Mayume Caires Moreira
Doutoranda em Direito e Mestre em Ciências Jurídicas junto ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UniCesumar. Bolsista pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP/CAPES). Graduada em Direito pela Universidade Cesumar de Maringá - UniCesumar, com bolsa PROUNI (Programa Universidade para Todos- Governo Federal). Editora-adjunta da "Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE) - Qualis/Capes A2" e da "Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro - RECONTO - Qualis/Capes B2". ; Integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade. Professora do curso de graduação em Direito da UniCesumar. Advogada. Autora do livro "Tecnologias da informação e comunicação para que(m)?: reflexões jurídicas acerca da exclusão e da desigualdade digital no brasil". E-mail: mayumecaires@hotmail.com.
Informações coletadas do Lattes em 07/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Direito
2023 - Atual
Universidade Cesumar
Dirceu Pereira Siqueira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Mestrado em Ciências Jurídicas
2021 - 2022
Centro Universitário Cesumar de Maringá,
Título: O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO BRASIL: uma análise crítica da exclusão e da desigualdade digital sob a perspectiva dos direitos da personalidade, Ano de Obtenção: 2023
Dirceu Pereira Siqueira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: tecnologias da informação e comunicação; exclusão digital; desigualdade digital; desenvolvimento da personalidade; integridade psíquica.
Graduação em DIREITO
2015 - 2019
Centro Universitário Cesumar de Maringá,
Título: PODER DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA: UMA ANÁLISE DO CASO GOLEIRO BRUNO FERNANDES
Orientador: Gustavo Noronha de Ávila
Bolsista do(a): Programa Universidade Para Todos, PROUNI, Brasil.
Formação complementar
2021 - 2021
Direito Civil - Direitos da Personalidade. (Carga horária: 2h). , Escola da Magistratura do Estado do Paraná, EMAP, Brasil.
2020 - 2020
Pipefy Process Management Certification. , Pipefy, PIPEFY, Brasil.
2020 - 2020
IMAGEM E DIREITOS NA WEB. (Carga horária: 4h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2020 - 2020
FORMAÇÃO DOCENTE PARA PROFESSORES DE DIREITO. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2019 - 2019
Revisão Turbo 1ª Fase XXVIII. (Carga horária: 81h). , Centro de Ensino Integrado Santa Cruz, CEISC, Brasil.
2018 - 2018
Master Online | XXVI Exame de Ordem. (Carga horária: 173h). , Curso Jurídico, CJ, Brasil.
2016 - 2016
Curso para Elaboração de Projetos de Iniciação cientifica. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Cesumar de Maringá,, UNICESUMAR, Brasil.
2016 - 2016
GESTÃO ESTRATÉGICA COM FOCO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. (Carga horária: 40h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
2015 - 2016
CONHECENDO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. (Carga horária: 20h). , Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Constitucional.
Participação em eventos
3.º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do PPGCJ.. 2023. (Encontro).
2º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar - UNICESUMAR. 2022. (Encontro).
Banca de Defesa - Ana Maria Silva Maneta. 2022. (Outra).
Banca de Defesa - Diego Fernando Monteiro da Silva. 2022. (Outra).
Banca de Defesa - Juliani Bruna Leite Silva. 2022. (Exposição).
Banca de Defesa- MICHELLI GOMES DURANTE. 2022. (Outra).
Banca de Defesa - Raíssa Arantes Tobbin. 2022. (Outra).
Banca de Defesa - VIVIAN AYUMI IWAI RIDÃO. 2022. (Outra).
IV CONGRESSO DE DIREITOS HUMANOS E NOVOS PARADIGMAS DO DIREITO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIE. A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL NO COMBATE A DISSEMINAÇÃO DE DESINFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO. 2022. (Congresso).
Live do Canal do PPGCJ - "A importânica da Identidade Cultural para a Democracia: Estudos sobre o Estado Plurinacional da Bolívia". 2022. (Outra).
Live do Canal do PPGCJ - "Processo Coletivo Eletrônico no Estado Democrático de Direito",. 2022. (Outra).
Live do Canal do PPGCJ - Controle Penal de Fluxos Migratórios e Direito Penal de Autor na União Europeia. 2022. (Outra).
Live do Canal do Youtube do PPGCJ - "Formas consensuais de solução de conflitos e mudança cultural". 2022. (Outra).
VI Live em Famílias - Impactos da Violência Doméstica nas Ações de Família. 2022. (Encontro).
1º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar- UNICESUMAR.DAS REPERCUSSÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NAS REDES SOCIAIS E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Encontro).
II Congresso Internacional de Direito e Inteligência Artificial. A AUTODETERMINAÇÃO INFORMATIVA NA SOCIEDADE PÓS- PANÓPTICO: CONTROLE E VIGILÂNCIA FRENTE AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Congresso).
IV ENCONTRO VIRTUAL DO CONPEDI. PÓS-VERDADE; FAKE NEWS; REDES SOCIAIS E DESINFORMAÇÃO: O MAU USO DAS TICS E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Congresso).
