Mauro Hideki Fujiyama Junior

Engenheiro Civil formado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Campus de Bauru/SP, com menção honrosa. Graduado no Master 2 Grands Ouvrages et Conduite de Travaux pela Université de Lorraine, França.

Informações coletadas do Lattes em 28/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Civil

2015 - 2020

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduação em M2 Génie Civil - Parcours type Grandes Ouvrages et Conduite de Travaux

2018 - 2019

Université de Lorraine, UL (Nancy-Univ)
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Eletrônica

2011 - 2013

Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán

Ensino Fundamental (1º grau)

2008 - 2010

Colégio COC Bauru

Ensino Fundamental (1º grau)

2003 - 2007

Colegio Preve Objetivo

Formação complementar

2018 - 2018

Autocad. (Carga horária: 48h). , EngCad, ENGCAD, Brasil.

2017 - 2017

Excel avançado. (Carga horária: 9h). , ProJr, PROJR, Brasil.

2017 - 2017

Microsoft Project. (Carga horária: 9h). , ProJr, PROJR, Brasil.

2017 - 2017

Autocad. (Carga horária: 9h). , ProJr, PROJR, Brasil.

2016 - 2016

Revit Architecture 2016. (Carga horária: 40h). , EngCad, ENGCAD, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Estruturas/Especialidade: Estruturas de Concreto.

Organização de eventos

FUJIYAMA JUNIOR, M. H. . XXI Semana da Engenharia. 2017. (Outro).

Participação em eventos

COBRAMSEG - XIX Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Estudo estatístico da chuva desencadeadora de desastres hidrológicos na região administrativa de Marília. 2018. (Congresso).

8 Concurso Interpontes.8 Concurso Interpontes. 2017. (Outra).

XXIX Congresso de Iniciação Científica da Unesp. Estudo estatístico da chuva desencadeadora de desastres hidrológicos na região administrativa de Marília. 2017. (Congresso).

Curso Tecnologias Sociais e Tratamento de Esgoto de Baixo Custo em Propriedades Rurais. 2016. (Oficina).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    Estudo estatístico da chuva desencadeadora de desastres hidrológicos na região administrativa de Marília, Descrição: Os desastres naturais podem ser definidos como fenômenos capazes de causar uma grave perturbação no funcionamento de um grupo social, gerando danos ambientais, econômicos e sociais, sendo seu grau de devastação um fator diretamente relacionado com a vulnerabilidade da comunidade afetada. A avaliação do risco é de extrema importância para o planejamento e prevenção de eventos desse tipo, de forma a criar comunidades mais resilientes, isto é, capazes de resistir, absorver e se recuperar dos efeitos dos desastres. A estatística é uma ciência que possibilita a quantificação da aleatoriedade de ocorrência dos eventos naturais proporcionando um meio de análise e observação. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo estudar os desastres naturais gerados pela chuva na região administrativa de Marília através de métodos estatísticos, de forma a criar um mapeamento dos principais pontos suscetíveis aos eventos catastróficos considerando as características geográficas e populacionais dos locais afetados. A metodologia aplicada será baseada no levantamento quantitativo de dados de chuva desencadeadora dos desastres naturais, nos 51 munícipios da região, através de pesquisa nos bancos de dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica, Agência Nacional de Águas e Cemaden, no período de 2009 a 2016. Com as informações obtidas, serão construídos histogramas a fim de se obter a distribuição de probabilidade relacionada com a probabilidade de ocorrência dos desastres desencadeados por eventos hidrológicos. Assim, através da Simulação de Monte Carlo, realizada com o software Palisade@Risk, será possível analisar os riscos de sucessão dos eventos de acordo com a vulnerabilidade dos locais considerando suas características físicas, populacionais, econômicas, geológicas e geomorfológicas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mauro Hideki Fujiyama Junior - Coordenador / Anna Silvia Palcheco Peixoto - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

Prêmios

2020

Menção honrosa - graduandos 1 semestre de 2020, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp.

2017

2 lugar - 8 Concurso Interpontes, ProJr.

2016

Certificado de Mérito Acadêmico, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp.

2007

Medalha de ouro - Olimpíada de Matemática Preve, Colégio Preve Objetivo.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2020

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Discente

2017 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor Cálculo III e IV

Outras informações:
Atendimento aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Matemática, Física, Ciências da Computação, Meteorologia, Química e Sistemas de Informação.

2016 - 2016

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Cálculo I e II

Outras informações:
Atendimento aos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Matemática, Física, Ciências da Computação, Meteorologia, Química e Sistemas de Informação.

2017 - 2018

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador, Carga horária: 10

2017 - 2018

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Aluno pesquisador

2018 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante bolsista