Rodrigo José de Castro

Acadêmico da Universidade Federal de Santa Maria Campus - Fred. Westphalen. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Análises Químicas (LAPAQ).

Informações coletadas do Lattes em 21/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Ambiental e Sanitária

2014 - Atual

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Avaliação do risco da atuação de sedimentos como estressores ambientais: o caso do reservatório de água de abastecimento
Orientador: Arci Dirceu Wastowski

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2013

Escola Estadual De Educação Básica Sepé Tiaraju

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

ArcGIS. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2017 - 2017

Como fazer resultados em um cenário altamente competitivo.. (Carga horária: 5h). , CDL Frederico Westphalen, CDL FW, Brasil.

2017 - 2017

AutoCAD Básico. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2017 - 2017

Saneamento nas Indústrias. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2017 - 2017

Método lógico para escrita científica. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Recursos Hídricos, ABRH, Brasil.

2016 - 2016

Mini Curso Resíduos Sólidos. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2016 - 2016

Visita técnica - Gestão Ambiental. (Carga horária: 10h). , Todeschini, TODESCHINI, Brasil.

2016 - 2016

Estudo e memorização. (Carga horária: 120h). , Renato Alves/Excelência em memorização, RA, Brasil.

2016 - 2016

Coleta Seletiva e Educação Ambiental. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2015 - 2015

Mini Curso de Permacultura. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2014 - 2014

Treinamento sobre o Promob Studio. (Carga horária: 16h). , Casttini Planejados, CASTTINI P., Brasil.

2014 - 2014

Treinamento de modulação e projeto. (Carga horária: 16h). , Finger Móveis Planejados, FINGER M. P., Brasil.

2012 - 2012

Atendimento ao Cliente. (Carga horária: 15h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre, SEBRAE/RS, Brasil.

2011 - 2011

Aux. Adm; Recursos Humanos; Ass. Contabil; Mat. Financeira.. (Carga horária: 96h). , Exattus Escola de Profissões, EXATTUS, Brasil.

2008 - 2008

Curso basico de informatica. (Carga horária: 40h). , Prefeitura Muncipal de Frederico Westphalen, PMFW, Brasil.

2005 - 2005

Resistir as drogas e violência. (Carga horária: 15h). , Programa Educacional de Resistência as drogas e Violência, PROERD, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Recursos Hídricos.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CASTRO, R. J. ; EMILIANO, C. ; ANDRIOLI, C. ; YOHANN, B. ; MANCUSO, M. A. . I Integra Engenharia Ambiental e Sanitária. 2017. (Outro).

CASTRO, R. J. . VII Semana Acadêmica Semana Acadêmica Engenharia Ambiental e Sanitária. 2016. (Outro).

CASTRO, R. J. . VI Semana Acadêmica Engenharia Ambiental e Sanitária. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

6° Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente. Desempenho analítico das técnicas instrumentais EDXRF e ICPOES na quantificação de espécies químicas inorgânicas em amostras de águas naturais. 2018. (Congresso).

I Encontro Nacional de Desastres END. 2018. (Encontro).

XIV Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental.Diagnóstico de Coletoras em área central do município de Frederico Westphalen - RS. 2018. (Simpósio).

XIX Encontro Gaúcho de Empresas Juniores (EGEJ). 2018. (Encontro).

II Congresso Internacional de Hidrossedimentologia. RISCOS ASSOCIADOS AOS SEDIMENTOS DE SISTEMAS HÍDRICOS EM ÁREAS DE PROSPECÇÃO MINERAL: O CASO DO RIO DA VÁRZEA NO SUL DO BRASIL. 2017. (Congresso).

I Integra Engenharia Ambiental e Sanitária.Eletrorremoção de cobre e cromo em resíduos sólidos de madeira tratada com CCA.. 2017. (Seminário).

XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. 2017. (Simpósio).

31 Jornada Acadêmica Intgrada. Eletrorremoção de cobre e cromo em resíduos sólidos de madeira tratada com CCA.. 2016. (Exposição).

