Samira Lopes de Almeida
Possui licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) da Universidade Estadual do Ceará-UECE (2019). Durante a graduação participou de projetos de iniciação científica, desenvolvendo pesquisas na área de Bioquímica, com ênfase nos procedimentos de extração de polissacarídeos de plantas com propriedades medicinais (2016-2019). Especialista em Ensino de Ciências (Ciência é 10!) pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab (2021). Mestra em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/Unilab-2023), no qual desenvolveu pesquisa sobre a produção e utilização de uma farinha do subproduto do caju como fonte sustentável de fibra alimentar e os efeitos na suplementação alimentar de ratas. Atualmente é aluna do curso de especialização em Ciências dos Alimentos no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-Baturité). Atuou como tutora presencial do Polo de Apoio Presencial de Aracoiaba-CE no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil / Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UAB/Unilab 2022-2024). Atualmente é professora temporária de Biologia na EEMTI João Alves Moreira (SEDUC-CE) e do quadro efetivo da Secretaria de Educação do Município de Mulungu-CE como professora de Ciências. Bolsista do programa Ceará Educa Mais atuando como professora formadora da área de Ciências da Natureza (CREDE 8-Baturité).
Informações coletadas do Lattes em 07/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis
2021 - 2023
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DO CONSUMO DE DIETAS COM DIFERENTES PERCENTUAIS DE FIBRA ALIMENTAR DO BAGAÇO DO CAJU EM RATAS, Ano de Obtenção: 2023
Juliana Jales de Hollanda Celestino.Coorientador: Daniel Freire de Sousa. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em andamento em Ciência dos Alimentos
2023 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Especialização em Ensino de Ciências -Anos finais do Ensino Fundamental ?Ciência é 10!?
2020 - 2021
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Título: DESENVOLVIMENTO DA PERSPECTIVA CTSA POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO TEMA DESAPARECIMENTO DAS ESPÉCIES E O PAPEL DA BIOTECNOLOGIA
Orientador: Aluísio Marques da Fonseca
Graduação em Ciências Biológicas
2015 - 2019
Universidade Estadual do Ceará
Título: GLICOCONJUGADOS E POLISSACARÍDEOS DE PLANTAS NA HEMOSTASIA: REVISÃO INTEGRATIVA E ESTUDO COMPARATIVO COM OS DADOS OBTIDOS DAS CASCAS DO CAULE DE Ximenia americana L
Orientador: Maria Gonçalves Pereira
Formação complementar
2022 - 2022
Formação Tutor a Distância. (Carga horária: 30h). , Instituto de Educação a Distância, IEAD-UNILAB, Brasil.
2022 - 2022
Preparo de amostras para análises histológicas por microscopia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2022 - 2022
Formação Tutor Presencial. (Carga horária: 30h). , Instituto de Educação a Distância (IEAD-UNILAB), (IEAD-UNILAB), Brasil.
2022 - 2022
Curso Avançado em Ciência em animais de Laboratório. (Carga horária: 35h). , Instituto de de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, ICTB, Brasil.
2021 - 2021
Das Plantas Medicinais aos Fitofármacos. (Carga horária: 8h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Programa de acolhimento da Universidade Aberta do Brasil. (Carga horária: 180h). , Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Mecanismos Arteriais Associados à Hipertensão. (Carga horária: 12h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em ?Métodos Contraceptivos. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2020 - 2020
Elaboração de artigos científicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2020 - 2020
I CURSO ONLINE DE DOENÇAS TROPICAIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Cariri, UFCA, Brasil.
2020 - 2020
CURSO DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS. (Carga horária: 100h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
2020 - 2020
COVID-19 Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus. (Carga horária: 5h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
BIOSSEGURANÇA EM FOCO. (Carga horária: 45h). , Fundação Oswaldo Cruz-Pernambuco, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
Doenças ocasionadas por vírus respiratórios emergentes, incluindo o COVID-1. (Carga horária: 4h). , Fundação Oswaldo Cruz-Brasília, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA USO DE FERRAMENTAS PARA ENSINO REMOTO. (Carga horária: 15h). , Secretária de Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
2020 - 2020
I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM GENÉTICA MÉDICA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2020 - 2020
Introdução à Gestão da Inovação de Medicamentos da Biodiversidade. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
CURSO DE -ALIMENTO x PRODUTO ALIMENTÍCIO-APLICAÇÕES PRÁTICA. (Carga horária: 10h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2020 - 2020
Metodologia da Pesquisa Científica. (Carga horária: 30h). , Fundação Oswaldo Cruz-Paraná, FIOCRUZ-PARANÁ, Brasil.
