Joana Johnsen Barossi
Joana Barossi é professora e editora, vive e trabalha em São Paulo, estudou Jornalismo e Arquitetura e é mestranda pela FAU-USP. Desenvolve trabalhos que engendram as relações entre Arquitetura, Literatura e Ensino. Trabalha com edição, tradução e curadoria. Escreveu diversos textos críticos e curatoriais, como da exposição do artista mexicano Hector Zamora no jardim de Tuileries em Paris e foi curadora da exposição Salve!, de Marcelo Cipis, na galeria Emma Thomas, junho de 2014. Nos últimos anos contribuiu com revistas como GARGARIN (Bélgica), FORUM PERMANENTE (Brasil), SUPLEMENTO DE PERNAMBUCO (Brasil), PERIÓDICO DE POESÍA (México) e LETRAS LIBRES (México). Foi editora do Projeto Contracondutas, coordenadora editorial da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e fez a seleção e tradução da antologia (anti)poética Só para maiores de cem anos, do poeta chileno Nicanor Parra. É professora de Meios de Expressão e Representação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Escola da Cidade, desde 2015, e é professora de literatura na escola técnica Fábrica Escola de Humanidades (FAEH).
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Arquitetura e Urbanismo
2018 - Atual
Universidade de São Paulo
Título: Modos de ver: Georges Perec e a literatura da cidade,Orientador:
Luís Antonio Jorge.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2009 - 2013
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Título: Como um oceano
Orientador: Ana Claudia Scaglione Veiga de Castro
com
Formação complementar
2018 - 2018
Cidades por Escrito, com Laura Hosiasson, Samuel Titan Jr. e outros.. (Carga horária: 8h). , Instituto Moreira Salles, IMS, Brasil.
2017 - 2017
História da Arte, com Rodrigo Naves. (Carga horária: 80h). , Espaço Dr. Vila Nova, EDVN, Brasil.
2017 - 2017
Temas de História e Cultura Brasileira, com Luiz Felipe de Alencastro. (Carga horária: 80h). , Espaço Dr. Vila Nova, EDVN, Brasil.
2016 - 2016
São Paulo: cidade, arte e cultura popular, com Luís Antonio Jorge. (Carga horária: 8h). , Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM, Brasil.
2015 - 2015
Literatura e Cinema: uma via de mão dupla, com José Geraldo Couto. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário Maria Antonia - USP, CUMA-USP, Brasil.
2014 - 2014
Os desafios da escrita, com Vanessa Ferrari. (Carga horária: 8h). , Espaço Cult, EC, Brasil.
2012 - 2012
A Psicanálise e Benjamin, com Maria Rita Khel. (Carga horária: 8h). , Espaço Cult, EC, Brasil.
2008 - 2008
Urbanismo Tático, com Marcos Rosa. (Carga horária: 20h). , Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, AEC/AU, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Organização de eventos
BAROSSI, Joana . Espaços Narrados FAU-USP. 2018. (Congresso).
Participação em eventos
Encontro com Jochen Volz no IEA-USP.Participação no debate sobre os destinos da curadoria. 2017. (Encontro).
Travel School - Rhode Island School of Design.Avaliação Final dos Trabalhos Apresentados. 2017. (Oficina).
Rostos a procura de um rosto. textos para exposição de Marcelo Cipis. 2013. (Exposição).
Participação em bancas
WISNIK, G.; FARIAS, A.;BAROSSI, Joana. Livro:Cidade. 2020 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo.
JORGE. L.A; CASTRO, Ana;BAROSSI, Joana. Do amanhecer até alta noite - as mulheres em Cem Anos de Solidão. 2020 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo.
