Ana Caroline Machado

Pós-graduada em Gestão de Eventos e Cerimonial Público e Privado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma instituição (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, Editoração e Metodologia de Pesquisa de trabalhos acadêmicos. Coordenação de equipe e desenvolvimento de projetos gráficos, capas, diagramação de livros literários e técnico-científicos; diagramação e tratamento de imagens de revistas científicas e livros didáticos da educação à distância; atendimento a escritores e organizadores de publicações; produção de e-books e adaptação de material impresso para o sistema on-line; fechamento de arquivos em PostScript e supervisão gráfica; assessoria de comunicação (produção de releases, contatos com a imprensa); organização de eventos; fotografia, redação e diagramação de revistas institucionais; domínio dos programas InDesign, Photoshop, Illustrator e Corel Draw.

Informações coletadas do Lattes em 07/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão de Eventos e Cerimonial Público e Privado

2017 - 2018

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: EVENTOS TEMÁTICOS NO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ: VIVÊNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM MUSEUS E O CRESCIMENTO DO PÚBLICO
Orientador: Márcia Maria Dropa

Especialização interrompida em 2008 em Especialização em Assessoria de Imprensa

2006 - interrompida

Sociedade Educativa e Cultural Amélia
Ano de interrupção: 2008

Graduação interrompida em 2015 em Letras - Inglês

2013 - interrompida

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Ano de interrupção: 2015

Graduação em Comunicação Social

2002 - 2005

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Orientador: Vanessa Saboia Zappia

Formação complementar

2018 - 2018

Design Gráfico. (Carga horária: 200h). , WR Educacional, WR EDUCACIONAL, Brasil.

2017 - 2017

Tutoria na Educação a Distãncia. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em ESTILO VANCOUVER - NORMALIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA ÁREA DE SÁUDE. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2013 - 2013

Metodologia de Pesquisa em Jornalismo (Disciplina isolada - Mestrado). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Interação mais Terceira Idade - jornal "O Companheiro". , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Editoração Eletrônica. , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2003 - 2004

Extensão universitária em A Mídia em Livros:resenhas de textos em comunicação. , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Design Gráfico.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Metodologia de pesquisa.

Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Normalização ABNT e Vancouver.

Organização de eventos

MACHADO, A. C. ; BLONSKI, J. . Feira do Garimpo. 2018. .

Participação em bancas

Aluno: Bruna Raicoski

MALFATTI, L.;MACHADO, A. C.. Revista Ato Visual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

Produções bibliográficas

  • RIOS, A. O. ; OLIVEIRA, M. ; PORTES, M. V. ; KNOLL, F. C. ; SILVA, T. C. F. ; MACHADO, A. C. . JORNALISMO CIENTÍFICO: O COMPROMISSO DE DIVULGAR CIÊNCIA À SOCIEDADE - A COMUNICAÇÃO ENTRE JORNALISTAS E PESQUISADORES E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes , v. 13, p. 113-119, 2005.

  • MACHADO, A. C. ; BLONSKI, J. (Org.) . A xícara. 1. ed. Ponta Grossa: Editora Estúdio Texto, 2018. v. 1. 168p .

  • MACHADO, A. C. ; FONSECA, C. G. (Org.) ; PORTES, M. V. (Org.) . Pipocando poesia: volume 1. 1. ed. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2012. v. 1. 64p .

  • MACHADO, A. C. ; BLONSKI, J. . Haicai devoniano: poética atemporal. Ponta Grossa, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - Atual

Editora Estúdio Texto

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 20

Outras informações:
Redação, revisão de língua portuguesa e normalização ABNT; palestras, assessoria de imprensa e organização de eventos. Gestão de equipe, desenvolvimento de projetos gráficos, capas, diagramação de livros, revistas científicas e institucionais e material publicitário; atendimento e orientação a escritores e organizadores de publicações; produção de e-books; fechamento de arquivos e supervisão gráfica.

2009 - 2012

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Diagramadora

Outras informações:
Tratamento de imagens e diagramação de livros didáticos para a educação a distância dos cursos de graduação oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (NUTEAD), da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

2003 - 2005

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Administrativo, Carga horária: 20

Outras informações:
Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Diagramação de livros e revistas científicas, acompanhamento no atendimento a autores, participação em eventos e elaboração de matérias jornalísticas.

2005 - 2006

Editora Cidade Clima

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter e diagramadora

Outras informações:
Reportagem, redação, diagramação, tratamento fotos e vetorização de imagens.

2007 - 2012

Revista FIX

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editora, Carga horária: 44

Outras informações:
Coordenação da equipe de produção da Revista FIX, redação e atendimento a anunciantes e entrevistados, supervisão final da edição, fechamento de arquivos e supervisão gráfica.