Nathalie Matos Gama

Possui Graduação em Medicina (2011). Título de especialista em Medicina de Família e Comunidade. Mestre em Saúde da Família pela FIOCRUZ-AM, onde envolveu-se com diversificada e significativa produção bibliográfica em iniciação científica. Possui Pós Graduação Lato Sensu em Gastroenterologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico (2015).Tem experiência nas áreas de Urgência/Emergência, Atenção Primária à Saúde, Direção hospitalar, Clínica Médica, Docência e coordenação pedagógica. Cursos de Endoscopia Digestiva Alta Diagnóstica e Ultrassonografia em Medicina Interna. Ex-Servidora Pública, cargo de Professora Auxiliar Nível I na UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM(2016-2019). Foi Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Medicina NDE (Portaria n 076 de 05/04/17) e Membro do Colegiado do Curso de Medicina (Portaria n 060 de 22/03/17) da Universidade Federal do Amazonas. Coordenação do PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À EXTENSÃO (PIBEX): Prevenção de Danos à Saúde da criança e Vice-coordenação do PIBEX: Duas Rodas: Educação e Segurança no Trânsito da UFAM. Atua na docência do nível superior do curso de Medicina há 5 anos. Ex Coordenadora e Docente do curso de Medicina além de ter sido membro do Núcleo docente Estruturante,(NDE), colegiado e Conselho Superior (CONSU) da Faculdade Ages de Irecê e Docente do curso de medicina, Membro do NDE, Colegiado, Conselho Superior e Presidente da Comissão de Residência Médica da Faculdade AGES de Medicina-Jacobina/Bahia. Atualmente atua como Médica Tutora da AGSUS no município de Iraquara-BA.

Informações coletadas do Lattes em 23/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em Saúde da Família

2017 - 2019

Fundação Oswaldo Cruz
Título: ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES DIABÉTICOS DAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE COARI-AM., Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Dr Paulo Cesar Basta
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde.; Sistema único de Saúde.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em GASTROENTEROLOGIA

2013 - 2015

IPEMED
Título: Importância clínica do Estudo Geral e Epidemiológico do aumento da prevalência da Doença Inflamatória Intestinal
Orientador: Dr. Carlos Saul.

Graduação em Medicina

2005 - 2010

Universidad Nacional Ecologica
Título: Prova prática

Formação complementar

2012 - 2012

Extensão universitária em Medicina. (Carga horária: 1200h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica/Especialidade: Gastroenterologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: endoscopia digestiva alta.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: ultrassonografia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Emergência Hospitalar.

Participação em eventos

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE. 2023. (Congresso).

75o Congresso Brasileiro de Cardiologia Digital. 2020. (Congresso).

Atualização do Manejo Clínico da Influenza. 2020. (Outra).

Clínica da Saúde Mental na Atenção Primaria a Saúde: Transtorno Mentais Comuns (UFMA. 2020. (Outra).

Manejo Clínico do paciente com DRC (UFMA). 2020. (Outra).

Saúde Mental e cuidado as doenças crônicas não transmissíveis (UFMA). 2020. (Outra).

Tecnologias de cuidado Integral em saúde (UFMA). 2020. (Outra).

Transtornos Mentais graves e Persistentes (UFMA). 2020. (Outra).

A atenção à saúde organizada em redes da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA). 2019. (Outra).

Abordagem da criança em situacões especiais (UFMA). 2019. (Outra).

Abordagem do recém-nascido: Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA). 2019. (Outra).

Abordagem Materna no pré-natal (UFMA). 2019. (Outra).

A Rede Cegonha da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA),. 2019. (Outra).

Atenção as mulheres no climatério-UFMA. 2019. (Outra).

Atenção Integral à Saúde da Criança I e II: Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA). 2019. (Outra).

Identificação dos grupos de risco para DRC (UFMA). 2019. (Outra).

Política Nacional de Atenção ao portador de DRC (UFMA). 2019. (Outra).

Queixas de lesões anogenitais da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA),. 2019. (Outra).

Queixas mamárias da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA. 2019. (Outra).

Saúde Sexual e Reprodutiva I da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA. 2019. (Outra).

Síndromes mais frequentes na infância da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA. 2019. (Outra).

Uso nocivo de substâncias - Álcool da Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNASUS/ UFMA. 2019. (Outra).

13º Congresso Internacional da Rede Unida. 2018. (Congresso).

Hantavirose na Amazônia. 2018. (Seminário).

Saúde da Família - Campo (Inter)disciplinar da Saúde da Família: a interface com a educação e o cotidiano do trabalho na atenção básica. 2018. (Seminário).

Seminário de Interprofissionalidade na Educação e Cuidado em Saúde e o programa Mais Médicos. 2017. (Seminário).

I FIENTEC. Análise e interpretação básica de exames laboratoriais. 2016. (Feira).

I FIENTEC. Hepatopatias Crônicas (hepatite B e C) e suas complicações (cirrose hepática). 2016. (Feira).

