Caroline Lopes da Cruz
Licenciada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, possui mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens/ PPGEL, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas do Campus I- UNEB (Universidade do Estado da Bahia), sob a orientação da Prof Dr Elisângela Santana dos Santos e, especialização em metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Literatura.Professora de Língua Portuguesa da rede de ensino do estado de Alagoas.Atualmente atua como coorientadora do "Projeto Nomeio, logo habito" pertencente ao Pibic Jr ( Programa de Iniciação Científica Junior) fomentado pela FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) e SECTI (SECTI - Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação).
Informações coletadas do Lattes em 15/06/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Estudo de Linguagens
2021 - 2023
Universidade do Estado da Bahia
Título: Conceptualizações metafóricas e metonímicas no memorial pedagógico do projeto Nossa Rede do município de Salvador, Ano de Obtenção: 2023
Elisângela Santana dos Santos.Palavras-chave: ensino; educação básica.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.
Graduação interrompida em 2014 em Relações Internacionais
2010 - Atual
Centro Universitário Jorge Amado
Ano de interrupção: 2014
Formação complementar
2020 - 2022
Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e Literatura. (Carga horária: 360h). , FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA, FAEL, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Cognitiva.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Ciências do Léxico.
Participação em eventos
I Congresso Internacional de estudos sobre a Linguagem. A conceptualização metafórica do ensino em tempos de pandemia da COVID-19 em relatos de pais, alunos e professores. 2021. (Congresso).
XXIV CNFL. A conceptualização metafórica do ensino de língua portuguesa em relatos de experiência de alunos do ensino médio: um estudo linguístico cognitivo. 2021. (Congresso).
XXIV CNFL. 2021. (Congresso).
Café com Linguística: Diálogos em torno da linguagem humana e seu estudo cie científico. 2020. (Exposição).
I Colóquio de Sociolinguística. 2020. (Outra).
II Colóquio Leitura, Escrita e Ensino. 2020. (Outra).
X Encontro de Sociolinguística. 2020. (Encontro).
Oficina de Língua Portuguesa- UCSAL. 2018. (Oficina).
Oficina de Produção Textual- UCSAL. 2018. (Oficina).
III SIMPÓSIO DO PIBID-UFBA.Gêneros textuais numa perspectiva de oficina de leitura e escrita no PIBID Letras: um passeio pela sala de aula. 2017. (Simpósio).
Minicurso: Gêneros e tipos textuais, hipertexto gêneros digitais: desafios do professor de de Língua Portuguesa em uma sociedade tecnológica e conectada. 2017. (Outra).
XI Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2017. (Seminário).
Congresso da UFBA. 2016. (Congresso).
Jornadas Acadêmicas: Literatura e Cultura. 2016. (Outra).
Minicurso: A Variação, o ensino e o projeto Atlas Linguístico do Brasil. 2016. (Outra).
SEMENTE- Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.Gêneros textuais numa perspectiva de oficina de leitura e escrita no PIBID Letras: um passeio pela sala de aula. 2016. (Seminário).
SEMENTE- Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Seminário).
VI Ciclo de Conferências. 2016. (Outra).
XIII WorkALiB- Workshop Nacional do Projeto Atlas Linguístico do Brasil. 2016. (Outra).
Encontro de Gramática Gerativa. 2015. (Encontro).
Minicurso: Aquisição da línguagem. 2015. (Outra).
Produções bibliográficas
-
LOPES, C. ; SANTOS, Elisângela S. . A conceptualização metafórica de ensino remoto em tempos de pandemia da COVID-19 nos relatos de alunos, pais e professores. In: Aurelina Ariadne Domingues Almeida; Carla Severiano de Carvalho; Elisângela Santana dos Santos; Neila Maria Oliveira Santana. (Org.). Linguagens e pandemia: abordagens linguísticas, literárias e aplicadas. 1ªed.Salvador: EDUFBA, 2022, v. 1, p. 1-350.
-
LOPES, C. ; SANTOS, Elisângela S. . A conceptualização metafórica do ensino de língua portuguesa em relatos de experiência de alunos do ensino médio: um estudo linguístico cognitivo. In: XXIV CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2021, Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, 2021. v. XXIV. p. 45-59.
-
LOPES, C. . A conceptualização metafórica do ensino em tempos de pandemia da COVID-19 em relatos de pais, alunos e professores. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, C. ; SANTOS, Elisângela S. . A conceptualização metafórica do ensino de língua portuguesa em relatos de experiência de alunos do ensino médio: um estudo linguístico cognitivo. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEITOZA, A. A. ; LOPES, C. ; BASTOS, D. ; JESUS, P. J. ; OLIVEIRA, L. S. ; SANTANA, M. L. ; CARDOSO, T. S. . Atividades do PIBID no CEEP - Isaías Alves. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
LOPES, C. ; FEITOZA, A. A. ; BASTOS, D. ; SOUZA, F. S. . Gêneros textuais numa perspectiva de oficina de leitura e escrita no PIBID Letras: um passeio pela sala de aula.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2024
Projeto Nomeio, logo habito, Descrição: O projeto se insere no contexto dos estudos toponímicos realizados no Pibic Jr. (Programa de Iniciação Científica Junior) fomentado pela FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas) e SECTI (SECTI - Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação), onde ocorreu dentro de uma escola de educação básica, a Escola Estadual Anália Tenório, pertencente ao município de Olho d'Água Grande/AL. A pesquisa tem por objetivo descrever a toponímia da cidade de Olho Dagua Grande, município do estado de Alagoas, e os povoados que a compõem, considerando a interdisciplinaridade dos estudos toponímicos com outras áreas de estudo como História, Geografia e Cultura. Além disso, tentar explicar por meio do estudo dos topônimos a origem da cidade de Olho Dágua Grande e seus povoados; enunciar os topônimos encontrados ao longo da pesquisa; mostrar a relação entre língua, cultura, identidade, história e memória social e cultural; e, por fim, investigar a motivação e o significado que há na origem dos nomes próprios dos povoados e da cidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Lopes da Cruz - Coordenador / Shirlei de Oliveira Pereira - Integrante / Sandy Lima da Silva - Integrante / Alessandra Silva dos Santos - Integrante / Ana Júlia Simão dos Santos - Integrante / Denise Borges dos Santos - Integrante / Evilly Nicolau da Silva - Integrante / Mariane Evelyn Santos Brito - Integrante / Mariany Ketily Costa André - Integrante / Davi Ferreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
COLÉGIO PONTO ALTOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
2019 - 2020
Centro Educacional Tia NinhaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Redação, Carga horária: 8
2017 - 2018
Secretaria Municipal de Educação de SalvadorVínculo: Auxiliar de professor, Enquadramento Funcional: Estagiária da disciplina Língua Portuguesa, Carga horária: 20
2016 - 2017
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação à Docência, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - Atual
Secretaria de Educação do Estado de AlagoasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Caroline Lopes da Cruz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?