Luana Ferreira Mendes
Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2014).Professor titular do Centro Universitário do Sul de Minas. Professora substituta no CEFET-MG campus Varginha. Mestre em Sustentabilidade em Recursos Hídricos pela Universidade Vale do Rio Verde. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas, Materiais de construção, Tecnologia da construção, Hidráulica, Hidrologia e Saneamento. Atuante no mercado de trabalho, através de consultorias à empresas públicas e privadas, execução e acompanhamento de obras, e realização de projetos.
Informações coletadas do Lattes em 03/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos
2018 - 2020
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações
Título: AVALIAÇÃO MACROSCÓPICA E O USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NO RIBEIRÃO DA ONÇA, Ano de Obtenção: 2020
Orientador: ROSÂNGELA FRANCISCA DE PAULA VITOR MARQUES
Coorientador: ELIANA ALCANTARA. Palavras-chave: Avaliação macroscópica; Uso e ocupação do solo; Áreas de Preservação Permanentes.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Esgoto e atividades relacionadas.
Especialização em andamento em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem
2019 - Atual
Centro Universitário do Sul de Minas
Título: Aplicação das metodologias ativas no ensino da engenharia
Especialização em Docência no Ensino Superior
2015 - 2016
Centro Universitário do Sul de Minas
Título: Docência no ensino superior no curso de Engenharia Civil
Orientador: Letícia Vasquez
Graduação em Engenharia Civil
2010 - 2014
Centro Universitário do Sul de Minas
Título: Proposição para adequação do sistema de esgotamento sanitário no município de Elói Mendes/ MG.
Orientador: Leopoldo Uberto Ribeiro Junior
Bolsista do(a): .
Formação complementar
2015 -
MBA em Docência no Ensino Superior. (Carga Horária: 414h). , Centro Universitário do Sul de Minas, UNIS/MG, Brasil. , Palavras-chave: Docência; Ensino Superior; Didática; Engenharia Civil.
2019 - 2019
Projeto arquitetônico - Revit. (Carga horária: 32h). , Studio Ideia, STUDIO IDEIA, Brasil.
2019 - 2019
Fundamentos em Empreendedorismo. (Carga horária: 56h). , Wadhwani Foundation, WF, Índia.
2018 - 2018
Análises laboratoriais de qualidade de água. (Carga horária: 40h). , Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidráulica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias/Especialidade: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais.
Organização de eventos
MENDES, L. F. ; ANDRADE, P. P. ; CUNHA, A. L. T. ; CHAGAS, D. C. . 2ª Jornada Científica de Engenharia Arquitetura e Tecnologia. 2022. (Outro).
MENDES, L. F. ; ANDRADE, P. P. ; CUNHA, A. L. T. ; CHAGAS, D. C. . 1ª Jornada Científica de Engenharia Arquitetura e Tecnologia. 2021. (Outro).
Participação em eventos
V Semana Acadêmica da Engenharia Civil CEFET - MG.Sustentabilidade e Recursos Hídricos na Gestão da Infraestrutura Urbana. 2019. (Outra).
V Semana Acadêmica da Engenharia Civil CEFET - MG.Sustentabilidade e Recursos Hídricos na Gestão da Infraestrutura Urbana. 2019. (Outra).
XXI Encontro de Iniciação Científica e VI Mostra de Extensão.AVALIAÇÃO DA PARTIDA E PARÂMETROS OPERACIONAIS DE TANQUES SÉPTICOS NO TRAMENTO DESCENTRALIZADO DE ÁGUAS RESIDUARIAS DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNINCOR, MG. 2019. (Encontro).
Congresso Nacional de Meio Ambiente. MÉTODO AVALIATIVO DE IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. 2018. (Congresso).
Congresso Nacional de Meio Ambiente. ANÁLISE DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NA AVENIDA ZEQUINHA CÉSAR NO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES, MG.. 2018. (Congresso).
Congresso Nacional de Meio Ambiente. Proposta de Projeto de Captação e Aproveitamento de Água de Chuva na Escola Municipal Professora Edna de Abreu. 2018. (Congresso).
Congresso Nacional de Meio Ambiente. DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS VISANDO A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE LAMBARI/MG. 2018. (Congresso).
Congresso Nacional de Meio Ambiente. ANÁLISE DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMBUQUIRA, MG.. 2018. (Congresso).
Expo Revestir. 2018. (Feira).
Feicon Batimat. 2018. (Feira).
I Encontro Regional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos. 2018. (Encontro).
II Encontro Regional de Sustentabilidade em Recursos Hídricos. 2018. (Encontro).
