Camila Pereira de Sousa

É professora do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do Instituto Federal do Ceará, campus de Crateús. Doutoranda e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (UFPI/SEB-MEC).Graduada em Licenciatura Plena em Letras-Português da Universidade Estadual do Piauí (2018). Entre 2016 e 2018 foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Também desenvolveu pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), na categoria voluntária. É Integrante do Grupo de Pesquisa Literatura, Leitura e Ensino da Universidade Estadual do Piaui ( UESPI). Suas pesquisas possuem ênfase na linha de Literatura e formação de leitores, sobretudo Literatura Infantil e Juvenil contemporânea.

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras

2023 - Atual

Universidade Federal do Piauí
Diógenes Buenos Aires de Carvalho.

Mestrado em Letras

2019 - 2021

Universidade Federal do Piauí
Título: A NARRATIVA JUVENIL CLARICE (2018), DE ROGER MELLO: A DITADURA CIVIL-MILITAR ENTRE PALAVRAS E IMAGENS, Ano de Obtenção: 2021
Diógenes Buenos Aires de Carvalho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

2023 - 2023

Universidade Federal do Piauí
Título: Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Graduação em Letras - Português

2015 - 2018

Universidade Estadual do Piauí
Título: VIA CRUCIS MATERNA EM O ESTANDARTE DA AGONIA E UMA VARANDA SOBRE O SILÊNCIO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL
Orientador: Lucélia de Sousa Almeida

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2014

Cooperativa Educacional Logos

Formação complementar

2023 - 2023

Curso de Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia. (Carga horária: 180h). , Secretaria de Educação Básica, SEB, Brasil.

2023 - 2023

Formação de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. (Carga horária: 360h). , Secretaria de Educação Básica, SEB, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em Extensão em Português. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.

2021 - 2021

Extensão universitária em WORKSHOP DE ESCRITA ACADÊMICA. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.

2020 - 2020

MINICURSO LITERATURA JUVENIL: TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS. (Carga horária: 3h). , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação a Distância para Seleção de Avaliadores de Redações do Enem. (Carga horária: 93h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Inglês Nivel 02 - My english On line. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2018 - 2018

Curso de Inglês Nivel 01 - My english On line. (Carga horária: 60h). , Ministério da Educação, MEC, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em METODOLOGIA PARA A PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.

Organização de eventos

SOUSA, C.P . III Simpósio Nacional de Letras Português. 2017. (Outro).

Participação em eventos

COLES- I CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS. LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR JOVEM,. 2024. (Congresso).

I COLES- CONGRESSO NACIONAL DE LETRAMENTOS. 2024. (Congresso).

Congresso Internacional da ABRALIC. A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA NA NARRATIVA JUVENIL QUANDO VOLTEI, TIVE UMA SURPRESA: CARTAS PARA NELSON, DE JOEL RUFINO DOS SANTOS.. 2023. (Congresso).

Congresso Nacional de Letramentos. LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA COM VIÉS DECOLONIAL A PARTIR DA LITERATURA JUVENIL. 2023. (Congresso).

ABRALIC. A MATERIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA NA NARRATIVA JUVENIL "CLARICE" (2018), DE ROGER MELLO E FELLIPE CAVALCANTE. 2021. (Congresso).

I Congresso Internacional de Ficção Especulativa e II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso. DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE LITERATURA, FOTOGRAFIA, ILUSTRAÇÃO E PINTURA, NA TESSITURA DA OBRA FLORIANA E ZÉ ANÍBAL NO RIO DO BOTA-ABAIXO NA ÉPOCA DA REPÚBLICA, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA. 2020. (Congresso).

I Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino & 3ª Jornada da Literatura de Infância,. 2020. (Congresso).

I Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino & 3ª Jornada da Literatura de Infância,. A INFÂNCIA NA NARRATIVA JUVENIL CLARICE, DE ROGER MELLO: FRAGMENTOS DE OPRESSÃO, REPRESSÃO E CENSURA. 2020. (Congresso).

I Simpósio Internacional de Estudos de Língua, Literatura e Interculturalidade (SIELLI) e XIX Encontro de Letras.O DESNUDAR DE RETRATOS FELIZES: ESTRATÉGIAS METAFICCIONAIS EM RETRATOS DE CAROLINA (2018), DE LYGIA BOJUNGA. 2020. (Simpósio).

ÁFRICA BRASIL - VI Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: Narrativas e Cidadania. 2019. (Encontro).

