Jakelyne Santos Apolônio

Pesquisadora bolsista na Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN), em que desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão no curso de Letras - Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Central. É Mestra em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UERN) e graduada no curso de Letras - Língua Espanhola e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Durante a graduação, atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID - subprojeto Espanhol) e desenvolveu dois projetos de pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) em que foi bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, é membro do Grupo de Estudos em Interação, Texto e Discurso do Alto Oeste Potiguar (GITED) e do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GEPET), interessando-se pelas temáticas de Ensino de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Gêneros do discurso, Livro Didático de Português, Dialogismo e Círculo de Bakhtin.

Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2020 - 2022

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: O Livro Didático "Português Linguagens" e o ensino de Língua Portuguesa: uma análise dialógica de discursos de pesquisadores em produções científicas nacionais., Ano de Obtenção: 2022
José Cezinaldo Rocha Bessa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Livro didático de português; Ensino de Língua Portuguesa; Discursos; Pesquisadores; Produções científicas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise Dialógica do Discurso (ADD).

Especialização em andamento em Curso de Especialização em Ensino de Língua e Literaturas Hispânicas

2023 - Atual

Universidade Federal de Pernambuco

Especialização em andamento em Atendimento Educacional Especializado

2023 - Atual

Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduação em Letras - Espanhol

2016 - 2019

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: As abordagens de gêneros em produções científicas nacionais: um estudo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira
Orientador: José Cezinaldo Rocha Bessa

Curso técnico/profissionalizante em Espanhol Básico

2014 - 2014

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2022 - 2022

Análise linguística/semiótica na BNCC e no livro didático de Língua Portugu. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2022 - 2022

O livro didático de LP no Brasil: o passado e o presente. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2020 - 2020

Empreendedorismo na Carreira para Profissionais de Letras. (Carga horária: 3h). , Mestre da Revisão, M, Brasil.

2020 - 2020

Revista científica: qualificação para novos editores. (Carga horária: 90h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2020 - 2020

?O que é plágio?. (Carga horária: 2h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.

2020 - 2020

Como elaborar referências em trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Elaboração de Artigos Científicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

Elaboração de currículo Lattes. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2019 - 2019

Orientações sobre submissão de artigos científicos em periódicos. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2019 - 2019

UN PASEO POR LA CULTURA MEXICANA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2019 - 2019

LA COMPETENCIA TRADUCTORA Y EL PODER INFERENCIAL. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2019 - 2019

Revisão sistemática e integrativa de literatura. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2019 - 2019

Análise do discurso: Estudos sobre a escrita acadêmica. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2019 - 2019

Mesa-redonda LITERATURA DE AUTORIA FEMININA. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2018 - 2018

oficina Evaluar para enseñar, evaluar para aprender: prácticas y finalidade. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2018 - 2018

oficina Sala de aula invertida: uso do app Edmodo nas aulas de espanhol. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.

2018 - 2018

PESQUISA EM OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (OVA) NA SALA DE AULA. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2017 - 2017

O uso do texto literário nas aulas de ELE: Vamos à prática?. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2017 - 2017

Escrita e publicação de Artigos Científicos. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2017 - 2017

Elementos Básicos de Revisão Técnica e Editoração de Textos Científicos. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2017 - 2017

Um encontro com Bakhtin e parceiros. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2017 - 2017

Iniciação à publicação científica. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

2016 - 2016

GRAMÁTICA PARA FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. (Carga horária: 60h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise Dialógica do Discurso (ADD).

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.

Organização de eventos

BESSA, J. C. R. ; APOLÔNIO, J. S. ; SILVA, N . K. O. ; OLIVEIRA, J. A. ; SANTOS, J. J. . I Encontro do Grupo de Estudos Bakhtinianos (I EBAK). 2019. (Outro).

APOLÔNIO, J. S. ; SAMPAIO, M. L. P. ; Maria Thays Alves ; MORAIS, A. L. ; BESSA, F. J. R. ; MOREIRA, M. C. F. ; MARINHO, S. . Monitoria: X Fórum Internacional de Pedagogia (X FIPED). 2018. (Outro).