2020 - 2020
Segurança em laboratórios: aspectos ambientais e ocupacionais. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2020 - 2020
VIII Curso de Férias do PPGBIOCEL ? COVID-19. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2020 - 2020
Ciência e Arte ? Transgredir o científico,. (Carga horária: 40h). , Laboratório de Pesquisa em Ensino de Biologia ? LEBIO, LEBIO, Brasil.
2020 - 2020
COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA DOCÊNCIA. (Carga horária: 150h). , Secretaria da Educação do Estado do Ceará, SEDUC, Brasil.
2019 - 2019
VIII CURSO DE FÉRIAS EM FISIOLOGIA. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2016 - 2019
Língua inglesa. (Carga horária: 420h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2018 - 2018
Western blotting para iniciantes. (Carga horária: 8h). , Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC, Brasil.
2018 - 2018
POTENCIAL BIOLÓGICO DE BIOMOLÉCULAS NATURAIS.... (Carga horária: 4h). , Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC, Brasil.
2017 - 2017
Eletrofisiologia, canais iônicos e modelagem. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2016 - 2017
Intensivo em gramática da Língua Inglesa. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC/UECE, Brasil.
2015 - 2015
Jogos: uma ferramenta para o ensino de Zoologia. , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso sobre Microbiologia. , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2015 - 2015
Grupo de estudos: Purificação e Bioatividade de Polissacarídeos. (Carga horária: 25h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ci.
Organização de eventos
BATISTA, J. J. ; FARIAS, L. A. S ; PEREIRA, M. G. ; DE ALMEIDA, SAMIRA LOPES . WORKSHOP DE 10 ANOS DO LABORATÓRIO DE POLISSACARÍDEOS BIOATIVOS-LAPOBIO. 2018. (Outro).
ALMEIDA, S. L. ; BATISTA, J. J. ; FARIAS, L. A. S . III SEMANA DE BIOLOGIA DA UECE FECLESC-DO CONHECIMENTO POPULAR AO CIENTÍFICO. 2018. (Outro).
ALMEIDA, S. L. ; BATISTA, J. J. ; ALCANTARA, T. S. . II SEMANA DE BIOLOGIA DA UECE/ FECLESC. 2017. (Outro).
Participação em eventos
1º Congresso Pan-Americano de Plantas Medicinais e Saúde Integrativa: Intersecção com Medicinas Tradicionais e Complementares. 2022. (Congresso).
III Congresso Nacional de Inovações em Saúde (CONAIS). 2022. (Congresso).
RENORBIO. 2021. (Congresso).
VII Semana Universitária da Unilab. 2021. (Simpósio).
13ª Semana do Meio Ambiente da Universidade de Fortaleza. 2020. (Seminário).
I Congresso Internacional Virtual de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CONINP) do Instituto Federal do Ceará. A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO REMOTO. 2020. (Congresso).
I jornada GEMOCA online. 2020. (Outra).
I Semana Virtual da Biologia do CECITEC. 2020. (Seminário).
WEBNAR INTERNATIONAL ABQ 2020. 2020. (Outra).
XI SEMANA DA QUÍMICA E IV WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA. 2020. (Outra).
III SEMANA DE BIOLOGIA DA FECLESC UECE. 2018. (Outra).
WORKSHOP DE 10 ANOS DO LABORATÓRIO DE POLISSACARÍDEOS BIOATIVOS-LAPOBIO. 2018. (Outra).
XXIII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. 2018. (Encontro).
I ENCONTRO DE QUÍMICA DA FECLESC/UECE. 2017. (Encontro).
III Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica. 2017. (Congresso).
II SEMANA DE BIOLOGIA DA FECLESC UECE. 2017. (Outra).
XXII SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. 2017. (Congresso).
XIII REUNIÃO REGIONAL DA SBBQ - VI International Symposium in Biochemistry of Macromolecules and Biotechnology. 2016. (Simpósio).
XXI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. 2016. (Congresso).
XX SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE. 2015. (Congresso).
Participação em bancas
ALMEIDA, S. L.; OLIVEIRA, V. P.; PINHO, T. P. S.. Educação Ambiental: Sequência Didática para auxílio de professores de Ciências Naturais do Ensino Básico Fundamental (5a e 6a) da Guiné-Bissau.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Produções bibliográficas
-
CELESTINO, J. J. H. ; ALMEIDA, S. L. ; UCHOA, K. R. ; FERREIRA, A. S. ; PINTO, O. R. O. . UM ESTUDO SOBRE A ESPÉCIE CUCURBITA MOSCHATA DUCH: CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS, QUÍMICAS E ATIVIDADES BIOLÓGICAS. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 13, p. 61338-61341, 2023.