BAROSSI, Joana; MARIOTTI, G.; FALCAO, G.; BALCO, B.. Arquitetura, design e campo ampliado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; ZAIDEN, A.; MIRANDA, L.. Espaços para gritar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; BERESIN, P. F.; WISNIK, M.. Reconstrução imagética de uma casa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; JORGE. L.A; TEIXEIRA, L.; PISSAIA, V. H.. Sete mundos d?água | histórias imaginadas sobre tempo-espaços reais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; LINARES, N. L.; WISNIK, G.; VALENTIN, F. R.. Imaginário Dissolução Espaço : 4 ocasiões onde arquitetura e escrita se encontram. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; LINARES, N. L.; MARIOTTI, G.; BOGEA, M.. Entre paisagens: registros de presenças e tempos de uma experiência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; SODRE, J.; BENOIT, A.; BUCCI, A.. Ilha do Moinho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; BENUCCI, T.; FONTENELI, S.; JORGE. L.A. Contos intimos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; SODRE, J.; PIQUEIRA, G.. Quem dorme bem vive melhor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; FALEIROS, Fabiana; PITTA, Fernanda; MARIOTTI, G.. Incômodo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; CESAR, Vitor; CASTRO, Ana. Edifício Almeida. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; JORGE. L.A; GOLDCHMIT, S.; GALERA, J.. Leitura ilustrada: as cidades invisíveis. 2017 - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Paulo.
BAROSSI, Joana; PITTA, F.; TRENCH, D.; MASAGAO, J. F.. Respostas do Design. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; MARIOTTI, G.. M/H. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; TEIXEIRA, L.; GRINOVER, M.; GIRARD, L.. Um guia introdutório de como ver ondas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; BERESIN, P. F.. Modos de Morar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
BAROSSI, Joana; MARIOTTI, G.; LINARES, N. L.; WISNIK, M.. A imagem do texto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Orientou
Espaços para gritar; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Arquitetura, design e o campo ampliado; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Reconstrução imagética de uma casa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Imaginário Dissolução Espaço : 4 ocasiões onde arquitetura e escrita se encontram; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Entre paisagens: registros de presenças e tempos de uma experiência; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Sete mundos d?água | histórias imaginadas sobre tempo-espaços reais; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Edifício Almeida; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
A imagem do texto; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Guia introdutório de como ver ondas; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Respostas do Design; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Entre memória e ficção: tessituras poético-visuais de duas paisagens; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Orientador: Joana Johnsen Barossi;
Produções bibliográficas
-
BAROSSI, Joana ; PIQUET, C. (Org.) . Só para maiores de cem anos, antologia antipoética. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2018. v. 2000. 288p .
-
BAROSSI, Joana ; MARIOTTI, G. (Org.) ; TONETTI, A. C. (Org.) ; NOBRE, L. (Org.) . Contracondutas - Ação Político-Pedagógica. 1. ed. São Paulo: Editora da Cidade, 2017. v. 1. 640p .
-
BAROSSI, Joana ; ROSA, Marcos. L. ; BARATTO, Romullo ; MONTUORI, Bruna ; GOLDMAN, André . Catálogo da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo. 1. ed. São Paulo: independente, 2017. v. 500. 150p .
-
BAROSSI, Joana . Há um antes e um depois de Nicanor. In: Joana Barossi, Cide Piquet. (Org.). Só para maiores de cem anos, antologia antipoética. 1ed.São Paulo: Editora 34, 2018, v. , p. 275-283.
-
BAROSSI, Joana ; MARIOTTI, G. . Post Factum. In: BAROSSI, J.; MARIOTTI, G.; TONETTI, A. C.; NOBRE, L.. (Org.). Contracondutas - Ação Político-Pedagógica. 1ed.São Paulo: Editora da Cidade, 2017, v. 1, p. 594-595.
-
BAROSSI, Joana . Há um antes e um depois de Nicanor. Pernambuco - Suplemento Cultural do Diário Oficial do Estado, Recife-PE, p. 12 - 15, 01 jan. 2018.
-
BAROSSI, Joana ; PARRA, N. . Tradução | Nicanor Parra. Cadido - Jornal da Biblioteca Pública do Paraná, 01 mar. 2015.
