Maria de Fátima Messi
Possui mestrado em Mestrado em Informatica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). Atualmente é gerente de tecnologia da informação - Flextronics International Tecnologia. Possui experiência de 28 anos na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Gerenciamento de Projetos e de pessoas, atuando fortemente na área de operações da cadeia de suprimentos. Sólidos conhecimentos em liderança, gerenciamento de projetos de grande porte, atuando em organizações matricias e multi culturais, bem como grande experiência junto à tomada de decisões. Vasta experiência com processos de priorização de projetos junto às áreas de negócio, gerenciamento de recursos de TI e orçamentos de projetos, visando a redução de custos da organização como um todo. Experiência acadêmica ministrando aulas para os cursos de Engenharia de Computação, Mecatrônica e Ciência da Computação.
Informações coletadas do Lattes em 28/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado em Informatica
1996 - 2001
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Título: Plano de Integração de um banco de dados fabril com uma ferramenta de mineração de dados,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Carlos Miguel Tobar Toledo
Especialização em Computacao
2003 - 2004
Universidade de São Paulo
Título: Gerenciamento de Projetos
Especialização em Capacitação em Gerenciamento de Projetos
2002 - 2002
Universidade de São Paulo
Título: Gerenciamento de Projetos
Especialização em Sistemas Automatizados de Informacao
1992 - 1994
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Título: Sistemas de Informação
Aperfeiçoamento em Treinamento Green Belt
2010 - 2010
Motorola University
Título: Sistema SAC e suas melhorias. Ano de finalização: 2010
Aperfeiçoamento em Project Management Professional
2005 - 2005
Project Management Institute
Título: Project Management. Ano de finalização: 2005
Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados
1989 - 1991
Centro Regional Universitário Espírito Santo do Pinhal
Título: Sistemas para suporte a Armazéns Gerais
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Gerenciamento de Projetos e Programas em TI.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Organizações Multi Culturais e Multi Disciplinares.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Suporte a aplicações de TI.
Participação em eventos
Case Study: Use of Risk Techniques and Graphical Planning Method (GPM) to Identify Probable Completion of a 1B+ Project. 2016. (Simpósio).
Click to Automate Everything in Your Testing Lifecycle. 2016. (Simpósio).
Creating and Nurturing your Collaborative Agile Team. 2016. (Simpósio).
Data Done Right. 2016. (Simpósio).
Leaders: 3 Innovative Environments and 10 Important Skills. 2016. (Simpósio).
Leadership and Innovation. 2016. (Simpósio).
Making Better Project Decisions More Often. 2016. (Simpósio).
PMXPO 2016 - Session 5: The Value and Approach to Operational Efficiency Evaluations. 2016. (Simpósio).
Realizing Business Value with Portfolio Management. 2016. (Simpósio).
Redefining your PMO. 2016. (Simpósio).
Speaking the Language of Leadership. 2016. (Simpósio).
The Strategic Impact of Projects: Identify Benefits to Drive Business Results. 2016. (Simpósio).
The Value of Failure. 2016. (Simpósio).
The Xbox Story ? Lessons in Leadership, Strategy & team Management. 2016. (Simpósio).
Gestão de Projetos Agile. 2011. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
MESSI, M. F. ; Carlos Miguel Tobart Toledo . Tópicos sobre a implantação do processo de descoberta de conhecimento em organizações empresariais. Bate Byte, Curitiba, p. 26 - 29, 13 jun. 2002.
-
MESSI, M. F. ; Carlos Miguel Tobart Toledo . Tópicos sobre a implantação do processo de descoberta de conhecimento em organizações empresariais. Curitiba: Celepar, 2002 (Artigo).
