Isabela Nascimento Ewerton
Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília, licenciada em Geografia pela Uniasselvi e especialista pela Lares/UFRJ no MBA Responsabilidade Social e Terceiro Setor e pela Pecege/usp no MBA Gestão de Projetos. Atua como especialista em educação na Secretaria de Educação do Estado da Bahia, com atuação prévia enquanto articuladora de Gestão da Aprendizagem no Estado da Bahia, sendo vinculada ao Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais - FGV DGPE. Experiência como facilitadora de programa de desenvolvimetno de liderança em educação e consultora de implementação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (parceria entre MEC e NEES/UFAL). Atuação como professora de Geografia no ensino médio (regular e EJA) por dois anos no Estado do Maranhão. Experiência como bolsista no Projeto de Extensão Tecnológica Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil do Laboratório de Inteligência Pública (PILab/UnB) em parceria com o MEC e como organizadora e extensionista do projeto de extensão em escolas públicas do DF (Roda das Minas - Políticas Públicas para Meninas), vinculado ao Departamento de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília, que é também um grupo organizado de mulheres. Experiências anteriores no governo federal, especificamente em Ouvidoria, Transparência e Acesso à Informação, trabalhando com assessoria técnica.
Informações coletadas do Lattes em 29/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em MBA em Responsabilidade Social e Terceiro Setor
2022 - 2024
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: ONGs socioambientais da e na Amazônia e captação de recursos: o caso da Mandí em Belém do Pará
Orientador: Prof. Dr. Daniel Mano
Especialização em Gestão de Projetos
2022 - 2024
Universidade de São Paulo
Título: Fase de implementação no gerenciamento de projetos em uma ONG socioambiental
Orientador: Jessica Suarez Campoli
Graduação em Gestão de Políticas Públicas
2013 - 2017
Universidade de Brasília, UnB
Título: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E PARTICIPAÇÃO: Inflexões sobre o contato entre a Gestão Federal e os(as) beneficiários(as)
Orientador: Profa. Dra. Janaina Lopes Pereira Peres
Formação complementar
2023 - 2023
GTE039- Tecnologias Digitais e Design Aplicados à Educação. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2023 - 2023
GTE037- -Educação, Tecnologias e Formação: Diálogos e Emergências Contempor. (Carga horária: 45h). , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2020 - 2021
Intensivão 2021 - Educação e liderança. (Carga horária: 160h). , Ensina Brasil, EB, Brasil.
2019 - 2019
Curso de instrutores de Gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. (Carga horária: 36h). , Ministério da Cidadania, MC, Brasil.
2017 - 2017
Formação Cidadã Transformadores Colab. (Carga horária: 40h). , Colab.re, COLAB, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Multiplicadores p/ Implementação da Política Nacional de Saúde LGBT. (Carga horária: 16h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2016 - 2016
Política Nacional de Saúde Integral de LGBTT. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Campo de Públicas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Social.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Participação Política Digital.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Política Pública e Participação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Políticas Públicas e Gênero.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Governo Eletrônico.
Organização de eventos
LEAL, Caio. ; EWERTON, I. N. . GPP convida: Debate com Candidaturas a Deputado(o) Distrital e Federal. 2018. (Outro).
EWERTON, I. N. . Seminário Internacional sobre as Experiências em Integração da Perspectiva de Gênero em Políticas de Desenvolvimento Social. 2018. (Outro).
EWERTON, I. N. . TIC TAC Weekend Camp: Worskhop em Tecnologia. 2018. (Outro).
EWERTON, I. N. ; CAPOP UnB ; CACOM UnB ; CAGeP IFB ; LEAL, Caio. . Debate Entre as Candidatas e Candidatos ao Senado pelo DF.. 2014. (Outro).
EWERTON, I. N. ; LEAL, Caio. ; CAPOP UnB ; CAPOL UnB . CAPOP UnB e CAPOL UnB Convidam: I Debate Entre as Candidatas ao Governo do DF nas Eleições 2014. 2014. (Outro).
Participação em eventos
Palestra: Gênero, Diversidade e Desenvolvimento Sustentável. 2018. (Outra).
X Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social.PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E PARTICIPAÇÃO: a relação entre os beneficiários e a Gestão Federal. 2018. (Encontro).
6 Encontro da RedeSIC. 2017. (Encontro).
X Congreso Internacional en Gobierno, Administración y Políticas Públicas. Atuação da Sociedade Civil nas Redes de Participação Política Digital no Brasil. 2017. (Congresso).
"Plataformas Digitais de Inovação: novas possibilidades de interação" do Seminário Internacional Governança, Inovação e Desenvolvimento e E II Semana de Inovação em Gestão Pública - Governo Federal. 2016. (Oficina).
III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável - Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo. 2016. (Encontro).
