Bianca Pereira Bastos
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), na linha de pesquisa de Experiências e Conexões Culturais. Mestre no mesmo programa de pós e linha de pesquisa. É licenciada e bacharela em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi estagiária no Departamento de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2016 está vinculada como pesquisadora ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Judaicos (NIEJ) no Instituto de História da UFRJ. Integrante do Laboratório de Estudos em Ensino de História e Patrimônio Cultural (LEEHPAC). Coordena o laboratório de pesquisa Novas Formas de Antissemitismo no Brasil, do IBI no campus.
Informações coletadas do Lattes em 08/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em História Social da Cultura
2023 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Entre negritude e judeidade: judaísmo imaginário e política de memória no patrimônio do Rio de Janeiro (2017-2020)
Juçara da Silva Barbosa de Mello. Coorientador: Michel Gherman. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Mestrado em História Social da Cultura
2020 - 2023
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: O processo de patrimonialização do judaísmo imaginário: o caso do Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro (2016-2020), Ano de Obtenção: 2023
Juçara da Silva Barbosa de Mello.Coorientador: Michel Gherman. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas
Graduação em ABI - História
2015 - 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Fundo Nacional Judaico: o papel do Keren Kayemet LeIsrael na propaganda do Movimento Sionista (1948-1952)
Orientador: Michel Gherman
Formação complementar
2021 - 2021
Curso de Formação em História Oral. (Carga horária: 32h). , Associação Brasileira de História Oral, ABHO, Brasil.
2018 - 2019
Visita e curso intensivo em Israel e territórios Palestinos. (Carga horária: 36h). , Instituto Brasil Israel, IBI, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em História Judaica para professores do Rio de Janeiro. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Hebraico
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea de Israel.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Sociologia.
Organização de eventos
BASTOS, B. P. ; GHERMAN, M . Israel como modelo cultural: imaginários e usos na nova extrema-direita.. 2023. (Congresso).
GHERMAN, M ; BASTOS, B. P. ; MIZRAHI, G. ; MELLO, Juçara da Silva Barbosa de . Encontro de Pesquisa: História Política e Extrema Direita. 2023. (Outro).
BASTOS, B. P. ; CALANDRIN, K. S. . o I Simpósio IBI no Campus. 2022. (Congresso).
GHERMAN, M ; BASTOS, B. P. . Israel Imaginário na diplomacia brasileira de Bolsonaro. 2021. (Outro).
GHERMAN, M ; BASTOS, B. P. . II Jornada de Estudos Judaicos do NIEJ. 2019. (Congresso).
GHERMAN, M ; BASTOS, B. P. . As Questões da Mulher no Oriente Médio. 2018. (Outro).
GHERMAN, M ; ZUNINO, O. ; BASTOS, B. P. ; FRETAS, M. ; MIZRAHI, G. . Israel & Palestina: Marcos Para Repensar o Conflito."70 Anos da Partilha, 50 Anos da Ocupação e Seus Efeitos".. 2017. (Outro).
Participação em eventos
32º Simpósio Nacional de História - ANPUH.Entre Negritude e Judeidade: Judaísmo Imaginário e Política de Memória no Patrimônio do Rio de Janeiro (2017-2020). 2023. (Simpósio).
Encontro de Pesquisa: História Política e Extrema Direita.O mito da democracia racial e disputas de memória no patrimônio do Rio de Janeiro (2017-2020). 2023. (Encontro).
Ensino de História e Projetos de Extensão: encontros entre a universidade e a escola. 2023. (Seminário).
Evento de Extensão "Plágio Acadêmico ". 2023. (Outra).
XI EPHIS.Judaísmo imaginário e política de memória no patrimônio do Rio de Janeiro. 2023. (Encontro).
XVII SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA. POVOS ORIGINÁRIOS E ANCESTRALIDADE: FLORESTANIAS E ALIANÇAS AFETIVAS.O mito da democracia racial e disputas de memória no patrimônio do Rio de Janeiro (2016-2020). 2023. (Outra).
XVI Semana de História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.O Processo de Patrimonialização do Judaísmo Imaginário: O Caso do Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro (2016-2020). 2022. (Seminário).
A década da igualdade racial: trajetórias e percursos das políticas de igualdade.A construção da identidade nacional: entre o multiculturalismo e a identidade judaico-cristã-brasileira. 2021. (Seminário).
IX EPHIS. 2021. (Encontro).
IX EPHIS.Os usos do judaísmo pelos neopentecostais no Brasil: o papel do multiculturalismo e a formação de uma identidade étnica hifenizada (1990-2002). 2021. (Encontro).
Seminário lugares de memória. 2021. (Seminário).
XV Semana de História Política.Patrimônio e estética da Igreja Universal: o caso do Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro. 2021. (Seminário).
International workshop: In a Southern Key ? Alternative places, Ideas and Praxis in the Study of Zionism - The Ben-Gurion Research Institute for the Study of Israel & Zionism, BGU. 2020. (Outra).
30º Simpósio Nacional de História: História e o futuro da educação no Brasil. 2019. (Simpósio).
30º Simpósio Nacional de História: História e o futuro da educação no Brasil.Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense. 2019. (Simpósio).
II Jornada de Estudos Judaicos.Fundo Nacional Judaico: o papel do Keren Kayemet LeIsrael na propaganda do Movimento Sionista (1948-1952). 2019. (Encontro).
II Jornada de Estudos Judaicos.Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense. 2019. (Encontro).
Semana de Integração Acadêmica.PROCESSO DE CONVERSÃO E DESCONVERSÃO RELIGIOSA NAS RELAÇÕES ENTRE NEOPENTECOSTAIS E JUDEUS CONSERVADORES NO BRASIL. 2019. (Encontro).