IV EVENTO VIRTUAL DO CONPEDI. PÓS-VERDADE; FAKE NEWS; REDES SOCIAIS E DESINFORMAÇÃO: O MAU USO DAS TICS E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Congresso).
Live Canal do Youtube do PPGCJ- Unicesumar - "Inteligência Artificial e os Direitos Humanos". 2021. (Outra).
Live Canal do Youtube do PPGCJ- Unicesumar - "O Direito e a Justiça sob o olhar da Hermenêutica". 2021. (Outra).
Live Canal do Youtube do PPGCJ- Unicesumar - As novas tecnologias e o direito: discussões acerca da autodeterminação nos negócios biojurídicos. 2021. (Outra).
Live Canal do Youtube do PPGCJ- Unicesumar - Um novo olhar sobre o Direito a Convivência Familiar. 2021. (Outra).
Live Canal do Youtube do PPGCJ- Unicesumar - Validade contra a gênese: sobre o poder, direito e violência". 2021. (Outra).
Boston College Law School- Seminar Can Law Change Societies in Crisis?. 2020. (Seminário).
Boston College Law School- Seminar Reimagining Justice. 2020. (Seminário).
Ciclo de Conferências em Ciências Criminais- Aspectos Processuais Penais do Pacote Anticrime. 2020. (Seminário).
Ciclo de Conferências em Ciências Criminais- Direito Penal 4.0. 2020. (Seminário).
Ciclo de Conferências em Ciências Criminais- Direito Penal e Covid-19. 2020. (Seminário).
DIREITOS DA PERSONALIDADE DO ARTISTA: REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS MORAIS E A ARTE. 2020. (Encontro).
I Congresso Virtual de Direito da UniCesumar. 2020. (Congresso).
I CONGRESSO DE DIREITOS HUMANOS E NOVOS PARADIGMAS DO DIREITO. O PODER DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA: UMA ANÁLISE DO CASO GOLEIRO BRUNO FERNANDES. 2019. (Congresso).
II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM DIREITOS HUMANOS: UMA APROXIMAÇÃO À PESQUISA EMPÍRICA. 2019. (Seminário).
II Workshop ?Dilemas constitucionais e internacionais contemporâneos. 2019. (Encontro).
IX JORNADA DE ESTUDOS PREVIDENCIÁRIOS DO SUL ? MARINGÁ PR. 2019. (Outra).
V Congresso Internacional de Direitos da Personalidade e o VI Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade de. A (IN) OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISO DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2019. (Congresso).
XI EPCC- Encontro Internacional de Produção Científica- UniCesumar.A (IN) OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISO DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2019. (Encontro).
I CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOLOGIA DO TESTEMUNHO E PROVA PENAL. A (IN) OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO DA CIDADE DE MARINGÁ- PR. 2018. (Congresso).
II Seminário de Proteção e Defesa do Consumidor. 2018. (Seminário).
IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica.A (IN)OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO DA CIDADE DE MARINGÁ- PR. 2018. (Encontro).
JÚRI SIMULADO. 2018. (Outra).
Aula Magna - O CONTROLE JURISDICIONAL DA CONVENCIONALIDADE DAS LEIS E A EFETIVIDADE DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2017. (Outra).
II Congresso de Direitos dos animais.. DIREITOS DOS ANIMAIS: AS ENTIDADES PROTETORAS DOS ANIMAIS FRENTE À POSSIBILIDADE DE INCENTIVO FISCAL POR PARTE DO ESTADO. 2017. (Congresso).
III Jornada ESMAFE/PR ITAIPU- Justiça e Cidadania: Processo Penal. 2017. (Outra).
IV Congresso Internacional de Direitos da Personalidade e V CONGRESSO DE NOVOS DIREITOS E DIREITOS DA PERSONALIDADE. INCLUSÃO SOCIAL, LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA: A CONSTITUCIONALIDADE DO APLICATIVO ?UBER?. 2017. (Congresso).
TUTELAS PROVISÓRIAS DE URGÊNCIA E DE EVIDÊNCIA NO NOVO CPC E A APLICAÇÃO DELA. 2017. (Seminário).
X EPCC- Encontro Internacional de Produção Científica- UniCesumar.A livre Iniciativa e a Livre Concorrência frente à Constitucionalidade do aplicativo Uber: uma análise acerca da efetiva promoção da inclusão social. 2017. (Encontro).
1° Congresso Regional de Direitos dos Animais. Apenas convidado. 2016. (Congresso).
Eutanásia como Direito à vida. 2016. (Congresso).
III Congresso Internacional de Direitos da Personalidade e IV Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade. 2016. (Congresso).
VIII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e I Mostra Interna de Trabalhos de Inovação Tecnológica..A livre iniciativa e a livre concorrência como limitadores da (excessiva) intervenção estatal: a concretização dos direitos fundamentais como pressuposto estata. 2016. (Outra).
III- Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade. 2015. (Congresso).
III-SEMAC- Semana de Contabilidade. 2015. (Congresso).
Projeto de extensão- Júri simulado- UNICESUMAR. 2015. (Seminário).
V Congresso Ícones do Direito em Maringá. 2015. (Congresso).
