Roberto de Souza Bueno
Graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário FEI (1984). Especialista em Gestão Empresarial Estratégica - MBA Executivo pela Universidade de São Paulo (2004). Especialista em Docência Universitária pelo Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA (2019). Atuou como assistente de coordenação do curso de Engenharia Mecânica, função concomitante com a de professor assistente I das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Administração de Empresas do Centro Universitário Alves Faria - UNIALFA. Tutor de EAD de disciplinas da área de conhecimento da Engenharia Mecânica. Consultor industrial e Empresário Individual. Gestor da Qualidade e Produtividade e condutor da implantação da norma ISO 9001, possuindo mais de 30 anos atuando na área industrial em organizações nacionais e multinacionais de variado porte com destaque para Alstom, MAFERSA, Arno, Metal Leve Mahle, Wapsa, Fanaupe, Continental Parafusos, ABS, BVQI como terceirizado na Transpetro no planejamento e inspeção de equipamentos estáticos. Como professor universitário ministra aulas com metodologias ativas e híbridas nas disciplinas nas áreas de Projetos, Processos de Fabricação, Gestão da Qualidade (Total e Seis Sigma), Manutenção, Métodos Estatísticos aplicados ao Processos de Manufatura, buscando o melhor desempenho dos discentes.
Informações coletadas do Lattes em 07/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado profissional em andamento em Engenharia de Produção
2019 - Atual
Universidade Federal de Goiás
Título: Modelo de Gestão da Inovação em Processos e Produtos nas Organizações, Ano de Obtenção:
Orientador: Roberto da Piedade Francisco
Palavras-chave: Engenharia da Produção.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
Especialização em DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
2017 - 2019
Faculdades Alves Faria
Título: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA ENGENHARIA
Orientador: PROFa. Ms. SONILDA APARECIDA DE FÁTIMA SILVA
Especialização em Gestão Empresarial Estratégica - MBA Executivo
2003 - 2004
Universidade de São Paulo
Título: A GQ e a GE: Uma proposta de Metodologia
Orientador: José Augusto Glagliardi
Formação complementar
2004 - 2004
Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais. (Carga horária: 16h). , QPC Consultoria Industrial & Representações, QPC, Brasil.
2004 - 2004
Lead Auditor ISO 9000/rev. 2000. (Carga horária: 47h). , QSP - Centro da Qualidade, Segurança e Produtividade para o Brasil e AL, QSP, Brasil.
2003 - 2004
MBA em Gestão Estratégica Empresarial. (Carga Horária: 436h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2003 - 2003
Certified Welding Inspector ? CWI. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Soldagem, ABS, Brasil.
2002 - 2002
Seis Sigma ? Green Belt - Certificação. (Carga horária: 40h). , Alstom do Brasil LTDA, ALSTOM, Brasil.
1999 - 1999
Planejamento, Programação e Controle da Produção V, MRP e MRP II. (Carga horária: 16h). , SUNDIÁ ? Engenharia Industrial e Arquitetura S/C Ltda, SUNDIA, Brasil.
1999 - 1999
Análise do Valor. (Carga horária: 80h). , Alstom do Brasil LTDA, ALSTOM, Brasil.
1999 - 1999
Tratamento de Reclamações de Clientes ? CCHP. (Carga horária: 40h). , Alstom do Brasil LTDA, ALSTOM, Brasil.
1999 - 1999
Auditor Interno - ISO 9000. (Carga horária: 55h). , Alstom do Brasil LTDA, ALSTOM, Brasil.
1997 - 1997
Auditor Interno - ISO 9000. (Carga horária: 16h). , Qualitec, QUALITEC, Brasil.
1992 - 1992
TWI ? Training Within Industry. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de SP, SENAI, Brasil.
1990 - 1990
Instrutor de Treinamento. (Carga horária: 30h). , SENAI - Departamento Regional de SP, SENAI, Brasil.
1989 - 1989
Controle Estatístico do Processo. (Carga horária: 40h). , Instituto Ar ? Lais, AR-LAIS, Brasil.