-
OLIVEIRA, V. P. ; CARVALHO, D.S ; ALMEIDA, S. L. ; SOUSA, J. L. S. ; BARROS, T. B. . Instrumentalização na prática docente -Instrumentos para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental I. RevistaConexãoComCiência , v. 1, p. 148-152, 2021.
-
CELESTINO, J. J. H. ; ALMEIDA, S. L. ; ALCOCER, J. C. A. ; PINTO, O. R. O. ; FELIX, J. H. S. . PLANTAS MEDICINAIS DA RENISUS COM POTENCIAL ANTIOBESIDADE - UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH , v. 11, p. 52975, 2021.
-
DA SILVA PANTOJA, PATRÍCIA ; ASSREUY, ANA MARIA SAMPAIO ; SILVA, RENAN OLIVEIRA ; DAMASCENO, SAMARA RODRIGUES BONFIM ; MENDONÇA, VANESSA AZEVEDO ; MENDES, TIAGO SANTOS ; MORAIS, JOSE ATHAYDE VASCONCELOS ; DE ALMEIDA, SAMIRA LOPES ; TEIXEIRA, ANTÔNIO ÉDER ENZO ALBUQUERQUE ; DE SOUZA, MARCELLUS HENRIQUE LOIOLA PONTE ; PEREIRA, MARIA GONÇALVES ; SOARES, PEDRO MARCOS GOMES . The polysaccharide-rich tea of Ximenia americana barks prevents indomethacin-induced gastrointestinal damage via neutrophil inhibition. JOURNAL OF ETHNOPHARMACOLOGY , v. 224, p. 195-201, 2018.
-
SANTOS, J. C. P. ; ALMEIDA, S. L. ; NOGUEIRA, A. F. A. ; MBATNA, A. J. ; FERNANDES, M. R. N. ; SILVA, C. M. L. ; FELICIO, J. F. ; SILVA, F. M. ; SILVA, F. D. F. C. ; AMARAL, J. F. . Plantas medicinais e fitoterapia: saúde, sustentabilidade e biodiversidade. In: Jeferson Falcão do Amaral. (Org.). Abordagens interdisciplinares sobre plantas medicinais e fitoterapia: saúde, sustentabilidade e biodiversidade. 1ed.Guarujá - São Paulo: CIENTÍFICA DIGITAL LTDA, 2022, v. 1, p. 11-25.
-
SILVA, C. M. L. ; FERNANDES, M. R. N. ; FERNANDES, M. G. S. ; MBATNA, A. J. ; NOGUEIRA, A. F. A. ; ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, L. F. S. ; SANTOS, J. C. P. ; MARTINS, E. S. ; AMARAL, J. F. . Farmácias vivas: um estudo sobre as contribuições à política nacional e suas possíveis vantagens para a saúde pública. In: Jeferson Falcão do Amaral. (Org.). Abordagens interdisciplinares sobre plantas medicinais e fitoterapia: saúde, sustentabilidade e biodiversidade. 1ed.Guarujá - São Paulo: Editora Científica digital, 2022, v. 1, p. 80-90.
-
SINDEAUX, M. O. ; SANTOS, J. C. P. ; MENEZES, W. F. N. ; NOGUEIRA, A. F. A. ; MBATNA, A. J. ; ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, L. F. S. ; SILVA, C. M. L. ; FERNANDES, M. R. N. ; AMARAL, J. F. . Etnobotânica de plantas medicinais da vegetação litorânea no Ceará: uma revisão bibliográfica. In: Jeferson Falcão do Amaral. (Org.). Abordagens interdisciplinares sobre plantas medicinais e fitoterapia: saúde, sustentabilidade e biodiversidade. 1ed.Guarujá - São Paulo: Editora Científica digital, 2022, v. 1, p. 91-104.
-
NOGUEIRA, A. F. A. ; MBATNA, A. J. ; BANDEIRA, N. C. R. ; ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, L. F. S. ; SANTOS, J. C. P. ; SILVA, C. M. L. ; FERNANDES, M. R. N. ; RUFINO, M. S. M. ; AMARAL, J. F. . Cúrcuma longa L: caracterização, alimento funcional e ações farmacológicas. In: Jeferson Falcão do Amaral. (Org.). Abordagens interdisciplinares sobre plantas medicinais e fitoterapia: saúde, sustentabilidade e biodiversidade. 1ed.Guarujá - São Paulo: Editora Científica digital, 2022, v. 1, p. 105-117.