Participação em bancas
MOREIRA, M. C.; VELOSO, C.; MANZATO, W. J. J.. O COMBATE LEGISLATIVO CONTRA A INDÚSTRIA DE EMPRÉSTIMO POR MEIO ELETRÔNICO E TELEFÔNICO PARA EVITAR O SUPERENDIVIDAMENTO DA PESSOA IDOSA. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - UNIVERSIDADE CESUMAR.
MOREIRA, M. C.; VELOSO, C.; MANZATO, W. J. J.. ANALISE DO DIREITO À SAUDE DA PESSOA PORTADORA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E OS DESAFIOS DA ATUAL LEGISLAÇÃO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - UNIVERSIDADE CESUMAR.
MOREIRA, M. C.; VELOSO, C.; MANZATO, W. J. J.. AS CONSEQUENCIAS JURIDICAS ADVINDAS DA ALTERAÇÃO DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL COM A EMENDA CONSTITUCIONAL 103/2019. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - UNIVERSIDADE CESUMAR.
MOREIRA, M. C.; VELOSO, C.; ROSSANEIS, A. C.. A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NAS REDES SOCIAIS CONFORME O ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - UNIVERSIDADE CESUMAR.
MOREIRA, M. C.; VELOSO, C.; MANZATO, W. J. J.. GUARDA COMPARTILHADA COMO MEIO DE INIBIÇÃO DA ALIENAÇÃO PARENTAL. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - UNIVERSIDADE CESUMAR.
Orientou
PODER DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA: UMA ANÁLISE DO CASO GOLEIRO BRUNO FERNANDES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em DIREITO) - Centro Universitário Cesumar de Maringá,; Orientador: Mayume Caires Moreira;
Produções bibliográficas
-
MOREIRA CAIRES, MAYUME ; SIQUEIRA, D.P . Tecnologias informacionais As repercussões das TICs nas redes sociais e a ofensa aos direitos da personalidade. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ , v. 44, p. 1-24, 2025.
-
MOREIRA, MAYUME CAIRES ; PEREIRA SIQUEIRA, DIRCEU . . Revista de Direito Brasileira , v. 38, p. 04-25, 2025.
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, MAYUME CAIRES ; PAVAN, J. V. C. . DIREITO DO AUTOR E OS SISTEMAS DOTADOS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS À PROTEÇÃO DOS DIREITOS AUTORAIS. DIREITO UNIFACS , v. 1, p. 1-25, 2024.
-
CASTRO, ALEXANDER DE ; MOREIRA, MAYUME CAIRES ; MEIRA, HENRIQUE DINIZ . SERIA A LITERATURA ESSENCIAL AO SER HUMANO?. Revista Direito Culturais - URI Santo Angelo , v. 19, p. 21-35, 2024.
-
MOREIRA CAIRES, MAYUME ; SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA . Aproximações entre o Efeito Backlash e os Direitos da Personalidade. https://doi.org/10.37497/revistacejur.v12i00.430 , v. 12, p. 430-450, 2024.
-
MOREIRA CAIRES, MAYUME ; SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA . Democracia, tutela jurisdicional e direitos da personalidade: os direitos das minorias sociais na atuação da Suprema Corte brasileira. SEQUENCIA , v. 45, p. 1-31, 2024.
-
SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA ; REINO, I. T. M. ; MOREIRA CAIRES, MAYUME . Direitos da personalidade, acesso à justiça e a população em situação de rua a atuação da defensoria pública do Paraná. REVISTA DIREITO E PAZ , v. 1, p. 93-113, 2024.
-
SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA ; MOREIRA CAIRES, MAYUME ; REINO, I. T. M. . Análise da contribuição dos direitos da personalidade na construção da identidade humana. REVISTA DIREITO E PAZ , v. 1, p. 114-132, 2024.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . Autodeterminação informativa na sociedade pós-panóptico: novas formas de panoptismo e os direitos da personalidade. Prisma Jurídico , v. 22, p. 74-91, 2023.
-
MOREIRA, MAYUME CAIRES ; SIQUEIRA, D.P . O DECLÍNIO ÉTICO NA PÓS-MODERNIDADE: ANÁLISE DO DISCURSO DE ÓDIO ONLINE SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. REVISTA DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS - UNIFAFIBE , v. 11, p. 104-127, 2023.
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, M. C. ; VIEIRA, A. E. S. F. . AS PESSOAS E GRUPOS EM EXCLUSÃO DIGITAL. DIREITOS CULTURAIS (ONLINE) , v. 18, p. 3-17, 2023.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . Ciberdemocracia, construção da identidade e os direitos da personalidade análise crítica da exclusão digital frente à participação política no ciberespaço. REVISTA DIREITO E PAZ , v. 1, p. 302-327, 2023.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO DIGITAL SOB A ÓTICA DA CIDADANIA NO CONTEXTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. REVISTA SAPIÊNCIA: SOCIEDADE, SABERES E PRÁTICAS EDUCACIONAIS , v. 12, p. 374-392, 2023.
-
MOREIRA, MAYUME CAIRES ; SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA . A política nacional de educação digital (Lei nº 14.533/23): um instrumento de promoção efetiva da inclusão digital (?). REVISTA JURÍDICA CESUMAR. MESTRADO , v. 23, p. 731-745, 2023.
