Sara Virgínia Bedin Amorim

Graduada em psicologia, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Negócios, atuando na área de gestão de pessoas desde 2007> Atuação estratégica e generalista, com foco na gestão e desenvolvimento das pessoas, voltada para o sucesso do negócio da organização. Sou especialista em apoiar lideranças como parceira de negócios e agente de mudança, assegurando que os processos sejam humanizados, com ênfase na performance, visando a alcançar melhores resultados para a empresa. Minha experiência diversificada em diferentes segmentos me proporcionou uma compreensão profunda de como a cultura organizacional molda o ambiente de trabalho e é essencial para oengajamento das equipes.Facilitadora no compartilhamento de conhecimento com colaboradores e lideranças através de treinamentos, workshops, meetups e ações de endomarketing. Estimular o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e lideranças, através do autoconhecimento, programas de capacitação de novos talentos, lideranças atuais, novos líderes, mapeamento de talentos e potenciais sucessores.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas

2014 - 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS
Título: Planejamento Estratégico
Orientador: Fábio Melo

Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas

2007 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Estratégicas para Manutenção de Talentos

Graduação em Psicologia

2002 - 2006

Universidade Paranaense
Título: CRIANÇA COM CÂNCER: RESSIGNIFICANDO A PRÓPRIA DOENÇA
Orientador: Marivania Cristina Bocca

Formação complementar

2023 - 2023

Fundamentals Mentoring. (Carga horária: 40h). , Rocket mentoring, ROCKET, Brasil.

2023 - 2023

HR Chief. (Carga horária: 40h). , People Academy, PA, Brasil.

2020 - 2020

Inteligência emocional. (Carga horária: 20h). , Escola Conquer, CONQUER, Brasil.

2020 - 2020

Coaching Gruop. (Carga horária: 65h). , Vanusa Cardoso Coaching, VCC, Brasil.

2019 - 2019

Formação de Consultores de Experience e Business Game. (Carga horária: 25h). , Ágora Entertraining, AG, Brasil.

2015 - 2016

Formação em Coaching. (Carga horária: 150h). , ICI Integrated Coaching Institute, ICI, Brasil.

2015 - 2015

Vendas e Negociações Comerciais. (Carga horária: 8h). , Methodos Educação Corporativa, METHODOS, Brasil.

2015 - 2015

Programação Neurolinguistica. (Carga horária: 14h). , Cooperativa Agroindustrial Consolata, COPACOL, Brasil.

2015 - 2015

Consutoria Interna de Recursos Humanos. (Carga horária: 16h). , Instituto Ecosocial, ECOSOCIAL, Brasil.

2011 - 2011

Gestão de Recursos Humanos. (Carga horária: 12h). , UNIACIC, UNIACIC, Brasil.

2009 - 2009

Auditor Externo da Qualidade. (Carga horária: 16h). , Construtora BS Ltda, CONSTRUTORA BS, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em IV Fórum Municipal de Combate a Exploração Sexual. (Carga horária: 4h). , Secretária de Ação Social Cascavel PR, SAS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Psicologia do Esporte. (Carga horária: 80h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Criatividade na Seleção e Orientação Profissional. (Carga horária: 6h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.

2005 - 2005

II Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. (Carga horária: 10h). , Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, IBAP, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em VII Jornada Internacional de Psicologia. (Carga horária: 36h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2003 - 2003

Extensão universitária em VI Jornada Internacional de Psicologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2003 - 2003

Psicologia em Debate. (Carga horária: 36h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2002 - 2002

Extensão universitária em Recreação Hospitalar. (Carga horária: 64h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

2002 - 2002

I Simposio de Psicologia. (Carga horária: 25h). , Universidade Paranaense, UNIPAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia.

Organização de eventos

AMORIM, S. V. B. . IV Simpósio de Psicologia. 2005. (Congresso).

Participação em eventos

Business Partner Essentials. 2020. (Outra).

