FELIPE DIAS PEREIRA

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Lavras (2019). Durante a graduação realizou atividade vivencial no Setor de Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia do Hospital Veterinário, foi integrante do Núcleo de Estudos em Clínica e Cirugia de Grandes Animais - NECCIGA; Núcleo de Estudos em Suinocultura - NESUI. Participou do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) na área de cardiologia veterinária. Médico Veterinário na instituição: Hospital Veterinário CENTERVET.

Informações coletadas do Lattes em 06/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Medicina Veterinária

2013 - 2019

Universidade Federal de Lavras
Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NO HOSPITAL VETERINÁRIO DE PEQUENOS ANIMAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (HV-UFMG), BELO HORIZONTE-MINAS GERAIS.
Orientador: Ruthnéa Aparecida Lázaro Muzzi

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Fundação de Ensino de Contagem

Formação complementar

2020 - 2020

Protocolos de manejo clínico do coronavírus (COVID-19). (Carga horária: 12h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.

2020 - 2020

Interpretação dos exames laboratoriais. (Carga horária: 10h). , Veteduka, VETEDUKA, Brasil.

2018 - 2018

CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE ELETROCARDIOGRAFIA EM CÃES E GATOS. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Oftalmologia Veterinária. (Carga horária: 65h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2016 - 2016

CURSO DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

III CURSO TEÓRICO-APLICADO EM REPRODUÇÃO DE CÃES. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2015 - 2015

III Curso Introdutório em Suinocultura. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2015 - 2015

TÉCNICAS DE INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM TEMPO FIXO. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

2014 - 2014

Dermatologia Veterinária. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária.

Participação em eventos

Simpósio veteduka de medicina veterinária. 2020. (Simpósio).

WEBINÁRIO: Cardiopatia no cão idoso: o que devemos saber?. 2020. (Outra).

WEBINÁRIO: Como deve ser a minha conduta ao atender um paciente idoso alergopata. 2020. (Outra).

WEBINÁRIO: Discussão de casos clínicos: quando repensar o tratamento?. 2020. (Outra).

WEBINÁRIO: Intoxicações em cães e gatos. 2020. (Outra).

WEBINÁRIO: Manejo da insuficiência cardíaca congestiva em gatos: entendendo o novo consenso. 2020. (Outra).

WEBINÁRIO: Síndrome cardio-renal: quando o cão cardiopata vira nefropata. 2020. (Outra).

Ciclo de Palestras em Medicina Veterinária Integrativa.Ciclo de Palestras em Medicina Veterinária Integrativa. 2018. (Outra).

II Ciclo de Palestra do Núcleo de Estudos de Diagnóstico por imagem - Cardiopatias.II Ciclo de Palestra do Núcleo de Estudos de Diagnóstico por imagem - Cardiopatias. 2018. (Outra).

II Ciclo de Palestra do Núcleo de Estudos de Diagnóstico por imagem - Compressões Medulares em Cães e Gatos.II Ciclo de Palestra do Núcleo de Estudos de Diagnóstico por imagem - Compressões Medulares em Cães e Gatos. 2018. (Outra).

II Encontro de Especialidades Veterinárias.II Encontro de Especialidades Veterinárias. 2018. (Encontro).

III Simpósio Sul Mineiro de Cardiologia.III Simpósio Sul Mineiro de Cardiologia. 2018. (Simpósio).

I Simpósio de Terapêutica Veterinária.I Simpósio de Terapêutica Veterinária. 2018. (Simpósio).

Palestra: Maus-tratos e acumuladores: até que ponto podemos intervir?.Palestra: Maus-tratos e acumuladores: até que ponto podemos intervir?. 2018. (Outra).

2 Simpósio Mineiro - Clínica Cirúrgica de Cães e Gatos.2 Simpósio Mineiro - Clínica Cirúrgica de Cães e Gatos. 2017. (Simpósio).

I Simpósio de Anestesiologia Veterinária e Dor da UFLA.I Simpósio de Anestesiologia Veterinária e Dor da UFLA. 2017. (Simpósio).

Palestra: Abordagens cirúrgicas no paciente felino obstruído.Palestra: Abordagens cirúrgicas no paciente felino obstruído. 2017. (Outra).

Palestra: Anestesia em Felinos - Enfrentando Desafios.Palestra: Anestesia em Felinos - Enfrentando Desafios. 2017. (Outra).