-
SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA ; CAIRES MOREIRA, MAYUME . O acesso as tecnologias de informação e comunicação no Brasil: os reflexos da exclusão e da desigualdade digital nos direitos da personalidade. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO IMED , v. 19, p. 4836, 2023.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, DIRCEU PEREIRA . CAPITALISMO DE VIGILÂNCIA E AS TECNOLOGIAS DE CONTROLE: UM OLHAR VOLTADO À PRIVACIDADE E À AUTODETERMINAÇÃO INFORMATIVA. ARGUMENTUM (UNIMAR) , v. 24, p. 611-628, 2023.
-
MOREIRA CAIRES, MAYUME ; SIQUEIRA, D.P ; VIEIRA, A. E. S. F. . A JURIMETRIA E SUA APLICAÇÃO NO DIREITO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA JURÍDICA. REVISTA PARADIGMA , v. 32, p. 193-214, 2023.
-
MOREIRA CAIRES, MAYUME ; SIQUEIRA, D.P . ANÁLISE DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NO BRASIL SOB A ÓTICA DA OFENSA À EDUCAÇÃO ENQUANTO UM DIREITO DA PERSONALIDADE. REVISTA EM TEMPO (ONLINE) , v. 23, p. 23-46, 2023.
-
SIQUEIRA, D.P ; NUNES, D. H. ; MOREIRA, M. C. . Inclusion rider e a função social do contrato de entretenimento: a perspectiva dos direitos da personalidade. Revista de Direito Empresarial , v. 2, p. 195-208, 2022.
-
MEZACASA, D. S. ; SIQUEIRA, D.P ; PERA JUNIOR, E. J. ; MOREIRA, M. C. . A AMPLIAÇÃO DO CRITÉRIO OBJETIVO DO BENEFÍCIO ASSISTENCIAL SOB UM OLHAR RELATIVIZADO À LUZ DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. REVISTA EM TEMPO (ONLINE) , v. 21, p. 35-50, 2022.
-
SIQUEIRA, D.P ; PERA JUNIOR, E. J. ; PINTO, L. R. F. ; MOREIRA, MAYUME CAIRES . DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE DO CONSUMIDOR SUPERENDIVIDADO: UMA INCURSÃO CRÍTICA SOBRE A LEI N. 14.181/2021. COGNITIO JURIS , v. XII, p. 1-25, 2022.
-
MOREIRA, MAYUME CAIRES ; AVILA, G. N. . O PODER DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA: UMA ANÁLISE DO CASO GOLEIRO BRUNO FERNANDES. Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro , v. 5, p. 50-76, 2022.
-
SILVA, J. B. L. ; MOREIRA, M. C. ; ÁVILA, G. N. . A (in)observância da presunção de inocência pela mídia: uma análise dos meios de comunicação televisivo da cidade de Maringá-PR.. ARGUMENTA , v. 34, p. 227-262, 2021.
-
SIQUEIRA, D.P ; FELIX, D. V. ; MOREIRA, M. C. . DIREITO E PERSONALIDADE JURÍDICA: CRÍTICA DA VIOLÊNCIA CONSTITUTIVA. REVISTA DIREITOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS - UNIFAFIBE , v. 7, p. 636-668, 2019.
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, M. C. . A livre iniciativa e a livre concorrência frente à constitucionalidade do aplicativo -Uber-: uma análise acerca da efetiva promoção da inclusão social. Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro , v. 1, p. 1-25, 2018.
-
MOREIRA CAIRES, MAYUME . Tecnologias da informação e comunicação para que(m)?: reflexões jurídicas acerca da exclusão e da desigualdade digital no Brasil.. 1. ed. Londrina: Thoth, 2024. 194p .
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, MAYUME CAIRES . OS DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL E A RELAÇÃO COM OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. In: Jairo Néia Lima; Luiz Fernando Kazmierczak; Fernando de Brito Alves. (Org.). Anais do XII Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito. 1ed.Jacarezinho: UENP, 2023, v. , p. 486-498.
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, M. C. . A AUTODETERMINAÇÃO INFORMATIVA NA SOCIEDADE PÓS- PANÓPTICO: CONTROLE E VIGILÂNCIA FRENTE AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. In: Lorena Muniz e Castro Lage; Yuri Nathan da Costa Lannes; Marco Antônio Sousa Alves.. (Org.). TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS, DIREITO E PROTEÇÃO DE DADOS - I. 1ed.Belo Horizonte - MG: Skema Business School, 2021, v. 1, p. 5-12.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . PÓS-VERDADE; FAKE NEWS; REDES SOCIAIS E DESINFORMAÇÃO: O MAU USO DAS TICS E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Direito, governança e novas tecnologias II. ived.Florianópolis: Conpedi, 2021, v. , p. 1-22.
-
MOREIRA, M. C. . A ressignificação do conceito de intimidade e vida privada frente as redes sociais. Jornal Noroeste, p. 9 - 9, 28 out. 2020.
