Douglas Nogueira da Silva Cavalcante

Atuo no mercado de trabalho na área educacional como professor/educador da disciplina de física no município de Fortaleza. Atualmente estou lecionando como professor efetivo da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, preparando jovens para o mercado de trabalho e para exames externos, tais como: ENEM, UECE, Olimpiadas Cientídicas e Escolas Militares.

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Física

2004 - 2012

Instituto Federal do Ceará
Título: Tributo à Braquistócrona - Um belo problema físico um tanto esquecido nos cursos de licenciatura e bacharelado em física da cidade de Fortaleza.
Orientador: Roberto Ferreira Sena Filho

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Participação em eventos

XXV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2007. (Encontro).

I Encontro de Licenciatura em Física. 2005. (Encontro).

XXIV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste. 2005. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • CAVALCANTE, D. N. S. . Tributo à Braquistócrona 2011 (Monografia).

Prêmios

2012

Graduado em Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão, Governo do Estado do Ceará. , Rua Raimundo Correira Lima, S/N, Cruz das Almas, 62870000 - Pacajus, CE - Brasil, Telefone: (85) 33481599, URL da Homepage:

Experiência profissional

2008 - 2012

DNA - Curso por matérias

Vínculo: Contrato Assinado, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Matemática e Química, Carga horária: 25

Outras informações:
Lecionei a disciplina de física, matemática e química em salas de aula com até 10 alunos cada.

2005 - 2008

Fixar - Centro de Apoio ao aluno

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Matemática e Química, Carga horária: 20

Outras informações:
Lecionei a disciplina de física, matemática e química em salas de aula com até 10 alunos cada.

2015 - 2017

Curso Pré Vestibular da UFC

Vínculo: Informal, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 8

Outras informações:
Lecionei a disciplina de física em salas de aula com mais de 100 alunos cada.

2014 - Atual

Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Física, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Além de lecionar a disciplina de física, atuo como diretor de turma e desenvolvo ações com o objetivo de preparar os alunos para as olimpíadas de física, astronomia e astronáutica, robótica e para as escolas militares.