1989 - 1989
Controle Estatístico do Processo. (Carga horária: 16h). , Instituto Ar ? Lais, AR-LAIS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Garantia de Controle de Qualidade.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Processos de Fabricação, Seleção Econômica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Análise de Tensões.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção.
Orientou
ANALISE DE DESEMPENHO PARA ENGRENAGEM DE AC¸ O, ´ BRONZE E TECNIL COM OS MESMOS REGIME DE TRABALHO, MATERIAIS E LUBRIFICANTE; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - UNIALFA Centro Universitário Alves Frias; (Orientador);
MICROTURBINA DE GERAÇÃO ELETRICA USANDO O FLUXO DE ÁGUA DE TUBULAÇÕES PREDIAIS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - UNIALFA Centro Universitário Alves Frias; (Orientador);
GESTÃO DE MUDANÇA DE CULTURA ORGANIZACIONAL NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA 5S; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - UNIALFA Centro Universitário Alves Frias; (Orientador);
DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA DE AQUECIMENTO DE ÁGUA PARA BARREIRAS SANITÁRIAS EM UMA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - UNIALFA Centro Universitário Alves Frias; (Orientador);
IMPLANTAÇÃO DE CÉLULAS DE MANUFATURA NA LINHA DE COSTURA DE CONFECÇÃO DE ROUPA COM ENFOQUE NA INDUSTRIA 4; 0; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - UNIALFA Centro Universitário Alves Frias; (Orientador);
Modelo de Condicionamento de Resíduos Orgânicos para Geração de Energia em Instalações Rurais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - UNIALFA Centro Universitário Alves Frias; Orientador: Roberto de Souza Bueno;
METODOLOGIA MODELO DE MANUTENÇÃO PARA SISTEMA PNEUMÁTICO DA ETA DO SISTEMA MEIA PONTE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdades Alves Faria; Orientador: Roberto de Souza Bueno;
MODELAGEM DA ANÁLISE DOS DEFEITOS CAUSADOS EM PEÇAS DE ALUMÍNIO FUNDIDAS POR GRAVIDADE; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdades Alves Faria; Orientador: Roberto de Souza Bueno;
AS VANTAGENS DO CONJUNTO DE TÉCNICAS DA MANUFATURA ENXUTA MODELADO A UMA OFICINA DE REPAROS VEICULARES; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdades Alves Faria; Orientador: Roberto de Souza Bueno;
COMPARAÇÃO DE MATERIAIS PARA FABRICAÇÃO ECONÔMICA DE VASO DE PRESSÃO DE GLP; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Faculdades Alves Faria; Orientador: Roberto de Souza Bueno;
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Faculdades Alves FariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 20
Outras informações:
Ensino de Disciplinas do ciclo profissionalizante: Engenharia Mecânica - Materiais de Construção Mecânica, Máquinas de Fluxo, Processos de Fabricação, Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Processos de Fabricação, Projeto de Máquinas, Elementos de Máquinas, Manutenção de Sistemas, Projeto de Produto.
Engenharia de Produção: Projeto de Produto, Engenharia da Qualidade, Gestão da Qualidade, Organização do trabalho Industrial.
Administração: Administração de Operações.
2020 - 2022
Faculdades Alves FariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Coordenação Engenharia Mecânica, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuação de Assistente com atividades de planejamento e execução de atividades pedagógicas, atividades semestral de oferta de disciplinas, programação e elaboração de horário, orientação de professores e atendimento a demandas de alunos.
Atividades
-
01/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção Mecânica, Máquinas de Fluxo, Sistemas Pneumáticos e Hidráulicos, Projeto de Máquinas I, Processos de Fabricação II, Laboratório de Processos de Fabricação, Sistemas de Manutenção, Elementos de MáquinasII
2010 - 2016
Universidade PaulistaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente II, Carga horária: 9
Outras informações:
Ensino de Disciplinas do ciclo profissionalizante: Termodinâmica, Refrigeração e Ar Condicionado, Estruturas Hiperestáticas, Materiais de Construção Mecânica Aplicada, Ciências dos Materiais, Processos de Fabricação e Conformação, Metrologia, Engenharia da Qualidade e Manutenção Mecânica.