-
MOREIRA, M. C. . A sutil arte de saber separar liberdade de expressão e discurso de ódio. Jornal Noroeste, 25 set. 2020.
-
MOREIRA, M. C. . Fake News em tempos de Covid-19: saiba como filtrar informações para não ser enganado. Jornal Noroeste, 11 ago. 2020.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . DA CRISE ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: O DISCURSO DE ÓDIO NA INTERNET E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. In: XI Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito, 2022, Jacarezinho. FILOSOFIA E TEORIAS CRÍTICAS DO DIREITO, 2021. p. 222-235.
-
SILVA, J.B.L ; MOREIRA, M. C. ; AVILA, G. N. . GARANTIA DO ESTADO DE INOCÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA REPERCUSSÃO DO JULGAMENTO DO HABEAS CORPUS N° 126.292/SP PELO STF NA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ. In: XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, 2019, maringá. XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, 2019.
-
AVILA, G. N. ; MOREIRA, M. C. ; SILVA, J.B.L . A (IN)OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO DA CIDADE DE MARINGÁ- PR. In: XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, 2019, Maringá. Anais Eletrônico do XI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica, 2019.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . A LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA FRENTE À CONSTITUCIONALIDADE DO APLICATIVO ?UBER?: UMA ANÁLISE ACERCA DA EFETIVA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL. In: Encontro Internacional de Produção Científica- X EPCC, 2017, Maringá. A LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA FRENTE À CONSTITUCIONALIDADE DO APLICATIVO ?UBER?: UMA ANÁLISE ACERCA DA EFETIVA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL, 2017. v. 10.
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, M. C. . INCLUSÃO SOCIAL, LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA: A CONSTITUCIONALIDADE DO APLICATIVO ?UBER?. In: IV Congresso Internacional de Direitos da Personalidade e V Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade, 2017, Maringá. IV Congresso Internacional de Direitos da Personalidade e V Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade, 2017. p. 192-202.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . DAS REPERCUSSÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NAS REDES SOCIAIS E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. In: 1º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, 2022, Maringá. 1º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas, 2021. v. 1. p. 1-4.
-
MOREIRA, M. C. ; AVILA, G. N. . A (IN)OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO DA CIDADE DE MARINGÁ- PR. In: IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, 2018, Maringá. IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica, 2018.
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . A livre iniciativa e a livre concorrência como limitadores da (excessiva) intervenção estatal: a concretização dos direitos fundamentais como pressuposto estatal. In: VIII Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica I Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Tecnológica e Inovação, 2016, Maringá. A livre iniciativa e a livre concorrência como limitadores da (excessiva) intervenção estatal: a concretização dos direitos fundamentais como pressuposto estatal, 2016.
-
MOREIRA, MAYUME CAIRES ; VIEIRA, A. E. S. F. ; SIQUEIRA, D.P . O MAU USO DAS TICs, A DISSEMINAÇÃO DAS FAKE NEWS NA ERA DA PÓS-VERDADE E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. Revista Húmus , 2023.
-
MOREIRA, MAYUME CAIRES ; SIQUEIRA, D.P . OS DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL E A RELAÇÃO COM OS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . A CONTRIBUIÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL NO COMBATE A DISSEMINAÇÃO DE DESINFORMAÇÃO NO CIBERESPAÇO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . PÓS-VERDADE; FAKE NEWS; REDES SOCIAIS E DESINFORMAÇÃO: O MAU USO DAS TICS E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . DA CRISE ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: O DISCURSO DE ÓDIO NA INTERNET E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . DAS REPERCUSSÕES DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NAS REDES SOCIAIS E A OFENSA AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . A AUTODETERMINAÇÃO INFORMATIVA NA SOCIEDADE PÓS- PANÓPTICO: CONTROLE E VIGILÂNCIA FRENTE AOS DIREITOS DA PERSONALIDADE. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, M. C. ; SILVA, J.B.L ; AVILA, G. N. . A (IN)OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVOS DA CIDADE DE MARINGÁ- PR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, J.B.L ; MOREIRA, M. C. ; AVILA, G. N. . GARANTIA DO ESTADO DE INOCÊNCIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA REPERCUSSÃO DO JULGAMENTO DO HABEAS CORPUS Nº 126.292/SP PELO STF NA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, M. C. ; AVILA, G. N. . O PODER DE INFLUÊNCIA DA MÍDIA: UMA ANÁLISE DO CASO GOLEIRO BRUNO FERNANDES. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, M. C. ; SILVA, J.B.L ; AVILA, G. N. . A (IN) OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MOREIRA, M. C. ; AVILA, G. N. . A (IN)OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO DA CIDADE DE MARINGÁ- PR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MOREIRA, M. C. ; AVILA, G. N. . A (IN) OBSERVÂNCIA DA PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA PELA MÍDIA: UMA ANÁLISE DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TELEVISIVO DA CIDADE DE MARINGÁ- PR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, M. C. . INCLUSÃO SOCIAL, LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA: A CONSTITUCIONALIDADE DO APLICATIVO UBER. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SIQUEIRA, D.P ; MOREIRA, M. C. . A LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA FRENTE À CONSTITUCIONALIDADE DO APLICATIVO 'UBER': UMA ANÁLISE ACERCA DA EFETIVA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P . A livre iniciativa e a livre concorrência como limitadores da (excessiva) intervenção estatal: a concretização dos direitos fundamentais como pressuposto estata. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LORENZONNI NETO, A. ; MOREIRA, M. C. ; SILVA, J.B.L . DIREITOS DOS ANIMAIS: AS ENTIDADES PROTETORAS DOS ANIMAIS FRENTE À POSSIBILIDADE DE INCENTIVO FISCAL POR PARTE DO ESTADO 2017 (Jurídica).