IV Congresso Internacional do Centro Universitário do Sul de Minas - Unis. ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS: Estudo de caso na empresa de concreto São Domingos em Varginha/MG. 2018. (Congresso).
IV Congresso Internacional do Centro Universitário do Sul de Minas - Unis. Projeto de aproveitamento de águas pluviais em uma escola pública da cidade de Elói Mendes ? MG. 2018. (Congresso).
IV Congresso Internacional do Centro Universitário do Sul de Minas - Unis. DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS COM APLICAÇÃO DO CONCRETO PERMEÁVEL. 2018. (Congresso).
Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos no I ENCONTRO REGIONAL EM SUST. EM REC HÍDRICOS. 2018. (Encontro).
Seminário Mudanças Climáticas no I ENCONTRO REGIONAL EM SUST. EM RECURSOS HÍDRICOS. 2018. (Encontro).
V Encontro de Pós-Graduação - Unincor.CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNINCOR EM TRÊS CORAÇÕES- MG E PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DESCENTRALIZADO. 2018. (Encontro).
V Encontro de Pós-Graduação - Unincor.EFEITOS DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA QUALIDADE DA ÁGUA NO RIBEIRÃO DA ONÇA, NO MUNICÍPIO DE ELÓI MENDES/MG. 2018. (Encontro).
V Encontro de Pós-Graduação - Unincor.POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVAS EM ÁREAS URBANAS NA BACIA DO RIO VERDE. 2018. (Encontro).
Concurso Inova Unis.Startup para o Concurso Inova Unis. 2017. (Outra).
II CONGRESSO DE PÓS-GRADUAÇÃO. Uso de metodologias ativas no ensino aprendizagem no curso de engenharia civil. 2016. (Congresso).
Participação em bancas
MENDES, L. F.MENDES, L.; MARQUES, M. F. F.. ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS DE FUNDAÇÃO PARA UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL DE MÚLTIPLOS PAVIMENTOS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.MENDES, L.; MARQUES, M. F. F.. ESTUDO COMPARATIVO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS: hélice contínua e pré moldada de concreto. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.MENDES, L.; MARQUES, M. F. F.. ESTUDO COMPARATIVO DE CUSTOS DE PAVIMENTOS EM ESTRUTURA METÁLICA E ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO DE UM EDIFÍCIO COMERCIAL NA CIDADE DE ELÓI MENDES/MG.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.MENDES, L.; MARQUES, M. F. F.. Análise comparativa de quantitativos de materiais de diferentes tipos de lajes de um edifício comercial em Varginha MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.MENDES, L.; MOGNHOL, T. Z.. AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DAS PATOLOGIAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL NA AVENIDA OSVALDO CRUZ. LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.MENDES, L.; MOGNHOL, T. Z.. Anteprojeto de Implantação de Ciclovia na Avenida da Paz no município de Elói Mendes - MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.MENDES, L.; MOGNHOL, T. Z.. AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DAS PATOLOGIAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL DO TRECHO DA BR-491 ? VARGINHA / TRÊS CORAÇÕES ? MG. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L.. ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE FUNDAÇÕES PROFUNDAS DO TIPO HÉLICE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L.. ESTUDO DE CASO SOBRE A INFLUÊNCIA DA CLASSE DO CONCRETO NO DIMENSIONAMENTO DA ESTACA TIPO HÉLICE CONTÍNUA SEGUNDO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L.. DIMENSIONAMENTO DE FUNDAÇÃO PROFUNDA: UM ESTUDO DE CASO NO DISTRITO DO PONTALETE, CIDADE DE TRÊS PONTAS - MG. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L.. ANÁLISE COMPARATIVA DE CUSTOS DE FUNDAÇÃO PARA UM EDIFÍCIO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L.. ESTUDO COMPARATIVO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS Hélice contínua e Pré moldada de concreto. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L.. ESTUDO DE SEGURANÇA E CONFIABILIDADE DE RISCO DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS PARA UM EDIFÍCIO EM VARGINHA-MG. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
Pereira, A. B.; MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L. F.. Análise de patologias e método de reabilitação em via urbana para recuperação funcional do trecho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
Pereira, A. B.MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. Avaliação Superficial das patologias do pavimento flexível na avenida XV de Novembro localizada na cidade de Ilicínea, MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MOGNHOL, T. Z.;MENDES, L. F.Pereira, A. B.. Proposta de reformulação de projeto geométrico e revisão de sinalização do cruzamento entre as rodovias BR 267 e MG 167. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. Captação de água de chuva para aproveitamento sustentável na lavagem de veículos pesados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. Projeto de captação e aproveitamento de água pluvial para o lar São Vicente de Paulo em Carmo da Cachoeira, MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. Proposta para instalação dos sistemas de prevenção e combate ao incêndio e pânico da Escola Estadual Prof. Antonio Domingos Chaves no município de Varginha, MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.; BUENO, L. F.. Projeto de captação e aproveitamento de água da chuva para fins não potáveis em um condomínio residencial multifamiliar da empresa BRZ empreendimentos na cidade de Varginha, MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.; BUENO, L. F.. Diretrizes para implantação de controle das perdas de água no sistema de abastecimento do município de Três Pontas, MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.; BUENO, L. F.. Projeto de captação e aproveitamento de água da chuva para fins não potáveis na Escola Estadual José Cristiano Alves na cidade de São Thomé das Letras, MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
