Walter Olivier Alves
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina(1987) e especialização em Especialização em Construção Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina(1995). Atualmente é Professor da Universidade do Sul de Santa Catarina e Engenheiro Civil da Walter Olivier Alves - Escritório de Projetos Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas.
Informações coletadas do Lattes em 05/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Especialização em Construção Civil
1994 - 1995
Universidade do Sul de Santa Catarina
Título: Corrosão em Armaduras de Concreto Armado
Orientador: Silvio Rickel do Prado
Formação complementar
2013 - 2013
Curso de Gerenciamento de Projetos com MS Project. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos Ltda., MAT, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia do Ensino na Graduação E O PPI e PPC na Pratica Docente. (Carga horária: 12h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2003 - 2003
Curso Autocad básico. (Carga horária: 30h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2002 - 2002
Curso AutoCad Avançado. (Carga horária: 30h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2002 - 2002
Curso Básico Sobre Pavimentos de Concreto. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Cimento Portland, ABCP, Brasil.
2001 - 2001
VII Seminário Catarinense De Trabalhadores Sobre a Qualidade na Educação.. (Carga horária: 20h). , Inst. de Pesquisa e Estudo dos Trabalhadores da Educação, IPETE, Brasil.
2000 - 2000
Introdução a inferência estatística e orientação de monografias.. (Carga horária: 40h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
2000 - 2000
Curso Intensivo de Concreto Protendido. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Cimento Portland, ABCP, Brasil.
1999 - 1999
Curso de AutoCad R14. (Carga horária: 49h). , Easy Soft Cursos de Coputação, E S C C, Brasil.
1999 - 1999
Programa de Capacitação Docente - Formação Pedagogica. (Carga horária: 18h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1998 - 1998
II Programa de capacitação Docente - Formação Pedagógica.. (Carga horária: 36h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1998 - 1998
I Programa de Atualização e capacitação Docente. (Carga horária: 40h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1994 - 1994
Curso Básico de Avaliações e Perícias.. (Carga horária: 16h). , Instituto Catarinense de Avaliações e Pericias, ICAP, Brasil.
1994 - 1994
Engenharia de Minas. (Carga horária: 20h). , Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
1984 - 1984
Curso Aspectos de Projeto de Edifícios em Alvenaria Estrutural. (Carga horária: 12h). , Faculdade de Engenharia de Joinville - UDESC, UDESC, Brasil.
1984 - 1984
Curso de Fundamentos de Ensaios de um Laboratório de Materiais.. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Engenharia de Joinville - UDESC, UDESC, Brasil.
1984 - 1984
Curso de Bueiros e Pontes. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Engenharia de Joinville - UDESC, UDESC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Instalações Prediais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Materiais e Componentes de Construção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Construção Civil/Especialidade: Processos Construtivos.
Participação em bancas
ALVES, W. O.. Construção de um pavilhão pré-moldado: comparativo entre os métodos com bloco cerâmico ou com placas pré-moldadas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Construção de um pavilhão pré-moldado: comparativo entre os métodos com bloco cerâmico ou com placas pré-moldadas.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. .Avaliação de imóveis: Histórico - Cultural x Urbano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise comparativa de sistemas construtivos: Alvenaria convencional x Light Steel Freme: Estudo de caso em residência unifamiliar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Fissuras patológicas em estruturas decorrentes da retração do concreto. Estudo de caso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Concreto Celular Autoclavado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Construção residencial unifamiliar em container: Análise de custos e habitabilidade aos seus usuários.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Sistemas de gestão de qualidade na construção civil.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Acessibilidade de cadeirantes no ambiente escolar.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. .Estabilização de solos mole Rodovia SC - 370 Ivone Fretta - Estudo de Caso.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. A influência da organização do canteiro de obra na produtividade da construção de edificações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise quantitativa e parâmetros financeiros de tipos de fundações: sapata e estaca hélice continua. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Desempenho acústico segundo a norma de desempenho 15575/2013: avaliação das práticas nas empresas construtoras do Município de Tubarão-SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Gerenciamento de resíduos de construção e demolição. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise de manifestações patológicas pós ocupação da Cidade de Tubarão - SC. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Estudo de viabilidade técnica para utilização do Light Steel Framing na construção civil na região de Tubarão SC.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Utilização de resíduo sólido da ETE de uma industria de revestimentos cerâmicos no processo de fabricação de bloco cerâmico de vedação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise de viabilidade técnica e financeira de elementos de fundação a partir de cruzamento de dados. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. A importância da gestão na construção civil: Uma abordagem na região sul catarinense.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Incorporação de finos de rochas ornamentais como fíler em concreto estrutural.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Viabilidade econômica e sustentável do Steel Frame em análise de custos em relação ao método convencional.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Qualidade na construção civil: Uma análise do PBQP-H nos empreendimentos minha casa minha vida no município de Imbituba Sc.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Um estudo comparativo entre dois métodos de avaliação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Modelagem computacional de parâmetros geotécnicos aplicados em elementos de fundação.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise do sistema de reforço estrutural em concreto armado com sistema composto estruturado com fibras de carbono e a sua adoção na cidade de Tubarão SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Substituição parcial do agregado miúdo artificial por casca de arros na fabricação de concreto.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Patologia das construções: Um estudo de caso no município de Lauro Muller SC.