I FIENTEC. Semiologia clínica- Avaliação básica do paciente- Anamnese e exame físico. 2016. (Feira).

I FIENTEC. I Feira de Inovação, Ciência, Tecnologia, Extensão e Cultura do Médio Solimões. 2016. (Feira).

Curso básico de USG em Medicina Interna. 2015. (Outra).

Congresso Brasileiro de Gastroenterologia (SBAD). 2014. (Congresso).

Curso teórico-Prático Intensivo de Endoscopia Digestiva Alta. 2014. (Outra).

III jornada de medicina interna. 2007. (Congresso).

Orientou

Lidiane Araujo Lopes

avaliação e acompanhamento de pacientes hipertensos da Unidade Básica de Saúde Dra Helena Nunes Feijó, Coari-AM; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);

Nathalie Matos Gama

Importância clínica do Estudo Geral e Epidemiológico do aumento da prevalência da Doença Inflamatória Intestinal; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em GASTROENTEROLOGIA) - IPEMED; Orientador: Nathalie Matos Gama;

Nathalie Matos Gama

Alongamento Muscular para promover qualidade de vida em fibromiálgicos; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em FISIOTERAPIA) - INSTITUTO BAIANO DE ENSINO SUPERIOR; Orientador: Nathalie Matos Gama;

Produções bibliográficas

  • GAMA, N. M. ; BASTA, P. C . Perfil clínico e sociodemográfico de usuários diabéticos das Unidades Básicas de Saúde de Coari, Amazonas (Brasil). In: Carla Pacheco Teixeira; Maria Cristina Rodrigues Guilam; Maria de Fátima Antero Sousa Machado; Marta Quintanilha Gomes; Patty Fidelis de Almeida. (Org.). Atenção, educação e gestão: produções da Rede Profsaúde. 02ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2020, v. 2, p. 93-104.

  • AGUIAR, T. L. ; Ana Beatriz Werneck ; GAMA, N. M. . Potencialidades e Desafios da Atenção Primária à Saúde na Amazônia ? a trajetória de implantação de Unidades Básicas de Saúde Fluvial em dois municípios do estado Amazonas. In: Júlio César Schweickardt; Michele Rocha El Kadri; Rodrigo Tobias de Sousa. (Org.). Atenção Básica na Região Amazônica: Saberes e práticas para o fortalecimento do SUS. 1ed.Porto Alegre: Rede Unida, 2019, v. 1, p. 51-70.

  • GAMA, N. M. . FEIRA DE INOVAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS-ISB COARI. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAMA, N. M. . semiologia básica: anamnese e exame físico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GAMA, N. M. . análise básica de exames laboratoriais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

GAMA, N. M. . Morte e Morrer: Aspectos bioéticos. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GAMA, N. M. . Preceptoria de médicos em formação Unidade Hospitalar. 2017. (Preceptoria em serviço).

GAMA, N. M. . Preceptoria de médicos em formação no serviço de saúde. 2017. (Preceptoria em serviço).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    ASSISTÊNCIA AOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS ACOMPANHADOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE COARI/AM, Descrição: Projeto voltado para analisar a assistência aos portadores de Diabetes Mellitus acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde de Coari-AM, com objetivos específicos de: - analisar a prevalência e descrever o perfil clínico e sócio demográfico de portadores de DM tipos I e II acompanhados nas UBS. - Traçar o perfil epidemiológico da porpulação dos portadores de DM tipos I e II - Caracterizar o esquema terapêutico frequentemente utilizado por estes pacientes -Avaliar o autocuidado dos pacientes -Propostas de Intervenção. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Nathalie Matos Gama - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2019

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar Nível I, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de gastroenterologia, Preceptoria em família e Comunidade (Atençao básica) e Imunologia do curso de Medicina da UFAM.

2019 - Atual

Faculdade Ages de Medicina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2019 - Atual

Prefeitura Municipal de João Dourado

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MÉDICA EM SAÚDE DA FAMÍLIA, Carga horária: 32

2016 - 2018

Prefeitura Municipal de Coari

Vínculo: Médica de enfermaria, Enquadramento Funcional: Médica, Carga horária: 20

2013 - 2016

Prefeitura Municipal de Presidente Dutra

Vínculo: Diretora clínica, Enquadramento Funcional: Diretora clínica, Carga horária: 20

2013 - 2016

Prefeitura Municipal de Ibititá

Vínculo: Médica em Saúde da Família, Enquadramento Funcional: Médica clínica geral, Carga horária: 40

2013 - 2016

Prefeitura Municipal de Irecê

Vínculo: Unidade de pronto atendimento, Enquadramento Funcional: médica emergencista

2023 - Atual

FACULDADE AGES DE MEDICINA-IRECÊ

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: MÉDICA TUTORA, Carga horária: 40

2020 - 2022

FACULDADE AGES DE MEDICINA-IRECÊ

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: PROFESSORA E COORDENADORA, Carga horária: 20