BUENO, L. F.;MENDES, L. F.. Fernandes.Análise da manutenção da rede aérea de esgoto na Avenida Zeca Ponciano em Varginha, MG.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
BUENO, L. F.;MENDES, L. F.. Estudo de caso da produtividade da mão de obra em uma edificação residencial unifamiliar de alto padrão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
BUENO, L. F.;MENDES, L. F.. Estudo Analítico de custo para execução de uma casa de médio porte em dois métodos construtivos: fechamento em alvenaria convencional de bloco cerâmico e painéis sanduíches autoportantes de EPS.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
BUENO, L. F.;MENDES, L. F.. Baltazar.Análise financeira para recuperação de patologias em piso industrial de concreto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
BUENO, L. F.;MENDES, L. F.. Análise orçamentária da construção do portal de entrada na cidade de Caxambu para avaliação da eficiência da gestão de verbas públicas.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. AVALIAÇÃO SUPERFICIAL E PROPOSTA DE SOLUÇÃO DAS PATOLOGIAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL: Rua Araci Pinto Paiva, Vila Paiva ? Varginha / MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. ESTUDO DE ANTEPROJETO PARA DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO FLEXÍVEL POR MEIO DA AVALIAÇÃO SUPERFICIAL DAS PATOLOGIAS DA AVENIDA AYRTON SENNA LOCALIZADA EM POUSO ALEGRE - MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. AVALIAÇÃO SUPERFICIAL E PROPOSTA DE SOLUÇÃO DAS PATOLOGIAS DO PAVIMENTO FLEXÍVEL NA AVENIDA XV DE NOVEMBRO LOCALIZADA NA CIDADE DE ILICÍNEA-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. PROPOSTA PARA CORREÇÃO DAS PATOLOGIAS, SINALIZAÇÃO E GEOMETRIA DO PAVIMENTO FLEXÍVEL DA RODOVIA MG 170: Trecho Guapé/ Ilicínea - MG, km 7,52 ao km 9,82. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. ANÁLISE E PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA AS PATOLOGIAS PRESENTES NA SUPERFÍCIE DO PAVIMENTO FLEXÍVEL DA RUA CABO BENEDITO ALVES EM TRÊS CORAÇÕES, MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. PROJETO DE REFORMULAÇÃO DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA NO CRUZAMENTO QUE INTERLIGA AS RODOVIAS BR-267 E MG-167. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; MOGNHOL, T. Z.. ESTUDO E PROPOSTA PARA REDUÇÃO DO ÍNDICE DE ACIDENTES NA INTERSEÇÃO DA MG-167, KM 40, NA CIDADE DE VARGINHA-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; GARRONI, E. L.;MENDES, L.. ANÁLISE DE ESTABILIDADE DE BARRAGEM DE SOLO NO MUNICÍPIO DE ILICÍNEA-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.; GARRONI, E. L.;MENDES, L.. ANÁLISE DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO NA REGIÃO CENTRAL DE BOA ESPERANÇA-MG. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.Pereira, A. B.MENDES, L. F.. ESTUDO COMPARATIVO DE TÉCNICA E DE CUSTO ENTRE FUNDAÇÕES RASAS: Estudo de caso entre radier e sapata isolada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.MENDES, L. F.Pereira, A. B.. Análise de Tensão-Deformação e de Estabilidade Global em Muros de Arrimo de Flexão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.Pereira, A. B.MENDES, L. F.. ESTUDO DO EFEITO DE EMPUXO LATERAL DO SOLO EM ESTACAS DE FUNDAÇÕES PROFUNDAS - Estudo de caso de um galpão industrial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.Pereira, A. B.. Análise Tensão x Deformação de Tunnel Linear - Estudo de Caso. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.QUEIROZ, R. L.VASCONCELOS, I. P.. Diagnóstico e proposta de gestão de resíduos de construção civil no município de Ilícínea - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.QUEIROZ, R. L.VASCONCELOS, I. P.. Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil no município de Pouso Alegre - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.QUEIROZ, R. L.VASCONCELOS, I. P.. Sistema de Macrodrenagem: Soluções de drenagem para o Ribeirão Santana - Varginha/MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.VASCONCELOS, I. P.. SOLUÇÕES PARA O SISTEMA DE MICRODRENAGEM DA AVENIDA DR. JOSÉ JUSTINIANO DOS REIS EM VARGINHA - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.VASCONCELOS, I. P.. PROPOSTA PARA SOLUCIONAR O SISTEMA DE MICRODRENAGEM DO BAIRRO SANTO ANTÔNIO EM MACHADO - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO PARA A ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO DE PÁDUA AMÂNCIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA AUDITÓRIO SITUADO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS - MACHADO/MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. ESTUDO DE