Atividades
-
05/2013
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aplicações Térmicas, Refrigeração e Ar Condicionado, Refrigeração e Ar Condicionado e Sistemas Fluidotérmicos, Ciência dos Materiais, Materiais de Construção Mecânia, Fabricação Mecânica, Fabricação Mecânica e Metrologia, Estruturas Hiperestáticas, Manutenção Mecânica, Processos de Fabricação
2015 - 2016
Faculdade GoiâniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente AO ? CBO 234520
Outras informações:
Ensino de Disciplinas do ciclo profissionalizante: Transferência de Calor, Termodinâmica Aplicada
2013 - 2014
LBR Engenharia e Consultoria LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Planejamento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades desenvolvidas e resultados alcançados como contratado terceirizado locado na Transpetro: contrato de apoio ao gerenciamento da inspeção, oleoduto São Paulo/Centro Oeste.
Gerenciar (1) o uso e disponibilidade frota de veículos integrada com a logística apropriada; (2) os projetos e programas de inspeção de equipamentos (tanques e dutos) e regidos pela NR-13, utilizando os recursos e métodos existentes e superando as metas previstas.
Planejar o programa, controlar/fiscalizar as atividades de inspeção segundo os princípios do PMI, com tecnologia de comunicação e informação (MS Project e Excel) alcançando objetivos de desempenho do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos).
Realizar auditorias periódicas e elaborar planos de ação para eliminar deficiências e aumentar a eficácia do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos.
2011 - 2013
PROJEL ENGENARIA ESPECIALIZADA LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Planejamento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades desenvolvidas e resultados alcançados como contratado terceirizado locado na Transpetro: contrato de apoio ao gerenciamento da inspeção, oleoduto São Paulo/Centro Oeste.
Gerenciar (1) o uso e disponibilidade frota de veículos integrada com a logística apropriada; (2) os projetos e programas de inspeção de equipamentos (tanques e dutos) e regidos pela NR-13, utilizando os recursos e métodos existentes e superando as metas previstas.
Planejar o programa, controlar/fiscalizar as atividades de inspeção segundo os princípios do PMI, com tecnologia de comunicação e informação (MS Project e Excel) alcançando objetivos de desempenho do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos).
Realizar auditorias periódicas e elaborar planos de ação para eliminar deficiências e aumentar a eficácia do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos.
2011 - 2011
ATP Engenharia LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Planejamento, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades desenvolvidas e resultados alcançados como contratado terceirizado locado na Transpetro: contrato de apoio ao gerenciamento da inspeção, oleoduto São Paulo/Centro Oeste.
Gerenciar (1) o uso e disponibilidade frota de veículos integrada com a logística apropriada; (2) os projetos e programas de inspeção de equipamentos (tanques e dutos) e regidos pela NR-13, utilizando os recursos e métodos existentes e superando as metas previstas.
Planejar o programa, controlar/fiscalizar as atividades de inspeção segundo os princípios do PMI, com tecnologia de comunicação e informação (MS Project e Excel) alcançando objetivos de desempenho do SPIE (Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos).
Realizar auditorias periódicas e elaborar planos de ação para eliminar deficiências e aumentar a eficácia do Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos.
2007 - 2011
Bureau Veritas do Brasil Soc. Clas. e Certificadora LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Inspeção, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades desenvolvidas como contratado terceirizado locado na Transpetro: contrato de apoio ao gerenciamento da inspeção, oleoduto São Paulo/Centro Oeste.
Planejar, elaborar e controlar orçamentos e contratos de prestação de serviços, determinando recursos que possibilitem utilização equilibrada e medidas que reduzam substancialmente o período de paralisação e interrupção do fluxo de processamento.