APOLÔNIO, J. S. . XVII Semana Universitária. 2017. (Congresso).

APOLÔNIO, J. S. . Monitoria: I Simpósio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa - I SINALLIP. 2016. (Outro).

Participação em eventos

III Encontro da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (REDE-TER).CURSOS DE LETRAS COMO INDUTORES DE MELHORIAS NA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ALTO-OESTE POTIGUAR. 2022. (Outra).

VIII CÍRCULO - RODAS BAKHTINIANAS. O grotesco dos nossos tempos: vozes, ambiente e horizontes.Reflexões sobre traços do grotesco em discursos religiosos armamentistas no Brasil. 2021. (Outra).

IV Seminário de Estudos do Texto e do Discurso/SETED.PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS E ONDA DE MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS NO BRASIL UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE NOTÍCIAS DE JORNAIS DE REFERÊNCIA. 2020. (Seminário).

VII Colóquio sobre Gêneros & Textos (VII COGITE).A APROPRIAÇÃO DA NOÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO BAKHTINIANA EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. 2020. (Outra).

I Encontro do Grupo de Estudos Bakhtinianos (I EBAK).As abordagens de gêneros em produções científicas nacionais: um estudo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. 2019. (Encontro).

II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol (EPPE).UN CASO DE PSICÓSIS FREUDIANA EN ?LA PUERTA CONDENADA? DE JULIO CORTÁZAR. 2019. (Encontro).

III SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISA DO TEXTO E DO DISCURSO/SETED.O LUGAR DAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM DISCUSSÕES SOBRE GÊNEROS NO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL. 2019. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (I SINALLEN).AS ABORDAGENS DE GÊNEROS NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?. 2019. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino (I SINALLEN).ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES OBSERVADAS E DESENVOLVIDAS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). 2019. (Simpósio).

XV Salão de Iniciação Científica realizado durante a VII SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO da UERN.O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA EM CENA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. 2019. (Outra).

I Encontro Nordestino de Estudos Bakhtinianos (ENEBAK).VIDA E ARTE: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE IMAGÉTICA DE FRIDA KAHLO. 2018. (Encontro).

III Semana Hispánica del CAMEAM. 2018. (Outra).

III Simpósio Nacional de Texto e Ensino (III SINATE). 2018. (Simpósio).

II Seminário de Estudos do Texto e do Discurso (SETED). 2018. (Seminário).

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E LUSITANAS.A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA FIGURA DO EX-PRESIDENTE LULA NA MÍDIA BRASILEIRA DE REFERÊNCIA. 2018. (Simpósio).

SEMINÁRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I. 2018. (Seminário).

VI Colóquio sobre Gêneros & Textos (VI COGITE).A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS. 2018. (Outra).

VII Congresso Nordestino de Espanhol. UMA ANÁLISE DO GÊNERO DISCURSIVO QUADRINHO NO LIVRO DIDÁTICO ENLACES ? ESPAOL PARA JÓVENES BRASILEOS. 2018. (Congresso).

VI SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO.A abordagem bakhtiniana de gêneros discursivos em produções científicas brasileiras sobre ensino de língua materna publicadas de 1999 a 2009. 2018. (Outra).

V Seminário Nacional do Ensino Médio e II Encontro Nacional Ensino e interdisciplinaridade.Pesquisas sobre o texto em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma revisão sistemática a partir de artigos científicos. 2018. (Seminário).

X Fórum Internacional de Pedagogia (X FIPED).A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS PUBLICADAS DE 1999 A 2009. 2018. (Outra).

Bakhtin e Paulo Freire: Diálogos na Região do Mato Grande.A PRÁTICA EDUCATIVA E SUA ESSENCIALIDADE IDEOLÓGICA SEGUNDO BAKHTIN E FREIRE. 2017. (Outra).

I Colóquio de Literatura e Cinema (I CLIC). 2017. (Outra).

II Colóquio de Estudos de Linguagem e Sociedade do CAMEAM/UERN. 2017. (Outra).

II SEMANA HISPÂNICA DO CAMEAM E I ENCONTRO DO PIBID/ESPANHOL. 2017. (Encontro).

I Seminário de Discurso e Ensino. 2017. (Seminário).