VIII EPHIS.Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense. 2019. (Encontro).
Jornada de Iniciação Científica.Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense. 2018. (Seminário).
Semana de Integração Acadêmica.Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense. 2018. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
BASTOS, B. P. . O processo de patrimonialização do judaísmo imaginário: o caso do Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro (2016-2020) - Patrimonialização da memória do Holocausto: espaço, disputas e memória. Amazônia judaica 20 anos depois: história, memória, tradição e cultura. 1ed.Manaus: CEJA, 2022, v. , p. 105-121.
-
BASTOS, B. P. . Os usos do judaísmo pelos neopentecostais no Brasil: formação da identidade judaico-cristã-brasileira. In: SCHURSTER, K.; GHERMAN, M.; THOMAZ, O.. (Org.). Conflitos e religiosidades: Israel, Palestina e estudos judaicos no Brasil. 1ed.Recife: EDUPE, 2021, v. v.1, p. 185-208.
-
BASTOS, B. P. . O processo de patrimonialização do judaísmo imaginário: o caso do Memorial do Holocausto no Rio de Janeiro (2016-2020). In: XVI Semana de História Política UERJ, 2022, Rio de Janeiro. Anais XVI Semana de História Política UERJ, 2022.
-
BASTOS, B. P. . Os usos do judaísmo pelos neopentecostais no Brasil: o papel do multiculturalismo e a formação de uma identidade étnica hifenizada (1990 - 2002). In: IX Encontro de Pesquisa em História - EPHIS, 2021, Belo Horizonte. ANAIS IX EPHIS ? UFMG Alcances da História: compreender e transformar. Belo Horizonte: UFMG, 2021. p. 479-489.
-
BASTOS, B. P. . Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense. In: VIII EPHIS, 2019, Belo Horizonte. ANAIS VIII ENCONTRO DE PESQUISA EM HISTÓRIA - UFMG. Belo Horizonte: Anais do VIII Encontro de Pesquisa em História, 2019. p. 2271-2279.
-
BASTOS, B. P. . Percepções da direita cristã no Brasil sobre a questão palestino-israelense. In: 9ª Semana de Integração Acadêmica UFRJ, 2018, Rio de Janeiro. Revista do CFCH. Rio de Janeiro: Revista do CFCH, 2018.
-
MIZRAHI, G. ; BASTOS, B. P. ; MARTINS, F. P. . NEOPENTECOSTALISMO, GÊNERO, RAÇA E CLASSE: A QUESTÃO DO ABORTO COMO ESTUDO DE CASO. TEMPORIS [AÇÃO] , 2023.
-
BASTOS, B. P. . Congresso Internacional de Estudos Sefarditas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
VICENTE, S. M. O. ; MOREIRA, J. A. A. ; BASTOS, B. P. . Reflexões para o ensino do Holocausto:memória, educação cidadã e direitos humanos. 2023.
GHERMAN, M ; BASTOS, B. P. ; MIZRAHI, G. . Guia contra o antissemitismo: o que é e como combater o ódio aos judeus. 2023. (Editoração/Outra).
GHERMAN, M ; BASTOS, B. P. . Curso Israel e Palestina: entre conflitos e narrativas - 2ª Edição. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
GHERMAN, M ; BASTOS, B. P. . Curso Israel e Palestina: entre conflitos e narrativas. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
O Judeu Imaginário no discurso da nova Extrema-Direita Brasileira, Descrição: Bolsista a nível de mestrado financiado pelo Open Society Foundation. Pesquisamos as estratégias e dinâmicas que incluem o judeu e o judaísmo nos discursos da nova extrema direita no brasil, desde 2017 até o fim do governo de Jair Bolsonaro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Bianca Pereira Bastos - Integrante / MICHEL GHERMAN - Coordenador.
-
2017 - Atual
Percepção do Conflito Palestino- Israelense: Uso Políticos da Direita e da Esquerda no Contexto Brasileiro, Descrição: O projeto pretende analisar como grupos, organizações sociais, partidos e movimentos políticos percebem o conflito palestino israelense. É nossa intenção, a partir de entrevistas e analises documental, avaliar se existe uma logica pré definida na compreensão do conflito por esses grupos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Bianca Pereira Bastos - Integrante / MICHEL GHERMAN - Coordenador.
-
2017 - Atual
PERCEPÇÕES DA ESQUERDA PRÓ-PALESTINA NAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS SOBRE A QUESTÃO PALESTINO-ISRAELENSE, Descrição: Análise dos Usos dos Símbolos Judaicos e Sionistas por Grupos de Esquerda no Brasil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (3) . , Integrantes: Bianca Pereira Bastos - Integrante / MICHEL GHERMAN - Coordenador.
Prêmios
2018
Menção Honrosa na Semana de Integração Acadêmica, UFRJ.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
Colégio Pedro IIVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária Supervisionada, Carga horária: 12
Outras informações:
Ensino supervisionado pelo Profº Drº Amilcar Araújo Pereira, como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Licenciado em História.
2018 - 2019
Assembléia Legislativa do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Mediação na Exposição Permanente ?Palácio Tiradentes: Lugar de Memória do Parlamento Brasileiro?.
2022 - Atual
Open Society FoundationVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa Israel como modelo cultural
2019 - 2022
Elite Rede de EnsinoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Monitora e Professora de História
2022 - Atual
Instituto Brasil-IsraelVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do laboratório de antissemitismo, Carga horária: 3
Outras informações:
Coordenadora do laboratório de pesquisa Novas Formas de Antissemitismo no Brasil, com encontros quinzenais e online, para inscritos.
2023 - Atual
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de doutorado CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsa de pesquisa CNPq em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica.
2020 - 2022
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado CNPq, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsa de pesquisa CNPq em História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bianca Pereira Bastos e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?