Marília Miguel
Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP, financiada pela CAPES. Integrante do grupo de pesquisa "História das Cidades: Ocupação territorial e Ideários Urbanos". Realiza estágio docência na faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas-SP. Possui especialização Lato Sensu em paisagismo e iluminação. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Francisco (2014 - 2019). Realizou iniciação científica na graduação voltada para história do urbanismo e patrimônio, intitulada "Urbanização Paulista durante o ciclo do café: O caso de Morungaba". Estagiou no setor de obras da Prefeitura de Itatiba-SP (2017-2018). Atua como arquiteta na cidade de Morungaba-SP desde 2019.
Informações coletadas do Lattes em 08/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Urbanismo
2024 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas
Renata Baesso Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
2014 - 2019
Universidade São Francisco
Título: HIS - Campo Grande
Orientador: Carolina Asensio Oliva
Formação complementar
2024 - 2024
Italiano A1. (Carga horária: 42h). , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC Campinas, Brasil.
2022 - 2023
Paisagismo e Iluminação. (Carga horária: 360h). , Unyleya, UNYLEYA, Brasil.
2017 - 2017
Competência transversal - Desenho arquitetônico. (Carga horária: 14h). , SENAI, SENAI, Brasil.
2016 - 2016
AUTOCAD 2D. (Carga horária: 30h). , Easycomp, EASYCOMP, Brasil.
2012 - 2013
Gestão de negocios/ Logística/ Gestão industrial. (Carga horária: 120h). , Instituto profissionalizante e treinamento empresarial, I-PRO, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.
Organização de eventos
MIGUEL, M. . VII Jornada do POSURB-ARQ PUC-Campinas. 2024. (Outro).
MIGUEL, M. ; COELHO, Letícia ; MENEGALDO, Ana B. F. . História das cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos - Perspectivas e Reflexões,. 2024. (Outro).
Participação em eventos
Seminário Arquivos Eclesiásticos e História Urbana ? Território, Ideários e Documentação. 2025. (Seminário).
Tech Talks ? Futurismo na Arquitetura, Engenharia e Construção: A Tecnologia aliada à Criatividade. 2025. (Outra).
3º S[PLURAU] Cenários alternativos de planejamento territorial para o século 21. 2024. (Seminário).
A cidade na Carta de Veneza (1964) e na Carta de Washington (1986), palestra da Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kühl (FAUUSP). 2024. (Seminário).
Fórum Regional de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da PUC Campinas. 2024. (Encontro).
História das cidades: Ocupação Territorial e Ideários Urbanos - Perspectivas e Reflexões,.HISTÓRIA, CAMINHOS E URBANIZAÇÃO: A FORMAÇÃO TERRITORIAL DE MORUNGABA-SP ? SÉCULO XIX. 2024. (Encontro).
VII Jornada do POSURB-ARQ PUC-Campinas. Caminhos da Pesquisa: temas, desafios e fomento. 2024. (Encontro).
VI POSTGRADUATE MEETING PUC-CAMPINAS.HISTORY, PATHWAYS, AND URBANIZATION: THE TERRITORIAL FORMATION OF MORUNGABA-SP ? 19th CENTURY. 2024. (Encontro).
Desenho Universal - A forma inclusiva e sustentável de projetar s todos. 2023. (Outra).
Apresentação dos melhores TCC - 2016. 2017. (Outra).
Mira arquitetos 4 projetos - 4 cidades. 2017. (Outra).
ONG reparação - O despertar do olhar - Arquiteta da Terra - Experiências em projetos na Índia. 2017. (Outra).
Urbanismo Caminhável - Experiências pelo mundo. 2017. (Outra).
Edificações de saúde. 2016. (Outra).
Participação em bancas
LIMA, R. P. T.; FRICKE, G. T.;MIGUEL, M.. Projeto de um novo espaço para participação social: restauro e revitalização do antigo edifício do Matadouro de Bragança. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade São Francisco.