VIII SEMANA DE LETRAS - LINGUAGENS E ENTRECHOQUES CULTURAIS: Língua, literatura e políticas inclusivas.A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. 2017. (Outra).

X Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Estrangeira e de Literaturas (SELIMEL).Discursos sobre a escrita científica em práticas comunicativas da internet. 2017. (Seminário).

XVII Semana Universitária.Por uma prática educativa dialógica: algumas reflexões. 2017. (Outra).

I Colóquio de Estudos de Linguagem e Sociedade (I CELIS). 2016. (Outra).

I Encontro de Estudos do Discurso do CAMEAMUERN. 2016. (Encontro).

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS FONÉTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA. 2016. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Literaturas de Língua Portuguesa (I SINALLIP). 2016. (Simpósio).

Seminário de Ambientação Acadêmica - SAMBA. 2016. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . A apropriação da noção de gêneros do discurso bakhtiniana em produções científicas nacionais sobre ensino de língua portuguesa. REVISTA COCAR (ONLINE) , v. 18, p. 01-21, 2023.

  • APOLÔNIO, JAKELYNE SANTOS ; BESSA, J. C. R. . PERMANÊNCIAS E MUDANÇAS EM DISCURSOS DE PESQUISADORES SOBRE O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO) , p. 307-349, 2023.

  • APOLÔNIO, JAKELYNE SANTOS ; BESSA, JOSÉ CEZINALDO ROCHA . A produção de sentidos sobre o livro didático e o ensino de língua portuguesa. TRAVESSIAS , v. 16, p. e29879-18, 2022.

  • APOLÔNIO, J. S. ; SILVA, N . K. O. ; BESSA, J. C. R. . O tratamento do texto em livros didáticos de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura a partir do Portal de Periódicos da CAPES. TRAVESSIAS , v. 13, p. 205-225, 2019.

  • LIMA, A. A. A. M. ; SILVA, I. ; SANTOS, J. J. ; APOLÔNIO, J. S. . O EMBATE PRESENTE-PASSADO NA PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DE 70 ANOS DA VOLKSWAGEN: UMA ANÁLISE SOCIODISCURSIVA DOS ELEMENTOS IDEOLÓGICOS. In: Oliveira, O. S.; Abreu, K. F.; Bessa, J. C. R.. (Org.). Bakhtin, linguagens e ensino: debates contemporâneos. 1ed.Petrolina - PE: IFSertãoPE, 2024, v. , p. 59-73.

  • APOLÔNIO, J. S. . O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) em pauta: reverberações discursivas de uma política pública. In: Silvia Adélia Henrique Guimarães. (Org.). A popularização do discurso científico em debate: língua(gens) em perspectiva. 1ed.Campinas-SP: Pontes Editores, 2023, v. , p. 116-134.

  • LIMA, A. A. A. M. ; APOLÔNIO, J. S. ; ALVES, W. M. ; OLIVEIRA, O. S. . O influenciador digital como agente ideológico na cultura digital contemporânea. In: Antonio Flávio Ferreira de Oliveira; Ciro Leandro Costa da Fonsêca; José Cezinaldo Rocha Bessa. (Org.). Nas Trilhas do Pensamento Bakhtiniano: reflexões e estudos sobre discurso, cultura e ensino. 1ed.Mossoró, RN: Edições UERN, 2023, v. , p. 140-154.

  • SANTOS, J. J. ; SILVA, I. ; APOLÔNIO, J. S. . Reflexões sobre traços do grotesco em discursos religiosos armamentistas no Brasil. In: VIII CÍRCULO - RODAS BAKHTINIANAS. O grotesco dos nossos tempos: vozes, ambiente e horizontes, 2021, Modalidade remota. O grotesco de nossos tempos: vozes, ambientes, horizontes. VIII Rodas de Conversa Bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. p. 1.484-1.491.

  • APOLÔNIO, J. S. . AS ABORDAGENS DE GÊNEROS NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?. In: I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino - I SINALLEN, 2020, Pau dos Ferros - RN. Anais do 1 Simpósio Nacional de Línguas, Literatura e Ensino. Pau dos Ferros - RN: UERN/CAPF, 2019. p. 2.143-2.154.