-
ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, L. F. S. ; SILVA, F. M. ; NOGUEIRA, A. F. A. ; SANTOS, J. C. P. ; SILVA, C. M. L. ; MBATNA, A. J. ; FERNANDES, M. R. N. ; CELESTINO, J. J. H. ; AMARAL, J. F. . Aproveitamento, características fitoquímicas e atividades biológicas da casca do maracujá amarelo (Passiflora edulis F. Flavicarpa Degener): uma revisão bibliográfica. In: Jeferson Falcão do Amaral. (Org.). Abordagens interdisciplinares sobre plantas medicinais e fitoterapia: saúde, sustentabilidade e biodiversidade. 1ed.Guarujá - São Paulo: Científica digital, 2022, v. 1, p. 118-128.
-
ALMEIDA, S. L. ; SOUSA, D. F. ; CELESTINO, J. J. H. . CULTIVO DO CAJUEIRO (ANACARDIUM OCCIDENTALE) NO CEARÁ: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MEDICINAIS. In: Antônio Roberto Xavier, José Cleilson de Paiva dos Santos, Ana Maria Alves da Silva. (Org.). Saberes Tradicionais, Políticas e Ações Sustentáveis: múltiplos atores, diversas abordagens. 1ªed.Fortaleza: Editora da UECE, 2021, v. 1, p. 109-125.
-
CHAVES, E. M. C. ; NONATO, D. T. T. ; PEREIRA, M. G. ; CRAVEIRO, R. M. C. B. ; PEIXOTO, A. B. S. ; LIMA, L. F. ; ALMEIDA, S. L. ; FERNANDES, C. ; ASREUY, A. M. S. ; ARAGAO, G. F. . ANTICONVULSIVANT AND ANTI-INFLAMMATORY EFFECTS OF THE POLYSACCHARIDE RICH EXTRACT FROM GENIPA AMERICANA LEAVES. Journal of Neurology and Neuroscience, Paris, p. 82 - 82, 13 jul. 2018.
-
ALMEIDA, S. L. ; FERREIRA, A. S. ; SOUSA, K. P. ; FERREIRA, F. G. P. ; SOUSA, D. F. ; CELESTINO, J. J. H. . POTENCIAL BIOTECNOLÓGICO DO CAJU (Anacardium occidentale L.) NA PRODUÇÃO DE PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS: UMA REVISÃO. In: I Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos (I TECALI), 2022. Anais do I Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos, 2022.
-
ALMEIDA, S. L. ; FERREIRA, A. S. ; PAFO, F. V. E. ; MARINHO, A. B. ; SOUSA, D. F. ; CELESTINO, J. J. H. . EFEITOS DA CASCA DO CAULE DO CAJUEIRO ? ANACARDIUM OCCIDENTALE: UMA REVISÃO. In: III Congresso Nacional de Inovações em Saúde - III CONAIS 2022, 2022, Fortaleza. Anais do III Congresso Nacional de Inovações em Saúde - III CONAIS 2022, 2022.
-
QUEIROZ, C. V. G. ; ASREUY, A. M. S. ; MARQUES, G. F.O ; ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, M. G. . O EXTRATO POLISSACARÍDICO DE CISSUS SICYOIDES INIBE PARÂMETROS INFLAMATÓRIOS DO EDEMA DE PATA INDUZIDO POR CARRAGENANA EM CAMUNDONGOS. In: XXIV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2019, Fortaleza. Anais da Semana Universitária, 2019.
-
ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, M. G . A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA PARA OS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FECLESC/UECE. In: XXIV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UECE, 2019, Fortaleza. Anais da Semana Universitária, 2019.
-
ARAUJO, D. F. ; LIMA, A. Q. ; ALMEIDA, S. L. ; SOUSA, L. M. A. V. ; ASREUY, A. M. S. ; PEREIRA, M. G. . PURIFICAÇÃO E EFEITO ANTITROMBÓTICO DOS POLISSACARÍDEOS DAS CASCAS DO CAULE DE CAESALPINIA FERREA. In: XXIII Semana Universitária, 2018, Fortaleza. Anais 2018 da Semana Universitária, 2018.
-
CARVALHO, D.S ; ALMEIDA, S. L. . APLICAÇÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO: UM RELATO DE CASO. In: Congresso Nacional de Ensino Científico (CONENCI), 2020. Anais eletrônicos do Congresso Nacional de Ensino Científico (CONENCI), 2020.
-
MADEIRA, J. C. ; ALMEIDA, S. L. ; BATISTA, J. J. ; MOURAO, P. A. S. ; PEREIRA, M. G. . ISOLAMENTO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA-ESTRUTURAL DOS POLISSACARÍDEOS DAS CASCAS DE Ximenia americana L.. In: V MCEPE- V Mostra de Ciência do Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Quixadá. Anais V MCEPE, 2018.
