonda e Robinson Crusoé) e os trabalhos de áudio-educação História,Memória viva e Língua e Literatura e Redação.Em 1996 defende na UMESP sua dissertação de mestrado com a dissertação "Gêneros radiofônicos- tipificação dos formatos em áudio". Em 1997, ingressa como professor assistente da Escola de Comunicações da USP-CTR para área de rádio em concurso público. Neste mesmo ano passa a ser consultor dos projetos em áudio CCA-SENAC?SP onde realiza a revisão dos cursos técnicos de locutor e sonoplasta e cria os cursos de programador musical e de técnico em produção em rádio. Em 1999, lança o CD com áudio-biografia: ?Paulo Freire, o andarilho da Utopia?, realizado em colaboração com a UNESCO e a Rádio Nederland;
Chefe de Departamento de Jornalismo
Professor das diciplinas História da Comunicação, Produção em Radiojornalismo, Produção Rádio, Produção Rádio para publicidade
1983 - 1986
Radio USP FM ? Universidade de São PauloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 8
1978 - 1983
Sistema Globo de RádioVínculo: , Enquadramento Funcional: Produtor Musical/Coordenador de Programação, Carga horária: 8
Outras informações:
André Barbosa Filho grava em 1979, pela Continental o LP solo TRADIÇÃO, em português, com canções influenciadas pela cultura de sua região, o vale do Paraíba Paulista. Sua trajetória como criador de programas tem seqüência no Sistema Globo de Rádio, onde foi produtor da Rádio Excelsior AM e FM, e Chefe da Discoteca da Globo/Excelsior. Em seguida, 1983, torna-se Coordenador Artístico da Radio USP FM, produtor free-lancer da Jovem Pan 2.
Coordenador da Rádio Excelsior FM -1982/83 (hoje CBN)
Chefe da discoteca Globo /Excelsior SP 1982/1984
Produtor Musical - 1978 a 1982
2007 - 2016
FÓRUM DO SISTEMA BRASILEIRO DE TV DIGITAL TERRESTREASSOCIAÇÃO DE RADIODIFUSVínculo: MANDATO, Enquadramento Funcional: CONSELHEIRO
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de André Barbosa Filho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?