Leandro Guillarducci Martins Ferreira

Formado em Ciências Contábeis, filiado ao CRC. Mestre em Contabilidade pela UFPR e MBA em Finanças e Controladoria pela USP. Começou sua carreira há mais de 13 anos, atuando no controle de frota e gestão de ativos da Ouro Verde. Foi para o Banco HSBC onde atuou com controle de operações estruturadas, reportes diários e semanais ao Banco Central. Se transferiu para o Grupo Sulpar, onde trabalhou na área de controladoria, com foco em budget, apuração de resultado e acompanhamento de indicadores econômico-financeiros. Ingressou na LMDM e participou de Fiscalizações para o Processo de Revisão Tarifária Periódica junto a ANEEL. Participou de estudos desenvolvidos para a APINE, estudos internos da LMDM para divulgação ao mercado e aos clientes e do cálculo do Valuation da Compagas. Integrou a equipe para avaliação de 18 usinas hidrelétricas da empresa CEMIG para levantamentos dos ativos não amortizadas e passiveis de indenização pelo poder concedente. Compôs a equipe Fiscalização da Base de Remuneração, junto à ANEEL, da Concessionária de distribuição. Participou de trabalhos de consultoria para a COPEL e AES SUL sempre com foco na avaliação de ativos e análises econômico-financeiras tarifárias. Integrou a equipe que trabalhou em parceria com a ARSESP na definição da metodologia de cálculo tarifário da SABESP. Desde 2018 elabora e ministra cursos de Contabilidade Regulatória e Regulação Econômica na ABAR, além de cursos de Fluxo de Caixa Descontado e Tarifas em Agências Reguladoras. Trabalhou em processos de avaliação dos ativos de Transmissão de Energia para o processo de revisão tarifária da ELETROSUL e TAESA, e trabalhos de unitização de ativos em empresas como COPEL, ENGIE, além de compor a equipe técnica de trabalhos de desestatização junto ao BNDES como ESGAS, SULGAS e CEB.. Desde 2018 atua na gestão de projetos de implantação de controladoria em empresas privadas de médio porte, assessoria a empresas e empresários com avaliação de empresas, terceirização de financeiros, precificação de produtos, soluções de crédito e planejamento estratégico.

Informações coletadas do Lattes em 23/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Contabilidade

2018 - 2020

Universidade Federal do Paraná
Título: GOVERNANÇA CORPORATIVA E CONTABILIDADE REGULATÓRIA NAS CONCESSIONÁRIAS DO SERVIÇO PÚBLICO DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, Ano de Obtenção: 2020
Blênio Cezar Severo Peixe.Grande área: Ciências Sociais AplicadasSetores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades.

Especialização em MBA Finanças e Controladoria

2021 - 2022

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Título: Regulação e Estruturas Tarifárias no Setor de Saneamento: análise da Situação Econômico-Financeira de Companhias Estaduais
Orientador: Bruno Canassa

Graduação em Ciências Contábeis

2011 - 2014

Universidade Federal do Paraná
Título: Implement S.A.
Orientador: Celso da Rosa

Formação complementar

2016 - 2016

Concessões. (Carga horária: 40h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.

2016 - 2016

Avaliação de Empresas. (Carga horária: 40h). , Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, FIPECAFI, Brasil.

2015 - 2015

Finanças Corporativas. (Carga horária: 30h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Regulação Econômica.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Políticas Públicas.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Gestão Financeira.

