Paulo Henrique Wagner
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992). Atualmente é professor horista da Universidade do Sul de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, análise estrutural, elementos finitos, eberick, estrutura metalica e fundações. Desenvolve atividades na área de Engenharia Civil em projetos estruturais e no acompanhamento, planejamento e controle de obras.
Informações coletadas do Lattes em 07/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia Civil
1987 - 1992
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Projeto de passarela metálica
Orientador: Moacir Carqueja
Formação complementar
2012 -
MBA em MBA em Projeto, Execução e Controle de Estruturas e Fundações. (Carga Horária: 480h). , Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil. , Palavras-chave: Concreto Armado; Ensaios; Corrosão de armaduras.
2002 - 2002
Curso de Especialização em Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto. (Carga horária: 60h). , Associação Brasileira de Cimento Portland, ABCP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas Metálicas.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Madeiras.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Geotécnica/Especialidade: Fundações e Escavações.
Participação em bancas
CECHINEL, M.;WAGNER, P. H.; COELHO, T.. Estudo de Viabilidade Técnica de um Modelo Estrutural para um Hangar Escola em Concreto Pré Fabricado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SPONHOLZ, I.;WAGNER, P. H.; SILVA, F. K.. Identificação de Manifestações Patológicas em Edificações: Análise de Edficações em Florianópolis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.; SILVA, V. A.. Sistema de Captação de Água Condensada dos Aparelhos de Ar Condicionado:Estudo de Caso em Edificio Comercial. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.; FERREIRA, F.. Estratégias Propostas para Levantamento de Quantitativos para Orçamento na Construção Civil - Estudo de Caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.; TASSO, B. J. D.. Patologias nas edificações Vizinhas Decorrentes de Implantação de um Empreendimento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVA, F. K.;WAGNER, P. H.; GODOI, C. S.. Dimensionamento de Fundação do Tipo Helice Continua Monitorada Através do Metodo Antunes Cabral. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SPONHOLZ, I.;WAGNER, P. H.. Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto Armado:estudo de Caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVA, F. K.;WAGNER, P. H.; ARAUJO, M. V.. Aspectos Geotécnicos da Construção de um Flocudecantador:Obra de Ampliação da ETA Morro dos Quadros no Aririu/Palhoça/SC. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CECHINEL, M.;WAGNER, P. H.; RODRIGUES, R. M.. Dimensionamento e Avaliação da Supraestrutura de uma Ponte em Viga: Concreto Armado e Concreto Protendido. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVA, F. K.;WAGNER, P. H.; CUNHA, B. R.. Boas Praticas para Execução de Estacas Pre moldadas nas Fundações Profundas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
RODRIGUES, R. M.;WAGNER, P. H.; DESCHAMPS, D. D.. O Processo de Personalização de Edificios Multifamiliares nas Construtoras da Grande Florianópolis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SPONHOLZ, I.;WAGNER, P. H.. Dimensionamento de uma viga de concreto armado segundo a NBR 6118:2014 e Eurocode 1992-1:2010. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.; RIBEIRO, L. F. T.; TEIXEIRA JUNIOR, E. C.. Patologias em Estruturas de Concreto Armado. Estudo de Caso: Pórtico de Treinamento do Corpo de Bombeiros. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.; MEDEIROS, G. C.. Guia de Diagnóstico para Identificação das Manifestações Patológicas em Estruturas de Concreto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVA, F. K.;WAGNER, P. H.. Analise e Interpretação dos Ensaios de Carregamento Dinamico, de Prova de Carga Estática e de Integridade em Estacas Pré moldadas vazadas. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
VACA, O. C. L.;WAGNER, P. H.; HERNANDES, F. S.. Avaliação da Produtividade Através do RUP na Execução de Alvenaria de Vedação: Um estudo de Caso. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
HUBER, N. L.;WAGNER, P. H.; NEVES, C. A. S.. BR 282 - Analise dos Dispositivos de Contenção Viária. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
CECHINEL, M.;WAGNER, P. H.; LABANOWSKI JUNIOR, A.. Analise de Estabilidade Global de Edificios empregando-se o Método de Elementos Finitos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SILVA, F. K.;WAGNER, P. H.; PACHECO, L. B.. Manifestações Patológicas: Concreto Armado. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
RAIMUNDO, H. A.;WAGNER, P. H.; BITTENCOURT, T. P.. Reciclagem profunda de Pavimento com Adição de Cimento Portland -Estudo de Caso BR 282. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.. Manual Tecnico de Execução de Pisos Ceramicos aliado a Norma de Desempenho, NBR 15575:2013. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
RODRIGUES, R. M.;WAGNER, P. H.; ESTEVES, J. S.. Comparativo de Aditivos a Base de Lignosulfonato e Policarboxilato para Emprego em Usinas de Concreto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SPONHOLZ, I.;WAGNER, P. H.. Concepção Estrutural Variando Layout de Parede. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.. Manual Tecnico de Execução de Estruturas de Concreto Armado aliado a Norma de Desempenho NBR 15575/13. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
OLIVEIRA, R. H.;WAGNER, P. H.. Sistemas de Captação Solar Fotovoltaica e a Proposta de Novas Estruturas de Instalação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.. Aplicação da NBR 15575 em Edificios Habitacionais no que tange ao Desempenho Acustico: Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.. Rotulagem Ambiental: Estudo comparativo entre Normalização de Desempenho e Certificações Ambientais Habitacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SPONHOLZ, I.;WAGNER, P. H.. Analise Estrutural de um Edificio Residencial Multifamiliar em Concreto Armado, visando a Validação do Metodo Computacional de Calculo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SPONHOLZ, I.;WAGNER, P. H.. Analise Comparativa entre Estruturas de um Edificio a partir da Utilização de Diferentes Classes de Agressividade Ambiental: Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ESPINDOLA, M. S.;WAGNER, P. H.; HIGASHI, R. A. R.. Analise da Influencia da Redução do indice de Vazios de Solos Compactados no Coeficiente de Permeabilidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
ESPINDOLA, M. S.;WAGNER, P. H.; HIGASHI, R. A. R.. Estudo de caso: Análise de Dimensionamento de Fundação Profunda em Edificio Multifamiliar de Alvenaria. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
SCHWINDEN, N. B. C.;WAGNER, P. H.; HOFFMANN, G.. Viabilidade de Etiquetagem Procel/Inmetro do Predio dos Correios - Estudo de Caso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina.