III Simpósio Sobre Sistemas Sustentáveis.Eletrorremoção de cobre e cromo em resíduos sólidos de madeira tratada com CCA.. 2016. (Simpósio).

I Seminário de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio da Várzea. 2016. (Seminário).

Projeto de Extenção.Semana Acadêmica. 2016. (Oficina).

Projeto de Extenção.A importância da Educação Ambiental nas Escolas. 2015. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

PAULO ROBERTO BAIRROS DA SILVA

SILVA, P.R.B.; Baumhardt, E.; WASTOWSKI, A. D.. Avaliação da qualidade de sedimentos de fundo: caso do reservatório de água de abastecimento público. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Arci Dirceu Wastowski

Avaliação do risco da atuação de sedimentos como estressores ambientais: o caso do reservatório de água de abastecimento; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Arci Dirceu Wastowski;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DA SILVA, PAULO ROBERTO BAIRROS ; NORA, FRANCISCO ERNESTO DALLA ; DE CASTRO, RODRIGO JOSÉ ; WASTOWSKI, ARCI DIRCEU ; MAUAD, FREDERICO FABIO . The environmental quality of sediments of rivers near prospection areas of semiprecious rocks. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT , v. 191, p. 191-364, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CASTRO, R. J. ; SOARES, M. D. ; NERY, B. J. ; ANDRIOLI, C. ; EMILIANO, C. ; AZEVEDO, E. A. . Projeto de Implementação da EcoLógia Empresa Jr.. 2016.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    ESTUDOS DE PRÉ-TRATAMENTO DE ÁGUA ? FILTRAÇÃO EM DISCO E FILTRAÇÃO EM MARGEM, Descrição: Este projeto de pesquisa se justifica pela crescente contaminação das águas superficiais e o aumento da demanda por água potável. Isto leva a uma necessidade imediata de se buscar alternativas reais para os sistemas de tratamento de água em funcionamento das companhias de saneamento dentre elas a CORSAN, uma vez que as mesmas em alguns casos encontram-se operando no limiar da sua capacidade máxima, ora por qualidade, ora por quantidade. Mesmo que medidas de saneamento básico sejam efetivamente realizadas, o curso d?água ainda continua recebendo despejos contaminados, seja por despejo sanitário, industrial ou pela própria chuva torrencial carreando detritos para seu leito. Tendo em vista que a água bruta vem se alterando continuamente para uma pior qualidade, muitas vezes deixando de ter características de água bruta compatíveis com o tratamento em operação, a adoção de prétratamentos em situações já consolidadas, isto é, em sistemas em funcionamento (estações de tratamento de água), pode fazer com que a qualidade da água bruta chegue ao início do tratamento com os mesmos padrões (ou melhor) de quando os atuais sistemas de tratamento foram concebidos, fazendo com que os mesmos possam ter uma vida útil maior ou até mesmo receber uma maior vazão. Refletindo sobre este ponto de vista, realizar esta pesquisa aplicada para uma solução real e imediata, pode trazer vários benefícios: ambiental, técnico, social e financeiro. O desenvolvimento desta pesquisa traz a concepção de métodos de pré-tratamentos simples, a saber: Filtração em Disco (FD) e Filtração em Margem (FM). Ambos os processos a serem estudados promovem uma retenção física, sendo que a FD é de forma artificial, através das ranhuras dos seus discos e a FM de forma natural, aproveitando a própria margem do manancial de forma semelhante a um filtro de areia horizontal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo José de Castro - Integrante / Leonardo Roggen e Silva - Integrante / BRUNO SEGALLA PIZZOLATTI - Coordenador / MARCUS BRUNO DOMINGUES SOARES - Integrante / Mauricio Luiz Sens - Integrante / Marcelo Luiz Emmendoerfer - Integrante / JONIEL DECOL - Integrante / MATIAS MALLMANN ROHDE - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Uso da Espectrometria de Fluorescência de Raios X na análise Química Ambiental, Descrição: Está participando do projeto de Pesquisa intitulado Uso da Espectrometria de Fluorescência de Raios X na análise Química Ambiental, coordenado por ARCI DIRCEU WASTOWSKI desempenhando a função de bolsista, com carga horária semanal de 3 horas(s). O corrente projeto está registrado no SIE sob o número 039835.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo José de Castro - Integrante / Paulo Roberto Bairros - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Coordenador.

