Isabelle Santos da Silva

Artista Visual. Graduada em bacharelado e licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2019). Trabalhou com arte-educação e educação inclusiva em estágios, oficinas e projetos de pesquisa. É coautora do Projeto Mão Dupla, que é hoje um coletivo formado por artistas surdos e ouvintes que investigam as relações entre a Libras e as Artes Visuais. Participou de montagens de exposições na GAIA Galeria do Instituto de Artes da Unicamp (2015), exposição 1 + 1 = 3 na Oficina Cultural Oswald de Andrade (São Paulo, 2015). Expôs e participou da montagem da III Bienal do Sertão de Artes Visuais (Vitória da Conquista-BA, 2017), assim como expôs na III Bienal do Sertão de Artes Visuais Itinerância Brasília (Galeria da Arte da Câmara dos Deputados, 2018). Foi bolsista SAE/Unicamp através do programa de iniciação científica em 2017, tendo seu projeto selecionado para o #16.ART - Encontro Internacional de Arte e Tecnologia na Faculdade de Belas Artes na Universidade do Porto (Portugal, 2017).

Informações coletadas do Lattes em 04/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Artes Visuais

2015 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Curso técnico/profissionalizante em Comunicação Visual

2012 - 2012

Ação Social Nossa Senhora de Fátima

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

ETEC IRMÃ AGOSTINA

Formação complementar

2020 - 2020

Ensino da Arte na Educação Inclusiva. (Carga horária: 19h). , Pinacoteca do Estado de São Paulo, Pinacoteca, Brasil.

2012 - 2012

Ilustração Digital. (Carga horária: 72h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Organização de eventos

SILVA, I. S. ; POLETTO, G. P. . Roda de Conversa sobre mural em Libras no IEL- Unicamp do Projeto Mão Dupla. 2019. (Outro).

SANTANA, D. ; SILVA, I. S. ; DANTAS, L. . III Bienal do Sertão. 2017. (Exposição).

FUREGATTI, Sylvia Helena ; SILVA, I. S. . 1+1=3. 2015. (Exposição).

COZENIOSQUE, I. ; MORINI, W. P. ; SILVA, I. S. . Resíduos: Água e Tempo. 2015. (Exposição).

Participação em eventos

Um Novo Olhar de Arte/Educação + Acessibilidade. 2020. (Encontro).

15ª Edição da UPA, Unicamp de Portas Abertas - UPA.Intervenção e Oficina do curso de Artes Visuais. 2019. (Outra).

Ação de difusão do programa de mostras itinerantes da 33ª Bienal de São Paulo - Afinidades Afetivas. 2019. (Encontro).

Acessibilidade Transversal (Instituto CPFL e MAM Educativo). 2019. (Encontro).

Culturas Surdas - Mediações em Libras (Instituto CPFL e MAM Educativo). 2019. (Encontro).

II Congresso de Apoio à Permanência do Estudantes da Graduação da Unicamp. Projeto Mão Dupla. 2019. (Congresso).

III Seminário Sobre Arte/Educação do Instituto de Artes da Unicamp. 2019. (Seminário).

III Bienal do Sertão Itinerância Brasília. "Coroa", 2016. 2018. (Exposição).

II Seminário de Arte/Educação do Instituto de Artes da Unicamp. 2018. (Seminário).

II Simpósio de Educação Inclusiva no Contexto Universitário. 2018. (Simpósio).

Palavra+Imagem. 2018. (Seminário).

Seminário Domesticidades, Espaço e Arte. 2018. (Seminário).

#16.ART."Arca dos Sentidos" - experimentações hápticas multi-afetivas em portadores de deficiência visual. 2017. (Encontro).

III Bienal do Sertão. "Coroa", 2016. 2017. (Exposição).

XXV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Da arte interativa à arte inclusiva: inserção e protagonismo em interfaces sensoriais hápticas. 2017. (Congresso).

Unidança. 2016. (Oficina).

Salão de Artes Angra dos Reis. "Escola de Cadetes". 2015. (Exposição).

Produções bibliográficas

  • SILVA, I. S. ; TELES, Paulo C. S. . 'Arca dos Sentidos' - experimentações hápticas multi-afetivas em portadores de deficiência visual. In: Encontro Internacional de Arte e Tecnologia #16.ART, 2017, Porto. artis intelligentia: imaginar o real. Porto: i2ADS Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, 2017. p. 321-328.

  • SANTOS DA SILVA, ISABELLE ; CESAR DA SILVA TELES, PAULO . Da arte interativa à arte inclusiva: inserção e protagonismo em interfaces sensoriais hápticas. In: XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp, 2017, Campinas. Campinas: Galoá, 2017.

  • SANTOS DA SILVA, ISABELLE . Percurso de estudo, pesquisa e produção sobre artes visuais e deficiência. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Projeto Mão Dupla, Descrição: Mão Dupla é o trânsito da Língua de Sinais dentro da experimentação visual artística. Investiga a potencialidade da Libras (Língua Brasileira de Sinais) como recurso possível para as Artes Visuais por se tratar de uma língua visual-espacial. Produções gráficas sobre corpo, movimento e expressões, na forma de livretos de artista, mural de pintura, videoarte e produções artísticas diversas para a realização de uma exposição. Realização de roda de conversa e oficinas bilíngues (Libras-Português), para ampliar na Unicamp o conhecimento da relação entre arte contemporânea e Libras.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Isabelle Santos da Silva - Coordenador / Giovanna Pontes Poletto - Integrante / Maria Claudia Alves Guimarães - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Da arte interativa à arte inclusiva: inserção e protagonismo em interfaces sensoriais hápticas, Descrição: Trata-se de uma instalação arte-educativa com o objetivo de introduzir crianças com deficiências visuais ao conhecimento de alguns animais silvestres, cuja grande maioria das pessoas só conhecem através de contatos visuais diretos ou mediados (fotos, filmes, etc). Os animais representados na instalação são feitos de diferentes materiais e contém sensores digitais de toque e pressão embutidos. O contato tátil das pessoas com as peças, além de simular a superfície (pelos, penas, escamas, peles), faz com que os sensores de toque disparem um conjunto de sons e até vibrações correspondentes ao animal proposto e ao seu habitat natural. Os animais propõem uma desconstrução de suas aparências e formas, desafiando aqueles que enxergam e trazendo uma estética tátil inusitada àqueles que os tocam.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isabelle Santos da Silva - Coordenador / Paulo Cesar da Silva Teles - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2018

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Pibid, Carga horária: 12

2020 - Atual

Colégio Jean Jacques Rousseau

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

2014 - 2014

Colégio Zanini

Vínculo: Assistência, Enquadramento Funcional: tutoria de alunos, Carga horária: 5, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Tutoria de dois alunos com deficiência visual, auxílio nas atividades escolares e construção de materiais didáticos adaptados