Orientou
Análise Estrutural de um Breasting Dolphin para Terminais Portuários de Óleo e Gás; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Dimensionamento Estrutural - Fundação Superficial de Aerogeradores; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Gerenciamento de Projetos e Viabilidade Econômica-financeira:Estudo de caso da Construção de um Residencial Unifamiliar; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Reabilitação de Estruturas Armadas:Estudo de Caso da Ponte da Barra da Lagoa; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Dimensionamento de uma Viga Mista Aço-concreto com Forma de aço Incorporada e Interação Parcial; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Dimensionamento da Estrutura em Concreto Pré-moldado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Analise de uma Estrutura Portuária ao Estado Limite Ultimo pelo Software SAP 2000; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Comparação de Resultados do Dimensionamento de uma Estrutura Metálica pelo Eurocódigo 3 e NBR 8800; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Análise de Viabilidade de Imóvel Residencial em São José:Estudo de Caso; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Dimensionamento de Laje Mista Tipo Steel Deck; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Dimensionamento de uma Residencia Unifamiliar em Concreto Armado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Calculo Estrutural de um Edificio de Pavimentos Garagem; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Analise de Deslocamento Horizontal de Pórtico em Concreto Armado Submetido a Pressões Induzidas pela Ação do Vento; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Estabilidade Global:Estudo da Melhoria da Estabilidade Global de uma Edificação de Vinte Pavimentos tipo em Concreto Armado; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Projeto e DImensionamento de uma Estrutura Utilizando o Software Eberick; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Dimensionamento de uma Treliça Metálica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Empregabilidade e Definição de Estrutura em Relação a Caracterização do Tipo de Solo; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Avaliação de Metodos de Previsão de Carga Aplicada a Estaca Raiz; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Patologias na Construção Civil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Fundações profundas para obras de arte especiais:estudo de caso - obra de fundação do elevado Paulo Fontes; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Analise Comparativa de Fundações Profundas em Solo Mole sobre o Ponto de Vista Financeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Analise Comparativa de Dimensionamento para Laje Treliçada Pre fabricada; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Comparativo Entre Projeto de Estruturas em Concreto Armado e Estruturas de Aço; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade do Sul de Santa Catarina; Orientador: Paulo Henrique Wagner;
Outras produções
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado e Fundações. 2016.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado e Fundações. 2016.
WAGNER, P. H. . Projeto de Fundações Profundas. 2016.
WAGNER, P. H. . Projeto de Concreto Armado e Fundações Profundas. 2016.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2015.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2015.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2015.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2015.
WAGNER, P. H. . Projetos de engenharia. 2015.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2015.
WAGNER, P. H. . Projeto de Fundações e Contenções. 2015.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado e Metalica. 2015.
WAGNER, P. H. . Projeto de engenharia. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto e Metálica e Fundações. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado e Fundações. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado e Fundações. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado. 2014.
WAGNER, P. H. . Projeto Concreto Armado e Fundaçoes Profundas. 2013.
WAGNER, P. H. . Projeto de Estrutura de Concreto Armado e Estrutura Metalica. 2013.
WAGNER, P. H. . Projeto de Concreto Armado e Fundações. 2013.
WAGNER, P. H. . Projeto de Concreto Armado e Fundações. 2013.
WAGNER, P. H. . Projeto de Barragem de Concreto Armado - Ampliação. 2013.
Histórico profissional
Experiência profissional
2007 - Atual
Universidade do Sul de Santa CatarinaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor Horista
Atividades
-
01/2016
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vigas
-
01/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas de Concreto II
-
01/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pontes
-
01/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Topicos de Estruturas
-
01/2013 - 12/2015
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas de Concreto I
-
06/2014 - 12/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias das Estruturas I
-
06/2013 - 06/2014
Ensino, Engenharia Civil, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Metalicas
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Paulo Henrique Wagner e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?