CASO PARA O SISTEMA DE MACRODRENAGEM DO CÓRREGO AS MARGENS DA VIA DE ACESSO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS , CAMPUS MACHADO - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. SOLUÇÕES PARA DRENAGEM: EVENTOS DE INUNDAÇÕES OCORRIDAS NA AVENIDA OSWALDO CRUZ, NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. A DRENAGEM URBANA DE ÁGUAS PLUVIAIS NA AVENIDA DR. RENATO AZEREDO NO MUNICÍPIO DE MACHADO/MG: PROPOSTAS DE SOLUÇÃO PARA OS IMPACTOS DA INUNDAÇÃO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. PROJETO DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA UM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR VERTICAL NA CIDADE DE VARGINHA - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. PROPOSTA PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA DE MICRODRENAGEM NA TRAVESSA PURCINA SCATOLINO EM TRÊS PONTAS - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. MICRODRENAGEM URBANA: SOLUÇÃO DO PROBLEMA DE MICRODRENAGEM EXISTENTE NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO, NO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
VASCONCELOS, I. P.MENDES, L. F.. PROPOSTA PARA ADEQUAÇÃO DOS SISTEMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO DO CENTRO MÉDICO PRESCILDO NANNETTI NO MUNICÍPIO DE MACHADO - MG.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM PARCIAL DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE MONTE SIÃO - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO PARCIAL DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM DA AVENIDA PLÍNIO SALGADO, VARGINHA -MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA PARA FINS NÃO POTÁVEIS NO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL CIDADE NOVA EM VARGINHA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM DO BAIRRO SÃO MIGUEL EM BOA ESPERANÇA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. AVALIAÇÃO E READEQUAÇÃO DOS SISTEMAS DE CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA DO SAAE DO MUNÍCIPIO DE MACHADO - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. ANÁLISE DE VIABILIDADE DA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE REUSO DE ÁGUAS CINZAS E APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM UM RESIDENCIAL NO MUNICÍPIO DE MACHADO - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROPOSTA DE READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM URBANA DO BAIRRO JARDIM MAGNÓLIA NO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES -MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROPOSTA PARA SOLUCIONAR O SISTEMA DE MICRODRENAGEM NA RUA TOLEDO PIZA EM CAMPANHA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. MICRODRENAGEM: ESTUDO DE CASO DA RUA MARAJÓS. BAIRRO REZENDE, VARGINHA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROJETOS PARA EFICIÊNCIA EM RESIDÊNCIA POPULAR: Aproveitamento de água pluvial e geração fotovoltaica de energia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROJETO DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA HABITAÇÕES POPULARES EM TRÊS CORAÇÕES.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. SOLUÇÕES DE DRENAGEM: Eventos de enchentes ocorridos no Ribeirão Santana.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. ESTUDO DE SISTEMA DE MICRODRENAGEM DA RUA GERALDO ZANATELLI NO MUNICÍPIO DE VARGINHA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. MICRODRENAGEM - Estudo de caso da Avenida do Ouro, em São Gonçalo do Sapucaí - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. MICRODRENAGEM: Estudo de caso da Avenida Tancredo Neves com a Rua Pernambuco, no município de São Gonçalo do Sapucaí, MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. MICRODRENAGEM: ESTUDO DE CASO DA RUA DOUTOR JOSÉ BÍSCARO NO MUNICÍPIO DE VARGINHA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA UM EDIFÍCIO COMERCIAL E RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR VERTICAL NA CIDADE DE PARAGUAÇU - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA FINS NÃO POTÁVEIS EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO NA CIDADE DE PARAGUAÇU - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROPOSTA PARA A MELHORIA DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NO TRECHO ENTRE A AV. DEPUTADO CARLOS LUZ E RUA JOSÉ HENRIQUE DA COSTA - TRÊS CORAÇÕES - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. ANÁLISE DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM: estudo de caso da Av. Dr. José Justiniano dos Reis, no bairro Sion, Varginha, MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. ESTUDO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA E REUSO DE ÁGUA CINZA PARA FINS NÃO POTÁVEIS PARA O COLÉGIO PADRE: JÚLIO MARIA NO MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NO BAIRRO SANTA MARIA NO MUNICÍPIO DE ALFENAS - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM URBANA NA SUB-BACIA DA LAGOA SECA NO MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NO BAIRRO SANTA RITA, NO MUNICÍPIO DE MONSENHOR PAULO - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
MENDES, L. F.. ESTUDO DE VIABILIDADE DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA E DO REÚSO DE ÁGUAS CINZAS EM UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ALFENAS - MG.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas.
