Brenda de Queiroz Viana
Engenheira de Produção Civil pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Possuo Qualificação Profissional em Assistente de Logística pelo PRONATEC e Formação em Lean Seis Sigma (White, Yellow e Green Belt). Possuo conhecimentos acerca de Modelagem de Processos modelando em BPMN, com experiência no software Cawemo, BPMN.io e Bizagi. Possuo conhecimentos acerca da Gestão da Qualidade e das Ferramentas da Qualidade, assim como acerca das Boas Práticas de Fabricação.
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia de Produção
2021 - 2023
Universidade Federal de Itajubá
Título: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: METODOLOGIA DE CONDUÇÃO, APLICAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PROPOSTOS PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (SESu), Ano de Obtenção: 2023
Juliana Helena Daroz Gaudêncio.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Qualidade; Qualidade em serviços educacionais; Educação Superior; Planejamento Estratégico; Secretaria de Educação Superior.
Graduação em Engenharia de Produção Civil
2016 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Título: MANUAL DE IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO PROCESSO PRODUTIVO DE UM FABRICANTE DE RAÇÕES ANIMAIS
Orientador: Caio Augusto Nunes Marques
Formação complementar
2024 - 2024
Processos e projetos de melhoria contínua. (Carga horária: 40h). , Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2024 - 2024
Contabilidade Empresarial. (Carga horária: 10h). , Fundação Bradesco, BRADESCO, Brasil.
2023 - 2023
Fundamentos de Planejamento e Controle de Produção. (Carga horária: 8h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Treinamento em Green Belt em Lean Seis Sigma. (Carga horária: 80h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Líderes Kaizen. (Carga horária: 8h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Introdução ao Agile Scrum. (Carga horária: 3h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Fundamentos do Power BI. (Carga horária: 4h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas. (Carga horária: 8h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Líderes Kaizen. (Carga horária: 8h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Implantação do Programa 5S. (Carga horária: 8h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Formação de Auditores SGQ ISO 9001. (Carga horária: 12h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2023 - 2023
Design Thinking Aplicado à Educação. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Projeto de Incêndio - AutoCad Básico. (Carga horária: 10h). , Escola Técnica Leiaut, LEIAUT, Brasil.
2020 - 2020
Revit Projeto de Incêndio Básico. (Carga horária: 10h). , Escola Técnica Leiaut, LEIAUT, Brasil.
2019 - 2019
Modelagem de Processos. , Bizagi Elearning, BIZAGI, Grã-Bretanha.
2019 - 2019
Treinamento de Yellow Belt em Lean Seis Sigma. (Carga horária: 20h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2019 - 2019
Formação de White Belt em Lean Seis Sigma. (Carga horária: 4h). , Grupo Voitto, VOITTO, Brasil.
2019 - 2019
Modeler Collaboration Services. , Bizagi Elearning, BIZAGI, Grã-Bretanha.
2018 - 2018
Curso de AutoCAD 2D - BÁSICO. (Carga horária: 15h). , Escola Técnica Leiaut, LEIAUT, Brasil.
2018 - 2018
Qualificação Profissional em Assistente de Logística/PRONATEC. (Carga horária: 180h). , INSTITUTO TECNOLÓGICO BRASILEIRO, ITB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia Civil.
Organização de eventos
VIANA, B. Q. . II Semana da Engenharia de Produção Civil. 2018. (Outro).
VIANA, B. Q. . I Semana da Engenharia de Produção Civil. 2017. (Outro).
VIANA, B. Q. . I Conferência dos Estudantes de Engenharia de Produção do Sertão Central e Baixo Jaguaribe. 2017. (Outro).
Participação em eventos
XLIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ANÁLISE DAS AÇÕES E METAS PROPOSTAS PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (SESu) EM CONCORDÂNCIA COM AS DIRETRIZES DO MEC. 2023. (Encontro).
XLII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.ASPECTOS, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A CONDUÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. 2022. (Encontro).
Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - SEMIC 2019.PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE EM UM FABRICANTE DE SUCOS. 2019. (Seminário).
XXXIX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO.ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO APLICADO A UM ALMOXARIFADO DO IFCE- CAMPUS QUIXADÁ. 2019. (Encontro).
XXXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP.ALTERAÇÕES NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE UM EMPREENDIMENTO POLIESPORTIVO DE QUIXADÁ-CE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO. 2019. (Encontro).
II SEMANA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CIVIL. 2018. (Encontro).
I Conferência dos Estudantes de Engenharia de Produção do Sertão Central e Baixo Jaguaribe. 2017. (Encontro).
I Semana de Engenharia de Produção Civil. 2017. (Encontro).
Universo IFCE 2017 - Campus Quixadá.A UTILIZAÇÃO DE CONTAINER COMO SOLUÇÃO PRÁTICA EM CANTEIROS DE OBRAS. 2017. (Encontro).
III Fórum Gestão Empreendedora do Sertão Central. 2016. (Outra).
