Brenda Lima Carvalho Rodrigues

Possui formação em Auxiliar Administrativo e Operador de Computador pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Pedagogia pela INESA e Pós-graduada em Docência do Ensino Superior pelo INESA , tendo experiência em Setores laboratoriais de Biologia e formação continuada na área da BNCC- Currículo Piauí. Atuou também como Bolsista de Iniciação a Docência - PIBID, trabalhou como monitora nas disciplinas de Morfologia e Anatomia Vegetal, Morfologia e Fisiologia de Invertebrados II e Física para Ciências Biológicas. Possui experiência na área de Genética, com ênfase em avaliação toxicológica em nível celular de Leite e outros ingredientes utilizados na indústria em bioensaios vegetal. Trabalhou como professora na disciplina de Biologia e Geografia no Núcleo Municipal de Ed. Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, como professora de 1º ao 5º ano no Colégio Imaculada Conceição e como Professora Formadora no programa do governo PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Atualmente atua como Secretaria no Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues em Santo Antônio de Lisboa-PI e como professora de Biologia e Ensino Religioso no Colégio Santa Rita em Picos-PI

Informações coletadas do Lattes em 08/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Docência do Ensino Superior

2016 - 2018

Instituto Educacional Saberes
Título: Educação Superior no Estado do Piauí
Orientador: Camilla Régia Moura

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2012 - Atual

Universidade Federal do Piauí

Graduação em Pedagogia

2018 - 2021

Instituto Superior de Educação Programus

Curso técnico/profissionalizante em Operador de Computador

2013 - 2014

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI

Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar Administrativo

2013 - 2013

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PI

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Unidade Escolar Maria de Carvalho

Formação complementar

2020 - 2020

Um novo lugar para o professor. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário Farias Brito, FB UNI, Brasil.

2019 - 2019

ProBNCC. (Carga horária: 160h). , Governo do Estado do Piauí, GOVERNO/PI, Brasil.

2016 - 2016

Estudos de citotoxicidade e genotoxicidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2014 - 2014

Suporte Básico de vida. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Citogenética.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Biologia Geral.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Teologia / Subárea: Teologia.

Organização de eventos

CARVALHO, B. L. . Colaboradora do 26° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Atronautica. 2023. .

CARVALHO, B. L. . Colaboradora do 26° Olimpíada Brasileira de Astronomia e Atronautica. 2023. .

Participação em eventos

I Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line (CONBRACIB). 2020. (Congresso).

Jornada Educacional- SFB. 2020. (Outra).

VI Semana de Biologia e II Encontro interdisciplinar de educação no campo:integrando e vivênciando saberes no sertão piauiense. 2016. (Encontro).

VI semana de biologia II encontro interdisciplinar de educação do campo.Concepções de graduandos de uma universidade do sertão piauiense sobre bullying. 2016. (Outra).

VI semana de biologia II encontro interdisciplinar de educação do campo.A abordagem da paleontologia em escolas públicas estaduais do municipio de picos-pi. 2016. (Outra).

IV Simpósio Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia Aplicada e II Jornada Cearense de Ciências Morfológicas.Osteotécnicas: uma revisão da literatura. 2015. (Simpósio).

I Congresso Regional de Saúde Coletiva. 2014. (Congresso).

III encontro de iniciação à docência da UFPI "O desafio e a paixão de ensinar , aprender e experimentar os saberes da docência". 2014. (Encontro).

Dia do Meio Ambiente. 2013. (Outra).

Espetáculo de humor dos mímicos da alegria. 2013. (Outra).

Fórum sobre Saúde Público. 2012. (Outra).

Orientou

BRENDA LIMA CARVALHO

POTENCIAL CITOTÓXICO, GENOTÓXICO E MUTAGÊNICO DE LEITE EM SISTEMAS TESTES IN VIVO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Brenda Lima Carvalho Rodrigues;

Produções bibliográficas

  • BRITO, A.R.S.B ; CARVALHO, B. L. ; MARTINS, H.A. ; LIMA, G.F.S ; SOUZA, A.H.F.F ; OLIVEIRA, P. V. . Paleontologia em Destaque. P a l e o n t o l o g i a e m D e s t a q u e: Boletim Informativo da Sociedade Brasileira de Paleontologia, p. 27.

  • CARVALHO, B. L. ; JESUS, M. H. ; GONÇALVES, N.M.N . Concepções de graduandos de uma universidade do sertão piauiense sobre bullying. In: VI Semana de biologia e II encontro interdisciplinar de educação do campo: Integrando e vivenciando sabees no sertão piauiense, 2016, Picos. VI Semana de biologia e II encontro interdisciplinar de educação do campo: Integrando e vivenciando sabees no sertão piauiense, 2016.

  • CARVALHO, B. L. ; BRITO, A.R.S.B ; SANTOS, F. E. ; SILVA, J.B. ; OLIVEIRA, P. V. . A abordagem da paleontologia em escolas públicas estaduais do município de picos-PI. In: VI Semana de biologia e II encontro interdisciplinar de educação do campo: Integrando e vivenciando sabees no sertão piauiense, 2016, Picos. VI Semana de biologia e II encontro interdisciplinar de educação do campo: Integrando e vivenciando sabees no sertão piauiense, 2016.

  • CARVALHO, B. L. ; BRITO, A.R.S.B ; BARBOSA, M.L.L ; CERQUEIRA, G.S . Osteotécnicas: uma revisão da literatura. In: IV Simpósio Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia Aplicada e II Jornada Cearense de Ciências Morfológicas, 2015, Fortaleza. IV Simpósio Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Anatomia Aplicada e II Jornada Cearense de Ciências Morfológicas, 2015.

  • CARVALHO, B. L. ; JESUS, M. H. ; GONÇALVES, N.M.N . Concepções de graduandos de uma universidade do sertão piauiense sobre bullying. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARVALHO, B. L. ; BRITO, A.R.S.B ; SANTOS, F. E. ; BARBOSA, J. ; OLIVEIRA, P. V. . A abordagem da paleontologia em escolas públicas estaduais do municipio de picos-pi. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2016

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no programa PIBID, Carga horária: 12

2014 - 2015

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora de Morfologia e Anatomia Vegetal, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora não-remunerada do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí-CSHNB, na disciplina de Morfologia e Anatomia Vegetal

2014 - 2014

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Morfologia e Fisiologia de Invertebrados II, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora remuneradado curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí-CSHNB, na disciplina de Morfologia e Fisiologia de invertebrados II

2012 - 2014

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista no programa PRAEC, Carga horária: 12

2013 - 2013

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria em Fisica p/ ciências Biológicas, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora não-remunerada do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí-CSHNB, na disciplina de Fisica p/ Ciências Biológicas

Atividades

  • 05/2016

    Estágios , Unidade Escolar Landri Sales.,Estágio realizado, Regência a ser realizada no 1º Ano do Ensino Médio.

  • 05/2015

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.,Linhas de pesquisa

  • 08/2015 - 12/2015

    Estágios , Unidade Escolar Teresinha Nunes.,Estágio realizado, Regência realizada no 9º Ano fundamental.

  • 02/2015 - 06/2015

    Estágios , Unidade Escolar Maria de Carvalho.,Estágio realizado, Estágio Observacional nas Turmas de 6º,7º,8º e 9º Ano Fundamental.

2013 - 2015

UNIDADE ESCOLAR MIGUEL BORGES DE MOURA

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor no Programa Mais Educação, Carga horária: 12

2017 - Atual

Núcleo municipal de educação vereador Francisco das chagas rodrigues

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20

2019 - Atual

Colegio Santa Rita

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12