Produções bibliográficas

  • FERREIRA, L. G. M. . Regulação e Estruturas Tarifárias no Setor de Saneamento: análise da Situação Econômico-Financeira de Companhias Estaduais. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, L. G. M. . CRC SC. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, L. G. M. . Painel ANEEL - Atuação do Regulador do Setor Elétrico. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, L. G. M. . ICBR Indenizações. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, L. G. M. . Controladoria em Médias Empresas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, L. G. M. . Como a Pandemia afetou o valor das empresas?. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • FERREIRA, L. G. M. ; PEIXE, B.S. . Congresso UFSC. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FERREIRA, L. G. M. . Quanto vale uma Transportadora?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Embasa. 2023.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Brasin Empreendimentos. 2023.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Rede Magrass Franqueadora. 2023.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria BNDES. 2023.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Petrobrás. 2022.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria AGIR. 2022.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria ABAR. 2022.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria SAMAE Blumenau. 2022.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Casan. 2021.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria AGEPAR. 2021.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria SABESP 1. 2021.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Dona Hilda Indústria de Farinha Ltsa. 2020.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria SAMAE Blumenau. 2020.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria UEG. 2020.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria TAESA. 2020.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Eletrosul. 2019.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria COPEL 2. 2019.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria COPEL. 2018.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Grupo Equatorial. 2018.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Prefeitura Timbó. 2018.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria EMAE. 2017.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Adasa. 2016.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria Seterb Blumenau. 2015.

FERREIRA, L. G. M. . Consultoria TEKA Tecelagem. 2015.

FERREIRA, L. G. M. . Fórum Novo Saneamento. 2023. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERREIRA, L. G. M. . Fórum Novo Saneamento. 2022. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERREIRA, L. G. M. . Fórum Novo Saneamento. 2021. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERREIRA, L. G. M. . Fórum Novo Saneamento. 2020. (Programa de rádio ou TV/Outra).

FERREIRA, L. G. M. . Partes Relacionadas no Setor Elétrico. 2017; Tema: Contabilidade Regulatória. (Rede social).

FERREIRA, L. G. M. . Contabilizando Ativos no Setor Elétrico (IFRIC 12). 2016; Tema: Contabilidade Regulatória. (Rede social).

FERREIRA, L. G. M. . Valuation no Setor Elétrico. 2016; Tema: Contabilidade Regulatória. (Rede social).

FERREIRA, L. G. M. . Como realizar o Impairment Test no Setor Elétrico. 2016; Tema: Contabilidade Regulatória. (Rede social).

FERREIRA, L. G. M. . Contabilizando as Obrigações Especiais do Setor Elétrico. 2016; Tema: Contabilidade Regulatória. (Rede social).

FERREIRA, L. G. M. . Por que existem leilões de transmissão de energia elétrica vazios? ? Setor Elétrico. 2016; Tema: Setor Elétrico. (Rede social).

FERREIRA, L. G. M. . Ativos e Passivos Regulatórios e o drible no IFRS - Setor Elétrico. 2016; Tema: Contabilidade Regulatória. (Rede social).

FERREIRA, L. G. M. . CPFL Contabilidade Regulatória. 2023. .

FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória Cooperativas. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . Regulação Econômica. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . AGEPAR Estrutura Tarifária. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . AGEPAR Estrutura de Capital. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . AGEPAR Receitas Irrecuperáveis. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . AGEPAR Contabilidade Regulatória. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . EMBASA Contabilidade Regulatória. 2022. .

FERREIRA, L. G. M. . Faculdade Modelo - Gestão de Negócios. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória. 2021. .

FERREIRA, L. G. M. . Regulação Econômica. 2021. .

FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória. 2020. .

FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória. 2019. .

FERREIRA, L. G. M. . Metodologias Tarifárias. 2019. .

FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória. 2019. .

FERREIRA, L. G. M. . Contabilidade Regulatória. 2018. .

FERREIRA, L. G. M. . ABAR Regulação. 2018. .

FERREIRA, L. G. M. . AGR Tubarão FCD. 2018. .

FERREIRA, L. G. M. . Transporte Público. 2017. .

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - Atual

LMDM Consultoria

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Sócio

2022 - 2022

Faculdade Modelo

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

2023 - Atual

Biblioteca da Regulação

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Plataforma paga de Conteúdos Exclusivos sobre Serviços Públicos, voltado aos Setores de Infraestrutura.