Orientou
Projeto de aproveitamento de água pluvial para um galpão industrial da empresa Conprem - Concreto pré-moldado LTDA; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Sistema para drenagem pluvial do Córrego Santa Cruz no município de São Bento Abade/MG; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Proposição de estação de tratamento de esgoto para o município de São Thomé das Letras/MG; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Estudo de caso: Análise e diagnóstico das patologias na perícia de um edifício inventariado em Três Corações/MG; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Estudo de caso: Projeto para tratamento de esgoto lançado in natura na Fazenda do Grotão, Três Corações/MG; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Estudo de caso: Gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos para o município de Campo Belo - MG; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Proposição de estação de tratamento de esgoto para o município de São Bento AbadeMG; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Coleta seletiva de resíduos sólidos no município de São Thomé das Letras/MG; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Proposições para o gerenciamento da coleta seletiva de resíduos sólidos para a cidade de Aiuruoca - MG; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
Bacia de retenção de enchentes para a Rua Cônego Abreu e a Rua Mariana Lopes na cidade de Aiuruoca - MG; ; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; (Orientador);
PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO PRÓXIMO AO RIBEIRÃO ARARAS, NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS ? MG; ; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROPOSTA DE DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA UM BAIRRO RURAL DENOMINADO ÁGUAS VERDES DO MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA, MINAS GERAIS; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
MICRODRENAGEM URBANA: Projeto de adequação para o sistema de drenagem da Rua João da Cruz Azevedo, na cidade de São Gonçalo do Sapucaí, MG; ; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
CONTRIBUIÇÕES TÉCNICAS AO PLANO DE DRENAGEM URBANA DO MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA ? MG; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROJETO DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM DA RUA TIRADENTES, no município de Lambari-MG; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Implantação de um projeto de sistema de captação de água pluvial no residencial Maria Rezende Braga em Varginha, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Análise e adequação do sistema de microdrenagem na Avenida Fernão Dias em Três Corações, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Projeto de estação de tratamento de esgoto para o campus II do Centro Universitário do Sul de Minas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Adequação do sistema de esgotamento sanitário próximo ao Córrego dos Bambus, no município de Três Pontas, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Estudo comparativo entre concreto convencional e concreto leve com argila expandida e poliestireno expandido; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Proposição de aproveitamento de água pluvial para a Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida no município de Três Pontas, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Desenvolvimento de sistema de aproveitamento de água pluvial no centro municipal de educação infantil (CMEI) em Três Pontas, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Adequação do sistema de esgotamento sanitário do município de Tocos de Moji, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Estudo de caso: Análise da viabilidade da implantação de um sistema de captação de águas pluviais para fins não potáveis na Escola CBS Objetivo da cidade de Paraguaçu, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Análise do sistema de macrodrenagem urbana no Ribeirão Santa Maria e seus afluentes no município de Varginha, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Análise e adequação para o sistema de microdrenagem da Rua JK e Rua Lourival Campos Reis no município de Carmo da Cachoeira, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Proposição de uma estação de tratamento de efluentes industriais em uma indústria de laticínios no sul de Minas Gerais; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO PRÓXIMO AO CÓRREGO DOS BAMBUS, NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS ? MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: PROJETO DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA A ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA E IGREJA NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS-MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL PARA O CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI), EM TRÊS PONTAS, MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL EM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL NO MUNICÍPIO DE VARGINHA ? MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: PROJETO DE UM SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA FINS NÃO POTÁVEIS NA ESCOLA CBS OBJETIVO DA CIDADE DE PARAGUAÇU/ MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROPOSIÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS NO SUL DE MINAS GERAIS; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO COMPARATIVO ENTRE CONCRETO CONVENCIONAL E CONCRETO LEVE COM ARGILA EXPANDIDA E POLIESTIRENO EXPANDIDO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROJETO DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE TOCOS DO MOJI - MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ANÁLISE E ADEQUAÇÃO PARA O SISTEMA DE MICRODRENAGEM DA RUA LOURIVAL CAMPOS REIS E RUA JK EM CARMO DA CACHOEIRA- MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ANÁLISE DO SISTEMA DE MACRODRENAGEM URBANA DO RIBEIRÃO SANTA MARIA E SEUS AFLUENTES EM VARGINHA ? MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROPOSTA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO INCÊNDIO E PÂNICO NA ESCOLA ESTADUAL BUENO BRANDÃO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES, MG; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROPOSTAS PARA IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO DA CRECHE MUNICIPAL PADRE ANTÔNIO BRÁZ DE FIGUEIREIDO MUNICIPIO DE BOA ESPERANÇA ? MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DA DOSAGEM DOS TIJOLOS DE SOLO-CIMENTO PRODUZIDOS NO MUNICÍPIO DE TRÊS PONTAS - MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PRODUÇÃO DE BLOCOS DE VEDAÇÃO RECICLÁVEIS A PARTIR DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE VARGINHA ? MG; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: Captação e aproveitamento de água pluvial em residência unifamiliar de dois pavimentos situada, no município de Varginha, MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROPOSIÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO MUNICÍPIO DE CARMO DA CACHOEIRA ?MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: Proposição de um sistema de tratamento de esgoto para o Loteamento Sagrado Coração, no município de Paraguaçu, MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
INUNDAÇÕES URBANAS: Estudo de Caso para o Sistema de Macrodrenagem do Córrego do Juventino, no município de Paraguaçu, MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: Adequação do sistema de drenagem pluvial do Distrito Industrial Cláudio Galvão Nogueira, no município de Varginha-MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico da Escola Estadual Américo Dias Pereira, localizada no município de Três Corações, MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: Projeto de prevenção e combate ao incêndio e pânico do BH supermercados, em Três Pontas ? MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: Projeto de um sistema de captação e aproveitamento de água pluvial, do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová, localizado no munícipio de Paraguaçu - MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: Projeto de aproveitamento de água pluvial para a empresa Dixini Ferragens, da cidade de Três Pontas ? MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM URBANA DA AVENIDA FERNÃO DIAS EM TRÊS CORAÇÕES ? MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DE CASO: PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA O EDIFÍCIO MICHELLE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO DA VIABILIDADE DO AGREGADO GRÁUDO RECICLADO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E DEMOLIÇÃO NA UTILIZAÇÃO DE CONCRETOS; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
CONCRETO RECICLADO: Utilização de concreto reciclável para fins não estruturais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ANÁLISE MECÂNICA EM CONCRETOS COM ADITIVO ACELERADOR DE PEGA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ESTUDO COMPARATIVO DE CONCRETOS PRODUZINDOS IN LOCO E EM CENTRAL DOSADORA EM VARGINHA-MG: resistência à compressão, característica física do concreto endurecido e custo de produção; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM PARA A RUA CABO BENEDITO ALVES, NO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES, MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Proposta de um novo Sistema de Abastecimento de Água do Município de Guapé - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Proposição de Adequação do Sistema de Microdrenagem da rua Rio de Janeiro no município de Ilícinea - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Projeto de Captação de Água de Chuva do Condomínio Paiva e Silva no Município de Varginha - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROJETO DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA EM UMA INDÚSTRIA NO MUNICÍPIO DE ELÓI MENDES - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROPOSTA DE READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NA RUA SÃO JOÃO DEL REY EM TRÊS CORAÇÕES - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
ANÁLISE DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO CÓRREGO SARACURA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROJETO DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA PARA O EDIFÍCIO COMERCIAL DA EMPRESA VEÍCULOS CRUZEIRO LTDA NA CIDADE DE VARGINHA - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
MICRODRENAGEM URBANA: ANÁLISE E SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA NA AVENIDA SETE DE SETEMBRO, NA CIDADE DE TRÊS CORAÇÕES - MG; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
PROPOSTA DE READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM NO QUILOMETRO 291 DA RODOVIA MG-167; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário do Sul de Minas; Orientador: Luana Ferreira Mendes;
Produções bibliográficas
-
MARQUES, R. F. P. V. ; SILVA, A. M. ; RODRIGUES, L. S. ; MENDES, L. F. ; OLIVEIRA, A. S. . Impactos da disposição de resíduos sólidos urbanos no solo em municípios de Minas Gerais ? Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA FÍSICA , v. 14, p. 1-25, 2021.
-
NEVES FILHO, ANTONIO OTTO ; BORGES, TALILIAN J. ; PEREIRA, DAIANE FERNANDES ; ALMEIDA, MARIANNE S. TEIXEIRA ; MENDES, LUANA FERREIRA ; DE MELO, MARÍLIA CARVALHO . POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DE Ã?GUA PLUVIAL EM Ã?REAS URBANAS NA BACIA DO RIO VERDE. SEMIOSES (RIO DE JANEIRO) , v. 13, p. 28-42, 2019.
-
MENDES, L. F. ; MARQUES, G. D. ; FRANCKLIN JUNIOR, I. . ANÁLISE E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM DA AVENIDA FERNÃO DIAS EM TRÊS CORAÇÕES - MG. Sustentare , v. 3, p. 143-154, 2019.
-
MENDES, L. F. ; MARQUES, R. F. P. V. ; ALCANTRA, E. . PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DESCENTRALIZADO A PARTIR DA CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNINCOR, TRÊS CORAÇÕES ?MG. REVISTA AUGUSTUS (UNISUAM. ONLINE) , v. 24, p. 224, 2019.
-
MENDES, LUANA FERREIRA ; ALMEIDA, M. S. T. ; NUNES, F. S. ; MARTINS, L. A. ; REZENDE, R. M. . UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CONFECÇÃO DE CONCRETOS. Congresso Nacional do Meio Ambiente , v. 11, p. 1-6, 2019.
-
AZEVEDO, G. A. ; MENDES, L. F. ; MARQUES, R. F. P. V. . PROPOSTA DE READEQUAÇÃO DO SISTEMA DE DRENAGEM NO QUILÔMETRO 29,1 DA RODOVIA MG-167. Sustentare , v. 2, p. 103-117, 2018.
-
MENDES, L. F. ; PEIXOTO, G. V. . Método avaliativo para implantação de estação de tratamento de esgoto. In: Fabiane dos Santos Toledo. (Org.). Meio ambiente em foco. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2019, v. 3, p. 14-18.
-
MENDES, L. F. ; MELO, M. C. ; ALMEIDA, M. S. T. . A BACIA DO RIO VERDE E GESTÃO DAS ÁGUAS: DESAFIOS E OPORTUNIDADE PARA OS MUNICÍPIOS. In: Elisa Dias de Melo; Marilia Carvalho de Melo; Graziella Patrício Pereira Garcia. (Org.). II ENCONTRO REGIONAL SUSTENTABILIDADE EM RECURSOS HÍDRICOS. 1ªed.Timburi: Cia do eBook ltda., 2018, v. , p. 64-72.
-
MENDES, L. F. ; CARVALHO, G. S. . PROPOSTA DE PROJETO DE CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA EDNA DE ABREU. In: 15° Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2018. v. 10.
-
MENDES, L. F. ; OLIVEIRA, L. R. G. . PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NA AVENIDA ZEQUINHA CÉSAR, NO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES ? MG. In: 15º Congresso Nacional do Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2018. v. 10.
-
MENDES, L. F. ; PEIXOTO, G. V. . PROPOSTA DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NO HOSPITAL VETERINÁRIO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS ? UNIS. In: 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2018. v. 10.
-
MENDES, L. F. ; ANDRADE, L. J. . PROPOSIÇÃO DE SISTEMA DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA O MUNICÍPIO DE CAMBUQUIRA, MG. In: 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2018. v. 10.
-
MENDES, L. F. ; SANTOS, C. F. ; QUEIROZ, R. L. . DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS VISANDO A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE LAMBARI/MG. In: 15º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2018, Poços de Caldas. Anais Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, 2018. v. 10.
-
MENDES, L. F. ; MARQUES, R. F. P. V. ; ALCANTRA, E. . CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNINCOR EM TRÊS CORAÇÕES- MG E PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DESCENTRALIZADO. In: Semana de Pesquisa e Extensão, 2018, Três Corações. V Encontro de Pós-Graduação - UninCor, 2018.
-
MENDES, L. F. ; NEVES FILHO, A. O. ; MELO, E. D. . EFEITOS DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA QUALIDADE DA ÁGUA NO RIBEIRÃO DA ONÇA, NO MUNICÍPIO DE ELÓI MENDES/MG. In: Semana da Pesquisa e Extensão, 2018, Três Corações. V Encontro da Pós-Graduação - UninCor. Três Corações, 2018.