ÁFRICA BRASIL - VI Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: Narrativas e Cidadania.CONTOS MARIA E QUANTOS FILHOS NATALINA TEVE?, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: TESSITURAS DE ESCREVIVÊNCIAS. 2019. (Encontro).

III Congresso Internacional de Letras/CONIL. O VOO DA ARARA AZUL, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA, PELA PERSPECTIVA DA MEMÓRIA. 2019. (Congresso).

II Simpósio Leitura, reflexões e diálogos e II Jornada de leitura e Literatura Infantil e Juvenil.GÊNERO E SEXUALIDADE NA LITERATURA JUVENIL: UMA ANÁLISE DA OBRA CASTELO DE AREIA (2015), DE MENALTON BRAFF. 2019. (Simpósio).

II Simpósio Leitura, reflexões e diálogos e II Jornada de leitura e Literatura Infantil e Juvenil.TRANSFIGURAÇÃO URBANÍSTICA DO RIO DE JANEIRO NA OBRA INFANTOJUVENIL FLORIANA E ZÉ ANÍBAL NO RIO DO BOTA-ABAIXO, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA. 2019. (Simpósio).

I Encontro Piauiense dos Estudantes de Letras (EPIEL).CORRESPONDÊNCIAS RETÓRICAS ENTRE O SONETO ?A UMA DAMA QUE DESMAIOU DE VER UMA CAVEIRA?, DE SERRÃO DE CASTRO E A TELA ?O SONHO DO CAVALEIRO?, DE PEREDA.. 2018. (Encontro).

I Encontro Piauiense dos Estudantes de Letras (EPIEL).A CRÔNICA COMO INSTRUMENTO DE ESTÍMULO À LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL. 2018. (Encontro).

II Congresso Internacional de Letras/CONIL. VIA CRUCIS MATERNA EM O ESTANDARTE DA AGONIA E UMA VARANDA SOBRE O SILÊNCIO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. 2018. (Congresso).

IV Colóquio Internacional e Literatura e Gênero.A VIA CRUCIS MATERNA EM O ESTANDARTE DA AGONIA:MEMÓRIA,HISTÓRIA E DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. 2018. (Outra).

A Análise do Discurso e Busca dos sentidos. 2017. (Outra).

III Simpósio Nacional de Letras Português.A REPRESENTAÇÃO DA FIGURA FEMININA ANGOLANA NA PERSONAGEM ONDINA DA OBRA MAYOMBE, DE PEPETELA. 2017. (Simpósio).

III Simpósio Nacional de Letras Português.A concepção de leitura ambiental da sociedade de Parnaíba e a educação como pilar de um meio ambiente sustentável.. 2017. (Simpósio).

V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: Narrativas e Cidadania. 2017. (Encontro).

V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas: Narrativas e Cidadania.ANÁLISE COMPARATIVA DAS PERSONAGENS FEMININAS NOS CONTOS ANA DAVENGA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E AMOR, DE LISPECTOR. 2017. (Encontro).

XVI Seminário de Iniciação Científica.A CONCEPÇÃO DE LEITURA AMBIENTAL DA SOCIEDADE DE PARNAÍBA: UM ESTUDO SOBRE OS MORADORES E TRANSEUNTES DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE. 2017. (Seminário).

I Jornada Filosófica da UESPI: diálogos com a contemporaneidade e I congresso Nacional de Estética e Filosofia da Arte do Piauí. 2016. (Congresso).

Curso de Produção Científica - CPC. 2015. (Oficina).

I Encontro de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí. 2015. (Encontro).

II Simpósio Nacional de Letras/Português. 2015. (Simpósio).

Participação em bancas

Aluno: Iara Cristina de Sousa Carvalho

MESQUISA, A. M. S.; SILVA, H. F.; SOUSA, C. P.. A importância da parceria entre família e escola na escola João da Cruz de Sousa. 2023 - UNIFAHE.

Aluno: ABILENE LIMA SILVA;MARTA GONCALVES SALES

ALMEIDA, G. D. S.; SOARES, K. S. O.; SOUSA, C. P.. USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: potencialidades e desafios em tempos de Ensino Remoto Emergencial (ERE). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Dayana Monteiro Sousa

ALMEIDA, G. D. S.; OLIVEIRA, M. J.; SOUSA, C. P.. "LITERATURA, LUDICIDADE E CONHECIMENTO: A TERTÚLIA LITERÁRIA COMO EXPERIÊNCIA NO CENTRO EDUCA MAIS PROFESSOR GUILHERME ANTÔNIO BARBOSA MACIEL. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Jessica Nathalie Silva Lima

CARVALHO, D. B. A.; SOUSA, C. P.; RODRIGUES, S. L.. A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM NA NARRATIVA PREMIADA O COLECIONADOR DE CHUVAS, DE ANDRÉ MESSIAS. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Lucimeire Carvalho de Araújo

SILVA, H. F.; LIMA NETA, L. S.; SOUSA, C. P.. A importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no ciclo da alfabetização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FAHE- FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, HUMANAS E EXATAS.