Outras produções
MOREIRA, MAYUME CAIRES . Grupo de pesquisa: Observatório de Direito eletrônico - tema: redes sociais. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOREIRA, M. C. . O Mestrado Responde. 2021.
MOREIRA, M. C. ; FERNANDES, A. O. F. . O Terceiro Setor e sua Relação com os Direitos Fundamentais. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MOREIRA CAIRES, MAYUME ; SIQUEIRA, D.P . Editoração da Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis/CAPES B1) - ISSN n. 2318-5732 - v. 12 n. 1 (2024): JAN. / ABR. / 2024. 2024. (Editoração).
MOREIRA, MAYUME CAIRES . Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis/CAPES B1) - ISSN n. 2318-5732 - vol. 11, n. 1, 2023. (Editoração/Periódico).. 2023. (Editoração).
MOREIRA, MAYUME CAIRES . Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis/CAPES B1) - ISSN n. 2318-5732 - vol. 11, n. 2, 2023. (Editoração/Periódico).. 2023. (Editoração).
MOREIRA, M. C. ; SIQUEIRA, D.P ; POMIN, A. C. ; SOUZA, B. C. L. . Coordenador das apresentações do Grupo de Trabalho 'Direito Constitucional e os Direitos da Personalidade', durante a realização do 3º Encontro Científico de Alunos e Egressos do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar - UniCesumar. 2023. (Coordenação de Grupo de Trabalho).
MOREIRA, M. C. . Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro (QUALIS/CAPES B2) - ISSN 2595 - 9840- vol. 6, n. 1, 2023 (Editoração/Periódico).. 2023. (Editoração).
CAIRES MOREIRA, MAYUME ; SIQUEIRA, D.P . Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (Qualis/CAPES B1) - ISSN n. 2318-5732 - vol. 11, n.3, 2023.. 2023. (Editoração).
MOREIRA, M. C. . Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro (QUALIS/CAPES B2) - ISSN 2595 - 9840- vol. 5, n. 1, 2022 (Editoração/Periódico).. 2022. (Editoração).
MOREIRA, M. C. . Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro (QUALIS/CAPES B2) - ISSN 2595 - 9840- vol. 5, n. 2, 2022 (Editoração/Periódico).. 2022. (Editoração).
MOREIRA, M. C. . Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro (QUALIS/CAPES B2) - ISSN 2595 - 9840- vol. 4, n. 1, 2021 (Editoração/Periódico).. 2021. (Editoração).
MOREIRA, M. C. . Revista de Constitucionalização do Direito Brasileiro (QUALIS/CAPES B2) - ISSN 2595 - 9840- vol. 4, n. 2, 2021 (Editoração/Periódico).. 2021. (Editoração).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Mayume Caires Moreira - Integrante / Dirceu Pereira Siqueira - Coordenador / Ivan Dias da Motta - Integrante.
-
2018 - 2019
A (in)observância da presunção de inocência pela mídia: uma análise dos meios de comunicação televisivo da cidade de Maringá- PR, Descrição: Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicabilidade prática do princípio da presunção de inocência nos meios de comunicação televisivo, em face da garantia constitucional ao direito à liberdade de expressão e informação, devido a representatividade que a mídia exerce na sociedade de massa. Os mass media expandiram-se a partir do fenômeno da globalização, em que a tecnologia inovou a forma de divulgação das informações. Em face dessa expansão, tornou-se imprescindível a análise das possíveis repercussões desse sistema informativo no processo penal, visto que a maioria das notícias veiculadas estão relacionadas a matérias de âmbito penal. Sendo assim, buscar-se-á esclarecer a forma em que tais fatos são noticiados, ou seja, se há a observância do princípio da presunção de inocência. Princípio este que, garante aos indivíduos envolvidos na persecução criminal o direito de acompanhar o processo em estado de inocência até que haja, o trânsito em julgado de sentença condenatória, conforme previsão no art. 5º, LVII, da Constituição Federal. Utilizando a metodologia de análise de conteúdo de Lawrence Bardin, será analisado as emissoras televisivas da cidade de Maringá, estado do Paraná, por meio de uma pesquisa empírica quali-quantitativa, em que serão realizadas entrevistas com questões semiestruturadas que, possibilitarão formar um conjunto de dados aptos a demonstrar a visão e aplicação do princípio da presunção de inocência na elaboração das notícias, bem como as possíveis interferências, negativas, ao devido processo penal diante da inobservância desse princípio. Ademais por meio de uma pesquisa bibliográfica, assim como de artigos de anais periódicos, será feito um delineamento conceitual das garantias constitucionais, evidenciando a importância histórica social, bem como jurídica do princípio da presunção de inocência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mayume Caires Moreira - Integrante / Juliani Bruna Leite Silva - Integrante / Gustavo Noronha de Ávila - Coordenador., Financiador(es): PIBIC - Bolsa.