Produções bibliográficas
-
MIGUEL, M. ; PEREIRA, Renata B. . Uma casa senhorial na periferia dos grandes centros produtores de café de São Paulo: estudo de caso da Fazenda Santa Leopoldina. In: IX COLÓQUIO INTERNACIONAL A CASA SENHORIAL EM PORTUGAL, BRASIL E GOA. ANATOMIA DOS INTERIORES. CENTROS E PERIFERIAS, ENCRUZILHADAS E CIRCULAÇÕES, 2025, São Miguel - Açores. A CASA SENHORIAL EM PORTUGAL, BRASIL E GOA. ANATOMIA DOS INTERIORES. CENTROS E PERIFERIAS, ENCRUZILHADAS E CIRCULAÇÕES, 2025. v. IX.
-
MIGUEL, M. ; PEREIRA, Renata B. . HISTORY, PATHWAYS, AND URBANIZATION: THE TERRITORIAL FORMATION OF MORUNGABA-SP ? 19th CENTURY. In: VI POSTGRADUATE MEETING, 2024, Campinas- SP. VI POSTGRADUATE MEETING, 2024. v. VI.
-
LIMA, R. P. T. ; MIGUEL, M. . Urbanização Paulista durante o ciclo do café: O caso de Morungaba. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MIGUEL, M. . Urbanização Paulista durante o ciclo do café: o caso de Morungaba. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
Urbanização Paulista durante o ciclo do café: O caso de Morungaba, Descrição: O presente trabalho propõe descobrir como se deu a constituição do núcleo primitivo de Morungaba. Pretende-se identificar o seu desenho urbano e a sua articulação com o caminho antigo que ligou Amparo a Itatiba ainda na primeira metade do século XIX e, mais tarde, à estrada de ferro em Jundiaí. Isso tudo a partir de diversos levantamentos. Até a presente data foram possíveis as buscas no Arquivo do Município de Amparo, mais especificamente no fichário manuscrito, parte da documentação do Fundo Áureo de Almeida Camargo. Além disso, em Itatiba, foi possível dar início a levantamentos tanto nos arquivos documentais do Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima quanto naqueles da Câmara Municipal. Esses levantamentos levaram a algumas hipóteses a respeito do nascimento do povoado em questão. Eles nos apontam, por exemplo, para a existência de caminhos que, nas primeiras décadas do século XIX, foram abertos com o intuito do escoamento do açúcar produzido nas regiões limítrofes entre Mogi Mirim e Bragança. Além disso, um desenho encontrado pelo orientador deste trabalho nos arquivos do judiciário, em Amparo, proporcionou, a partir da localização de uma ponte sobre o rio Jaguari em 1879, uma investigação, ora em curso, a respeito do traçado do que poderia ter sido o caminho antigo que fazia o escoamento do açúcar produzido entre Bragança e Mogi Mirim. O produto seguia para a região de São Paulo e posteriormente a Santos visando a exportação. Teria sido um trecho desse caminho que, adaptando-se à topografia do terreno, constitui-se um dos eixos formadores da trama urbana de Morungaba. Certamente não teria sido o único. As últimas pesquisas indicam vestígios de ligações por meio de outros caminhos entre o antigo bairro dos Mansos, hoje Morungaba, e as regiões tanto de Bragança quanto de Campinas. A confirmação da existência desses caminhos em meados do século XIX pode apontar para um outro eixo orientador da primitiva trama urbana de Morungaba.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Marília Miguel - Integrante / Roberto Pastana Teixeira Lima - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
Prefeitura Municipal de ItatibaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em arquitetura, Carga horária: 30
Outras informações:
Estágio na Secretaria de Obras do município de Itatiba, Setor de obras escolares.
2018 - 2020
Fitzgerald escola de idiomasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 40
2014 - 2019
Universidade São FranciscoVínculo: Discente, Enquadramento Funcional: aluna de graduação
2024 - Atual
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC CampinasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes II - Mestrado
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marília Miguel e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?