-
LIMA, L. F. ; CRAVEIRO, R. M. C. B. ; NONATO, D. T. T. ; ALMEIDA, S. L. ; ASREUY, A. M. S. ; PEREIRA, M. G. . EFEITO NEUROPROTETOR DO EXTRATO RICO EM POLISSACARÍDEOS DAS FOLHAS DE GENIPA AMERICANA EM CAMUNDONGOS. In: XXII Semana Universitária da UECE, 2017, Fortaleza. Anais 2017 da Semana Universitária, 2017.
-
MARQUES, G. F.O ; OLIVEIRA, S. N. C. ; QUEIROZ, C. V. G. ; ALMEIDA, S. L. ; SILVA, F. C. O. ; PEREIRA, M. G. ; ASREUY, A. M. S. . EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO DE POLISSACARÍDEOS ISOLADOS DAS CASCAS DE Ximenia americana L.. In: Encontro de Biotecnologia do Nordeste-RENORBIO 2017, 2017, Natal. Trabalhos publicados, 2017.
-
ARAUJO, D. F. ; PAIVA, C. L. ; BATISTA, J. J. ; ALCANTARA, T. S. ; ALMEIDA, S. L. ; ASREUY, A. M. S. ; PEREIRA, M. G. . OS POLISSACARÍDEOS DAS CASCAS DE CAESALPINIA FERREA APÓS O PROCESSO DE DESPROTEINIZAÇÃO APRESENTAM EFEITOS ANTICOAGULANTE, ANTIPLAQUETÁRIO E ANTITROMBÓTICO. In: III CONGRESSO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE BIOFÍSICA, 2017, Fortaleza. LIVRO DE RESUMOS III Congresso regional SBBF, 2017.
-
FERREIRA, A. S. ; ALMEIDA, S. L. ; UCHOA, K. R. ; BELEM, M. O. ; MARQUES, V. B. ; SOUSA, D. F. ; CELESTINO, J. J. H. . ANÁLISE DA FARINHA DO BAGAÇO DO CAJU COMO FONTE DE FIBRAS E SEUS EFEITOS SOBRE A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE RATAS WISTAR JOVENS. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. L. ; UCHOA, K. R. ; FERREIRA, A. S. ; SOUSA, D. F. ; CELESTINO, J. J. H. . ANÁLISE DO PERFIL BIOQUÍMICO DE RATAS APÓS A SUPLEMENTAÇÃO DE DIETAS COM FIBRA ALIMENTAR DO BAGAÇO DO CAJU. 2023. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
CARDOSO, A. Z. T. ; SOUZA ; OLIVEIRA ; SOUZA, W. S. ; ALMEIDA, S. L. . ?EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO POLO DE ARACOIABA-CE E O REINGRESSO FE ESTUDANTES AO ENSINO SUPERIOR. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA ; SILVA, A. C. G. ; NICOLAU, J. J. ; CARDOSO, A. Z. T. ; ALMEIDA, S. L. . A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DEPROFESSORES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS EAD. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. C. G. ; NICOLAU, J. J. ; SANTOS, M. D. M. ; ABREU, F. Y. L. ; ALMEIDA, S. L. . EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO OPORTUNIDADE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR A ESTUDANTES DA ZONA RURAL DE ARACOIABA-CE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. L. ; NASCIMENTO, F. G. S. ; ROCHA, H. F. R. ; SILVA, W. Q. E. ; NETO., J. F. A. . POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA-CE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, S. L. ; SOUSA, K. P. ; FERREIRA, F. G. P. ; SOUSA, D. F. ; FERREIRA, A. S. ; CELESTINO, J. J. H. . AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE Anacardium occidentale L EM PARÂMETROS DE SÍNDROME METABÓLICA: UMA REVISÃO. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERREIRA, A. S. ; SILVA, I. L. N. ; SILVA, M. B. A. ; SOUSA, K. P. ; ALMEIDA, S. L. ; FERREIRA, F. G. P. ; CELESTINO, J. J. H. . Efeitos da Aloe Vera sobre parâmetros testiculares e espermáticos em murinos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. L. ; SOUSA, D. F. ; UCHOA, K. R. ; MARQUES, V. B. ; CELESTINO, J. J. H. . PRODUÇÃO, RENDIMENTO E ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DA FARINHA OBTIDA DO BAGAÇO DO CAJU. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, L. F. S. ; SILVA, F. M. ; AMARAL, J. F. . APROVEITAMENTO DA CASCA DE PASSIFLORA EDULIS F. FLAVICARPA COMO FONTE DE COMPOSTOS BIOATIVOS COM ATIVIDADE HIPOGLICÊMICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ALMEIDA, S. L. ; FERREIRA, F. G. P. ; SOUSA, D. F. ; CELESTINO, E. J. J. H. . ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE DIFERENTES PARTES DO CAJUEIRO (ANACARDIUM OCCIDENTALE). 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERREIRA, F. G. P. ; ALMEIDA, S. L. ; SOUSA, D. F. ; BRITO, E. H. S. ; CELESTINO, J. J. H. . AS FOLHAS DE PERESKIA ACULEATA MILLER COMO POTENCIAL ANTIMICROBIANO FÚNGICO. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
PINHO, T. P. S. ; CARVALHO, D. S. ; OLIVEIRA, V. P. ; SOUSA, J. L. S. ; ALMEIDA, S. L. . UTILIZANDO O LIVRO ?A COLHER QUE DESAPARECE? PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, S. L. ; CARVALHO, D. S. ; LIMA, F. A. ; SILVA, R. W. N. ; OLIVEIRA, V. P. . INSTRUMENTALIZAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE -A PRÁTICA DA DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