Conquer Summit de Lideranças. 2019. (Outra).

RH DAY STARTSE. 2019. (Outra).

Inovation Day StartSe. 2018. (Outra).

RH DAY STARTSE. 2018. (Outra).

II Fórum Pedagógico e II Encontro de Egressos. 2006. (Encontro).

V Simpósio de Psicologia.Motivação nas Organizações. 2006. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • AMORIM, S. V. B. ; PERARDT, S. P. N. ; SANTOS, Y. C. ; NOVAKI, P. C. ; MARCHIORE, G. . Análise Funcional de Crianças Vítimas de Violência. In: V Simposio de Psicologia, 2006, Cascavel. Simposio de Psicologia, 2006. v. V.

  • AMORIM, S. V. B. ; PASQUAL, S. ; FAE, A. A. ; FERRI, F. A. V. ; BOCCA, M. . Criança com Câncer: Ressignificando a própria doença. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Conexão RH do Bem

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2021 - 2023

EEMovel

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Head Pessoas e Cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Minha missão foi criar um ambiente de trabalho inspirador, onde as pessoas poderiam prosperar, se desenvolver e alcançar seu potencial máximo. Combinando uma visão estratégica e entendimento das necessidades das pessoas, busco promover uma cultura inclusiva, colaborativa e orientada para resultados. Acredito que uma cultura forte é o alicerce de qualquer organização bem-sucedida, impulsionando a inovação, a produtividade e a retenção de talentos.Principais atividades:Desenvolver e implementar estratégias de gestão de talentos, atraindo, retendo e desenvolvendo profissionais qualificados para a organização.Liderar programas de desenvolvimento de liderança, identificando potenciais líderes e fornecendo treinamento e mentoria para o crescimento deles.Criar e manter políticas e práticas de RH alinhadas aos valores e objetivos da empresa, garantindo conformidade com leis e regulamentações aplicáveis.Fomentar a diversidade e a inclusão no local de trabalho, promovendo a equidade de oportunidades e criando um ambiente onde todos os colaboradores se sintam valorizados.Gerenciar programas de engajamento, como pesquisas de clima organizacional, iniciativas de bem-estar e eventos internos, para fortalecer o senso de comunidade e satisfação dos colaboradores.Desenvolver e implementar programas de reconhecimento e recompensa para incentivar o alto desempenho e fortalecer a cultura de feedback construtivo.Colaborar com os líderes de negócios para entender as necessidades de talento e desenvolver estratégias de aquisição e sucessão.Acompanhar as tendências do mercado de RH, aplicando as melhores práticas e inovando continuamente para impulsionar o crescimento e a transformação organizacional.Estruturação de Squads para ganharmos agilidade e engajamento do EEteam;Implantação e gestão plataforma de engajamento Feedz, MindMatch e FreshTeamEstruturação, implantação e gestão de OKRs.Apoio na implantação e treinamentos de LGPD.

2020 - 2021

EEMovel

Vínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Consultora de Pessoas e Cultura, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Processo de revisão de propósito, com definição de valores e comportamentos desejáveis e não desejáveis, reforçando o que esperamos em cada valor; Cuidar do clima e da cultura da empresa, visando uma boa experiência e engajamento do time em todos os processos, e garantindo que tenhamos um ambiente seguro para todos; Desenvolver o processo de recrutamento e seleção, e estratégias de employer branding para consolidar a marca empregadora; Recrutar novos colaboradores, alinhados com fit cultural da empresa; Desenvolver e implementar o código de cultura, e onboarding de novos colaboradores. Atuação na revisão de cultura e valores; Acompanhamento de KPis da área de pessoas e cultura.