-
2018 - 2019
Garantia do estado de inocência: uma análise crítica acerca da repercussão do julgamento do Habeas Corpus 126.292/SP pelo STF na jurisprudência do Tribunal de Justiça do Paraná., Descrição: A garantia do estado de inocência, consagrou o preceito de que aquele que ocupa o status de acusado, será considerado inocente, até que seja legalmente provada a sua culpa e assim seja declarado como culpado, trabalhando desta forma, como um meio de tutela à liberdade humana. Assim, o estado de inocência atua como uma condição para o devido Processo Penal. Em meio ao quadro de senso punitivista instalado no seio da sociedade brasileira é que mostra-se necessária uma pesquisa científica que trate de um tema tão relevante através dos tempos, uma vez que, a Constituição Federal expressa em seu art. 5º, LVII o fato de que ninguém poderá ser considerado culpado, até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Sendo a garantia do estado de inocência um dever de tratamento, bem como, uma regra que deve ser observada durante toda a persecução penal e perante a decisão do Supremo Tribunal Federal, restam os questionamentos, como o Tribunal de Justiça do Paraná está agindo após o julgamento do Habeas Corpus 126.292 ? O STF (Supremo Tribunal Federal) violou a Constituição Federal ao relativizar a Garantia do estado de inocência com o julgamento do Habeas Corpus 126.292? Acerca da garantia do estado de inocência, consideremos especial prisma o estudo de sua incidência e observância no Processo Penal brasileiro, estudando assim o seu conceito e a sua evolução, bem como, o seu fundamento advindo do processo acusatório e a sua aptidão na prevenção de erros judiciários. No que tange o julgamento do Habeas Corpus 126.292 pelo STF, trabalharemos com a análise da repercussão do julgamento em relação ao Tribunal de Justiça do Paraná, tal qual, para a ordem jurídica pátria, procurando compreender como tais Tribunais veem desempenhando as suas funções e quais foram os efeitos trazidos ao Ordenamento Jurídico brasileiro após o julgado. Diante da recente decisão por parte do Supremo Tribunal Federal e frente a garantia constitucional do estado de inocência, é possível notar, inicialmente, que houve uma relativização da garantia do estado de inocência, onde este julgamento a colocou em risco e se opôs a Constituição Federal que regula esta garantia... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mayume Caires Moreira - Integrante / Juliani Bruna Leite Silva - Integrante / Gustavo Noronha de Ávila - Coordenador.
-
2016 - 2019
Instrumentos jurisdicionais de efetividade dos direitos da personalidade:Psicologia do testemunho e seus reflexos na efetivação dos direitos da personalidade, Descrição: O grupo de pesquisa estuda os instrumentos jurisdicionais de efetividade de concretização e de promoção dos direitos humanos, fundamentais e da personalidade em quatro linhas: 1) Psicologia do testemunho, 2) Proteção internacional da pessoa, 3) Ações constitucionais, e 4) Acesso à justiça. Pretende-se construir um espaço de referência nas linhas apresentadas formando pesquisadores e promovendo a integração com outros grupos de pesquisa. Também se almeja impactar positivamente à realidade regional através da integração com associações e órgãos de representação jurídica como Escola da Magistratura, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Policias. A interdisciplinaridade é um ponto importante do grupo de pesquisa, possibilitando o diálogo entre os diferentes campos do saber. Também serão buscadas parcerias internacionais visando a troca de experiências e integração com pesquisadores dedicados ao estudo das temáticas vinculadas ao grupo de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (16) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Mayume Caires Moreira - Integrante / Dirceu Pereira Siqueira - Integrante / Juliani Bruna Leite Silva - Integrante / Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro - Coordenador / Rodrigo Valente Giublin Teixeira - Integrante / Alessandra Trevisan Ferreira - Integrante / Bruna Furini Lazaretti - Integrante / Bruno Luiz Weiler Siqueira - Integrante / Desirée Filla Martins Canas - Integrante / Douglas Santos Mezacasa - Integrante / Elisângela Cruz Faria - Integrante / Felipe Rangel da Silva - Integrante / Fernando Cézar Lopes Cassionato - Integrante / Gabriel Antonio Roque - Integrante / Jamile Sumaia Serea Kassem - Integrante / Jeferson Nelcides de Almeida - Integrante / Jonas Jorge dos Santos Netto - Integrante / Jéfferson Ferreira Casagrande - Integrante / Leonardo Serra de Almeida Pacheco - Integrante / Marcel Ferreira dos Santos - Integrante / Maria Luiza de Souza Rocha - Integrante / Mariana Moreno do Amaral - Integrante / Mayra dos Santos Zavattaro - Integrante / Natasha de Sá Gomes Vilardo - Integrante / Paulo Henrique Martins - Integrante / Pedro Roderjan Rezende - Integrante / Rodrigo Ichikawa Claro Silva - Integrante / Samara Araujo Medeiros - Integrante / Simone Fogliato Flores - Integrante / Valine Castaldelli Silva - Integrante / Vinícius Caleffi de Moraes - Integrante / Gustavo Noronha de Ávila - Integrante.