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Reutilização dos resíduos de concreto e argamassas de assentamento e revestimento.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Saídas de emergência: um estudo de caso comparativo entre a NBR 9077:2001 e a NSCI/1994 juntamente com a INN009/DAT/CBMSC.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise técnico/quantitativa da influência do universo geotécnico e sua correlação com a evolução do cronograma físico das obras no viaduto I - 06.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise das patologias de fundações correlacionadas com obras de estações de tratamento de efluentes - ETE 01 - No município de Araranguá - Um estudo de caso.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Execução de comtrapisos internos de edificações: Um levantamento das práticas adotadas no município de Tubarão SC.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Cobertura verdes em edificações.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Utilização da água da chuva para fins domésticos e aquecimento solar integrado: Um estudo de caso no município de Tubarão SC.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Parcelamento do solo urbano: Roteiro do parcelamento do solo.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Planejamento e controle de obras rodoviárias: Estudo de caso da rodovia SC-348.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Giustina Menegasso.Aquecedor solar com recicláveis: Alicação adequada á região sul catarinense.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Santos e Rafael ramos de Souza.Concreto Armado com Fibra PET. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Inspeção e Manutenção Predial nos Condomínios Verticais da Região de Tubarão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. B. Dalago e Rita de Cássia Comin.Confecção de Bloco Pré-Fabricado com Utilização de Resíduos Cerâmicos e Areia de Fundição.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Inspeção e Manutenção Predial. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Reutilização de entulho de construção civil em argamassas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. O uso do pré moldado de concreto no Brasil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Incorporação de resíduos de construção em blocos de alvenaria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Impermeabilização com manta asfáltica no tratamento da infiltração.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Corrosão em armaduras de concreto armado.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Definição de critérios para escolha de tipos de lajes.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALVES, W. O.. Análise do método construtivo em alvenaria estrutural com análise das características do bloco com e sem função estrutural utilizados na cidade de Tubarão SC.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
Orientou
Estudo de Comparação dos Custos de Pilares de Aço por Pilares de Concreto; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Dimensionamento das vigas principais de uma passarela utilizando a madeira Eucaliptus Grandis como material estrutural; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Análise do comportamento do concreto com FRP em pilares mistos preenchidos de seção circular sob compressão axial: Uma revisão de literatura sob o ponto de vista Australiano; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Projeto padrão para habitação de interesse social utilizando o sistema Light Steel Framing; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Reforço de viga de concreto armado submetida à flexão, utilizando chapa metálica colada com resina epóxi; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Comparação entre softwares para projeto estrutural: Análise e verificação dos resultados; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Comparativo entre modelos estruturais com laje nervurada e laje pré moldada para uma residência considerando o custo de materiais; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Análise comparativa entre os quantitativos de aço resultante da aplicação de resistências de concreto distintas em um projeto estrutural; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Impactos do planejamento em relação ao custo final da obra; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Análise comparativa entre laje plana lisa nervurada com blocos recuperáveis e laje lisa pós tencionada com monocordoalhas engraxadas visando o consumo de materiais; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
A madeira na construção civil e a sua competitividade frente às alvenarias: Um estudo comparativo do sistema Light Wood Freme x convencional; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Estudo comparativo da estrutura de um edifício de 8 pavimentos utilizando aço e concreto armado; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Avaliação de bens imóveis: Estudo de caso de um terreno urbano localizado na área central do Município de Tubarão SC; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Estudo de pré dimensionamento de pilares em um edifício de concreto armado; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Metodologia de criação de empresas e geração de ideia aplicados a engenheiros civis recém formaods; ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Avaliação Patrimonial; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Walter Olivier Alves;
Outras produções
ALVES, W. O. . Curso de AutoCad 2017 com Sketchup 15. 2017. .
ALVES, W. O. . Gerenciamento de Projetos utilizando software Project 2013. 2017. .
ALVES, W. O. . Revit 2017. 2017. .
ALVES, W. O. . Revit 2017. 2017. .
ALVES, W. O. . Cypecad 2016. 2017. .
ALVES, W. O. . Curso Revit 2016. 2016. .
ALVES, W. O. . Curso AutoCad 2016 com Sketchup 15. 2016. .
ALVES, W. O. . Curso Cypecad 2016. 2016. .
ALVES, W. O. . Curso Cypecad 2016. 2016. .
ALVES, W. O. . Curso AutoCad 2016 com Sketchup 15. 2016. .
ALVES, W. O. . Curso AutoCad 2015 com Sketchup 15. 2015. .
ALVES, W. O. . Curso Cypecad 2015. 2015. .
ALVES, W. O. . Curso Revit 2015. 2015. .
ALVES, W. O. . Projetos Arquitetônicos em AutoCad. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ALVES, W. O. . Seminário de Formação Humanística - Qualidade de Vida.. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
1994 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
- Vice Coordenador Curso Eng. Civil 1995/1996. -Vice Coordenador Curso Eng. Civil 1999/2000. - Coordenador Curso Eng. Civil 2002/2003.
1988 - Atual
Walter Olivier Alves - Escritório de Projetos EngenhariaVínculo: Profissional Liberal, Enquadramento Funcional: Engenheiro Civil, Carga horária: 20
Outras informações:
Área de atuação: -Projetos de Estruturas - Concreto Armado, aço e madeira. -Projetos Complementares -Execução de obras Cívis - Consultoria - Treinamentos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Walter Olivier Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?