OLIVEIRA, V. P. ; CARVALHO, D.S ; BARROS, T. B. ; SOUSA, J. L. S. ; ALMEIDA, S. L. . INSTRUMENTALIZAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE - INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2021. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALMEIDA, S. L. ; CARVALHO, D.S . A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O ENSINO REMOTO. 2020. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARAUJO, D. F. ; ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, M. G. ; ASREUY, A. M. S. . Efeito do extrato polissacarídico das folhas de Genipa americana na inflamação aguda induzida por zimozan. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, M. G. . A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA DA DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA PARA OS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FECLESC/UECE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, C. V. G. ; ASREUY, A. M. S. ; MARQUES, G. F.O ; ALMEIDA, S. L. ; PEREIRA, M. G. . O EXTRATO POLISSACARÍDICO DE CISSUS SICYOIDES INIBE PARÂMETROS INFLAMATÓRIOS DO EDEMA DE PATA INDUZIDO POR CARRAGENANA EM CAMUNDONGOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, J. C. ; ALMEIDA, S. L. ; Batista J.J ; MOURAO, P. A. S. ; PEREIRA, M. G. . Isolamento e caracterização química-estrutural dos polissacarídeos das cascas de Ximenia americana L.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUEIROZ, C. V. G. ; MARQUES, G. F. O. ; DE ALMEIDA, SAMIRA LOPES ; PEREIRA, M. G. ; ASREUY, A. M. S. . ENVOLVIMENTO DO OXIDO NÍTRICO NO EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO DOS POLISSACARÍDEOS DE Cissus sicyoides EM CAMUNDONGOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, D. F. ; PEREIRA, M. G. ; LIMA, A. Q. ; ALMEIDA, S. L. ; SOUSA, L. M. A. V. ; ASREUY, A. M. S. . PURIFICAÇÃO E EFEITO ANTITROMBÓTICO DOS POLISSACARÍDEOS DAS CASCAS DO CAULE DE CAESALPINIA FERREA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARAUJO, D. F. ; BATISTA, J. J. ; ALCANTARA, T. S. ; ASREUY, A. M. S. ; PEREIRA, M. G. ; ALMEIDA, S. L. . OS POLISSACARÍDEOS DE CAESALPINIA FÉRREA APÓS O PROCESSO DE DESPROTEINIZAÇÃO APRESENTAM EFEITOS ANTICOAGULANTE, ANTIPLAQUETÁRIO E ANTITROMBÓTICO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. L. ; OLIVEIRA NETO, J. G. ; FARIAS, L. A. S ; ALMEIDA, S. L. . Estudo das propriedades biológicas e químicas de Euterpe Oleracea Mart. (Açaí). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Batista J.J ; FARIAS, L. A. S ; ALMEIDA, S. L. . ETNOBOTÂNICA: CONHECIMENTO TRADICIONAL DE PLANTAS E USO PARA FINS MEDICINAIS POR GRADUANDOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, S. L. ; MADEIRA, J. C. ; MARQUES, G. F. O. ; ALCANTARA, T. S. ; ASSREUY, A. M ; PEREIRA, M. G. . Efeito anti-inflamatório da fração polissacarídica da folha de Genipa americana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARQUES, G. F.O ; ASREUY, A. M. S. ; PEREIRA, M. G. ; OLIVEIRA, S. N. C. ; SILVA, F. C. O. ; QUEIROZ, C. V. G. ; ALMEIDA, S. L. . Efeito anti-inflamatório dos polissacarídeos isolados da casa de Ximenia americana L.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LIMA, L. F. ; CRAVEIRO, R. M. C. B. ; NONATO, D. T. T. ; ASSREUY, A. M. S. ; PEREIRA, M. G. ; ALMEIDA, S. L. ; CHAVES, E. M. C. . Efeito neuroprotetor dos polissacarídeos das folhas de Genipa americana em camundongos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
ALMEIDA, S. L. . Instrumentalização na prática docente - Experiências no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental II.. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ALMEIDA, S. L. ; ALMEIDA, S. L. . Polissacarídeos de plantas do semiárido cearense: isolamento, caracterização e atividade em processos inflamatórios e tromboembólicos. 2017. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Análise do perfil de metilação do DNA durante a formação de antro em folículos caprinos crescidos in vivo e in vitro na presença de anetol, Descrição: a presente proposta objetiva a realização de dois estudos integrados empregando o antioxidante anetol, técnicas de biologia molecular (expressão gênica e perfil de metilação de histonas durante a foliculogênese in vivo e in vitro), bem como técnicas de reprodução assistida relativas ao cultivo folicular in vitro e a produção in vitro de embriões na espécie caprina, a saber: Estudo 1 ? Comparação do perfil de metilação de histonas e expressão gênica durante a foliculogênese in vivo X in vitro; Estudo 2 - Impacto do momento da adição de anetol (300 μg/mL), ou seja, durante o cultivo folicular in vitro e/ou a maturação oocitária in vitro sobre a qualidade e quantidade de embriões caprinos produzidos in vitro a partir de oócitos crescidos in vivo (foliculogênese in vivo) ou crescidos in vitro (foliculogênese in vitro). O Estudo 1 tem como propósito o conhecimento da expressão gênica e do perfil de metilação normais (foliculogênese in vivo - Parte 1), o que o torna estratégico para a avaliação da eficiência dos protocolos de cultivo folicular in vitro (Partes 2 e 3)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Samira Lopes de Almeida - Coordenador / José Ricardo de Figueiredo - Integrante / Lúcia Daniel Machado da Silva - Integrante / Deborah Melo Magalhães-Padilha - Integrante / Vilceu Bordignon - Integrante / Anna Clara Accioly Ferreira - Integrante / Alexsandra Fernandes Pereira - Integrante / Laritza Ferreira de Lima - Integrante / Ana Flávia Bezerra da Silva - Integrante / André Luiz da Conceição Santos - Integrante / Luisa Miglio - Integrante / Mariana de Brito Chagas - Integrante / Mariana Farias da Rocha - Integrante.
-
2018 - 2019
ATIVIDADE ANTI-INFLAMATÓRIA DO EXTRATO POLISSACARÍDICO DAS FOLHAS DE CISSUS SICYOIDES, Descrição: Os polissacarídeos são as moléculas orgânicas mais abundantes em células vegetais, sendo apontados como importantesferramentas de estudo por apresentarem pouca ou nenhuma toxicidade. Estes apresentam potencial terapêutico, visto suas atividades anti-inflamatória, antitumoral, anticoagulante, imunomoduladora, entre outras. A planta a ser estudada, Cissus sicyoides (Vitaceae), é conhecida popularmente como cortina, cipó-pucá, cortina japonesa, uva brava e insulina vegetal e utilizada na forma de chá para tratar epilepsia, acidente vascular cerebral,diabetes, úlceras gástricas e processos inflamatórios. Experimentalmente, os extratos de suas folhas e seu caule apresentam atividades: vasoconstritora, antinoceptiva, antialérgica e citostática. Portanto, no presente estudo objetiva-se extrair os polissacarídeos das folhas de Cissus sicyoides e avaliar o seu efeito anti-inflamatório em modelos de inflamação aguda em camundongos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Samira Lopes de Almeida - Integrante / MARIA GONÇALVES PEREIRA - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2016 - 2018
Polissacarídeos de plantas do semiárido cearense: isolamento, caracterização e atividades em processos inflamatórios e tromboembólicos, Descrição: As doenças tromboembólicas e inflamatórias, somado aos efeitos adversos causados pela terapêutica atual, implicam em grande impacto econômico e social para os serviços públicos de saúde. No caso das doenças tromboembólicas, o número de internações hospitalares no Brasil foi de 5417 em 2012 (sendo 752 na região nordeste) e as taxas de mortalidade foram de 32% no Brasil e de 20% na região Nordeste. Dada à elevada estatística de incidência de tais patologias, complicações e óbito, este tema está em consonância com os direcionamentos das políticas públicas de saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico, que o incluiu como prioridade dentro da estratégia de promoção de melhorias na qualidade de vida da população brasileira, garantindo o acesso seguro e racional de plantas medicinais e fitoterápicos. A região do semiárido do Nordeste do Brasil possui uma rica biodiversidade vegetal ainda pouco explorada quanto às propriedades fisio-farmacológicas de seus constituintes. Na região semiárida do sertão central cearense (Quixadá), mais especificamente na FECLESC, as pesquisas visando à extração e purificação de polissacarídeos de plantas medicinais e sua bioatividade na inflamação, coagulação e trombose tiveram início com a aprovação de projeto, nesta temática, no primeiro. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Samira Lopes de Almeida - Integrante / Talita de Souza de Alcântara - Integrante / JOSÉ JOSENILDO BATISTA - Integrante / MARIA GONÇALVES PEREIRA - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Projetos de desenvolvimento
-
2016 - Atual