  • APOLÔNIO, J. S. ; COSTA, L. K. V. ; PEREIRA, A. K. B. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DE PAU DOS FERROS. In: I Simpósio Nacional de Línguas, Literaturas e Ensino - I SINALLEN, 2020, Pau dos Ferros - RN. Anais do 1 Simpósio Nacional de Línguas, Literatura e Ensino. Pau dos Ferros - RN: UERN/CAPF, 2020. p. 830-841.

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. ; BESSA, J. C. R. . A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS PUBLICADAS DE 1999 A 2009. In: X FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (X FIPED), 2019, Pau dos Ferros. Anais do X FIPED. Natal - RN: CCHLA-UFRN, 2019.

  • BENTO, M. C. ; APOLÔNIO, J. S. . A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA FIGURA DO EX-PRESIDENTE LULA NA MÍDIA BRASILEIRA DE REFERÊNCIA. In: I Simpósio Internacional de Ensino e Culturas Afro-brasileiras e lusitanas (SINAFRO), 2018, Pau dos Ferros. O ensino e as culturas afro-brasileiras e lusitanas. Campina Grande - PB: Realize Eventos & Editora, 2018. v. 01.

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA EM CENA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. In: A VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (VII SCTI UERN),, 2020, Pau dos Ferros - RN. Anais do XV salão de iniciação científica da UERN. Mossoró - RN: PROPEP,, 2020. p. 1.196-1.199.

  • SANTANA, L. L. ; SILVA, I. M. ; APOLÔNIO, J. S. . MATERIAIS DIDÁTICOS IMPRESSOS DA EAD: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS EM SUA ELABORAÇÃO. In: II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol, 2020, Pau dos Ferros - RN. Novas oportunidades para o hispanismo no Rio Grande do Norte. Recife: Even3 Publicações, 2020. p. 142-150.

  • BENTO, M. C. ; APOLÔNIO, J. S. . POR UMA PRÁTICA EDUCATIVA DIALÓGICA: ALGUMAS REFLEXÕES. In: XVII Semana Universitária, 2018, Pau dos Ferros. Anais da XVII Semana Universitária do CAMEAM/UERN. Natal: CCHLA-UFRN, 2017. v. 01. p. 91-95.

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DISCURSIVOS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA PUBLICADAS DE 1999 A 2009. In: XIV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN., 2018, Pau dos Ferros - RN. Anais do XIV Salão de Iniciação Científica - SIC UERN. Mossoró - RN: UERN, 2018. p. 966-969.

  • APOLÔNIO, J. S. . A APROPRIAÇÃO DA NOÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO BAKHTINIANA EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. In: VII Colóquio sobre Gêneros & Textos, 2020, Teresina - PI. Caderno de Resumos e Programação [do] VII Colóquio sobre Gêneros & Textos. Teresina - PI: Núcleo Cataphora/UFPI, 2020. p. 170-170.

  • APOLÔNIO, J. S. ; OLIVEIRA, F. M. ; COSTA, M. E. C. . UN CASO DE PSICÓSIS FREUDIANA EN ?LA PUERTA CONDENADA? DE JULIO CORTÁZAR. In: II Encontro Potiguar de Professores de Espanhol, 2020, Pau dos Ferros - RN. Novas oportunidades para o hispanismo no Rio Grande do Norte. Recife: Even3 Publicações, 2019. p. 41-41.

  • APOLÔNIO, J. S. . COMPLEXO DE CINDERELA: UMA ANÁLISE VALORATIVA DA PERSONAGEM NAS RELEITURAS DE PERRAULT, GRIMM, ANDERSEN E OUTROS. In: Simpósio Internacional Educação, Diversidade, Língua e Cultura: teorias e práticas de definição dos territórios periféricos, 2019, Pau dos Ferros - RN. Cadernos de resumos do III Seminário Internacional Educação, Diversidade, Língua e Cultura: teorias e práticas de definição dos territórios periféricos e do I Encontro da RedeTER. Pau dos Ferros - RN: Rede-TER, 2019. p. 158-158.