XIII Encontro Nacional em Universidades sobre Diversidade Sexual e de Gênero. 2015. (Encontro).
A Economia Política da Urbanização - Com David Harvey. 2014. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
LIMA, C. M. ; ROCHA, J. G. G. ; EWERTON, I. N. ; SIMOES, D. ; SILVA, G. P. L. ; SILVA, M. C. . Roda das Minas: políticas públicas para meninas. In: Clerismar Aparecido Longo; Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante; Eloísa Pereira Barroso; Olinda Kleiman. (Org.). Corpos, gêneros e sexualidades: entre experiências e narrativas. 1ed.Salvador: Devires, 2022, v. , p. 117-130.
-
FREITAS, C. S. ; EWERTON, I. N. . Networks for Cyberactivism and their Implications for Policymaking in Brazil.. In: Laura Alcaide-Muoz; Francisco José Alcaraz-Quiles. (Org.). Optimizing E-Participation Initiatives Through Social Media.. 1ed.Pennsylvania, USA: IGI Global Disseminator of Knowledge, 2018, v. 1, p. 27-45.
-
FREITAS, C. S. ; EWERTON, I. N. . Atuação da Sociedade Civil nas Redes de Participação Política Digital no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
GEHRE, Thiago ; ROCHA, J. G. ; EWERTON, I. N. ; BRAGA, L. A. ; LIMA, C. M. . O Guia de Interseccionalidades na Agenda 2030: para educação transformadora. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia).
Projetos de pesquisa
-
2017 - 2018
Direitos Digitais na América Latina e Caribe, Descrição: A pesquisa é desenvolvida como parte integrante da agenda de pesquisa do Latam Digital - Centro de Estudos em Política Digital da América Latina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Isabela Nascimento Ewerton - Integrante / Christiana Soares de Freitas - Coordenador.
-
2016 - 2017
Mapeamento, Análise Sociotecnica e Monitoramento das Redes de Governança Digital no Brasil, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Isabela Nascimento Ewerton - Integrante / Christiana Soares de Freitas - Coordenador.
-
2016 - 2016
Observatório de Saúde LGBT, Descrição: Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília (NESP/CEAM/UnB). Participou durante 1 ano no levantamento de legislação e transcrição de entrevistas do Observatório, com apoio na organização e participação no Curso de Formação de Formadores/Multiplicadores em Saúde LGBT em 2016.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Isabela Nascimento Ewerton - Coordenador / Ana Valéria M. Mendonça - Integrante.
-
2014 - 2015
Projeto Brasília 2060, Descrição: No processo de gestão estratégica, um componente tem papel relevante: a existência de estruturas e mecanismos que sejam capazes de coletar, organizar, sistematizar e divulgar informações que possam vir a subsidiar as ações do poder público. Avanços importantes têm sido realizados pelas estruturas governamentais brasileiras no domínio da gestão estratégica. Contudo, a questão da informação ainda é entendida como lacuna expressiva, pois é quase impossível, por exemplo, se desenhar os caminhos para o futuro face ao desconhecimento do presente. Metodologias recentes de gestão estratégica, tais como Avaliação de Sustentabilidade (AS) e de Avaliação de Impactos Territoriais (AIT) podem instrumentalizar as ações de governo, em suas diversas esferas de intervenção, visando dimensionar ex ante os possíveis impactos de políticas, planos, programas e projetos, orientando a escolha de alternativas estratégicas de desenvolvimento que favoreçam a negociação social em torno dos objetivos primordiais de sustentabilidade e de melhoria da qualidade de vida. Brasília apresentou nas últimas décadas um vigoroso crescimento demográfico e uma acelerada expansão espacial, ultrapassando os limites do território do Distrito Federal e envolvendo os municípios vizinhos, que passaram a desempenhar funções de cidades-dormitório para a população que trabalha e busca serviços coletivos no centro metropolitano. Diversas alternativas de gestão do desenvolvimento metropolitano foram propostas para conferir ao aglomerado urbano de Brasília uma posição relevante no contexto nacional e buscar a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Desde o Programa da Região Geoeconômica de Brasília (PERGEB), no início dos anos setenta, passando pela Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF), na década de noventa, até a proposta atual da Área Metropolitana de Brasília (AMB), são delimitações espaciais que devem ser consideradas e avaliadas na determinação da abrangência espacial do estudo.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isabela Nascimento Ewerton - Integrante / Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa - Coordenador / Loureine Rapôso Oliveira Garcez - Integrante / Valéria Gentil Almeida - Integrante / Tainá Porto Cotrim - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Fundação Getúlio VargasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista Pedagógico Sênior, Carga horária: 40
Outras informações:
Responsabilidades: 04/2024 até o presente: Especialista na Superintendência de Políticas para a Educação Básica (SUPED) da Secretaria de Educação da Bahia com atuação de apoio à gestão estratégica da pasta.05/2023 até 03/2024: Articuladora de Gestão da Aprendizagem do NTE 02 (maio a setembro) e NTE 26 (setembro a março) desenvolvendo atividadades de apoio às coordenações pedagógicas no planejamento, execução e monitoramento das avaliações; Identificar estratégias e pontos críticos da ação; mapear necessidades das escolas em relação à Gestão da Aprendizagem; orientação para aplicação da Trilha de Aprendizagem.A Trilha de Gestão da Aprendizagem (TGA) é uma metodologia desenvolvida pela FGV DGPE para aprimorar os processos de aprendizagem na escola, a função de articulação de gestão da aprendizagem se configura como uma das responsáveis pela implementação da metodologia no chão da escola, sendo os gestores da aprendizagem a equipe da gestão e pedagógica da escola, com protagonismo dos professores e professoras que estão em sala. As ferramentas para o processo de monitoramento, como também das estratégias de recomposição da aprendizagem são: Plataforma Plurall (onde há cadernos de apoio pedagógico, espaço Maestro, simulados e a realização de provas diagnósticas e somativas) e o Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA) que é para o acompanhamento das ações do Plano de Intervenção Pedagógica de cada escola, bem como visualização do espelho de dados.