-
2016 - 2017
A LIVRE INICIATIVA E A LIVRE CONCORRÊNCIA FRENTE À CONSTITUCIONALIDADE DO APLICATIVO ?UBER?: UMA ANÁLISE ACERCA DA EFETIVA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL, Projeto certificado pela empresa Centro de Ensino Superior de Maringá em 05/12/2016., Descrição: O presente trabalho visa analisar a problemática existente entre os motoristas de táxi e os colaboradores da Uber. O conflito em questão teve exórdio em 2014, quando a Uber inaugurou no Brasil uma nova forma de prestação de transporte individual de passageiros. A luz do Ordenamento Jurídico pretende-se evidenciar a legalidade dos serviços Uber, bem como, sua relação com os princípios norteadores da economia, dois destes princípios são: a livre iniciativa e a livre concorrência, ambos expressos no art. 170 da CF/88. Do mesmo modo, por meio de uma investigação qualitativa aplicada as temáticas econômicas, sociais e jurídicas, busca-se analisar o papel do Estado na solução desse conflito, ou seja, se cabe ao Estado abster-se ou intervir no âmbito econômico, assim como, seu posicionamento frente às novas tecnologias que estão surgindo, essas que são parte do fenômeno da globalização, inevitável no mundo contemporâneo. Nesse ínterim pretende-se estabelecer uma relação harmônica entre os polos objeto do caso em tela, pois ambos são detentores de direitos e garantias fundamentais previsto na Constituição Federal Brasileira, sendo o Estado incumbido de protegê-los. Ademais este trabalho propõe-se a expandir a discussão, refletindo sobre os benefícios sociais, que as novas formas de prestação de serviço trazem para a sociedade. Tendo assim, como resultado, o aumento no número de pessoas tendo acesso a esses serviços, o que consequentemente diminui as desigualdades e promove a inclusão social, valore estes que estão elencados na Lei de Mobilidade Urbana, no artigo 7°, como um dos objetivos da Política Nacional Urbana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Mayume Caires Moreira - Integrante / Dirceu Pereira Siqueira - Coordenador., Financiador(es): Centro Universitário Cesumar de Maringá, - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2023
Best Foreign Thesis in Law Award 2022/2023, NEXT SETI INTERNATIONAL - Coventry University.
2018
Certificado de desempenho Acadêmico - Melhores Alunos- 1º Bimentre, Unicesumar.
2018
Certificado de desempenho Acadêmico - Melhores Alunos- 2º Bimentre, UNICESUMAR.
2017
Certificado de Desempenho Acadêmico- Melhores Alunos-1° Bimestre de 2017., UNICESUMAR.
2017
Certificado de desempenho acadêmico- Melhores Alunos- 2° Bimestre, UNICESUMAR.
2017
Certificado de desempenho acadêmico- Melhores Alunos- 3° Bimestre, UNICESUMAR.
2016
Certificados de Desempenho Acadêmico- Melhores Alunos 1° bimestre de 2016, UNICESUMAR.
2016
Certificado de desempenho acadêmico- Melhores Alunos- 2° Bimestre, UNICESUMAR.
2016
Certificado de desempenho acadêmico- Melhores Alunos- 3° Bimestre, UNICESUMAR.
2015
Certificados de Desempenho Acadêmico- Melhores Alunos- 2° bimestre de 2015., Unicesumar.
2015
Certificado de desempenho acadêmico- Melhores Alunos- 3° Bimestre, UNICESUMAR.
2015
Certificado de desempenho acadêmico- Melhores Alunos- 4° Bimestre, UNICESUMAR.
Histórico profissional
Experiência profissional
2024 - Atual
Universidade CesumarVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 20
2021 - 2023
Universidade CesumarVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 10
2019 - 2019
Centro Universitário Cesumar de Maringá,Vínculo: CEJUSC- UniCesumar, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 5
2018 - 2019
Centro Universitário Cesumar de Maringá,Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Linha de Pesquisa: Direitos da Personalidade; Presunção de Inocência; Processo Penal; Mídia e Sistema e Processo Penal
2016 - 2017
Centro Universitário Cesumar de Maringá,Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto desenvolvido com bolsa PROBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) do Centro Universitário Cesumar , campus Maringá-PR.
2016 - 2018
Papale & Baqueti Apoio Administrativo LtdaVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Analista Jurídico, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2020
MMH MEDVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Assistente jurídico e de licitação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2020
Advocacia GaldinoVínculo: Empregatício, Enquadramento Funcional: Assistente Acadêmico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2022 - 2023
Rocha & Spiguel Consultoria e AdvocaciaVínculo: associado, Enquadramento Funcional: Advogada, Carga horária: 30
2023 - 2024
Faculdade AndreottiVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Universitário, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas: Direito Constitucional, Direito Digital; Tópicos Especiais em Direito e Responsabilidade Civil.Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mayume Caires Moreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?