-
BAROSSI, Joana ; LINARES, N. L. ; WISNIK, G. . Ciudad: (des)instrucciones de uso. Letras Libres, 10 out. 2013.
-
BAROSSI, Joana ; ZAMORA, H. . Mi hotel fue el desierto. Fórum Permanente, 01 maio 2013.
-
BAROSSI, Joana ; ZAMORA, H. . Mi hotel fue el desierto. Gagarin, Antwerp-BE, p. 165 - 172.
-
BAROSSI, Joana ; MARIOTTI, G. . Prefácio dos Editores. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
SIM, C. ; MACHADO, P. M. ; BAROSSI, Joana ; DIAMANT, F. . canção Benedita, para Elza Soares. 2015. Outra.
BAROSSI, Joana ; PEREIRA LEITE, José Guilherme . produção audiovisual: projeto Contracondutas: entrevista com Felicity Scott.. 2017 (Vídeo).
BAROSSI, Joana ; PEREIRA LEITE, José Guilherme . produção audiovisual: projeto Contracondutas: entrevista com Peggy Deamer.. 2017 (Vídeo).
BAROSSI, Joana ; PEREIRA LEITE, José Guilherme . produção audiovisual: projeto Contracondutas: entrevista com Melanie Dodd.. 2017 (Vídeo).
BAROSSI, Joana ; PEREIRA LEITE, José Guilherme . produção audiovisual: projeto Contracondutas: entrevista com Manuel Ulloa.. 2017 (Vídeo).
BAROSSI, Joana ; PEREIRA LEITE, José Guilherme . produção audiovisual: projeto Contracondutas: entrevista com Camilo Garcia e Diego Barajas. 2017 (Vídeo).
BAROSSI, Joana ; SZABZON, G. . Texto Carta Celeste, para exposição de Guga Szabzon. 2017 (texto para exposição).
BAROSSI, Joana ; PEREIRA LEITE, José Guilherme . produção audiovisual: projeto Contracondutas: entrevista com Paulo Tavares. 2017 (Vídeo).
BAROSSI, Joana ; PEREIRA LEITE, José Guilherme . produção audiovisual: entrevista com Antonio Negri. 2016 (Vídeo).
BAROSSI, Joana ; CIPIS, M. . Texto curatorial para exposição Salve!, de Marcelo Cipis. 2014 (Texto curatorial).
BAROSSI, Joana ; CIPIS, M. ; MAIER, T. . Textos para exposição Rostos à procura de um rosto, de Marcelo Cipis. 2013 (Texto para exposição).
Prêmios
2013
Concurso Público para Nova Identidade Visual do Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. , Rua General Jardim, 65, Vila Buarque, 01223011 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 32588108
Experiência profissional
2016 - Atual
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15
2014 - 2015
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 4
2008 - 2008
Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e UrbanismoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor
Atividades
-
01/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meios de Expressão: Campo Ampliado, Arte e Arquitetura
-
01/2016 - 12/2017
Serviços técnicos especializados , Associação Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo, Conselho Técnico.,Serviço realizado, Editora de Conteúdos.
-
08/2014 - 12/2016
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Meios de Expressão: Campo Ampliado, Arte e Arquitetura
-
09/2007 - 12/2008
Serviços técnicos especializados , Associação Escola da Cidade Arquitetura e Urbanismo, revista América.,Serviço realizado, Editor.
2017 - 2018
Instituto de Arquitetos do Brasil - SPVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Coordenador Editoral, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2017
Serviços técnicos especializados , Bienal de Arquitetura de São Paulo.,Serviço realizado, Coordenação Editorial.
-
09/2017 - 10/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Bienal de Arquitetura de São Paulo.,Cargo ou função, membro da Comissão da Chamada Pública para a Seleção de Projetos.
2020 - Atual
Fábrica Escola de HumanidadesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Literatura, Carga horária: 15
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Joana Johnsen Barossi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?