Coordenar e emitir estudos e pareceres técnicos baseados em análise de riscos e confiabilidade (Análise do Modo e Efeito de Falha, Inspeção Baseada em Riscos, mecanismos de danos e outros), assegurando maiores prazos de inspeção e disponibilidade operacional de equipamentos.
Planejar e desenvolver fornecedores locais com apoio na confecção de procedimentos executivos, memoriais de cálculo, data books envolvendo soldagem, ensaios não destrutivos de vasos de pressão e construção de dutos/tubulação conforme normas Petrobras códigos de construção API e ASME.
Conduzir sob responsabilidade técnica e assessorar a gestão da inspeção periódica dos equipamentos estacionários e vasos de pressão NR-13, aprimorando continuadamente seu desempenho.
Desenvolver, simplificar e adequar procedimentos executivos, documentos, registros, memoriais de cálculo, referentes aos requisitos de normas e códigos de construção (NR-13 ? Caldeiras e Vasos de Pressão, Petrobrás, NBR, API, ASME, entre outras) tornando-os práticos e eficazes.
2005 - 2007
ABS Group ServicesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Inspeção, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atividades desenvolvidas como contratado terceirizado locado na Transpetro: contrato de apoio ao gerenciamento da inspeção, oleoduto São Paulo/Centro Oeste.
Planejar, elaborar e controlar orçamentos e contratos de prestação de serviços, determinando recursos que possibilitem utilização equilibrada e medidas que reduzam substancialmente o período de paralisação e interrupção do fluxo de processamento.
Coordenar e emitir estudos e pareceres técnicos baseados em análise de riscos e confiabilidade (Análise do Modo e Efeito de Falha, Inspeção Baseada em Riscos, mecanismos de danos e outros), assegurando maiores prazos de inspeção e disponibilidade operacional de equipamentos.
Planejar e desenvolver fornecedores locais com apoio na confecção de procedimentos executivos, memoriais de cálculo, data books envolvendo soldagem, ensaios não destrutivos de vasos de pressão e construção de dutos/tubulação conforme normas Petrobras códigos de construção API e ASME.
Conduzir sob responsabilidade técnica e assessorar a gestão da inspeção periódica dos equipamentos estacionários e vasos de pressão NR-13, aprimorando continuadamente seu desempenho.
Desenvolver, simplificar e adequar procedimentos executivos, documentos, registros, memoriais de cálculo, referentes aos requisitos de normas e códigos de construção (NR-13 ? Caldeiras e Vasos de Pressão, Petrobrás, NBR, API, ASME, entre outras) tornando-os práticos e eficazes.
2006 - 2006
Câmara de Dirigentes Logistas de GoiâniaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Instrutor de Treinamento
Outras informações:
As 7 ferramentas da Qaulidade
2004 - 2005
QPC Consultoria Industrial & RepresentaçõesVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Consultor
Outras informações:
Treinamento Gerencial ? Ferramentas para Melhoria Continua da Qualidade e Manutenção Produtiva Total (TPM)
2004 - 2004
Fenix Industria e Comercio de Fibra de Vidro LtdaVínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor e Assessor em Gestão Industrial, Carga horária: 10
Outras informações:
Assessorar implantação da Gestão da Qualidade segundo os requisitos da norma ISO 9001:2000, organizar a política da qualidade e procedimentos executivos, alcançando as metas de redução custos e aumento de competitividade.
1998 - 2004
Alstom do Brasil LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Qualidade, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Instrutor de Treinamento disciplinas: Programa 5S e Processos de Soldagem.
Prever, coordenar e realizar o programa de treinamento e capacitação funcional e gerencial na área industrial visando a conformidade com os requisitos de certificação da norma ISO 9001:1984.
Coordenar e prover treinamento de soldadores, operadores e inspetores nos estágios de conjuntos soldados, para a inspeção final do cliente da primeira caixa acabada destinado ao mercado de exportação.
Organizar e padronizar os procedimentos executivos de ensaios não destrutivos, que assegurem a qualidade da junta soldada segundo as boas práticas de engenharia, normas e códigos de construção.