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
Flextronics International TecnologiaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
Outras informações:
Líder de PMO de TI Brazil, consolidando projetos e alocações, a fim de garantir otimização no uso de recursos e de soluções entregues pela área de Informática. Atuante também na padronização de processos da área de TI, visando a melhoria continua das atividades desenvolvidas. Atuando como Gerente de Programas e Interface com clientes, gerenciando projetos locais e globais. Responsável pela entrega de programas globais com foco na migração de sistemas e processo para o padrão Flextronics, bem como em programas internos que contribuem para o aprimoramento da eficiência e eficácia da empresa, sempre buscando atender aos clientes da melhor forma, assim como mantendo a competitividade no mercado de trabalho. Atuação como Gerente do Projeto de e-commerce, interagindo com a plataforma do cliente externo e aumentando a produção da empresa Flextronics em 50.000 unidades por mês. Gerenciamento de times de TI, garantindo alocação de recursos, controle e aprovação de orçamentos, entrega dos projetos, comunicação em diversos níveis da organização. Interação direta com cliente externo, gerenciando necessidades e entregáveis. Forte interação com diferentes regiões, culturas, áreas e clientes ao redor do mundo.
1998 - 2013
Motorola Industrial Ltda., MotorolaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente de Tecnologia da Informação, Carga horária: 40
Outras informações:
- de 2008 a 2013: Atuando como Gerente de Entrega de Serviços (Service Delivery Manager), responsável por gerenciar incidentes reportados nos diversos sites da empresa Motorola, ao redor do mundo, com o objetivo de evitar e/ou minimizar os impactos para as áreas de negócios, restaurando os serviços no menor tempo possível. Responsável pela comunicação do incidente e seu plano de correção junto a alta gerência da empresa. Responsável também pela área de Gerenciamento de Problemas, a qual busca solucionar os incidentes de forma que não haja recorrência. Responsável pelo gerenciamento de métricas relacionadas a incidentes e problemas, trazendo ganho para a empresa de 50% na redução dos incidentes e paradas de manufatura. Responsável pela revisão do ambiente de TI junto às áreas de negócio, garantindo assim que a alta disponibilidade dos serviços de TI seja mantida, evitando paradas inesperadas da manufatura - de 2006 a 2008: Atuando como Gerente de TI, responsável pelos times de suporte da área de TI (L2 & L3) e de projetos com foco nas áreas de manufatura e logística. Gerenciamento de orçamento, garantindo alinhamento entre as áreas de TI e negócios. Responsável por liderar as reuniões de priorização de projetos junto às áreas de negócios, garantindo atendimento aos critérios de priorização, adotados pela organização. - de 2003 a 2006:Gerenciamento do time de TI dedicado às oepração de manufatura (shop floor), atuando na área de desenvolvimento de projetos com objetivo de maximizar a excelência na manufatura e também seguindo as práticas Six Sigma (modelo DMAIC, FMEA) Responsável por gerenciar o orçamento e os recursos da área de TI. - de 1998 a 2002: Responsável pela implementação do sistema de manufatura para as oeprações de iDEN/ Nextel no site da Motorola, na cidade de Jaguariúna (start up da fábrica no Brasil) Representante da área de TI junto às áreas de negócio para introdução de novos produtos (FWT, novos modelos iDEN, Lojack, radios 2way).
2011 - 2013
Centro Regional Universitário Espírito Santo do PinhalVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Responsável por ministrar aulas relacionadas às matérias de Gerenciamento de Projetos e Interface Homem Máquina, para os cursos de Mecatrônica, Engenharia da Computação e Ciência da Computação.
1995 - 1998
Autitec Automação IndustrialVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsável pelo detalhamento de requisitos junto às áreas de negócios Experiência com o uso de ferramentas CASE para mapear a solução dos projetos priorizados (System Architecture, Rational Rose)
1993 - 1994
Elfusa Geral de EletrofusãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Analista de Sistemas atuando como contratada junto a área de suporte a sistemas corporativos com foco em Contas a Pagar, Contas a Receber, Warehouse e Logística. Experiência com projetos de melhoria, conforme especificação das áreas de negócios.
1993 - 1993
Corning Brasil Indústria e ComércioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40
Outras informações:
Analista de Sistemas atuando com contratada junto a área de Engenharia
1991 - 1993
Usicafé Comercio e Exportação de CaféVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40
Outras informações:
Atuando na área de suporte a aplicações de armazéns gerais.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria de Fátima Messi e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?