Palestra: Contribuições do diagnóstico por imagem na medicina felina.Palestra: Contribuições do diagnóstico por imagem na medicina felina. 2017. (Outra).

Palestra: Hematologia Felina.Palestra: Hematologia Felina. 2017. (Outra).

Palestra: Medicina Chinesa Aplicada aos Felinos.Palestra: Medicina Chinesa Aplicada aos Felinos. 2017. (Outra).

Palestra: Periúria Comportamental.Palestra: Periúria Comportamental. 2017. (Outra).

Palestra: Perspectivas e tendências para o desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas.Palestra: Perspectivas e tendências para o desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas. 2017. (Outra).

Palestra: Pimobendan no tratamento de cardiomiopatias.Palestra: Pimobendan no tratamento de cardiomiopatias. 2017. (Outra).

Palestra: Raiva em Carnivoros Domésticos.Palestra: Raiva em Carnivoros Domésticos. 2017. (Outra).

Palestra: Raiva Humana: o que você precisa saber?.Palestra: Raiva Humana: o que você precisa saber?. 2017. (Outra).

Palestra: Síndrome de Pandora.Palestra: Síndrome de Pandora. 2017. (Outra).

WEBINÁRIO: DESAFIOS ATUAIS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA OTITE EXTERNA E MÉDIA EM CÃES.WEBINÁRIO: DESAFIOS ATUAIS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA OTITE EXTERNA E MÉDIA EM CÃES. 2017. (Outra).

I Ciclo de Palestras em Medicina Aviária.I Ciclo de Palestras em Medicina Aviária. 2016. (Outra).

III Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas.III Simpósio Brasileiro de Doenças Negligenciadas. 2016. (Simpósio).

I NESUI RECEBE.I NESUI RECEBE. 2016. (Outra).

Palestra: Apresentação do Ideas for Milk.1° desafio de startups do agronegócio do leite. 2016. (Outra).

Palestra: Biologia Molecular no diagnóstico em Medicina Veterinária.Palestra: Biologia Molecular no diagnóstico em Medicina Veterinária. 2016. (Outra).

Palestra: Compost de Barn: Uma alternativa para a Produção de Leite.Palestra: Compost de Barn: Uma alternativa para a Produção de Leite. 2016. (Outra).

Palestra: Conceitos Básicos para Nutrição de Pequenos Animais.Palestra: Conceitos Básicos para Nutrição de Pequenos Animais. 2016. (Outra).

Palestra: Princípios de melhoramento genético de bovinos.Palestra: Princípios de melhoramento genético de bovinos. 2016. (Outra).

II Simpósio Sul-Mineiro de Doenças Negligenciadas.II Simpósio Sul-Mineiro de Doenças Negligenciadas. 2015. (Simpósio).

Visita Técnica a Fazenda Pinhal Casa Branca Agropastoril.Visita Técnica a Fazenda Pinhal Casa Branca Agropastoril. 2015. (Outra).

CICLO DE PALESTRAS EM PRODUÇÃO DE EQUÍDEOS.CICLO DE PALESTRAS EM PRODUÇÃO DE EQUÍDEOS. 2014. (Outra).

I Encontro de Especialidades Veterinárias em Pequenos Animais.I Encontro de Especialidades Veterinárias em Pequenos Animais. 2014. (Encontro).

II FENEP - Feira de NÚCLEOS DE ESTUDO, EMPRESAS JUNIORES, PETs; PETis e INCUBACOOP. II FENEP - Feira de NÚCLEOS DE ESTUDO, EMPRESAS JUNIORES, PETs; PETis e INCUBACOOP. 2014. (Feira).

Palestra: Produção de Leite em Sistemas a Pasto.Produção de Leite em Sistemas a Pasto. 2014. (Outra).

Palestra: Vacinas e Vacinações.Vacinas e Vacinações. 2014. (Outra).

Vivência no Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento.Vivência no Ministério da agricultura, pecuária e Abastecimento. 2014. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ENDRIGHI, M. ; SILVA, L. A. C. ; COELHO, M. R. ; ABREU, C. B. ; PEREIRA, F. D. ; MUZZI, R. A. L. . INSUFICIÊNCIA PULMONAR SECUNDÁRIA À HIPERTENSÃO PULMONAR ATIVA EM UM CÃO COM DEGENERAÇÃO MIXOMATOSA DE VALVA MITRAL ? RELATO DE CASO. In: XXXI CIUFLA, 2018, Lavras. INSUFICIÊNCIA PULMONAR SECUNDÁRIA À HIPERTENSÃO PULMONAR ATIVA EM UM CÃO COM DEGENERAÇÃO MIXOMATOSA DE VALVA MITRAL ? RELATO DE CASO, 2018.

