Samara Candeira Pinho de Souza
Bacharel em Museologia pela Universidade de Brasília (2019). Atualmente está como chefe da Divisão de Instrumentos de Transferência da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiros no Ministério da Igualdade Racial - MIR. Atuou com arte-educação no Centro de Ensino Instei ministrando oficinas em formato on-line para crianças sobre técnicas e ferramentas de desenho e pintura, assim como no Centro Cultural TCU na mediação das exposições e criação de atividades educativas on-line em virtude da pandemia (2020). Integrou a equipe do Centro de Trabalho Indigenista - CTI no projeto Preservação e Dinamização do Memorial dos Povos Indígenas - MPI, atuou na pesquisa sobre o acervo institucional, principalmente a coleção etnográfica, construção da documentação museológica, recepção de público e desenvolvimento de atividades socioculturais (2019). Foi estagiária do Centro Cultural da Câmara dos Deputados desenvolvendo pesquisas biográficas, montagem de exposições e manutenção da base de dados do acervo (2018). Participou do projeto de Assentamento Funcional Digital do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão classificando, higienizando e digitalizando documentos (2017). Foi curadora da exposição: impressionante: Gravuras e Gravadoras da UnB realizada na Casa da Cultura da América Latina (2015) e estagiária da Coordenação de Produção e Análise da Informação do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram/MinC, efetuando o mapeamento de novas instituições museais e atualização de dados (2016). Participou do Plano de Atividade Complementar: O acervo Multimeios da Biblioteca da UnB - memória e informação, auxiliando na organização e classificação do acervo fílmico da Biblioteca Central (2015). Foi estagiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/MDA, atuando na organização do arquivo funcional (2014).
Informações coletadas do Lattes em 27/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Museologia
2013 - 2019
Universidade de Brasília, UnB
Título: Ações para uma museologia social : práticas de imaterialidade no Memorial dos Povos Indígenas - DF (2015 - 2019)
Orientador: Ana Lúcia de Abreu Gomes
Formação complementar
2021 - 2021
Arte-Educação em Museus - Possibilidades e Desafios. (Carga horária: 12h). , Atelier Produtora, AP, Brasil.
2021 - 2021
Plataformas de Redes Sociais e Marketing para a Cultura. (Carga horária: 12h). , Atelier Produtora, AP, Brasil.
2021 - 2021
Conversações - Inglês para Profissionais da Arte e da Cultura. (Carga horária: 12h). , Atelier Produtora, AP, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à Lei Brasileira de Proteção de Dados Pessoais. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2020 - 2020
Design Thinking para Inovação em Governo. (Carga horária: 10h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2019 - 2019
Elaboração de Projetos Sociais, Mobilização e Captação de Recursos. (Carga horária: 16h). , CECOSAL, CECOSAL, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de gestão de acervos digitais: A solução Tainacan.. (Carga horária: 10h). , Secretaria do Estado de Cultura, SECULT DF, Brasil.
2017 - 2017
Caminhos da memória: fazendo uma exposição. (Carga horária: 8h). , Instituto Brasileiro de Museus, IBRAM, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Arte de museu: poética, exibição e arquivamento. (Carga horária: 18h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Religião e Estado Laico: legitimidade e limites da presença da religião na. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Curadoria digital: expandindo acervos e serviços em instituições. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Museus de Arte: história, coleções e poética. (Carga horária: 18h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2015 - 2015
Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS Básico. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Organização de eventos
SOUZA, S. C. P. . impressionante: Gravuras e Gravadoras da UnB. 2015. (Exposição).
SOUZA, S. C. P. . impressionante: Gravuras e Gravadoras da UnB. 2015. (Exposição).
Participação em eventos
Diálogos Contemporâneos. 2018. (Encontro).
I Encontro de Museologia da UnB. 2018. (Encontro).
I Encontro de Pesquisa em Museus e Museologia da USP.Dinamização do espaço museológico: práticas de imaterialidade no Memorial dos Povos Indígenas - MPI (DF). 2018. (Encontro).
Oficina de gestão de acervos digitais: A solução Tainacan. 2018. (Oficina).
XI Encontro Centro-Oeste de História Oral. 2018. (Encontro).
Colóquio: Bens Culturais e Arenas Patrimoniais. 2017. (Encontro).
IV Encontro do Grupo MODOS: Histórias da Arte em Museus.. 2017. (Encontro).
Oficina de restauro de mobiliário moderno - Conecta IFB. 2017. (Oficina).
XI Encontro Regional Centro-Oeste de História Oral. 2017. (Encontro).
37ª Semana de História. 2016. (Encontro).
Cuidados para exposição das obras de arte - FAAP. 2016. (Outra).
II Encontro Regional dos Estudantes de Museologia - EREMU Centro Oeste. 2016. (Encontro).
II Seminário Aberto do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação. 2016. (Seminário).
Povos indígenas, direitos culturais e estadania: examinando os limites da cidadania multicultural no Brasil e No Canadá. 2016. (Encontro).
Roda de conversa - Violência de Gênero no Brasil. 2016. (Outra).
XI Workshop Internacional em Ciência da Informação Documentos Digitais: gestão, preservação e acesso. 2016. (Oficina).
SP - Arte 2015. 2015. (Feira).