Participação em bancas
MARQUES, C. A. N.CAVALCANTE, R. F.VIANA, B. Q.. Controle estatístico da qualidade aplicado à estação de tratamento de água da cidade de Quixadá-CE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
VENTURA, R. N.;GAUDENCIO, J. H. D.SILVA, C. E. S.VIANA, B. Q.. IDENTIFICAÇÃO DE NÃO-CONFORMIDADES EM PEÇAS DE PRODUTOS DE LINHA BRANCA: ESTUDO DO CONTROLE DA QUALIDADE DE PEÇAS DE FORNECEDORES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
MARQUES, C. A. N.VIANA, B. Q.; FERNANDES, S. C.. Transformação de processos em uma instituição de ensino superior através do Business Process Management. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção Civil) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
GAUDENCIO, J. H. D.; SORANSO, D. R.;VIANA, B. Q.. REDUÇÃO DOS DESPERDÍCIOS DE PRODUÇÃO EM UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO DE RETRABALHOS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
GAUDENCIO, J. H. D.; NADAE, J.;VIANA, B. Q.. O IMPACTO NO ATRASO DE ENTREGA DE PRODUTOS AOS CLIENTES: A OTIMIZAÇÃO DE MÉTRICAS INTERNAS DE UMA CADEIA PRODUTIVA DE ELETRÔNICOS E SEGURANÇA PESSOAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Itajubá.
Produções bibliográficas
-
MACHADO, A. F. L. ; VIANA, B. Q. ; GAUDENCIO, J. H. D. ; SILVA, C. E. S. . CAPÍTULO XVII SISTEMÁTICA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA UNIFEI CAMPUS ITAJUBÁ. Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2023. 1ed.São Paulo: ABEPRO, 2023, v. 1, p. 1-308.
-
VIANA, B. Q. ; GAUDENCIO, J. H. D. ; SILVA, C. E. S. . PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ANÁLISE DAS AÇÕES E METAS PROPOSTAS PARA A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (SESu) EM CONCORDÂNCIA COM AS DIRETRIZES DO MEC. In: XLIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2023, Fortaleza-CE. ANAIS ELETRÔNICOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2023.
-
VIANA, B. Q. ; GAUDENCIO, J. H. D. . ASPECTOS, ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A CONDUÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. In: XLII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2022, Foz do Iguaçu. ANAIS ELETRÔNICOS DO ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2022.
-
VIANA, BRENDA DE QUEIROZ ; RIBEIRO, RENAN JACINTO ; SOBRINHO, FRANCISCA ANTONIA HULDANARA FONSECA ; FREITAS, DIEGO COSTA DE ; MARQUES, CAIO AUGUSTO NUNES . O SEQUENCIAMENTO DE ATIVIDADES DA CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA POLIESPORTIVA. In: ENEGEP 2020 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2020, Online, 2020.
-
RIBEIRO, RENAN JACINTO ; VIANA, BRENDA DE QUEIROZ ; SOBRINHO, FRANCISCA ANTONIA HULDANARA FONSECA ; MATOS, PAULO ROG+ËRIO FREITAS DE . ALTERA+ç+òES NO PLANEJAMENTO E CONTROLE DE UM EMPREENDIMENTO POLIESPORTIVO DE QUIXAD+ü-CE ATRAV+ëS DA APLICA+ç+âO DE FERRAMENTAS DE GEST+âO.. In: ENEGEP 2019 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019, SANTOS/SP - BRASIL, 2019.
-
RIBEIRO, RENAN JACINTO ; VIANA, BRENDA DE QUEIROZ ; SOBRINHO, FRANCISCA ANTONIA HULDANARA FONSECA ; XAVIER, TALISSON DAVI NOBERTO . ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO APLICADO A UM ALMOXARIFADO DO IFCE- CAMPUS QUIXADÁ. In: ENEGEP 2019 Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2019, SANTOS/SP - BRASIL, 2019.
-
VIANA, B. Q. ; MARQUES, C. A. N. . PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE EM UM FABRICANTE DE SUCOS. In: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - SEMIC 2019, 2019, Quixadá-CE. SEMIC 2019, 2019.
-
VIANA, B. Q. ; FONSECA SOBRINHO, F. A. H. ; VERISSIMO, M. M. ; AQUINO JUNIOR, J. T. . A UTILIZAÇÃO DE CONTAINER COMO SOLUÇÃO PRÁTICA EM CANTEIROS DE OBRAS. In: Universo IFCE - SEMIC 2017, 2017, Quixadá. Universo IFCE - SEMIC 2017, 2017.
Projetos de pesquisa
-
2019 - 2020
Proposta de Implantação de ferramentas de Controle Estatístico da Qualidade em um fabricante de sucos, Descrição: A produção de sucos de frutas conta com legislação específica para assegurar a qualidade dos produtos. A etapa de envase dos sucos, requer controle no que diz respeito, em especial, ao volume envasado nas embalagens. Dessa forma, o objetivo principal desse projeto é propor utilização do Controle Estatístico da Qualidade em uma indústria de sucos. O Controle Estatístico de Processos, é utilizado para detectar inconformidades nos processos analisados e monitorar a qualidade dos produtos em produção. Espera-se que o diagnóstico do processo de envase sirva como base para a implantação de propostas de melhoria, assim como o desenvolvimento de novos projetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Brenda de Queiroz Viana - Integrante / Caio Augusto Nunes Marques - Coordenador.
-
2016 - 2017
Pesquisa de otimização para redes de abastecimento de supermercados no Munícipio de Quixadá, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Brenda de Queiroz Viana - Integrante / Lucas Rebouças Guimarães - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estudante Voluntário em Pesquisa
2016 - 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Estudante Voluntário em Pesquisa, Carga horária: 16
2019 - 2019
NutritivaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10
Outras informações:
Controle de Estoque; Acompanhamento da produção; Levantamento dos dados de entrada, saída e perdas de produtos.
2017 - 2018
Centro Acadêmico de Engenharia de Produção CivilVínculo: Membra, Enquadramento Funcional: Tesoureira
2016 - 2017
Centro Acadêmico de Engenharia de Produção CivilVínculo: Membra, Enquadramento Funcional: Diretora de Comércio
2021 - 2022
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Brenda de Queiroz Viana e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?