Alexandre Luiz Guimarães

Pós-graduando em Mundos Nativos: Saberes, Culturas e Histórias dos Povos Indígenas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG- PASSOS). Possui curso de formação em Direitos Humanos e Cidadania: Direitos Étnico-Raciais; Entendendo a Ditadura e as Comissões da Verdade; Direitos das Mulheres; Direitos das Crianças e Adolescentes pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania de Minas Gerais (SEDPAC); Curso Era Vargas: Do Estado Novo a 54 pela Fundação Getúlio Vargas.Também atua como professor na rede pública de educação básica na cidade de Passos.

Informações coletadas do Lattes em 27/02/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Mundos Nativos: Saberes, Culturas e História dos Povos Indígenas

2018 - Atual

Universidade Federal de São João Del-Rei

Graduação em História

2015 - 2017

Universidade do Estado de Minas Gerais - Passos/MG
Título: A CRIAÇÃO DO DÉCIMO SEGUNDO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR NA PERCEPÇÃO DE MILITARES QUE ATUARAM NA DÉCADA DE 1960
Orientador: Profº Me. Adelino Francklin

Ensino Médio (2º grau)

2005 - 2006

Escola Estadual Professor Ricardo Peruzzo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2020 - 2020

Documentação de Acervo Museológico. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2019 - 2019

Formação em Direitos Humanos e Cidadania: Direitos das Crianças e Adolescen. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania de, SEDPAC, Brasil.

2019 - 2019

Formação em Direitos Humanos e Cidadania: Direitos das Mulheres. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania de, SEDPAC, Brasil.

2019 - 2019

Formação em Direitos Humanos e Cidadania: Direitos Étnico-Raciais. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania de, SEDPAC, Brasil.

2018 - 2019

formação em Direitos Humanos e Cidadania:Entendendo a Ditadura e as Comissõ. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado de Direitos Humanos Participação Social e Cidadania de, SEDPAC, Brasil.

2018 - 2018

ERA VARGAS: DO ESTADO NOVO A 54. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga e Medieval.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

15 Semana de Museus - UEMG Passos. 2016. (Outra).

Palestra Pedagogias e relações étnico raciais construindo uma sociedade igualitária, ministrada pelo Professor Dr. Evaldo Ribeiro Oliveira. 2016. (Outra).

Participação da organização do evento: Semana do índio através de divulgação e visita as escolas de educação básica de Passos/MG..Semana do ìndio. 2016. (Outra).

Participação oficina: Princípios de conservação de peças em museus ministrada pelos professores Adelino Francklin e Leila Mara Suhadolnik Oliveira de Pádua Andrade. 2016. (Seminário).

Participação Palestra: A deserção da História, ministrada pelo Professor Gilberto Andrade de Abreu 14ª Semana Nacional de Museus. 2016. (Seminário).

Participação Palestra:O Léxico da Serra da Canastra: um estudo linguístico do Rio São Francisco Ministrada pela Professora Gisele Aparecida Ribeiro 14ª Semana Nacional de Museus. 2016. (Seminário).

Participação Palestra: Um Histórico sobre o Lago de Furnas, ministrada pelo Professor Edgar Rodrigues de Oliveira ? 14ª Semana Nacional de Museus. 2016. (Seminário).

Visita Técnica ao Centro de Memórias Professor Antônio Teodoro Grilo. 2016. (Oficina).

Vista a instituições GAPOP e Hospital Otto Krakauer para doação de alimentos arrecadados. 2016. (Outra).

Participação Palestra: Ensino de Historia e Cultura Africana e Afrobrasileira na semana diversidade e afrodescendência, , 4 semana/UEMG diversidade e afrodescendência. 2015. (Seminário).

Participação Palestra: Hipertensão Arterial Sistêmica X Afrodescendentes: a contribuição da Nutrição, 4 semana/UEMG diversidade e afrodescendência. 2015. (Seminário).

Participação Palestra: Profissão Professor os cuidados com o trato vocal, ministrada pela Fonoaudióloga Joane Mara Maia Conte. 2015. (Outra).

Visita exposição Outros Heróis e relatório de apreciação, 4 semana/UEMG diversidade e afrodescendência. 2015. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Pádua Andrade

ANDRADE, Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Pádua. ACRIAÇÃO DO DÉCIMO SEGUNDO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR NA PERCEPÇÃO DOS MILITARES QUE ATUARAM NA DÉCADA DE 1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Edgar Rodrigues de Oliveira

ANDRADE, L. M. S. P. O.;OLIVEIRA, Edgar Rodrigues de; FRANKLIN, A.. A criação do décimo segundo Batalhão da Polícia Militar na percepção dosmilitares que atuaram na década de 1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - UEMG- Unidade Acadêmica de Passos.

Adelino Francklin

FRANCKLIN, A.; ANDRADE, L.; OLIVEIRA, E. R.. A criação do Décimo Segundo Batalhão da Polícia Militar na percepção de militares que atuaram na década de 1960. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica de Passos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Cristian Rocha

Desastre de Mariana e o Povo Indígenas Krenak; ; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Mundos Nativos: Saberes, Culturas e História dos Povos Indígenas) - Universidade Federal de São João Del-Rei; Orientador: Leonardo Cristian Rocha;

Adelino Francklin

A criação do Décimo Segundo Batalhão da Polícia Militar na percepção de militares que atuaram na década de 1960; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Acadêmica de Passos; Orientador: Adelino Francklin;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Filosofia para Ensino Médio

2019 - Atual

Escola Estadual Caetano Machado

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 2

Outras informações:
Professor de Filosofia para Ensino Médio

2019 - Atual

Escola Estadual Professora Julia Kubistchek

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de História para o Ensino Fundamental II