Organizar e empregar o programa Seis Sigma com equipes multifuncionais, tratando os processos com perdas eliminando os desperdícios e reduzindo a variabilidade do produto.
Coordenar, desenvolver e controlar o programa de avaliação dos fornecedores de componentes e produtos semiacabados e acabados para incorporação na montagem dos carros metro ferroviários.
Implantar a metodologia de atendimento a reclamações dos clientes, com planejamento, tradução, adaptação, treinamento dos níveis hierárquicos, divulgação, coordenação do tratamento e ações pertinentes.
Coordenar e preparar os procedimentos executivos, manual e política da qualidade para certificar o Sistema de Qualidade segundo os requisitos da norma ISO 9001:1984.
Planejar, organizar e implantar o programa de Logística Industrial, prevendo investimento de recursos cujo retorno trouxe diminuição de custos e aumento da produtividade.
1996 - 1998
Kraucher S/A Industria MetalurgicaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gestor de Qualidade e Produtividade, Carga horária: 4
Outras informações:
Instrutor de Treinamento em Manutenção Produtiva Total, Padronização de procedimentos para implantação dos requisitos da norma ISO 9001.
Organizar e comandar as atividades de Manutenção Industrial, a gestão dos tipos de manutenção e organização do estoque de peças sobressalentes buscando economia de recursos e maiores lucros.
Convencer a cúpula da empresa, comandar e controlar a adequação dos procedimentos executivos, documentação da política e manual da qualidade para certificar a empresa nos requisitos da norma ISO 9001:1984.
Organizar, a terceirização da manutenção preventiva e conservação dos instrumentos e equipamentos de medição, aumentando a confiabilidade e disponibilidade dos instrumentos, equipamentos e dispositivos de medição e calibração.
Planejar, realizar e controlar a qualidade com foco no processo, ao dinamizar o Controle Estatístico do Processo (CEP), e adequar Garantia da Qualidade, para atender às exigências do VDO 6.0 da Wolkswagen.
Diagnosticar as maiores perdas conforme o sistema Toyota de produção, coordenar a implantação das soluções adequadas oriundas das auditorias de processo, alcançando as metas previstas de produtividade.
1992 - 1995
Escola Estadual de 2º Grau Prof. Andronico de MeloVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20
Outras informações:
Ensino das disciplinas de Matemática e Física no nível Médio.
1994 - 1995
MAFERSA S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe Seção Engenharia da Qualidade, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Planejar e organizar métodos, planos e procedimentos executivos de controle e de qualificação de soldagem a arco e a resistência em conformidade com os requisitos dos códigos de construção e contratuais.
Coordenar (1) as atividades de normalização e padronização das rotinas de inspeção de fabricação, montagem e teste de carros metroviários; (2) a implantação das sete ferramentas da qualidade que permitem a melhoria contínua da qualidade nos processos de montagem, soldagem e testes finais, reduzindo custos e aumentando a produtividade.
Organizar, empregar, aprimorar e manter métodos e programas de manutenção preventiva e conservação dos instrumentos e equipamentos de medição, aumentando a confiabilidade e disponibilidade dos instrumentos, equipamentos e dispositivos de medição e calibração.
Planejar e controlar as atividades que visam otimizar o processo produtivo com projeto de dispositivos e procedimentos executivos de medição e controle para automação de métodos quantitativos e modelos estatísticos de inspeção.
Coordenar, desenvolver e controlar o programa de avaliação dos fornecedores de componentes e produtos semiacabados e acabados para incorporação na montagem dos carros metro ferroviários.
1992 - 1994
MAFERSA S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro Controle da Qualidade, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenar a coleta e ordenação da documentação e registros de inspeção do produto e da soldagem a arco e a resistência, de acordo com os requisitos dos códigos de construção da American Welding Society e contratuais.