Polissacarídeos de plantas do semiárido cearense: isolamento, caracterização e atividade em processos inflamatórios e tromboembólicos, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Samira Lopes de Almeida - Coordenador / Talita de Souza de Alcântara - Integrante / Maria Gonçalves Pereira - Integrante / José Josenildo Batista - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Polissacarídeos de plantas do semiárido cearense: isolamento, caracterização e atividade em processos inflamatórios e tromboembólicos, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Samira Lopes de Almeida - Coordenador / Talita de Souza de Alcântara - Integrante / Maria Gonçalves Pereira - Integrante / José Josenildo Batista - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Polissacarídeos de plantas do semiárido cearense: isolamento, caracterização e atividade em processos inflamatórios e tromboembólicos, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Samira Lopes de Almeida - Integrante / Talita de Souza de Alcântara - Integrante / Maria Gonçalves Pereira - Coordenador / José Josenildo Batista - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2016 - Atual
Polissacarídeos de plantas do semiárido cearense: isolamento, caracterização e atividade em processos inflamatórios e tromboembólicos, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Samira Lopes de Almeida - Integrante / Talita de Souza de Alcântara - Integrante / Maria Gonçalves Pereira - Coordenador / José Josenildo Batista - Integrante., Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Prêmios
2023
MENÇÃO HONROSA AO TRABALHO ANÁLISE DO PERFIL BIOQUÍMICO DE RATAS APÓS A SUPLEMENTAÇÃO DE DIETAS COM FIBRA ALIMENTAR DO BAGAÇO DO CAJU, IV SINFAR - Semana Intermunicipal de Farmácia da UNILAB.
2023
3° lugar - modalidade pesquisa em EaD, no IV Seminário de Integração dos Polos da UAB do Ceará, IV SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DOS POLOS UAB DO CEARÁ.
2022
MELHORES TRABALHOS da área temática Biotecnologia de Alimentos do evento I Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos (I TECALI),, o I Simpósio Online Sulamericano de Tecnologia, Engenharia e Ciência de Alimentos (I TECALI),.
2017
Trabalho premiado na categoria pôster- Efeito anti-inflamatório da fração polissacarídica das folhas de Genipa americana, II SEMANA DE BIOLOGIA FECLESC-UECE.
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - 2023
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-BrasileiraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de mestrado - Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Projeto intitulado: AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DA FIBRA DE CAJU EM PARÂMETROS BIOQUÍMICOS E NA MOTILIDADE GASTROINTESTINAL DE CAMUNDONGOS
2018 - 2019
Universidade Estadual do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica (ICT FUNCAP) no Laboratório de Polissacarídeos Bioativos-LAPOBIO.
2016 - 2018
Universidade Estadual do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica (PBI-FUNCAP) no Laboratório de Polissacarídeos Bioativos-LAPOBIO.
2020 - 2020
EEM Vereadora Edimar Martins da CunhaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 6
2019 - 2020
EEM Vereadora Edimar Martins da CunhaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25
Outras informações:
Professora de Biologia
2022 - 2024
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora presencial, Carga horária: 20
Outras informações:
Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Naturais-Instituto de Educação a Distância (IEAD-UNILAB), polo Aracoiaba -CE
2020 - 2021
INSTITUTO EDUCACIONAL MARIA AUREAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10
2025 - Atual
EEMTI JOÃO ALVES MOREIRAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Biologia, Carga horária: 20
2024 - 2025
EEMTI JOÃO ALVES MOREIRAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora temporária, Carga horária: 40
2023 - 2024
EEMTI JOÃO ALVES MOREIRAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora temporária, Carga horária: 30
2024 - 2024
Secretaria de Educação do Estado do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora-Ciências da Natureza, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora Formadora-Ciências da Natureza
2025 - Atual
Escola de Ensino Fundamental Hermegildo Rocha PontesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora efetiva, Carga horária: 20
2025 - Atual
Secretaria da Educação do Estado do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Formadora-Ciências da Natureza, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora formadora da área de Ciências da Natureza Programa Ceará Educa Mais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Samira Lopes de Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?