  • 2017 - Atual

    Plano de Amostragem de Resíduos Sólidos Urbanos em uma zona de implementação da Coleta Seletiva, no município de Frederico Westphalen - RS, Descrição: A preocupação com o meio ambiente devido ao crescente aumento de Resíduos gerados pela população vem aumentando nos últimos anos. Diante disso, estudantes da Universidade Federal de Santa Maria/Campus de Frederico Westphalen integram-se com o poder público do município de Frederico Westphalen para fazer um levantamento da situação dos resíduos sólidos numa zona de coleta onde já está implantada a coleta seletiva, desenvolvendo um Plano de Amostragem de Resíduos, conforme a NBR 10007/2004 a fim de desenvolver ações que conduzam ao melhor gerenciamento ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo José de Castro - Coordenador / Ana Carla Sorgato - Integrante / Carine Andrioli - Integrante / Caroline Emiliano - Integrante / Gustavo Henrique Brum - Integrante / Mariza de Camargo - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Emprego da eletrodiálise para o tratamento de amostras contendo metais pesados, Descrição: Participou do projeto de Pesquisa intitulado Emprego da eletrodiálise para o tratamento de amostras contendo metais pesados, coordenado por ARCI DIRCEU WASTOWSKI e desempenhou a função de Bolsista no período de 21/09/2016 a 31/12/2016, com carga horária semanal de 5 hora(s), totalizando 70 hora(s). O corrente projeto está registrado no SIE sob o número 033899.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo José de Castro - Integrante / Paulo Roberto Bairros - Integrante / Gustavo Delmar kehl - Integrante / Arci Dirceu Wastowski - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Bakof Plásticos Ltda. , Rodovia BR 386 Km 35 S/N, Aparecida, 98400000 - Frederico Westphalen, RS - Brasil, Telefone: (55) 37449900

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4

Outras informações:
Disciplina: Fundamentos de Química Orgânica

2018 - 2018

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplinas: Química Analítica Aplicada/Química Agronomia/Química Geral

2016 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 5

Outras informações:
Colaborador do Grupo Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos. Procurar dar relevância a estudos relacionados com o desenvolvimento ambiental, acreditando que isso, contribuirá para o uso, o manejo e a conservação do meio ambiente. No âmbito do desenvolvimento sustentável, o manejo sustentável dos recursos hídricos compreende as ações que visam garantir os padrões de qualidade e quantidade da água dentro da sua unidade de conservação, a bacia hidrográfica. Assim há a necessidade de integrar o manejo da água em função dos seus diferentes tipos de uso (irrigação, abastecimento, energia hidráulica, controle de enchentes, piscicultura, lazer e outros) das diferentes dimensões de conhecimento que estão envolvidas, dos diferentes tipos de instituições. Linhas de pesquisa: Análise Quimica de Substâncias Orgânicas e Inorgânicas Gerenciamento e Manejo da Água e do Solo

2017 - 2017

Prefeitura Muncipal de Frederico Westphalen

Vínculo: CIEE, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Com objetivo de Promover um diagnóstico dos resíduos sólidos urbanos, através do Plano de Amostragem de Resíduos Sólidos da zona de coleta proposta, para que sejam desenvolvidas ações que conduzam ao melhor gerenciamento ambiental.

2018 - 2019

Ecológica Jr.

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 2

Outras informações:
Atual Coordenador de Clientes e Mercado da EcoLógica Jr. Empresa Junior de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen.

2017 - 2017

Ecológica Jr.

Vínculo: Profissional, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 4

Outras informações:
Participou da Ecológica Jr. Empresa Junior de Engenharia Ambiental e Sanitária, da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, atuando no cargo de Vice-Presidente.