2023 - 2023
Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e PesquisaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultora de Implementação da RIEH, Carga horária: 30
Outras informações:
Consultora Estadual de Implementação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (https://rieh.mec.gov.br/ e https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-865-de-8-de-novembro-de-2022-443021071), responsável por estados da região Norte, atuando na governança da implementação da política pública nas secretarias educacionais, com suporte direto aos coordenadores estaduais e o direcionamento de suas equipes e respondendo à coordenação de implementação da Rede. A rede é fruto da parceria do NEES, vinculado a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o Ministério da Educação (MEC).
2022 - 2023
ONG MandíVínculo: PJ, Enquadramento Funcional: Gestora de Projetos
Outras informações:
Gestora do Projeto "Juventudes pelo Enfrentamento à crise climática" apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade. Gestão de cronograma, atividades, comunidades, equipe, articulação e reuniões. Entregas de reativação da comunidade de lideranças atingidas pela ONG, expedições por duas bacias hidrográficas de Belém, participação em parceria com 3 festivais culturais da cidade, produção audiovisual e Dia do Banheiro. O objetivo das ações da organização é transformar a relação entre as pessoas, cidades e os rios, que são presenças frequentes na região amazônica. Instagram: @org.mandiSite: https://mandi.org.br/
2021 - 2023
Governo do Estado do MaranhãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora contratada, Carga horária: 40
Outras informações:
Professora de Geografia para ensino médio regular e EJA, contratada pelo Estado do Maranhão, participe do programa de desenvolvimento de liderança em educação Ensina Brasil,que atua como política pública de recrutamento e formação de professores e professoras para Estados e municípios em que celebrou parceria. Mais sobre a organização: www.ensinabrasil.org.Experiência também em Projeto de Vida, Tutoria e Cultura Espanhola.
2024 - 2024
Centro LemannVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Facilitadora para duas turmas, com lideranças educacionais de 6 redes municipais de estados como Bahia, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Paraíba e Mato Grosso do Sul, englobando diretores(as) de escolas, Secretários(as) e técnicos(as) da Secretaria, do Programa de formação de lideranças educacionais. Foram 2 dias de oficina em duas cidades diferentes, cada um com a presença de 3 redes distintas, que configuraram o último encontro presencial antes da formação das turmas no curso - que dura 1 ano e 6 meses. O programa tem foco na promoção da equidade na educação, combatendo as desigualdades educacionas a partir das redes públicas do país. Mais detalhes: https://centrolemann.org.br/programas/programa-de-formacao-de-liderancas-educacionais/
2023 - 2023
Centro LemannVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Facilitadora, Carga horária: 20
Outras informações:
Facilitadora para duas turmas, com lideranças educacionais de 4 redes municipais de estados como Bahia, Sergipe e Alagoas, englobando diretores(as) de escolas, Secretários(as) e técnicos(as) da Secretaria, do Programa de formação de lideranças educacionais. Foram 2 dias de oficina, que configuraram o último encontro presencial antes da formação das turmas no curso - que dura 1 ano e 6 meses. O programa tem foco na promoção da equidade na educação, combatendo as desigualdades educacionas a partir das redes públicas do país. Mais detalhes: https://centrolemann.org.br/programas/programa-de-formacao-de-liderancas-educacionais/
2022 - Atual
EvolucionalVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Professora Elaboradora/Revisora, Carga horária: 10
Outras informações:
Produção de materiais didáticos em formatos variados:Produção de textos;Produção escrita de escopos de vídeos;Elaboração e revisão de itens (questões);Curadoria de conteúdos educacionais; eRevisão de materiais em áudio, texto e vídeo.