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . O LUGAR DAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM DISCUSSÕES SOBRE GÊNEROS NO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL. In: III Seminário de Estudos do Texto e do Discurso (III SETED), 2019, Natal - RN. Caderno de Resumos - III Seminário de Estudos do Texto e do Discurso (III SETED). Natal - RN: UFRN, 2019. p. 73-74.

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. . A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS. In: VI COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos, 2018, Teresina - PI. CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. Teresina - PI: Núcleo Cataphora/UFPI,, 2018. p. 145-146.

  • APOLÔNIO, J. S. ; OLIVEIRA, F. M. . DISCURSOS SOBRE A ESCRITA CIENTÍFICA EM PRÁTICAS COMUNICATIVAS DA INTERNET. In: X Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna, Estrangeira e de Literaturas, 2017, Campina Grande - PB. SESSÃO DE PAINEL DIGITAL ? RELATO DE PESQUISA: X SELIMEL. Campina Grande: UFCG, 2017. p. 02-03.

  • APOLÔNIO, J. S. . Teoria, prática e exploração das ferramentas do Currículo Lattes. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, J. J. ; APOLÔNIO, J. S. ; ALVES, W. M. . CURSOS DE LETRAS COMO INDUTORES DE MELHORIAS NA PROFICIÊNCIA EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ALTO-OESTE POTIGUAR. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. . A APROPRIAÇÃO DA NOÇÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO BAKHTINIANA EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. . As abordagens de gêneros em produções científicas nacionais: um estudo no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, L. L. ; SILVA, I. M. ; APOLÔNIO, J. S. . Materiais didáticos impressos da EaD: características e desafios em sua elaboração. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; OLIVEIRA, F. M. ; COSTA, M. E. C. . UN CASO DE PSICÓSIS FREUDIANA EN ?LA PUERTA CONDENADA? DE JULIO CORTÁZAR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, F. M. ; APOLÔNIO, J. S. . Pronunciación en ELE: Un análisis fonético-fonológico de los elementos segmentales y suprasegmentales. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . O LUGAR DAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS EM DISCUSSÕES SOBRE GÊNEROS NO ENSINO DE ESPANHOL NO BRASIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . AS ABORDAGENS DE GÊNEROS NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • APOLÔNIO, J. S. ; COSTA, L. K. V. ; PEREIRA, A. K. B. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES OBSERVADAS E DESENVOLVIDAS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA EM CENA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; SILVA, N . K. O. ; BESSA, J. C. R. . PESQUISAS SOBRE O TEXTO EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: uma revisão sistemática a partir de artigos científicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. . A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; COSTA, M. E. C. ; OLIVEIRA, F. M. . UMA ANÁLISE DO GÊNERO DISCURSIVO QUADRINHO NO LIVRO DIDÁTICO ENLACES ? ESPAOL PARA JÓVENES BRASILEOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENTO, M. C. ; APOLÔNIO, J. S. . A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA FIGURA DO EX-PRESIDENTE LULA NA MÍDIA BRASILEIRA DE REFERÊNCIA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • APOLÔNIO, J. S. ; OLIVEIRA, F. M. . EL CUERPO DE LA MUJER COMO OBJETO DE PODER EN ?LA CELESTINA?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; COSTA, L. K. V. ; SILVA, I. M. . VERBOS DE CAMBIO: UN ANÁLISIS DE LA COMPETENCIA LINGÜÍSTICA DE LOS ALUMNOS DEL CURSO DE ESPAOL UERN/CAMEAM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BESSA, J. C. R. . A abordagem bakhtiniana de gêneros discursivos em produções científicas brasileiras sobre ensino de língua materna publicadas de 1999 a 2009. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. . A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS PUBLICADAS DE 1999 A 2009. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; OLIVEIRA, F. M. ; OLIVEIRA, P. S. . VIDA E ARTE: UM ESTUDO SOBRE A REPRESENTATIVIDADE IMAGÉTICA DE FRIDA KAHLO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. . A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: UM ESTUDO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. . Por uma prática educativa dialógica: algumas reflexões. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. . A PRÁTICA EDUCATIVA E SUA ESSENCIALIDADE IDEOLÓGICA SEGUNDO BAKHTIN E FREIRE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • APOLÔNIO, J. S. ; BENTO, M. C. . Discursos sobre a escrita científica em práticas comunicativas da internet. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

APOLÔNIO, J. S. ; APOLONIO, J. S. . SOS Consultoria Acadêmica. 2020; Tema: Conteúdos de produção e metodologia científica. (Rede social).

APOLÔNIO, J. S. ; OLIVEIRA, L. ; OLIVEIRA, M. A. A. ; CARVALHAES, W. L. . Nosso 3 café - Livro didático: o que há de ciência popularizada e o que há de política alienante nessa ferramenta?'. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

APOLÔNIO, J. S. . Teoria, prática e exploração das ferramentas do Currículo Lattes. 2023. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - Atual

    GRUPO DE ESTUDOS EM INTERAÇÃO, TEXTO E DISCURSO DO ALTO OESTE POTIGUAR - GITED, Descrição: O GITED pretende constituir um espaço de produção e socialização do conhecimento em torno do eixo interação, texto e discurso, orientado por um viés enunciativo-discursivo. Nesse sentido, o grupo propõe assumir como principal direção de pesquisa promover estudos e reflexões sobre o funcionamento da linguagem e as formas de interação humana em práticas discursivas diversas do mundo contemporâneo. Em decorrência das investigações desenvolvidas, pretende, também, apresentar contribuições para o ensino, com foco no trabalho com o texto e o discurso. Como mantém uma vinculação com o Programa de Pós-Graduação em Letras, o Programa de Mestrado Profissional em Letras, em rede nacional/Campus de Pau dos Ferros (CAPF), e Programa de Pós-Graduação em Ensino, e encontra-se vinculado ao Departamentos de Letras Estrangeiras/CAPF, o grupo espera contribuir com a formação científica e inserção profissional de estudantes graduação e pesquisadores de iniciação científica, mestrado e doutorado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (12) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (12) . , Integrantes: Jakelyne Santos Apolônio - Integrante / José Cezinaldo Rocha Bessa - Coordenador / Rosângela Alves dos Santos Bernardino - Integrante.

  • 2018 - 2019

    DISCURSOS SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS, Descrição: Este projeto de pesquisa se propõe a dar continuidade a um conjunto de trabalhos em que temos nos dedicado a desenvolver investigações sobre o ensino de língua materna, tendo como foco de atenção tanto o trabalho com o texto em sala de aula como os discursos que se produzem, em diferentes esferas comunicativas (escolar, científica, midiática, por exemplo) sobre esse ensino. Compreendendo, pois, que podemos ampliar e aprofundar a nossa compreensão sobre o ensino de língua materna a partir do olhar daqueles que se dedicam, ao longo dos anos, ao estudo do livro didático de português, acompanhando suas transformações e evoluções, parece pertinente nos interrogar sobre os discursos que pesquisadores, sobretudo do campo dos estudos da linguagem, expressam, quando, por exemplo, contextualizam e justificam suas investigações e quando desenvolvem as interpretações e conclusões de seus trabalhos sobre o livro didático de português dos níveis fundamental e médio. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar discursos sobre ensino de língua materna e livro didático de português em produções científicas brasileiras que se dedicam ao estudo desse objeto. Quanto à ancoragem teórica, o projeto se fundamenta nas contribuições do denominado Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2010c; MEDVIÉDEV, 2012; VOLOCHÍNOV, 2013), em diálogo com os trabalhos de comentadores desse Círculo e de pesquisadores que discutem sobre o ensino de língua materna e livro didático de português. O tratamento analítico das produções científicas corpus da pesquisa, que serão coletadas no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), assumirá a perspectiva interpretativa de pesquisa e a abordagem qualitativa como direcionamentos metodológicos. Além de pretender apresentar um painel, que sirva de referência para pesquisadores dos estudos da linguagem e educação, sobre produções científicas brasileiras que discutem o livro didático de português e o ensino de língua materna, espera-se, com este projeto, contribuir com as discussões sobre o ensino de língua materna, gêneros do discurso e ensino do texto que temos desenvolvido em nossas pesquisas na pós-graduação e no grupo de pesquisa do qual fazemos parte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jakelyne Santos Apolônio - Integrante / José Cezinaldo Rocha Bessa - Coordenador / Mayrla Correia Bento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2017 - 2018