II Colóquio de Teoria, Crítica e História da Arte - Histórias da arte no Brasil: Problemas e Fronteiras. 2014. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
SOUZA, S. C. P. . Ações para uma museologia social : práticas de imaterialidade no Memorial dos Povos Indígenas - DF (2015 - 2019). 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, S. C. P. . Dinamização do espaço museológico: práticas de imaterialidade no Memorial dos Povos Indígenas - MPI (DF). 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
SOUZA, S. C. P. . Lembrando Praha I. 2015. (Manutenção de obra artística/Conservação).
SOUZA, S. C. P. . Sem título. 2015. (Manutenção de obra artística/Conservação).
SOUZA, S. C. P. . impressionante: Gravuras e Gravadoras da UnB. 2015 (Exposição).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2016
Plano de Atividade Complementar (PAC) - Acervo da Força Expedicionária Brsileira, Descrição: Projeto em desenvolvimento que visa a identificação, organização documental e organização dos acervos relacionados a FEB em suas respectivas representações nos estados brasileiros. Especificamente realizando um trabalho de acondicionamento e organização expográfica do Museu da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil localizado em Brasília.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Samara Candeira Pinho de Souza - Integrante / Andréa Fernandes Considera - Coordenador.
-
2015 - 2015
Plano de Atividade Complementar (PAC) - O Acevo Multimeios da Biblioteca da UnB: memória e informação., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ana Lúcia de Abreu Gomes em 13/04/2017., Descrição: Descrição: Plano de Atividade Complementar (PAC) O Acervo Multimeios da Biblioteca da UnB: memória e informação é um projeto ligado ao grupo de pesquisa Imagem, Memória e Informação (IMI). Através do trabalho de organização da documentação e avaliação do estado de conservação do acervo fílmico da BCE, este plano de atividade está vinculado ao projeto Documentos Audiovisuais, Informação e Memória: identificação de acervos fotográficos e fílmicos no Distrito Federal financiado pelo CNPq que realizou um mapeamento da produção audiovisual do Distrito Federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Samara Candeira Pinho de Souza - Integrante / Miriam Paula Manini - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Ministério da Igualdade RacialVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Divisão, Carga horária: 40
Outras informações:
Chefe da Divisão de Instrumentos de Transferência da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiros da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiro e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial. Atua na celebração e formalização de parcerias e gestão de recursos financeiros destinados a projetos ou programas específicos, provenientes de entidades públicas. Desenvolvimento da gestão orçamentária, acompanhamento das parcerias perante metas, objetivos e cronogramas, assim como, avaliação e prestação de contas dos projetos. Também atua com a criação de notas técnicas de propostas legislativas, instrução de processos administrativos, utilização da do sistema SEI e elaboração de outros documentos oficiais.
2020 - 2020
Centro Cultural Tribunal de Contas da UniãoVínculo: Prestadora de Serviço, Enquadramento Funcional: Arte-Educadora, Carga horária: 18
Outras informações:
Contratada pelo setor educativo do Tribunal de Contas da União para atuar na recepção do
público visitante do espaço no contexto narrativo das exposições "Percursos da Saúde no Brasil: a
contribuição do TCU" e "Entreligar-se". Também apoiou a elaboração de atividades lúdicas no
formato on-line para a continuidade do programa educativo da instituição durante o período de
isolamento social. Foram idealizados jogos interativos, vídeos informativos e desafios culturais para
participação do público via redes sociais.
2020 - 2020
Instei Centro de EnsinoVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Arte-Educadora, Carga horária: 3
Outras informações:
Contratada para concepção e realização do projeto educacional e artístico intitulado "Oficina de
Arte Colorindo o Mundo" que foi inteiramente pensado no perfil EAD com aulas teóricas e práticas
semanais sobre desenho e pintura. As oficinas foram ministradas no formato on-line para alunas
(os) entre seis e doze anos durante dois meses. Os conceitos abordados foram sobre teoria das
cores, técnicas de desenho e pintura, fabricação de tintas naturais e a utilização de materiais
recicláveis como ferramentas artísticas. Uma das alunas foi vencedora do desafio Desenhos em
Casa proposto pelo Museu de Arte de São Paulo com um trabalho produzido durante a oficina.
2018 - 2019
Memorial dos Povos IndígenaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atuou na elaboração da documentação museológica do acervo e reorganização da reserva técnica.Também auxilia na concepção e montagem de exposições e elaboração e execução de eventos de difusão cultural que fazem parte do projeto de gestão compartilhada (CTI e GDF) de dinamização do espaço do Memorial.
2017 - 2018
Câmara dos DeputadosVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Atou na gestão museológica com a organização e documentação das obras, desenvolvimento de pesquisas biográficas e iconográficas, auxílio na curadoria e montagem de exposições, assim como nas atividades de educação patrimonial, conservação e preservação do acervo.
2017 - 2017
Museu Nacional Honestino GuimarãesVínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Mediadora da Exposição O Brasil em Brasília ? Mosaicos do Patrimônio Cultural realizada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
2016 - 2017
Ministério do Planejamento, Orçamento e GestãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 25
Outras informações:
Atuou na classificação, organização, higienização e digitalização de documentos
2016 - 2016
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitoria da disciplina Conservação e Restauração de Documentos, ministrada pela professora mestra Daniele Galvão Pestana.
2014 - 2016
Instituto Brasileiro de MuseusVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou no desenvolvimento de pesquisas e mapeamento de novas instituições museais, atualização de dados cadastrais, contato com museus, pesquisas na área de público em museus e digitalização de documentos.
2014 - 2014
INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações:
Atuou na organização do arquivo funcional, atualização documental e reestruturação das pastas funcionais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Samara Candeira Pinho de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?