Aluno: Crislana Parente Lopes

SILVA, H. F.; LIMA NETA, L. S.; SOUSA, C. P.. Incentivo a leitura na Educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FAHE- FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, HUMANAS E EXATAS.

Aluno: Annaiala de Sousa Silva

CARVALHO, D. B. A.; SOUSA, R. L. C.; SOUSA, C. P.. A RELAÇÃO ENTRE TEXTO E IMAGEM NA NARRATIVA VERBOVISUAL CHICA E JOÃO DE NELSON CRUZ, PARA LEITORES INFANTIS,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Ana Karollyne Lopes Cardoso

SILVA, L. F.; MINEIRO, I. S.; SOUSA, C. P.. A representação da identidade negra feminina nas obras Menina bonita do laço de fita e O cabelo de Lelê,. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Ítalo Rodrigues da Rocha

SILVA, L. F.;ROCHA, S. L. M.; SOUSA, C. P.. .As representações da infância nas obras de literatura infanto-juvenil contemporânea: Uma história de futebol, de José Roberto Torero e Infância roubada, de Telma Guimarães e Júlio Emílio Braz. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Kassia Hellen Pereira Gomes

ALMEIDA, L. S; OLIVEIRA, R. S.; SOUSA, C. P.. Memória, espaço em Cais da sagração, de Josué Montello: transformações. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Maranhão.

Orientou

Brena da Silva da Conceição

TECNOLOGIAS APLICADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Dexter- Desenvolvimento Humano; (Orientador);

Thaynara da Silva de Melo Leitão

As práticas lúdicas na educação: O efeito do brincar no desenvolvimento sócio-educacional da criança; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - UNIFAHE; Orientador: Camila Pereira de Sousa;

Brena da Silva da Conceição

As tecnologias aplicadas na Educaçao infantil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - UNIFAHE; Orientador: Camila Pereira de Sousa;

Layra Cindel do Nascimento Vieira

Educação especial na pandemia-uma visão do enfrentamento do COvid-19 no CAEE; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - UNIFAHE; Orientador: Camila Pereira de Sousa;

Maria Eduarda Costa Sousa

O processo de ensino da leitura e escrita em classes do primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da rede municipal de ensino; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - UNIFAHE; Orientador: Camila Pereira de Sousa;

Antônia Milena de Sousa Mesquita

A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BASICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Instituto Dexter- Desenvolvimento Humano; Orientador: Camila Pereira de Sousa;

Produções bibliográficas

  • SOUSA, C. P. ; CARVALHO, D. B. A. . MATERIALIDADE E MEMÓRIA DA DITADURA CIVIL-MILITAR NA NARRATIVA JUVENIL CLARICE(2018), DE ROGER MELLO E FELIPE CAVALCANTE. MISCELÂNEA: REVISTA DE LITERATURA E VIDA SOCIAL , v. 32, p. 199-222, 2023.

  • SOUSA, C. P. ; CARVALHO, D. B. A. . A INFÂNCIA NA NARRATIVA JUVENIL CLARICE, DE ROGER MELLO: FRAGMENTOS DE OPRESSÃO, REPRESSÃO E CENSURA. Revista de Letras , v. 23, p. 30-45, 2021.

  • FONSECA, A. M. A. ; SOUSA, C.P ; ALMEIDA, L. S . MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E LITERATURA EM LEITE DO PEITO, DE GENI GUIMARÃES. REVISTA DE LETRAS E LINGUÍSTICA AFLUENTE , v. 4, p. 57-75, 2019.

  • Pires (Org.) ; COSTA, C. C. O. (Org.) ; Colaço (Org.) ; SOUSA, C. P. (Org.) . Narrativas transversais: confluências entre literatura, ensino e expressões artísticas na contemporaneidade. 1. ed. Chapadinha: Alfa Ciência, 2024. 308p .

