MARIANA SYLVIA DE SOUZA SILVA
Arquiteta graduada pela Universidade Federal da Bahia (2015), com experiência Internacional pela Universidade da Corua, Espanha. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021).
Minha pesquisa é focada na interface entre regularização fundiária e urbanização de favelas.
Além disso, atuo profissionalmente como arquiteta há mais de 10 anos no setor da construção civil, com prospecção, viabilidade, orçamento, planejamento e execução de obras, bem como análise e desenvolvimento de projetos de arquitetura e compatibilização de projetos complementares.
Informações coletadas do Lattes em 09/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo
2018 - Atual
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Título: ATHIS e regularização fundiária: a legislação como elemento determinante do desenho em urbanização de favelas
Orientador: Denise Antonucci
Palavras-chave: Regularização Fundiária; ATHIS; Urbanização de Favela; Habitação de Interesse Social.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Outras atividades de serviços pessoais.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2008 - 2014
Universidade Federal da Bahia
Título: Escola em Cena - Complexo de Ensino Teatral Infantojuvenil
Orientador: Marcos Antonio Menezes Queiroz
Formação complementar
2021 -
Assessoria Técnica na Regularização Fundiária de Interesse Social. (Carga horária: 18h). , Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, CAU/SP, Brasil.
2020 - 2020
DIREITO URBANÍSTICO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL: PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP, OAB/SP, Brasil.
2020 - 2020
Inteligência Emocional. (Carga horária: 10h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.
2020 - 2020
NOVA LEI DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA CIDADE DE SÃO PAULO. (Carga horária: 2h). , Escola Superior de Advocacia da OAB ? Seção SP, OAB/SP, Brasil.
2019 - 2019
Estratégias e assistência técnica para habitação de interesse social. (Carga horária: 32h). , Universidade Presbiteriana Mackenzie, MACKENZIE, Brasil.
2016 - 2016
Aluna Especial - disciplina Habitação Coletiva Contemporânea. (Carga horária: 135h). , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU/USP, Brasil.
2015 - 2015
Aluna especial - disciplina Produção e Apropriação do Espaço Metropolitano. (Carga horária: 135h). , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, FAU/USP, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Escuela Técnica Superior de Arquitectura. (Carga horária: 360h). , Universidade da Coruña, UDC, Espanha.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Estudos da Habitação.
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Favela Nova Jaguaré: Urbanização e Regularização, Descrição: A regularização fundiária e a urbanização de favelas são políticas públicas complementares, e parte de um processo articulado que visa a integração dos assentamentos precários à cidade formal. Defende-se que ambos os conceitos são indissociáveis, tendo em vista que a regularização plena engloba necessariamente as dimensões jurídica, física, social e ambiental. No Brasil, a partir da década de 1980, inicia-se o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas aos processos de urbanização de assentamentos precários, no âmbito da arquitetura e urbanismo, e aos instrumentos de garantia de posse da terra, no âmbito do direito. Contudo, apesar de ambos os processos serem parte do esforço multidisciplinar de voltar o olhar para a realidade previamente estabelecida e, a partir dela, criar melhores condições de vida para a população, percebe-se que, em geral, regularização e urbanização são processos dissociados. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar os processos de urbanização e regularização fundiária ocorrido na Favela Nova Jaguaré entre 2006 e 2015, realizado pela Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, à luz do Programa de Urbanização de Favelas, da Lei Federal n 11.977/09 e da Medida Provisória n° 2.220/01. A partir da pesquisa empírica, evidenciou-se que o processo de regularização fundiária da área, o qual culminou na outorga de 3,5 mil títulos de Concessão Especial para fins de Moradia (CUEM) e Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), não foi efetivamente concluído, visto que o registro no cartório não foi efetivado. As questões identificadas apontam para a necessidade de que a base fundiária seja amplamente analisada e discutida como diretriz inicial no desenvolvimento de projetos para que se alcance a maior efetividade das ações de regularização.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Sylvia de Souza Silva - Coordenador / Denise Antonucci - Integrante.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Construtora Costa Feitosa. , Rua Maria Curupaiti, nº 441, 6º Andar - Salas 6018/6024, Vila Ester (Zona Norte), 02452001 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 22361866, URL da Homepage:
Experiência profissional
2018 - Atual
Construtora Costa FeitosaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador, Carga horária: 40
Outras informações:
- Elaboração e apresentação das propostas comerciais e técnicas em concorrências privadas;
- Análise de projeto e documentação para concorrências privadas de obras civis;
- Formulação de estratégias de mercado em conjunto com a diretoria da empresa para a prospecção e desenvolvimento de novos negócios;
- Acompanhamento da elaboração do orçamento da obra, em busca de soluções arquitetônicas e de engenharia que otimizem custos e prazo de execução do empreendimento;
- Acompanhamento das etapas de pré-construção e negociação do contrato.
2017 - 2018
Link 6 ProjetosVínculo: Terceirizado, Enquadramento Funcional: Arquiteta, Carga horária: 40
Outras informações:
- Elaboração de projetos arquitetônicos em suas diversas fases (do Estudo Conceitual ao Projeto Executivo);
- Compatibilização de projetos;
- Maquetes eletrônicas renderizadas (V-Ray);
- Participação em projetos do programa Minha Casa Minha Vida no interior de São Paulo;
- Acompanhamento e supervisão de obras.
2016 - 2017
Habitat para a Humanidade BrasilVínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Arquiteta
Outras informações:
- Desenvolvimento de projetos arquitetônicos;
- Captação de recursos para a viabilização de reformas;
- Participação ativa na reforma da casa da Jussara (https://www.youtube.com/watch?v=JRzaJcKafq0).
2015 - 2015
Evviva BertoliniVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Projetista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
- Desenvolvimento de projetos de mobiliário planejado e decoração (plantas e maquetes virtuais renderizadas);
- Atendimento aos clientes;
- Responsável pelo cadastramento de projetos (apartamentos e casas).
2013 - 2014
Iguatemi ConstruçõesVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária no setor de Engenharia, Carga horária: 20
Outras informações:
- Detalhamento de plantas no AutoCAD (planta baixa, planta de layout, vistas, cortes e fachadas);
- Desenvolvimento de planilhas orçamentárias e de quantitativos de obra;
- Maquete eletrônica em Sketchup.
2012 - 2013
Triunfo Projetos e Consultoria LtdaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura, Carga horária: 20
Outras informações:
- Detalhamento de plantas no AutoCAD (planta de layout, planta construtiva, planta de iluminação, planta elétrica, drenagem de aparelhos split, detecção de fumaça e incêndio, planta de forro, vistas, cortes, fachadas e marcenaria);
- Desenvolvimento de projetos e propostas;
- Análise de legislação para desenvolvimento e aprovação de projetos.
2010 - 2011
Tatiana Campos Melo ArquiteturaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária de Arquitetura, Carga horária: 20
Outras informações:
- Detalhamento de plantas no AutoCAD (planta baixa, planta de layout, planta de alvenaria, planta de iluminação, paginação de piso, vistas, cortes e marcenaria);
- Responsável pelo cadastramento de projetos (apartamentos e casas);
- Maquete eletrônica em Sketchup.
2018 - Atual
Universidade Presbiteriana MackenzieVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2018
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.,Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de MARIANA SYLVIA DE SOUZA SILVA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?