2023 - 2023
Vozes da EducaçãoVínculo: Pesquisadora Externa, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Externa, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa em forma de levantamento internacional (benchmark) sobre temáticas do campo da educação, organização das informações coletadas em planilhas, sistematização dos dados em documento em forma de texto.
2022 - 2022
Vértices - Educação para SustentabilidadeVínculo: Prestadora de Serviços, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Desenvolvimento de materiais didáticos e de estruturação de programa de formação de professores cujo objetivo é promover o ensino de metodologias de pesquisa cientifica no contexto do ensino fundamental e médio da rede pública, em uma perspectiva decolonial e antirracista. O projeto compreende atividades de pesquisa, diagnóstico, busca de referências externas, workshops de cocriação e suporte na priorização e implementação de ações.
2017 - 2021
Ministério da CidadaniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apoio a Assessoria Técnica
Outras informações:
Colaboradora terceirizada (empresa Works Ltda) desde 2017 no Ministério do Desenvolvimento Social que depois virou Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e posteriormente fundiu com outros ministérios criando o Ministério da Cidadania.
2017 - 2018
Ministério da CidadaniaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Terceirizada - Auxiliar de Escritório, Carga horária: 44
Outras informações:
Efetivada no mesmo setor em que estagiava.
Colaboradora na Ouvidoria Social do Ministério, trabalhou direto com a Lei de Acesso à Informação, com o monitoramento dos pedidos em tramitação, apoio operacional e administrativo, suporte ao planejamento de ações de cultura de transparência e de disseminação da LAI. Passando para a área de planejamento estratégico, projetos e inovação, participando de projetos relativos à Desburocratização do Setor Público, Governo Digital, aprimoramento do atendimento ao usuário. Utilizando ferramentas como design thinking, organizando oficinas, apresentações com base no método "chora ppt", com foco na linguagem cidadã. Assessorando e secretariando as coordenadoras do Comitê de Gênero do órgão. Atuando na normatização e aprimoramento do Atendimento do órgão.
2016 - 2017
Ministério da CidadaniaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiária
2015 - 2015
SECRETARIA DE POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIALVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2015 - 2015
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
2014 - 2015
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações:
Núcleo de Sustentabilidade vinculado ao Decanato de Extensão da Universidade de Brasília.
Atividades
-
05/2015 - 05/2016
Direção e administração, Centro Acadêmico de Gestão de Políticas Públicas.,Cargo ou função, Presidenta.
-
05/2014 - 05/2015
Direção e administração, Centro Acadêmico de Gestão de Políticas Públicas.,Cargo ou função, Diretora de Representação Política.
2014 - 2015
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa-estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Objetivos
No processo de gestão estratégica, um componente tem papel relevante: a existência de estruturas e mecanismos que sejam capazes de coletar, organizar, sistematizar e divulgar informações que possam vir a subsidiar as ações do poder público.
Avanços importantes têm sido realizados pelas estruturas governamentais brasileiras no domínio da gestão estratégica. Contudo, a questão da informação ainda é entendida como lacuna expressiva, pois é quase impossível, por exemplo, se desenhar os caminhos para o futuro face ao desconhecimento do presente.
Metodologias recentes de gestão estratégica, tais como Avaliação de Sustentabilidade (AS) e de Avaliação de Impactos Territoriais (AIT) podem instrumentalizar as ações de governo, em suas diversas esferas de intervenção, visando dimensionar ex ante os possíveis impactos de políticas, planos, programas e projetos, orientando a escolha de alternativas estratégicas de desenvolvimento que favoreçam a negociação social em torno dos objetivos primordiais de sustentabilidade e de melhoria da qualidade de vida.
Brasília apresentou nas últimas décadas um vigoroso crescimento demográfico e uma acelerada expansão espacial, ultrapassando os limites do território do Distrito Federal e envolvendo os municípios vizinhos, que passaram a desempenhar funções de cidades-dormitório para a população que trabalha e busca serviços coletivos no centro metropolitano.
Diversas alternativas de gestão do desenvolvimento metropolitano foram propostas para conferir ao aglomerado urbano de Brasília uma posição relevante no contexto nacional e buscar a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Desde o Programa da Região Geoeconômica de Brasília (PERGEB), no início dos anos setenta, passando pela Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE-DF), na década de noventa, até a proposta atual da Área Metropolitana de Brasília (AMB), são delimitações espaciais que devem ser consideradas e avaliadas na determinação da a
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Isabela Nascimento Ewerton e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?