-
MENDES, L. F. ; MELO, M. C. ; ALMEIDA, M. S. T. ; PEREIRA, D. F. ; NEVES FILHO, A. O. ; BORGES, T. J. . POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVAS EM ÁREAS URBANAS NA BACIA DO RIO VERDE. In: Semana da Pesquisa e Extensão, 2018, Três Corações. V Encontro da Pós-Graduação - UninCor. Três Corações, 2018.
-
MENDES, L. F. ; MARQUES, R. F. P. V. ; ALVES, E. ; FREITAS, A. S. . EFICIÊNCIA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE EFICIÊNCIA DE TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO POR REATORES UASB EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDES, L. F. . Sustentabilidade e Recursos Hídricos na Gestão da Infraestrutura Urbana. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SANTOS, E. M. N. ; MENDES, LUANA FERREIRA ; MARQUES, R. F. P. V. . AVALIAÇÃO DA PARTIDA E PARÂMETROS OPERACIONAIS DE TANQUES SÉPTICOS NO TRAMENTO DESCENTRALIZADO DE ÁGUAS RESIDUARIAS DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNINCOR, MG. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES, L. F. ; MARQUES, R. F. P. V. ; ALCANTRA, E. . CARACTERIZAÇÃO DAS ÁGUAS RESIDUÁRIAS DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNINCOR EM TRÊS CORAÇÕES- MG E PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DESCENTRALIZADO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES, L. F. ; NEVES FILHO, A. O. ; MELO, E. D. . EFEITOS DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA QUALIDADE DA ÁGUA NO RIBEIRÃO DA ONÇA, NO MUNICÍPIO DE ELÓI MENDES/MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES, L. F. ; NEVES FILHO, A. O. ; PEREIRA, D. F. ; ALMEIDA, M. S. T. ; BORGES, T. J. ; MELO, M. C. . POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVAS EM ÁREAS URBANAS NA BACIA DO RIO VERDE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MENDES, L. F. ; SANTOS, C. F. ; QUEIROZ, R. L. . DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS VISANDO A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE LAMBARI/MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDES, L. F. ; ANDRADE, L. J. . ANÁLISE DO SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DO MUNICÍPIO DE CAMBUQUIRA, MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDES, L. F. ; OLIVEIRA, L. R. G. . ANÁLISE DO SISTEMA DE MICRODRENAGEM NA AVENIDA ZEQUINHA CÉSAR NO MUNICÍPIO DE TRÊS CORAÇÕES, MG. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDES, L. F. ; PEIXOTO, G. V. . MÉTODO AVALIATIVO DE IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MENDES, L. F. ; CARVALHO, G. S. . Proposta de Projeto de Captação e Aproveitamento de Água de Chuva na Escola Municipal Professora Edna de Abreu. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
VASQUS, L. V. ; MENDES, L. F. . DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE ENGENHARIA CIVIL: reflexões acerca de sua complexidade.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MENDES, L. F. . Dimensionamento de Estação de Tratamento de Esgoto - Tanque séptico seguido de wetlands de fluxo horizontal. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
MENDES, L. F. . Topografia na prática. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
-
MENDES, L. F. . Projeto de Combate e Prevenção ao Incêndio. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2017
Professora homenageada na colação de grau da turma de Arquitetura e Urbanismo, Centro Universitário do Sul de Minas - Unis.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora substituta, Carga horária: 40
2021 - Atual
Centro Universitário do Sul de MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador adjunto, Carga horária: 12
2016 - Atual
Centro Universitário do Sul de MinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de construção, Materiais de construção II, Saneamento e Infra Estrutura Urbana, Tecnologia das construções II
-
08/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento I
-
01/2018 - 07/2018
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção I, Tecnologia das Construções I, Tecnologia das Construções III
-
01/2018 - 07/2018
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de construções I, Optativa I - Projeto de prevenção e combate ao incêndio
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Saneamento I
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia das Construções II, Tecnologia das Construções III
-
01/2017 - 07/2017
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Optativa I - Projeto de combate e prevenção à incêndio
-
01/2017 - 07/2017
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção II, Tecnologia das Construções I
2018 - 2020
Faculdade de Pouso AlegreVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
01/2018
Ensino, Engenharia civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução às Engenharias, Projeto Interdisciplinar de Curso
2020 - 2022
Universidade Vale do Rio Verde de Três CoraçõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12
2010 - 2016
Prefeitura Municipal de Eloi MendesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Agente Administrativo, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2010 - 07/2016
Estágios , Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.,Estágio realizado, Acompanhamento de obras.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luana Ferreira Mendes e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?