  • PEREIRA, F. D. ; OLIVEIRA, L. E. D. ; FURTADO, L. L. A. ; ENDRIGHI, M. ; SILVA, L. A. C. ; MUZZI, R. A. L. . COMUNICAÇÃO INTERVENTRICUAR EM UM GATO. In: XXXI CIUFLA, 2018, Lavras. COMUNICAÇÃO INTERVENTRICUAR EM UM GATO, 2018.

  • ALVES, L. A. ; SANTOS, N. R. S. ; ABREU, C. B. ; COELHO, M. R. ; FURTADO, L. L. A. ; OLIVEIRA, L. E. D. ; PEREIRA, F. D. ; MUZZI, R. A. L. . FUNÇÃO VENTRICULAR DIREITA POR STRAIN E STRAIN RATE EM CÃO COM COMUNICAÇÃO INTERVENTRICULAR - RELATO DE CASO. In: III Congresso Brasileiro de Cardiologia Veterinária, 2018, Campos do Jordão. FUNÇÃO VENTRICULAR DIREITA POR STRAIN E STRAIN RATE EM CÃO COM COMUNICAÇÃO INTERVENTRICULAR - RELATO DE CASO, 2018.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Avaliação da função atrial esquerda por meio da ecocardiografia feature tracking bidimensional em cães com degeneração mixomatosa da valva mitral, Descrição: Descrição: Dentre as cardiopatias valvares adquiridas em cães, a degeneração mixomatosa crônica da valva mitral (DMVM) é a de maior prevalência. As raças caninas de pequeno porte com meia-idade ou idosos são os mais acometidos. A ecocardiografia é o método diagnóstico para se obter de forma não invasiva o diagnóstico da DMVM, assim como predizer o prognóstico do paciente. Desta forma, novas ferramentas como o feature tracking bidimensional (2D-FTI) tem sido avaliado quanto ao potencial para fornecer o diagnóstico precoce de alterações cardíacas, uma vez que possibilita a obtenção da deformação miocárdica por meio dos índices strain (St) e strain rate (StR). Diversos estudos foram conduzidos de forma a melhor compreender os mecanismos fisiopatológicos envolvidos na ocorrência da DMVM em cães e humanos. Nesse contexto, a avaliação da função atrial esquerda é essencial, uma vez que o aumento do átrio esquerdo devido à regurgitação da valva mitral pode ser considerado um fator prognóstico e é utilizado para se determinar o manejo terapêutico do paciente. Diante disso, tem-se demonstrado que o 2D-FTI em humanos é uma ferramenta empregada na avaliação da função atrial em diversas cardiopatias. No entanto, em medicina veterinária a utilização dessa ferramenta ainda é limitada para avaliação da função atrial esquerda por meio do St e StR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Dias Pereira - Coordenador / Claudine Botelho de Abreu - Integrante / Luiz Eduardo Duarte de Oliveira - Integrante / Ruthnea Aparecida Lazaro Muzzi - Integrante / Leonardo Augusto Lopes Muzz - Integrante / Antônio Carlos Lacreta Júnio - Integrante / Lorena Lorraine Alves Furtado - Integrante / Mariana de Resende Coelho - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Função miocárdica pela ecocardiografia feature tracking bidimensional em cães submetidos à anestesia para procedimentos ortopédicos, Descrição: Descrição: As cirurgias ortopédicas geralmente são complexas, demandam um longo período anestésico para sua realização e em muitos casos, são necessárias associações de fármacos anestésicos para adequada manutenção da anestesia. Sabe-se que vários fármacos utilizados na anestesia de pequenos animais possuem efeitos depressores sobre o sistema cardiovascular, podendo levar a alterações na pressão arterial, no débito cardíaco, no ritmo cardíaco e na função miocárdica. As técnicas modernas de ecocardiografia são importantes métodos de avaliação da função cardíaca. Estudos têm demonstrado a grande utilidade da ecocardiografia feature tracking no diagnóstico das cardiomiopatias. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Dias Pereira - Coordenador / Claudine Botelho de Abreu - Integrante / Luiz Eduardo Duarte de Oliveira - Integrante / Ruthnea Aparecida Lazaro Muzzi - Integrante / Rodrigo Bernardes Nogueira - Integrante / Leonardo Augusto Lopes Muzz - Integrante / Lorena Lorraine Alves Furtado - Integrante / Mariana de Resende Coelho - Integrante.