2018 - 2019

Pepsico do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HR Business Partner, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
? Realizar interface entre a área de Recursos Humanos e as áreas clientes, diagnosticando necessidades e propondo soluções de RH. ? Facilitadora dos principais processos e políticas de RH junto área cliente: gestão de desempenho, clima organizacional, cultura, carreira, questões salariais, assuntos relacionados à legislação trabalhistas. Capacitando o time de acordo com a agenda de treinamentos estabelecida. Suportando o processo de mapeamento de talento junto aos líderes de negócio, construindo planos de desenvolvimento que enderecem as fortalezas e oportunidade. ? Atuando com papel consultivo junto às áreas de RH corporativas para garantir que os processos e políticas de RH sejam cumpridos pelos clientes.

2017 - 2018

Intelbras S/A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: HR Business Partner, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Execução de processos em torno do ciclo de desenvolvimento do colaborador (lideres e equipe) apoiando e sendo apoiado por todos os outros pilares de RH, afim de garantir o diagnóstico correto e em tempo das demandas de pessoas e a execução de políticas e processos de Recursos Humanos. Interface entre RH, lideranças (Diretores, Gerentes e supervisores), atuando como um parceiro de negócio focado na gestão estratégica de pessoas, auxiliando os líderes na gestão de pessoas, desde o planejamento de estrutura e headcount até os processos de desenvolvimento (novos líderes, sucessores, potenciais, gestão de talentos, etc.). Coordenação programa de inovação Intelbras Lab.

2018 - 2018

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2016

Cooperativa Agroindustrial Consolata

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Business Partner Pleno, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais Atividades: Interface entre área de gestão de pessoas e área de negócio Comercial e Industrial (abatedouro de aves e peixes), acompanhamento de Recrutamento e Seleção de Pessoas equipe comercial interna e externa, treinamento com novas lideranças referente ao manual corporativo do líder, gestão de mudança, acompanhamento e aplicação das políticas de gestão de pessoas, acompanhamento e logística dos treinamentos. Coaching com equipe de supervisores e gerentes, acompanhamento das avaliações de desempenho e planos de ações da equipe, auxilio na organização Convenção de Vendas anual. Acompanhamento do Plano de Carreira. Programa de desenvolvimento de Lideranças (World Café Pilares da Liderança Planejamento Estratégico).

2012 - 2014

Empresa Hoteleira Mabu

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Desenvolvimento Humano e Org., Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais Atividades: Gerenciamento equipe DHO (RH e DP), Recrutamento e Seleção de Pessoas, Acompanhamento de colaboradores em período de experiência, Desenvolvimento e Execução de treinamentos de Programas como: Desenvolvimento de Lideranças e Multiplicadores do conhecimento, Programa de Integração de novos colaboradores, avaliação de desempenho, Sistemas: RONDA e RUBI (folha de pagamento/cartão ponto), Comunicação Interna: responsável pelo jornal informativo interno, briefings gerenciais e operacionais.

2010 - 2011

Consultoria de RH

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Consultora de RH, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Recrutamento e seleção de pessoas, pesquisa de clima organizacional através da gestão e planejamento após diagnóstico, elaboração de programas de treinamentos, entrevista de desligamento

2011 - 2011

Potenzialle Gestão de Pessoas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora de Gestão de Pessoas, Carga horária: 40

Outras informações:
Divulgação de vagas, captação de currículos, contato com as empresas contratantes, recrutamento e seleção de pessoas.

2009 - 2010

Construtora BS Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Recursos Humanos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Implantação e estruturação de toda a estrutura de RH da empresa, recrutamento e seleção de pessoas, melhora do clima organizacional através da gestão e planejamento após diagnóstico, programas de treinamento através de políticas e cronogramas, inclusão do projeto Jovem Aprendiz, programas para Traine em vários setores da empresa.

2009 - 2009

Centro de Treinamento e Ensino Profissionalizante

Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora de Psicologia Organizacional e RH, Carga horária: 8

2008 - 2008

SADIA Industria de Alimentos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Recrutamento e Seleção, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Principais atividades: recrutamento e seleção de pessoas, controle de turnover e absenteísmo.