  • SOUSA, C. P. . Correspondências retóricas entre o romance A uma dama que desmaiou de ver uma caveira, de Serrão de Crasto, e a tela ?O sonho do cavaleiro?, de Pereda. In: Shenna Luíssa Motta Rocha. (Org.). Correspondências retóricas entre o romance A uma dama que desmaiou de ver uma caveira, de Serrão de Crasto, e a tela ?O sonho do cavaleiro?, de Pereda. 1ed.Teresina: EdUespi, 2021, v. 1, p. 110-122.

  • SOUSA, C. P. ; CARVALHO, D. B. A. . A Literatura juvenil e os fios da memória: a ditadura civil-militar em O Voo da Arara Azul, de Maria José Silveira. In: Alice Áurea Penteado Martha; Vera Texeira de Aguiar. (Org.). Letras de resistência: Literatura infantil e juvenil. 01ed.Assis-São Paulo: Núcleo Editorial Proleitura, 2021, v. , p. 85-104.

  • SOUSA, C.P ; COSTA, C. C. O. . A crônica como instrumento de estímulo à leitura e à produção textual para alunos da V etapa da EJA. Educação, pesquisa e produção do conhecimento: distintos enfoques e abordagens no cenário atual. 1ed.Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2020, v. , p. 134-154.

  • FONSECA, A. M. A. ; SOUSA, C. P. . DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE LITERATURA, FOTOGRAFIA, ILUSTRAÇÃO E PINTURA, NA TESSITURA DA OBRA FLORIANA E ZÉ ANÍBAL NO RIO DO BOTA-ABAIXO NA ÉPOCA DA REPÚBLICA, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA. In: Araújo, Naiara Sales. II. Brito, Herasmo Braga de Oliveira. III. Mesquita, Fábio Henrique Novais de. IV. Sousa, Gladson Fabiano de Andrade.. (Org.). DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE LITERATURA, FOTOGRAFIA, ILUSTRAÇÃO E PINTURA, NA TESSITURA DA OBRA FLORIANA E ZÉ ANÍBAL NO RIO DO BOTA-ABAIXO NA ÉPOCA DA REPÚBLICA, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA. 1ed.SÃO LUIS: EDUFMA, 2020, v. 3, p. 184-194.

  • FONSECA, A. M. A. ; SOUSA, C.P ; ALMEIDA, L. S. . MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E LITERATURA EM LEITE DO PEITO, DE GUIMARÃES. In: Cacio José Ferreira, Francisco Alves Gomes, Norival Bottos Junior, Walter de Guarnier de Lima Junior. (Org.). ESPELHOS PEREGRINOS : DIÁLOGOS LITERÁRIOS NA CONTEMPORANEIDADE. 1ed.Gioânia: Editora Espaço Acadêmico, 2019, v. , p. 215-230.

  • ALMEIDA, L. S. ; SOUSA, C.P . CONTOS ?ANA DAVENGA?, DE CONCEIÇÃO EVARISTO E ?AMOR?, DE CLARICE LISPECTOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. In: Luciano Ferreira da Silva; Marcílio Machado Pereira; Shenna Luíssa M. Rocha.. (Org.). Linhas & Letras: estudos de língua, linguística e literatura. 1ed.São Paulo: Editora Max Limonad,, 2018, v. 1, p. 85-99.

  • SOUSA, C.P . VIA CRUCIS MATERNA EM O ESTANDARTE DA AGONIA E UMA VARANDA SOBRE O SILÊNCIO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. In: Congresso Internacional de Letras ? Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatur, 2018, Bacabal. Anais do II Congresso Internacional de Letras: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura. São Luis: EDUFMA, 2018. v. 1. p. 662-676.

  • SOUSA, C.P ; ALMEIDA, L. S . ANÁLISE COMPARATIVA DAS PERSONAGENS FEMININAS NOS CONTOS ANA DAVENGA DE CONCEIÇÃO EVARISTO E AMOR, DE LISPECTOR.. In: V ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS, 2017, TERESINA. Anais do V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afrobrasileiras e Africanas: narrativas e cidadania, 2017.

  • SOUSA, C.P ; ALMEIDA, L. S . VIA CRUCIS MATERNA EM O ESTANDARTE DA AGONIA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E DITADURA CIVIL MILITAR NO BRASIL. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO., 2018, Teresina. Anais do IV Colóquio Internacional de Literatura e Gênero: descolonização, gênero, corporeidade e resistência, 2018. p. 414-417.

  • SOUSA, C. P. ; FONSECA, A. M. A. . DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE LITERATURA, FOTOGRAFIA, ILUSTRAÇÃO E PINTURA, NA TESSITURA DA OBRA FLORIANA E ZÉ ANÍBAL NO RIO DO BOTA-ABAIXO NA ÉPOCA DA REPÚBLICA, DE MARIA JOSÉ SILVEIRA. In: I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE); II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso, 2020, São Luis. Caderno de Resumos do I Congresso Internacional de Ficção Especulativa (CONIFE); II Congresso Internacional de Ficção, Identidade e Discurso ( CONIFID). SÃO LUIS: EDUFMA, 2020. v. 1. p. 98-99.

  • SOUSA, C.P . VIA CRUCIS MATERNA EM O ESTANDARTE DA AGONIA E UMA VARANDA SOBRE O SILÊNCIO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. In: Congresso Internacional de Letras ? Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura, 2018, Bacabal. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional de Letras: Transdisciplinaridade, Língua Portuguesa e Literatura. São Luís: EDUFMA, 2018. v. 1. p. 56-56.

  • SOUSA, C.P ; ALMEIDA, L. S . VIA CRUCIS MATERNA EM O ESTANDARTE DA AGONIA :MEMÓRIA, HISTÓRIA E DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. In: IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE LITERATURA E GÊNERO., 2018, Teresina. Livro de resumos: Anais do IV Colóquio Internacional de Literatura e Gênero: descolonização, gênero, corporeidade e resistência. Teresina: FUESPI, 2018. v. 1. p. 199-199.

  • SOUSA, C. P. . Minicurso: Letramento literário e Visualidade na formação do leitor jovem. 2024. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUSA, C. P. . A Literatura Infantil e Juvenil e suas materialidades. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUSA, C. P. . Recursos Tecnológicos e Práticas Pedagógicas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SOUSA, C. P. . Gêneros Acadêmicos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    A CONCEPÇÃO DE LEITURA AMBIENTAL DA SOCIEDADE DE PARNAÍBA: UM ESTUDO SOBRE OS MORADORES E TRANSEUNTES DA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE., Descrição: Este projeto de pesquisa foi desenvolvido por meio do PIBIC- Voluntário (2016-2017). Seu objetivo geral centrou-se em investigar o meio ambiente da região central de Parnaíba através de leituras textuais pertinentes, observando o comportamento do público alvo com relação à temática proposta, verificando, ainda, se há manifesta educação para adquirir qualidade de vida das presentes e das futuras gerações... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Camila Pereira de Sousa - Integrante / Silvana Lima dos Santos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Ceará - Campus Crateús. , Avenida Doutor Geraldo Barbosa Marques, Venâncios, 63708260 - Crateús, CE - Brasil, Telefone: (88) 21512943, URL da Homepage:

Experiência profissional

2018 - 2018

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12

Outras informações:
Disciplina Morfologia da Língua Portuguesa

2016 - 2018

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID, Carga horária: 8

Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

2020 - 2021

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio Docência realizado durante um semestre à frente da disciplina Literatura Nacional V, sob supervisão da professora Ma. Wilma Avelino de Carvalho, como parte das exigências da UFPI para a mestranda bolsista da CAPES.

2019 - 2021

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado Acadêmico, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPI, a nível de Mestrado.

2022 - 2022

Secretaria Municipal de Educação - Buriti dos Lopes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora contratada de Língua Portuguesa, Carga horária: 20

Outras informações:
Desde março de 2022 a 31 de dezembro de 2022

2021 - 2023

Instituto Dexter- Desenvolvimento Humano

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2019 - 2023

Instituto Dexter- Desenvolvimento Humano

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Outras informações:
Contrato iniciado em agosto de 2019 e com vigência prorrogada. Possui experiência na organização e participação de Eventos Acadêmicos da Instituição, bem como ministra aulas a nivel de Graduação ( Pedagogia) e Pós-Graduação (especialização).

Atividades

  • 08/2023 - 09/2023

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Educacional

  • 09/2022 - 10/2022

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas Educacionais

  • 09/2022 - 09/2022

    Ensino, Pós-Graduação em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

  • 08/2022 - 09/2022

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual

  • 05/2022 - 06/2022

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia da Pesquisa Científica

  • 05/2022 - 06/2022

    Ensino, Pós-Graduação em Educação Infantil, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História da Infância

  • 04/2022 - 04/2022

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação

  • 08/2021 - 09/2021

    Ensino, Licenciatura em Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

2024 - Atual

Instituto Federal do Ceará

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.