    A ABORDAGEM BAKHTINIANA DE GÊNEROS DO DISCURSO EM PRODUÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a abordagem bakhtiniana de gêneros do discurso em produções científicas brasileiras, focalizando mais especificamente a apropriação teórico-metodológica dessa abordagem em trabalhos de pesquisadores nacionais que discutem o ensino de língua materna. O projeto assume que, diante do contexto de ampliação de pesquisas sobre gêneros textuais/discursivos, sobretudo centrados nos gêneros na sala de aula, se faz pertinente e oportuno se interrogar sobre a apropriação e a incorporação da noção de gêneros do discurso bakhtiniana em trabalhos de pesquisadores nacionais, considerando que tem se acentuado uma preocupação com a proliferação desse objeto/conceito ou dessa noção/categoria nas pesquisas e nos estudos da área no Brasil, notadamente quanto ao aspecto de sua transposição didática/pedagógica e de sua incorporação/apropriação em documentos oficiais do ensino. A fundamentação teórica da investigação advém das reflexões do denominado Círculo de Bakhtin e de estudos de comentadores (FARACO, 2009; PÔNZIO, 2009; SOBRAL, 2009; RODRIGUES, 2004; FIAD, 2008) desse Círculo, assim como também de trabalhos sobre o ensino de língua materna (GERALDI, 2002, 2010a, 2010b; ANTUNES, 2002, 2003, 2009; ELIAS, 2011; BRANDÃO, 2005; ROJO, 2005; MARCUSCHI, 2010; SANTOS, RICHE, TEIXEIRA, 2012; dentre outros). O tratamento dos dados, que serão selecionados da base de dados Scielo Brasil, assumirá a perspectiva interpretativa e a abordagem qualitativa como direcionamentos metodológicos. Além de pretender apresentar um painel, que sirva de referência para pesquisadores dos estudos da linguagem e educação, sobre as produções científicas brasileiras que discutem a abordagem de gêneros bakhtiniana voltadas para o ensino de língua materna, espera-se, com este projeto, avaliar e discutir a apropriação e a incorporação da abordagem de gêneros do discurso formulada pelo Círculo de Bakhtin em estudos da linguagem com foco no ensino. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Jakelyne Santos Apolônio - Integrante / José Cezinaldo Rocha Bessa - Coordenador / Mayrla Correia Bento - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

Prêmios

2023

Aprovada em 2 lugar em Bolsa de Desenvolvimento Regional para Professor (BDRP) na área de Língua Espanhola, Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN).

2019

MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO ACADÊMICO, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. , BR 405, KM 3, Arizona, 59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil, Telefone: (84) 33512560

Experiência profissional

2023 - Atual

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERN, Carga horária: 40

Outras informações:
Pesquisadora Bolsista FAPERN lotada no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE) da Faculdade de Letras e Artes (FALA/UERN).

2021 - 2021

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista / Estágio docência, Carga horária: 4

2018 - 2019

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica (PIBIC), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica (PIBIC), Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação à docência (PIBID), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2024

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gêneros Textuais e Ensino de Línguas, Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I, Novas Tecnologias no Ensino de Língua Espanhola, Prática Docente I, Educação a Distância

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Avançado Prof. Maria Elisa de Albuquerque Maia.,Linhas de pesquisa

  • 04/2024 - 07/2024

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Educação a Distância, Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório I, Gêneros Textuais e Ensino de Línguas, Novas Tecnologias no Ensino de Língua Espanhola, Prática Docente I

  • 10/2023 - 03/2024

    Ensino, Letras - Espanhol, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Espanhol Instrumental, Gêneros Textuais e Ensino de Línguas, Literatura Espanhola II, Literatura Espanhola III

2021 - 2021

INSTITUTO EDUCACIONAL O MUNDO DO SABER

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Espanhol - Educação Básica, Carga horária: 6

2022 - 2022

WORLD UNIVERSITY ECUMENICAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 24