Bianca Carvalho
Graduanda do Curso de História na Universidade Federal da Bahia. Tem interesse em lecionar história do Brasil, com enfoque em festas populares.Estuda a temática da História Social da Cultural,Festas populares Latino-americanas principalmente Carnaval de Salvador nas décadas de 50 á 80 . Integra o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo.Tem experiência na área de Ensino, Pesquisa e Projeto de Extensão, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, história, direitos humanos, integrou o grupo de Pesquisa MAHIS no Programa Residência Pedagógica UFBA.
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino.
Participação em eventos
1 Seminário Interno do Subprojeto História.Experiência docente. 2019. (Seminário).
Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão UFBA. Investigando a história: Os desafios de compreender o que não é dito pelos meios de comunicação.. 2019. (Congresso).
Congresso DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO UFBA. 2019. (Congresso).
Festival de Ciência, Tecnologia e Linguagem. Projeto de extensão Revisando. 2019. (Feira).
Vivências Docentes.Mesa: Vestibulares Populares Fazendo História. 2019. (Outra).
Congresso DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO UFBA 2018: E agora, Brasil?. DIVERSIDADE E CRIAÇÃO NO CARNAVAL DE SALVADOR (1949-1980): A LEGITIMAÇÃO ENTRE A TRADIÇÃO E A MODERNIZAÇÃO. 2018. (Congresso).
Experiencia da Liberdade no Mundo Atlântico. 2018. (Seminário).
Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão UFBA. SOMOS MUITOS CARNAVAIS. 2017. (Congresso).
SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA.Registros do Carnaval de Salvador no Diário de Notícias (1976-1985). 2017. (Simpósio).
Orientou
Investigando a história: Os desafios de compreender o que não é dito pela mídia; ; Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal da Bahia; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);
DIVERSIDADE E CRIAÇÃO NO CARNAVAL DE SALVADOR (1949-1980): A LEGITIMAÇÃO ENTRE A TRADIÇÃO E A MODERNIZAÇÃO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Bianca Carvalho;
Investigando a história:Os desafios de compreender o que não é dito pelos meios de comunicação; ; 2019; Orientação de outra natureza; (Abi - História) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Bianca Carvalho;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, B. S. ; Maria Inês . Investigando a história: Os desafios de compreender o que não é dito pelos meios de comunicação.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, B. S. . Investigando a história:Os desafios de compreender o que não é dito pelos meios de comunicação.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, B. S. . Registros do Carnaval de Salvador no Diário de Notícias (1976-1985). 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CARVALHO, B. S. . Registros do Carnaval de Salvador no Diário de Notícias (1976-1985). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Investigando a história: Os desafios de compreender o que não é dito pelos meios de comunicação., Descrição: Tema: Investigando a história: Os desafios de compreender o que não é dito pelos meios de comunicação. Conteúdos: O mundo Antigo; Culturas em Conflitos; A expansão do mundo ocidental. Justificativa: O ensino da história tem enfrentado diversos desafios,entre eles ter pessoas que não são do meio educacional falarem sobre história em redes sociais, canal de youtube e outros novos recursos social e midiáticos , do qual esses indivíduos têm contribuído para formar opiniões equivocada sobre os fatos históricos. Devido a isso, acredito que devemos discutir sob os olhares da história, desenvolver no educando um senso questionador e investigador, para que ao ver uma informação, fazer uma análise dos discursos mostrados pelos youtubers e outros indivíduos que fazem uso da mídia para ensinar sobre a história e falarem os fatos históricos. Contribuir para que o educando não tome aquela informação como verdade absoluta. E assim possa contribuir com o aguçamento do senso crítico e a construção da mentalidade histórica. Objeto de Pesquisa: Analisar como os fatos históricos são abordados nas redes sociais, e outros meios de comunicação. Aprimorar o conhecimento histórico, e ter um olhar mais crítico sobre a versão das redes sociais e outros meios midiáticos de comunicação, sobre os fatos históricos. Objetivo Geral: Construir novos olhares sobre a história. Discutir,questões do embates sociais que estão inseridos na história, como: direitos humano e democracia dialogando com as reflexões apresentadas nos conteúdos que estão inseridos no conteúdo programático do livro didático e o planejamento do curso para o ano letivo e as notícias jornalísticas, artigos de jornais e revistas, quebrando o paradigma de quem escreve qualquer informação é imparcial na construção de uma informação e na contribuição social sobre a mentalidade histórica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (24) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Bianca Carvalho - Integrante / Maria Inês Correa Marques - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal da Bahia - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bianca Carvalho e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?