  • 2017 - Atual

    AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO MIOCÁRDICA EM CÃES COM PARVOVIROSE, Descrição: Avaliar a frequência de deformidade miocárdica em cães com parvovirose atendidos no Hospital Veterinário da UFLA no período de agosto de 2015 a outubro de 2016. Avaliar a disfunção sistólica e/ou diastólica em cães acometidos por parvovirose comparado a um grupo controle saudável. Avaliar a deformidade miocárdica pelo speackle tracking como método de diagnóstico precoce comparado ao método convencional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Dias Pereira - Coordenador / Claudine Botelho de Abreu - Integrante / Luiz Eduardo Duarte de Oliveira - Integrante / Ruthnea Aparecida Lazaro Muzzi - Integrante / Tatiana Schulien - Integrante / Rodrigo Bernardes Nogueira - Integrante / Leonardo Augusto Lopes Muzz - Integrante / Christian Hirsch - Integrante / Larissa Aparecida De Cássia Silva - Integrante / Paula de Melo Arruda - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: ATIVIDADE VIVENCIAL, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE VIVENCIAL, Carga horária: 2

Outras informações:
ATIVIDADE VIVENCIAL NA UFLA, no(a) DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, em CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA

2018 - 2019

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: ATIVIDADE VIVENCIAL, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE VIVENCIAL, Carga horária: 6

Outras informações:
ATIVIDADE VIVENCIAL NA UFLA, no(a) DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, em CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA, no SETOR DE CARDIOLOGIA VETERINÁRIA

2018 - 2018

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: ATIVIDADE VIVENCIAL, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE VIVENCIAL, Carga horária: 10

Outras informações:
ATIVIDADE VIVENCIAL NA UFLA, no(a) DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, em CARDIOLOGIA VETERINÁRIA.

2018 - 2018

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: ATIVIDADE VIVENCIAL, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE VIVENCIAL, Carga horária: 10

Outras informações:
ATIVIDADE VIVENCIAL NA UFLA, no(a) DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, em CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA.

2018 - 2018

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIVIC UFLA, Carga horária: 12

Outras informações:
Programa institucional de iniciação científica- PIVIC, desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado: Ecocardiografia da função atrial em cães com degeneração de mitral

2017 - 2018

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: ATIVIDADE VIVENCIAL, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE VIVENCIAL, Carga horária: 14

Outras informações:
ATIVIDADE VIVENCIAL NA UFLA, no(a) DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, em CARDIOLOGIA VETERINÁRIA.

2017 - 2018

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: ATIVIDADE VIVENCIAL, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE VIVENCIAL, Carga horária: 3

Outras informações:
ATIVIDADE VIVENCIAL NA UFLA, no(a) DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, em CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA.

2017 - 2017

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 12

Outras informações:
COLABORADOR da Pesquisa "AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO MIOCÁRDICA EM CÃES COM PARVOVIROSE", na UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.

2016 - 2016

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: INTEGRANTE, Enquadramento Funcional: INTEGRANTE, Carga horária: 9

Outras informações:
Integrante no Núcleo de Estudos em Suinocultura - NESUI, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.

2014 - 2014

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: PARTICIPANTE, Enquadramento Funcional: PARTICIPANTE, Carga horária: 1

Outras informações:
Participante no Núcleo de Estudos em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais - NECCIGA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS.

2013 - 2014

Universidade Federal de Lavras

Vínculo: ATIVIDADE VIVENCIAL, Enquadramento Funcional: ATIVIDADE VIVENCIAL, Carga horária: 5

Outras informações:
ATIVIDADE VIVENCIAL NA UFLA, no DEPARTAMENTO DE MEDICINA VETERINÁRIA, em SETOR DE CLÍNICA CIRÚRGICA DE ANIMAIS DE COMPANHIA.

2018 - 2019

Savassi Zanetti Clínica Veterinária Ltda

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento na Clínica cirúrgica de pequenos animais.

2019 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiário do Hospital Veterinário, Carga horária: 40

2020 - Atual

Centervet

Vínculo: Plantonista, Enquadramento Funcional: plantonista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuando nas seguintes áreas : Recepcionista, Vendedor de produtos medicamentosos e PETs, Atendimento clínico, Atendimento emergencial, Responsável pela internação