Organizar e controlar a (1) padronização das atividades e documentos de inspeção e controle; (2) eliminação dos desvios da conformidade ocorrida na montagem do produto destinado à exportação ao mercado americano, a comunicação, registro e permissão de utilização do cliente de acordo com as exigências contratuais.
Otimizar o processo produtivo ao (1) projetar, desenvolver protótipos e utilizar dispositivos e procedimentos executivos de medição e controle para automação de métodos quantitativos e modelos estatísticos de inspeção; (2) melhoria contínua da qualidade; (3) envolvimento das pessoas no esforço pela qualidade.
Coordenar as atividades de atendimento às exigências conformidade do produto contratuais com empresas de consultoria em inspeção nacionais e internacionais.
1990 - 1991
Fanaupe S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Controle da Qualidade, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenar o aprimoramento o sistema de qualidade e do Controle Estatístico do Processo (CEP), adequando os procedimentos executivos e registros de medição, liderar equipes multifuncionais na redução contínua das deficiências com aplicação das metodologias de Análise e Solução de Problemas, PDCA.
Organizar o sistema de qualidade direcionando à certificação da série de normas ISO 9.001:1984 como membro do conselho de implantação dos requisitos.
1988 - 1990
Continental parafusos S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe do Depto de Controle da Qualidade, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenar o programa de investimento para aquisição de novos equipamentos produtivos, projeto da distribuição física de laboratórios, obtendo redução de custos, aumento de produtividade e competitividade.
Planejar, realizar e controlar a qualidade com foco no processo, ao implantar o Controle Estatístico do Processo (CEP), a Garantia da Qualidade, como consequência os produtos fornecidos serem laureados com a garantia assegurada dos fornecedores da General Motors.
Organizar (1) a avaliação da conformidade do produto na linha de produção e testes de laboratório, tornando o quadro de colaboradores e as instalações disponíveis adequado à flutuação da demanda, (2) os recursos da tecnologia da comunicação e informação, automatizando a base de dados permitindo a tomada de decisões baseadas em evidências.
Comandar a implantação de metodologias que permitem a melhoria contínua da qualidade como as sete ferramentas da qualidade, a gestão visual e o programa de manutenção preventiva.
1986 - 1988
METAL LEVE COMÉRCIO E INDÚSTRIA LTDAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Chefe Departamento Ins. Mecânica e Metrologia, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Gerenciar as atividades, recursos, métodos, instrumentos e equipamentos de inspeção e calibração do setor de metrologia da unidade produtora de pistões e pinos pesados.
Planejar o orçamento anual destinado ao investimento nos projetos de compra e/ou fabricação de protótipos de dispositivos, equipamentos, instrumentos de medição, peças de reposição, ferramental, softwares e métodos de medição necessários para avaliar a conformidade do produto.
Organizar, empregar, aprimorar e manter métodos e programas de manutenção preventiva e conservação dos instrumentos e equipamentos de medição, aumentando a confiabilidade e disponibilidade dos instrumentos, equipamentos e dispositivos de medição e calibração.
Avaliar e diagnosticar as necessidades de itens de reposição de equipamentos, dispositivos e instrumentos de medição, aprimoramento do processo de compras e consequente redução de seu volume no estoque.
Coordenar (1) o aprimoramento da metodologia de apuração, divulgação, ação corretiva e preventiva dos custos da má qualidade; (2) o quadro de colaboradores da inspeção e auditoria final, obtendo maior flexibilidade, dinamismo, registros mais precisos e satisfação dos clientes a custos reduzidos.
1984 - 1986
Arno S/AVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheiro da Qualidade, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Direcionar todas as ações corretivas e preventivas com ênfase na qualidade do processo ao apurar e divulgar os indicadores qualidade para o pleno atendimento às exigências do cliente.
Otimizar o processo produtivo ao (1) projetar, desenvolver protótipos e utilizar dispositivos e procedimentos executivos de medição e controle para automação de métodos quantitativos e modelos estatísticos de inspeção; (2) melhoria contínua da qualidade; (3) envolvimento das pessoas no esforço pela qualidade.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roberto de Souza Bueno e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?