Natália Cergole Ambrósio

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2013-2017), realizou pós-graduação Latu Sensu em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade estadual de Campinas - FCM/UNICAMP (2018-2019). Onde atuou no Ambulatório de Neurologia Infantil, Enfermaria Pediátrica e Unidade de Tratamento Intensivo pediátrica no Hospital de clínicas. Mestra em Ciências na área de Concentração de Neurologia - FCM/UNICAMP (2023).

Informações coletadas do Lattes em 30/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Médicas

2019 - 2020

Universidade Estadual de Campinas
Título: "Avaliação Multidisciplinar de Fatores que Influenciam a Aquisição do Prognóstico de Deambulação em Crianças com Espinha Bífida no Hospital de Clínicas da UNICAMP: Estudo Observacional", Ano de Obtenção: 2023
Enrico Ghizoni.

Especialização em Apromoramento em Fisioterapia Aplicada à Neurologia Infantil

2018 - 2019

Universidade Estadual de Campinas
Título: Impacto de um Protocolo de Exercícios Domiciliares associado à Aplicação de Toxina Botulínica A na Qualidade De Vida de Crianças com Paralisia Cerebral e na Satisfação de seus Cuidadores.
Orientador: Geruza Perlato Bella
Bolsista do(a): Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Graduação em Fisioterapia

2013 - 2017

Universidade Federal de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio Objetivo de Ubatuba

Formação complementar

2016 -

Estágio Eletivo Equoterapia. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Projeto de iniciação científica. (Carga horária: 250h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2015 - 2015

Treinamento da Prática de Drenagem Linfática Manual. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2014 - 2015

Monitoria de Anatomia. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em Baú de Histórias. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Organização de eventos

AMBRÓSIO, N. C. . I Fórum UNIFESP e as Mulheres. 2015. (Outro).

AMBRÓSIO, N. C. ; FERMINO, S. S. ; SILVA, B. A. ; MARTINI, S. R. ; DIAS, C. T. ; PEDRÃO, G. A. ; CALDAS, F. T. . IV Semana de Anatomia e Saúde. 2015. (Outro).

Participação em eventos

Curso Introdutório da Liga de Neurociências. 2018. (Outra).

XIV Jornada de Neuroreabilitação na Infância e Adolescência. 2018. (Outra).

I Fórum UNIFESP e as Mulheres. 2015. (Outra).

IV Semana de Anatomia e Saúde. 2015. (Outra).

IV Seminário de Saúde da Criança. 2015. (Seminário).

III Semana de Anatomia e Saúde. 2014. (Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Avaliação e Acompanhamento Multidisciplinar para Detecção Precoce de Complicações em Pacientes com Espinha Bífida., Descrição: Espinha bífida (EP) é uma malformação congênita, devido ao fechamento incompleto do tubo neural e do arco vertebral no período embrionário. A EB pode ser acompanhada por alterações intracraniananas. O tratamento cirúrgico comumente é realizado após o nascimento da criança, porém nos pacientes com mielomeningocele (MMC) a cirurgia intrauterina é a atual opção de escolha, uma vez que tem o potencial de previnir alterações intracranianas, bem como lesão secundária ao tecido nervoso exposto ao ambiente uterino. Indivíduos com EB estão sujeitos a diversas complicações neuro-ortopédicas e clínicas. Entretanto, não existe na literatura um protocolo de acompanhamento desta população específica, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente complicações. Ainda, com a recente expansão da correção intra uterina da MMC, diferentes técnicas estão sendo propostas sem estarem bem definidos os resultados a longo prazo. Sendo assim, o objetivo deste estudo é elaborar um protocolo de avaliação multidisciplinar para acompanhar indivíduos com EB, e detectar precocemente possíveis complicações, evitando a instalação permanente dos sintomas. Além de avaliar as consequências a longo prazo de novas modalidades cirúrgicas. Participarão do estudo indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 0 e 18 anos, diagnóstico de EB que realizem acompanhamento pelo Ambulatório de Neurocirurgia Pediátrica HC- UNICAMP. Serão realizadas avaliações que incluem coleta de dados do prontuário, questionário com responsáveis, exame neurológico, exame de Ultrassom de Densidade Muscular a cada três meses e exame urodinâmico anual. As avaliações serão analisadas e comparadas afim de detectar precocemente complicações do quadro clínico dos pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Natália Cergole Ambrósio - Coordenador / Enrico Ghizoni - Integrante.

  • 2018 - 2019

    Impacto de um Protocolo de Exercícios Domiciliares associado à Aplicação de Toxina Botulínica A na Qualidade De Vida de Crianças com Paralisia Cerebral e na Satisfação de seus Cuidadores., Descrição: Introdução: O comprometimento da motricidade pode influenciar negativamente a funcionalidade, a saúde e a qualidade de vida de crianças com Paralisia Cerebral (PC). A espasticidade é o sinal e sintoma neuromotor mais prevalente nesse grupo de desordense para atenuação deste quadro um dos tratamentos mais utilizado atualmente é a aplicação de toxina botulínica do tipo A (TBA). Após a aplicação da TBA, há uma redução da hipertonia e espasticidade do músculo alvo, facilitando a mobilidade para a realização das atividades de vida diária e a intervenção fisioterapêutica. Objetivo: avaliar o impacto de um protocolo de exercícios domiciliares associado a aplicação de TBA sobre a qualidade de vida das crianças com Paralisia Cerebral e avaliar a satisfação de seus cuidadores com a associação destas abordages terapêuticas e seus resultados. Métodos: Participaram do presente estudo crianças de 4 a 12 anos com diagnóstico de PC que realizam aplicação de TBA no Ambulatório de Neurologia ? Reabilitação Infantil do HC ? UNICAMP Após a aplicação da TBA, foi entregue aos cuidadores uma cartilha contendo um protocolo de exercícios, sendo estes orientados a realizar tais atividades diariamente com seus filhos. .Foi plicado um questionário referente a qualidade de vida da criança e a satisfação dos pais ou cuidadores em três momentos do tratamento, antes da aplicação da TBA e da realização dos exercícios domiciliares contidos na cartilha, após um mês e após três meses da aplicação e do início dos exercícios. Ao final, os resultados dos questionários obtidos nos três momentos do tratamento foram comparados. Resultados: A amostra inicial foi de 17 participantes, mas apenas 12 completaram as três avaliações. Os completaram todo o estudo aprsentaram idade média 6±3 anos, seis eram do sexo masculino e seis do sexo feminino, três possuíam acometimento unilateral e nove bilateral. No domínio de Atividade e participação social, houve uma melhora da primeira para a segunda avaliação que se manteve na terceira avaliação; no domínio da participação social, houve um aumento crescente nas medias das pontuações e no domínio da dor, foi observada uma diminuição da dor da primeira para a segunda avaliação que se manteve na terceira avaliação porem em menor escala.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . , Integrantes: Natália Cergole Ambrósio - Coordenador / Geruza Perlato Bella - Integrante / Amanda Sayuri Sasaoka - Integrante / Keslley Rodrigues Messias - Integrante / Leticia Barreto - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: