Lucas Batista da Fonseca

Sou Graduado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021), Pós Graduado em Indústria 4.0 (UPE). Atualmente sou graduando em Eng. Mecatrônica (UFRN).

Informações coletadas do Lattes em 19/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em NE 4.0 - Revitalização da Indústria Regional

2022 - 2022

Universidade de Pernambuco
Título: MPLANTAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INDÚSTRIA 4.0 PARA OBTENÇÃO DE INDICADORES DE PERFORMANCE EM UMA ?EMPACOTADORA DE GARRAFAS Z-PACK 510?.
Orientador: gustavo bezerra paz leitao
Bolsista do(a): Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE, Brasil.

Graduação em andamento em Engenharia Mecatrônica

2021 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciência e Tecnologia

2015 - 2021

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

EV961-2018 - III SEMANA DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA MECATRÔNICA - Inteligência Artificial e Empreendedorismo. EV961-2018 - III SEMANA DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA MECATRÔNICA - Inteligência Artificial e Empreendedorismo. 2018. (Congresso).

Mini Atividade - EV961-2018 - Implementação de redes neurais artificiais em FPGA.Mini Atividade - EV961-2018 - Implementação de redes neurais artificiais em FPGA. 2018. (Oficina).

Mini Atividade - EV961-2018 - Instrumentação industrial. Mini Atividade - EV961-2018 - Instrumentação industrial. 2018. (Congresso).

EV007-2017 - OFICINA SOBRE IMPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET EM SOLUÇÕES MEDIADAS POR TICs: OLHANDO PARA O LAIS.EV007-2017 - OFICINA SOBRE IMPLICAÇÕES DA LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO E O MARCO CIVIL DA INTERNET EM SOLUÇÕES MEDIADAS POR TICs: OLHANDO PARA O LAIS. 2017. (Oficina).

EV060-2017 - Arduino Day GIM edição Natal/RN 2017. EV060-2017 - Arduino Day GIM edição Natal/RN 2017. 2017. (Congresso).

EV712-2017 - I Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. EV712-2017 - I Conferência Internacional de Inovação Tecnológica em Saúde. 2017. (Congresso).

Oficina de Gestão e Processo de Trabalho do Laboratório de Inovação Tecnologia em Saúde (LAIS). 2016. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • FONSECA, L. B. ; VIEIRA, G. V. ; SILVA, A. N. ; COUTINHO, K. D. ; SEVERINO, J. G. S. ; VALENTIM, R. . Gestão EAD: Impacto da implementação do sistema de pós-atendimento no ambiente virtual de aprendizagem AVASUS.. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância e III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (ESUD2017), 2017, Rio Grande. Caminho da autoria e criatividade na EAD, 2017.

  • CORTEZ, H. ; FLORENCIO, H. ; FONSECA, L. B. ; FERNANDES, J. ; PEREIRA, V. ; CAVALHEIRO, G. . Arquitetura IoT para monitoramento de planta industrial: uma comparação dos protocolos MQTT e ESP-Now. CBA 2022: XXIV Congresso Brasileiro de Automática , 2023.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento de paginas WEB em um ambiente virtual de aprendizagem, utilizando as tecnologias HTML, CSS, JavaScript com o desenvolvimento de uma API de consumo da plataforma GEOGEBRA, onde eram desenvolvido gráficos 3D na página.https://aulainterativa.ect.ufrn.br/

2016 - 2018

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Suporte Técnico, Carga horária: 20

2021 - 2023

Núcleo de pesquisa em alimentos e medicamentos

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa e extensão com o objetivo de desenvolvimento de sensoriamento de processos industriais. Desenvolvimento/programação de dispositivos IoT em (C;C++). Utilizando Gitlab como plataforma de versionamento. Acompanhamento por Sprint Semanais.

2023 - 2023

Guararapes Confecções S.A

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Elaboração de projetos de inovação tecnológica na fabrica de confecções da Guararapes. Desenvolvimento de aplicativos para controle de produção, utilizando ferramentas microsoft Power Apps.

2023 - Atual

Geowellex do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de Software Jr, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisa e Desenvolvimento de projetos na área de petróleo e gás, utilizando uma sonda de perfuração; utilizando tecnologias da indústria como CLP da National Instrumentes; Instrumentação de sonda de perfuração; Utilização de protocolos indústrias como Modbus e Hart.